FACULDADE DE DIREITO DO DISTRITO FEDERAL

DIREITO CIVIL I – PESSOAS E BENS
Prof. Me. Ivan Cláudio Pereira Borges
1ª AVALIAÇÃO BIMESTRAL
02 de Maio de 2011 – Turma “E”
Aluno:_________________________________________RA:____________
Turma:_____________Turno:___________________________
Observações: 1) As respostas devem ser redigidas na folha de respostas da Instituição, fornecida em
sala pelo professor; 2) Rasuras serão permitidas, desde que legíveis; a utilização de corretivos líquidos
é permitida; 3) É permitido o uso do Código Civil, mas sem comentários ou anotações, mesmo
particulares; 4) Em linhas gerais, questão certa é aquela em que o aluno responde de forma precisa
todas as perguntas propostas para aquele item da prova; 5) Assim, duas (02) questões certas, com todos
seus itens respondidos corretamente, equivale à menção II; três ou quatro (03 ou 04), MI; cinco ou seis
(05 ou 06) MM; sete ou oito (07 ou 08), MS; nove ou dez (09 ou 10) SS; 6) Pedido de reconsideração
da correção poderá ser feito diretamente ao professor após a correção da prova em sala de aula; os
demais casos, somente através de recurso na Secretaria; 7) se na folha de questões não tiver espaço para
resposta, escreva na folha de respostas oficial do UniCeub.

Questão 1
Analise a Ementa do Acórdão abaixo, do Tribunal de Justiça do DF e Territórios, e
responda:
Ementa
ADMINISTRATIVO. MANDADO DE SEGURANÇA. INCORPORAÇÃO DE QUINTOS/DÉCIMOS.
EXERCÍCIO DE FUNÇÕES COMISSIONADAS. MEDIDA PROVISÓRIA Nº 2.225.45, DE 05 DE
SETEMBRO DE 2001. LEI N° 8.911/94. LEI N° 9.624/98. REPRISTINAÇÃO. SEGURANÇA
CONCEDIDA. EFEITOS A PARTIR DA LESÃO. INCIDÊNCIA DE JUROS E CORREÇÃO MONETÁRIA.
MAIORIA.
-CONQUANTO A LEI 9.527/97 TENHA REVOGADO A LEI Nº 8.911/94, QUE ASSEGURAVA AO
SERVIDOR OCUPANTE DE CARGO EM COMISSÃO O DIREITO À INCORPORAÇÃO DE QUINTOS,
COUBE À LEI 9.624/98, DE 02 DE ABRIL DE 1998, REVIGORAR OS EFEITOS JURÍDICOS, ENTÃO
SUPRIMIDOS, POR FORÇA DA EXPRESSA REPRISTINAÇÃO, NOTADAMENTE PELA REDAÇÃO DE
SEU
FRONTISPÍCIO
E
DE
NÃO
RAROS
DISPOSITIVOS
NELA
INSERIDOS.
-COUBE À MP 2.225-45, PUBLICADA EM 05 DE SETEMBRO DE 2001, ESTABELECER O LIMITE
TEMPORAL
PARA
O
EFEITO
REPRISTINATÓRIO
DA
NOVEL
LEI.
- ACOLHE-SE O PLEITO MANDAMENTAL, PARA DETERMINAR A INCORPORAÇÃO DAS PARCELAS
INERENTES A "QUINTOS" DE CARGO EM COMISSÃO AOS VENCIMENTOS DA IMPETRANTE,
EXERCIDO ATÉ A EDIÇÃO DA MP Nº 2.225-45/2001, COM EFEITOS FINANCEIROS A PARTIR DA
LESÃO, FEITAS AS DEVIDAS CORREÇÕES MONETÁRIAS E INCIDÊNCIA DOS JUROS LEGAIS.
-SEGURANÇA CONCEDIDA. MAIORIA.

