You are on page 1of 150

1978.021 64 . Emir José. Cooperação entre bibliotecas I. Brasília: INL.0380 CDD . Instituto Nacional do Livro II. Série CCF/SNEL/RJ/78 .021. Título III. O Intercâmbio em bibliotecas e centros de documenta­ ção / Emir José Suaiden. — Rio de Janeiro: Palias. Bibliografia 1.64 CDU .S9321Í Suaiden. — 3. ed.

.

.

à MEMÓRIA DE AB N ER LELLIS CORRÊA VICENTINI como preito de admiração e reconhecimento .

.....4 Sistema Nacional de Documentação e In­ formação A grícola...................................3 Associação Paulista de Bibliotecários....................... Cap...........1 Grupo de Bibliotecários Biomédicos 4.......................... Cap...................... 4......... Cap....................... 9 13 15 19 19 20 21 24 28 28 29 31 31 32 33 33 7 .............................1 Equipamento e mobiliário ........................................ 1—História do Intercâmbio .....3 Correspondência .................................. 2...........................1 Introdução ...3....... 4.......... 3 — Metodologia do Serviçode Intercâm bio.......SU M Á RIO Prefácio ........................................... 4........................................ 4 — 0 Intercâmbio Nacional ...........................5 Intercâmbio de Publicações O ficiais.........3. 2—Organização do Serviço de Intercâm bio........................... 4................... Cap.2 Grupo de Trabalho em Tecnologia 4........ 2................ 2...................2 Biblioteca Regional de M edicina.... Introdução ..2 Pessoal e suas funções .................. 4....

................ ín d ic e ..... 5....................... 36 36 37 37 38 39 41 42 48 51 128 130 141 144 ..... Cap....1 Duplicate Exchange U n io n ...............................5 Medical Library Association Ex­ change (MLAE) ................ 5.................................. 5........................................Cap..2... 5 — 0 Intercâmbio Internacional ............... 5................................. Notícia Biográfica de Emir José Suaiden . 8 — Bibliografia seletiva sobre Intercâm bio...... 6 — Instituições participantes ............... 5.................... 5.................2.2................ 7 — Considerações Gerais .................1 Introdução .2 Instituto Interamericano de Ciên­ cias Agrícolas (IICA-CIDIA) ..2.. 5.................2.....3 International Exchange of Duplica­ te Medical Literature .......... Cap...................2.......4 Library of Congress (LC) .............. Cap.......................... 5....2 Principais Programas Internacionais ...6 United States Book Exchange (USBE) ....

c) a necessidade de formar a curto prazo. b) a experiência única do Autor. órgão centralizador cria­ do sincronicamente com a Universidade e não. após a existência de unidades diver­ sas e dispersas que se aglutinam para formar uma U ni­ versidade. para clientela acadêmica. iden­ tificamos: a) a pobreza bibliográfica nacional sobre o as­ sunto. T anto o Au­ tor quanto sua obra se iniciavam no que seria uma pro­ missora carreira: hoje o Autor é Diretor do Programa Nacional de Bibliotecas do Instituto Nacional do Livro e seu primeiro livro chega à terceira edição. entre outros motivos. apenas dezoito (18) são de autoria nacional. na bibliografia citada sobre Intercâmbio: das no­ venta e cinco (95) entradas. em 1972. cada qual com sua biblioteca. seus serviços es­ tanques. em 9 . seus métodos e suas técnicas. como tem ocorrido no Brasil. coleções correntes e retrospectivas. Quais os motivos que levaram o Autor a escrever sobre este tema? Um a das respostas está no próprio li­ vro.PR EFÁ C IO Conheci E m i r S u a i d e n e O intercâmbio em biblio tecas e centros de documentação. Assim. na ocasião Che­ fe da Seção de Intercâmbio da Biblioteca Central da U ni­ versidade de Brasília (U n B ).

por força de sua estrutura jurídica de fundação. É desta experiência que o Autor nos dá conta: do planejamento. e nem só de aquisições por compra se faz uma biblioteca adequada à clientela. atitude esporadicamente observada no meio bibliotecário. principalmente num ermo. registra as palavras do criador da Universidade de Bra­ sília. quando toda aqui­ sição bibliográfica dependia do mercado editorial e li­ vreiro fora da Capital Federal. à página 14 de seu Martí­ rio e restauração de uma universidade. de forma sistematizada. Edson Nery da Fonseca. d) a disposição natural do Autor de transferir a outros sua experiência. Se não for capaz de fazer uma biblioteca adequada. O Autor deste livro viveu ali a experiência fascinante de construir coleções. utilizando outros re­ cursos que não os de compra ou de eventuais doações. São Paulo. professor Darcy Ribeiro: “A Universidade de Bra­ sília tem um de seus maiores desafios na Biblioteca. perdiam-se as facilidades admi­ nistrativas oferecidas face às condições locais.uma cidade pioneira. correntes e retrospectivas. em curto prazo. Foi nesta conjuntura que se implantou e desenvol­ veu a Seção de Intercâmbio da Biblioteca Central da Universidade de Brasília.” Mas bibliotecas universitárias não se improvi­ sam. 1972. Embora a UnB. no interior do país. estivesse liberta da burocracia governamen­ tal e não houvesse limites para a aquisição de livros e as­ sinaturas de periódicos. da correspondência com os grandes centros de intercâm10 . ela fra­ cassará. implementação e implantação da seção. A Biblioteca Central da Fundação Universidade de Brasília iniciou-se dez anos antes da publicação da primeira edição (1972) deste livro. quando Bra­ sília limitava-se quase que exclusivamente aos recursos organizados da Biblioteca da Câmara dos Deputados.

monografias e artigos de periódicos. governamentais. A utilidade deste livro é grande para os bibliotecá­ rios que.bio. remessa e baixas de itens. sem disporem dos recursos financeiros necessá­ rios. defrontam-se com o desafio de manter coleções atualizadas e completas. da elaboração de listas de ofertas. teses. Myciam Gusmão de Martins 11 . confronto. não co­ mercializados. vivas e atuais estão nos relató­ rios. institucionais e empre­ sariais. das remessas e dos programas nacionais e internacionais de intercâmbio. da organização e manutenção das duplicatas e dos fichários de controle. conferência. das tarefas intermediárias de verificação de extensas listas de ofertas para seleção. principalmente aqueles de ór­ gãos especializados. so­ licitação. onde o livro é secundário e as infor­ mações mais preciosas.

.

favorecendo. Além disso. uma oportunidade de se esta­ belecer intercâmbio cultural e difusão do conhecimento humano. sem dúvida alguma. não entram para o acervo. a união de esforços. o setor de relações públicas da Instituição. a outras instituições congêneres. Elas são geralmen­ te de utilidade para outras Bibliotecas. mas.IN T R O D U Ç Ã O O Serviço de Intercâmbio em Bibliotecas ou Cen­ tros de Documentação é. sua estrutura e funcionamento. O vertiginoso desenvolvimento das Bibliotecas permitiu dar uma atenção especial ao setor de intercâm­ bio. a título de su­ gestão para o crescimento e afirmação desta atividade. buscando mostrar uma contribuição. 13 . a solidariedade e a amizade. a permuta e o lucro mútuo. a permuta não somente é um meio de aquisição. ao elaborar este trabalho. Através dela se propaga o espírito de colabora­ ção. resultante de experiências próprias. uma vez que a corres­ pondência constante e a respectiva troca de material per­ mitem que toda publicação interna divulgue amplamen­ te as realizações da Entidade no país e no exterior. principalmente por razões econômicas. Por menor que seja uma Biblioteca há sempre um acúmulo de pu­ blicações que. por serem duplicatas ou obras de pouco interesse. Assim. visamos dar ao leitor uma visão sobre as finalidades de um Serviço de Intercâmbio. sobretudo. en­ tão.

.

em 1817. Es- 15 . Deutsche Staatsbibliothek (1949) e o Hungarian E x ­ change Centre (19 5 2 ). Em 15 de março de 1886 realizou-se a Convenção de Bruxelas. Espanha. restringindo-se aos livros publicados com direitos autorais. com a Biblioteca Nacional de Paris trocando suas duplicatas por livros ingleses e alemães. Em 1770 as universidades alemães beneficiaram-se mutuamente com a troca de publicações acadêmicas e. a Akademisher Tauschverein foi estabelecida. N o início de 1832. Participaram dela Bélgica. relativa a permuta internacional de do­ cumentos oficiais e publicações de caráter científico e li­ terário. o International Exchange Service da Smithsonian Institution em Washington. Em 1851 foi fundado o primeiro Centro de Per­ mutas.C a pítu lo 1 H IS T Ó R IA D O IN TER C Â M B IO Em 1694 foi iniciada a prática de permuta entre Bi­ bliotecas. Danish Exchange Cen­ tre (1 9 4 5 ). British National Book Centre (19 4 8 ). o Governo Britânico estabeleceu relações de permutas com a França. A seguir: Belgium Interna­ tional Exchange Centre (18 7 1 ). Brasil.

Itália. agradecimentos etc. 5) as remessas se efetuarão diretamente ao país so­ licitante. Portugal. 4) deverá ser colocado à disposição de cada Servi­ ço de Permuta um exemplar da obra oferecida. 16 . solicitações. Como resultado dos seus trabalhos as seguintes re­ comendações foram formuladas: 1 ) em cada um dos países signatários sua Biblio­ teca Nacional estabelecerá um Serviço encarregado da permuta. 2) comprometem-se a permutar o seguinte: a) os documentos oficiais. parlamentares e administrativos. b) as obras editadas com o auxílio do governo. Sérvia e Suíça. 7) os Serviços de Permutas serão os intermediários entre as instituições científicas e sociedades literárias dos países participantes para o recebimento e remessa de suas publicações. independentemente com países que não participaram da Convenção. 9) os países que não participaram da Convenção poderão aderir a ela. 3) o Serviço imprimirá a lista de publicações dis­ poníveis que será corrigida e ampliada anualmente e enviada a todos os Serviços de Permutas.. 8) estas disposições se aplicavam somente às obras publicadas após a Convenção. o o mesmo ocorrendo com toda correspondência adminis­ trativa. Adotar-se-ão modelos e formulários uniformes para as notas detalhadas do conteúdo dos pacotes. Eles não poderão tomar a iniciativa de es­ tabelecer relações de intercâmbio. Caso haja interesse na aquisição de outros exemplares. notificando ao Governo da Bélgi­ ca e por ele aos demais países signatários. o envio dependerá de entendimento mútuo.tados Unidos da América. 6) as despesas de transporte correrão por conta do país ofertante.

10) a Convenção poderá ser alterada e as propos­ tas depositadas em Bruxelas com a maior brevidade pos­ sível. — Primeiro Seminário Nacional e Internacional de Permuta.Seminário Nacional de Permuta de Publicações da República Dominicana. Viena. La Habana. — Seminário sobre Permuta Nacional e Interna­ cional de Publicações. — Seminário sobre Permuta Nacional e Interna­ cional de Publicações. Esta Convenção despertou os países para a necessi­ dade da permuta e a seguir foram realizadas: — Convenção Interamericana sobre Permuta de Publicações Oficiais. — Primeiro Seminário Nacional e Internacional de Permuta. Buenos Aires. São Paulo. a Seção de Permuta Internacional da Bi­ blioteca Nacional funciona desde 16 de outubro de 1951. 1936. 26-30 de iunho de 1956. Panamá. 24-29 de abril de 1972.529. 9-12 de dezembro de 1955. Montevideo. — Seminário Nacional e Internacional de Permu­ ta. 2-12 de dezembro de 1953. de acordo com o Decreto n. 4-5 de dezembro de 1958. Científicas. Guatemala.° 20. 10-12 de setembro de 1956. — Conferência Européia sobre Permuta de Publi­ cações. 1902. Literárias e Industriais. -—. — Conferência Geral da U N ESCO sobre Permu­ ta Internacional de Publicações. N o Brasil. 17 . Paris. Trujíllo. 10-11 de setembro de 1956. 12-13 de dezem­ bro de 1955. México. — Convenção Interamericana sobre Permuta de Publicações.

18 . ficando decidido que: 2) a participação de todas as bibliotecas especia­ lizadas no programa de permuta da UN ESCO.No 1. Desde então começaram os esforços para o desen­ volvimento do intercâmbio no Brasil. foi dada ênfase especial à permuta entre Bibliotecas.° Congresso de Biblioteconomia e Documen­ tação. ficando decidido que: 1) fosse promovido o sistema de permuta entre Bibliotecas. realizado em Recife. em 1954. 3) redução das tarifas postais a fim de facilitar a permuta do material bibliográfico.

etc. do reembolso postal. b) dois fichários de Instituições: alfabético e geo­ gráfico. estantes de aço. 19 .C apítu lo 2 O R G A N IZA Ç Ã O D O SERV IÇO D E IN T E R C Â M B IO 2. o segundo permitirá a localização geográfica das referidas instituições. mesas grandes para ordenação alfabética do material recebido.. do número de cartas e de listas de duplicatas enviadas e recebidas.1 Equipamento e mobiliário Além do essencial para o desenvolvimento dos ser­ viços. cadeiras. máquinas de escrever. escrivaninhas para funcionários. que pode servir para controle de correspondência. c) arquivos de pastas suspensas onde se colocará a correspondência recebida e enviada às Instituições do pro­ grama de intercâmbio. N o primeiro ficará registrado em ordem alfabé­ tica o endereço das instituições participantes do progra­ ma. são indispensá­ veis especialmente: a) fichário Kardex para registro em fichas de to­ das as publicações periódicas disponíveis para perm uta.

g) fazer recomendações sobre a política de inter­ câmbio. h) manter-se informado sobre convenções e acor­ dos relativo ao intercâmbio internacional. remessas e materiais recebidos etc. d) estabelecer relações de permutas. c) verificar as listas de pedidos. Auxiliar I: a) conferir as listas de duplicatas.d) máquina de endereçar. i) decidir e efetuar o descarte de publicações. d) preparar as listas de materiais necessários para completar coleções. registro e solicitações de publicações. b) fiscalizar permanentemente a chegada. k) supervisar os catálogos de livros em depósito. b) elaborar as listas de duplicatas. duplicatas. j) elaborar e manter atualizado o manual de ser­ viço. permuta permanente.. e) determinar entradas para registro do material. c) elaborar as listas de permuta regular. oferecimentos e duplicatas. 1) informar aos outros serviços da Biblioteca quais as publicações que se podem obter por permuta. 2. f) preparar e supervisionar a correspondência. para maior clareza e ra­ pidez na confecção de endereços. 20 .2 Pessoal e suas funções Chefe do Serviço: a) planejar e organizar o trabalho de permuta.

f) elaborar e controlar os catálogos de duplicatas.3 Correspondência A correspondência constitui uma das principais ta­ refas do Serviço de Intercâmbio. se a transação é realizada com uma instituição norte-ame­ ricana ou britânica.c) elaborar e controlar os catálogos de envios. A uxiliar III: a) organizar e controlar o material que permane­ ce no depósito. pois é conveniente que a correspondência seja re­ digida no idioma do país onde se encontra a instituição com a qual se realiza a permuta. O bibliotecário encarregado deve conhecer diversas línguas. seria também ideal que os bibliotecários norte-ame- 21 . por exemplo. Por outro lado. ma­ teriais e perm uta permanente. c) receber e organizar o material descartado. Dela dependem seu êxi­ to e desenyõlvimento. A uxiliar II: a) elaborar a estatística. f) supervisar as relações de intercâmbio. b) registrar e organizar as publicações. d) revisar desiderata. d) registrar e organizar os materiais catalogados em depósito. g) acusar e agradecer o recebimento de publicações. obtêm-se obviamente melhores re­ sultados com a correspondência em inglês. b) distribuir o material editado pela Instituição. Assim. 2. livros em depósito e livros catalogados. e) preparar e despachar pacotes. c) registrar e organizar as publicações em depó­ sito.

A Comissão de Perm uta de Publicações da Fede­ ração Internacional de Associações de Bibliotecários 22 . Para acusar o recebimento. enviar e solicitar publi­ cações é de grande utilidade um form ulário padrão.ricanos empregassem o espanhol ou o português na cor­ respondência com seus colegas latino-americanos.

que a devol­ ve com a obra solicitada ou com resposta anotada no verso. A ficha A é remetida ao destinatário. 23 . O verso das fichas A e B devem es­ tar recoberto de papel carbono. em anexo.(1FLA) deu parecer favorável. na reunião celebrada em Moscou em 1970. cuja adoção representa um progresso im portante para a nor­ malização das solicitações em permuta. A ficha original é datilografada com duas cópias (designa­ das como A . ao formulário. B e C ) .5 x 12. mas este a conversa com a resposta consignada na ficha A. no form ato padroni­ zado de 7. ou um outro produto autocopiador. A ficha C deve ser conservada pelo solicitante. A ficha B é também enviada ao destinatário.5 cm. Descrição do processo: Utiliza-se uma ficha para cada obra solicitada. A ficha deve ser impressa no idioma que melhor re­ presente o interesse da instituição.

Com o tempo elas vão se acumulando. originando a necessidade de movimenta­ ção e distribuição desse material. convém enfatizar que as duplicatas sempre existem e existirão nas bibliotecas. 24 .C a p ít u l o 3 M E T O D O L O G IA D O SERV IÇO D E IN T E R C Â M B IO 3.2 Listas de duplicatas para permuta No que se refere à permuta com material duplicado. I 3. A permuta oferece grandes possibilidades de desen­ volvimento do acervo. Ela poderá ser desenvolvida de duas formas: através de listas de duplicatas para permu­ ta e de publicação periódica editada pelo órgão.1 Introdução A permuta de material educativo e cultural entre bibliotecas e centros de documentação há muito tempo vem sendo reconhecida como uma atividade muito dese­ jada e de grande valor.

co­ mo. D o cabeçalho devem constar as seguintes inform a­ ções: a) endereço completo da instituição ofertante. As listas devem ser enviadas primeiramente às enti­ dades situadas em locais mais distantes. As listas de duplicatas podem ser confeccionadas anualmente. que é efetuado por ordem de chega­ da dos pedidos. é iniciada a ro­ tina de atendimento. reproduções etc. manuscritos. será enviada a lista somente com esse tipo de documento. se o seu estado não for previamente declarado. faz-se o le­ vantam ento das publicações periódicas. d) data de encerramento. pois poderão ser trocadas por outras em falta no acervo. Após seu retorno. discos. o seu estado de conservação. partituras. também. ou de início das solicita­ ções. dependendo da necessidade da instituição.Para a biblioteca elas constituem uma fonte de aqui­ sição. c) nome do program a. b) data de impressão da lista. outras publicações disponíveis. tais como atlas. microfichas. mapas. fitas magnéticas. 25 . e) informações a respeito da despesa postal. T endo como base o registro Kardex. fo­ tocópias. É óbvio que se a instituição não dispuser de outro material além de periódicos e livros. logo em segui­ da anotam-se os livros e. semestralmente ou com menor periodicida­ de. A listagem poderá ser em ordem alfabética ou de as­ sunto. a fim de que to­ das as instituições contem com o mesmo tempo para so­ licitar as publicações. Deve ser mencionado se a obra é encadernada. pois as dani­ ficadas poderão dar má impressão da instituição ofer­ tante. finalmente. microfilmes.

O mesmo servirá também para que sejam confeccionadas as listas de falhas que poderão acompanhar as listas de duplicatas. a especialidade de interesse (British National Book C entre). assim que a lista chegue. Após a seleção do material. No que se refere ao recebimento de listas de dupli­ catas. para que se consiga bom material. A primeira etapa do atendimento é separar as pu­ blicações periódicas solicitadas e dar baixa no registro Kardex. seja verificada e enviada imediata­ mente à biblioteca ofertante. Os pedidos são atendidos por ordem de chegada e. O ideal seria um intercâmbio equivalente e que nenhuma en­ tidade cobrasse da outra. Para solucioná-lo. para depois atender aos pedidos de outros tipos de publicações. Evitará também o manuseio excessivo do fi­ chário do acervo. É aconselhável a criação de um fichário de falhas para facilitar o trabalho de verificação destas listas. a verificação do material que interessa deverá ser mais rápida ainda. o total de permutas efetuadas entre as duas instituições (British National Book C entre). os Centros de Permuta procuram estabelecer um sistema de prioridade. pois não seria necessário informar o total da des- 26 . Deve ser evitada a cobrança da despesa postal.Há o problema de mais de uma entidade solicitar a mesma obra. Isto evitaria um excesso de tra­ balho. Para facilitar o trabalho é necessário que as biblio­ tecas participantes enviem as etiquetas de endereço. que pre­ vê: a importância da entidade solicitante (American Me­ dicai Library Association). é preciso que. são feitos os pacotes e remetidos às entidades solicitantes com a maior brevi­ dade possível.

levando-se em conta a área de interesse da entidade. No momento em que se torna realidade a edição da revista. Cabe ao bibliotecário incentivar a publicação da revista. quando cientificados da importância de uma pu­ blicação periódica. será preciso selecionar os títulos que poderão ser conseguidos através da permuta. Os administradores das entidades há pouco refe­ ridas. 3.pesa postal. Quando da tiragem do primeiro número.3 Permuta com publicação periódica A perm uta com publicação corrente é amplamente realizada por diversas entidades educacionais. se possível. dando sua cooperação no sentido de que ela se aperfeiçoe. é reco­ mendável que a revista seja enviada com uma circular. na qual se solicite permuta. inéditos. científicas e culturais. seja regular e apresente artigos de alto valor. e possibilita o recebimento também corrente de várias outras publicações. controlar o preço do envio dos pacotes no correio etc. A Biblioteca deverá empreender todos os seus esforços para o bom êxito da publicação. prestam seu apoio absoluto a uma iniciativa desse tipo. comunicar o recebimento do pagamento. 27 .

