You are on page 1of 27

Parte 1: Introdução

Saiba o que é e como funciona

Guia da Perícia Ambiental
Parte 1: Introdução - Saiba o que é e como funciona

Apresentação
Olá!

Um dos assuntos pouco conhecidos referente ao Cadastro Ambiental
Rural é a perícia ambiental.
Pensando neste „desconhecimento‟ por parte dos produtores rurais de
todo o país, preparamos este material explicativo. A partir dele,
pretendemos desmistificar a perícia para que a comunidade possa
começar a fazer uso de suas vantagens.
Ele está dividido em seções rápidas e diretas, de fácil visualização, sem
rodeios. Pensamos o tempo todo em você esperamos que seja de alguma
ajuda.

Boa Leitura!

que esteja apto a investigar e produzir um laudo com os resultados e as conclusões obtidas. e por isso é necessário sua execução por um profissional adequado. Tudo a partir de um estudo aprofundado nas causas. A apuração dos danos ambientais é muito complexa. Assim como outros tipos de perícia. perícia é uma avaliação técnica detalhada. a sua fauna e também a sua flora. o objeto de estudo é o meio ambiente. Mas e o que é perícia? Bom.Saiba o que é e como funciona Perícia O que é A perícia ambiental. feita com base em princípios científicos. ela também serve para esclarecer crimes ou dar apoio jurídico a algum caso. desdobramentos e consequências do fato. para averiguar ou até mesmo esclarecer algum fato.Guia da Perícia Ambiental Parte 1: Introdução . . nada mais é do que do que um dos tipos de perícia que podem ser feitos. podendo ser solicitada por algum juiz. No caso da perícia ambiental. em estado de danificação.

Saiba o que é e como funciona Perícia Tipos Agora que já pudemos entender o que é (conceitualmente falando) perícia ambiental. com base na literatura existente sobre o assunto que eles são 4: 1. Extrajudicial (feita fora do âmbito do poder público. solicitada por qualquer pessoa física ou jurídica) 4. Podemos afirmar. Semi-judicial (feita sob orientação do Estado. sem apelar para um processo jurídico) . Arbitral (feita para resolver conflitos. mas que não necessariamente é parte integrante de um processo judicial em específico.Guia da Perícia Ambiental Parte 1: Introdução . de modo a mediar acordos entre as partes envolvidas. apenas para a formação de uma opinião) 3. Judicial (feita a pedido de algum juiz. em meio a um processo judicial. vamos ao tipos que existem. onde se faça necessária uma avaliação técnica relacionada ao meio ambiente tendo como base um fato isolado) 2.

. O perito. por exemplo. e não é feita com aprofundamento. Ele também pode simplesmente fazer esta pesquisa para avaliar o ambiente de uma determinada área a ser adquirida como imóvel ou que já tenha dono. são diferentes. é uma forma de averiguar as causas. ou até quem sabe na solução de um impasse entre vizinhos. pois embora parecidas. A fiscalização é apenas a inspeção periódica para verificar se os procedimentos e leis estão sendo cumpridos. Esta é a única serventia da perícia? Sim e não. ou o profissional que executa a perícia é o responsável por esta investigação. como já dissemos. Não podemos confundir perícia com auditoria ou fiscalização. por meio de um estudo detalhado e minucioso.Saiba o que é e como funciona Perícia Para que serve? A perícia ambiental. desdobramentos e consequências de algo relacionado ao meio ambiente.Guia da Perícia Ambiental Parte 1: Introdução . e pode trabalhar na solução de um crime ou no processo de incriminação de alguém. do ponto de vista ecológico. Ela é apenas uma vistoria para controle.

feitas pela ação humana.Guia da Perícia Ambiental Parte 1: Introdução . é diferente de perícia e fiscalização. podemos concluir que fazer uma perícia ambiental de um determinado espaço pode ser uma forma de avaliar e conhecê-lo. Esta pesquisa pode ser feita para servir como base de avaliações diversas. ou de provar um crime de natureza ambiental. . A perícia tem começo meio e fim. ou apontar fraudes. por mais que também seja feita com o objetivo de certificarse de que tudo está sendo feito da forma correta e imposta pela lei. sendo feita apenas uma vez para que algo seja concluído. e de também gerar um documento com as conclusões obtidas.Saiba o que é e como funciona Perícia Para que serve? Já a auditoria. danos e adulterações no ambiente. Sendo assim. enquanto a fiscalização é feita de tempos em tempos apenas para „dar uma olhada‟ em como as coisas vem funcionando. Já a auditoria é feita várias vezes periodicamente. para acompanhamento e comparação dos resultados. Isso se dá porque este trabalho é contínuo. não somente de determinar se tudo está sendo executado conforme a lei.

