You are on page 1of 7

Escola Estadual de Ensino Fundamental Barão do Tapajós

Professora: Fernanda Rocha
Disciplina: Ciências
Aluno(a):______________________________________________________________________
Série: 6º ANO
Data:_______/________/2016

Nota:
_______________

Avaliação de Ciências

Questão 1 - Escreva uma vantagem e uma desvantagem de cada uma das seguintes maneiras de dar destino
ao lixo: lixão, aterro sanitário e incineração.

Questão 2 - Leia a frase, analise e responda:

Explique o que você entendeu da parte destacada em negrito.

são aqueles que podem renovarse naturalmente mesmo após terem sido utilizados nas atividades humanas. como os materiais que formam o lixo são de natureza diversas.A separação de materiais representam a possibilidade de reciclagem do papel utilizado pela população nas escolas. resultando em sua decomposição. porém. como o próprio nome indica.Coloque (V) para as afirmações verdadeiras e (F) para as afirmações falsas. D) reduz a taxa da fotossíntese. C) poupa o corte das árvores. Isso não significa. Questão 5 . sendo assim. Todavia.O lixo depositado nos aterros sanitários sofre ação de larvas. Questão 7 . vermes e micro-organismos. ( ) A natureza é capaz de renovar todos recursos naturais que o homem utiliza. Questão 6 . pois o uso predatório de tais recursos pode levá-los à extinção. os papéis que são utilizados no dia a dia. respectivamente.Questão 3 .Os recursos naturais renováveis. qual deles necessitará do menor intervalo de tempo para ser decomposto? A) caixa de madeira ( ) Através do trabalho o homem interfere na natureza sem alterá-la. Recomenda-se separar. A) diminui a taxa de oxigênio B) diminui a incidência de chuvas. que eles durem para sempre. Essa atitude contribui para a preservação do ambiente porque? B) vidro de espelho C) pneu de caminhão D) Garrafa de plástico. ( ) A exploração e o uso irresponsável dos recursos naturais podem indisponibilizá-los . para reaproveitamento. a) Ampliação das áreas de cultivo do solo. ( ) Os minerais são recursos renováveis. b) Implantação de sistemas de irrigação sem controle. empresas e residências.Nome que recebem. c) Uso de agrotóxicos e fertilizantes com muita intensidade nas lavouras. Dos materiais a seguir. cada um deles terá um tempo de decomposição diferente. Assinale a alternativa que indica uma medida de preservação e manutenção dos recursos naturais renováveis. os resíduos líquidos e os resíduos sólidos? A) esgoto e lixo B) lixo e esgoto C) lixo e lixões D) esgotos e descartáveis. ao invés de descarta-los na lixeira. ( ) O homem é o principal agente de transformação da superfície terrestre. Questão 4 . ( ) Nos últimos anos houve uma intensificação no uso dos recursos naturais. nunca se esgotarão. d) Diminuição do consumo e reaproveitamento dos materiais recicláveis. . e) Expansão das áreas de ocupação humana sobre ambientes naturais.

