Articulações

INTRODUÇÃO
Artrologia, também chamado de Sindesmologia, é a parte da anatomia que
estuda como as partes rígidas do organismo, os ossos, se unem para formar
o esqueleto. O local onde dois ossos se unem é chamado de Juntura ou
Articulação e se classificam por sua constituição, função, união e
movimentação.
De acordo com o meio de união das superfícies articulares, as junturas são
classificadas em três tipos: Fibrosa, Cartilaginosa e Sinovial.
As articulações tem como função: Proteção, Inserções, Alavancas,
Locomoção, Angulação, Torção ou Deslocamento.

Não apresentam cavidade articular. Suturas São as articulações que são encontradas nos ossos do crânio. São classificadas em dois . Existem três tipos de articulações fibrosas: Suturas. A maneira pela qual as bordas dos ossos articulares entram em contato é variável. Exemplo: Sutura interfrontal ou interpariental Sutura Escamosa Bordas em forma de bisel. Sutura Plana Margens ósseas planas e lisas. Escamosa. O seu grau de mobilidade é sempre pequeno e depende do comprimento das fibras interpostas. classificando-se em: Sutura Serratil. Sindesmose e Gonfose.Articulação Fibrosa É o tipo de articulação e que o meio de união entre os ossos é constituído por Tecido Conjuntivo Fibroso. Temporaria: SINOSTOSE. ou levemente enrugadas Exemplo: Sutura internasal Sutura Folheada Margens que se engrenam como folhas de 2 livros Exemplo: Entre o Nasal e Frontal do Suino Articulação Cartilaginosa União por fibrocartilagem e/ou cartilagem hialina. Sutura Serratil Possui bordas (denticulos) que se engrenam. Plana. Folheada. ficando superpostas Exemplo: Entre porção escamosa do Temporal e Parietal.

transparente e viscoso devido a presença de mucinas. lisa. e além da função de união dos elementos ósseos. É muito invervada e vascularizada. por espessamento. Dessa forma.A cápsula articular é constituída por duas camadas: Membrana Fibrosa e Membrana Sinovial Membrana Fibrosa Tecido conjuntivo fibroso rico em fibras colágenas (esbranquiçado) e fibras elasticas que. que é uma estrutura membranácea que envolve as extremidades dos ossos que se articulam. onde está contido o líquido sinovial. a cápsula articular delimita a cavidade articular.tipos: Sincondrose e Sínfise. A sua principal função é lubrificar as . Constituem as articulações propriamente ditas. possibilita o movimento dos seguimentos corporais. sais. brilhante e reveste inteiramente toda a cápsula articular. Membrana Sinovial É a camada interna. que fica interposto entre as superfícies articulares. Contém também albumina. São caracterizadas pela presença de uma cápsula articular. Formam expansões como as pregas e vilos sinoviais que se projetam no interior da cápsula articular. gotículas lipídicas e resíduos celulares. formam os ligamentos capsulares. Sincondrose União por cartilagem hialina Porção persistente de esqueleto cartilaginoso do embrião Desaparece antes da idade adulta (temporária) Tipos: Intra-óssea (Epífise e diáfise de um osso longo) Inter-óssea ( unem ossos diferentes) Articulação Sinovial A união dos ossos é feita por um líquido especial denominado Líquido Sinovial. que é um líquido claro. Ocorre a produção do líquido sinovial.

Pode também servir de transporte de nutrientes para as cartilagens articulares e também para a remoção de seus catabólitos. na articulação do joelho é encontrado o menisco. enquanto o disco é encontrado na articulação temporamandibular. por exemplo. é reforçada pelos ligamentos que são faixas resistentes de tecido conjuntivo fibroso.A função de união da cápsula articular na maioria das articulações. . Estes são estruturas fibrocartilagíneas que tem a função de: a. localizados no interior da cavidade articular. São de natureza hialina e não possuem vascularização e nem inervação. As cartilagens articulares revestem toda a superfície de contato de um osso com outro. como por exemplo. existem os ligamentos extracapsulares. o coxim adiposo infrapatelar da articulação do joelho. possibilitando uma melhor adaptação entre as superfícies.superfícies articulares para reduzir o atrito e o desgaste. Além dos ligamentos capsulares. Amortecer as pressões sobre a articulação b. No interior da cavidade articular também podem ser encontrados vestígios de tecido adiposo que são revestidos por membrana sinovial que formam conxins. localizados na parte externa da cápsula e ligamentos intraarticulares.Em algumas articulações é possível se encontrar os discos e os meniscos. Facilitar o deslizamento.