You are on page 1of 18

EXERCÍCIOS DE PORTUGUÊS

a.

FONOLOGIA
1.

a.
b.
c.
d.
e.
2.

6.

Assinale a alternativa que apresenta apenas palavras acentuadas pela mesma
regra de “pólos”:
a.
b.
c.
d.
e.

7.

pára, para, polo, pêlos, crêm, vêm
para, para, pólo, pelos, crêem, vêm
pára, pára, polo, pelos, crêem, vêm
para, pára, pólo, pêlos, crêm, vêem
pára, para, pólo, pelos, crêem, vêem

8.

jacaré, única, ímã
colmeia, jesuíta, francês
herói, egoísmo, júri
início, países, caráter
epopéia, reúne, guaraná

10.

Assinale a alternativa em que todas as palavras estão corretamente acentuadas:

1

veio, cantam, água
averigüe, ninguém, gratuito
verifiquei, mamão, vitória
enxaguam, muito, quase
saguão, quando oblíquo

Apenas num dos seguintes casos a divisão silábica não está feita de acordo com
as normas vigentes. Assinale-o:
a.
b.
c.
d.
e.

ofício, cuidou
matrimônio, melancolia
Rubião, Sofia
Riquezas, oblíquos
Freqüentes, quase

interim, leucócitos, levedos
interim, leucocitos, lêvedos
ínterim, leucócitos, levedos
ínterim, leucócitos, lêvedos
interim, leucocitos, levedos

Assinale a série cujos vocábulos contenham os seguintes tipos de encontros
vocálicos, respectivamente: tritongo, ditongo nasal decrescente, ditongo oral crescente:
a.
b.
c.
d.
e.

9.

lápis, lótus, tênis
avós, dominó, paletó
pôr, pêlo, pêra
herói, faróis, asteróide
pólen, sêmen, abdômen

Assinale a opção que preenche corretamente as lacunas:
Nesse ______, chegou o médico com a
contagem de ______ e o resultado da
cultura de ______.
a.
b.
c.
d.
e.

Há inúmeras palavras na língua portuguesa em que é indiferente considerar o
encontro vocálico como ditongo crescente
ou hiato.
Assinale o item em que tal fato NÃO ocorre, isto é, em ambas só podemos ter ditongo.
a.
b.
c.
d.
e.

5.

lêem, têm, vêem
lêem, têm, vêm
lêem, tem, vêm
lêm, têm, vêem
lêm, têm, vêm

Indique a série de palavras cuja acentuação se justifica pelas mesmas regras
que em:
IDÉIA, GRAÚDA E ÓRFÃ respectivamente.
a.
b.
c.
d.
e.

4.

d.
e.

“O explorador não ______de pensar, que
______chegar ao ______Norte, terá que
passar ______ caminhos mais perigorosos
possíveis.
Seus amigos também ______nisso e
não______ possibilidade de sucesso para
a expedição.”
a.
b.
c.
d.
e.

3.

b.
c.

“Eles ______ todos os livros que compram,
mas quando não ______ dinheiro, eles
______ aqui à biblioteca.”

Tietê, órgão, chapéuzinho, estrêla, advérbio;
fluido, geléia, Tatuí, armazém, caráter;
saúde, melância, gratuito, amendoim,
fluído;
inglês, cipó, cafézinho, útil, Itú;
canôa, heroismo, crêem, Sergipe,
bambú.

tran-sa-tlân-ti-co
ab-di-ca-ção
subs-ta-be-le-cer
fri-ís-mo
cis-an-di-no

Nas palavras unha, guerra e quilo:

sela ascesso. c. porque. porque insipiência. por que. sessão. aonde. e. Perguntei a Pedro ______ ia. e. d. a. onde aonde. espertos incipiência. d. cessão. taxar. c. por que. discriminações. SEMÂNTICA 1. tachar. e. e. d. 2 discriminações. O mandato daquele deputado foi cassado. e. flagrantes beneficente concerto. e. aonde aonde. b. e. quis de ele. c. sela acesso. cela dele. a. Vou dizer-lhe a razão ______ o disse. onde. quiz Assinale a opção que contenha erro: a. porque. . c. c. flagrantes beneficente concerto. aonde. cessão. Por que. cela assesso. por que Por que. descriminações. b. tachar. taxar. c. porque. b. estrangeiros 8. porque Por quê. b. c. apesar de ser uma festa. c. por que. b. há dígrafo na primeira. por que. ascensão excesso. onde descriminações. seção. o que impediu a sua ______ ao cargo de diretor. Por ______ de trabalho. flagrantes beneficente Um longo corredor dava ______ à ______ do prisioneiro. e. Não conseguíamos enxergar a estrada. quis de êle. 3. ascensão exceço. flagrantes beneficiente conserto. A ______ científica do povo levou-o a ______ de feiticeiros os ______ em astronomia. espertos insipiência. e. extrangeiros sessão. porquê. Cláudio foi tachado de incompetente. aonde. Espero que sua estadia nesta cidade seja agradável. estudou-se a ______ de direitos territoriais _______ . c. a. a. expertos insipiência. 4. extrangeiros seção. 5. Precisamos expiar nossos pecados. d. d. b. recolheu-se ______ uma clínica. onde.EXERCÍCIOS DE PORTUGUÊS a. b. ascenção conserto. 2. A cerração impediu-nos de prosseguir. descriminações. ______ pregar o maior susto no dono. d. estrangeiros seção. d. c. por quê. mas não na última não há dígrafo na primeira. d. a. pois esse termo não existe a. por que Por que. acesso. á. mas sim nas duas últimas há dígrafo em todas não há dígrafo. ascenção excesso. e. á. aonde onde. espertos incipiência. ecesso. 6. a. ______ ficaria hospedado e ______ eu poderia encontrá-lo. aonde. mas não nas duas últimas há dígrafo nas duas primeiras. b. a. a. _______ é que você disse isso? Não sei bem _______. cela assesso. quis de ele. d. onde onde. flagrantes beneficiente concerto. a. quiz dele. 7. sessão. sessão. b. estrangeiros secção. houve _____ entre os convidados. Em vez ______ caminhar pela floresta. Não será______ você tem inveja dele? Acho que não. a. por que. b. ascenção excesso. expertos No último _____ da orquestra sinfônica. taxar. porque Por que. 9. Na ______ plenária. d.