o Aedes aegypti é preto com pequenos riscos brancos no dorso. torna seu combate mais difícil. o texto abaixo e responda as questões 1 e 2: O Aedes aegypti é o mosquito transmissor da dengue e da febre amarela urbana. na cabeça e nas pernas. c) metamórfica d) magmática plutônica Questão 9 . O aedes albopictus é outro transmissor potencial do vírus da dengue. Questão 1 . “É o processo que permite reaproveitar vários tipos de materiais. se parecer com os objetos originais. No entanto.De acordo com as categorias taxonômicas.Questão 8 . qual a semelhança presente entre esses dois insetos? a) ambos possuem o mesmo gênero (aegypti) b) ambos pertencem à mesma espécie.O que são rochas sedimentares? Dê um exemplo. Suas asas são translúcidas e o ruído que produzem é praticamente inaudível ao ser humano. Encontrado tanto na zona urbana quanto na rural. ou não. c) ambos possuem o mesmo gênero (Aedes) d) ambos possuem o mesmo reino (Aedes) . que serão transformados em novos objetos que podem. ( ) gás metano. Menor que os mosquitos comuns. ( ) reciclagem.Leia o texto que segue. atentamente. ( ) biodigestor.Observe a imagem a seguir: e) magnética Questão 10 . Parece que chegou às Américas nos navios que traziam escravos da África. não existe comprovação científica de que tenha transmitido a doença. ( ) compostagem. Seu ciclo evolutivo é semelhante ao do Aedes aegypti. alimenta-se de sangue humano ou de qualquer outro animal e é mais resistente ao frio que o Aedes aegypti. Resposta: ____________________________________________ ____________________________________________ ____________________________________________ ____________________________________________ ____________________________________________ Escola Estadual de Ensino Fundamental Barão do Tapajós Professora: Fernanda Rocha Disciplina: Ciências Aluno(a):______________________________________________________________________ Série: 7º ANO Data:_______/________/2016 Nota: _______________ Avaliação de Ciências Leia. Essa capacidade para adaptar-se.” O tipo de rocha que se constitui a partir do processo acima visualizado é: a) ígnea b) sedimentar O conceito acima se refere a.

". Boa constrictor – jibóia. a palavra aedes albopictus está escrita incorretamente. Qual teoria sobre a origem da vida tem explicação semelhante a essa? A) Teoria da abiogênese. Python reticulatus e Python molurus bivittatus). Questão 5 . Questão 4 . Depois de alguns dias.ruivas ou capelão. pois a) não está destacada do restante do texto b) a palavra albopictus está escrito com letra minúscula c) a palavra aedes está iniciando com letra minúscula d) a palavra aedes deveria estar em itálico e em negrito simultaneamente Questão 3 . B) Teoria biogênese. A) Pasteur. mantendo alguns abertos e outros cobertos por um tecido fino..Questão 2 .Há pessoas que pensam que o "bicho da goiaba" nasce espontaneamente da goiaba. Alouatta caraya – bugio-preto.Tendo como base as regras de nomenclatura propostas por Lineu. B) Redi. Araras (Anodorhynchus hyacinthinus – Arara azul grande e Anodorhynchus leari – Arara azul de Lear) e Cobras (Corallus caninus – cobra papagaio. Considerando os critérios de classificação biológica. no texto são citados a) 8 espécies e 6 gêneros b) 9 espécies e 5 gêneros c) 7 espécies e 5 gêneros . bugio-negro ou macaco-guariba e Alouatta guariba – bugio-marrom). C) O criacionismo.Numa floresta foram caçados os seguintes animais: Macacos (Alouatta belzebul ululata – guariba – de – mãos . C) Spallanzani.Relacione o pesquisador a descrição do seu experimento: "Colocou pedaços de carne em frascos. observou que moscas entravam e saíam dos frascos abertos. D) Aristóteles. D) A panspermia cósmica..

podem se acasalar e gerar descendentes FÉRTEIS? JUSTIFIQUE sua resposta? _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ Escola Estadual de Ensino Fundamental Barão do Tapajós Professora: Fernanda Rocha Disciplina: Ciências Aluno(a):______________________________________________________________________ Série: 4 ª etp Data:_______/________/2016 Nota: _______________ Avaliação de Ciências Questão 1 . que se tornaram uma Praga. b) o ambiente californiano não tem predadores ou parasitas desses insetos e estes são resistentes aos inseticidas. eles estão destruindo centenas de plantas e causando problemas ambientais que os cientistas americanos não conseguem controlar. Identifica-se pelas letras B e D as partes: a) Rim e uretra. folhas e frutas que caem no solo). Questão 2 .Nutrem-se da matéria orgânica do corpo de organismos mortos (ou de partes que podem se destacar de um organismo. d) Ureter e uretra. d) os insetos encontravam-se camuflados e não foram atingidos pelos inseticidas. seguindo a numeração.O cavalo e a égua pertencem à espécie Equus caballus. ou égua e jumento. responda às questões. provocando a sua decomposição. Cavalo e jumenta.Observe o esquema. Os seres vivos da descrição pertencem ao grupo dos: a) Vírus b) Fungos c) Monera d) Protistas.Na Califórnia surgiram minúsculos insetos.d) 9 espécies e 4 gêneros Questão 6 . Questão 7 . Questão 8 . c) os insetos são predadores de outros insetos. Assinale a alternativa que explica a adaptabilidade dos insetos: a) os insetos adquiriram resistência aos inseticidas devido ao uso diário desses produtos. . como pele. Depois. O jumento e a jumenta são da espécie Equus asinus. c) Bexiga e ureter.Analise o esquema: b) Ureter e bexiga. o que os torna mais resistentes aos inseticidas. originários do Oriente Médio.

