You are on page 1of 11

Trabalho de Homem e Sociedade

O etnocentrismo, que pode ser definido como uma
incapacidade de compreender o “diferente”, é considerado
pela Antropologia:
A
Uma forma correta de analisarmos as diferenças culturais, pois
não podemos abrir mão da superioridade de nossa cultura frente às
outras.
B
Uma forma distorcida de enfrentarmos as diferenças, uma vez que
deveríamos agir sempre de acordo com a razão dos outros.
C
Uma forma correta para qualquer cultura se defender das mudanças
culturais.

D
Uma forma distorcida de considerarmos as diferenças culturais,
uma vez que a globalização impõe a diversidade cultural.
• E
Uma forma distorcida de considerarmos as diferenças
culturais, pois cada cultura possui uma lógica própria de
mundo.

Assinale a alternativa correta.
Conforme Laraia, “a cultura interfere no plano biológico”. Ou
seja, a cultura não é apenas algo “externo” que aprendemos,
mas sim, a cultura é incorporada como se fosse o nosso
próprio corpo. Assim, a cultura é mediadora de nossa
experiência com o corpo. Portanto podemos afirmar que é
evidente que a cultura interfere no plano biológico, quando:
A

Uma cultura conquista domínio sobre as explicações científicas a
respeito da origem e da evolução humana.

• B
Ocorre a cura de doenças em função de rituais que fazem
parte dos hábitos e tradições de uma cultura, sem uso de
medicação ou cirurgias.

C

Os indivíduos de um grupo social conseguem evoluir para parâmetros
mais avançados do organismo humano.
D
Em cada cultura o ser humano dispõe de um plano biológico distinto,
assim não podemos comparar o organismo de alguém da cultura árabe com
outros da cultura ocidental, por exemplo.
E
Ocorre o adoecimento de um indivíduo devido a crenças alheias a sua
própria cultura e que ele não compartilha.

pois uma das características dela é a DINÂMICA. e externas. A cultura de um grupo social é uma matriz de referência de comportamento a todos os indivíduos. que acontecem apenas quando o conhecimento acumulado é suficiente para uma revolução tecnológica ou de comportamento. E Da necessidade de modernizar.Toda cultura muda com o passar do tempo. sobretudo pais e avós. por isso muitos indivíduos enfrentam dificuldades de adaptação a uma nova forma de relação com o mundo. E A cultura tem uma lógica própria. D Os indivíduos participam diferentemente de sua cultura. É muito comum ouvirmos a narrativa de pessoas que se mudam de região ou de país e que não conseguem se adaptar aos hábitos locais ou ao novo convívio social. . que acontecem quando uma guerra atinge a população de outro país (vizinho. • B Internas. A explicação da Antropologia para este fato pode ser assinalada corretamente como segue: A A cultura interfere no plano biológico. que acontecem quando as soluções da herança cultural já não satisfazem os indivíduos ou quando há uma grande descoberta. por isso de uma região para outra os hábitos podem ser muito diferentes e provocar essa dificuldade. que acontecem principalmente quando os indivíduos desse grupo percebem que precisam se diferenciar das gerações anteriores. pois toda sociedade tende a abandonar soluções muito tradicionais. e externas. D Apenas externas. É possível observarmos certo padrão de valores e hábitos que caracteriza cada grupo humano tomado como um todo. e os costumes mudam tanto de uma região e de um país para outro que os indivíduos não conseguem ter tempo para se adaptar. ou com a mesma cultura/tradições) modificando assim seu comportamento. As mudanças em um grupo cultural podem acontecer em função das influências: A Apenas internas. uma vez que os indivíduos preferem as “novidades”. o que gera indivíduos incapazes de se adaptar a uma nova lógica. C Internas. por isso os indivíduos não aceitam hábitos diferentes daqueles que já adquiriram. • C A cultura condiciona a visão de mundo do homem. B A cultura é dinâmica. que podem acontecer tanto em função da inclusão de indivíduos de outro grupo cultural (imigrações). quando o contato com outros povos traz novas formas de comportamento e soluções de mundo.