C a pítu lo 4
O IN T E R C Â M B IO N A C IO N A L
4.1 Introdução
A situação dos programas de permuta no Brasil, é
limitada atualmente, aos esforços da Biblioteca Regio­
nal de Medicina e da Associação Paulista de Bibliotecá­
rios, através de seu Grupo de Trabalho em Tecnologia
e do Grupo de Bibliotecários Biomédicos e do Sistema
Nacional de Informação e Documentação Agrícola, que
constituem programas de permuta especializados.
Desde 1954, no 1.° Congresso Brasileiro de Biblio­
teconomia, realizado no Recife, são apresentadas ques­
tões concernentes à permuta nas bibliotecas brasileiras,
mas até hoje ainda não foi criado um Centro que coor­
denasse tais relações entre as instituições nacionais de for­
ma generalizada.
A maioria das bibliotecas, no entanto, realiza in­
tercâmbio individual que consiste no seguinte: uma bi­
blioteca ou Centro de documentação entra em contato
com outro no sentido de efetuarem relações de permuta
que beneficiem ambas as partes. São ofertadas listas de

28

duplicatas e das publicações editadas pela própria insti­
tuição.
A U N ESC O também coopera com a difusão desse
tipo de permuta apresentando no Boletim de la Unesço
para las Bibliotecas uma seção destinada a divulgar as
instituições que possuem obras ou listas de duplicatas
para este fim.
4.2 Biblioteca Regional de Medicina
Biblioteca Regional de Medicina Organização
Pan-Americana da Saúde.
Caixa Postal 20.381
(Vila Clementino)
04.0233 — São Paulo, SP
A BIR EM E coordena o programa de intercâmbio
denominado “Listas Conjuntas de Duplicatas para Per­
m utas”.
Participam desse programa diversas bibliotecas biomédicas do Brasil e da América Latina.
Para a confecção de listas a serem publicadas é ne­
cessário seguir as seguintes instruções:
a) observar a nova apresentação das listas con­
juntas;
b) relacionar os periódicos em absoluta ordem al­
fabética;
c) não relacionar periódicos que não sejam de me­
dicina ou ciências afins;
d) relacionar separadamente publicações que não
sejam periódicas;
e) quando houver vários exemplares de um só fas­
cículo não é preciso mencionar na lista;
f) usar o hífen (-) para indicar disponibilidade
dos fascículos que se encontram entre dois outros men-

29

cionados, por exemplo: 1-4 (estão disponíveis os n.9s 1,
2, 3 e 4) ;
g) usar a vírgula (,) para indicar disponibilidade
somente dos números mencionados. Por exemplo: 1,4
(estão disponíveis os n.°s 1 e 4) ;
h) enviar apenas 6 páginas datilografadas, a fim
de possibilitar a um número maior de instituições par­
ticiparem do programa:
i) colocar o endereço, de forma mais completa pos­
sível, mencionando também o Código de Endereçamento
Postal.
São as seguintes as instruções para solicitação de
material:
a) enviar o pedido o mais brevemente possível:
b) ao devolver a própria lista com a solicitação, o
funcionário deverá ser claro na forma de marcar os itens;
c) usar uma forma única de marcação, de prefe­
rência colocando um círculo em torno dos números so­
licitados;
d) enviar juntamente com o pedido as etiquetas
para envio do material;
e) quando um fascículo ou volume for importan­
te para a complementação da coleção, colocar ao lado
do n.9 solicitado: PO R FA V O R;
f) usar tinta de uma única cor para marcar itens
solicitados;
g) ao devolver a lista à instituição ofertante, co­
locar o carimbo ou datilografar o endereço na própria
folha da lista, a fim de não causar problemas;
h ) mencionar sempre o número da lista conjun­
ta quando fizer o pedido ou agradecimento, a fim de fa­
cilitar à instituição doadora a localização do material em
questão.

30

c) colocar nos pacotes o número da lista do mate­ rial que está sendo enviado.1 Grupo de Bibliotecários Biomédicos da A. SP O Grupo de Bibliotecários Biomédicos. Caixa Postal 755 09000 — Santo André. b) atender aos pedidos por ordem de chegada.3.B. não somente em São Paulo. Se possível. porém.P. e) preencher as estatísticas enviadas pela BIREM E. d) colocar no pacote enviado o carimbo da insti­ tuição. o não cumprimento deste item dificultará enormemente a localização do pedido à instituição que recebe o pacote. 4. mas em to­ das as bibliotecas brasileiras especializadas em Medicina e Tecnologia. D ar atendimento também aos pedidos de acordo com a especialidade das instituições solicitantes.Instruções para distribuição de material: a) distribuir o material no mais curto espaço de tempo possível. através dos seus Grupos de Bibliotecários Biomédicos e do Grupo de Trabalho em Tecnologia. fundado em junho de 1963. 4.3 Associação Paulista de Bibliotecários ÍAPB) A APB vem desenvolvendo esforços para promover o intercâmbio. 31 . tem como um de seus objetivos di­ fundir a prática de permuta nas bibliotecas biomédicas do país. dar certa prioridade às instituições mais necessitadas e que atendam a um número maior de leito­ res. pois.

Cerca de 500 instituições biomédicas o recebem. A primeira lista impres­ sa. contava com 2. É muito bem organizado. As fichas são organizadas em ordem alfabética e abaixo de cada título de periódico há o número da sigla da Biblioteca a quem se deve fazer o pedido. a qual enviará ao Grupo de Bibliote­ cários Biomédicos um relatório do movimento que será divulgado através do Noticiário. formulários próprios pa­ ra facilitar os pedidos.Em cumprimento a tal objetivo apresenta na par­ te II de seu Noticiário as listas de duplicatas de publica­ ções biomédicas. 4. 32 . em 1970.177 títulos.P.3. também. Os pedidos serão feitos diretamente à biblioteca que oferece o material. SP Programa extensivo a todas as bibliotecas de Tec­ nologia do país. Biblioteca do Centro Tecnológico de Hidráulica Caixa Postal 11014 Cidade Universitária 05508 — São Paulo. obede­ cendo às convenções e margens em vigor. No início da lista há relação de siglas e respectivos endereços das Bibliotecas que enviam suas fichas de du­ plicatas de periódicos disponíveis. As bibliotecas interessadas em divulgar suas listas deverão enviá-las datilografadas em papel ofício.B.2 Grupo de Trabalho em Tecnologia da A. A lista contém. pois divulga em lista única a relação de publicações disponíveis para permuta em diversas Bibliotecas.

da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecário (FE B A B ). que está implan­ tando a Central Nacional de Duplicatas em Agricul­ tura.4 Sistema Nacional de Informação e Documentação Agrícola — SN ID A Projeto P N D U /F A O /B R A 72/020 E M B R A T E R /S N IR Av. Intercâmbio de Publicações Oficiais A legislação existente no Brasil sobre permuta de publicações oficiais brasileiras incumbe a Biblioteca N a­ cional. D F Programa de âmbito nacional. e o Ministério das Relações Exteriores das atividades de permuta. 4. A divulgação é feita em listas. destinado a todas as bibliotecas agrícolas do Brasil. coordenação em nível federal ou regional. Trata-se de programa ambicioso. W -3 Norte.4. e o atendimento na base da ordem cronológica de pedido recebido. todavia. Bloco I. n ° 27/28 70000 — BRASÍLIA. O número de publicações oficiais editadas no Brasil é muito grande e vem crescendo gradativamente. para melhor rentabilidade na utilização das publicações oficiais brasileiras. em caráter externo. através dos acordos subscritos com Governos Estrangeiros. Quadra 702. em colaboração com a Co­ missão Brasileira de Documentação Agrícola (C B D A ). Não há ainda. em princípio. das atividades de permuta oficial de publicações. O ponto de apoio do sistema é a Biblioteca Central do Ministério da Agricultura (B IC E N ) administrada pelo Term o de Ajuste com a E M B R A T E R /S N IR . 33 .5.

tais como: a) identificar editores nacionais. editores e bibliotecários. A referida Subcomissão apresentou ainda. uni­ versidades. foi instituída a Comissão de Publicações Oficiais Brasileiras.. à consi­ deração da Comissão de Publicações Oficiais Brasilei­ ras. Pro­ cessos Técnicos e Intercâmbio.A perspectiva é m uito boa. pois. a conveniência de colaborar com a Biblioteca N a­ cional ou desenvolver centros regionais com fins idênti­ cos. após estudar os aspectos da legislação atual. caracterizando-o claramente para efeito de remessa ou recebimento do material. Consultoria de Normalização. no V III Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação e no I Seminário de Publicações Oficiais. c) definir o campo de interesse de cada instituição. e definir aqueles cuja lista de publicações se pres­ ta ao intercâmbio nacional. centros de estudos e pesquisas. b) elaborar uma lista de usuários nacionais. A Subcomissão de Intercâmbio de Publicações Ofi­ ciais Brasileiras. que fazem o inter­ câmbio. realizados em Bra­ sília em julho de 1975. com­ posta de bibliotecas. a refe­ rida Comissão criou as seguintes Subcomissões: Biblio­ tecas Depositárias. d) executar levantamentos semelhantes no que con­ cerne aos participantes estrangeiros. 34 . especialmente os oficiais. as seguintes recomendações: Legislação a) A Subcomissão sugere seja constituído um gru­ po integrado por pessoas versadas em elaboração legis­ lativa. academias de ciência etc. bem como a harm onização da difusão cultural com o intercâmbio. Posteriormente. sugeriu algumas rotinas de trabalho pa­ ra um Centro de Intercâmbio.

a problemática do intercâm­ bio. graças ao emprego de questionário especial. ou regionais. de biblio­ tecas interessadas em usufruir os benefícios do intercâm­ bio e que tenham suporte administrativo e financeiro para essa finalidade. c) Ao grupo incumbe apresentar sugestões destina­ das a atualizar a legislação pertinente. bem como a difusão cultural no Brasil. diag­ nosticar a situação do intercâmbio externo. em colaboração com autoridade competente (Alfândega. 35 .). em colaboração com a Biblioteca Nacional. etc. b) O grupo expandido examinará. principalmente: 1) a introdução de meios capazes de dinamizar o intercâmbio. na Subcomissão. 2) a criação de centros especializados. Cacex. em colaboração com a Empresa Bra­ sileira de Correios. Difusão Cultural a) Valer-se da colaboração das instituições apro­ priadas. estudando. c) Examinar. Centros de Intercâmbio a) Sugere-se a inclusão. os problemas relacionados com o custo de transporte e eventuais meios de reduzi-lo. técnico e cultural. d) Examinar. para a organização de cadastro básico que per­ mita. formas de agili­ zar e simplificar o processamento aduaneiro de material relacionado com o intercâmbio. b) Elaborar um diretório de instituições que de­ monstrarem interesse funcional em temas brasileiros no exterior. destinados a dar apoio às instituições de caráter científico.b) A esse grupo a Subcomissão entregará a do­ cumentação legislativa já levantada. numa tentativa de minimizar custos e apoiar o desenvolvimento regional.

fazendo com que as barreiras que separam os diversos países sejam derrubadas e que en­ tre eles se estabeleçam elos de união. 36 .1 Introdução Os programas que ocupam lugar de destaque no âmbito internacional de permuta são: — Duplicate Exchange U nion/A LA — Instituto Interamericano de Ciências Agrí­ colas da OEA — IIC A /C ID IA — International Exchange of Duplicate Medicai Literature/OM S — Library of Congress (LC ) — Medicai Library Association (M L A ) — United States Book Exchange (USBE ) Estas entidades colaboram para o engrandecimento do serviço de permuta.C apítu lo 5 O IN T E R C Â M B IO IN T E R N A C IO N A L 5. enfim. colaboração. o necessário para o apri­ moramento cultural do gênero humano e que venha fa­ vorecê-lo em suas pesquisas e trabalhos. fraternidade. boa vontade.

mas não redistribui as listas de duplicatas. sendo o maior número universi­ tária. A American Library Association remete semestral­ mente a lista dos participantes. 37 . Ela é confeccionada de acordo com a necessidade. com um asterisco apon­ tando as alterações dos endereços e os novos membros. cerca de 390 bibliotecas. México. Brasil. Illinois 60611 Participam do Duplicate Exchange Union. anotando. Para participar do programa é necessário ser afilia­ do à American Library Association que coordena o D u­ plicate Exchange Union. não havendo um período predeterminado para a sua remessa.5.2 Principais Programas Internacionais 5. e cada instituição tem a obrigação de enviar uma cópia sua para as demais bibliotecas participantes.2. Geralmente há a cobrança da despesa postal. São poucas as bibliotecas especializadas que parti­ cipam do programa.1 Duplicate Exchange U nion Resources and Technical Services Division A Division of the A M E R IC A N L IB R A R Y A SSO C IA TIO N 50 East H uron Street Chicago. os itens necessários. atual­ mente. As bibliotecas fazem suas solicitações na própria lista. A maioria (9 0 % ) se localiza nos Estados Unidos e as restantes no Canadá. Chile. Filipinas e Porto Rico. em forma de argola.

2 Instituto Interamericano de Ciências Agrícolas Centro Interamericano de Documentação e In­ formação Agrícola — IICA-CIDIA. 8 (1 9 6 1 ). 1966. 4. 1. publica no Boletim para Bibliotecas Agrícolas uma seção destinada a divulgar as listas de duplicatas deno­ minada “Canje de publicaciones”. Fondo de Cultura Economica. As solicitações são atendidas por ordem de chegada e devem ser feitas diretamente à instituição ofertante. A descrição das publicações deve ajustar-se à for­ ma adotada no Boletim. 3er ed Menascha. 1. 1965. As bibliotecas participantes podem também enviar as listas de falhas. O. ou seja: Agricultural Tropical (Colômbia) 17. México. América Central. 756 p. Reformas agrárias en la Amé­ rica Latina. Turrialba. DF.5.2. 2v. D ELG A D O . 4 (1965) A M E R IC A N S O C IE T Y OF PH O T O G R A M M ETRY M anual of Photogrammetry. 9-12 (1 9 6 7 ). O IIC A -C ID IA no seu empenho em facilitar o in­ tercâmbio entre as Bibliotecas agrícolas da América La­ tina. 38 .5 (1968) Journal of Cooperative Extension (E E U U ) 3. Wisc. 3-7. 24. Costa Rica. 23.

tanto para as ofertas como para os pedidos. A biblioteca da OMS fará duplicar e distribuirá essas listas.2.5cm x 28 cm ). U m símbolo será atribuído ao novo membro. b) listas separadas devem ser preparadas para os livros e periódicos. talvez. por exemplo. que con­ siste em um número seguido de abreviação do nome do país. As bibliotecas que desejam se inscrever como mem­ bro do programa deverão informar à biblioteca da OMS. espaço simples entre cada 39 . As margens devem ter apro­ ximadamente 3 cm de largura. As listas de pedidos e de ofertas de livros e de pe­ riódicos serão preparadas pelas bibliotecas particulares. c) um espaço de 13 cm deve ser deixado no alto da l . 110 bibliotecas espa­ lhadas em 43 países. o da Bi­ blioteca Central da Universidade de Brasília é 106-BRA. a Biblioteca de Medicina da Universidade de Dakar tem o símbolo 29-SEN.3. Switzerland O Internacional Exchange of Duplicate Medical Li­ terature é coordenado pela Organização Mundial da Saúde e compreende.5.3 página de cada lista. É. o mais bem organizado programa de per­ muta. Assim. International Exchange of Duplicate Medical Literature — IED M L W orld Health Organization C /O Library Avenue Appia 12211 Geneva 27. atualmente. para cuja confecção é necessário seguir as seguintes instruções: a) devem ser datilografadas sobre papel branco normal (21.

a fim de que as bibliotecas mais distantes possam enviar seus pedidos em tempo. As ofertas para o material solicitado devem ser fei­ tas. primeiramente. e) as listas devem indicar: os autores (em letras maiúsculas). d) as listas de periódicos devem indicar: os títulos dos periódicos (em letras maiúsculas) de acordo com o W orld List of Scientific Periodical e Les Périodiques Medicaux dans le Monde. somente quando não se tratar de volumes completos. as edições. datas e lugares da publicação: f) em cada folha deve ser indicado “W ” para os pedidos ou “O" para as ofertas. batidos no canto supe­ rior direito da página. assim como o símbolo da biblio­ teca participante. 40 . o local da publicação quando for necessário para a identificação do periódico. Para distribuição do material. escrevendo diretamente à biblioteca requerente. pode ser levada em consideração a localização geográfica a fim de reduzir as despesas postais. os títulos por completo. Os títulos de periódicos e autores devem ser batidos em caixa alta e as folhas utilizadas de um só la­ do e datilografadas de maneira que a impressão seja a mais preta possível. Os pedidos para o material oferecido devem ser en­ dereçados diretamente à biblioteca que fez a oferta. na qual é recomendado esperar quatro meses no mínimo (depois que sua lista foi expedida) para distribuir o ma­ terial. Cada membro deverá enviar no mínimo uma lista em cada três anos. os anos e volumes sublinhados e os números. a fim de evitar que muitos exemplares de uma mesma publicação sejam recebidos.linha e espaço duplo entre os artigos que devem ser nu­ merados.

de acordo com o seu organograma: — American 0 British Exchange Section. no mínimo. As publicações utilizadas na perm uta são divididas em quatro categorias: a) as publicações oficiais do Governo dos Estados Unidos (125 exemplares no mínimo. — African-Asian Exchange Section. 5. — Receiving & Routing Section.C. — Hispanic Exchange Section.4 T he Library of Congress Exchange and G ift Division W ashington. — European Exchange Section. suas atividades não somente para incrementar o acer­ vo como também para promover a difusão da cultura. e antes se necessá­ rio. D. — Federal Documents Section. a biblioteca da OMS solicitará aos participantes comentários e sugestões sobre o programa e decidirá se devem ser feitas modificações. de cada publica- 41 . 20540 Estados Unidos da América A Library of Congress executa. é subdividida nas seguintes seções. A Divisão de Perm uta e Doação. Quando solicitado. Em cada cinco anos. as bibliotecas que recebem pu­ blicações devem reembolsar as despesas postais. a biblioteca que a preparou enviará um relatório sucinto à biblioteca da OMS.2. — State Documents Section. através da perm u­ ta. além de ter um es­ pecialista para a automação.Seis meses após a data de emissão de cada lista. prestando informações sobre a distribuição do material ofertado ou o recebimento do material pedido.

controlada por um “Escritório de Re­ presentação da Library of Congress” que se encarrega de receber o material e enviá-lo aos EUA.2. O Secretário Executivo da M LA é o E x ­ change Manager.5 Medical Library Association Exchange 919 N orth Michigan Avenue Chicago. uma biblioteca deve oferecer uma lista de duplicatas (de extensão não especificada) no mínimo de dois em dois anos. Illinois 60611 — USA Os regulamentos da permuta são criados pelo E x­ change Committee e retificados pelos membros na reu­ nião anual. 42 . b) as publicações da Library of Congress. e as institui­ ções podem fazer lá a seleção do material desejado. em cada um deles. A Library of Congress envia regularmente às ins­ tituições participantes da permuta as publicações perió­ dicas editadas com sua colaboração. embora sejam publicações oficiais. 5. A permuta com instituições de outros países é. elas são consideradas e distri­ buídas em categorias separadas. Ela não imprime listas de duplicatas. A fim de se tornar qualificada para receber material.ção são reservados exclusivamente para o intercâmbio internacional). As bibliotecas que são membros institucionais da Association podem participar da permuta. como é o caso da Handbook of Latin American Studies. c) publicações em duplicatas. d) livros americanos que são adquiridos pela Li­ brary of Congress para serem permutados.

A lista de permuta pode ser assinalada em vermelho. que entre­ tanto não a controla. quando qualquer pe­ dido não for atendido. múltiplos pedidos são recebi­ dos para a maioria dos periódicos e para muitos livros oferecidos. b) enviar o pedido diretamente à biblioteca que ofertou a lista. Os cartões são impróprios para solicitações. a outra certamente é o altruísmo. em geral. 43 . escrevendo “PL E A S E ” ao lado. Os pedidos de material devem ser feitos da seguinte maneira: a) conferir o material necessário nas listas enviadas cada mês da sede da Medicai Library Association. c) mencionar o número da lista cujo material está sendo requisitado e o número de exemplares necessários. As doadoras podem dar mais do que recebem. Sua eficiência depende da discri­ minação e da consciência de cada membro. uma vez que o nú­ mero da lista ficaria perdido. Usar papel 8 1/2 centímetros. outras dificilmente dispo­ níveis por qualquer fonte. As bibliotecas que oferecem duplicatas na permuta informam que. mas não deve ser cortada. d) identificar as publicações urgentemente neces­ sitadas. para facilitar a leitura e devolução à biblioteca ofertante.A permuta pode ser dirigida pela sede. As bibliotecas ofertantes devem tentar dis­ tribuir equitativamente suas duplicatas e as requisitantes aceitar o fato de que o número do periódico ou o livro que falta poderá ser novamente oferecido e não achar que seus direitos foram violados. em troca. mas elas enviam publicações de que não ne­ cessitam e recebem. dando o nome e endereço da biblioteca e o número de volumes da coleção como cabeçalho da fo­ lha. se não usar o papel timbrado. Se uma causa da permuta é o interesse próprio.

mesmo que provenientes de um outro país. g) membros do ultramar devem enviar os pedidos por via aérea. Devoluções postais internacionais podem ser feitas usando os Cupons Postais Internacionais ou ordens de pagamento internacionais que estão disponíveis nos cor­ reios. Pagamentos em selos também não são úteis. Quando o material solicitado é recebido deve-se en­ viar os gastos do transporte imediatamente. mas a Diretoria não tem a liberdade de tomar isto como regra.e) quando outros exemplares de publicações que já existem na coleção são pedidos. depois de ter sido alertado o bibliotecário responsável. Algumas bibliotecas descartam pedi­ dos que não vêm acompanhados das etiquetas postais. O Board of Directors tem pedido ao escritório cen­ tral a retenção do envio de listas de duplicatas para as bibliotecas que não reembolsam o pagamento do trans­ porte de grandes remessas. pela existência de uma taxa de serviço bancário que os onera. Até serem carimbados no lado direito pela agência postal eles continuam a ter apoio legal em qualquer par­ te do mundo. Os pagamentos do transporte em cheques não são muitos adequados. deve incluir um cartão en­ dereçado. mencionando sempre o número da lista ou o nome da biblioteca ofer­ tante na etiqueta. Muitas bi­ bliotecas gostariam de ver postas de lado pequenas ta­ xas. eles devem ser solicita­ dos com “2nd copy” . f) remeter a própria etiqueta com o endereço para o envio de material junto com o pedido. 44 . pois o selo de um país não tem valor no outro. h) se a biblioteca desejar ser notificada do material que não está mais disponível.

o mesmo não acontecendo com mono­ grafias sobre assuntos especializados. As lis­ tas devem obedecer às seguintes regras para serem im­ pressas: 1) usar folha branca de papel de 8 1/2 x 11. 3) usar linhas simples. 2) começar a lista cinco linhas abaixo do topo da página e colocar o seguinte cabeçalho: W R IT E DIR E C T T O (dar o nome e endereço da biblioteca e o nome da pessoa a quem endereçar os pedidos) . d) grandes quantidades de números até cinco tí­ tulos de periódicos serão submetidos a uma genuína Quick Clearance. como é a norma. a biblioteca ofertante recebe­ rá uma folha com um relatório estatístico dando o nú­ mero de unidades enviadas. É opinião do Exchange Committee que nada além da edição anterior à última seja relacionado. b) a lista de permuta regular é impressa das listas originais enviadas pelos membros. Destas lis- 45 . pois espaço duplo faz en­ carecer as listas de permuta e reduzem o número que delas podem ser oferecidos de cada vez. a lista for publicada. mas que aos primeiros pedidos serão enviadas. Não será acusado o seu recebimento. 4) a margem não deverá medir mais de uma po­ legada: c) enviar pelo correio a lista para o Exchange Manager. a cópia impressa revela todos os erros do original. É raro o interesse por sistemas da medicina do século 19 e começo do 20. Quando. po­ rém. Conseqüentemente.Para a preparação das listas devem ser seguidas as seguintes instruções: a) a lista deve ser organizada alfabeticamente. Edi­ ções obsoletas de textos correntes são raramente úteis a outras bibliotecas. o que significa que os títulos oferta­ dos não serão retidos por seis semanas.

g) indicar “o. Assinalar “B D ” para os volumes encadernados. Por exemplo: A M E R J M E D SCI B U LL M E D LIBR ASS PR O C R O Y SOC M E D d) relacionar periódicos e outras publicações seria­ das em uma só ordem alfabética. Por exemplo: J BIOL C H EM V .s.3. de considerável quantidade de material. h) para os livros relacionar separadamente em uma só ordem alfabética. Es­ perando-se que assim as bibliotecas possam desocupar suas estantes. 46 .” (série nova) para periódicos publicados em mais de uma série. A pontuação poderá ser omitida depois das abreviaturas. L A N C E T .tas deverão constar o cabeçalho “Quick Clearance”. 236 = 2. e) relacionar os volumes em uma ordem crescente.206 = 2. As seguintes recomendações expressam muitas su­ gestões recebidas de participantes da permuta para eco­ nomizar tempo e espaço: a) escrever em maiúsculas os títulos dos periódicos. f) para semanários como o B R IT IS H M E D IC A L J O U R N A L . dar também a seção. b) abreviar os títulos no estilo geral do Index Medicus ou o Biomedical Seriais. SCIENCE dar o número do fascículo e o ano.” (série antiga) ou "n. sem demora.154-61. Dar somente as informações neces­ sárias para a identificação. Para a E X C E R P T A M ED ICA.s. c) alfabetar na ordem e forma do Index Medicas e omitir artigos e preposições.

d) livros e periódicos de assuntos muitos especiali­ zados poderão ser de particular valor a uma biblioteca especializada nesses campos. b) uma biblioteca que peça somente um fascículo de uma lista deve ter prioridade.Por exemplo: HA RRISO N . elas. 1968. Por exemplo: Câncer ou Psiquiatria. Em resposta a uma circular distribuída em outubro de 1960. Internai Medicine. 3d ed. dão mais e rece­ bem menos do que pequenas bibliotecas. menos incompleta. em geral. T . R. Para a distribuição do material as bibliotecas deve­ rão reter suas duplicatas por seis semanas e seguir as ins­ truções abaixo: a) as bibliotecas preferem não perder tempo e di­ nheiro com material que não desejam. provavelmente complementará um volu­ me e será melhor do que tornar uma série incompleta. Deve ser enviado somente o solicitado. em vez de tudo para u m ” é uma boa regra para compensar o trabalho despendido na conferência das listas. U m item do século 18 ordinariamente será de maior valor aos leitores de uma escola ou biblioteca de referência do que em uma coleção de um pequeno hos­ pital. as bibliotecas deram instruções especiais para a remessa que estão expressas nas fórmulas codificadas abaixo. A menos que o que se recebe compense. tendem a re­ tirar-se da participação do programa. e) “alguma coisa para cada um. Elas devem ser incluídas em cada lista de pedi- 47 . f) grandes bibliotecas. c) quando somente um fascículo de uma seqüência for solicitado. as grandes.