5 a) Qual o nome das estruturas indicadas por 1.Na hemodiálise. quilogramas. c. b) Em que parte o sangue é filtrado? _________________________________ _____________________________________ _________________________________ _________________________________ c) Onde a urina é armazenada antes de ser _________________________________ eliminada do corpo? _____________________________________ d) O sistema urinário também pode ser atacado b.5 e 4. _________________________________ b) Água. _________________________________ d) nos ureteres. Porque ficamos suados em dias muito por germes. d) Uréia. Qual estrutura é responsável pela produção do suor? _________________________________ Questão 4 .A pele tem de 1. c) fígado.5 a 2. que provocam nefrite infecção: quentes ou após praticarmos exercícios a) nos rins. . c) ureter.As unidades filtradoras do sistema urinário são chamadas de: a) bexiga. _________________________________ _________________________________ Questão 3 . d) rim. _______________________________________ Com relação a esse sistema responda: _______________________________________ a. físicos? b) na uretra.Quais dessas substâncias não _________________________________ fazem parte da urina? _________________________________ a) Sais minerais. b) néfrons. o sangue do doente é filtrado para retirar as impurezas e substâncias tóxicas nele acumuladas. c) Glicose. _________________________________ c) na bexiga.Questão 5 . 2. Juntamente com seus acessórios a 3 e 4? pele forma um sistema denominado sistema _______________________________________ tegumentar.0 metros quadrados de área e pesa entre 2. Esse processo clínico substitui a função do: a) coração. b) pulmão. Questão 6 . d) bacinete. Cite duas estruturas acessórias da pele.

marque uma alternativa que indique uma função que não pode ser atribuída a esse órgão.). Bactérias podem se reproduzir na canal da glândula. Questão 8 A gordura produzida pelas glândulas sebáceas entope a saída da glândula. Questão 10 . b) Proteção contra a perda excessiva de água. b) herpes. tato. c) acne (C) As células incham e se hidratam. Questão 9 . formando o cravo. causando a: a) verruga. Isso quer dizer que ela dá a coloração típica de cada c) Captação de estímulos de dor. a melanina é um pigmento.br/revista/revista-chc-2009/208/ai-uiestou-ardendo/?searchterm=cor%20da%20pele b) melanócitos e piolhos.A respeito da pele. (A) As células se agregam e morrem. luz e temperatura. outros negros etc.uol. que é responsável pela produção e acúmulo de melanina. Apesar de parecer nome de menina charmosa. (B) A produção de melanina aumenta e o resultado é o bronzeado. assinale a alternativa que explica a razão pela qual nossa pele escurece quando em contato com o sol. http://chc. d) sarna. .Quais são as duas camadas que formam a pele? indivíduo (uns bem branquinhos. (D) As células se reproduzem rapidamente. a) Barreira protetora contra patógenos. provocar uma inflamação no local e originar as espinhas. c) epiderme e derme d) tela subcutânea e fibras Diante dessa informação.cienciahoje. d) Proteção contra atrito.com.” a) queratina e verrugas. outros morenos.“Na nossa pele há um tipo de célula conhecida como melanócito.Questão 7 .