You are on page 1of 60

Redmine

Simplificando a gestão de projetos

28-08-2014

Sobre o palestrante
Eliel Gonçalves
Formação técnica em processamento de dados e graduação em
tecnologia em processamento de dados.
Possui 15 anos de experiência em TI.
Trabalhou como consultor, instrutor de informática.
Ingressou na Unicamp em 2001. Atua como arquiteto de sistemas.
Participou de diversos cursos/treinamentos e eventos técnicos.
Ministrou treinamentos em TIC(Java e Java EE) para a Unicamp e recentemente Redmine para o
CCUEC, presta consultoria técnica a diversos projetos.
Nos projetos participa de atividades que tratam requisito não funcional (concorrência, alto
desempenho, disponibilidade e volume de dados).
Tem realizado estudos: ferramentas, infraestrutura, virtualização, cloud, metodologias ágeis e
diferentes linguagens de programação.

Agenda
Gestão de projetos
 Algumas formas/ferramentas utilizadas para o
gerenciamento
 O que devemos nos preocupar na escolha de
uma ferramenta
 O que é Redmine
 Principais funcionalidades
 Conceitos básicos
 Descrição macro dos módulos
 Criar um projeto, planejar tarefas, registras horas
 Utilização voltada a metodologias ágeis

Gestão de projetos Em administração de projetos gestão = gerenciamento. O gerenciamento de projetos se resume em aplicar(conhecimento. através da alocação de recursos técnicos e humanos. habilidade e técnica) na elaboração das atividades visando atingir um conjunto de objetivos prédefinidos em um certo prazo. . Projeto = Conjunto de atividades temporárias(início e fim definidos no tempo) destinadas a produzir um produto. serviço ou resultado único. com um certo custo e qualidade.

Algumas formas/ferramentas utilizadas para o gerenciamento .

Papel .

Tickets .

Planilha .

Gantt .

MS Project .

JIRA .

O que devemos nos preocupar na escolha de uma ferramenta .

. interface amigável. Custo. Fornecer informações relevantes a tomada de decisão. Ser customizável a sua necessidade. Centralizar as informações do projeto.Pontos importantes a avaliar       Facilidade de utilização. Ter funcionalidades necessárias.

Planejamento. Utilizando plugins facilita o gerenciamento de projetos com metodologias ágeis: Scrum backlogs. arquivos. quadro Kanban. . acompanhamento e workflow da execução das tarefas. é software livre(GNU General v2 – GPL). Suporta diversas funcionalidades primordiais ao gerenciamento e construção do projeto: gestão de versões.O que é Redmine Redmine é um software para gerenciamento de projetos altamente flexível. documentos. repositórios. gráfico burndown … e muitos mais.

 Controle de acesso flexível baseado em papéis.Principais funcionalidades 1 Suporte a múltiplos projetos.  Notificações por e-mail.  Notícias.  .  Wiki para o projeto. documentos e arquivos. com possibilidade de herança de projetos.  Gráfico de Gantt e calendário das tarefas.

Darcs e sistema de arquivos). CVS.  Integração com repositórios SCM (SVN. Bazaar. Mercurial. Git.  Possibilidade de customizações: campos personalizados.  .Principais funcionalidades 2 Fóruns para o projeto.  Controle de tempo / Registro de horas.

Principais funcionalidades 3
Suporte a autenticação via LDAP;
 Suporte a vários idiomas;
 Suporte a múltiplos bancos de dados;
 Indexação automática de tudo que é
adicionado no Redmine facilitando as
buscas;
 Suporte a adição de centenas de
plugins.

Conceitos básicos


Módulo = Uma funcionalidade ou um conjunto
de funcionalidades;
Tarefa = Atividade de projeto;
Aba atividade = Histórico de eventos do
projeto;
Versão = Um entregável com data de início e
fim, contendo um conjunto de tarefas;
Release = Conjunto de versões.

Descrição
macro dos
módulos

relatórios de horas.  Membros do projeto.  Acesso ao gerenciamento do tempo gasto. .Aba Visão Geral Agrupa informações principais do projeto:  Status das tarefas.

Tempos gastos . Documentos. Changesets.Aba Atividade Lista um histórico resumido das atividades realizadas podendo ser agrupadas por: Tarefas. Mensagens. Notícias. Arquivos. Edições Wiki.

. permitindo editar rapidamente informações das tarefas através de menu. Permite realizar diversos filtros de pesquisa e customizar colunas para exibição.Aba Tarefas Lista as tarefas do projeto.

Aba Nova Tarefa Permite a criação de tarefas com tipos padrão ou customizados. Arquivos (Upload). Suporte e Tarefa. Funcionalidade. . Observadores (Lista de usuários que acompanharam a tarefa). Demais campos: Situação. exemplo: Defeito. Tempo estimado Horas. Início. Prioridade. Tarefa pai. Data prevista. Atribuído para.

Gerenciamento do Tempo .Registro de horas / Relatório de horas trabalhadas .

Aba Gantt Exibe uma planilha calendário do tipo gant. zoom. . etc. com o planejamento e percentual de conclusão e relacionamento das tarefas a serem implementadas. Possibilita utilização de filtros.

Permite adicionar filtro como mês/ano e demais filtros. .Aba Calendário Exibe um calendário com o planejamento (início e fim) das tarefas.

É possível configurar o Redmine para enviar email aos membros do projeto. além de permitir comentar cada mensagem. .Aba Notícias Permite a adição de notícias referentes ao projeto. e toda a mensagem fica armazenada no mesmo.