É o modo menos dispendioso de remeter material nos Estados Unidos.E. T ax a de Material de biblioteca.6 United States Book Exchange 335 V Street. L M = Remeta todos os pacotes. D.C. O Smithsonian paga o transporte marítimo e a biblioteca recebedora paga a taxa do porte de entrada de seu país. N. 20018 Estados Unidos da América A United States Book Exchange (USBE) é uma sociedade particular. Washington. N E — Nunca remeta por Trem Expresso. SI = Remeta através da Smithsonian Institution. Livros e periódicos para países fora da América do Norte poderão ser enviados via Smithsonian com taxas regulares de seu país. porém. por meio da qual as bibliotecas de mais de cem países permutam 48 . Se a biblioteca ofertante não estiver de acordo. o material requisitado não será remetido.dos.2. GF = Use Franquias Postais oferecidas e escreva pedindo mais. Deve-se pedir autorização para: International Exchange Service Smithsonian Institution Washington. Só pode ser utilizado no país. somente os Estados U ni­ dos têm esta taxa e somente bibliotecas de instituições sem fins lucrativos têm permissão de utilizá-la. É um modo prático e barato para se enviar material. se necessário. E = Pode ser remetido por Trem Expresso. sem finalidade comercial. D. 20025 Estados Unidos da América 5.C.

ou sejam: a) enviar à USBE as publicações de perm uta. livros. mensais ou trimestrais. as quotas de determinadas bibliote­ cas nos países onde existem escritórios da Agência. c) dirigir-se com regularidade à USBE solicitan­ do as revistas e livros de que necessita. catalogação e remessa das publicações a mais de três mil bibliotecas associadas. das publicações de que dispõem as bibliote­ cas associadas. paga. b) enviar publicações com intervalos regulares. pelo qual a biblio­ teca se compromete a observar certos requisitos para a permuta. entre as quais revista. A USBE prepara pe­ riodicamente listas das publicações que deseja receber. de mais de cinco mi­ lhões de publicações. classi­ ficação. d) inform ar à USBE sobre qualquer mudança ve­ rificada no nome ou endereço da biblioteca. depósito.milhões de publicações. A única formalidade para filiação à sociedade é a assinatura do Convênio de Filiação. A USBE dispõe. mo­ nografias. as quais podem ser livros ou revistas editadas em qualquer país. por con­ trato com a USBE. orientando as bibliotecas filiadas na remessa do mate­ rial. menos nos Estados Unidos. e obras sobre assuntos dos mais variados. Essas con­ tribuições cobrem as despesas com o recebimento. para permuta. A USBE é m antida por meio de contribuições pagas pelas bibliotecas afiliadas na pro­ porção do volume de material que recebem. bem como a respeito de falhas ocorridas no recebimento das listas mensais. A USBE não exige a mesma quantidade de publicação que envia. A Agência de Desenvolvimento Internacional do Governo dos Estados Unidos (U S A ID ). prin- 49 . mas deseja receber remessas regulares.

não utilizadas na solicitação de material das listas. prepará-las segundo modelo fornecido pela USBE. Todas as bibliotecas filiadas recebem mensalmente listas do material disponível para o intercâmbio. po­ dendo nela indicar os títulos que desejam receber e devolvê-las em seguida à USBE. tam­ bém. ou coleções completas.5 cm. podendo estas. A USBE fornece essa fichas a pe­ dido das bibliotecas interessadas.5 x 12. Esses pedidos devem ser feitos em fichas de 7.cipalmente material de referência de todas as partes do mundo. As associadas podem pedir diretamente as revistas que não constam das listas: um ou mais exemplares. 50 .

C a p ít u l o 6 IN S T IT U IÇ Õ E S P A R T IC IP A N T E S Esta relação contém os endereços.R. ou seja: BIREM E — Biblioteca Regional de Medicina DEU — Duplicate Exchange Union — American Li­ brary Association G T C A — Grupo de Trabalho em Ciência Agrícola -— Associação Paulista de Bibliotecários G T T — Grupo de Trabalho em Tecnologia — Asso­ ciação Paulista de Bibliotecários J — Entidades que participam da permuta individual­ mente 1EDML — International Exchange of Duplicate Medidical Literature — W orld Health Organization ÁFRICA D O SUL Council for Scientific & Industrial Research C.O. em ordem geo­ gráfica. No final do endereço de cada entidade há a sigla do programa ao qual pertence. 395 (I) 51 . — Research Review — P.B. das instituições participantes de programas de intercâmbio.S.I.

(I) Deutsche Staatssbibliotek — Tauschstelle — 108 Ber­ lin — Under den Linden 8 — Postfach 1312 (I) A L E M A N H A (R FA ) Osteuropa — Institut an der Freien Universität Berlin. C. 815 e 1350. Centro de Documentação Científica. Versandabtg. (I) Universidade de Angola — Estudos Gerais Universitá­ rios de Angola. Gift and Exchange Department. 8-9 — Berlin. Box 1038 — Johannesburg. Luanda. C.P.P. Biblioteca.South African Institute for Medical Research P. R. 1034 — Tham annplatz. Tirana (I) A L E M A N H A (D D R ) Deutsch Lateinamerikanische Geselschaft im der Deuts­ chen Demokratischen Republik. w8 — D. Pretoria. Luan­ da. (I) ALBÂNIA Universiteti Shteteror i Tirane — Republica Popullore e Shgiperise — Biblioteka Shkencore. Angola (I) 52 . (IE D M L ) University of South Africa Library. D. 1266 e 3244. O. Berlin 33 — Dahlen (IE D M L ) A N G O LA Instituto de Investigação Científica de Angola. Sektion Medizin-Bibliotek. Garystrasse 55.

A R G ÉLIA
Bibliothèque Nationale D ’Algerie, Ministere de L ’Edu­
cation Nationale. Avenue du Doctor Fanon-Alger (I)
A R G E N T IN A
Biblioteca Popular Constancio C. Vigil — Alem 3078,
Rosario (I)
Centro Panamericano de Zoonosis. Oficina Sanitaria
Panamericana, Oficina Regional de la Organización
M undial de la Salud, Casilla 23 — Ramos — Mejia,
Provincia de Buenos Aires (B IR EM E-I)
Departamento de Literatura del Consejo Provincial de
Difusion Cultural, Casilla de Correo, 179, San Miguel
de Tucum án (I)
Facultad de Ciências Exactas. Departamento de Matematica, Calle 50 y 115 — Casilla de Correo, 172 La
Plata (I)
Facultad de Filosofia y Letras, Universidad de Buenos
Aires, Biblioteca Central — Divisão de Canje, Independencia 3065, Buenos Aires (I)
Hospital Municipal José M. Ramos Mejia. Biblioteca
Central Dr. J. L. Ayerza. Urquiza 609, S/23 Buenos
Aires (I)
Instituto de Botanica Darwinion. Lavarden 200, San
Isidro (Sucursal Martinez) FCN BG M (I)
Inta, Estacion Experimental Agropecuaria, Secretaria
de Estado de Agricultura y Ganaderia, Manfredi Cor­
doba (I)
Inta, Estacion Experimental Agropecuaria de Paraná.
Casilla de Correo, 128 Paraná, Entre Rios (I)
53

Union Industrial Argentina. Biblioteca — Av. de
Mayo, 1157. Buenos Aires (I)
Universidad de Buenos Aires. Facultad de Agronomia.
Biblioteca Central Avda. San Martin
Universidad de Buenos Aires. Facultad de Medicina, Bi­
blioteca Central, Sección Canje, Buenos Aires .............
(B IR E M E )
Universidad del Litoral. Departamento de Difusion e
Intercambio Cultural. Boulevard Pellegrini, 2750 San­
ta Fé (I)
Universidad Nacional de Cuyo. Biblioteca — Casilla de
Correo 420 Mendonza (I)
Universidad Nacional de Rosário. Facultad de Filosofia
— Biblioteca Central — Entre Rios 758, Rosário, San­
ta Fé (I)
A U S T R Á L IA
National Library of Australia — Clearing Center -—
Canberra A .C .T . 2600 (I)
University of Wester — Australia-Exchange Librarian
— Nedlands, Western Australia, 6009 (IE D M L )
BÉLGICA
Bibliothèque de L ’Université Catholique de Louvain.
Service des Échanges U.C.L. — Mgr Ladeuzeplein, B
— 300, Louvain (I)
Studiecentrum Voor Kriminologie en Gerechtelijke Geneeskunde-Parklaan, 2 — Sint Niklass Wass (I)
Université Catholique de Louvain — Faculté de Medi­
cine. Bibliothèque — 4, Chapelle-aux-Champs, Bru­
xelles 15 (IE D M L )
54

Université Libre de Bruxelles. Bibliothèque Centrale —
Service des Dons et Echanges — Avenue F. D. Roose­
velt 50-B-1050 Bruxelles — Belgique (I)
B O LÍV IA
Universidad Autonoma “Gabriel Rene M oreno”. De­
partamento de Orientacion — Casilla 702, Santa Cruz

(I)

Universidad M ayor y Autonoma "Tomas Frias”. Bfblioteca Universitaria, Casilla 54, Potosi (I)
BRASIL
Academia Nacional de Medicina, Biblioteca Alfredo
Nascimento. Av. Gen. Justo, 365 — 9.9 andar. Caixa
Postal, 459 — ZC-00 — 20000 — Rio de Janeiro,
RJ (I)
Associação Paulista de Hospitais. Av. Ipiranga, 313
s/31 — 01.046 — São Paulo, SP (I)
Biblioteca Euclides da Cunha do INL. Edifício do Pa­
lácio da Cultura — Rua da Imprensa, 16 — 4.° andar
— Esplanada do Castelo — 20.000 — Rio de Ja­
neiro, R J (I)
Biblioteca Regional de Medicina. Organização PanAmericana da Saúde. Rua Botucatu, 862 — Caixa
Postal, 20381 — 04.023 — São Paulo, SP (IED M LBIREM E)
Biblioteca “Roberto Simonsen” — FIE SP/C IE SP —
Viaduto D. Paulina, 80 térreo — Palácio Mauá 01.501
— São Paulo, SP ( G T T )
Boletim Paulista de Geografia. Seção Regional de São
Paulo da Associação dos Geógrafos Brasileiros, Cidade

55

508 — São Paulo. Biblioteca — Praça da Repúbli­ ca. SP (I) 56 . 111 — 2 . SP (G T T -I) Centro Tecnológico de Hidráulica. SP (B IR E M E ) Centro Pan-Americano de Febre Aftosa.Universitária. 2007 — 50. 5137 — Caixa Postal. Biblioteca Av. Treinamento e Aperfeiçoamento da Secretaria de Saúde. Florianópolis. Caixa Postal. 22022 — 05. Santo Amaro.403 — São Paulo. Biblioteca — Seção de Periódi­ cos e Publicação Seriadas. SP ( G T T ) CIBA — Produtos Químicos Ciba S/A. de Campos. 205 — 88. 11. Biblioteca — Caixa Postal.000 — Brasília. R J (B IR E M E ) Centro de Pesquisas do Cacau. SC (I-BIR EM E) Centro de Energia Nuclear da Universidade Federal de Pernambuco.701 — São Paulo. Curso Seriado de Medicina.000 — Reci­ fe. Praça dos Três Poderes — 70. 8105 — 05. 3678 — 04. PE (B IR E M E ) Centro de Estudos.000 — Rio de Ja ­ neiro.■ andar Centro — 20. s/n — Caixa Postal.200 — São José dos Campos. Caixa Postal. Rua Dr. R J — ZC-17 (B IR E M E ) Centro de Medicina Nuclear. Bahia (I) Centro Técnico Aeroespacial. 589 — ZC-00 — 20. 7 — 45.600 — Itabuna. D F (I) Centro Biomédico da Universidade Federal de Santa Ca­ tarina. Ovidio P.508 — São Paulo. Biblioteca — Caixa Pos­ tal. Biblioteca Central — 12.000 — Rio de Ja ­ neiro. SP (I) Câmara dos Deputados. Caixa Postal.014 — 05. Biblioteca — Caixa Postal.

M G (B IR EM E) Escola Paulista de Medicina. Secretaria da Agri­ cultura — Biblioteca — Av. Aguiar. Jardim Umuarama — 38. 1621 — 30.000 — Belo Horizonte. 180 — E. Rua Botucatu.° e 8. SP ( G T T ) (I) Departamento Médico do Serviço Civil do Estado (Se­ cretaria de Estado dos Negócios do Governo) Serviço de Documentação e Biblioteca.508 — São Paulo. Biblioteca. SP (I) 57 . PE (I) Conjunto das Químicas. SP (I) Escola de Biblioteconomia da Universidade Federal de Minas Gerais. 7. SP (I) Departamento da Produção Animal. Biblioteca — Av. 45 — 37. M G (I) Escola de Enfermagem de São Paulo. M G (B IR E M E) Escola de Medicina e Cirurgia de Uberlândia — Biblio­ teca — Caixa Postal.° andares — 50. 6. M G (I) C O N D E PE — Biblioteca. Bioquímica e Odontologia — Bi­ blioteca — Praça Emília Silveira. SP (B IR EM E) Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Ba­ hia. 440 — Caixa Postal. Caixa Postal. BA (B IR E M E) Escola de Farmácia.000 — São Paulo.000 — Salvador.000 — Belo Horizonte. s/n 40. Rua Maria Paula. 67 — 4.°.000 — Recife.403 — São Paulo. 30786 — 05.001 — São Paulo. 455 — 05. Francisco Matarazzo.130 — Alfenas. San Diego.319 — São Paulo. Biblioteca — Caixa Postal. 5751 — _ 05. Enéas de C.400 — Uberlândia.° andar — 01. 564. 120 — 01.Colégio Integrado do Centro Pedagógico da Universi* dade Federal de Minas Gerais. Biblioteca — Rua João das Botas. 1906 — 30. Caixa Postal. Rua do Alecrim.

Bi­ blioteca — Rua Sarmento Leite. Alfredo de Paula. 8030 — 01. SP (B IR EM E-I) Faculdade de Economia e Administração da Universi­ dade de São Paulo. s/n 37.Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”. SP (I) Faculdade Católica de Medicina de Porto Alegre. Desembargador M ay­ nard. Caixa Postal.000 — Belo Hori­ zonte. 3225 — 05. Vila N o­ va. 245 — 90.508 — São Paulo. José Antonio Gar­ cia C outinho”. 832.000 — Por­ to Alegre. SP (I) Faculdade de Engenharia Industrial. M G (I) Faculdade de Ciênicas Médicas da Universidade Fede­ ral de Sergipe.222 — São Paulo. Biblioteca — Av. s/710 — 30.000 — Aracaju.° — Caixa Postal. Biblioteca — Rua Dr.404 — São Bernardo do Campo. 102 — 18. M G (B IR E M E) Faculdade de Ciências Médicas e Biológicas. Cai­ xa Postal. RS (B IR EM E ) Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Fe­ deral de Minas Gerais. Biblioteca — 04. SP (G T T -I) 58 .600 — Botucatu. M G (I) Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Caixa Pos­ tal. 567 — 30.000 — Belo Horizonte.550 — Pouso Ale­ gre. Seção de Intercâmbio — Rua Curitiba. SP (G T C A ) Escola de Veterinária da Universidade Federal de M i­ nas Gerais. SE (B IR E M E ) Faculdade de Ciências Médicas “Dr. 268 — 4. Caixa Postal. 174 — 49. 9 — 13.400 — Piracicaba. Fundação Universidade do Vale Sapucai — Av.

SP (I) Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Marília.800 — Arara­ quara. 335 — 19. Caixa Postal. 1278 — 17.500 — Marília. SP (B IR E M E ) Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Univer­ sidade Federal de Minas Gerais. Biblioteca — Rua Roberto Simonsen.000 — Belo Horizonte. Rua 10. 250 — Praia Vermelha. R J (B IR EM E) Faculdade de Farmácia e Bioquímica da Universidade de Minas Gerais — 30. PE (B IR EM E) Faculdade de Farmácia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. 1621. Vicente Firreira. Biblioteca — Caixa Postal.800 — Assis. Caixa Postal.500 — Rio Claro. M G (I) Faculdade de Filosofia Ciência e Letras de Araraquara.000 — Recife. SP (I) Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Assis.100 — Presidente Prudente. 1083 — 50. 2527 — Caixa Postal. Av.800 — Araraquara. Biblioteca — Caixa Postal.Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Per­ nambuco. Caixa Postal. 174 — 14. SP (I) 59 .000 — Rio de Janeiro. SP (B IR EM E) Faculdade de Filosofia Ciências e Letras do Sagrado Co­ ração de Jesus. Biblioteca — Av. SP (I) Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Presidente Prudente. 253 — 30.100 — Bauru. 331 — 14. M G (I) Faculdade de Farmácia e Odontologia de Araraquara. 305 — 19. 611 — Rua Irmã Arminda. Pasteur. Biblioteca — Caixa Postal.000 — Belo Horizonte. SP (I) Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Rio Claro. Rua Expedicionário do Brasil. ZC-82 — 20. 10-50 — 17. 178 — 13.

Av. 23-B — 18. Frei Serafim 2280. P R (B IR E M E ) Faculdade de Medicina do Piauí. 317 — 13100 — Campinas. 8099 — 01. Departamen­ to de Geografia — Universidade Católica de Campinas — Rua Marechal Deodoro. Biblioteca — Seção de Permuta e Doação. Príncipe de Gales — Caixa Postal. SP (I) Faculdade de Filosofia Ciências e Letras. Biblioteca — Caixa Postal. SP (I) Faculdade de Medicina do Norte do Paraná. 1530 — 86. PI (B IR E ­ ME) Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. SP (IE D M L ) Faculdade de Medicina da Fundação Universidade do ABC.000 — São Paulo.000 — Santo André. SP (B IR EM E-I) 60 . Av. RS (I) Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas. Se­ ção de Publicações — Caixa Postal. 8105 — 05.100 — Caxias do Sul.Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de São José do Rio Preto — 17. Biblioteca — Rua Jourbert Wey. Rua Os 18 do Forte. 1099 — Caixa Postal. Caixa Postal.000 — Teresina. 343 — 64. 755 — 09.100 — Londrina. SP (I) Faculdade de Higiene e Saúde Pública. SP (B IR E M E) Faculdade de Filosofia Ciências e Letras da Universida­ de de Caxias do Sul. Biblioteca — Caixa Postal.100 — Sorocaba.508 — São Paulo. 1771 — 95.720 — São José do Rio Preto. SP (I) Faculdade de Medicina de Sorocaba. Caixa Postal.100 — Ribeirão Preto. 301 — 14. 290 — Caixa Postal.

657 — 90. Biblioteca — 50. Biblioteca — Praça 15 de Novembro — 40. Biblioteca — Caixa Postal. SP (B IR E M E ) 61 . PE (B IR E ­ M E) Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. s/n — Caixa Pos­ tal. 340 — 30. RS (B I­ R EM E) Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.000 — Belo Horizonte. Biblioteca — Seção de Periódicos — Caixa Postal. Biblioteca — Caixa Postal. PR (I) Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Pe­ lotas. 688 — 60. 780 — 29. BA (B IR E M E -IE D M L ) Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Cea­ rá. 2921 — 01.000 — Salvador.000 — São Paulo. Biblioteca — Seção de Periódicos — Caixa Postal. Biblioteca. ES (B IR EM E) Faculdade de Medicina da Universidade Federal Flumi­ nense. 9 — 74. — 96.000 — Recife. Marechal Campos. Biblioteca — Caixa Postal. M G (B IR EM E) Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Pa­ raná.Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Ba­ hia.000 — Niterói.100 — Pelotas. GO (I) Faculdade de Medicina da Universidade Federal de M i­ nas Gerais. RS (B IR E M E ) Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Per­ nambuco.000 — Vitória. Av. Biblioteca — 80.000 — Goiâ­ nia. Fortaleza (IE D M L ) Faculdade de Medicina da Univesidade Federal do Es­ pírito Santo. Biblioteca — Caixa Postal.000 — Porto Alegre. R J (B IR EM E ) Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás.000 — Curitiba.000 — Ceará. 468 — 24.

100 — Bauru. José Ranieri. 476 — 93. RS (I) 62 . 1480 — Caixa Postal. Biblioteca — Rua José Bonifácio. Rua Dr. Biblioteca. 1118 — 90. SP. 52 — 13. 16 — ZC-24 — Estação de Manguinhos — 20.100 — Araçatuba. R J (B I­ REM E) Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha.400 — Piraci­ caba.000 — Curitiba.123 — São Paulo. Rua Leopoldo Bu­ lhões.000 — Osasco.Faculdade Municipal de Ciências Econômicas e Admi­ nistrativas de Osasco. PR (B IR E M E ) Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. SP (I) Faculdade de Odontologia de Araçatuba. Rua D. RS — (B IR E M E ) Faculdade de Odontologia da Universidade de São Pau­ lo. SP (B IR EM E ) Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo.000 — Porto Alegre. Mariano T . SP (IE D M L ) Faculdade de Odontologia de Piracicaba. 363 — Caixa Postal. Caixa Postal. Rua Três Rios. 395 — Caixa Postal. 1193. 260 — 06. 2492 — Cai­ xa Postal. 533 — 16. 1536 — 17. SP (B IR E M E ) Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Paraná. 2558 — 80. Fernaz. Rua Ramiro Barcelos.300 — Novo Hamburgo. Pe­ dro II. SP (I) Fundação Ensino Especializado de Saúde Pública.000 — Rio de Janeiro. M. Rua Dr. Ins­ tituto Presidente Castello Branco. Caixa Postal. 627 — Caixa Postal. 8216 — 01. Rua Inconfidentes.

