You are on page 1of 23

Biociclos e Biomas

Biosfera - É a região do planeta que encerra os seres
vivos e na qual a vida é possível de uma maneira
permanente.
Subdivisões da Biosfera Quanto ao Substrato:
Litosfera - Hidrosfera - Atmosfera
A biosfera é o resultado da soma dos chamados
biociclos: o talassociclo(meio marinho),
limnociclo(águas doces) e epinociclo(meio terrestre)
Um Bioma pode ser definido como um conjunto de
comunidades vegetais e animais determinadas por
fatores climáticos que ocupam grandes extensões
geográficas.
Ecótonos - regiões onde dois biomas se encontram.

.Os Biomas Podem Ser: Terrestres (epinociclo) Tundra Taigas – Floresta Boreal Florestas Temperadas Florestas Tropicais Desertos Campos Estepes. Aquáticos (talassociclo e limnociclo) . padrarias. savanas.

. Circulação de calor (efeito estufa) Influenciados pelo aquecimento da superfície da terra (convecção) e movimento de rotação da terra. lat. Zero. maior temperatura.(Florestas localizam-se próximas ou longe do equador?) Inclinação do eixo terrestre – Estabelecimento das estações do ano.Que fatores influenciam na formação dos diferentes Biomas? Insolação – quantidade de radiação solar a incidir sobre a superfície da terra. Latitude – Quanto mais próximo ao equador.

. Condições do solo .são influenciados por vários fatores. o regime de chuvas e o tipo de solo. o relevo. que influenciaram nas temperaturas médias e extremas da região.estratificação Quantidade e qualidade das águas Resumindo .Que fatores influenciam na formação dos diferentes Biomas? Altitude – Pressão atmosférica Correntes Oceânicas – contribuem para circulação de calor e nutrientes no talassociclo.

Você poderia descrever as características do bioma da região onde moramos? Insolação Latitude Altitude Qualidade do Solo Regime das águas Clima Relevo .

(deserto ártico) Pode ser classificada em dois tipos diferentes: a tundra alpina. no verão (3 meses) atinge o máximo de 10°C A e o restante do ano. onde a temp. Situa-se no norte do Canadá. o solo permanece coberto por neve(-6°C).Tundras Último bioma antes do frio congelante do inóspito Ártico onde nenhum tipo de vegetação se desenvolve. . sendo que a primeira possui solo bastante permeável. e a altitude é o fator limitante para a formação de árvores. da Europa e da Ásia. encontrada no alto de montanhas em diversos países e a tundra ártica.

Por que? – Mais ao sul. ervas e capins) Tem pouco tempo para se desenvolver. Apresenta grande ou baixa produtividade? Biodiversidade – Grande ou pequena? O solo da tundra é chamado de permafrost. podem ser encontrados arbustos. Baixo índice pluviométrico.Tundra Vegetação basicamente composta por liquens (associação de fungos e algas) e algumas poucas herbáceas(musgos. e devido a grande latitude – recebe pouca energia solar. “sempre congelado” .

rochas e gelo Grande parte desse tipo de solo permanece congelada há milhares de anos sempre congelado?!. . estimulando assim o aquecimento global PERMAFROST: DEGELO APENAS DA PARTE MAIS SUPERFICIAL. Por causa das alterações climáticas estão derretendo e liberando todo o carbono armazenado. absorvendo carbono e armazenando-o como matéria orgânica. NÃO SENDO POSSÍVEL A DRENAGEM DA ÁGUA. Seca fisiológica.PERMAFROST Permafrost é um solo formado por terra. retendo água na forma de gelo. para os 3 meses de verão.

Grandes quantidades de produtos da fotossíntese são produzidos e armazenados nesta estação. Durante o curto verão. produz um pequeno ciclo. Este movimento ajuda o ciclo de nutrientes. A matéria orgânica acumulada é capaz de sustentar os consumidores. Isto significa que as plantas podem continuar com a fotossíntese a maior parte do tempo. .O processo alternado de congelamento e fusão na superfície do solo. o sol permanece no céu por aproximadamente 24 horas cada dia. durante o qual o nível do solo se eleva e abaixa novamente.

caribus. arminhos. Alaska e algumas regiões da Europa. e hoje ocupam regiões do Canadá. corujas-das-neves. lobos. perdizes-das-neves. os animais da tundra possuem mecanismos para resistir ao frio intenso como migrar para regiões mais quentes durante o inverno ou hibernar. Rússia. entre outros. raposas árticas. Foram selecionados pelo meio . alguns insetos.Fauna A tundra é essencial para a manutenção de muitas espécies como os bois almiscarados que quase foram extintos. Tanto quanto as plantas. Mongólia e América do Norte). lemingues (roedores encontrados na Europa. renas. lebres árticas.

