You are on page 1of 6

Glossário termos técnicos na mineração

1. Aceleração de partículas : Parâmetro de medida
uma vibração em g (1g = 9.8 m/s2).

2. Afastamento: Distância entre a face da bancada e a linha de furos, e
entre duas linhas de furos.
3. Agente explosivo: Agentes explosivos - os principais são:- Anfo; - Emulsões;- Alanfo;
- Anfo pesado.- Hidrogel;Essas misturas não levam, salvo algum caso,ingredientes
intrinsecamente explosivos.

4. Altura de carga : Distância desde o andar do túnel o
câmara ao ponto de arranque da câmara forte.

5. Altura de túnel :
6. Amplitude : Deslocação máximo de uma partícula vibrando no terreno.
7. ANFO : (Ammonium Nitrate + Fuel Oil) : basicamente nitrato de
amônio . Os explosivos à base de nitrato de amônio são
extremamente seguros por não ser o nitrato de amônio detonável
através de espoletas. Requer a detonação de um cartucho de alto
explosivo para ser iniciado. É um explosivo que precisa de escorva
para detonar. Geralmente semigelatinoso ou gelatinoso. Sem
resistência à água, baixa densidade, baixo custo. Devido à baixa
densidade, usados em carga de coluna.
8. ANFO pesado : constituído por uma mistura de emulsão agente
decapagem com esférulas de nitrato de amônio. A porcentagem de
cada ingrediente varia com o resultado desejado . em condições
molhadas uma quantidade de 50 % e recomendado . a seco depende
da quantidade de emulsão e dos objetivos desejados.
9. ANFOPS : Mistura de ANFO com poliestireno desenvolvido
sob a forma de pequenas bolhas

10.Atacador : Instrumento empregado para unir cartuchos de
explosivo e o material inerte de retacado
11.Avanço : Comprimento escavado em cada respiração
em túneis, poços, etc.

12. Berma : Distância entre o pé e a crista do talude A berma é feita para a divisão
do talude geral, quebrando sua continuidade, com dimensões e
posicionamento em níveis adequados, também servindo de acesso aos
diferentes níveis.
13.Cabo de fogo
14.Cana de furo
15.Carga conformada :
Explosivo preparado com configuração geométrica especial, empregado
fundamentalmente na fragmentação secundária em demolições.
16.Carga de coluna Explosivo colocado por cima de a carga de
fundo e que chega até ao retacado.
17.Carga de fundo Explosivo, geralmente de alta potência, situado na parte inferior de
uma grande verruma.

18.Carga espaçada : carga constituída por explosivos e grandes
cartuchos e frações destes materiais , separados com um material
inerte ao ar , e iniciados de forma instantânea e retardada.
19.Carga operacional : são cargas de explosivos que explodem em um
certo intervalo de tempo , inferior a 8 segundos.
20.Carregador pneumático : equipamento acionado por ar comprimido ,
usado para recarregar explosivos recartuchados ou agranel.
21.Cartucho : carga de explosivos com uma geometria cilíndrica.

arrasamento 40.Cordel detonante: cordão coberto de plástico composto com explosivo potente de alta velocidade de detonação usado para iniciar as cargas explosivas e transmitir a detonação.Demolição: ruptura e derrubamento de uma estrutura artificial por jateamento .Confinamento: grau de aterramento de uma carga explosiva no interior da rocha. proporcionando o impulso necessário para avançar . 32.Desmonte submarino 43.Contorno : perfil ou superfície final projetada em uma escavação 30.Desmonte : Ato ou efeito de desmontar.Chaminé : escavação vertical com um ângulo superior a 45 graus e seção reduzida. Trabalho de nivelamento de um terreno.Desacoplamento : separação entre a superfície e a carga do explosivo e a parede do furo onde se encontra. pode avariar a espoleta sem detoná-la. se MAIOR. ou abreviar a detonação. 24. 29. segurança e prazo. embora subsônica . Quando se deseja uma alta fragmentação da rocha é conveniente utilizar explosivo de alta densidade.Conector : acessórios empregados para unir os cordões detonantes e os fios dos detonadores elétricos 27.Desmonte controlado : Em situações específicas que o método de demolição convencional não pode ser aplicado ou que seja exigido nível máximo de controle no que tange ruídos. Mas resulta de um defeito de isolamento de um equipamento.Cratera : suco em forma cônica produzido na rocha por efeito de uma carga de explosivo situada em seu interior.Densidade : é a relação entre a massa e o volume dessa massa. 44. Extração de minérios das jazidas. 37. ação galvânica de metais diferentes. 36.Deslizadora : componente das perfuradoras rotopercusivas sobre a qual se movem os martelos pneumáticos e hidráulicos .Deflação : reação explosiva rápida .Consumo especifico : quantidade de explosivo empregado por t / metro cubico de rocha .Centralizador : acessório empregado de modo que o raio de perfuração gira sobre um mesmo eixo e são reduzidos os desvios 23. 38.Concentração de carga : quantidade de explosivo utilizado por metro linear em grande volume para um diâmetro dado. 28. 35. 31.Circuito de detonação : circuito elétrico utilizado para detonadores 25. 33. A unidade de medida é “g/cm3 ”.Desmonte subaquático 42. vibração. acompanhada pela formação de gases e pressão diâmetro mas sem choque 34.Detonação : A intensidade da corrente deve ser a indicada para a espoleta. 26. 41.Detonação de projeção . 39.Descabeçamento : corte na parte superior de um furo causado pela saída de outro adjacente . pois se MENOR.Correntes estranhas : fluxo de corrente elétrica que circulam fora de um condutor normal. pode atrasar o aquecimento e a detonação.22.Detonação amortizada 45.