457 — 2. R J (I) Fundação Gonçalo Moniz. Faculda­ de de Medicina — Rua Cel.000 — Sal­ vador. D F (B IR E M E ) Fundação Osvaldo Aranha. Biblioteca — 07. SC (B IR EM E ) 63 .000 — Brasília. Rua Irmã Benwarda s/n — 88. Biblioteca — Caixa Postal. BA (IE D M L ) Fundação Hospitalar do Distrito Federal. Se­ cretaria de Saúde.180 — Volta Redonda. P R (I) Hospital Governador Celso Ramos. G. Departa­ mento de Pesquisa e Experimentação.000 — Curi­ tiba.° HDB. Biblioteca — 1. RJ (B IR E M E ) Fundação Universidade Regional de Itajubá.000 — Recife. PB (I) Fundação Zoobotânica do Distrito Federal.780 — Franco da Rocha. Paulo de Frontin. Biblioteca — Cai­ xa Postal. 320 — 37. Biblioteca -— Av. Biblioteca — 80. D F (I) G E R A N — Grupo Especial para Racionalização da Agroindústria Canavieira do Nordeste — Av.500 — Itajubá. 700 s/210 — 50. Brasília. Biblioteca — Caixa Postal 4.000 — Brasília. Renó Júnior.Fundação Gctúlio Vargas. PE (I) Hospital Central de Juqueri. 701 — Rua Pedro Lessa (Canela) — 40. Fundação Médico Hospitalar Catarinense. 70.D.000 — Rio de Janeiro.° — 27. Conde da Boa Vista. SP (B IR E M E) Hospital das Clínicas. — 58. M G (B IR EM E) Fundação Universidade Regional do Nordeste. 368 — Caixa Postal.F.081 — ZC-05 — 20.100 — Campina Grande. 2435 — 70. Institu­ to Central de Ciências Básicas.000 — Florianópolis.

000 — Sal­ vador. s/n — Canela — 40. Biblioteca — Caixa Postal. 178 — 20. 7027 — 01. Caixa Postal.100 — Campinas. 4005 — 01.221 — São Paulo. 8570 — 01. 224 — 90. de Carvalho. 6209 — 01. RS (B IR E ­ M E) Instituto de Biociências. 355 — Caixa Postal.000 — Recife. SP (B IR E M E ) Instituto de Biociência. PE (I) Instituto A rnaldo V. 1800 — Caixa Postal. Rua das Botas. Cesário M otta Jr. SP (B IR E M E ) Instituto Agronômico. SP (B IR E M E ) Instituto Adolfo L utz. Universidade Federal de Per­ nambuco. Biblioteca — Rua D r. Universidade Federal da Bahia.H ospital Prof. Caixa Postal. 865 — 50. D r. RS (B IR E M E ) Instituto de Botânica.000 — São Paulo. . Biblioteca — Rua Sacadura Cabral. Arnaldo. 112 — 01. Departam ento de Fisiologia. SP (I) Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas de Gastroenterologia — IB EPEG E Caixa postal. R J (IE D M L -B IR E M E ) Hospital do Servidor Público Estadual. Far­ macologia e Biofísica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul — 90. Av. Departam ento de M icrobiologia. Biblioteca — Rua Pedro Toledo. SP (IE D M L -B IR E M E ) 64 .000 — Porto Alegre. 28 — 13. SP (I) Instituto de Antibióticos. Biblioteca — Caixa Postal. BA (B IR E M E ) H ospital dos Servidores do Estado.000 — Rio de Janeiro.000 — São Paulo.331 — São Paulo.000 — Porto Alegre.246 — São Paulo. Edgar Santos.

Biblioteca — Rua Pedro Lessa. SP ( G T T ) Instituto de Energia Atômica da Universidade de São Paulo.000 — Belo Horizonte. BA (B IR E M E ) Instituto Butantã. 2 (Canela) — 40. Nazaré. PA (I) Instituto de Eletrotécnica da Universidade de São Pau­ lo. Departamento de Bioquímica e Biofísica — Caixa Postal. Coor­ denação de Serviços Técnicos Especiais — 01.508 — São Paulo. Biblioteca — 30. Biblioteca — Caixa Postal. SP (B IR E M E) Instituto de Engenharia. Universidade Federal de Minas Gerais.° andar — 01. Viaduto D. Paulo Gama — 90. Biblioteca — Av. 871 — 66. 11049 — 05.501 — São Paulo. RS (B IR EM E) Instituto do Desenvolvimento Econômico e Social do Pará. GO (B IR E ­ M E) Instituto de Ciências Exatas. 80 — 9. Cidade Universitária — 58. Praça Cel.000 — Porto Alegre. Biblioteca — Serviços Técnicos — Av.000 — João Pessoa.000 — Salvador. SP (B IR EM E) Instituto Central de Matemática da Universidade Fede­ ral da Paraíba. Fernando Prestes. Paulina. 6. Centro de Documentação e Publicação. M G (I) Instituto de Ciências Naturais da Universidade do Rio Grande do Sul. PA (I) Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Fede­ ral de Goiás.124 — São Paulo. SP (G T T -I) 65 .000 — São Paulo. Secretaria de Estado da Saúde. 152 — Caixa Postal.Instituto Brasileiro de Oftalmologia e Prevenção da Ce­ gueira — IBOPC.000 — Goiânia.233 — 01.000 — Belém. 591 — 74.

Rua São Cristóvão. GO (I) 66 . R J (I) Instituto Geográfico e Geológico. Av. Biblioteca — 50. 2187 — 50.000 — Recife. 1 — 3. P E (I) Instituto de Leprologia.034 — São Paulo. Rua São Paulo. Rua Antonio de Go­ dói. P R (I) Instituto Joaquim Nabuco de Pesquisas Sociais. Biblioteca — Caixa Postal. Centro de Documentação e Infor­ mações.Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo — Caixa Postal. 1298 — ZC-08 — 20.000 — Rio de Janeiro. Biblioteca.000 — Recife.000 — Niterói.° andar — Departamento de Análise — 24. R J (I) Instituto de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro — 20. 122 — 9.000 — Goiânia. PE (I) Instituto de Matemática da Universidade Federal Flumi­ nense. PE (I) Instituto de Matemática e Física da Universidade Fede­ ral de Goiás.000 — Recife.000 — Rio de Janeiro. SP (I) Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universida­ de Federal do Rio de Janeiro.000 — São Paulo. 11. 2672 — 50. 460 — 1. 597 — 74. 6. R J (B IR EM E) Instituto de Letras da Universidade Federal de Pernam­ buco. 756 e 5078 — Rua General Car­ neiro. Biblioteca — Prédios dos Institutos — Cai­ xa Postal.000 — Rio de Janeiro.° andar — 80.° andar — 01. Largo São Francisco.154 — 01.000 — Curitiba. 17 de Agosto. Caixa Postal. SP (G T T ) Instituto de Geologia. s/n.° andar — 20. R J (I) Instituto de Matemática da Universidade Federal de Per­ nambuco.

José Gaspar. Caixa Postal. M G (I) Instituto de Química Agrícola. 506/7 — 70. SP (G T T -I) Instituto Politécnico da Universidade Católica de M inas Gerais. W -3. Venezuela. BA (I) Instituto de Pesquisas Tecnológicas. 82 — 20. 7141 — 05. 926 — ZC-00 — 20. 56 — 13.200 — São José dos Campos. Biblioteca — Km 47 da antiga rodovia Río-São Paulo — ZC-26 — Via Cam po Grande — 20. Rua Jardim Botânico. D F (I) Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (ex-C N A E) — Biblioteca — Caixa Postal. 1505 — 30. Av.000 — Belo Horizonte. 01.400 — Piracicaba.000 — São Paulo — SP (B IR EM E) Instituto Zimotécnico da Universidade de São Paulo. M inisté­ rio da Indústria e do Comércio.000 — Brasília. Biblioteca — Secretaria de Estado da Saúde. R J (IE D M L ) Instituto de Pesquisas e Experimentação Agropecuárias do Centro-Sul. SP (B IR E ­ M E) 67 .000 — Rio de Ja ­ neiro. Biblioteca. D. 1024 — 20.Instituto Nacional do Livro (M E C ) — Seção de Per­ m utas e Intercâmbio. Biblioteca.380 — C ruz das Almas. R J (I) Instituto Osvaldo Cruz. 600 — Caixa Postal. R J (G T C A -I) Instituto de Saúde.000 — Rio de Janeiro. Biblioteca CN EP-SN PA .000 — Rio de Janeiro.508 — São Paulo. Av.000 — Rio de Janeiro. Caixa Postal. SP (G T T ) Instituto Nacional de Tecnologia. Caixa Postal. Av. R J (B IR E M E ) Instituto de Pesquisa e Experimentação Agropecuárias do Leste — 44. Q. Coordenadoria de Serviços Técnicos Especializados. 515 — 12.

Instituto de Zootécnica. 637 — 20. Biblioteca. Sebastião. R J Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Divisão de Documentação Técnica e Patente. Setor de Documentação e Divulgação.000 — Rio de Janeiro. Rua Ferreira Ponte.508 — São Paulo.000 — Brasília — D F (I) Ministério das Minas e Energia — M M E.000 — Por­ to Alegre. 375. Assessoria de Documentação. Biblioteca — Praça D. Quadras 702/703. 809 — ZC-00 — 20. 8. 8215 — Av.105 — 05. Divisão de Tecnologia Agrí­ cola e Alimentar. D F (I) Ministério do Planejamento e Coordenação Geral. RS (I) 68 .° 27/28 (G T C A I) — 70. R J ( G T T ) Ministério da Agricultura. Esplanada dos Ministérios.000 — Rio de Janeiro. Caixa Postal. Bloco I. SP (I) Petrobrás S/A.° andar — Caixa Postal. Rua Presidente A nto­ nio Carlos. Av. 70. Francisco Matarazzo. 455 — 05.001 — São Paulo. 109 — 4. S/637 — Palácio da Fazenda — 20. Palácio do Itamarati — 70.000 — Rio de Janeiro. Rua Jardim Botânico. Bloco J. 1024 — 20. SP (I) Laboratório Hidrotécnico Saturnino de Brito — HIDROESB. 2 — 90. Av. Térreo. n. R J (I) Ministério da Agricultura. Biblioteca — Caixa Postal.000 — Brasília. D F (I) Museu de Arte e Arquitetura da Universidade de São Paulo. W-3 Norte.000 — Brasília.000 — Rio de Janeiro — R J (I) Ministério das Relações Exteriores. Rio Branco. Biblioteca Central. Biblioteca.

Travessa A ntonio Baena. 500 — 04.. SP (B IR E M E ) Secretaria de Saúde Pública.100 — Cam pi­ nas. Biblioteca — Av.000 — Rio de Janeiro. 1113 — 66. SP (BIREM E) Secretaria de Estado de Saúde Pública. Biblioteca.. das Amorei­ ras. R J (I) Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. D F (I) Serviço de Sericultura. 215 — Av.000 — Reci­ fe. SP (G T C A -I) Sociedade Paranaense de Matemática.. Bi­ blioteca Central — Periódicos — Rua Marquês de S.. Serviço Público Estadual — Biblioteca. P R (I) SU D A M — Biblioteca. 165 — Caixa Postal.000 — Curitiba. São Luiz. Caixa Postal.. 13. 144 — 50. Vicente.. Palácio do Congresso N a­ cional — Praça dos Três Poderes — 70. — Av.000 — Salvador. 280 — 40. 8 de Novembro. 209 — ZC-20 — 20.014 — São Paulo. S P . 99.000 — São Paulo.012 — São Paulo. (B IR E M E ) Secretaria de Estado de Saúde Pública..000 — Belém. PA (I) SU D EN E..° — 01. Instituto de Car­ diologia — Biblioteca. Divisão de D o­ cumentação — Seção de Biblioteca — Av. 1611 — 80.. Divisão de Documentação.. 7 de Setembro. Seção de Inter­ câmbio — Rua 7 de Setembro. BA (B IR E M E ) Senado Federal.Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Biblio­ teca Central — Charitas von Gusseck — Glackirchen — Caixa Postal. Caixa Postal..000 — Brasí­ lia. 360 — 13. PE (I) 69 .. 7982 — 05.

253 — 30.100 — Cam po Grande.000 — Bra­ sília. 960 — 50.100 — Campinas. 1170 — 13. Av. Biblioteca — 29.000 — Rio de Janeiro. Av. Seção de Intercâmbio — Agência Postal.000 — Recife. Pedro II. Rua do Príncipe. Biblioteca Cen­ tral. Cristóvão — 20. Reitoria — Rua Benjam in C onstant -— 36. Biblioteca Central. MG (I) 70 .000 — Recife.100 — Juiz de Fora.000 — Belo Horizonte. R J (I) Universidade Estadual de Campinas. PE (I) Universidade de Brasília. ES (B IR E M E ) Universidade Federal Fluminense. BA (I) Universidade Federal do Espírito Santo.000 — Niterói. 1050 — 24. 526 — 50.SU D EN E-M EC O R . Biblioteca Cen­ tral — Seção de Periódicos — Rua Carangola. Núcleo de Documen­ tação — Serviço de Aquisção — Caixa Postal. 15 — 70. M T (B IR E M E ) Universidade Federal da Bahia. MG (I) Universidade Federal de M inas Gerais.000 — Vitória. D F (B IR E M E -D E U -I-IE D M L ) Universidade Católica de Pernambuco.000 — Salvador. 9. 649 — 79. 288 — Caixa Postal. Caixa Postal. SP (IE D M L ) Universidade Estadual de M ato Grosso. 283 — S. R J (I-B IR E M E ) Universidade Federal de Ju iz de Fora. PE (I) Universidade do Estado de Guanabara.° — Caixa Postal. Divisão de Documentação — Se­ tor de Divulgação Edifício dos Industriários. A raújo Pinho. Serviço Central de In­ formação Bibliográfico. Biblioteca — Caixa Postal. Biblioteca Central. 22 — 40.

R N (B IR EM E ) Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Biblioteca Central — 36. 8191 — Butantã — 05. Ontario (D E U ) Bibliothèque du College. C. José Bonifácio.P. P A (I) Universidade Federal de Pernambuco. Rodovia Rio-São Paulo — Via Campo Grande — ZC-26 Universidade Federal de Santa Maria. Caixa Postal. RS (I) Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. SP (I) CA N A D A Association of Universities and Colleges of Canada Li­ brary. Periodicals Exchange. 1076 — 50. 151 States Street-Ottawa 4. 1500 — Rouyn. Biblioteca Cen­ tral — Caixa Postal.000 — Porto Alegre. 1184 — 6. Serviço Central de Bibliotecas — Rua Hermes da Fonseca. Biblio­ teca — Km 47 da ant. Departa­ mento de Difusão Cultural — Serviço de Bibliografia e Documentação — 90. 964 — 66. PE (I) Universidade Federal do Rio Grande do Norte.000 — Belém. RS (I) Universidade Federal de Viçosa.100 — Santa Maria.Q. (D E U ) 71 . Biblioteca Cen­ tral — Intercâmbio — Rua Floriano Peixoto. M G (I) Universidade de São Paulo. Divisão de Bibliotecas e D o­ cumentação.508 — São Paulo.000 — Natal.° andar — 97. Service des Échanges-La Pocatiere.000 — Recife. P. 780 — 59. Biblioteca Central — Av.570 — Viçosa.Q. (D E U ) La Bibliothèque College do Rouyn-Noranda.Universidade Federal do Pará. P.

Marine Drive-Vancourver 8. Quebec (D E U ) Collège (C E G E P ) de Rouyn Noranda. Ottawa. Ontário (I) Carleton University Library. Ottawa 1. Quebec (D E U ) Sir George Williams University. Ontario (D E U ) St. Brandon. C. British Columbia (D E U ) Laval University. Library-77 — Met­ calfe St. Bibliothèque — Cap — Rou­ ge. Biblioteque — Serviço des Échanges 3800 est.Q. M anito­ ba (D E U ) Seminaire St.Brandon University Library. PQ. Ontario (D E U ) Collège de Maisonneuve. (D E U ) 72 . Bri­ tish Columbia (D E U ) Regis Collège Library. (D E U ) Fisheries Research Board of Canada Library — Tecnological Research Laboratory. P. Manitoba (D E U ) Canada Department of Agriculture — Library-Acquisiotions Section — Kia oc5 — Ottawa (I) Canadian Universities Foundation. Rouyn. Paul’s College Library. Foy — Quebec 10 (D E U ) Notre Dame University of Nelson Library. W illiowdale. Augustin. 1500. Nelson.P. Duplicate Exchange. Quebec 10 — P. Montreal 25. 3425 Bayview Ave. U ni­ versity of M anitoba Campus — Wiinniped 19. 3820 Est. Rue Sherbrooke — Montreal 35. Quebec (D E U ) Collège Saint Croix — la Bibliothèque. Library 1435 — D rum m ond St. Rue Sherbrooke — Montreal. Pavillon des Sciences Humaines — Periodical Exchange — Cité Universitaire — Ste. 6640 N orth W .

Praha 7. Vancouver 8 (D E U ) CEILÃ O University of Ceylon. Praze. Piecka 98 — Praha 10 (IE D M L ) Narodni Technicke Museum V. (IE D M L ) T C H E C O S L O V Á Q U IA Ministerstvo — Zdravotnictivi — Ceskoslovenské — Socialistiché Republiky — Library — T r. Bibliothèque Nabrezi Narka Marxe 157 — Praha 15. Institut pour le soin de la mère et de l’enfant. W . Kostelni 42 (I) State Central Technical. Central Library. Podoli (IE D M L ) Ustredna Kniznica Slovenskej — Academie Vied Biblio­ thèque Centrale de L ’Academie Slovaque des Sciences — Klemensova 27 — Bratislava (I) CH ILE Biblioteca del Congresso Nacional de Santiago de Chile. Bibliothèque de Nursing. W oodward Library.Université de Montreal.H y­ giene — Case Postale 6128 — Montreal (IE D M L ) Université de Montreal. Santiago (I) 73 . Kynzey Road — Medical libra­ ry — Colombo 8. Library — Exchange Division — Klementium — Praha 1 ( 1 ) Ustav Pro Péci o M atku a Dite. Case Postale 6128 — Montreal (D E U ) University of British Columbia.

Dirección de Bibliotecas — Casilla 1807 — Conception (I) Universidad dei Norte. Biblioteca Central — Universi­ dade de Chile. Dirección de Bibliotecas — Sección Canje e Donaciones — Casilla 1280 — Antofa­ gasta (I) Universidad Técnica Frederico Santa Maria — Biblio­ teca Central — Casilla. Bureau of International E x ­ change of Publications — 43 Nanhai Road Taipei. Facultad de Medicina — Biblio­ teca Central — Casilla 6577. T aiw an Provincial — Li­ brary n. Casilla 147 — Santiago (I) Universidad de Chile. (I) National Library of Peking — International Exchange Section — Peking 7. Santiago (I) Universidad de Concepción.Facultad de Medicina. Selección Adquisición — Casilla 6577 — Santiago (I) Instituto Bacteriologico de Chile. Facultad de Filosofia y Educacion — Biblioteca Central. T aiw an — Republic of China (China Nacionalista). Sinshen South Read — Taipei. Biblioteca — Casilla 48 — Santiago (IE D M L ) Universidad de Chile. Dep.° 1 Section. T aiw an (I) 74 . 6504 — People’s Republic of Chi­ na (I) National T aiw an University. 110-V — Valparaiso (I) C H IN A National Central Library.

D. Biblio­ teca y Servicio de Documentación — Turrialba (I) Universidad de Costa Rica.COLÔM BIA Escuela Interamericana de Bibliotecologia. Departamento de Bibliote­ cas — Sección Canje — Apartado Aéreo 1226 — Na­ cional 229 — Medellin (I) Universidad dei Cauca. de Bibliotecas — Sección Canje — Apartado Aéreo 6641 — Nacional 150 Cali (B IR EM E-I) C O ST A RICA Instituto Interamericano de Ciências Agricolas. Organo Auxiliar dei Ministério de Educación Nacional — Apartados: Aéreo 6. Popayan (IE D M L ) Universidad Nacional de Colombia. Biblioteca Medica. Universidad de Antioquia — Apartado Aéreo 1307 — Medellin (I) Instituto Colombiano para El Fomento de la Educa­ tion Superior.319 — Nacional 2868 — Bogotá. Instituto de Ciên­ cias Naturales. Dept. (I) Universidad de Antióquia. Apartado Postal 2535 — Aéreo 7495 Bogotá (I) Universidad del Valle.E. (Dirección General de Biblioteca) Plaza de la Revolución — La Habana (I) 75 . Biblioteca — Ciudad Universítaria — Costa Rica (BIR EM E -I) CUBA Biblioteca Nacional Jose Marti.

de Doc.Comission Nacional de la Academia de Ciências de la Republica de Cuba. Library 242 St.2 (IE D M L ) 76 . Cientifica y Tecnica) Capitolio Nacional-Calle 15 — n. Las Villas (I) Universidad de La Habana. e Inf. (Inst. Vicent Street — Glasgow C. Comisión de Extension Unisitaria — La Habana (I) Universidad de La Habana. Norre Allé — Copenhagen (I) EL SA LV A D O R Universidad de El Salvador. Seccíón de Información e Intercâmbio Cultural — La Habana (I) D IN A M A R C A University Library. Universidad Central — Quito (I) ESCÓCIA Royal College of Physicians and Surgeons. Biblioteca Central — Ciu­ dad Universitaria — Sección de Canje — San Salvador (I) EQUADOR Biblioteca “Octavio D iaz” — Calle Lamar. Scientific and Medical Dept. 6-45 — Apartado 149 — Cueca (I) Museo Etnográfico. 49.° 551 — Vedado-La Habana (I) Universidad Central M arta Abreu de las Villas — San­ ta Clara.

Periodicals Department. B. 18034 (D E U ) 77 . 14802 (D E U ) Allentow College of St. Alabama 3510 (D E U ) Alfred University. Center Valley. Shipman Li­ brary — Adrian. 699 — Alexander City. C. Georgia 30030 (D E U ) T he Agricultural and Technical College. de Los Reyes Católicos. Jo h n ’s U ni­ versity Library — Collegeville. Michigan 49221 (D E U ) Agnes Scott College Library. O. 3 (I) E ST A D O S U N ID O S Abilene Public Library. Penne. F. Gift & E x ­ change — Garden City. Massa­ chusetts 01366 (D E U ) Adelphi University Library.ESPA N H A Instituto de Cultura Hispanica. North Carolina 27411 (D E U ) Alcuin Library.D. Minnesota 56321 (D E U ) Alexander City State Junior College Library. 11530 (D E U ) Adrian College. — Madrid. Exchange Librarian — St. State University of New Y ork Li­ brary — SLAE — College of Ceramicis Alfred N. Francis de Salles. Greensboro. Bluford Library — Periodical Department. Y. Biblioteca Hispanica — Sección Canje — Av. N. Texas 79601 (D E U ) Academie Maria Assumpa Library. Decatur.V.Y. P. 202 Cedar Street — Abilene. Serials Dept. Petersham.