”? 3. que violação – em tese – teria ocorrido ao direito ao nome. Tício possui uma inteligência que lhe possibilita a habilidade incomum de operar cálculos matemáticos de extrema complexidade. E o Pedro Augusto Pereira poderá ou não alterar seu nome quando completar os 21 anos de idade? Porque? Questão 3 Tício e Justo eram irmãos. Falecendo seus pais. esta está se referindo à vigência ou ao vigor? Qual a diferença que há entre estes dois conceitos e como devem ser aplicados em relação ao fenômeno normativo? Questão 2 Têmero de Oitenta e Quatro casou-se com Vilmarete Pereira. a partir do enunciado. diz que “Salvo disposição em contrário. bem como o nome da criança. Pergunta-se: 1. 3. Porque razão o Tribunal decidiu acolher a pretensão do autor de ocorrência do fenômeno da repristinação. Neste sentido. indicando. Quando a Ementa do referido Acórdão fala em “revigorar os efeitos jurídicos”. tanto do direito material como do instrumental? De que forma a Lei Civil os capacita para tanto? Esclareça. muito embora não tenha desenvolvimento mental completo. então. 2. Neste sentido. no art. e para o sobrenome. a lei revogada não se restaura por ter a lei revogadora perdido a vigência. especificamente ao registro do mesmo no Cartório? 2. Para o prenome indicou ao escrivão Pedro Augusto. pode perfeitamente exprimir sua vontade. e o segundo em abril de 1995. O Oficial do Cartório aceitou o pedido do registro. § 3º. Pergunta-se: 1. 2º. qual das capacidades possui cada um dos irmãos. Algum dos dois irmãos possui capacidade plena? Explique. não havendo qualquer manifestação de doença que limite seu discernimento. Explique a diferença entre capacidade de direito e capacidade de fato. em virtude de uma raríssima enfermidade detectada após os primeiros meses de vida. pode-se concluir. e explicando o motivo jurídico de sua opção. incluindo-se aí aqueles referentes à família. indicou Pereira. O que é repristinação? 2. . No segundo dia após o parto. O primeiro nasceu em maio de 1993. e transcreveu os dados fornecidos pelo pai. 3. Justo. o outro irmão.2 1. e tiveram apenas um filho. eles podem ser titulares de direito. A Constituição Federal equiparou os direitos da mulher aos do homem. o pai foi ao Cartório de Registro Civil de Pessoas Naturais de sua cidade registrar o nascimento. que o Oficial do Cartório (Escrivão) não procedeu corretamente? Explique. se a Lei de Introdução do Código Civil.

enfim. AO BOM NOME. ABORRECIMENTO. À REPUTAÇÃO. MÁGOA OU IRRITAÇÃO. o jogador do Vôlei Futuro foi vítima de uma manifestação generalizada de homofobia vinda das arquibancadas do ginásio do Riacho. FUGINDO À NORMALIDADE. SE CONFIGURA MERO DISSABOR.NEGOU-SE PROVIMENTO AO APELO. CAUSANDO-LHE AFLIÇÕES.3 Questão 4 Analise novamente uma ementa de julgado do TJDFT abaixo. responda as questões posteriores.O ORDENAMENTO JURÍDICO VISA PROTEGER DANOS QUE EFETIVAMENTE ATINJAM A ESFERA MORAL DO INDIVÍDUO NÃO SE PRESTANDO A INDENIZAR SUSCETIBILIDADES EXAGERADAS. INTERFIRA INTENSAMENTE NO COMPORTAMENTO PSICOLÓGICO DO INDIVÍDUO. em Contagem (MG). NÃO COMPROVAÇÃO. III . II . diz Michael . Reportagem da Folha de São Paulo 06/04/2011 . COBRANÇA INDEVIDA. IV . Ementa DIREITO DO CONSUMIDOR. Depois leia um extrato da reportagem na Folha de São Paulo e.19h00 Equipes trocam acusações em caso de homofobia no vôlei DE SÃO PAULO O Sada Cruzeiro e o Vôlei Futuro trocaram acusações nesta quarta-feira à respeito do caso de homofobia relatado pelo central Michael. À DIGNIDADE DA PESSOA. A MERA COMUNICAÇÃO POSTAL DA EXISTÊNCIA DE DÉBITO. I . PARA CAUSAR LESÃO MORAL. da equipe de Araçatuba. À INTEGRIDADE FÍSICA. casa do time rival. ACOMPANHADA DO RESPECTIVO BOLETO. DANO MORAL. VEXAME. ENTRE OS QUAIS O DIREITO À IMAGEM.  Vi um ginásio inteiro gritando 'bicha'. Na sexta-feira. SOFRIMENTO OU HUMILHAÇÃO QUE.A SIMPLES COBRANÇA INDEVIDA. ENFIM.O DANO MORAL CONFIGURA-SE COMO ILÍCITO QUE EMERGE DA VIOLAÇÃO AOS DIREITOS DA PERSONALIDADE. DEVE IMPINGIR AO CONSUMIDOR DOR. ANGÚSTIA E DESEQUILÍBRIO EM SEU BEM ESTAR. À HONRA.