Tundras .

.

provoca em cascata um aumento do efeito estufa?? . quais poderiam ser as futuras implicações? A modificação drástica deste biomas. poderia ameaçar definitivamente a existência dos Lemingues? Por que? De que modo. o aumento da temperatura nos pólos.Para pensar???? Aquecimento Global ameaça Lemingues Neste Biomas específico.

Taigas Florestas Coníferas ou Boreal .

nome russo que significa floresta pantanosa Encontrado no norte do Alasca. verão um pouco mais longe e inverno um pouco menos rígido Vegetação rasteira pouco representada devido a baixa insolação do solo – Alta latitude e cobertura densa de pinheiros. parte da Noruega. sul da Groelândia. Sibéria e Japão – Ao sul da tundra ártica. Suécia. Assemelha-se a tundra. Canadá.Taigas Florestas Coníferas ou Boreal Taiga. porém com vegetação um pouco mais exuberante. Finlândia.Exclusivamente no hemisfério norte.Daí o nome floresta de coníferas .

os dias são pequenos. O Verão é muito curto e húmido e os dias são longos. O Inverno é muito frio. Inverno e Verão. Os valores da temperatura podem oscilar entre -54º e 21ºC. longo e seco. com ventos fortes e gelados durante o ano todo. pobre em nutrientes e cobre-se de folhas e agulhas caídas das árvores tornando-se ácido e impedindo o desenvolvimento de outras plantas. As estações do ano são duas. O solo é fino. . havendo precipitação sob a forma de neve.Taiga O clima é subártico. Recebem pouca precipitação atmosférica.

apresenta maior diversidade.A “taiga” na Am do Norte. 1. Adaptação das folhas • A forma de agulhas das coníferas(acicular) muito resistentes ao frio: • Área mínima exposta o que reduz a transpiração • Cobertas por uma cutícula cerosa impermeável • Adaptação a nível celular para suportarem o frio (-40ºC) e não congelarem As copas das coníferas estão adaptadas a não quebrarem devido ao peso da neve. caem com certa facilidade quando expostas a ventos fortes. http://www.uevora. Pois coníferas perenes estão adaptadas a • • • • esta área e podem continuar com a fotossíntese ainda quando a temperatura abaixa a nível de congelamento.pdf . Motivo pelo qual.• A taiga é um bosque perene.pt/mpa/6ed/modulo_1/docs/mod_1_2/Taiga.ensino. Porém ainda muito pobre. Proporcionando abrigo aos animais. As raízes das árvores não se estendem em profundidade no solo pois acerca de 1 metro encontra-se a permafrost. Baixa diversidade da Flora.

Por que? • Relembre-se que esta floresta é essencialmente composta por coníferas e estas são muito combustíveis.• Constituindo 38% das florestas do mundo • Variedade: Oceânica. • Os nutrientes são lexiviados do perfil do solo. devido à produção de resinas e de outras substâncias facilmente inflamáveis. Por estas razões os solos da taiga. nas regiões ocupadas pela floresta boreal a precipitação anual e aduração da estação de crescimento permitem a existência de árvores. . continental e hipercontinental • Diferente das tundras. os podzóis. são pobres em nutrientes e ácidos. • Apesar do clima ser frio e úmido não é raro haver fogos na floresta boreal. durante o Verão.

devido à variedade de recursos vegetais (casca e rebentos das árvores. . lobos. musaranho menor mamífero do mundo. para conservarem o calor do corpo e vivem de alimentos armazenados (pequenos roedores.alguns mamíferos tornam-se inativos como defesa contra o frio .outros animais refugiam-se sob a neve.lebres. devido à pelagem espessa e quente . mesmo quando a T do ar atinge -45 ºC. aproveitando a abundância sazonal de insetos. lemingue) No verão muitas aves migram para a floresta boreal. sementes): . na superfície. raposa e lebre conseguem permanecer ativos.A fauna da floresta de coníferas Bastante abundante. alces.

Florestas de Coníferas ou Boreal .Taigas.