• D relativismo cultural e respeito à diversidade étnica. Aponte a alternativa com exemplos corretos que confirmem as frases acima. como forma de convivência no mundo contemporâneo.Entretanto. “Os dados científicos de que dispomos atualmente não confirmam a teoria segundo a qual as diferenças genéticas hereditárias constituiriam um fator de importância primordial entre as causas das diferenças que se manifestam entre as . E Apesar de afirmar que os indivíduos se diferenciam dentro de uma cultura. Leia os trechos abaixo e responda conforme o que segue. a Antropologia ainda não conseguiu saber porque isso ocorre. a Antropologia afirma que dentro de uma mesma cultura os indivíduos participam de forma diferenciada. intolerância étnica e diversidade cultural. À PRÁTICA DO COMBATE AO PRECONCEITO dentro das ciências humanas podemos associar corretamente os conceitos de: A B C multiculturalismo e identidade racial. cada cultura distingue seus indivíduos a partir de traços que são determinados através do meio ambiente ou mesmo a partir da biologia que pode favorecer alguns indivíduos e desfavorecer outros. E identidade contrastiva e identidade relacional. isso ocorre porque a cultura é dinâmica. isso se deve à impossibilidade de todos receberem a totalidade das informações do conjunto de sua cultura. • B Essa diferenciação ocorre pois cada grupo cria mecanismos de diferenciação que podem se basear na classe social. intolerância interétnica. C Nem sempre essa diferenciação se baseia nos mesmos elementos. estereótipo. tolerância interétnica. A Os indivíduos têm formas diferentes de participar de sua cultura em consequência de sua herança genética que pode favorecer certos tipos de comportamento ou mesmo dificultá-los. Praticar o preconceito étnico é comum e tem sido determinantemente combatida e desacreditada principalmente pelas ciências humanas. na idade ou no sexo. D Os indivíduos se diferenciam dentro de uma cultura sempre que a visão de mundo interfere no plano biológico. etnocentrismo.

no estado atual da ciência. pelo contrário.A senhora leu as declarações do presidente da Universidade Harvard. Claude Lévi-Strauss. “Folha . e responda conforme o que se pede a seguir. Ele foi processado e. no pósnazismo. Eles nos informam. Elas encheram a mesa com livros e ganharam o processo. Collin . que essas diferenças se explicam antes de tudo pela história cultural de cada grupo. “Raça e cultura” Os dois pensamentos citados acima têm como objetivo: A confirmar as teses que atribuíram características e aptidões raciais inatas. uma das características específicas do Homo Sapiens”. legitimar a hierarquia de raças. B afirmar que as diferenças do ambiente físico condicionam a diversidade cultural. no processo. • E negar as teses deterministas biológicas.É um comentário estúpido. Os fatores que tiveram um papel preponderante na evolução do homem são a sua faculdade de aprender e a sua plasticidade. Isso me lembra de um comentário de um jornalista que disse que o nível das universidades francesas tinha caído por causa do número grande de mulheres que estavam estudando. no encontro da Unesco em Paris) “Nada. Lawrence Summers. testes oficiais aplicados em estudantes no Brasil e em outros países do mundo mostram que meninos . que sugeriu que diferenças biológicas inatas entre homens e mulheres poderiam explicar a existência de um número menor de pesquisadoras nas ciências exatas? Collin . Leia o trecho de uma entrevista publicada pela FOLHA DE SÃO PAULO abaixo.Disse.No entanto. C D negar a grande diversidade cultural da espécie humana. de fato. permite afirmar a superioridade ou a inferioridade intelectual de uma raça em relação à outra”. Esta dupla aptidão é o apanágio de todos os seres humanos. Ela constitui. várias mulheres levaram livros de sua autoria para a mesa do juiz. lutando contra o preconceito racista e todas as tentativas de discriminação e de exploração.Ele disse isso? Folha .culturas e as obras das civilizações dos diversos povos ou grupos étnicos. (Declaração redigida por vários cientistas em 1950. Folha .