A E D C Library. N orth Carolina 28728 (D E U ) Anderson College. Wilson Library — Perio­ dical Dept.B. Yellow Springs. New Jer­ sey 07960 (D E U ) Alvernia College Library. Ridgeway Ave. 19036 (D E U ) Arizona State University. Meinrad. Ealin Air Force Base. O. Arnold Air Force Station Ar­ nold. Library — 2222 Harold W ay Ber­ keley. California 01722 (D E U ) American Enka Corporation.400 (D E U ) Aro Inc. P. Charles E. Indiana 46011 (D E U ) Anna Maria College Library. India­ na 47577 (D E U ) Arco Chemical Co. California 94704 (D E U ) Armstrong College of Savannah Library. Reading — Pennsylvania 19607 (D E U ) American Baptist Seminary of the West — Serial De­ partment Seminary Knolls — Covina. Paxton. Exchange Dept. Florida 32542 (D E U ) Archabbey Library. Massachusetts 01069 (D E U ) Antioch College — Olive Kettering Library. 85 — Glenolden. Division of Atlantic Richfield 500 S. Enka. Ohio 45387 (D E U ) A PG C (PGPS 12) Technical Library D X A FL 2825. Tennessee 37389 (D E U ) 78 .O. 85281 (D E U ) Armstrong College. — Anderson. P.Allied Chemical Corporation. Business and Technical Li­ brary. Pa. Matteus Library — Tempe Arizona. Industrial Chemical Di­ vision Librarian. B. St. Savannah. 405 — Morristown. Georgia 21.

20036 (D E U ) Baker University Library. New York. W .E. Ken­ tucky 40390 (D E U ) Assumption College for Sisters Library. Atlanta. N orth Ca­ rolina 28213 (D E U ) Atlanta University. New Jersey 07945 (D E U ) Assumption Preparatory School Library. N. Library 69 Bank St. of N. Alabama 36930 (D E U ) Augustana College Library. Auburn. 2000 Ring Building — Washington. Mendham. Baker University. South Dakota — 57102 (D E U ) Automotive Safety Foundation Library. Sioux Falls. N. Baldwin City.C. Massachussets. Jackson. N orth Caroli­ na 28025 (D E U ) Barry College — Library 11300. Trevor Arnett Library — 273 Chestnut Street. Florida 33161 (D E U ) Baylor University Library. Georgia 30314 (D E U ) A uburn University Library. Worcester. Concord. S. D. Mississipi 39202 (D E U ) 79 . 10014 (D E U ) Barber Scotia College Library. 01606 (D E U ) Atkins Library Serials Exchange — Univ. 670 West Boylston St.Asbury College Library — Librarian. Second Avenue Miami. Kansas 66006 (D E U ) Bank Street College of Education. Box 6307 — Waco. Caroli­ na at Charlotte U N C C Station — Charlotte. W ilmor. Auburn University Dupli­ cate Exchange Dept.Y. Texas 76707 (D E U ) Belhaven College Library.

Texas 78520 (D E U ) 80 . Curriculum Dept. Kentuchy 40404 (D E U ) Berkshire Christian College. Greensboro. Carolina 27402 (D E U ) Berea College Library. California 90045 (D E U ) Borg-Wagner Corporation. 3837 Simpson-Stuart Road Dallas. Snelling Avenue St. Allen Applied Research. Ohio 45817 (D E U ) Booz. 6151 West Centu­ ry Boulevard-Los Angeles. Texas 75241 (D E U ) Bluffton College. Belmont. Berea. Paul. Independent School District 1102 East Madison — Browsville. Dr. California 90638 (D E U ) Bishop College Library. Minnesota 55101 (D E U ) Biola College Library. Illinois 60018 (D E U ) Boston College. N. Inc. Massachusetts 01240 (D E U ) Bethel College Library. Carter Li­ brary — Lenox. Deurene Morgan Supervisor. Illinois 61606 (D E U ) Brother Rige High School Library. La Mirada.600 Biola Ave. Peoria. 7101 Lahser Road Birmingham. W eston Observatory Library. Linden J. 13.Belmont Abbey College Library. Ingersoll. N orth Caro­ lina 28012 (D E U ) Bennett College Library. Massachusetts 02193 (D E U ) Bradley University Library. Musselman Library — Bluffton. 1480 N. Chief Librarian — Roy C. Michigan 48010 (D E U ) Browsville Consolidated. Research Center W olf and Algonquim RoadDes Plaines. Weston.

1 Scarsdale Road — T u ckahoe.Bucknell University. 3902 Lomaland Drive-San Diego. N.Y.Y. N. Campbellsville. California 92106 (D E U ) Calvin Coolidge Library. California 91360 (D E U ) California State College Library. Okla­ homa 73501 (D E U ) Campbellsville College Library Exchange Librarian. Bindery & Periodical E x ­ change — 5200 Glennon Drige — Saint Louis 19. Periodicals Librarian 5500 State College Parkway — San Bernardino. 14208 (D E U ) Cardinal Glennon College. Misrouri 63119 (D E U ) 81 . N. Cali­ fornia 9027 (D E U ) California Western University Library. Cali­ fornia 92407 (D E U ) California State College At Palos Verdes. Librarian — Buffalo. Library Buffalo. Kentucky 42718 (D E U ) Canisius College. 45 M ount Vermon Street Boston.Y. Library 27608 Silver Spur Road-Palos Verdes Peninsula. California 91722 (D E U ) California Lutheran College Library. Library Seminary Knolls — Covina. T he Library — Lawton. Bertrand Library — Periodical Li­ b rarian — Lewisburg. Pennsylvania 17837 (D E U ) Buffalo Museum of Science. 14201 (D E U ) Burroughs Welcome and Co. Massachusetts 02108 (D E U ) Cameron State College. California 02501 (D E U ) California Baptist Theological. 8432 Magnolis Avenue — Riverside. Research. Mountclef Villa­ ge — Thousand Oaks. 10707 (D E U ) California Baptist College Library.

Vermont 05735 (D E U ) Caterpillar Tractor Company. Pennsylvania 15232 (D E U ) 82 . Serials Department. W as­ hington 98926 (D E U ) Chatham College. Suite P. Castleton. N. 291 5 Minnesota Ave. Library East Street Reading. Louisiana 71104 (D E U ) Central Baptist Theological Seminary — Library. James Laghlin Memorial Library. Research Library. Y. 116600 Eldridge Ave. Ohio 45215 (D E U ) Carlsbad High School Library J. Helena. California 91331 (D E U ) Castleton State College Library. Peo­ ria. Duplicate Exchange Program Logan Lewis Library-Carrier Pakway-Siracuse. Illinois 61611 (D E U ) CBS Laboratories. High Ridege Road — Stamford. Montana 59601 (D E U ) Casa Loma College Libraries. Kansas City-Kansas 66102 (D E U ) Central W ashington State College. Inc. C. Pacoima. California 92008 (D E U ) Carrier Research Center. W oodland Road — Pittsburg. Library Advance — Div. 13201 (D E U ) Carroll College Library. Conn 06903 (D E U ) Cedar Crest College. T he Cressman Library — Allen­ tow n Pennsylvania 18104 (D E U ) Centenary College Library. Halligan 3557 — Monroe St. Shreveport. 500 Jersey Avenue-New Brunswick — New Jersey 08903 (D E U ) Carlisle Chemical Works.Carlisle Chemical Works. Carlsbad. Essensburg.

Denver. W . Virginia 24015 (D E U ) Conception Abbey Library. P. College Library 7055 East 18th Ave. Colorado 80220 (D E U ) Columbia Bible College Library. N. Oregon 97103 (D E U ) College of St. 13676 (D E U ) Clatsop College Library. Harriet Call — Burnap Memorial Library. S. Hawaii 9676 2 (D E U ) Clarkson College of Technology.Chico State College Library. Laie. Joseph. Nebraska 68124 (D E U ) Collins Radio Company. T axas 75207 (D E U ) Colorado W om an’s College. 10027 (D E U ) Com munity College in Roanoko. Box 4195 — Roanoke. Serials Section — 4090 — Geddes Road — Ann Arbor. 10708 (D E U ) Concordia Lutheran Junior College Library.Y. Missouri 64433 (D E U ) Concordia College Library. 72nd and Center — Sts. Duplicate Exchange. 171 W hite Plains Road Bronxville. California 95926 (D E U ) Church College of Hawaii Library. Box 3122 — Colum­ bia. Omaha. M i­ chigan 48105 (D E U ) 83 . New Y ork N. M ary Library. St. South Carolina 29203 (D E U ) Columbia University Library. N. Astoria. Con­ ception. Engineering Library. Dupli­ cate Exchange — Dallas. 3098 Conial Ave.Y. Minneso­ ta 56374 (D E U ) College of St.Y. Chi­ co. Periodicals Librarian. Bennedict Library. Potsdam. O.

Alumni Library. E. W ill W . 20017 (D E U ) Detroit Institute of Technology. 9201 Holder Street. Michigan 48201 (D E U ) Deurene Oates Morgan. Ohio 45402 (D E U ) D ayton Beach Junior College. Indiana 46825 (D E U ) Connecticut College Library. C. 4900 La Salle Road. N. Nebraska 68131 (D E U ) Cypress Junior College Library. O. 860 Waukegan Road Deer­ field. Illinois 60615 (D E U ) De la Salle College Library. Detroit. New Orleans. New London. 215 — East T h ird Street — Dayton. East Independent School District — 10214 Sommers. Box 1111. Curriculum Department — N. 6600 North Clinton Fort Wayne. Louisiana 70122 (D E U ) 84 . Alexander — Library Pe­ riodicals 2601 Gentilly Blvd. D ay­ tona Beach. Drive San Antonio. D. Drawer 1267 — Ponca City-Oklahoma 74602 (D E U ) Cornel College Library. Washington. Florida 32015 (D E U ) Deerfield Public Library. 2300 Park Ave. Cypress.Concordia Senior College Library. Connecti­ cut 06320 (D E U ) Continental Oil Company-Development and Research Library. P. Library. Lavne Library Mitchell. California 90630 (D E U ) Dakota Wesleyan University. M ount Vernon. South Dakota 57301 (D E U ) Dayton and Montgomery County Public Library. California Street — Omaha. Iowa 53214 (D E U ) Creighton University. Texas 78209 (D E U ) Dillard University.

Crete. Newton. 487 Michigan Ave. 1658 Kings Road Jacksonville. 190 Prospect — Elmhurst. 20017 (D E U ) D on Bosco College Library. Ohio 45232 (D E U ) Emory and Henry College. Nebraska. Tennessee 37601 (D E U ) Eastern Michigan University Library. Archbishop Alemany Library. Pierce Library. Michi­ gan 48197 (D E U ) Eastern Oregon College. New Jersey 07860 (D E U ) Dowagiac Public Library.B. Florida 32015 (D E U ) Emery Industries Inc. Library-Gift and E x ­ change Section — Charles C. Michigan 49047 (D E U ) Drake University Library.Doane College Library. Illinois 60126 (D E U ) Embry-Riddle Aeronautical Institute Library. W alter M. Iowa 50311 (D E U ) East Tennessee State University. 211 Commercial Street Dowagiac.C. Periodicals Librarian. Periodical Exchange Techni­ cal Service Dept. La Grande. Serials Dpt. 2411 — Daytona Beach. (D E U ) Dominican College. California 94901 (D E U ) Dominican College Library. Johnson City. W ashington. Byars Memorial Library Emory. P. Ypsilanti. Florida 32209 (D E U ) Elmhurst College Library. Oregon 97850 (D E U ) Edinboro State College. San Rafael. Edinboro. Virginia 24327 (D E U ) 85 . Shenod Library. Research Library — 4900 Este Avenue — Cincinnati. — Des Moines. N. Pennsylvania 16412 (D E U ) Edward Waters College Library. D. E. — Hamilton Li­ brary.O.

N. Box 341 Baton Rouge. Chicago Illinois 60645 (D E U ) Fenn College Library. Alabama 36330 (D E U ) Erskine College. Ohio (D E U ) Fisk Univesity Library. P. W illian Luther Colb Li­ brary P. Me Cain Library — Due West. E x­ change Librarian — Marcus Hook. Bluford Library. T he Serials Department — A S T State University — Greensboro. Box 12560 — St.O. Missouri 65802 (D E U ) Everest Library.B. 1111 N orth Glenstone — Ave. Periodical Libra­ ry — Gifts and Exchange-Rutherford. Florida 33733 (D E U ) FM C Corporation — American Viscose Division. Petersburg. South Carolina 29639 (D E U ) Ethyl Corporation. Tennessee 37203 (D E U ) Florida Presbyterian College. Chemical Development Library. Shafer Library — Findlay. Kentucky 40073 (D E U ) Felician College Library. Carolina 27411 (D E U ) Fairleigh Dickson University Library. O. Pennsylvania 19061 (D E U ) 86 . 930 — Enterprise.Enterprise State Junior College. Springfield. OCSD — Monastic Library. Louisiana 70821 (D E U ) Evangel College Library. 3800 Peterson Ave. Regis. Ohio 44115 (D E U ) Findlay College. Nashville. New Jersev 07070 (D E U ) Father M.D. Abbey of Gethsemani Trappist. N orth Ca­ rolina 28207 (D E U ) F. T he Library — P. Queen College — Charlotte. O. Cleveland.

Ohio 45661 (D E U ) 87 . O. Gift & E x­ change — Atalanta. California 94102 (D E U ) Goodyear Atomic Corporation. Akron 9. Olde Mission — St. Hays. Kansas 67602 (D E U ) Fort W right College Library. Georgia 30458 (D E U ) Glenview Public Library. 220 Golden Gate Ave. Electronics Park Library-Exchange Dept. Statesboro. Gift & Exchange Dept. Research Library. Perry Square — Erie. Ohio 44309 (D E U ) Georgia Instituto of Technology Library. 4 — Spokane. San Francisco. Georgia 30332 (D E U ) Georgia Southern College Library. Illinois 60025 (D E U ) Golden Gate College Library. 13201 (D E U ) General Electric Company. Rt. Y. W as­ hington 99204 (D E U ) Franciscan Theological Seminary Library. 1930 Glenviw Road Glen­ view. Nuclear Materials and Pro­ pulsion Operation — Research Information Library — Box 15132. Box 628 — Piketon. Librarian P. N. Pennsyl­ vania 16501 (D E U ) GCA Tecnology Division — GCA Corporation.Fort Bragg. Barbara. Syracuse. Mas­ sachusetts 01730 (D E U ) General Eletric Company. Chief Librarian — Special Services Section — N orth Carolina 28307 (D E U ) Forth Hays Kansas State College Library. Supervisor. California 93105 (D E U ) Gannon College Library. Cincinnati Ohio 45215 (D E U ) General Tire and Ruber Co.

Texas 75090 (D E U ) Grinnell College Library. Room 6108 — 135th St. N. Engi­ neering Library — Plant 25 — Bethpage. Tiffin. Virginia 23368 (D E U ) Harlen Hospital Center Medical. Collis P. N. 10037 (D E U ) Harper College Library. and Lenox Ave.Y. Lamoni. Exchange Algonquin Ö Roselle Roads — Palatine. Library — Box 2370 — Hartford. Duplicate — E x ­ change — St. Huntington Library. Illinois 60067 (D E U ) Hartford Electric Light Company. 11714 Dong Island (D E U ) Gustavus Adolphus College Library. Gift & Exchange Section Cambridge. Reference Librarian Exchan­ ge Lists — Clinton. New York. 490 Commonwealth Avenue Boston.Goshen College Library. 02138 (I) Heidelberg College Library. Mass. — Sher­ man. Goshen. 02215 (D E U ) Grand Canyon College Library. Minnesota 56082 (D E U ) Hamilton College Library. Arizona 85017 (D E U ) Grayson College Library. Y. Grinnell. 3300 West Camelback Road-Phoenix. 13323 (D E U ) Ham pton Institute. Mass.Y. Indiana 46526 (D E U ) Graceland College Library. Hampton. Connecticut 06101 (D E U ) Harvard College Library. Iowa 50140 (D E U ) Grahm Junior College Library. Ohio 44883 (D E U ) 88 . N. Iowa 50112 (D E U ) Grumman Aircraft Engineering Corporation. Peter. Acquisitions Dept.

C. Hiram. Colorado 81212 (D E U ) Holy Family College Library.. 19114 (D E U ) Holy Name College Library. — W ashing­ ton. Michigan 48121 (D E U ) Henry Pfeiffer Library.Y. Box 351 Cannon City. 7502 Fondren Road — Houston.E. 02135 (D E U ) Houghton College. S. Pa. Phila. Library. N. Grant and Frankford Avenues Torresdale. Hought Library Hough­ ton. Franciscan House of Stu­ dies — 14th and Shepherd — Sts. N orth Carolina 27260 (D E U ) Hiram College Library. Mac M urray College.Henry Ford Community College Library. W renn Memorial Library — High Point. 400 Elbon Ave. Serials Libra­ rian — 5101 Evergreen Road Dearborn. 14744 (D E U ) Houston Baptist College Library. Texas 77036 (D E U ) 89 . Jackson­ ville. Delaware 19899 (D E U ) Heyden Newport Chemical Corporation. Mass. 20017 (D E U ) Honeywell Inc Radiation Center 1400 Soldiers Field Road Boston. Ohio 44306 (D E U ) Holy Cross Abbey School Library. Florida 32502 (D E U ) High Point College. Akron. N. D. Ohio 44234 (D E U ) Hoban H. Illinois (D E U ) Hercules Incorporated. Duplicate Exchange Dept. Newport D i­ vision — Research Library — Drawer 911 Pensacola. Research Center Library Tecnical Information Division — Wilmington. W illard J.

Minerals and Chemicals Corp. Street. Kennedy College Library — W ahoo. Iowa 52641 (D E U ) I T T Federal Laboratories. New Jersey 07110 (D E U ) John and Mable Ringling Museum. Research Library — Bioferm D ivision— Wasco. Lousiana 70118 (D E U ) Joint Bank-Fund Library — 19 th & H. D. W ashington Blvd. Idaho 83201 (D E U ) Indian River Junior College Library. N. University Library — Blooming­ ton. Ella Mclntire Library — Huron. Box 128 — Fort Pierce. Nutley 10. Indiana 46803 (D E U ) Indiana University. Florida 33450 (D E U ) Indiana Institute of Technology. South Dakota 57350 (D E U ) Idaho State University Library. 93280 (D E U ) Iowa Wesleyan College Library. Indiana (D E U ) Int. C. Kansas 66504 (D E U ) 90 . W . 550 Pine Street — New Or­ leans. O. Gift & Exchange Divi­ sion — Pocatello. Florida 33578 (D E U ) John F. McMillen Library — 1600 E. Library 500 Washington Ave. Fort Wayne. T he Art Library P. Serials Department-Pittsburgh. California. P. O. Washington. M anhattan. 20431 (I) Kansas State College Library. Nebraska 68066 (D E U ) T he John X X II Library. Box 1690 — Sarasota. M ount Pleasant.H uron College. Kansas 66762 (D E U ) Kansas State University Library.

Tennessee 37921 (D E U ) Kingsport Public Library. Luther L. Illi­ nois 61938 (D E U ) Lam buth College. Knoxville College. Technical Library P. New York 12301 (D E U ) Knoxville College Library. Box 1072 Schenectady. Kingsport. Byan Library — Serial Librarian — Kearney. Calvin T . Library-Association of Universities for Research in Astronomy — 950 N orth Cherry Advd. Library 3 77 Crane Street Orange. 9000 Babcock Blvd. Geor­ gia 30240 (D E U ) Lake Land College Library. Banks Library — La Grange. — Tucson. Kansas 67401 (D E U ) Kearney State College Library.07051 (D E U ) Knolls Atomic Power Laboratory. Jackson. O. Mississipi 39203 (D E U ) La Roche College Library. Tennessee 37660 (D E U ) Kitt Peak National Observatory. Tennessee 37921 (D E U ) La Grange College. Pa. 833 West Maple St.Kansas Wesleyan University. Bristol. Cobbel Library Jackson. Tenessee.J. 38301 (D E U ) Lanter Library. Memorial Library. Salina. 1904 Prairie-Matoon. Nebraska 68847 (D E U ) King College. Arizona 85717 (D E U ) Knoll Pharmaceutical Co. N . Knox­ ville. 1501 (D E U ) 91 . Allison Park.

C. Virginia 23901 (D E U ) Louisiana Polytechnic Institute.Grand Rapids. Carolina. California 92505 (D E U ) La Verne College Library. Page Library — Jefferson City. Prescott Memorial Li­ brary •— • Ruston. Engineering Library — Instrument D i­ vision —■4047 Eastern Ave. Idaho 83501 (D E U ) Libbey-Owens Ford Class Company. Military Systems Di­ vision U. N. A. Ohio 43605 (D E U ) Limestone College. Inc. Fulton Memorial Library — La Sierra. Exchan­ ge Section — Gaffney. 01938 (D E U ) La Sierra College Library.La Salette Seminary. S. New Jersey (D E U ) Lockheed Electronics Company. M i­ chigan 49508 (D E U ) Lees Me Rae College. Lewiston. Box 234 B — Bound Brook. 07061 (D E U ) Longwood College Library. Stirling Library — Banner Elk. 29340 (D E U ) Lincoln University. T he Library. Periodicals Librarian Ipswich. Periodicals Librarian — Inman E. Missouri 65101 (D E U ) Literature Service Associates. Louisiana 71270 (D E U ) 92 . 28604 (D E U ) Lewis Clark Normal School. Se -—. La Verne. Techni­ cal Center — 1701 East Broadway — Toledo. Highway 22 — Plainfield. J. Kate Montgomery Library. Farmville. Route 1. Massachussette. California 91750 (D E U ) Lear Siegler. S. N. B. Library.

Vermont 05851 (D E U ) Macalester College. Mississipi 38635 (D E U ) Maine Vocational Technical Institute. Loui­ siana 71105 (D E U ) Lsuno Library — Gift & Exchange Department Lake Front — New Orleans. N orth Manchester. Wiscon­ sin 53233 (D E U ) M ary Baldwin College Library. 1415 W . Wisconsin Ave. Milwakee. Can­ ton. Memorial Library-Documents Section — M ankato. Library Fort Road — South Portland. Ohio 44709 (D E U ) Manchester College Library. Farmington State College. Ohio 45430 (D E U ) Marquette University Memorial. Minnesota 55101 (D E U ) Magee Memorial Library. Virginia 24401 (D E U ) 93 . Maine 04938 (D E U ) Marianist College Library. Library — Periodi­ cals Dept. Rust College — Holly Springs. India­ na 46962 (D E U ) M ankato State College.W . Minnesota 56001 (D E U ) M antor Library. Farming­ ton. 4100 Patterson Road — Dayton. Texas 75222 (D E U ) Lyndon State College Library. Lyndonville. N.Louisiana State University Library. Staunton. 515 25th Street. Paul. Library Dallas. Shreveport. Louisiana 70122 (D E U ) L V T V ought Aeronautics Division. Weyerhaeuser Library — Periodical Room — St. Maine 04106 (D E U ) Malone College Library.

Southern Missionary Colege — Collegedale. Dept 218 — Building 33 — Post Office 516 — St. Iowa 52804 (D E U ) M ary Hardin Baylor College. 10522 (D E U ) Mesa Public Library. Missouri 63166 (D E U ) Me Fee Memorial Library. Y. Texas 76513 (D E U ) M arym ount College. I. N. Florida 53432 — (D E U ) Maryville College Library. 170027 (D E U ) 94 . Louis. Louis.Y. Rowley Library — Boca Raton. Davenport. Erskine College — Due West. Townsend Memorial Li­ brary — Belton. R 2 Box 119 — Birmarck. Mesa Arizona 85201 (D E U ) Messian College Library. 555 Broadway — Dobbs Ferry. Periodicals Librarian — 13550 Conway Road — St. R. Missouri 63141 (D E U ) Mater Dei College Library. Periodical Exchange — Woonsocket Seniro High School — Park Peace W oon­ socket. 02895 (D E U ) Me Kee Library. Riverside Drive Ogdensburg. 13669 (D E U ) M ayo Clinic Library. Tennessee 37315 (D E U ) Mercy College Library. 59 East St. N. South Carolina 29639 (D E U ) Me Donnel Aircraft Corp. Minnesota 55901 (IE D M L ) McCain Library. Dakota 58501 (D E U ) Marycrest College Library. N. Grantham Penn. Engineering Library.M ary College Library. Duplicate 0 Exchanges Rochester.