5. d.2. O professor o chamou aonde? lousa? Daqui a pouco. retornará. diga-lhe que estou bem.” “Assistiu-se ao assalto passivamente. oculto. O prêmio não _____ trouxe muita alegria. Já não _____ encontro mais diariamente.5. saúde boa. Copie a frase em que há um objeto direto preposicionado: a. 5. a. e.” “Na última eleição.2. Copie.2. O atropelado precisa de ajuda. inexistente oculto. Quando você _____ vir. inexistente simples.1 1. O técnico tem confiança em seus jogadores. Não há dinheiro no caixa. Ruiu ainda ontem a casa. como: “Não aconteceu o recadastramento de pessoas físicas. e. b. A felicidade é passageira. e. ( ) Nem quererá despejá-lo imediatamente. ( ) Corrigiram-se os artigos após a última emenda do jornalista.4.2. os dias de fossa. b.” ANÁLISE SINTÁTICA 1. Armou-se a confusão e o empurraempurra. oculto inexistente. participamos das discussões acaloradamente. vive-se melhor. Variam. O presidente foi à televisão afim de pedir compreensão ao povo.4. A você serão dadas todas as chances. Assinale a opção que contenha erro: a.3.5. indeterminado (1) sujeito determinado simples (2) sujeito indeterminado (3) sujeito desinencial (implícito na terminação verbal) (4) sujeito paciente (5) sujeito inexistente Assinale a alternativa que apresenta erro quanto a análise do se destacado: a. a. b.. ( ) No auge da rebelião. b. d. 3. 4. d. simples. Assinale o período que não está na voz passiva. completando com o pronome oblíquo o ou lhe: a.3. mas.4 A esperança te foi anunciada. d.3. o sujeito pode ser classificado. 7. simples. b. indeterminado. Nós _____ trouxemos um belíssimo brinquedo. respectivamente. todos os respeitam. b. de pessoa a pessoa. No silêncio só se ouvia a respiração do moribundo. Não é sujeito o termo em destaque na oração: a. Mas volta a Lua crescente.4 1. d. sairemos desta sala. Preencha a segunda coluna conforme o código estabelecido na primeira e assinale a alternativa correta de acordo com essa relação. 2. c. simples. Os fósseis têm sido preservados. 6. Ele saiu há um minuto.EXERCÍCIOS DE PORTUGUÊS 10. Falamos muito acerca de política. Contou-se coisas incríveis desses povos que assolou a África.3 1. e. c.3. Você. c. 3 5. ( ) Era um mistério curioso aquela vida. daqui a três minutos. b. d.. c. ( ) Quando se dispõe de força interna. c. Não se pensa em pecados com barriga cheia. Tudo corre bem. d. c. . Nas orações seguintes. oculto. Os pais amam aos filhos. e. a. Chamou-se um serralheiro mestre na reparação de fechaduras. indeterminado simples. família em paz. b.4 5. c.2.1. d. c. houve um tiroteio de quinze minutos entre policiais e detentos.

a cujas. a cujas. Uma companheira desta. Na locução verbal “pode . REGÊNCIA VERBAL 1. 2. (com) b. em discurso indireto. tem-se: Quem pode dizer orgulhoso que nunca foi vadio é feliz. em cuja. O jogo _____ assistimos foi movimentado.(de) 4. 10. Este é o homem _____ causa lutei. (Olavo Bilac O trabalho) a. e. Uma companheira desta. cujas. d. e. b. O escritor ____ obra falei morreu ontem. por cuja cujos. Tal como a chuva caída Fecunda a terra no estio Para fecundar a vida.(em) d. a cuja. a. “Feliz” e “vadio” são adjetivos que exercem as funções de predicativos de seus sujeitos. Qual a alternativa em que não se erra na regência verbal? o adjetivo “orgulhoso” está exercendo a função de predicativo do objeto. cuja. Feliz quem pode orgulhoso Dizer: ― Nunca fui vadio E se hoje sou venturoso. por cuja cujos. cuja. indicando o conjunto obtido: 4 . a. O filme _____ gostou foi premiado. Reescrevendo a sentença na ordem direta. em cuja. c. Uma companheira desta. O trabalho se inventou. causal conformativa comparativa proporcional consecutiva d. c. Como ainda era cedo. cuja. Este é o livro ____ páginas sempre me referi. O cargo _____ aspiras é muito importante. que – que – que – que – que a que – de que – que – que – a que que – de que – que – de que – que a que – de que – a que – de que – a que a que – que – que – que – a que 3. quanto à morfossintaxe. Assinale a alternativa cuja seqüência completa corretamente as frases abaixo: a. em cuja. A planta ____ frutos venenosos foi derrubada. c. Os problemas _____ se lembraram eram muito grande. 9. em cuja. assinale a opção incorreta. cujas. b. causal proporcional conformativa temporal final 4. Devo ao trabalho o que sou. b. cuja A lei _____ se referiu já foi revogada. de cuja.EXERCÍCIOS DE PORTUGUÊS 8. simultaneamente . _____cuja figura já nos referimos anteriormente. c.(por) e. Uma companheira desta. Uma companheira desta. 5. 3. Dizer”. e. 1. cuja cujos. a.. li o jornal antes de ir à escola. b. _____ cuja figura as crianças se assustavam. O estado ____ capital nasci é este. o primeiro verbo é auxiliar e o segundo é o principal. e. c. de cuja.. 2. A cidade é bonita como um jardim. Assinale a opção cuja lacuna não pode ser preenchida pela preposição entre parênteses: a. de cuja. _____ cuja figura havia um ar de grande dama decadente. Leia o texto abaixo: Considerando a sentença contida nos versos 5 e 6. d. d. _____ cuja figura andara todo o regimento apaixonado. “Nunca” é um advérbio que atualiza as circunstâncias de tempo e negação. _____ cuja figura os mais velhos se comoviam. Preencha convenientemente as lacunas das frases seguintes. d. por cujas cuja. e. cuja.(a) c. b.