melhor desempenho em matemática. do contrário eles não podem ser influenciados por ela. não existe qualquer tipo de pesquisa cientifica que comprove isso. elas têm que ser analisadas a partir do contexto cultural. Essas diferenças. são muito sensíveis ao contexto cultural. B homens e mulheres agem diferentemente sobretudo por terem sempre recebido um aprendizado diferenciado.Mesmo se essas estatísticas que você citou forem realmente corretas. por ANTÔNIO GOIS) De acordo com a posição que Françoise Collin assume nesta entrevista. • B É através da relação com a história através de uma herança cultural. C Apesar de percebermos a influência da história em nossa cultura. que não se dá de forma consciente. e não estou dizendo que é. Se for realmente verdade. enquanto meninas têm notas melhores em português ou em sua língua materna. E as diferentes aptidões de homens e mulheres não se devem a causas naturais. Negar essas diferenças não prejudica o entendimento dessa questão? Collin .” (Jornal Folha de São Paulo. D uma menina que recebeu menos incentivo de seu grupo cultural para gostar de matemática tenderá a ter um desempenho mais fraco do que o de um menino que tenha sido estimulado a gostar das ciências exatas. em média. Uma menina que recebeu menos incentivo da família do que um garoto poderá ter desempenho pior. qual das afirmações abaixo é INCORRETA : • A a constituição genética feminina é o que determina o pior desempenho das mulheres em matemática. “ENTREVISTA DA 2ª” com FRANÇOISE COLLIN. caso existam. A história de um povo pode interferir de muitas formas em sua cultura. pois a cultura imaterial não nos influencia tanto. . D Os mesmos fenômenos históricos afetam de forma idêntica culturas que são diferentes. isso não permite dizer que essas diferenças ocorrem por razões naturais. Podemos perceber isso principalmente através do que segue: A A história precisa ser conhecida pelos indivíduos de um grupo. C é falso que as diferenças de comportamento existentes entre pessoas de sexo diferentes sejam determinadas geneticamente. E É principalmente através da cultura material que percebemos a influência da história em nossa cultura. 2 de maio de 2005. que os indivíduos atuam em uma sociedade. Segunda-feira. mesmo se estudar na mesma classe.têm.

C A história cultural recente de nossa sociedade revela que os indivíduos já não se relacionam mais com seu passado como era o costume nas gerações anteriores. popular e de massa são muito semelhantes entre si. A essa imposição denominamos cultura de massa. E Apesar da influência da cultura de massa no gosto de grande parcela da população. D Errada. E Correta em termos. pois resistem às possíveis influências dos meios de comunicação de massa. a profissão. a educação ou a política. elas são afetadas psicologicamente. o lazer. As pessoas não são influenciadas pela história de sua cultura. . uma vez que os indivíduos são influenciáveis pelos produtos dessa cultura. e psicológico. pois não é possível perceber como o fenômeno associado à existência de uma massa de pessoas pode afetar psicologicamente os indivíduos. • B Correta. C Correta. pois a massa é ao mesmo tempo um fenômeno demográfico de concentração urbana. • D Esses meios estão presentes em todas as esferas de nossa vida social tais como a religião. pois as culturas erudita. o que as torna estressadas. não atingindo a afetividade dos indivíduos. eles difundem formas de comportamento e estilos de vida.Em nossa sociedade os meios de comunicação de massa fazem parte da paisagem social moderna. B Não podemos saber exatamente que tipo de influência cultural cada indivíduo recebeu em nossa sociedade. Esta afirmação pode ser considerada correta se associada às seguintes observações: A Nossa sociedade estabelece uma hierarquia de status através da imposição de uma mesma cultura para todos os indivíduos. não há evidências de que isso possa afetar psicologicamente os indivíduos. os indivíduos que fazem parte da massa não se deixam influenciar em termos de Podemos afirmar que a massa é um fenômeno ao mesmo tempo quantitativo e psicológico. pois a massa significa apenas uma grande quantidade de pessoas. pois ao mesmo tempo em que falar em massa significa falar em um grande número de pessoas. Essa colocação está: A Errada. pois ao mesmo tempo em que podemos perceber que fazer parte da massa significa que há muitas pessoas envolvidas em processos semelhantes.