Texas 77027 Miles College. Fayetteville. George Moffett Library 3400 T a ft St. N. Y. Milligan College. Methodist College Branch. Erskive Ramsay Library. Mississipi 39762 (D E U ) M ohaw k Valley Community College Library. California 94613 (D E U ) Mississipi College Library. Oakland. 2601 West Olympic Bou­ levard — Los Angeles. Fremont. Texas 76308 (D E U ) Milchen Incorporated Library. Alabama 35208 (D E U ) Miller Community College. Y.Methodist College Library. 13501 (D E U ) Monastery of the Holy Spirit Library. 3920 Essex Lane Box 22111 — Houston. M onmouth. N. 28301 (D E U ) Middle Island Public Library. C. Acquisitions Dept. Conyers. 1101 Sherman Drive — Utica. Mississipi 29056 (D E U ) Mississipi State University. Birwingham. Nebras­ ka 68025 (D E U ) Midwestern University. California 90006 (D E U ) Milligan College Library. Gifts and Exchange — Mitchell Memorial Library State College. Main Street — Yaphank. Tennessee 37682 (D E U ) Mills College Library. 11980 (D E U ) Midland Lutheran College Library. Illinois 61462 (D E U ) 95 . Georgia 30207 (D E U ) M onm outh Collegy Library. Periodicals Section — Box 47 Clinto. N. Wichita Falls.

2nd Avd. Arizona 85252 (D E U ) M ount Alvernia Library. Me Dowell Road Scottdale. M aryland 20014 (I) National Starch and Chemical Corporation. Miami. O. 07402 (D E U ) Moravian College. Box 1028 Rewoo City. Florida 33161 (D E U ) Montclair A rt Museum Library.M onm outh College Library. Periodicals Dept. Montclair. New Jersey 07764 (D E U ) M onm outh Country Library. Alexander Laboratory Library. Memorial Library — D u­ plicate Exchange Periodical Department 11300 N. J. Duplicates Exchange West Long Branch. N. California 94064 (D E U ) National Library of Medicine. N. Research Library-Boston La­ boratories — Everest. Periodicals Librarian — 3 S. Gifts and Exchanges 1700 — West Front Street — Plainfield. 8600 Wisconsin Ave. J. Nebraska (D E U ) New Castle Free Public Library. Mass 02149 (D E U ) Monsignor W illiam Barry. Penn. 146 Hawthorne Road Pitts­ burgh. Western C enter— 8201 E. Penn 15209 (D E U ) M ount Alverno College Library. E. Reeves Library — Bethlehem. P. New Jersey 07701 (D E U ) M onasanto Chemical Co. Highway 35 — Shrewsbury. Bethesda. Pa 16101 (D E U ) 96 . Paul Street Lincoln. 07063 (D E U ) Nebraska Wesleyan University. Lucas Library Exchan­ ge — 50th & St. N. 18018 (D E U ) Motorola Ind. J. Library. M ountain Ave. Periodicals Librarian 106 East N orth Street — New Castle.

Illinois 60115 (D E U ) Northern State College Library. Swen Franklin Parson Li­ brary — Dekab. Box 2747 New York. N. Y. Dental School — Library 311 E. D a­ kota 58102 (D E U ) Northeastern Bible Institute Library. 300 Pearl Street — Brooklyn — New York 11201 (D E U ) New York Public Library. University Park. Y. 12224 (D E U ) New York University. College of Dentistry — Library 42k First Ave.New Mexico State University Library. Illinois 60611 (IE D M L ) 97 . Arkansas 72865 (D E U ) New York Academy of Medicine. Gift Ö Exchange Section — Albany 1. Exchange Division Grand Central Station — P. W ashington 98033 (D E U ) Northwestern University. Chicago Ave. Aberdeen. Esseax Falls. N. New York. Y. N. Subiaco. Y. Bronx Park — New York 58. N. South Da­ kota 57401 (D E U ) Northwest College of the Assembles of God Library — Kirkland. N. O. 10010 (IE D M L ) N orth Dakota State University Library. N. Chicago. Library — 2 East 103rd Street — New York. 10018 (D E U ) T he New York State Library. (D E U ) New York City Community College Library. New Jersey 07021 (D E U ) Northern Illinois University. Fargo. New Mexico 88070 (D E U ) New Subiaco Abbey — Abbey Library — Periodicals Librarian. Y. 10029 (IE D M L ) New York Botanical Garden.

Periodicals Librarian 320 — East Ripa Ave. Chestnut Fresno. 431 South Manchester O ran­ ge. N. O M I Pass Christian. Cali­ fornia 93702 (D E U ) Pacific Power and Light Com pany Public Service. Kaiser. 41 Park Row — New York. California 90012 (D E U ) Pace College Library. Delaware. M ichigan 48063 (D E U ) Oblate College of Southwest Library. Library — Raritan. St. Louis. Oklahom a 73106 (D E U ) Oklahom a College of Liberal A rts — Nash Library. Y. Lima Campus Library — 4300 Campus Drive — Lima. Gold Star Memorial Bldg. Texas 78216 (D E U ) Oblate Fathers Pine. Ohio 43015 (D E U ) Oklahom a Cit University Library. M issouri 63125 (D E U ) O akland University Science Librarian — Rochester. Mississipi 39571 (D E U ) Ohio State University. Oregon (D E U ) 98 . Los Angeles. New Jersey 08869 (D E U ) O ur Lady Queen of T he Angel’s Middle School Libra­ ry — 725 N orth H ill St. 1717 Sc. 10038 (D E U ) Pacific College Library. Ohio 45804 (D E U ) Ohio W esleyyan University Library. Buil­ ding Library — Portland. Hills. Oklahom a 73018 (D E U ) Orange C ounty Library. Rev. L. California 92668 (D E U ) O rtho Research Foundation.N otre Dame College Library. Chickasha. 285 Oblate Drive — San A ntonio. Oklahom a City.

Missouri 64152 (D E U ) Pearl River Junior College. O. Gifts and Exchange Sec­ tion — Lafayette. 57401 (D E U ) Providence College Library Providence.Pacific Union College. Box 1600 Rochester. N. Florida 33401 (D E U ) Pan American College Library. Carolina (D E U ) Pfaudler Company Library. Mississipi 39470 (D E U ) Personal Productis Corp. 47 M ount Vernon Street — Boston. Texas 78539 (D E U ) Park College Library. Ari­ zona 86301 (D E U ) Presentation College Library. New Hampshere 03833 (D E U ) Portia Law School Library. Edin­ burg. 94508 (D E U ) Palm Beach Atlantic College Library. Cal. Inc. West Palm Beach. 02108 (D E U ) Prescott College Library. N. Box 6965 College Station Durham. N. Box 2299 Prescot. Milltown. P. 1101 South Oli­ ve Ave. Misenheimer. Rhode Island 02908 (D E U ) Purdue University Libraries. 08850 (D E U ) Personnel Psycology. Davis Library Exe­ ter. Parkville. Library. Exchange Dept. Indiana 47907 (D E U ) 99 . New York 14603 (D E U ) Pfeiffer College — Merner Library. Aberdeen. Station A Poplarville. Mass. J. P. O. South Dakota. Research ö Engineering Li­ brary. College Library — Angwin. Carolina 28109 (D E U ) Phillips Exeter Academy Library.

Penn. New Jersey 08848 Rio Grande College Library — Rio Grande. Sherman Drive. Indiana 46953 (D E U ) Radio Corporation of America. Ca­ lifornia 95819 (D E U ) Rice University — Gifts and Exchanges — T he Fondre Library P. Indiana 46201 (D E U ) Radio Corporation of America. 17604 (D E U ) Regis College Library. 7500 West Motrose — Norridge. N. Colorado 80221 (D E U ) Reiss-Davis Child Study Center.Queens College. T 6-223 — Indianopolis. Milford. T V Picture T ube Di­ vision 3301 South Adams Street Marion. Ohio 45674 (D E U ) 100 . McKay Library — Rexburg. Anna Freud Research Library — 9760 West Pico Boulevard Los Angeles. Box 1892 — Houston. 2083 Lawrenceville Rd. David O. New Holland Pike Lan­ caster. City University of New York Flus­ hing — New Y ork 11367 (D E U ) Radford College. Home Instruments Li­ brary — 600 N. Virginia 24141 (D E U ) Radio Corporation of America. Petersburg. Texas 77001 (D E U ) Richard Bland College Library. Idaho 83440 (D E U ) Rider College. Moore Library. Denver. 08602 (D E U ) Ridgewood High School Library. Illinois 60634 (D E U ) Riegel Paper Corporation. John Preston McConnell Library Radford. Trenton. West 50th and Lowell Blud. J. Virginia 23803 (D E U ) Ricks College. Franklin F. O.

Buffalo. Periodical Li­ brarian — 610 Fifth Ave. Research Facility Library — Orangeburg. Pittsburg. Albert’s Seminary Library. Street Sa­ cramento 19. Y. 14608 (D E U ) Rockhurst College Library. Dakota 58701 (D E U ) Sacred Heart Seminary College Library. 10940 (D E U ) 101 .Robert Morris College. N. 160 Spring Stree ö 65 Av. Louisiana 70433 (D E U ) Regina College Library. Penn. 5225 Troost Ave. Oklahoma 74601 (D E U ) S. Rochester. 15108 (D E U ) Robert Morris Junior College Library. 15219 (D E U ) Rochester Institute of Technology Library. N. Rapid City. 2701 Chicago Blvd. M inot N. — Kan­ sas City. California 95819 (D E U ) Sacred Heart Academy Library. Johnson and Son Inc. Middletown. Y. 14226 (D E U ) Rushmore College Library. W is­ consin 53403 (D E U ) Sacramento State College Library 6000 J. Missouri 64110 (D E U ) Rockland State Hospital. South Dakota 57701 (D E U ) Regina Coeli College Library. Y. Periodicals-Folson Road — Convington. C. Marian Library — 4380 Main St. Library — Racine. N. South. Narrows Rund Road Coaropolis. Penn. N. 1021 Quincy St. Y. Assumption Villa — M onu­ ment Road — Ponca City. 10962 (D E U ) Rosary Hill College. Detroit. Michigan 48206 (D E U ) St.

Catherine College Library. M ichigan 48060 (D E U ) St. Periodical Dept. 20004 Randolph Avenue — St. Penn. New Y ork 11201 (D E U ) St. Friedam M emorial Libra­ ry — St. Bernard College Library. Benet Hill — Oceanside. 14778 (D E U ) St. M innesota 55116 (D E U ) St. East Aurora. Brooklyn. Clare College. California 92054 (D E U ) St. N. John Vianney Seminary Library. 19151 (D E U ) St. Ferdinan. Davenport. Bonaventure University. Charles Boromeo’s School Library-Destraham . Y. Indiana 47532 (D E U ) St. Paul. St. Bonaventure. Oklahom a 74801 (D E U ) St. Benedict’s College Library. Loui­ siana 70047 (D E U ) St. Charles Priory Library. College-Library 323 Erie Street — P ort Hurno. Kansas 66002 (D E U ) St. New Y ork 13026 (D E U ) 102 . Periodicals Exchange — Shawnee. Francis College. Charles Seminary. Overbrook Periodical Dept — Ryan M emorial Library — Philadelphia. Clair C ounty Com m unity. Benedict College Library. Bernard. Atchison. Me G arry 180 Remsen St. Gregory’s College Library.St. Alabama 35138 (D E U ) St. Ambrose College Library. M emorial Library-Little Falls-M innesota 56345 (D E U ) St. Iowa (D E U ) St.

St. Jo h n ’s Seminary Library. Little Rock, Arkansas
72207 (D E U )
St. Joseph College Library. Emmitsburg, Maryland
21727 (D E U )
St. Joseph College Library. 380 South Batavia St. Oran­
ge, California 92666 (D E U )
St. Joseph’s Jr. College Library. M arywood Road
Crookston, Minnesota 56716 (D E U )
St. Joseph Priory — Library — 42000 Harewood Road
— W ashington, D. C. 20017 (D E U )
St. Louis Public Library. Catalog and Order Dept. Oli­
ve and 13th St. — St. Louis, Missouri 63103 (D E U )
St. M artin’s College Library. Olympia, Washington,
98501 (D E U )
St. M ary of the Woods College Library —- St. M ary of
the W oods — Indiana 47876 (D E U )
St. M ary’s College Library. Notre Dame, Indiana 46556
(D E U )
St. Paul School of Theology. Methodist Library 5123
T rum an Road — Kansas City, Missouri 64127 (D E U )
St. Petersburg Junior College. Clearwater Campus Li— 2465 Drew Street — Clearwater Florida 33515
(D E U )
St. Procopius College Library. Maple Ave and College
Road Lisle, Illinois 60532 (D E U )
St. Ttephen’s Priory Library. Dominican House of Stu­
dies Glen Street-Dover, Mass 02023 (D E U )
Salem College Library. Salem, West Virginia 26426
(D E U )

103

San Antonio College Library. Duplicate Exchange.
1001 M oward Street — San Antonio 12, Texas 78212
(D E U )
San Diego College For Women. Alcala Park — San
Diego, California 92110 (D E U )
San Francisco State College Library — 1630 Golloway
Ave. — San Francisco, California 94132 (D E U )
San Jose College Library. Gifts and Exchange Section
— 250 South Fourth St. San Jose,
San Luis Rey College Library. Periodicals and Exchan­
ges — San Luiz Rey, Cal. 92068 (D E U )
Sandhills Community College Library. Southern Pines,
N. Carolina, 28387 (D E U )
Savannah State College Library. State College Branch
— Savannah, Georgia 31404 (D E U )
School of Law Library. California Western University
— 3902 Lomaland Drive — San Diego, Cal. 92106
(D E U )
Schoolcraft College Library. 18600 Haggerty Road
Livonia, Michigan 48151 (D E U )
Seminary of Lady of Lourdes Library. Cassadago, N.
Y. 14718 (D E U )
Seminole Junior College Library. Sanford, Florida
32771 (D E U )
Servite College Library. 7400 Military Ave. Omaha, Ne­
braska 68134 (D E U )
Shell Development Company. Emeryville, Cal. 94608
(D E U )
Shiprock High School Library. Box 548 — Shiprock,
New Mexico 87420 (D E U )

104

Siena College Library. Goldsmith Memorial 4405 Po­
pular — Memphis, Tennessee 38117 (D E U )
Simpson Bible College. 801 Silves Ave. San Francisco
— California 94134 (D E U )
Simpson College. D unn Library — Indianola, Iowa
50125 (D E U )
Sioux Falls College. Norman B. Mears Library — Sioux
Falls, South Dakota 57101 (D E U )
Skyline High School. Media Center — 1767 Blue Sky
Drive — Idaho Falls, Idaho 83401 (D E U )
Sonoma State College Library. Cotati, California
94028 (D E U )
Southern Bible College Library. 10950 Beaumont High­
way — Houston, Texas 77028 (D E U )
Southern Illinois University Library. Serials Librarian
— Carbondale. Illinois 62901 (D E U )
Southern Illinois Univesity. Lovejo Library Science Li­
b ra ry — Edwardsville, Illinois 62025 (D E U )
Southwest Baptist College Library. Bolivar, Missouri
65613 (D E U )
Southwestern College Library. 2625 East Cactus Road
Phoenix, Arizona 85032 (D E U )
Springfield College Library. Marsh Memorial Library
— Duplicate Exchange — Springfield, Mass 01107
(D E U )
Staff Library Comittee. Traverse City State Hospital —
Traverse City, Michigan. (IE D M L )
Standard Oil Company of California. 225 Bush St. —
San Francisco, California 94120 (D E U )

105

Memorial Library. Tarkio. Box 205 — M T . P.State Fair Com unity College Library. Talladega. Y. 1900 Clarenden Road — Sedalia. Alpine. Nottawa Street at West Street Sturgis. Y. Texas 79830 (D E U ) Susquehanna University Library. Potsdam. 1800 Pontiac Street Denver. O. Missouri 65301 (D E U ) State University College. Buffalo. 10577 (D E U ) State University of New Y ork Library. View. N. Missouri 64491 (D E U ) Temple Buell College. 13045 (D E U ) State University Colege Library. Library-Gift & E x ­ change Dept. Alaba­ ma 35160 (D E U ) T arkio College Library. Michigan 49091 (D E U ) Sul Ross State College Library. 3360 E. 13676 (D E U ) State University of New York. Texas 75961 (D E U ) Stuart Com pany Library. N. N. Foothill Boulevard — Pasedena. 17870 (D E U ) Sylvania Electronic Products. Cortland. California. N. Y. 91109 (D E U ) Sturgis Public Library. N. Cal. Y. Selinagrove. (D E U ) Talladega College Savery Library. Electronic Defense Labo­ ratory — Duplicate Dept. Co­ lorado 80220 (D E U ) 106 . T he Library College at Purchase — Purchase. Pa. Nacogdoches. Austin State College. 14214 (D E U ) Sthephen F.

Muscle Schoals. Missippi 39174 (D E U ) Training ö Research Library. O. West Virginia 25303 (D E U ) Union Carbide Corporation. Box 24184 — Indianopolis. Box 5621 — Dallas. Texas 75701 (D E U ) Texas Instruments Incorporated. O. O. Alabama 35660 (D E U ) Texas College Library. Trenton. Rudolph Matas Medical Library — 1430 Tulane Ave. Alabama 36081 (D E U ) Tunale University. P. U tah 84302 (D E U ) T ilton School Library. New Orleans. O. Penn. Louisiana 70112 (IE D M L ) Union Carbide Chemicals Division Library. Eastman Library — Tougaloo. 16125 (D E U ) Thiokol Chemicals Corporation. Texas 75222 (D E U ) Thiel College Library.Tennessee Valley Authority. Jacksonville State Hos­ pital — Jacksonville. Box 8361 — South Charleston. In­ diana 46224 (D E U ) 107 . New Jersey 08625 (D E U ) T ro y State College Library. Tilton. Troy. Illinois 62650 (D E U ) T renton State College Library. Wasathch Division P. Box 524 — Technical Library Brigham City. Periodical Librarian — Green­ ville. New Hampshire 03276 (D E U ) Tougaloo College. Tyler. Science Services Divi­ sion — P. Linde Division Speedway Laboratories — P.

Texas 7704 (D E U ) 108 . 1420 N orth Charles St. Cullen Blvd. Gifts and Exchanges Librarian. Box 1407 Shre­ veport. Los Angeles. California College of Medici­ ne Library — 1721 Griffin Ave. Baltimore. Texas 75060 (D E U ) University of Houston Libraries. The University Library — Se­ rials Dept. Lick Observatory Library — Santa Cruz. Tucson. Ohio 44304 (D E U ) University of Arizona. O. Luisiana 71102 (D E U ) University of Akron. O. Soripps Institute of Oceano­ graphy — La Jolla. Cal. Irvine. Serials Dept. Latin American Collections. Library — P. O. Maryland. Cal. Union Oil Research Center — P. Houston 1. University of Dallas Station Irving.Union Oil Company of America. 21201 (D E U ) University of California. Arizona 85721 (D E U ) University of Baltimore Library. Research Dept. Research Laboratory — P. 92621 (D E U ) Union Producing Co. 90031 (IE D M L ) University of California. Box 59900 Riverside. 92664 (D E U ) University of Dallas Library. Library — Akron 4. Cal. University Li­ brary — P. Box 76 Brea. Cal. Box 1407 — Shreveport. 92507 (D E U ) University of California. 95060 (D E U ) University of California. 92037 (D E U ) University of California. Cal. Cal. Louisiana 71102 (D E U ) United Gas Corporation Library. O.

Quezon City. New Mexico State University Las Cruces. Science Library — 605 M alott Hall — Lawrence.University of Illinois At. Grand Forks. Belkanap Campus — Louisville. Paul Campus Library-Se­ rial — St. Kansas 66044 (D E U ) University Library. Gift and Exchange Section Mississippi 38677 (D E U ) University of Mississippi. Illinois 61801 (D E U ) University of Kansas. Mississippi (D E U ) University of Missouri At Rolla Library. School of Law Library — Gerard Magavero Library — University. Portland. K. N. D uluth Campus Library D u ­ luth. Maine 04101 (D E U ) University of Minnesota. Univer­ sity Library — Gift and Exchange Librarian — U rba­ na. Williford Library. Dakota 58201 (D E U ) University of Pennsylvania. Chester Fritz Library — Periodicals Dept. 19104 (D E U ) University of the Philippines Library. Urbana Champaign. Minnesota 55101 (D E U ) University of Mississippi. St. Pa. Kentucky 402208 (D E U ) University of Maine. School of Law Library — 68 High St. Mis­ souri 65401 (D E U ) University of N orth Dakota. Paul. The Moore School of Elec­ trical Engineering — 200 South 33rd St. Periodicals Dept. Minnesota 55812 (D E U ) University of Minnesota. New Mexico 88001 (D E U ) University of Luisville Library. D. Philadelphia. Rolla. Philippines (D E U ) 109 .

S. Cal. Tenessee 38237 (D E U ) University of Texas Library. W hitewaterWisconsin (D E U ) Upsala College Library. Martin. Cal. 92110 (D E U ) University of South Dakota I. W hitewater — Harold A n­ derson Library — Gift & Exchange Dept. S. of Agriculture Library. 20017 (USBE) U. Tulsa. E. Weeys Library. 90024 (D E U ) University of San Diego. Dept. D. 94507 (D E U ) 110 . Ver­ million South Dakota 57069 (D E U ) University of Tennessee M artin Branch Library. 65 Lowder St. D. Dedham. Dept. & College Ave. of Agriculture. Falk Library of the Health Professions — T he Librarian De Soto and Terrace Streets — Pittsburgh. 339 Prospect St. S. Southern Regional Research Laboratory — Box 19687 — New Orleans. Western Regional Research Laboratory — Albany. Latin American Collection — Austin 78712 — Texas (D E U ) University of Tulsa Me Farlin Library — 7th St.University of Pittsburgh. — W as­ hington. East Orange. Alcala Park — San Diego. 02026 (D E U ) U. La 70119 (D E U ) U. Oklahoma 74104 (D E U ) University of Wisconsin. Street N. Cal. Pa 15213 (IE D M L ) University Research Library. Library. C. College for Men Pe­ riodicals Dept. 335 V. New Jersey 07019 (D E U ) Ursuline Academy Library. Gifts and Exchange Sec­ tion — University of California — Los Angeles. Book Exchange Inc. Mass.

Serials Dept. Indiana 47933 (D E U ) Wagner College Library. M ary­ land 21740 (D E U ) W ashington University Libraries. Box 4195 — Roanoke. Georgia 31601 (D E U ) Valparaiso University. Virginia 24451 (D E U ) Virginia Western Community College Library. Law Library. Pa. Virginia 23226 (D E U ) Virginia Military Institute. Ohio 43567 (D E U ) 111 . Kentucky 41011 (D E U ) Villa Nova University. Y. Staten Island. St. N. College Pla­ ce — W ashington 99324 (D E U ) W ashington County Free Library. 10301 (D E U ) Walla W alla College Library. P. 3098 Colonial Ave. Garey Hall Villa Nova. Law School Library — Valpa­ raiso. N. Carolina 28377 (D E U ) Villa Madona College Library Columbs Hall 1032 M a­ dison Ave. Gifts and Exchanges Pres­ ton Library — Lexington. V ir­ ginia 24015 (D E U ) W abash College Library. Convington. S. 19085 (D E U ) Virginia Institute For Scientific Research.Valdosta State College Library. Science Libra­ ry — P. Crawforsville. O. Louis.. Red Springs. Indiana 46383 (D E U ) Vardell Hall Library. Hagerstown. O. Parkview and Glenwood Wauseon. Box 8315 — 6300 River Road — Rich­ mond. Valdosta. W . Missouri 63130 (D E U ) Wauseon High School Library.

