You are on page 1of 5

AUMENTO DA CAPACIDADE DE PRODUÇÃO

Baseado em empresas industriais de médio porte, o artigo aborda a produtividade e
o aumento da mesma em relação à demanda , com foco em aspectos gerenciais.
É de extrema importância se estabelecer um nível ótimo de produção para atender a
demanda, é fundamental para a eficiência e eficácia da administração da produção,
se não for estabelecido pode vir a causar desequilíbrio entre a capacidade e a
demanda, prejudicando financeiramente a empresa. O interesse maior é um grau de
capacidade produtiva com o nível de demanda a ser atendida com o menor custo
possível. Para isso é fundamental o planejamento e controle da capacidade
produtiva.
A capacidade é o nível máximo que uma empresa consegue produzir dentro de um
certo período.Já a demanda é o quanto o mercado exija que ela produza para
abastecer seus clientes.
Para dar andamento a um gerenciamento do processo bom é necessário

que

primeiramente sejam estabelecidos os problemas e também identificar a
possibilidade de solucioná-lo, buscando a melhoria contínua.
Para conseguir aumentar a capacidade produtiva temos que considerar a melhoria
da qualidade dos processos e dos produtos. Baseando no que já temos de
equipamentos disponíveis sem que a haja que investir mais em outros
equipamentos, optando por alterações no processo de produção e no mudanças no
mix de produtos, dessa forma podemos aumentar a capacidade produtiva.Também
são vistas como possiblidades para o aumento da produção : os operários fazerem
horas extras, porém esta horas adicionais só tem resultado positivo em um curto
espaço.A compra de novas máquinas, é utilizado para um período mais longo, é
importante analisar o investimento a ser realizado e o retorno que terá .E a
terceirização , que se contrataria outra empresa especializada para realizar certa
parte da produção.

Visa estabelecer quanto e quando . que é o fator físico limitante do processo produtivo. entre outros . A consolidação destes três niveis de planejamento é um ponto extremamente positivo pois atua na melhoria continua da produção. um ponto que podemos ser negativo pode ser a dificuldade de ser implantado. perda de qualidade. as atividades de planejamento. O PEP consiste em estabelecer um plano de produção para determinado período segundo as estimativas de vendas e a disponibilidade de recursos financeiros e produtivos. que tem como seu principal objetivo o aumento da competitividade da empresa através da melhoria na eficiência da produção. É fundamental que seja realizado para evitar problemas futuros na produção como desperdício de tempo e recursos. E a disponibilidade de recursos financeiros e produtivos é exatamente a capacidade de produção. Planejamento Estratégico da Produção (PEP):as decisões tomadas aqui são chamadas decisões de longo prazo. analisá-lo quanto às necessidades de recursos produtivos com o objetivo de identificar possíveis gargalos que podem inviabilizar a perfeita execução deste plano. aumento do custo dos produtos. Quando este planejamento é executado um Planejamento-mestre da produção inicial é gerado. a qualidade. Planejamento-mestre da Produção: este é detalhado em médio prazo. programação e controle em um sistema de produção devem ser exercidas em três níveis hierárquicos. Para que isso possa ocorrer de forma mais eficiente. a partir do Plano de Produção determinado no Planejamento Estratégico da Produção. O PCP deve. então. No nível estratégico o departamento de produção é responsável pela formulação do planejamento estratégico da produção. O sistema produtivo passa a assumir compromissos de fabricação e montagem dos bens ou serviços a partir do estabelecimento do Planejamentomestre da produção (PMP). Programação da Produção: é realizada com base nos registros de controle de estoques e no Planejamento-mestre da Produção. os desafios em relação aos custos.Ao serem identificados os potenciais problemas e tomadas às medidas preventivas devidas o PMP deve ser refeito até que se chegue a um Planejamento-mestre da Produção viável. período a período.A CONSOLIDAÇÃO DOS TRÊS NÍVEIS DE PLANEJAMENTO E CONTROLE DE PRODUÇÃO O objetivo central do artigo é expor o quão é importante para a administração da produção a consolidação dos três niveis hierárquicos de planejamento. Ele é baseado nas previsões de vendas de médio prazo ou nos pedidos em carteira já confirmados. Nos dias de hoje competição global. Já no nível tático tal departamento deve elaborar o planejamento-mestre da produção e no nível operacional o setor responsável pela produção deve preparar a programação da produção. acabam prejudicando a administração da produção . incoerência com as políticas anteriormente estipuladas.

Caso sejam identificados problemas.comprar. flexibilidade e até mesmo confiabilidade. . tudo isso a curto prazo. os mesmos devem ser rapidamente corrigidos para que o sistema funcione normalmente. A consolidação dos três níveis hierárquicos de planejamento é de extrema importância para a eficiência e eficácia do sistema produtivo e caso não seja realizada ou realizada de forma errada. através da coleta e análise dos dados se o programa de produção emitido está sendo executado a contento. incoerência com as políticas anteriormente estipuladas. aumento do custo dos produtos. perda de qualidade. Acompanhamento e Controle da Produção: visa identificar. fabricar ou montar cada item necessário à composição dos produtos finais. diversos problemas podem ocorrer. rapidez. tais como desperdício de tempo e recursos.

Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix Kelly Aparecida da Silva RESENHA AUMENTO DA CAPACIDADE DE PRODUÇÃO Belo Horizonte 2014 Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix .

Kelly Aparecida da Silva RESENHA A CONSOLIDAÇÃO DOS TRÊS NÍVEIS DE PLANEJAMENTO E CONTROLE DE PRODUÇÃO Belo Horizonte 2014 .