economia e política têm muita relação com a cultura. que são seu patrimônio. cultura de massa. é possível ressaltar diferentes aspectos que a caracterizam. a cultura é um produto da história coletiva onde as forças da sociedade se confrontam para transformá-la e se beneficiar. cultura patrimonial. ou de diferentes sociedades. É muito comum associarmos essa cultura a modos de ser e sentir que são característicos desse grupo. cultura de classe. e isto pode ser percebido pela necessidade do Estado investir em educação. mas a política não tem capacidade de interferir na cultura. • C D E cultura popular. mas a economia não tem capacidade de interferir na cultura. assinale a alternativa correta: • A A ciência e o domínio dos saberes culturais estão associados ao desenvolvimento do progresso atualmente. e isto pode ser percebido através dos desempregados. Assinale a alternativa correta: A Não é possível afirmar que o domínio econômico por uma classe social ou por um país possa interferir na cultura de uma sociedade. A esse respeito. ou mesmo ir ao cinema. que não têm dinheiro para fazer cursos. D Sim. B A economia interfere na cultura. e o . Essa ênfase da cultura como patrimônio de um povo está associado a que tipo de cultura? A B cultura erudita. C A política pode interferir na cultura.Quando pensamos a cultura de um grupo social. Algumas pessoas acreditam que a cultura não tem qualquer relação com a economia ou com a política. • E Não podemos discutir cultura ignorando as relações de poder. por isso é que todos reconhecem a importância de impedir o acesso à educação e todas as formas de arte e lazer para que seja dada mais prioridade para a economia e a produção industrial. Sabemos que existe uma relação entre o desenvolvimento da sociedade capitalista e a forma como a cultura é compreendida e utilizada nos dias de hoje. por exemplo.

mesmo com investimento não consegue qualidade. C Não há como democratizar verdadeiramente a cultura. que é o de “democratização da cultura”. para que a ordem social sempre permaneça a mesma. • B Uma verdadeira política de democratização cultural deve assegurar que todas as formas de manifestação cultural possam circular em toda a sociedade. e a cultura popular. Existe um termo bastante utilizado hoje em dia para fazer referência à relação entre política. D Democratizar a cultura significa levar a cultura popular para as classes sociais mais privilegiadas. a cultura se transformou em uma forma de compreender a diversidade. e não do mercado. Além da diversidade cultural existe a desigualdade cultural. por isso há a necessidade de planos de democratização para essa cultura. E No processo de desenvolvimento capitalista. assinale a alternativa correta: A Para democratizar a cultura é necessário que as classes com pouco poder aquisitivo tenham acesso aos produtos da cultura erudita. já a cultura popular depende apenas do Estado. D Para o capitalismo. por exemplo. B Para o capitalismo. a ciência e a diversão não são de grande interesse. por isso os centros de poder se preocupam com a cultura. por isso não há muita preocupação com aspectos culturais de nossa sociedade. C Na sociedade capitalista. a cultura é utilizada como uma forma de manter a sociedade sem grandes transformações. a única importância que tem a cultura é como um fenômeno que permite compreender as crenças e hábitos de um povo. como à cultura popular. E A cultura erudita não precisa de políticas de democratização cultural. pois essas não conseguem ter acesso às verdadeiras manifestações de seu povo. e . pois já existe um grande investimento voltado para ela. a arte. economia e cultura.capitalismo necessita uma constante transformação. pois apenas com muito investimento econômico se consegue uma cultura de qualidade. cada povo produz seu próprio modo de vida. o aspecto que mais interessa da cultura é a produção de tecnologia e todos os saberes técnicos. Sobre isso assinale a afirmativa correta: A Desigualdade cultural deve ser um termo utilizado para o fato de que em todos os lugares. para produzir teses a esse respeito. A esse respeito. garantindo a todos o acesso tanto à cultura erudita.