W ayne State College Library. Michigan 48202 (D E U ) Webster Memorial Library. Library P. Periodicals Dept. Box 626 — Salem. Cal. 200 Phelps — Decatur. Detroit. 13026 (D E U ) Western Christianhigh School. Colorado 81230 (D E U ) Westinghouse Electric Corporation. 15230 (D E U ) Westmar College Library. Box 355 — Pittsburgd. Iowa 51031 (D E U ) Westminister College. Catherine B. 93103 (D E U ) Weston Observatory. Penn. 91767 (D E U ) Western Mennonite School Library Route 1. 955 La Paz Road — Santa Barbara. Le Mars. N. Weston. Reeves Library — Fulton. Y. Gifts and Exchanges Librarian 5210 Second Ave. 490 East La Verne Ave. Wayne. Mis­ souri 65251 (D E U ) W estmont College Library. E x ­ change Dept. Cal. Miller Library. M i­ chigan 49045 (D E U ) Wells College Library. New Mexico 88061 (D E U ) Western State College. Pomona. Nebraska 68787 (D E U ) W ayne State University Library. O. Tecnical Informa­ tion Center — Atomic Power-Dept. 93 Mass. Aurora. Walls Libra­ ry — Paper Industries Library — Kakamazoo. Oregon 97304 (D E U ) Western Michigan University. Savage Library — Gunnison. Owight B. Oconnor Library. Silver City. Michi­ gan 49001 (D E U ) Western New Mexico University. 01985 (D E U ) 112 .

S. 95901 (D E U ) 113 .Wichita Public Library. University of N. Carnegie Library Wilberforce. University Library Lear­ ning Resource — Stevens Point. Carolina 29301 (D E U ) W oodbury College Library. Serials Librarian Rock Hill. South Dakota Dakota 57078 (D E U ) Yavapai College Library. Harold Anderson Library — Whitewater. Yankton. Wisconsin 54481 (D E U ) W offord College Library. at W ilmington — W ilmington. Duplicates Exchange Dept. Los Angele. P. Y. N. 1027 Wishire Blvd. C. 220 S. 10033 (D E U ) Yuba College Library. Beale Road and Linda Ave. Caroli­ na 28401 (D E U ) W inthrop College Library. South Carolina 29730 (D E U ) Wisconsin State University. New York. Spartanburg. Cal. 10. Carolina 28401 (D E U ) W ilmington College Library. 90017 (D E U ) Xaverian College Library. N. W ilmington. Cal. O. Main — Wichita. Wisconsin 53190 (D E U ) Wisconsin State University. Merysville. Box 553 — Prescott. N. M aryland 20903 (D E U ) Yankton College Library.000 New Hampshire — Ave. Pollack Library — Amsterdam Ave. Kan­ sas 67202 (D E U ) Wilberforce University. Ohio 45384 (D E U ) William Madison Randall Library. Arizona 86301 (D E U ) Yeshiva University. Silver Springe. and 186th St.

Library — Mesogeion Ave­ nue — Neon Psyhico — Athens (IE D M L ) Institut Pasteur Hellénique Bibliothèque — 127. Rue Descartes — Paris. Pervaleti — Administrateur du Groupe des Laboratories de Vitry et de Thiais Bibliothèque 94 Thiais. Av. 38 Lille. Library — Haile Sellassie I University Gondar (IE D M L ) FRA N Ç A Center National de la Recherche Scientifique. Rue H. de la Reine Sophie — Athenes 602 (IE D M L ) T he Queen Anna-Maria Institute of Child Health Aghia Sophia Children’s Hospital Library — Athens 609 (IE D M L ) 114 . Dunat-Seine (I) Center Oscar Lambret Bibliothèque. Faculté Mixte de Médicine et de Pharmacie — Bibliothèque — 16. Rue de L ’Hôpital — F-21 Dijon (IE D M L ) GRÉCIA Athens General Hospital. Nord (IE D M L ) Ecole Polytechnique. S. R. 5e (I) Université de Dijon. Rue Frédéric Combemale. Central Medical Library — The Medical Librarian — Box 1176 — Addis Abeba (IE D M L ) Public Health College and Training Center.E T IÓ P IA Haile Sellassie I University. P. Bibliothèque Centrale 17.

O. Molewaterplein 36 Rottendam (IE D M L ) H O N G KONG University of Hong Kong. Assam (IE D M L ) 115 . 1 38 — Kalvaermarkt 32 — Den Haag 2001 (IE D M L ) Ministerie Van Onderwijr en Wete Nschappen — Minitério de Ensino de Ciências — Nieuwe. Box 12 ÎN D IA Assam Medical College. Ziekenhuis Dijkzivt. Library. Library — Dibrugarh.D. Kamer K 103 — Dr. Sterrenhos— 1 Utrecht (IE D M L ) Tijdschriftenzaal Medische Fecul Teit. Service Hongrois des E x­ changes Internationaux Ex Doyumentacios Kozpont — Budapest V II — M uzeum Korut — 14 P.K.G.HOLANDA Interservice Medische Bibliotheek I. Magyrarorszag (IE D M L ) National Szechenyi Library. I Haia (I) Rijks Instituut Voor de Volksgezondheid.L. Kamer C. V III (I) Orezagos Muszaki Konyutar. University Library — Pokfulam Road — Hong (IE D M L ) H U N G R IA National Medical Library and Center for Documen­ tation — Szentkralvi-utca 21 — Budapest VIII. Hungarian Service of In­ ternational Exchange — Museum Korut 14 — Buda­ pest.

T he Librarian — Ministry of Education — New Delhi.) (IE D M L ) Kottayam Medical College. Aurangabad.Christian Medical College. Bombay 12 (IE D M L ) Indian National Commission for Cooperation W ith Unesco. (IE D M L ) Government Medical College. Library — I.R. P. Parel Bombay. (IE D M L ) 116 . Udaipur Rajasthan !( IE D M L ) St. 11 (I) Kakatiya Medical College. A. Library — Kottayam. P.M. College-Library — Dr. O. N. A. Maharashtra (IE D M L ) Medical College Library.G. L. T . M ango Jamshedpur (IE D M L ) Medical College Library. (IE D M L ) R. Nair Road Bombay 8. Medical College Library. Medical College Library. 22 (IE D M L ) M . 2 (A. Library — Srinagar Jam ­ mu ö Srinagar — Jam m u ö Kashmir (IE D M L ) Haffkine Institute Library. Box 2 Ban­ galore. Jam ai Osmanis — Hyderabad — 7. 12 (IE D M L ) Topiw ala National Medical. 8 Kerala (IE D M L ) National Institute of Nutrition. Medical College Library. Library — Warangal. Jo h n ’s Medical College Library. P. Amritsar (IE D M L ) Medical College Library. Hospital Avenue Parel. Calicut. 8 Ke­ rala (IE D M L ) L T M M College Library —. P.Sion — Bombay. S.M . 34 (IE D M L ) Seth G. Library — Vellore 2 S. O.C. Dimma Road.

W . University of London — College Library — T urner Street London. Herts (IE D M L ) IRÂ Institut D ’E tat des Sèrums et Vaccins Razi. E. C. S. Bibliothè­ que Boile Postale 656 Téhéran — Hessarak. Dr. Bulletin — Zoology & Entom ology Cromwell Rd. 1 (IE D M L ) London School of Hygiene and Tropical Medicine. Library 105 Gower Street — London. 7 — England (I) T he London Hospital Medical. 1 (IE D M L ) Royal College of Physicians. T jip to M angunkusm o. Library W elwyn Garden City. A n­ drew ’s Place London. S. O xi — 3 BG (I) British M useum — N atural H istory — General Libra­ ry. S. W . Dept. Kensington — London. C. Karadja (IE D M L ) Institut Pasteur de L ’Iran. 1 (IE D M L ) Royal N ational Institute for the Deaf. Library — D jl. W .. N. Bibliothèque — Teheran (IE D M L ) 117 . 1 (IE D M L ) Sm ith Kline & Franch Laboratories. Li­ brary — Keppel Street — London. St. Diponegoro 69 — D jakarta (IE D M L ) IN G L A T E R R A Bodleiam Library. Library — 11. W . of Printed Books — Oxford.IN D O N ÉSIA R.

Julius Jarcho Medical Library. Post Office Beer Ya'acov (IE D M L ) IT A L IA Agricultural Libraries Network c/o David Lublin Li­ brary Ford & Agriculture Organization Via delle Terme di Caracalla — Roma — Italia Centro Bibliografico Medico. of Publications and Library Relations. Biblioteca — Casella Pos­ tale 7178 — Roma — Nomentano (IE D M L ) 118 . Box 656 — Teheran (IE D M L ) University of Teheran. Box 1310 Teheran (IE D M L ) Nemazee Hospital. College of Medicine. O. Periodicals Department — Exchange P. Box 503 — Jeruzalem (I) T he Dr. “Asaf Harofe” Government Hospital Zrifin. Library — Baghdad (IE D M L ) ISRAEL Jewish National and University Library. Research — Library — P. O. Avenue Shah-Reza Teheran (I) IR A Q U E University of Baghdad. Shiraz (I) Razi Institute.Institute of Public Health. State University — Dept. O. Shiraz Medical Center — Library Shiraz (IE D M L ) Pahlavi University. Library — P.

Biblioteca della Clinica Otorinolaringologia — Ospedale Civile Cagliari (IE D M L ) Universita di Pisa. Biblioteca — Corso Venezia 55 — Mi­ lano 20121 (I) Universita di Cagliari. Medical Dept. — Library P. Box 30141 — Nairobi (IE D M L ) 119 . Instituto di Fisiologia — Bibliote­ ca — Via S. Biblioteca — Viale Re­ gina Elena 299 — Roma (IE D M L ) Societa Italiana di Scienze Naturali del Museo Civico di Storia Naturale. O-Okayana. T o nyoakashi — Osaka — Fu (I) T okio Institute of Technology Library. Meguruku — T okio (I) KÊNIA Medical Research Laboratory. Faculty of Law — Shibahara.Instituto Di Richerche Farmacologique “Mario Negri”. Zeno 29-31 Pisa (IE D M L ) IU GOSLÁ VIA Biblioteka Slovenske Akademije Znanosti in Umetnosti — Postni Predal 323 — 6100 Ljubljana Jugoslavia (I) JA PÃ O Osaka University. O. Biblioteca — Via Eritrea 60 Milano (IE D M L ) Instituto Superiore de Sanità.

Library — Kuala Lum par (IE D M L ) M É X IC O Biblioteca Nacional de Mexico. Biblioteca Cen­ tral. Universidad Veracruzada — Iturbide Y Carmen Serdan — Veracruz. Harbel (IE D M L ) M ALÁSIA Institute for Medical Research.K O RÉIA T he Central N ational Library. D. México 7. Av. (B IR E M E ) Instituto M exicano Del Seguro Social. (I) Hemeroteca de Ciências Biologicas.N . F. Ignacio M arquina — Ex-A rzobispado 29 — Mexico 18 (D E U ) 120 . A partado Postal 73-065 México 12. (B IR E M E ) Pan American Institute of Geography & History. D. Inc. A partado Postal 29124 — Mexico 1. (I) El Colégio de Mexico. F. F. C. D. Ver. — Sogong-Dong 6 — Jung Gu — Seoul — Korea (I) N ational Assembly Library — Exchange & F ift — Sec­ tion — Choong Koo — Seoul — Korea (I) LIB ÉR IA T he Liberian Institute of T he American Foundation for tropical Medicine. M . Guidance and Coopera­ tion Dept. Biblioteca — Seccion de Servicius Públicos — G uanaguato 125.

1780 Lourenço M arques (I) Museu Dr. (I) M O Ç A M B IQ U E Inst. P. B. F. C. Library Post Box 9 N ou­ mea (IE D M L ) 121 . 10.° Piso T orre de la Rectoria. de Investigação Cientifica de Moçambique. P. School — Library — P ri­ vate M ail Bag 12003 Lagos (IE D M L ) N O V A C A LED Ó N IA South Pacific Commission. Departam ento de Prom ocion y Relaciones Publicas. M. C. D. Veterina­ ry Research Laboratories — Library — Vom (IE D M L ) Ibadan University Library. Biblioteca — Seção Ibero-Americana C. Av. Ahm adu Bello U ni­ versity — Lam aru P.Universidad Iberoamericana. T he Medical Librarian — Ibadan (IE D M L ) Institute for Agricultural Research. México. U. 21 (I) Universidad Nacional A utonom a de Mexico. Joaquim de Carvalho. 52 — Lourenço Marques (I) N IG É R IA Federal Departm ent of Veterinary Research. Cerro de las Torres 395 México. 1044 — Zaria N orthern (I) University of Lagos Medical.

Biblioteca Lucia A. 1 (IE D M L ) P A Q U IS T Ã O Institute of Post-Graduate Medicine. Figair — Apartado 156 — T ingo Maria (I) Universidad Nacional M ayor de San Marcos. Direccion de Bibl. y Publicaciones — Oficina de Adquisiones Bibliograficas — Casilla. School — Library 280 Great King St. O. Laboratory Library — P. Box 128 — Dacca 2 (IE D M L ) Para-Medical Institute. Dunedin N. 454 — Lima (IE D M L ) 122 .N O V A ZELÂ N D IA Medical School Library Great King Street — Dunedin (IE D M L ) University of Otago Dental. Universidad Peruana Cayetano Heredia — Biblioteca — Apartado 6083 — Lima (B IR E M E) Universidad Nacional de la Selva. Mohakhali — Library Dacca 12 (IE D M L ) School of Tropical Medicine & Public Health M ohak­ hali — Dacca 12 (IE D M L ) PE R U Facultad de Medicina. Library Dacca (IE D M L ) Pakistan Seato Cholere Research. Universidad “Cayetano Here­ dia” — Apartado Postal 5045 — Lima (B IR E M E) Instituto de Investigaciones de la Altura.

Polish Academy of Sciences — Druw n — Pan Exchange Dept W arsaw (I) P O R T O RICO Inter-American University of Puerto Rico Library — San German. Biblioteca General Rio Pie­ dras (I) University of Puerto Rico. W aukowo-Tecniznej i Ekonomicznej — Al Niepodleglosa 188 — W arszawa (I) Gowna Biblioteka Lekarsya Seycja W ymiany. Puerto Rico 00753 (D E U ) Universidad de Puerto Rico. 00931 (D E U ) PORTUGAL Universidade de Coimbra. Library — U l Szjnochy 10 — Skrytka Pocstowa N r 45 — Wroclan (I) Centralny Institut Informacji.Universidad Mayor de San Marcos. Chocimska 22 Wasrszawa. Caribbean Studies & E x ­ change — Library — General Library — Rio Piedras. (IE D M L ) Palac Kultury I Nauki. 78 — Barranco — Lima (IE D M L ) PO LÔ N IA Biblioteka Uniwersytecka. Facultad de Medi­ cina Veterinaria — Biblioteca Ap. Biblioteca Geral da Universi­ dade Coimbra (I) 123 . Échange — Ul.

6-12. Clincialord. 8 — Bucaresti 15 (IE D M L ) RÚ SSIA Academy of Science of the USSR. 2 (I) Biblioteca Centrala Universitaria.R E PÚ B L IC A D O M IN IC A N A Universidad Nacional Pedro Henriquez Urena. 125 Bucarest (I) Biblioteca Centrala de Stat a R. Fundam entalvnaia Biblioteka — Obchtchestvennyle N auka — Fruze 11. Gos — C entralhnaja Medicins Kaja. Ul. Ion Ghica nr. Onesti. Dr. Bucaresti. R. Serv. Biblio­ teca — Santo Dom ingo (I) RU M A N IA Academiae Republicie Socialiste Romania. Biblioteca Facultatti Bd. Serviciul de Schimb International — C L U J — Str. SSSR. 4 România (I) Biblioteca Centrala Universitaria. Buletin Physical Se­ ries — V I. P. Barikam utyan 24 — Brevam (I) Akademia N auka Soiuza SSSR. M oskva. I — Republica Populara Rom ina — Str. Petrugroza nr. I — Bucaresti (I) Institutu Medico Farmaceutic. Schimb de Publicatei — Str. 124 . Kali­ nina 3 M oskva. Biblioteca — Calea Victoria. Biblioteca SadovajKudrinskaja i — Moscow P-242 (I) Gosudarctvennaia Ordena Lenina — Biblioteka SSSR — Imeni V I Lenina — Lenin State Library.

2006 — Dakar. (IE D M L ) Kungl Svenka Uetenskapladerdemiens. Bibliotek Kungstnsgatan — Stockholm Va. 3 Vilnius. de Estudos Ibero-Americanos de la Escuela de Ciencias Economicas — Fack 10230 —• Stockholm 6 (I) Instituto Ibero-Americano. Schuseba 7 G. Senegal (IE D M L ) SÍRIA University of Aleppo.Soyuz A rkliteytorov SSSR T d rn trad ’niy D om Arhitektora V I. Farmaceutiska Instituters. Lungrensgatan 7 S 412 56 Goteborg (I) Kungl. Medical School Library. P. M oskva. k-1 (I) Vilníaus V alstybinio V Kapsuko Universiteto — M oksline Biblioteka — Universiteto g. Biblioteque Avenue Appia — 1211 Geneve 27 (IE D M L ) 125 . Aleppo — Syrian Arab Rep. Bibliotek Fack S-104 05 Stockholm 60 (I) SU IÇA Organisation M ondiale de la Santé. (IE D M L ) SU ÉCIA Biblioteca do Inst. Lietuvos T S R Lituania (I) SENEG AL Bibliothèque de L ’Universite de D akar — Section Medecine — B.

Universitatsspital — Bibliothek — Universität Bern — Inselspital 3008 Bern (IE D M L ) T A IL Â N D IA Faculty of Medicine. P. Central Library — Chiang Mai University — Chiang Mai (IE D M L ) University of Chiengmaiz. Research Institute of Child — Health Hacettepe — Hacettepe Medical Center — Library Ankara (IE D M L ) University of Istambul. Amani. T unis (IE D M L ) Institut Pasteur de Tunis. Tanga (IE D M L ) T U N IS IA Institut Nacional de Carcinologie Secretariat D ’Etat a Sante Publique. Medical School Library — Beyazit — Istambul (IE D M L ) 126 . Bibliotheque — 13. O. Faculty of Medicine Chiengmai Hospital Library — Chiengmai (IE D M L ) T A N Z A N IA East African Institute of Malaria Ö Vecror Borne Di­ seases. Place Pasteur — T unis — (IE D M L ) T U R Q U IA Hacettepe Faculty of Medicine. Ur.

) — Apartado 1827 Caracas — Venzuela (I) 127 . Villa Espalmador — Av.) P. C. 998 — Montevideo (I) VENEZUELA Biblioteca Nacional — Servicio de Canjes — Caracas — Venezuela (I) Fundacion John Boulton. O. Box 96 — Tororo (IE D M L ) URUGUAI Centro Latinoamericano de Economia Humana.UGANDA East African Trypanosomiasis. S. V. A. C. Del Ejerato El Paraiso — Apartado 929 — Caracas (I) Instituto Venezolano de Investigaciones Cientificas (I. Research Library — Or­ ganization (E. O. Minas 1216 — Casilla. I.

é que se compreende a importância de um Serviço de Intercâmbio. A América Latina. 128 . rea­ lizada em Buenos Aires.a reunião. do Boletin de la U NESCO para Ias bibliotecas. colaborando para o de­ senvolvimento do intercâmbio. a 15 e 16 de setembro de 1970. A F ID /C L A vem também. Na sua 10. através de Conferên­ cias. como é o caso. entre outros.C a p ít u l o 7 CO N SID ERA Ç Õ ES GERAIS Graças à atividade que a U N ESC O vem desenvol­ vendo na divulgação da permuta. da BIREM E. da Biblioteca Central da Universidade de Brasília e do Instituto Bibliotecológico de Buenos Aires. da Associação Paulista de Bibliotecários e diversas outras instituições que pretendem difundir cada vez mais a per­ muta. do Handbook on the International Exchange of Publications (verdadeiro “livro de cabeceira” para toda biblio­ teca que deseja iniciar a prática da permuta) e das re­ comendações do Ano Internacional do Livro comemo­ rado em 1972. já conta com o do Instituto Interamericano de Ciências Agrícolas. onde antes não havia nenhum programa de intercâmbio.

já que a correspondência é o veículo es­ sencial para que exista um bom intercâmbio entre as bi­ bliotecas. dinâmico. providenciando sua atualização perió­ dica”. Deverá ser um bibliote­ cário que tenha interesse e que se dedique ao serviço.recomendou: '‘Devido à grande utilidade dos Guias de serviço de reprografia da América Latins e Guias de Bibliotecas especializadas e centros de documentação da América Latina para o desenvolvimento do intercâmbio de informações. pois. com muita iniciativa. que o C E N ID dê continuidade à publi­ cação dos Guias. Outro ponto importante para o desenvolvimento do Serviço de Intercâmbio é a escolha acertada da pessoa que se responsabilizará por ele. A IFLA através de seu Comitê de Permuta de Pu­ blicações colabora intensamente para o desenvolvimen­ to do intercâmbio no mundo inteiro. levando-se em conta a atualização cons­ tante desse material. Isto não significa que se deva des­ prezar a permuta de livros. O intercâmbio de periódicos é bem mais importan­ te que o de livro. ela deve englobar um Serviço do Intercâmbio. Atualmente. com conhecimento de línguas e que goste de redigir. também ele é necessário. que conheça o valor do ma­ terial com que lida. qualquer que seja o tamanho da biblio­ teca. 129 .

F.. London. 10-26. 1952. * A SH W O R T H . & Res. J. The British National Book Centre. Canje su organización y funcionamen­ to. 1965. Tech. May 1969. In: JO R N A D A S B IB LIO T E C A R IA S A R ­ G E N T IN A S. 130 . 1960. 624 p. News. 1967. 20 :18. Aslib. Spring 1966. Bi­ blioteca Central. Exchange of academic dissertations. A LM EID A . p. A LL A R D Y C E . Permuta de publicações como ins­ trumento de cultura. Wilfred. Coll. S L A Sci. 14 :157-9. bibl. São Paulo. W . Informe final. Reitoria da Universidade de São Paulo. U NESCO B. 30 :237-41. ed.C a pít u l o 8 BIBLIO G RA FIA SE L E T IV A SOBRE IN T E R C Â M B IO ALBANI. Juan. 37-43. 3. p. Renato. Handbook of special librarianship and information work. A LLEN . In: SEM IN Á RIO SOBRE P E R M U T A N A C IO N A L E IN T E R N A C IO ­ N A L D E PUBLICA ÇÕES. ASH. Sci-Tech duplicate exchange program. 3. Lib.