portanto.. leia as conclusões abaixo da professora Judith Martins Costa. do direitos Civil Ele em fundamentais. cujos princípios perpassam todo o atual Código Civil.”. permanente complementação normas sistema. a partir do assentamento de um valor de base. Você é advogado(a) do jogador Michael. sobre o qual poderia recair a obrigação?. Analisando a situação fático-jurídica você entende que pode ter havida uma Relação Jurídica de Direito Material. responda: a) Em tese. que é tipicamente culturalista: não uma construção conceitual ao modo pandectista. Questão 5 Quanto ao pensamento culturalista do jurista Miguel Reale.. titular da obrigação.. recém-contratado(a) para ajuizar uma ação cível. Ao dizer que “o código.. que o código já não sintetiza todo o Direito pretende fazê-lo. que direito civil do cidadão Michael foi violado? b) Qual o bem jurídico. e responda. Sem adentrar nas considerações de quem seria o sujeito passivo.requer uma permanente complementação com as demais normas do sistema. à "ética da situaçã068". mas uma construção atada à experiência social concreta. o "valor-fonte" de todos os valores. Daí a idéia de "construção permanente". estruturante e fundante de todos os demais: o da dignidade da pessoa humana. “Observa-se. em tese. a professora está a se referir a: . retiradas do texto estudado em sala. e requer com as especial que nem uma demais com os espelham a tábua de valores essenciais do sistema. Marque uma das opções abaixo e Justifique.4 Pergunta-se: 1.

VERDADEIRA ________. FRASE: A emancipação é uma das causas de extinção da personalidade. _________________________________________________________________.). .O. o bem jurídico que a lei procura preservar: a) são os Bens do falecido. enquanto viaja. c) são os imóveis do desaparecido.L. 1. c) conexões inter sistemático (idem) Justificativa _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ Questão 6 Analise a afirmação a seguir e diga se é VERDADEIRA ou FALSA. Após. justifique tecnicamente sua opção. d) é a personalidade da cônjuge. e) nenhuma das alternativas acima. b) é o nome daquele que não deixou administrador aos seus bens.5 a) conexões intra sistemáticas (com ou sem hífen esta expressão não existe no V. porque:_________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ Questão 8 Cite duas justificativas legais que permitem a retificação do prenome. b) conexões extra sistemático (idem). FALSA___________ JUSTIFICAÇÃO:______________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ Questão 7 No instituto de direito civil da Ausência.P.

7º. _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ Questão 10 Quanto ao início da personalidade. 22.6 2. Questão 9 Explique qual a diferença entre a morte presumida da pessoa natural descrita no art. e a morte presumida da pessoa natural do art. _________________________________________________________________. do Código Civil. explique qual a posição da teoria concepcionista e qual a da teoria naturalista? _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ ____________________________________________________________________ . também do CC.