You are on page 1of 5

Departemento de maquinas

Curso: eletromecânica
1° ANO DO NÍVEL SUPERIOR
Informatica I
TEMA: Classificação dos computadores

Docente: António Simbine

Discente: Gildo

Raul Ngovene

Maputo, março 2016

No final da década de 70 e inicio da década 80 era comum ouvir-se falar de micros. cujo uso é restrito as atividades para as quais foram criados. . a um notebook. A base por trás dessa classificação. 2. desde que receba as instruções adequadas de um programa. relacionava-se ao uso ou não de microprocessadores como unidade central de processamento nessas maquinas. pode se definir o computador como uma máquina capaz de realizar uma grande gama de tarefas. todos os computadores começaram a ser construídos com microprocessadores.1. Porte dos computadores Uma tentativa de classificação dos computadores tem sido pelo porte dos mesmos. pode-se referir um dispositivo de mão (como uma agenda electrónica). 2. 64 bits. a um supercomputador com milhares de processadores. Ai a classificação passou a ser: 1. classificação dos computadores 1. Computador Pessoal (PCs)  Microprocessadores de 32. Entretanto. para diferencias entre minis e micros. pela não conexão com outros equipamentos e pela baixa velocidade de transmissão de dados. Profissional: permitiam a expansão de periféricos à sua configuração básica. os computadores eram agrupados em dois tipos quanto a sua aplicação: Pessoal: caracterizavam-se pela limitação de recursos de periféricos. maior velocidade de transmissão e a conexão a outros equipamentos. Aplicação principal e processador Inicialmente. Dada esta diversidade. minis e computadores de grande porte. Computador Quando se fala de computador. destinado a processar dados de pesquisas espaciais. com alta velocidade e precisão. Com a evolução dos computadores apareceram os ditos Mainframe e Supercomputador. Existem também computadores analógicos desenvolvidos para tarefas específicas (como controle de processos industriais e simulações).  Memoria Principal: de 256Mb a 4 Gbs.

. Memoria auxiliar: Giga bytes ou Terra bytes. Supercomputador  Capaz de manipular modelos matemáticos complexos sobre um grande volume de dados. Modelagem de reatores de fusão. Desenvolvimento de novas drogas.  Computação gráfica. ou necessitam executar grande quantidade de operações matemáticas Exemplos:    Testes em aeronaves. etc. Periféricos capazes de atender grande volumes de dados. Memoria principal: Giga bytes. CD-ROM. 4.  Fabricantes: Silicon Graphics. HP.  Aplicações típicas:  Aplicações típicas de processamento paralelo operam grandes  Quantidades de dados. Uso: residências e ambientes profissionais.  Memoria principal igual ou superior a 4Gb.  Aplicacoes típicas:  Ambientes de CAD. Ex: PC (IBM e compatíveis). microcomputadores Apple. Estacão de trabalho (workstation)  Microprocessadores de 64bits.  Atuação em redes locais. tanto para I/O quanto para processamento.  Grande desempenho para:  Manipulacao gráfica de alta precisão. HDMI. com memoria cache expressiva. SUN. 2. Monitor de vídeo: padrao VGA. Mainframe o o o o Processadores variados. 3.    Memoria auxiliar: Winchester.

São computadores . Docking Station. um processamento relativamente simples e uma grande saída de resultados. São computadores criados para uma finalidade específica. etc. etc. Laptop. um processamento complexo. Estacao com periféricos que transforma um micro portátil em micro de mesa 3.) Microprocessadores: 486. Palmtop. ou seja.      Astronomia. Reconhecimento de língua em tempo real. Características de utilização: -Científicos: que possui uma pequena entrada de dados. a intensidade de uma corrente elétrica ou o ângulo de giro de uma engrenagem. como por exemplo: controle de temperatura de uma caldeira utilizando sensores. medidor de água ou de energia elétrica. Notebook. Pentium. Notepad (micro à caneta). 5. Computação móvel (mobile computing)          Computadores para o usuário em transito (viagens. Planeamento económico. Previsão de tempo. Algumas denomincao de micros portáteis. Os resultados obtidos com o uso de computadores analógicos são aproximados e servem ao próprio sistema onde é utilizado. só se aplicam a um determinado trabalho. Resulção de grandes sistemas de equações diferencias parciais. Características de operação: Analógicos: computadores que executam trabalhos usando elementos representados por grandezas físicas. Digitais: computadores que realizam suas operações utilizando elementos representados por grandezas matemáticas (números). isto é. como por exemplo. 4. operam dígito a dígito. Simulação de cirurgias. Subnotebook. com grandes rotinas de cálculos e uma pequena saída de resultados. -Comerciais: que possui uma grande entrada de dados.

Por utilizar valores numéricos. 1 (O computador analógico "mede" e o computador digital "conta") . como por exemplo: os cálculos de engenharia. os resultados obtidos com esse tipo de computador são exatos. podendo ser utilizados em diversas tarefas.destinados a aplicações múltiplas.