. a. a... em cujas em que. Fui ao cinema. e. devia à Lúcia .. na reunião. cujas em que. Aquele foi um episódio que tento esquecer.. 5. o significado do verbo é idêntico. A mãe não ______ bem. O livro de que estou precisando não se encontra nas livrarias. / . o tratava... a.. 5 a que. Esqueceu-se de procurar o livro? São recordações de que jamais me esquecerei. d. mudam de significado.. mal Ocorre erro de regência na alternativa: a. nas quais em que. que... a. . pagar os companheiros .. d. assistir aos filmes ... O professor visava à aprovação de todos.. nas quais . e. Concorreram com ele mais de cem candidatos. a.. / .. assistir os filmes . . Aponte a alternativa que desrespeita a regência do verbo “pagar”: a.. pagar aos companheiros . desobedecendo o repouso . O juiz procedeu à devassa. Ela procedia de família tradicional. nas cujas a que.. Todos visam à estabilidade de vida. c.. e.... Não lhes pagaremos a dívida.. desobedecendo ao repouso . e.. Não concordavam com as leis a que obedeciam. d. / ... que.. / . d.. b. O juiz procedeu ao interrogatório das testemunhas. Calar ou falar é um direito que assiste a você.. aos. . Aponte a alternativa em que.. não pagarei.. b. Recebi a mercadoria após visarem a assinatura do meu cheque.. e. assistir aos filmes . o comandante avisa a tropa para eventuais ciladas... o aos. / .. . Posso voltar a comprar pão a prazo. / .. Posso informar ______ senhores ______ ninguém. Não insista.. desobedecendo ao repouso . mau o queria. . à os. mau lhe queria... 1... Todas as contas. c. assistir os filmes . e... ao aos. c. c.. desobedecendo ao repouso . mau lhe queria. 6.... Em combates abertos... lhe tratava. 7... c.. de que. Paguei à padaria. pagar os companheiros . d. O rapaz sempre se esquece de seus compromissos.. de que. conforme sua regência.. nem ______ bem. O lugar ____ íamos era uma fazenda ____ terras se plantou muita cana-de-açúcar. a Assinale a alternativa incorreta quanto à regência: a. Não assisto em lugares promíscuos... nas duas construções.. lhe tratava. o tratava. pagar aos companheiros . d. à os. .. 8. / ..... Há verbos que. ... mas esqueci da carteira.. devia à Lúcia .. O técnico avisou o goleiro das faltas esquinadas. 10... c. desobedecendo o repouso . o queria. As duas retas concorrem para o mesmo ponto. e.. b. b. pagar aos companheiros .. b..EXERCÍCIOS DE PORTUGUÊS . o tratava... . / .. b. juro que as pagarei. 9. / . PRONOMES Sempre me simpatizei com você. c. b. d.. d. ousou aludir ______ tão delicado assunto. e.. . assistir aos filmes . / . isso talvez explique o seu ______ humor. b.. devia à Lúcia . devia à Lúcia ... Pagaremos à conta assim que for possível. devia à Lúcia . de que. mau lhe queria. c.

a que A irmã não entregou o dinheiro ____ Pedro tinha direito. b. lá. a. a que em que. esse essas. ele e eu Aonde. com que Para ____. c. eu e ti Pegue ____ cadeiras que estão ____ bem perto de você e leve-as para ____ canto à esquerda. este essas. façamo-____ já. põe-no tira-nos. quem com que. mim mim. põe-nos tira-no. fazem-se excluindo-se. b. Se esse sapato te incomoda.fazem-se se excluindo. c. b. este CRASE 1. aí. b. d. à As. onde Maria trabalha. aquele estas. 10. e. a. mas isso não é motivo para ____ desistir. e. em que de que. ti a mim. e. a. eu 2. poderia-se. b. à Dê ciência _____ todos de que não mais se atenderá _____ pedidos que não forem dirigidos _____ diretoria. procurei-o Aonde. e. aí. Em ____ os bailes dos clubes. d. d. tu. procurei-o lembra-se. resolver o problema é mais difícil do que para ____. e. a a. a. aquele aquelas. a. poderia-se. lo tu e eu. c. ____ logo. no ____ vão chegar esses debates entre ____? a. 8. mim e ela Onde. ____ achar que ____ poucos festejos carnavalescos nesta cidade. 7. d. eu. e. em quem de que. se fazem _____ duas horas da tarde. Se é para ____ concluirmos o relatório. ti. o procurei lembra-se. a. a Às. à 3. d. a. a. poder-se-ia. à à. c. a. disse-me. O carnaval é uma das festas ____ mais gosto e ____ nunca deixei de ir. 6. b. e. c. e. poder-se-ia. 3. à. d. me disse. à. Correlacione: 6 . lo tu a mim. iremos _____ Igreja de São Bento a fim de acertarmos as providências necessárias ______ realização da quermesse. que que. d. e. b. apesar de ser ela a pessoa ____mais confiava. eu mim. c. a. c. eu e ela Onde. tu. tira-o. se fazem excluindo-se. a. lá. ____ fora. mim mim. a à. me disse. disse-me. e. à. aí. que. em cuja a que. cuja o qual. d. põe-lo tira-lo. a. põe-o tira-o. de que. estas. d. se poderia. põe-o As. mim eu.EXERCÍCIOS DE PORTUGUÊS 2. b. b. me disse. Nem sequer ____ das coisas que ____ quando ____. b. c. b. tu. ti. se excluindo. à. a Às. no ti e mim. se fazem se excluindo. a. lo tu e eu. a a. a. d. a Às. eu e tu Onde. à. e. 9. c. procurei-o se lembra. a. d. 4. se lembra. procurei se lembra. c. 5. a. c. em que de que.

b. sempre se fez __ custa dos territórios ultramarinos. mas também o capital propriamente dito. c. Ás vezes eu ia àquela fazenda a cavalo. à à. pela imagem invertida de uma relação (. 2.) que substituir (. __ partir das navegações. às.) uniformidade de indivíduo cidadão possuidor de alguns direitos e submetido (. Ele assistiu à sessão das 18:00. Correio Brasiliense. a a... Indo a casa. d. à. Indique a seqüência que preenche corretamente as lacunas indicadas com: De uma forma mais genérica. as. deixando os repórteres _____ meio quarteirão de distância. A menina correu até a árvore. a biotecnologia abre grande perspectiva um país como o Brasil.crase proibida 7. a 8. às. 1. c. (Mauro Santayana. à. Maria foi promovida a diretora. a. Correio Braziliense. a. (. a. a há. Deu a namorada uma rosa. Irei a Campinas no mês que vem.) deveres igualmente abstratos. c. b. a.. cheguei à Baia de Guanabara às cinco horas da tarde. a à. e. 4. à. à. d..) relações do indivíduo e do Estado. a. isto é. II..EXERCÍCIOS DE PORTUGUÊS a-crase obrigatória / b-crase facultativa / c. a ninguém mais. á.. à. Refiro-me a Joana D’Arc. Indique a seqüência que preenche corretamente as lacunas do texto abaixo: I I e II III II e III II a. (Alain Touraine. d.. 5. a a. as.” a. os aviadores foram calmamente assistir _____ sessão. 3. desligados das circustâncias sociais e culturais reais. Ele acordará a certa hora.. Todos. 9. fruto dos lucros e resultado do saqueio da natureza virgem. b. Hoje. a. a. à. 8. A calma era semelhante à que antecede a tormenta. c. e. os meninos assistiam a enchente. à. à.. 6. a. d. como roubados fomos no passado. à. No entanto. c. e. a. a. à. à. e. a a. Assinale a alternativa em que haja erro ou omissão de crase: a. às. à. 7. à. 4. Ele assistiu a sessão das 18h. a a. a uma. e. 9/8/97) a – a – à – às – a a – à – a – as – a a – a – a – às – à à – à – a – as – à a – à – a – as – à Qual ou quais alternativas são corretas? I. a. disseram a resposta. destinadas ao consumo ou __ produção que o finaciaram. à. A assistência a aulas é obrigatório. À janela. a. há. a à. com adaptações) Sua cara é igual a minha. à. o que reduz a vida social (. III. a . 5. de ricos bancos genéticos. a. Aqueles presentes foram doados a crianças pobres. 25/10/2000.. 6. depois voltaram _____ pressas. b.. Ele assistiu à sessão da 18:00 hs. à. das redes de comunicações e dos mercados. à. O nosso território foi dos primeiros __ ser saqueado em sua riqueza vegetal. à. 7 há. Assinale a alternativa cuja seqüência preencha corretamente os espaços: “Chamam _____ isto de aventura? Tão logo desceram _____ terra. b. d.. É necessário impedir que os produtos da flora e da fauna nos sejam roubados. 10. a. o governo está empenhado em aprovar uma proposta de emenda __ Constituição que facilitará a entrega de nossos recursos biológicos __ estrangeiros.) imagem centralizada e que tende (. A história nos mostra que o desenvolvimento econômico europeu. á. Não foram apenas as matérias-primas. a. Vou constantemente a casa de José.) mais direta possível entre a identidade pessoal ou coletiva e o universo aberto da técnica. à. a.