International book exchanges of the U krainian S. M. In: SE­ M IN A R O N T H E A C Q U IS IT IO N OF L A T IN A M E R IC A N LIB R A R Y M A T E R IA L S. F. Final report and papers. 1-20. Lib. B A N E R JE A . Alice D. Jul. Herald of Lib. Nov. Informe final. São Paulo. B IB LIG R A FIA Y C A N JE. 1957. U NESCO B. 23 :278-80. 1969. 1956. Laboratório de H i­ dráulica.R. Academy of the Science Library U N ESC O B. N. BALL.. G rupo de T rabalho em Tecnologia. 2 :134-41. Ciências e Letras da Universidade de São Paulo. p. 1963. D. D. 1970. P. In: P R IM E I­ RAS JO R N A D A S M EX IC A N A S D E B IB LIO ­ T E C O N O M IA .* ASSOCIAÇÃO P A U L IS T A D E B IB L IO T E C Á ­ RIOS. Tem a 5. A V IC E N N E . 1964 BA K U LIN . 131 . São Paulo. M aria Antonieta de M esquita. p.S. Bases para organização de um centro coordenador de per­ m uta de publicações: In: SEM IN Á R IO SOBRE P E R M U T A IN T E R N A C IO N A L E PU B L IC A ­ ÇÕES. Faculdade de Filosofia. --------------. Lib. K. Gainesville. 3v. 19 :169-70. InB LIO G R A FIA Y C A N JE . M ay 1965. Los Angeles. F. Lib. University of Flo­ rida Libraries. 203-5. B. UNESCO B. National exchange services. U nited States Book Exchange in Latin American Collections in the U nited States. Sei. BARROS. BLAKE. 18 :253-8. Mission of the national exchange ser­ vice. El U nited States Book Exchange y su relación con las bibliotecas de Mexico. Sep. D upli­ catas de periódicos existentes em algumas bibliote­ cas de São Paulo. Exchange at the University of Califor­ nia. Mexico.

Budapest. * BUSSE. 44-50. 10 :337-41. B O L E T IN D E LA U N ESC O PA R A LAS BIBLIO ­ TEC A S. 13 (2-3). s. a praticai guide. Jayme Arcoverde de Albuquerque. B IB L IO T E C A S PÚBLICA S: franquia postal para os livros e publicações oficiais a elas remetidas: le­ gislação. ---------------. 22 p. Adm . São Paulo. UNESCO. Biblioteca Central. In: SEM IN Á RIO SOBRE P E R M U T A N A C IO N A L E IN T E R N A C IO N A L D E P U ­ BLICAÇÕES. 1962. 3. p. ed. J. The Netherlands and the international exchange of publications. 32p. International exchange service. 18 :416. ed. 1949. 1964. abr. 1960. Lib. Lib. Budapest. Summer 1966. UNESCO. 3. Informe final. Paris. Su­ gestões para a organização dos serviços da bibliote­ ca de uma Escola de Medicina. L. A. São Paulo. T he Hague. ed. Discurso. p. COLLINS. 1956. Bibliothèque Nationale Széchényl.* B IB L IO T E C A R E G IO N A L D E M ED IC IN A . U N ESC O B. * C O N FE R E N C E SUR LES ECH ANGES IN T E R ­ N A T IO N A L D E PU B L IC A T IO N S E N E U R O ­ PE. 13-19 set. 767p. The National Exchange Centre. Bimestral. 1959. Paris. Resourc. C A V A L C A N T I. 132 . 400-9. Paris. R. 258p. 1964. * --------------. B R U M M EL . In: Handbook on the in­ ternational exchange of publication. Reitoria da Universidade de São Paulo. Brazil. Dir. 1953.Handbook on the international exchange of publications. UNESCO. Gisela von. & Tech Serv. 1970.

D A R G E N T . A. São Paulo.. W. In: SEM IN Á R IO SOBRE P E R M U T A N A C IO N A L E IN T E R N A C IO N A L D E P U ­ BLICAÇÕES. L. B. 1965. 45 :171. 133 . Les nouvelles conventions interna­ tionales d’échang. Ministério das Relações Exteriores. 12p. D. Ciências e Letras da Universidade de São Paulo. realizada em Havana.. 1969. D ELZELL. Buenos Aires. Does Illinois want a foreign exchan­ ge program? Ill Lib. Exchange of publications: China and the United States. 15 (2) : 180-5. (Coleção de atos internacionais. UNESCO. 1967. p. D ’APICE. Oct. 3 (2) : 14. Rio de Janeiro. 49 :632-6. DAY. 14p. Rio de Janeiro. A. Bruxelles. R. Reunião de espe­ cialistas sobre permuta internacional de publicações na América Latina.. com a colaboração do Governo de Cuba: relatório. J. 1965. 1953. Universidade de São Paulo. Texas Lib. Free books. anyone? C atl. 1960. 1. Virginie Buff. Libri. São Paulo. 1-10. 41 :108-9. El Paso Public Library Book Exchan­ ge Center. s. Faculdade de Filosofia. CRAGIN. O. 1969. Fall 1969. D IA K O N O V A .l. Lib. Biblioteca Central. 144) Apud “Boletim Bibliogr. jun/dez. de 1 a 5 de outubro de 1956. A. International book exchange of Soviet libraries. CU N H A . Sep. F. A. 1956. DESCHAM PS..C O N FE R ÊN C IA IN T E R A M E R IC A N A D E C O N ­ SOLIDAÇÃO D A PAZ. Permuta de publicacões no Brasil. 1940. Maria Luisa Monteiro da. Tema I. 120p. 1936. S.. Convenção sobre o Intercâmbio de publicações. J. sob os auspícios da UNESCO.

* FED E R A Ç Ã O IN T E R N A C IO N A L D E D O ­ C U M E N T A Ç Ã O . 1 :449-53. Lib. Tema 4. Servicio de donación y canje de duplicados. D U P L IC A T E S Exchange Union. jul. realizada em Buenos Aires. 1956. Inf. 134 . 29 (174) : 165-71. 4-14. de Antecedentes en materia de canje de publicaciones. R. jan. U N HAB. E X C H A N G E of publications on labour problems. Lib. Reu­ nion da F ID /C L A . :333. Centro de canje nacional e internacional. 2 (6) :341-9. 1969. 23 :161./ago. 6. Lib. Oct. Atas e conclusões da 10. 1965. Faculdade de Filosofia. In: SEM IN Á RIO SOBRE P E R M U T A N A C IO N A L E IN T E R N A ­ CIO N A L D E PUBLICA ÇÕES. Irene de Menezes. Institu­ to Brasileiro de Bibliografia e Documentação. Activities of the IFLA Sub-comission on the exchange of official publications and other international cooperation in this field.“ reu­ nião da F ID /C L A . 1956. IBBD B. nov. U NESCO B. Santa Fé./jun.D ID IO . EJLE R SEN . Resourc. 1971. COM ISSÃO L A T IN O AM ERICAN A. U N HAB. Dulce Carmen Philomena. Ciências e Letras da Universidade de São Paulo. Summer 1964. ---------------. R. Maria I. p./dez. São Paulo. 1966. 8* Tech. M. 1965. May 1963. D IM IT R O F F . 67 :239-45. 25 p. Permuta de dupli­ catas e de material dispensável. DO RIA .. Int.. --------------. Rio de Janeiro. Bases para a organização de um centro de permuta de publicações. Serv. 15 e 16 de setembro de 1970.

37-51. 1957. In: P R I­ M EIRA S JO R N A D A S M EX IC A N A S D E B I­ B L IO T E C O N O M IA . Aida. D. 1956. G A U L L A U D E T and Moscou to exchange literature. Informe final. Aspectos económicos del canje internacional de publicaciones. F U R T A D O . Canje de libros america­ nos. set. * F O S K E T T . 1969. Edson Nery. 92 :95 7. 1-18. ven. o Seminário Inter­ nacional de Havana. São Paulo. In: Serviço de informação em bibliotecas. Idelma. p. In: SEM IN Á R IO SOBRE P E R M U T A N A C IO N A L E IN T E R N A C IO N A L DE PU B L IÇ oE S . T nb. 1 :3 17-28. Faculdade de Filosofia. In: SEM I­ N Á R IO SOBRE P E R M U T A N A C IO N A L DE PU B LIC A ÇÕ ES. István. FO N SECA . 1971. Luis. 25 (5) :286-98. Rio de Janeiro.FLO R EN . 1957. G U T IE R R E Z . 47 :463-72. Lib. São Paulo. 3 :27-28. São Paulo. * GOM BOCZ. UNESCO Bibl./oct. H A M EL. Douglas John. B IB LIO G R A FIA Y C A N ­ JE . 1-7. p. Ciências e Letras da Universidade de São Paulo. Tem a 2. 206-12. F. Polígno. 135 . A. Rio de la Plata. da Impr. Faculdade de Filosofia. Acordo e tratados firmados pelo governo para perm uta de publicações. Ju an M aria. Tem a 3. B. J. 1971. FR E IT A S. p. sep. Ciências e Letras da Universidade de São Paulo 1956. Seleção e aquisição do acervo. 1967. 1962. W at te doen met doubletten? Bibl. Bibliotecas e instituições que ofere­ cem as publicações que editam e desejam estabelecer permuta. Supl. Perm uta. M ar. G. R. Técnicas usadas en ei canje internacio­ nal de publicaciones en America Latina. p. México.

Lib. 28 :38-40.. M A R T IN E Z . Lib. 1959. Alfred H. 6) M A IC H EL. 25 (5) :301-3. 1963. Committee on international exchange of librarians. Exchange and Gift Di­ vision. 20 :199-200. U n Proyecto de fichas norma­ lizadas para peticiones de libros en canje. * L E T H E V E . IN T E R N A T IO N A L exchange of publications: multi­ lateral conventions. 1965. Sep. UNESCO B. Lib. JO R N A D A S B IB L IO TE C A R IA S A R G E N T I­ NAS. UNESCO B. Slants. Buenos Aires. Resoutc. (Departamental & Divisional Manuals. 25p. Nov. Lib. 1966. Jul. 1967. U N ES­ CO Bibl. UNESCO B. Jacques. The Russian exchange program at Co­ lumbia University. Nov. 1952 ---------------. In: SEM IN A R O N T H E A C Q U IS IT IO N OF L A ­ T I N A M E R IC A N LIB R A R Y M A TER IA LS. Lib. Jan. Dec. IN T E R N A T IO N A L exchange of publications./Oct. U N ES­ CO B. 4. JA PA N E SE film exchange with the Library of Con­ gress. General Library. K. B. Berkeley. 3 :19-22. 1971. Gifts and exchanges practicalities and pro­ blems. IT A L IA N exchange of publications activies. Lib. LAN E. Present status of exchange in Argentina. Tech Serv. 206-17. 1950. & Tech Sera.HUISH. 136 . 9 :302-7. L. Ser. * LIB R A R Y OF CONGRESS. J. p. 23 :332. 1958. 92 :4759. R. 1969. W in­ ter 1970. ---------------. 14 :92-7. Lib. jan. Jose Maria. 17 :357-8. Lib. Canje interbibliotecario. 1956. 2 (4) :225-38. Washington. Calif. International exchange of publica­ tions. KA NEVSK IJ. Resoutc. The economics of exchange. P. 1967. B.

M A R T IN E Z D E D IM IT R O F F .-------------. 2. Seleção e aquisição de livros. Washington. L C ’s International Organiza­ tions Section. * PENA LOSA. 28-31. * ---------------. 1968. 1963. M E D IC A L L IB R A R Y A SSO C IA T IO N E X C H A N ­ GE. 57 :250. Katherine O. 32-36. B. 6 p. Mensal. ABGRA. Assoc. 1961. Associação Paulista de Bibliotecários. Grupo de Bibliotecários Biomédicos. * N O T IC IÁ R IO . Int. União PanAmericana. 55 :18-30. 1) 137 . Centro de Canje Nacional y Internacional In: R E U N IO N N A C IO N A L D E B IB L IO T E ­ CÁRIOS. p. Manual para uso da permuta da Medical Library Association.. Problems del canje en la Argentina. (Manuais do bibliotecá­ rio. 1965. 31 (4) : 138-42. M U RRA . 1964. Buenos Aires. Maria. trabajos y conclusões. R.. Lib. 1956. 1070. Law Lib. Berkeley. Informe. Chicago. Buenos Aires. J. Antecedentes en materia de canje de publicaciones.. M A R Y L A N D LIONS CLU B E STA B LISH IN T E R ­ N A T IO N A L L A W BOOK EX C H A N G E. 4. São Paulo. Canje interbibliotecário.. 1965. Nov. ---------------. Med. 1964. 1963. Jan. In: JO R N A D A S IN T E R B IB L IO T E C O L O G ICAS A R G E N T IN A S. Buenos Aires. In: R E U ­ N IO N N A C IO N A L D E B IB LIO TECÁ R IO S. 125p. Doc. trabajo del base para el Tercer seminário para la adquisición de material latinoamericano. manual para bibliotecas. O R T IZ AG UIA R. Fernando. p. Raquel. 1958. 1967. 2.

201p. SA N D O V A L. Lib. Assoc. B 52 :283-6. 7 y 9. 53p. São Paulo. ö IZ A N T . News 12 : 11. 1953. La Habana.. 1-5. Armando M. 1965. FEN. Estado del canje de publi­ cations en America Latina. 1964. * R E U N IO N D E E X P E R T O S SOBRE C A N JE IN ­ T E R N A C IO N A L D E PU B L IC A C IO N E S DE LA A M ER IC A L A T IN A . La Habana. Estado actual del canje de publicaciones en America Latina. Informe final. SEM IN Á R IO L A T IN O A M E R IC A N O D E BIBLIO ­ GRAFIA. Informe final. 1965. São Paulo. the duplicate exchange. 1960. SL A Div. 85p. Centro Regio­ nal de la U N ESC O el Hemisfério Occidental. Med. Out. Biblioteca N a­ cional. 1956. D O C U M E N T A Ç Ã O Y C A N JE. Me­ xico. Feb. SE M IN Á R IO SOBRE P E R M U T A N A C IO N A L E IN T E R N A C IO N A L D E PUBLICA ÇÕES./dez. 1956. 21-4. 1956. RU FF. Havana. 138 . La Habana.PEN N A . Proposel for a small computer profect. Reitoria da Universidade de São Paulo. R E D M O N D . Mexico. B. H. Jan. nov. A. In: SEM IN Á RIO SOBRE C A N JE N A C IO N A L E IN T E R N A C IO N A L DE PU B LIC A C IO N ES. 1953. 1956. D. SEM IN Á R IO SOBRE A D Q U ISIC IO N D E M A T E ­ RIALES L A T IN O A M E R IC A N O S D E BIBLIO ­ T E C A . 15 : 171-201. Biblioteca Central. international scheme for du­ plicate medical literature. 1969. Asociación Cubana de Bibliote­ cários. 1962-1964. Carlos Victor. recomendaciones de la Reunion de expertos sobre canje international de publicaciones en America Latina.

1964. 1-10. B./oct. A L A B. 766 p. 139 . S. 92 :2498. V IC E N T IN I. * ---------------. 1968. Lib. 1. 22 :2 18-41. W. A pr. * U N IT E D States Book Exchange seeks expansion. Paris. 1968./Jul. Reitoria da Universidade de São Paulo. New Y ork. * -------------. Abner Lellis Correa. New Trends in the international exchange of publications. Jul. Biblioteca Central. L. AID. Acordos e tratados firmados pelo Brasil para permuta de publicações. W ashing­ ton. Lib. Paris. 21p. 1956. Tema 2. Cap. 1969. 1967. sep. International Book Kear 1 9 7 2 : a pro­ gramme of action. Nuevas tendencias del canje internacional de publicaciones. 36p. p. 1961. Sep. São Paulo. * U N IT E D States Book Exchange Service.SINGS. 1968. 3. Cali. J. Classificacion de posiciones en la biblioteca universitaria. Handbook on the international exchange of publications. SLABEZYBSKI. 63 :1577-81. In: SEM IN Á RIO SOBRE P E R M U T A N A C IO N A L E IN T E R N A C IO N A L D E PUBLICAÇÕES. 90-108. UNESCO B. 1960. * UNESCO. * T A U B E R . In: Technical services in libraries. Book Hunger is insatiable. Maurice. ed. SUSSMAN. * U N IV E R S ID A D D E L VALLE. p. 1965. R. Acquisition of publicacions through exchan­ ge Lib. Herald 8 :27-33.. Colum­ bia University Press. 1971. 24p. Duplicates and exchange. U NESCO Bibl. Dec. 2 2 (5 ) :242-5.

. a report of the United States Book Exchange. Univ. Permuta de duplicatas e dispen­ sáveis. * W ILSO N . 8p. Union Panamericana. La biblioteca universitaria: su organization. 11-13 Jul. 1690 p. USBE. (Manuales del bibliotecário. E. São Paulo. 140 .* --------------.. In: SEM IN A R O N T H E A C Q U IS IT IO N OF L A T IN A M E R IC A N LIB R A R Y M A T E ­ RIALS. 1968. Present states of exchange publications in Brazil. Washington. 1956.. ed. ZINK. In: CONGRESSO BRA SILEIRO DE B IB L IO T E C O N O M IA E D O C U M E N T A Ç Ã O . * --------------. Wisconsin. W ILLIA M S. 1963. Louis R. E. * Publicações consultadas para a elaboração do trabalho. 18p. 4) * T H E W O R L D of Learning 1967-68. adminis­ tration y funciones. 8. 8. London. A serviceable reservoir. 3 (10-11) : 104-9. R.. Europa Publications. Ernesto Manoel. 1959. 1963. Madison. Campinas. Washington.. 389p. Maurice F. 5. 1967. Permuta nacional e internacional de pu­ blicações. ft T A U B E R .

17 Correspondência — 21 Danish Exchange Centre — 15 Despesa postal — 16. 17. 31. 45 Falhas.129 Congresso de Biblioteconomia e Documentação.128 141 . 44. 128 Grupo de Bibliotecários Biomédicos — 31 Grupo de Trabalho em Tecnologia — 32 Belgium Internacional Exchange Centre — 15 Bibliografia — 130 Biblioteca Regional de Medicina — 28. 38 FID/CLA . 31. 26 CENID . 29 British National Book Centre — 15. listas de — 29. Recife — 18. Bue­ nos Aires — 16 Convenção Interamericana de Permuta cle Publicações. 129 Conferência Européia sobre Permuta.ÍN D IC E Agência do Desenvolvimento Internacional — 49 Akadmisher Tauschverein — 15 American Library Association — 37 Ano Internacional do Livro (UNESCO) — 128 Associação Paulista de Bibliotecário — 28. 28 Considerações Gerais — 128. 48 Deutsche Staatsbibliothek — 15 Duplicate Exchange Union — 37 Estatística — 21. México . Viena — 17 Convenção de Bruxelas — 15 Convenção Interamericana sobre Permuta de Publicações.

38. 36. 41 Medical Library Association Exchange — 26. 32 Grupo de Bibliotecários Biomédicos — 28. 39 Libraryof Congress —36. função do — 20 Publicações Correntes — 29 Publicações Oficiais — 13. 29 Sistema Nacional de Inf. 31. 32 Biblioteca Regional de Medicina — 28. 36. 129 Instituto Bibliotecológico — 128 Institutolnteramericano de Ciências Agrícolas — 38 Intercâmbio História — 15 Internacional — 15. 48. 49 Duplicate Exchange Union — 36. 32 Grupo de Trabalho em Tecnologia — 28. 37 Duplicate Exchange Union — 36. 38 International Exchange of Duplicate Medical Literature 36. 36. 39 Library of Congress — 36.Grupo de Bibliotecários Biomédicos (APB) — 31 Grupo de Trabalho em Tecnologia (APB) — 32 Hungarian Exchange Centre — 15 IFLA . 48. 42 United States Book Exchange — 36. 37 Instituto Interamericanode Ciências Agrícolas — 36. 49 142 . 41 Intercâmbio Internacional — 15.36. 41 Medical Library Association Exchange — 26. 33 Organização — 19 Equipamento — 19 Mobiliário — 19 Pessoal. 33 Associação Paulista de Bibliotecários — 28. 36. 36. 37 International Exchange of Duplicate Medical Literatu­ re . e Doc. 25 Nacional — 28.23. 37. 49 Metodologia — 24. 31. 37 Instituto Interamericano de Ciências Agrícolas — 37. Agrícola — 28. 42 United States Book Exchange — 26. 31.

31. 29. títulos de. 32 Grupo de Bibliotecários Biomédicos — 28. 32 Biblioteca Regional de Medicina 28. 17 International Exchange of Duplicate Medicai Literature — 36. 41 Listas de Duplicatas — 16. intercâmbio de — 15. 39 International Exchange Service.Intercâmbio Nacional — 29. 25. 32 Grupode Trabalho em Tecnologia — 28. La Habana — 17 Seminário sobre Permuta Nacional e Internacional de Publica­ ções. 17. 38 Medicai Library Association Exchange — 26. abreviaturas — 45 Publicações Correntes. 31. intercâmbio de — 28. 37 Listas de Falhas — 29. 24. 31. 32. 39 Reembolso postal. 33 143 . 30. Panamá — 17 Seminário Nacional de Permuta de Publicações. Guatemala — 17 Seminário Nacional e Internacional de Permuta. 29 Oficiais. 31. 42 Periódicos. Trujillo — 17 Seminário sobre Permuta Nacional e Internacional de Publicações. 35 Associação Paulista de Bibliotecários — 28. 36. São Paulo — 17 Sistema Nacional de Documentação e Informação Agrícola — 28. 37. Smithsonian Institution — 15 Library of Congress — 36. 20. 16. ver despesa postal Seminário Nacional e Internacional de Permuta. 29 Intercâmbio de Publicações Correntes — 28 Intercâmbio de Publicações Oficiais — 15. Montevidéu — 17 Seminário Nacional e Internacional de Permuta.

a fim de ocupar o cargo de Assessor do Programa de Bibliotecas. tendo ali exercido sucessivamente as Chefias das Seções de Circulação. Aqui­ sição. sua atuação se tem projetado por todo o país. Paraná. a 1 3 de agosto de 1946. Radicado em Brasília desde 1965. o Curso Superior de Bibliote­ conomia no Departamento de Biblioteconomia da U ni­ versidade de Brasília. Sua instrução primária e secundária foi adquirida no Paraná e em São Paulo. Em 1973. Em 1972 foi admitido no quadro da Biblioteca Central da Universidade de Brasília. concluiu. do Instituto Nacional do Li­ vro. 144 . Referência e Intercâmbio. Nessa qualidade. alcançando desde a implantação de serviços bibliotecários na região da Transamazônica. em 1971. como su­ pervisor do projeto do INL. foi requisitado para o Ministério da E du­ cação e Cultura.N O T ÍC IA BIOGR ÁFICA DE E M IR JOSÉ SU A ID E N Emir José Suaiden nasceu em Mandaguari. até a eficaz e decisiva parti­ cipação na elaboração do plano do Sistema Nacional de Bibliotecas.

Em ir José Suaiden, que já exerceu a Presidência do
Conselho Regional de Biblioteconomia — l .a Região,
é dinâmico batalhador pelas reivindicações da classe, sen­
do assiduamente convidado para prestar sua colaboração
a todos os conclaves e encontros dos bibliotecários.
Por iniciativa da UN ESCO , fez estágios nos Esta­
dos Unidos, na Jamaica e na Dinamarca, ocasião em
que estendeu a sua viagem de observação a outros paí­
ses da Europa, como Espanha, França e Inglaterra.
O autor do presente livro tem proferido, no Brasil
e no estrangeiro, numerosas palestras e conferências so­
bre temas de sua especialidade, entre os quais se salientam
o intercâmbio em bibliotecas, bibliotecas públicas e o
livro no Brasil.

145

Composto e impresso no
Departamento Gráfico do M.A.F.C.
Rua Aristides Lobo, 106 — RJ