Editor: João Matola

Internacional Brasil vai a júri na ONU por morte de grávida em 2002 O Brasil será julgado pela primeira vez pelo Comitê das Nações Unidas pela Eliminação da Discriminação contra a Mulher (Cedaw). O caso em julgamento ocorreu em novembro de 2002, Alyne da Silva Pimentel tinha 28 anos e estava no sexto mês de gravidez quando procurou um centro de saúde do Rio com vômitos e dores abdominais. Ela não sabia, mas o feto que carregava já estava morto. Demoraram para descobrir, demoraram para operá-la. Houve falta de atendimento, muitas horas de espera e ela morreu cinco dias depois, com hemorragia interna.

Edição no 0
Líderes insurgentes supostamente vinculados ao Irã são detidos no Iraque Dois proeminentes líderes insurgentes iraquianos, supostamente vinculados ao Irã, foram detidos nas últimas 48 horas, anunciaram hoje as forças americanas no Iraque. O líder de um grupo criminoso ativo na região de Wasit, ao leste de Bagdá, foi detido hoje por forças americanas a 50 quilômetros ao sudeste da capital iraquiana. O segundo líder detido, funcionário do Ministério do Interior, comandava um grupo de 300 criminosos acusados de cometer vários seqüestros e assassinatos, e estava filiado à Guarda Revolucionária iraniana, segundo as tropas americanas.

Gabinfo:63/Gabinfo_DEC/2008
Recuo do petróleo e desfavorável sustentam indefinido no mundo agenda pregão

Um indicador melhor do que o esperado, outro a seu menor nível em mais de 15 anos. Assim veio a agenda econômica norte-americana da sessão, que com isso, gera um pregão permeado pela indefinição nas principais praças financeiras do mundo. O New Home Sales registrou um aumento de 3,3% nas vendas de casas novas nos EUA, embora o resultado anterior tenha sido revisado negativamente. Em contrapartida, o nível de confiança dos norteamericanos quanto ao rumo de sua economia mostrou em maio o menor patamar desde outubro de 1992.

________________________________________________________________________________________
Nacional Cultura Juízes, agentes do Ministério Público e oficiais alfandegários estão reunidos na cidade da Matola, num seminário nacional visando promover a consolidação dos Tribunais Aduaneiros, recentemente estabelecidos no país. Deste encontro, os sectores envolvidos na tramitação dos crimes aduaneiros, esperam criar uma plataforma que permita harmonizar a linguagem e o seu tratamento, de modo a flexibilizar os processos de resolução dos respectivos crimes. A Universidade Eduardo Mondlane vai graduar amanhã, em Maputo, vinte mestres e 734 licenciados nas áreas de Comunicação e Artes, Agronomia, Ciências sociais, Direito, Economia, Educação, Engenharias, Medicina e Veterinária. A cerimónia será orientada pela Ministra da Justiça, Benvinda Levy, e constituirá na primeira das duas cerimónias de . Estreia hoje no país, o filme “Terra Sonâmbula”, uma realização da cineasta portuguesa Teresa Prata, baseado na obra do escritor moçambicano Mia Couto. Trata-se de um filme resultante de uma co-produção da Ébano Multimédia e ZDF/ART da Alemanha, com duração de 103 minutos. Desporto Arranca amanhã aqui em Maputo, o Torneio Internacional de Hóquei em Patins, que vai marcar as celebrações do octogésimo sétimo aniversário do Grupo Desportivo de Maputo. Vão participar no torneio, que terá os jogos a serem disputados no campo dos alvi-negros, quatro equipas, nomeadamente Desportivo, Ferroviário, Estrela Vermelha e ACP de Pretória.

Rodapé da 1 a 6 página 3.500, 00 Mt Rodapé da 2 à 6 página 3.000, 00 Mt

Rodapé da 1 a 6 página 3.500, 00 Mt Rodapé da 2 à 6 página 3.000, 00 Mt