à. bastante e. alertas. a. Aquelas mulheres falam muito______. (Adaptado de Enciclopédia Compacta de Conhecimentos Gerais – Isto É – p. . proibido 6. a. conduzindo _____ queda de preços e _____ produtos e serviços de melhor qualidade. d. a. menas. rápido bastante. a. bastante. d. às. as. proibido quite. proibida quites. caro. a. À. menos. menos. a. à. por exemplo. d. c. a. à. à. que enviaram ____ às procurações.204 e 205) a. As informações prometidas seguem ______ a esta carta. anexos. c. 3. Assinale a frase incorreta quanto à concordância nominal: 8 . à. 1. e. 2. bastantes. bastante. bastante. b. O contrário acontecerá __(6)__ empresa que tiver registrado número de acidentes muito acima da média do seu setor. b. à. a. . a. b. a. à. a. 10. a. bastantes. proibida quites. à. a. age como um incentivo _____ eficiência e ao espírito empreendedor. c. anexos. a. pior. à. Havia _____ pessoas do que o previsto. anexo. à. 1. a. menos. as. Seus propósitos estão _____ claros. bastante. rápida bastantes.Paulo) a. bastante Estou _____ com vocês. as. a. a a. mesmo. anexas piores. Os soldados estavam _____. a. b. as. à. esta é a única tentativa possível. Saboreamos _____ guloseimas naquela festa. à. mesmas. caras. à. a. Assinale a opção que preenche corretamente as lacunas. caras. à. 1. 2. meia alertas. às. 3. à bastantes. 3. 1. A. e. bastante. 3. quite. à. mesmo. bastantes. meio alertas. A. a. CONCORDÂNCIA NOMINAL a. bastante. a. bastantes d. pode vir __(5)__ pagar menos. meio 4. rápido bastante. (O Estado de S. 1. as. Elas ____ providenciaram os atestados. anexas piores. anexo. d. rápido bastante. a. 3. às. anexos. 2. às. caro.EXERCÍCIOS DE PORTUGUÊS c. anexo pior. a. à. às. à. longe se ser perdulária. caro. c. a. d. Assinale a opção que preenche de forma correta as lacunas do texto: Está em exame na Casa Civil anteprojeto de lei que instituirá um sistema de incentivo __(1)__ redução dos acidentes e de punição das empresas que submetem seus trabalhadores __(2)__ risco. 2. bastantes. à à. e. a. e. . e. mesmas. proibida quites. Ela estava _____ ansiosa. 2. à. bastantes b. como instrumentos ____ para os fins colimados. dependendo do caso. e. a. Uma empresa que esteja abaixo da média nacional de acidentes. meia alerta. rápidas Por _____ que sejam as conseqüências. a. Aquelas casas custaram _____. a. b. . b. à. c. Os defensores de sistemas de iniciativa apontam _____ ineficiência e _____ rigidez geralmente associadas _____ burocracias governamentais (economias estatais) e sugerem que _____ competição. a. meio alerta. anexo piores. à à. bastante 9. à. A. À. É _____ entrada. à. menos. d. Eles eram ______ espertos. mesmas. Ela poderá ter __(7)__ alíquota duplicada. __(3)__ intenção é reduzir pela metade ou dobrar __(4)__ alíquotas de contribuição para cobertura de acidentes trabalhistas. c. anexas 5. à. a a.

d. d. . aquela em que a concordância nominal está em desacordo com a norma culta é: a. Por interesses econômicos. c. A vantagem e o privilégio ilegítimo estão arraigados. o pai e eu. d. Concordância Verbal – Única frase errada: a. c. Vínhamos da missa ela. 7. assinale a opção em que a forma entre parênteses não completa corretamente a lacuna da frase: e. e. d. Os documentos devem ser enviados anexos à carta. Nunca tolerou as meias verdades. Estão arraigadas a vantagem e o privilégio ilegítimos. 04. b. b. Esses argumentos valem por si sós.EXERCÍCIOS DE PORTUGUÊS b. e. b. Concordância Verbal – Única frase errada. O privilégio e a vantagem ilegítima estão arraigados. Estão arraigadas as vantagens e os privilégios ilegítimos. Foi eu que contou a novidade. 8. As janelas daquela casa abriram-se por si mesmo. e. d. Vossa Alteza conheceis vosso povo. Ela está meio abalada. Fui eu que te emprestou esse livro. Remetemos anexas as provas. d. e. Fui eu quem venceu a corrida. Nem sempre são _____ em nosso país as normas sobre o emprego de inseticidas industriais.” Das seguintes alterações da frase. Tu e Joana sabeis a matéria. b. c. Seguem anexo as cópias. mas as minhas palavras não passarão. N. Quinhentos cruzeiros é pouco. b. Ela mesma não sabia se as declarações deviam ir ou não anexas. (divulgados) e. c. e. Assinale a frase em que há erro de concordância nominal: a. Podem ficar irremediavelmente _____ tanto a flora quanto a fauna das regiões em que se faz uso intensivo de inseticidas químicos. d. d. c. a concordância verbal está incorreta. exceto: a. Tendo em vista as regras de concordância. (observadas) c.. Os filhos são tais qual o pai. minha mulher e eu.) arraigados. b. Vão anexos os documentos. O bilhete e as cartas estavam anexos ao processo. Acontece coisas esquisitas neste mundo: hoje vi uma delas. em toda esta cidade. Aqui reinam as tristezas e o ódio. Deveriam ser melhor _____ entre nós os metódos e as técnicas de controle biológico de pragas. Assinale a frase incorreta quanto à concordância verbal: a. e. abaixo. (observadas) Passará o céu e a terra. Tu e eu iremos amanhã à Faculdade. b. CONCORDÂNCIA VERBAL 01. Os privilégios e as vantagens ilegítimas estão arraigados. 03. Cada um deles trazia sua contribuição. Qual de nós chegamos primeiro ao topo da montanha? Os Estados Unidos representa uma segurança para todo o Ocidente. Seguem anexas as figuras. Tu e ele sereis convencidos de que andais em erro. a. Em todas as frase. b. (relegados) d.a. c.. c. A história que vou referir só a sabe. “Os privilégios e interesses ilegítimos estão (. 02. Já foram _____ em várias partes do mundo graves desequilíbrios ecológicos decorrentes da aplicação abusiva de agrotóxicos. têm sido _____ a segundo plano os meios biológicos de proteger a lavoura contra a ação dos insetos. (prejudicadas) a. 10. As provisões foram bastantes para as férias. Esta foi uma das cidades que mais sofreu com as inundações. a. 9. 9 Sois vós quem pagará a conta. Opção incorreta quanto à concordância nominal: a.