Um perito deve ser habilidoso. inspirando confiança a quem o contrata para o serviço. Sem estar atuando mediante o pedido de algum juiz. ele não passa de um assistente técnico. embora existam vários cursos específicos para formar peritos ambientais.Guia da Perícia Ambiental Parte 1: Introdução . para emitira a ART (Anotação de Responsabilidade Técnica). aquele que executa as ações de perícia. Muitos dizem que não é preciso fazer um curso superior em alguma universidade para ser um perito. atento. falaremos do perito ambiental.Saiba o que é e como funciona O Perito Podemos chamar de perito. principalmente para peritos judiciais. Neste caso. cuidadoso. um curso superior é necessário. Vale ressaltar que o título de perito é recebido pelo profissional apenas quando ele for nomeado para executar uma perícia. No entanto. mas suas responsabilidades são semelhantes às dos peritos de outra áreas também. responsável e deve conhecer bem os processos envolvidos no trabalho que realiza. seja ela de qual tipo for. .

porém. Vale apontar que o perito precisa ser ético. apresentando provas. o perito é um ajudante do juiz na momento de julgamento de algum caso ou causa. já que seu trabalho será um instrumento baseado nele para comprovação ou apuração de um fato. não obrigatório aos peritos ambientais. imparcial e expressar apenas informações realmente verdadeiras em seu laudo.Guia da Perícia Ambiental Parte 1: Introdução . .Saiba o que é e como funciona O Perito Algo que é necessário. é o conhecimento básico do Código do Processo Civil. A partir destas provas é que o veredicto final será dado. de modo a conduzir a uma sentença judicial justa. Sendo assim.

Guia da Perícia Ambiental Parte 1: Introdução . etc). o que foi usado para produzir a chama. E como se obtém uma prova destas? Através de um exame de inspeção minucioso e detalhado sobre o ambiente e sobre as características dele.Saiba o que é e como funciona A Prova Pericial Já dissemos que o perito trabalha com provas periciais. sabendo usar as técnicas certas de averiguação dos fatos. quais foram os estragos. Mas o que são elas? Em um panorama geral. por ele ser considerado um „expert‟ no assunto. e é por isso que o perito é chamado. qual foi a origem. principalmente depois da execução de um crime (se for o caso). uma prova pericial nada mais é do que um dado levantado através de uma pesquisa técnica que vai auxiliar o juiz na decisão final do julgamento de algum caso. Este tipo de prova é totalmente baseado no conhecimento científico. levando até ele elementos que apontem o fato (por exemplo: o produtor provocou uma queimada na fazenda vizinha) e sua causa (porquê a floresta pegou fogo. .

Mas como assim? . Sendo assim. quando e por quê. estas áreas são desmatadas para dar lugar ao pastos e lavouras sem qualquer tipo de controle.Saiba o que é e como funciona CAR O que os serviços de perícia tem a ver com o Cadastro Ambiental Rural? E onde é que tudo isso esbarra no CAR. Sendo autuado para responder por tal crime. muito provavelmente o juiz precisará de um laudo detalhado sobre o que aconteceu. Por diversas vezes.Guia da Perícia Ambiental Parte 1: Introdução . além de todas as consequências ambientais. infringindo a lei. o Cadastro Ambiental Rural. Como vocês já devem saber (ou se não sabem. é uma ferramenta para aplicar o Novo Código Florestal. o produtor estará cometendo um crime ambiental. podem ler mais em nosso eBook „Manual do CAR para o Produtor Rural‟). ele faz com que todos os produtores rurais declarem suas áreas. Ao transgredir a lei. A boa notícia é que para quem já tiver feito o CAR de seu imóvel. como ocorreu. RLs e URs. nosso querido amigo? Bom. uma „blindagem‟ contra todo este processo estará feita. de modo a ter um maior controle do tamanho das APPs. em todo o país.

*Infração Administrativa: Qualquer ação ou omissão que viole as regras jurídicas relacionadas ao meio ambiente . até o dia 22 de Julho de 2008. é obter uma redução da pena ou multa aplicada.Guia da Perícia Ambiental Parte 1: Introdução . RL ou UR. suspensa. o que se pode fazer. Já para quem cometeu uma infração após esta data.Saiba o que é e como funciona CAR O que os serviços de perícia tem a ver com o Cadastro Ambiental Rural? Uma das maiores vantagens em fazer o Cadastro Ambiental Rural é poder ter as infrações consideradas administrativas* sobre desmatar ilegalmente uma área de APP.