.Aba Documentos Permite a adição/upload de documentos referentes ao projeto vinculados a uma categoria de documento.

percentual de realização e as tarefas associadas a versão. .Aba Planejamento Exibe informações do planejamento das versões com data de início e fim.

com sub-divisões e suporte ao histórico de modificações com diff visual. . índices. etc. Fóruns Lista os fóruns de discussão criados pelo administrador/gerente para o projeto.Demais abas 1 Wiki Permite criar um Wiki específico do projeto.

Demais abas 2 Arquivos Permite realizar upload de arquivos. Repositório Mostra os repositórios configurados (SCM). . Configurações Permite modificar o projeto criado.

Administração .

Acionar o link Projetos no topo da página ou. caso já esteja dentro de um projeto.Criar projeto 1 1 . acionar o link Novo subprojeto. .

Preencher os campos (Nome. . Identificador. 4 .Selecionar os módulos. Herdar membros). Página do projeto. 3 .Selecionar os tipos de tarefas.Criar projeto 2 2. Descrição. Público. 5 – Selecionar os campos personalizados. Sub-projeto de.Acionar botão criar. 6 .

Criar projeto 3 .

Criar projeto 4 – Adicionar membros .

Versão 1 . 2 . . acionar link Nova versão.Na aba Configurações.Preencher os dados sobre a versão e acionar botão Criar.Criar projeto 5 .

alterações de datas.   Interagir com a ferramenta alimentando-a com status das tarefas. 3 . vincular a versão e atribuir responsáveis.Planejar tarefas 1 Passos: 1. Crie a versão através da aba Configurações. adicionar os membros do projeto através da aba Configurações. 2 . pode-se criar uma versão. etc. informações descritivas da execução da tarefa. baseando-se nas alterações nas datas das tarefas.Caso tenha uma data prevista para entrega. .Após criar o projeto. O redmine realiza ajustes automaticamente nas datas de entrega.Criar as tarefas.

Crie a versão através da aba Configurações. O redmine realiza ajustes automaticamente nas datas de entrega. adicionar os membros do projeto através da aba Configurações. 2 . etc.Criar as tarefas. baseando-se nas alterações nas datas das tarefas.Caso tenha uma data prevista para entrega.Planejar tarefas 2 Passos: 1.   Interagir com a ferramenta alimentando-a com status das tarefas. . 3 . alterações de datas. pode-se criar uma versão.Após criar o projeto. vincular a versão e atribuir responsáveis. informações descritivas da execução da tarefa.

Planejar tarefas 3 .

Situação do dia 27/08 .Planejamento do projeto após criar as tarefas e vincular a versão Apresentação.

Trabalhando com a tarefa 1 Na aba Tarefas todas as tarefas do projeto são listadas. Acionando o link da tarefa informações da tarefa são mostradas. Registro de horas. etc) . possibilitando as ações(Atualizar.

registro de horas de trabalho. . acionar link Atualizar: permite a edição. etc.Trabalhando com a tarefa 2 Atualizar a tarefa.

ou o registro pode ser feito ao atualizar a tarefa.Registrando horas de trabalho Cada usuário pode registrar horas de trabalho através do link (Registro de horas de trabalho) exibido nas informações da tarefa. .

.Relatório de horas trabalhadas Acionar link Tempo gasto – Detalhes na aba visão geral.

Relatório customizado de horas trabalhadas Acionar link Tempo gasto – Relatórios na aba visão geral. .

É possível criar novas consultas customizadas por usuário e compartilhá-las. .Consultas customizadas a tarefas Disponível através da aba Tarefas.

.Fechando o ciclo: rastreamento das informações.

É possível vincular uma tarefa ao respectivo código fonte: ✔ Através de palavras chave no commit possibilita mudança de estado da tarefa(Exemplo: de Em andamento para Concluída) e registro de horas trabalhadas. Darcs. Filesystem) ao projeto. Cvs. Mercurial.Rastreamento      Redmine permite vincular repositório (Subversion. Através da aba Atividade são mostradas informações de atualização no repositório. . Bazaar. É possível vincular uma tarefa aos documentos armazenados no repositório. Git. Através deste recurso é possível navegar na documentação/código fonte do projeto dentro do redmine via aba Repositório.

Repositório   Aba Repositório Acionando o link da revisão é possível vincular a uma tarefa. via opção link Adicionar .Rastreamento .

Rastreamento – Visualizar a tarefa .

Gestão Ágil .

✔ após a criação: através da aba Configurações. Surgem 3 novas abas. .Scrum   A gestão ágil pode ser facilitada através do plugin Backlogs: ✔ na criação do projeto: selecionar módulo Backlogs.Gestão Ágil .

 Permite criar história de usuário.  Permite criar sprint(versão) com data inicial e final.  Permite mudar status da história: Ex: pendente para concluído.  Permite mover uma história do backlog para a sprint.  Permite gerar gráfico burndown da sprint. e estabelecer a pontuação da mesma.Gestão Ágil – Aba Backlogs 1 Administração do Product Backlog.  .

Gestão Ágil – Aba Backlogs 2 .

Gestão Ágil – Aba Quadro de tarefas Apresenta um quadro com o andamento da sprint. Permite criar as tarefas de uma história ou impedimentos da sprint. Na coluna 1 constam as histórias. . A partir da coluna 2 o workflow das tarefas.

Gestão Ágil – Gráfico Burndown .

Gestão Ágil – Aba Release Planejamento mais longo do projeto. . uma release pode conter um conjunto de versões.

aspx http://pt.org/brazil/AboutUS/WhatIsProjectManagement.wikipedia.Referências https://brasil.org/wiki/Gerência_de_projetos http://redmine.org http://google.com/images .pmi.

Obrigado eliel@unicamp.unicamp.br eliel@ccuec.br .