contém. e. Porém. tem poderão. a. impeça. impeça. revêem. d. A lacuna deve ser preenchida apenas pela forma plural do verbo colocado nos parênteses na frase: 09. “barco” e “bebedouro”. contém. intervêem convém. intervêm convém. a. impeçam. Tratavam-se de questões fundamentais. Cada qual faz como melhor lhe ______. 3. _____ outros barcos. b. c. d. têm poderão. Não ______ existir barreiras que ______ o estudo e a aprendizagem daqueles que ______perseverança. Já se acredita mais em milagres. d. impeça. uma caneta e uma borracha. e. 05. contém. Sobrou-me uma folha de papel. b. e. c. contêm. (sobrevoava/sobrevoavam) Depois. b. não podem haver cidadãos conscientes. João com um velho amigo de infância passaram por aqui. 06. tem poderão. e. d. “livros”.EXERCÍCIOS DE PORTUGUÊS c. Recebei. têm poderá. Dadas as frases: 1. 10. Assinale a opção que preenche corretamente as lacunas da frase apresentada: 1. _____ em redor a ramagem das mangueiras. (apareceu / apareceram) Viu uma nuvem de gafanhotos que ____________ a plantação. convém. e. os protestos de nossa estima. d. Creio que duzentos mil cruzados são o suficiente. (surgia / surgiam) Um bando de mulheres. Comprou-se terrenos no subúrbio. d. Quantos de vós estais dispostos a ir? A maior parte dos nossos alunos não conhecem estas determinações. (está/estão) Um estranho grupo de esfarrapados _____ na rua de cima. I. As palavras “aguardente”. c. d. intervêm convêm. Vossa Excelência. Sem educação. II. contém. O que eu desejo é que neste exercício não haja dificuldades. a. com grandes varas. Eles sempre ______ nos negócios do pai. quanto ao processo de formação. b. 10 composta derivada derivada composta composta composta derivada composta composta composta – primitiva – primitiva – – primitiva – primitiva – – derivada – primitiva – – derivada – derivada – – derivada – derivada – . e. revêm. e. Obedeceram-se aos severos regulamentos. b. têm Apenas a I está correta Apenas a II está correta Apenas a III está correta Todas estão corretas Todas estão erradas c. 2. intervém convêm. intervêm ESTRUTURA E FORMAÇÃO DA PALAVRA 07. classificam-se respectivamente em : a. III. impeçam. 4. c. revêem. Sem a educação. revêem. Não se cogitou novos aumentos salariais. 08. O que ______ estes frascos? Neste momento. todos brancos e silenciosos. revêem. e. b. Reformam-se ternos. Assinale a frase que encerra um erro de concordância verbal: poderá. (batia/batiam) Indique a opção correta: a. a. c. não podem haver cidadãos conscientes. b. c. d. a. Precisam-se de datilógrafas. os teóricos ______ os conceitos. a maior parte das coisas não _____ nas barracas.

acorrentar – esburacar – despedaçar amanhecer solução – passional – corrupção visionário enrijecer – deslealdade – tortura vidente biografia – macróbio – bibliografia asteróide acromatismo – hidrogênio – litografar idiotismo – a. o número do par de operadores lógicos abaixo que preenchem corretamente as lacunas.. – e. Dentre os plurais de nomes compostos aqui relacionados. pão-de-lós. e.pães-de-ló. 8. – b. e. Perguntou-me se eu poderia terminar o trabalho.Qual? a. derivação regressiva. composição por aglutinação. restritivas. a letra da seqüência numérica correta: (. o trabalho autônomo ou independente. respectivamente. c. 11 . o quadro dramático da exploração humana não é mais tolerável nos dias que correm. O plural couve-flor.. N. Superadas estão. 5. em seguida. derivação parassintética.d. amorperfeitos (. c. Os resultados chegaram demasiadamente atrasados. A elevação do valor ético do trabalho humano é. A opção em que há um advérbio exprimindo circunstância de tempo é: couves-flores. composição por justaposição derivação regressiva. Possivelmente viajarei para São Paulo..EXERCÍCIOS DE PORTUGUÊS 2. 7. 6. b.. eu terminaria o trabalho. b. há um que está errado. Assinale a alternativa onde existe uma conjunção condicional: a. b. composição por parassintética composição por justaposição. _____. por: a.. pães-de-ló. pão-de-ló e amor-perfeito: a.) ______ as nações hoje em pleno desenvolvimento tenham feito uma revolução industrial sem respeitar o Direito do Trabalho. Ele se desculpou pela falta cometida. pão-de-lós. Escreva diante de cada texto. as antigas denominações de Direito Industrial e Direito Operário.) A divisão do Direito conhecida sob o título – Direito do Trabalho – tem por objeto a exposição de princípios e normas de direito que regem as relações de trabalho subordinado. d. pão-de-lós. adaptado de Hélio Maranhão. d. c. Não sei se vou conseguir chegar lá..a. _____ . derivação sufixal. c. amoresperfeito couves-flores. composição por aglutinação composição por justaposição. derivação regressiva derivação parassintética... Assinale a série de palavras em que todas são formadas por parassíntese: a. e.. amoresperfeitos couves-flores. _____.. e.. As tarefas foram executadas concomitantemente. 4. – c. Assinale.) A denominação – Direito do Trabalho – tem hoje. d. do trabalho prestado por uma pessoa a outra sob a dependência desta. (. amores perfeitos couve-flores. b. – d. d. N. e.. escolas-modelo quebra-nozes chefes-de-seções guardas-noturnos redatores-chefes b. d. “corredor” e “sacarolhas” são formadas. Se houvesse tempo.a. derivação prefixal c. _____ o Direito do Trabalho se aplica aos empregados de todas as categorias. As palavras “perda”. Maria tinha aproximadamente 15 anos. o apoio quase unânime dos autores que tratam das relações de trabalho subordinado.d. 3. uma conquista definitiva da civilização. composição por justaposição. derivação sufixal.amoresperfeito couves-flor. _____. Exclui-se.