como educação. E existe uma maior flexibilidade para que cada sociedade escolha qual cultura quer adotar como modelo. C as identidades nacionais passam a ser mais importantes que as identidades globalizadas e desenraizadas. tradições e hábitos de um povo. saberes. A esse respeito. artes e lazer. pode ter mais acesso aos bens de uma cultura. • C A diversidade cultural se refere aos diferentes modos de vida. dependendo de sua posição econômica. o lazer e assim por diante. . surgindo um número imenso de identidades grupais dentro de uma mesma sociedade. existe uma tendência a criarmos o que se chama de “estereótipo”. mas a desigualdade cultural existe apenas em sociedades pouco evoluídas no capitalismo. anulando a possibilidade da diversidade cultural.diversidade cultural deve ser utilizado para o fato de que cada grupo social. já a desigualdade cultural se refere às desigualdades econômicas que fazem com que os grupos dominantes economicamente tenham mais privilégios à produção cultural como a educação. ou seja. por isso existe uma intensa troca de experiências culturais para definir todas as identidades atualmente. identificar as características mais importantes para definir sua identidade. as artes. D Tanto a diversidade como a desigualdade cultural fazem parte apenas das culturas mais evoluídas no capitalismo atualmente. enquanto a desigualdade cultural é um fenômeno que só pode ser percebido dentro de cada cultura. pois pressupõe que uma sociedade se posicione criticamente em relação ao multiculturalismo presente na mundialização cultural. B tem predominado a consciência sobre a necessidade de respeitar a diversidade cultural. assinale a alternativa CORRETA: A Criar estereótipo é equivalente a rotular uma pessoa ou um grupo. B A diversidade cultural existe apenas de uma sociedade para as outras. Ao nos depararmos com a diferença. Uma característica marcante das identidades culturais no mundo globalizado contemporâneo é a que segue: A a imposição de um único modelo referencial para a constituição das identidades. que ainda não conseguiram muito progresso técnico. • D deixa de existir um único modelo de referências simbólicas para a construção das identidades. E A diversidade cultural existe em todas as culturas. esse processo é portanto unicamente de caráter político.

interferindo naquela realidade. O preconceito além de ser um mecanismo etnocêntrico de proteção das identidades sociais e culturais também pode funcionar como uma venda que impede os sujeitos de ver o mundo. pode ser corretamente associada com: A pelo fato de terem oportunidade de conviver com o “outro”. e sim pelos filtros simbólicos da realidade. C Ao definirmos as características essenciais de um grupo. os antropólogos podem compreender melhor e desenvolver planos de ação mais viáveis para as culturas estudadas. a afirmativa está correta. D não. C não. pois o preconceito é uma forma exacerbada de etnocentrismo e isso impede os sujeitos de atingirem uma experiência social mais próxima da totalidade que pode ocorrer quando incluímos o outro. pois o preconceito não é um mecanismo etnocêntrico e sim uma forma de intolerância com a diferença. inferiorizandoo por causa de algum traço marcante de sua identidade. . pois o preconceito e o etnocentrismo são as únicas práticas possíveis para que as diferenças culturais e valorativas dos sujeitos possam ser preservadas gerando uma visão que adapta o sujeito à sua própria cultura. a afirmativa está errada. pois a visão de mundo dos sujeitos não pode ser pode ser limitada pelo preconceito. a afirmativa está errada. e muitas vezes o preconceito pode ajudar a aproximar as pessoas.B Estereotipar as pessoas é uma forma imparcial e legítima no contato com a diferença. D O fato de estereotipamos pessoas ou grupos demonstra que identidades culturais não podem ser conteúdo de disputas políticas. • E Quando distorcemos a identidade do outro. E tudo é relativo. a afirmativa está correta. • B sim. uma vez que é um recurso que determina relações de reciprocidade. devemos respeitar suas características próprias através do estereótipo. pois identidades fazem parte de definições pessoais e não do jogo social. A importância da pesquisa de campo na observação antropológica do outro. A sim.

C a antropologia aconselha aos pesquisadores que não abram mão de seus próprios valores. sem se deixar influenciar pelas opiniões de seus entrevistados.B o antropólogo necessita apoio áudio-visual de uma equipe especializada. o antropólogo pode permanecer imparcial. pois a permanência em campo exige o registro imediato de todas as situações vividas. E o objetivo da pesquisa de observação participante é dar voz ao “outro”. não se deixando influenciar pelo “outro” na experiência da observação participante. ao dar oportunidade do outro se posicionar. para que seja possível compreender o “outro” a partir de sua própria visão de mundo. . • D esse tipo de pesquisa exige uma mudança de valores por parte do pesquisador.