Saiba o que é e como funciona Como se faz perícia? Ok. antes. daremos aqui um panorama geral. poderemos chamá-la de Pré-Perícia. durante e depois da elaboração do laudo pericial. . uma vez que trata-se de um procedimento de base científica. com atividades variadas. Trata-se de um complicadíssimo processo. que será usado como prova pericial. que não é facilmente compreendido por todos. Mas e como é que a perícia ambiental é de fato feita? Você tem alguma ideia? Já adiantamos que não é nada fácil.Guia da Perícia Ambiental Parte 1: Introdução . Esta fase é muito importante para definir todo o processo que virá em seguida. mostrando o que há de mais básico no assunto. Muito legal e interessante tudo o que dissemos até agora. Sendo assim. Começaremos com a fase de antes da atividade pericial. Como cada caso exige um tipo diferente de atividade pericial.

os peritos usam como ferramentas de trabalho. acessibilidade aos dados. objetos como trena. camera fotográfica. . materiais) Atividades a serem realizadas. é planejamento. GPS e material de coleta de vestígios para serem estudados em laboratório. • • • • • • • Neste plano.Guia da Perícia Ambiental Parte 1: Introdução . onde e quando Geralmente. Antes de começar o trabalho propriamente dito. papeis e softwares para esboços (e produção de gráficos). é preciso elaborar um plano como uma medida de organização.Saiba o que é e como funciona Pré-Perícia Se há uma palavra para definir a fase de pré-perícia. o perito deve definir: Qual o objeto da perícia O que motivou o trabalho Argumentos usados relativos ao fato Documentos importantes Fatos relevantes Recursos disponíveis (como: tempo.

Fazer a perícia é colocar em prática tudo aquilo que foi descrito (com detalhes. diferentemente do que muitos podem acreditar. o perito deverá fazer alguns levantamentos. Como escrituras e etc. estadual e municipal. A primeira atitude pericial. Indo até o local. Só aí que ele irá para o trabalho em campo. a etapa mais importante de toda a atividade pericial. Nem precisamos dizer que está é sem dúvidas. Isso mesmo. como legislação ambiental nacional. ele deverá fazer uma pequena vistoria. vários procedimentos serão usados para diagnosticar a situação. . Principalmente os autos do processo que gerou a necessidade de uma perícia.Saiba o que é e como funciona A Perícia em si Tudo planejado.Guia da Perícia Ambiental Parte 1: Introdução . e toda a documentação relacionada ao caso. para ter embasamento legal em suas conclusões. Nela. é ler. hora de por as mãos à obra. Ler muito. mas que não vem ao caso aqui) no plano de ação. Tendo lido bastante (mesmo). por exemplo.

Outra atividade realizada em campo. O laudo.Guia da Perícia Ambiental Parte 1: Introdução .Saiba o que é e como funciona A Perícia em si Por exemplo. no caso de existirem nascentes. ele poderá sentar-se ou debruçar-se na bancada e trabalhar duramente nas análises. o perito deverá estudar a área de entorno delas. Com certeza ele também não pode deixar de coletar muito material para uma posterior análise no laboratório. a interpretação das evidências. como a leitura. o cruzamentos de dados e tudo mais. Tudo. Ele também poderá medir a proporção dos danos causados ali. deve reunir todo o trabalho realizado. que também pode ser feita remotamente (por georreferenciamento). fazendo sua devida caracterização. através de vários métodos. vizinhos e envolvidos. demonstrando cada processo passado para chegar nas conclusões finais. Só então. é a medição do local. para só então elaborar o laudo. acompanhado de muitos registros em fotografias e entrevistas com testemunhas. .

RL ou UR) D) Contaminante (o que aconteceu que danificou aquele espaço e o „contaminou‟) • Discussão (não é obrigatória. etc. vai de cada caso. comparações. fazendo toda uma retomada do que aconteceu ou não) B) Descrição (dos fatos e documentos envolvidos) C) Área (dados relevantes: relevo. os resultados. topografia.Saiba o que é e como funciona A Perícia em si Os principais elementos que compõe o texto de um laudo pericial são: • Preâmbulo (Texto usado como introdução do caso e do assunto – apresenta o perito. o motivo da perícia. o nome da autoridade que o nomeou.Guia da Perícia Ambiental Parte 1: Introdução . etc) • Conclusão (considerações finais do perito à respeito do trabalho pericial realizado) . cruzamento de dados. existência de APP.) • Exposição A) Histórico (dados do processo. as análises em laboratório. tipos de vegetação presentes. explicando como foi a coleta de amostras. existência de nascentes ou cursos d‟água.