6 6. mas excluídos do INSS. O objetivo máximo da economia é satisfazer as necessidades humanas de produtos.. 2. entre os quais os 40 milhões da economia informal. que interessa às passadas . _____ 10 milhões de servidores públicos civis e militares. 1. 4. em 97) e municípios (4. 5 4.) O trabalho subordinado não engendra. 6. b. as relações fundamentais que vinculam as duas partes individualmente. d. _____ 4 milhões da Previdência Complementar aberta. Não é possível que uma questão dessa magnitude – o pacto entre gerações. a.204 e 205) (. d.Isto É--. 6. (1) (2) (3) (4) (5) (6) como / para / assim de / de qual / desta forma por que / porque / enquanto de que / em que / para que de como / de modo a / embora 5.7 milhões de contribuintes ativos. b. 5. 2. tornaram-se. c. também. 4. (. 9. assinale a opção correta: A questão da Previdência Social deve ser recolocada na sucessão presidencial. 4. _____ origina. apenas. 10. c.EXERCÍCIOS DE PORTUGUÊS (naturais. ______ as necessidades sejam praticamente ilimitadas... Deixou. _____ alcançar o nível mais alto possível de satisfação da procura ilimitada da sociedade por bens e serviços.8 milhão). os quadros do Direito comum. _____ nas associações profissionais e sindicatos. insuficientes para compor os conflitos de interesses resultantes das relações de trabalho subordinado. presentes e futuras – continue. reduziu. capital e tecnologia) são escassos. 3 Assinale a opção que preenche corretamente as lacunas do texto: a. 4. Em relação às lacunas do texto. 3.) Com a expansão econômica decorrente da Revolução Industrial. a importância relativa do trabalho. d. de estados (4. e. _____ anonimamente. de ser necessário como no tempo do artesanato por sua habilidade individual. _____ ter surgido um novo sistema legislativo e um novo ramo do Direito – o Direito do Trabalho. 12 Como são informações de natureza numérica..4 milhões de participantes dependentes e 558 mil participantes assistidos. 3. _____ 6. 1. A economia lida com o problema _____ usar de maneira mais eficiente possível todos os recursos disponíveis de um país.. os recursos b. 3.0 milhões de brasileiros que estão na População Economicamente Ativa – PEA. 1.0 milhões. 5 2. O trabalhador continuou a ser solicitado.. aproximadamente. c. 4. em massa. 2. A questão é que. _____ 60. Devido à regência da forma verbal “diz” todas as lacunas devem ser preenchidas com a preposição de. 6.. (Adaptado de Enciclopédia Compacta de Conhecimentos Gerais. _____ 26. mão-de-obra.anasps) (.. da União (1. individualista. 1.0 milhões.6 milhões da Previdência Complementar fechada – 1. basta preencher as lacunas com o artigo feminino singular. socialmente.) A introdução da máquina. relações entre os assalariados no seio da empresa onde trabalham. só no Sistema Geral de Previdência Social – o INSS. fora da pauta da sucessão presidencial. A regência da palavra “respeito” exige que as duas primeiras lacunas sejam . criando nova técnica de produção.7 milhões de participantes ativos. 1. 2. o artigo masculino é obrigatório.. _____. e. Uma questão que diz respeito ____ 20 milhões de beneficiários – aposentados e pensionistas. ASSIM / PORQUE MAS / OU ISTO É / POIS CONQUANTO / DECERTO POIS / DAÍ PORÉM / PORTANTO A seqüência numérica correta é: a.... Já que todas as informações têm a mesma função sintática. _____. em 97. como sempre aconteceu. (Adaptado de Paulo César de Sousa – www. 5 3.

a. precaviu intervindo. Todas as lacunas podem ser preenchidas com preposição e artigo masculino plural: aos. contivesses 8. d. b. 5. c. passeamos passiemos passeemos passeiemos passeiamos a. obtém-se a forma verbal. b. intervindo. se vier a São Paulo. b. duvides Assinale a alternativa em que uma forma verbal foi empregada incorretamente: c.contesses intervido. Transpondo para a voz ativa a frase: Esses trabalhos deveria ter sido realizado por especialistas. pagarei a dívida. proveu precaveu. A frase negativa que corresponde : Põe ne-la todo o incêndio das auroras. precaveio intervido. c. a. intervido. A população ______ -se em tempo: economizou e ____ as necessidades alimentares de todos. talvez ____ os ânimos da turma. b. b. Sem que ninguém tivesse ____o próprio menino ____ -se contra os falsos amigos. a. Se eu for tarde. VERBOS 1. precaveu intervido. Se vir o tal colega. c. Quando você vir Campinas. c. Se a duplicata estiver certa. a. d. proviu precaviu. d. realizariam deveriam ter realizado seriam realizados deveriam realizar foram realizados 10. e. contivesses intervisto. 2. b. Transpondo para a voz passiva a frase: A água foi destruindo pacientemente a rocha. d. precaveu. e. e. esperem-me. destruiu fora destruída era destruída ia destruindo foi sendo destruída Creias. Não pondes nela todo o incêndio auroras. mas nem sempre ____ dos outros. e. Se eu vier cedo. erro de novo. ficará extasiado. aguardo-o. e. Quando eu reouver o dinheiro. Não põe nela todo o incêndio auroras. a. precaveio intervindo. e. duvide Crê. Flexão verbal incorreta: 13 das das das das das . 4. Se tivesse ____ mais cedo. e. Ele trará o filho. duvides Crê. paguemna. contesses intervindo. d.EXERCÍCIOS DE PORTUGUÊS e. c. e. obtém-se a forma verbal. precaveu ____ em ti. ORTOGRAFIA 6. a. b. proveu precaveio. d. preenchidas com em e as seguintes com de. o réu será absolvido. b. d. b. a. e. falar-lhe-ei. proveu O médico quer que ____ ao ar livre. c. duvidas Creias. Não põem nela todo o incêndio auroras. c. duvidas Creia. Não ponha nela todo o incêndio auroras. d. a. d. proviu precaviu. a. b. Não ponhas nela todo o incêndio auroras. Se eu pôr o verbo no plural. Se a testemunha depor favoravelmente. contesses intervindo. d. 9. c. 7. evitando a briga. 3. O superior interveio na discussão. c. e.

Com o intuito de _____ o trabalho. na sessão policial do matutino. tenção.. Foi graças a interseção do Diretor que consegui renovar a matrícula. que “o criminoso cozera o desafeto a faca”. censo conserto. 4. b. cessão.. licença infringir: transgredir. finalisar – improvisar finalizar – improvisar finalizar – improvisar finalisar – improvisar finalizar – improvizar 7. Entre os índios.. 2.. e. Leia as frases abaixo: Assinale a frase gramaticalmente correta: a. na humanidade e a deixa.. c... senso Assinale. hesitante expectativa. Ele fez ao filho a . não são ignorantes. e. incipientes... pesquisar – analisar – 5. exitante Assinale a alternativa em que a frase esteja gramaticalmente correta: a. e.. De tempo em tempo se faz um novo..a 14 conserto.. ficaria e . d. e. governadores e autoridades fazendárias federais nos últimos três anos – talvez vale a pena perguntar como. onde onde. d. 8. d. d... b. seção.. tensão. infligida inflingiu. onde n. aonde. violar cozer: cozinhar ratificar: corrigir cassar: anular a.. aonde aonde.. Assinale a única alternativa que possui sinônimo equivocado: a. 4. hezitante espectativa.. c. d.ia e . d. quanto ao futuro..da população. tenção. Apresentadas aquelas provas concludentes. b. A .. eu poderia encontrá-lo.. insipientes. a. a pior ofensa era ser tachado de covarde. infringida infringiu. 1.. b.. c. inflingida infligiu. Ele _____ a Regra Três... 2. pesquisar – analizar – e. e.EXERCÍCIOS DE PORTUGUÊS 1.. Mas porque não veio ontem? Não respondi porquê não sabia... c.. por isso lhe será ______ a pena correspondente..... o réu foi absorto. Assinale a alternativa que preencha os espaços corretamente. infringida 9. Eis o porque da minha viagem... onde.. sessão. hesitante expectativa. de um ponto de vista . 3. Li. e. e. d... de uma guerra nuclear provoca uma grande . b. c. tensão. secção.d.. censo conserto. aonde onde. b. da máquina..... espectativa. b.. cessão.. aonde.. dispensa: isenção.. censo concerto.. Não sei por que discutimos. Ele não veio por que estava doente. c. Assisti a um . o aluno recebeu algumas incumbências: _____ datas. aonde.. 3. infringida infringiu. Marque o conjunto que completa corretamente as lacunas da frase: Perguntei ao João Alves. _____ o conteúdo e _____ um estilo mais moderno. a. incipientes. pesquisar – analisar – b. c. infligiu. a que corrige adequadamente o erro do trecho seguinte: Antes de digladiar sobre como os novos impostos deveriam ser distribuídos entre as três esferas de governo – questão que consumiu a melhor parte dos humores e energia de prefeitos. pesquisar – analisar – c. onde. entre as substituições propostas. exitante espectativa. de uma parte das terras. A falsificação de minha rúbrica não convenceu a ninguém.. pesquizar – analisar – d. Escolha a alternativa que oferece a sequência certa de vocábulos para a sequên-cia de lacunas: a. tenção.. a. Os . 6. censo conserto. incipientes... incipiente..

Ora. Se a emissora descomprir a faixa. a portaria ministerial estabelece que “fica terminantemente vendada a exibição em horário diverso do permitido” dos programas pelas emissoras de televisão. A preocupação maior volta-se para os fillmes violentos. nos horários compreendidos por elas. Os principais destinatários da decisão do Poder Executivo não são as emissoras. deixando por um momento de lado as complexidades do federalismo fiscal. d. PONTUAÇÃO “Interferências demagógicas de governos.N. pela Marco Zero. É forma restritiva de direitos. aos sensores estabelecer faixas de horário de exibição. mediante requerimento do ofendido. (LEIA. a vírgula foi empregada para separar: a. c. b. os menores de idade indicados não devem assistir aos programas. agosto/89. para os eróticos ou pornográficos e mesmo para os programas que terminam como massa de manobra para aumento de audiência. Usa-se vírgula para separar o adjunto adverbial (de certa extensão).Filmes. (Folha de São Paulo. 05/10/89. é o argumento do filme.Werneck-O Estado de S. agregado. arma-se uma outra briga: o alvo.14) “O bom humor voltou à vida de Arraes depois do encontro com Brizola na semana passada. p. francesas e americanas começaram a assediar o agente literário Thomas Colchie. sem qualquer exceção. Em “Senhor Rubião. Emprega-se a vírgula para separar o aposto explicativo As subordinadas adverbiais iniciais são separadas por vírgula. da qual Márcio de Souza é diretor apenas começou”. (Adaptado de Rogério L. p. Poderão sempre dizer à sociedade que. sócio principal da produtora J. c. e. 27/10/2000) Indique o trecho que apresenta erro quanto ao emprego dos sinais de pontuação: a. c.(Folha de São Paulo. o sujeito de seu predicado. e. 3. O limite admitido pela Constituição se restrinje à natureza indicativa de normas legais ou administrativas. d. agosto/89. c. p. (LEIA. levaram o Sistema Brasileiro da Habitação à falência em que hoje se encontra”.F. p. que não resistirá à crítica do judiciário. d. e. Cabe. que responde pelo escritor brasileiro na França”.A-4) “Mas a disputa pelos direitos do livro a ser editado no Brasil. que será escrito pelo romancista amazonense Márcio de Souza”. Assinale o trecho que não contém erro de ortografia ou de emprego de vocabulário: a. Exatamente o que conversaram os dois políticos ninguém sabe”. 05/10/89. A-4) Separa-se por vírgula. e. d. Vejo aí uma inconstitucionalidade. d. poderiam ser os R$131 bilhões arrecadados de forma mais racional. mas a sociedade em geral. agora. 15 vocativo aposto termos coordenados termos pleonásticos sujeito simples Aponte a alternativa teoricamente errada: a. nenhuma punição lhe poderá ser imputada. p.14) “Ao lado da disputa pelos direitos de filmagem da vida do líder seringueiro Chico Mendes. Eventual punição só é adimissível em juízo.Enfraquece os fins almejados pela boa intenção que os inspirou. 2. evidentemente. . b. b. digladiar por degladiar sobre por a cerca da forma entre por dentre vale por valha poderiam ser por poderia ser c. ideológica e artística.14) “O convite veio de Jofre Rodrigues.EXERCÍCIOS DE PORTUGUÊS 1.Paulo. b. (LEIA. mande parar o carro”. 10. O artigo 220 proibe toda e qualquer censura de naturesa política. editoras alemãs. agosto/89. b. Assim que a notícia foi divulgada na Europa. Substituir: a. quando deslocado. pois.