Guia da Perícia Ambiental Parte 1: Introdução .Saiba o que é e como funciona A Perícia em si O laudo também pode apresentar: • • • Respostas à quesitos específicos solicitados na nomeação do perito Croquis (esboços. análises em gráficos e diagramas) Levantamento fotográfico (com as imagens tiradas na visita em campo) Exemplo de croqui (Imagem: Paulo Roberto de Oliveira Rosa) Exemplo de foto tirada em perícia (Imagem: Eurico Soares) .

Petição Inicial (quando o processo tem início oficial) 2. Réplica (a parte que deu início ao processo também tem um prazo para replicar a constestação) 5. Sentença (fim do processo. Citação (quando os réus recebem um mandado judicial) 3. onde o réu é considerado culpado ou não) . Contestação (prazo dado para que o réu conteste o que foi alegado. Especificação de Provas (fase em que o juiz tem que verificar tudo o que foi reunido nas outras fases.Guia da Perícia Ambiental Parte 1: Introdução .Saiba o que é e como funciona Pós Perícia Feito o laudo. e define as provas. Saneamento do Processo (é nesta fase que a perícia obtém a autorização para começar) 7. faz o deferimento/indeferimento e as partes envolvidas debatem) 8. através de um advogado) 4. São oito fases: 1. Audiência (onde o juiz examina as provas e o laudo pericial pronto. É aqui que a perícia pode ser requerida) 6. seguindo as fases do processo jurídico. para ser aprovado (deferido) ou desaprovado (indeferido) pelo juiz que o solicitou. ele passará por uma série de eventos.

. já existiam alguns decretos e leis que regiam a forma como meio ambiente era visto no país. instituíam o licenciamento ambiental. de 1986. Todos eles. e a definição de impacto ambiental.Conselho Nacional do Meio Ambiente. por exemplo. mencionavam crimes como poluição e desmatamento. a história da perícia ambiental começa em 1998. instituindo multas e penalidades para eles. a Política Nacional do Meio Ambiente. ano em que foi publicada a Lei de Crimes Ambientais.Saiba o que é e como funciona Lei Qual a legislação que rege a perícia ambiental? Como você deve ter lido em nosso blog. publicada em 1981. sendo a primeira delas. quando os juízes passaram a precisar de um apoio técnico para poderem basear os veredictos finais. publicado em 1965. e as resoluções do CONAMA . Alguns destes artifícios legais. Além disto. Antes desta data.Guia da Perícia Ambiental Parte 1: Introdução . servem como base para a criminalização dos danos ao meio ambiente por todo o país. como o primeiro Código Florestal.

ou a lei nº 005. esta lei define que o juiz requisitará a existência de um laudo como prova pericial e para isto nomeará um perito para executá-lo. Basicamente.869/73.Guia da Perícia Ambiental Parte 1: Introdução . os peritos devem seguir o Código do Processo Civil. Os principais artigos que tratam do assunto. formalizar a existência de crimes ambientais tornou possível o julgamento deles. Esta pessoa pode aceitar ou não o cargo. o juiz poderá deferir (aceitar.Saiba o que é e como funciona Lei Qual a legislação que rege a perícia ambiental? Assim sendo. Da mesma maneira que os demais tipos de crime. é que ao apresentar os resultados da perícia. . vão do 420 ao 439. Para regulamentar a execução das atividades periciais ambientais. obtendo apoio de um técnico ou não. O que fica definido. o perito. ficar de acordo) ou não. a prova de um dano ambiental passou a então precisar de um laudo detalhado feito por um especialista.