compareci à agência de turismo. 1200. O que serve de vacina contra o crime é a certeza da punição. Controle e Auditoria Governamental com Enfoque em Auditoria Operacional. b. em benefício. VEJA. a. b. fosse pelo desânimo. é uma condição observada por auditores. Leia o texto abaixo para responder as questões de números 02 a 04: No Brasil. e. constitui ela a premissa básica sobre a qual se fundamenta a descoberta de um fato. Rua Direita. Curitiba. que parece possível reduzir os custos ou melhorar os resultados de programas. em geral. Tarde e aborrecido. Professor. c. “Observar” é usado aqui em sentido amplo. como se tem visto. cada vez que ocorre uma violência que chama a atenção da sociedade. d. (. Não aceitamos tarefas que se apresentem incompletas. Diante do juiz o advogado reiterou. Peço-lhe desculpar-me e que não mencione esse fato. não entendi a última parte. Não adianta criar pena de 100 anos. um clamor por penas mais pesadas. Feliz é o homem que obedece aos mandamentos de Deus. d. acabou de se consagrar campeão olímpico. d. Assinale a alternativa em que as vírgulas devem ser colocadas: a. Indique o período inteiramente correto quanto à pontuação: a. b. Maria Luisa que era nervosa e mulher. TEXTO 1. Qualquer que seja a condição observada – seja positiva ou negativa – nas auditorias. com adaptações) Separam-se por vírgulas as orações subordinadas adjetivas explicativas. 4.” (O Estado de São Paulo). o candidato venha a renunciar. análises e outras técnicas. O aluno que estuda alcança boas notas. 5. Os pacotes. em mais de uma semana. A alternativa em que o efeito expressivo decorre do mesmo expediente sintático semântico observados acima é: Esse fato. que deveria fazer. surge um pacote. em casos em 16 . 28 de julho de 1983. Ula. e. c. d. As penas mais pesadas também são uma bobagem. Fosse pelo cansaço. Aos homens que são racionais coube o domínio da natureza. Tirei o passaporte. e para minha surpresa me disseram que. não resolvem nada. 05/03/2003) Indique o perído com pontuação incorreta: a. Paulo. viesse a lhe dar alta. abrangendo não somente o que os auditores vêem. é preta.) como que se retira tarde do espetáculo. esse deve ser o ponto central da elaboração de planos para realização da auditoria e coleta das informações necessárias. da maior união no partido.de Oliveira. que seu cliente ainda não reunia as mínimas condições para depor.. c. contrariando todas as expectativas. e. a cachorra dinamarquesa da fazenda. c. c. buscando animar o doente disse-lhe que talvez. O planejamento para execução de auditorias operacionais. Passados os primeiros dias de recuperação o médico. 7. “Palmeiras perde o jogo e a cabeça na Argentina. mas o que depreendem de debates. São o que chamamos de “legislação do pânico”. b. b. O dicionário que comprei contém mais de trezentas mil palavras. Houve erro de colocação da vírgula na alternativa: a. já haviam sido vendidas. d. e.. 6. segundo dizem. Foste aí pela estrada da vida manquejando da perna e do amor. (M. Assim. as passagens para a Espanha. É possível que. dali a três dias. normalmente começa com a identificação de um fato a ser descoberto. o fato é que: não pude ler toda a bibliografia da prova.EXERCÍCIOS DE PORTUGUÊS e. em tão complicado processo.T. (Alci M.Bastos.

diga-lhe que estou bem. C 7. d. E 8. surge um pacote. D 3. B b. B 4. A 6. c. C 10. ocorre no Brasil. C 7. b. No Brasil. A C B C 5. e. B 6. 2. A 9. A 3. D 8. D 8. inibem-se a violência e o crime. C 2. Já não o encontro mais diariamente. A 8. Surge um pacote. Quando há real perspectiva de castigo. C 8. que uma violência. E 2. e. que uma violência que chama a atenção da sociedade. A 7. E 3. A 17 2. C 9. Ocorre que no Brasil. E SEMÂNTICA b. E Nós lhe trouxemos um belíssimo brinquedo. E 9. d. b. REGÊNCIA VERBAL 1.C 1. surge um pacote. C 6. surge um pacote. A alternativa que substitui adequadamente a expressão destacada é: 4. a palavra pacote deve ser entendida como: pequeno embrulho engano conjunto de medidas legais maço de dinheiro confusão GABARITO Assinale a alternativa que interpreta corretamente o ponto de vista do autor do texto. B 7. A 4. O prêmio não lhe trouxe muita alegria. um clamor por penas mais pesadas cada vez. FONOLOGIA 1. chama a atenção da sociedade. B 2. Nesse contexto. um clamor por penas mais pesadas cada vez que. A 6. 4. menores os índices de criminalidade. no Brasil que chama a atenção da sociedade. D A sociedade brasileira costuma solicitar rigor na punição de todos os crimes. A . 3. uma violência. A 10. D 5. C 9. 3.A 5. c. C 9.B 6. D CONCORDÂNCIA NOMINAL 1. d. 2. Cada vez que ocorre uma violência. A 6. B 7. haja vista as últimas rebeliões nos presídios. C 3. c. 7. 5. ocorre. E ANÁLISE SINTÁTICA 01.D 1. C 5. 4. um clamor por penas mais pesadas. Alterando-se a ordem das palavras da frase inicial do texto. D PRONOME 3. C 3. D 1. que chama a atenção da sociedade. A 2. C. e. a. C 8. B 10.EXERCÍCIOS DE PORTUGUÊS 2. E CRASE 1. C 10. a. Quando você o vir. a. e. D 4. Somente a criação de uma “legislação do pânico” pode acabar com os crimes. B 7. D 5.D 2. d. d. 4. 10. cada vez que ocorre uma violência que chama a atenção da sociedade. A 9. c. b. O sistema carcerário brasileiro está falido. Quanto maior a pena aplicada. C 4. E 10. A 4. 3. E 5. a. B 6. A 10. um clamor por penas mais pesadas cada vez. A 9. A 5. A edição de novas leis pode amenizar a criminalidade no Brasil. Surge um pacote. o sentido fica mantido e a pontuação correta em: a.A 6. A 8. por isso veja por exemplo em virtude disso explica c. C 5. um clamor por penas mais pesadas no Brasil.

C 7. D 6. E 5.A 5. C 5. E 4. B 8. E ESTRUTURA E FORMAÇÃO DA PALAVRA 1. E 6. A 6.EXERCÍCIOS DE PORTUGUÊS 7.C 3. C PONTUAÇÃO 1. E 10. E 9. D 10. C 8. B VERBO 1.E 5. A 9. D 4. E 6. E 2. B TEXTO 1. B 2. E 3. A 9. B 9. B 18 . B 5. B 4. C 3.A CONCORDÂNCIA VERBAL 1. A 7. C 2. D 7. D 8. E 3.B ORTOGRAFIA 1. D 3. B 10. D 4.C 5. E 7. A 4. B 2. D 8. A 7. A 6. C 9. B 2. A 3. C 10. C 10. D 4. A 2. A 8.