Por fim. foi o limite máximo que os produtores rurais podem desmatar. revogou o antigo e alterou algumas leis que existiam. dentre elas a Política Nacional do Meio Ambiente. Caso o júri venha a acreditar que o trabalho não foi bem executado. Então. preservando os tipos de área protegidos como as APPs.Guia da Perícia Ambiental Parte 1: Introdução . mas por outra pessoa. como já explicamos em nosso Guia do Novo Código Florestal. E o que ele influencia na perícia? Pois bem. uma segunda perícia pode ser feita. não podemos deixar de citar o Novo Código Florestal. investigando à fundo até apresentar suas provas. pode funcionar como um instrumento de redução ou anulação de penas e multas por crimes cometidos até 2008. Ele também instituiu o CAR.Saiba o que é e como funciona Lei Qual a legislação que rege a perícia ambiental? Mas o principal ponto da legislação que rege a perícia é que o perito deve apurar minuciosamente todos os fatos. . já que este é mais recente. RLs e URs. o que se definiu com esta nova lei. Ele. que ao ser feito.

a situação legal referente ao meio ambiente. tanto para compra e venda.Guia da Perícia Ambiental Parte 1: Introdução . por exemplo. assim como funcionam como prova em um julgamento. As informações nele contidas.. esperamos que você tenha conseguido compreender um pouco sobre o que é a perícia ambiental. .Saiba o que é e como funciona Concluindo. Eles podem servir como apoio em uma assessoria nas decisões referentes à hipoteca de uma empresa. quanto para a aquisição de um seguro rural. Outras funções. de um imóvel rural é decisiva na definição do valor dele. Tendo em vista tudo o que tratamos até agora. Agora.. podem ser a reavaliação dos ativos de um patrimônio empresarial. uma dúvida que pode ocorrer é: o que isto tem a ver comigo? Por que eu precisaria contratar um perito? O laudo pericial pode ser útil não somente para resolver crimes. ou então na aquisição de imóveis ou seguros (não sendo exclusividade para empresas). Principalmente depois da criação do Cadastro Ambiental Rural. podem fornecer detalhes importantes na decisão final.

peritos e parceiros especialistas no assunto. que podem produzir laudos completos de avaliação para produtores rurais.. da Agrosig Brasil. analisando passivos e ativos ambientais e caracterização de inserção regional dos imóveis rurais. contamos com uma equipe técnica composta por engenheiros multidisciplinares. avaliações e perícias de uma maneira única. Através da geotecnologia. Por isso. um perito pode ser contratado sem precisar de uma requisição de um juiz.Guia da Perícia Ambiental Parte 1: Introdução . fundamentamos nossos laudos. procure um profissional qualificado e de experiência comprovada. Você pode contratá-lo para fazer avaliações importantes que podem te ajudar de várias formas. . Fazemos avaliações através da real identificação e classificação pelo Uso e Ocupação do Solo..Saiba o que é e como funciona Concluindo. que ofereça o melhor serviço possível. Contratar um perito pode der de grande auxílio. e você pode precisar de ajuda quando menos esperar. Nós. assim como você. Sendo assim.

Guia da Perícia Ambiental Parte 1: Introdução .Saiba o que é e como funciona Conheça nossos serviços: .

Guia da Perícia Ambiental Parte 1: Introdução . Dúvidas ou comentários? Clique aqui e deixe seu recado Grande Abraço! Equipe Agrosig Brasil . Viste nosso site e saiba mais informações.Saiba o que é e como funciona Obrigado! Chegamos ao fim da primeira parte do eBook “Guia da Perícia Ambiental”. Esperamos que as informações passadas tenham tido valor para você.

SP. ano 10.. Minicurso do Conselho Regional de Química . 2005. metodológicos e técnicos. 2010. 420 a 439). Rio de Janeiro. Disponível em: <http://jus2. Disponível em: <http://www. Apostila de perícia. Páginas de Direito. Universidade Gama Filho. Fortaleza.Saiba o que é e como funciona Referências Bibliográficas MATTEI. 2006. 2010. cit. Suely de Camargo. Henrique Elias Pessoa.br/home/artigos/101-artigosjun-2005/5245-prova-pericial-cpc-arts-420-a-439>. RJ. CE. PROVA PERICIAL (CPC. BRASIL. Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Ceará.com. A química na Perícia Ambiental. pp.pro. A perícia ambiental e a tutela jurídica do meio ambiente . Juliana Flávia. 1075. 2009. GUTIERRES. ALBERTO. 27 jun. arts. op. 53-4.Guia da Perícia Ambiental Parte 1: Introdução .uol. Jus Navigandi. Valder Luiz Palombo. 11 jun. . MORO. Teresina.asp?id=8494>.tex. Perícia Ambiental: Aspectos conceituais. MARCHINI.Iv Região (SP). São Paulo. Rolando Raul.br/doutrina/texto. n.

Saiba o que é e como funciona Conheça nossos outros guias gratuitos: .Guia da Perícia Ambiental Parte 1: Introdução .