TEM POR OBJETIVO FACILITAR A REMOÇÃO DO MATERIAL DETONADO E A SUA INTRODUÇÃO NO BRITADOR 49.Detonador : 50. 55. e seu uso está sendo gradualmente descontinuado.Esquema de perfuração : 65.líquidos ou sólidos . agua . Alta velocidade. Muito estável ao atrito e choque. Dinamites usando materiais orgânicos como a serragem são menos estáveis.Esquema quadrado 67. liberando grandes quantidades de gases e calor em curto .Erro de perfuração : desvio geométrico de um furo com respeito ao esquema teórico. através do ar .Detonação em bancada : É um método utilizado para arranque de rochas da crusta terrestre.Diluição : mescla de mineral com material estéril e sem valor 52. misturado com terra diatomácea (dióxido de silício em pó) ou com outro material absorvente.Energia de Radiofrequência : Energia elétrica transmitida através do ar sob a forma de ondas de rádio ou eletromagnéticas.Dinamite : é um artefato explosivo à base de nitroglicerina. terra .Emulsão: Líquidos. polpa de celulose ou pó de conchas.Explosivo: é uma substância ou conjunto de substâncias que podem sofrer o processo de explosão. conseguem expulsá-la. Energia transmitida pela onda de choque produzido por um explosivo. relacionados com a formação instantânea de gases formados a altas pressão e temperaturas 68. 54. dividido pela raiz quadrada ou cubo da carga operacional em quilogramas. 63.Detonação por simpatia : detonação de um material por explosivo por meio do impulso transmitido por outra carga . 59. Densidade maior que a da água.Espaçamento : distância entre dois furos consecutivos medida paralelamente à frente livre. 64. no instante da detonação de uma carga com respeito a outra. 60. 53.Esquema pé-de-galinha 66. 48. como serragem. 62.Diâmetro critico 51.Espaçador : elmento ou material utilizado para as cargas dentro de um mesmo furo.º 8. mais seguro que a pólvora e que a própria nitroglicerina em seu estado puro. 58. cartuchos de polietileno em caixas de 25 kg. 47.Empolamento 57. se mede normamelte em ensaios de baixo dagua . argila.Elemento de retardo : acessório de iniciação que serve para compensar o tempo. Excelente resistência à água e densidade de carregamento.Energia de tensão : 61. fácil carregamento por bombeamento. Neste método são detonados vários furos verticais previamente preenchidos com explosivos.Distancia reduzida : Razão utilizada para prever o nível de vibração ou onda aérea .Explosão: processo termo químico em que há uma mescla de gases .Energia de barulho: energia dos gases produzidos por um explosivo . normalmente expressa pela distância em metros a partir da explosão ponto de estudo . Iniciação com cordel detonante ou espoleta n.Detonação secundaria : VISA A FRAGMENTAÇÃO DOS GRANDES BLOCOS OU MATACÕES.Emboque : Material retirado de dentro de tuneis ou galerias por caminhões ou outro meio de transporte 56.46.

92. Explosor : Equipamento utilizado para energizar o detonadores eléctricos ou outros especiais . para aumentar a sensibilidade . não correspondendo portanto nem a uma junta e nem a uma falha 73.Impedância : propriedade que serve para medir a transferência de energia de um material . se mede o produto e da densidade pela velocidade sônica 80. 79.Microrretardo : desfase do tempo em milissegundos com se fabricam diversos para .Jumbo : equipamento de auto propulsão com um ou vários braços que dispõem de martelos para trabalhos para perfuração subterrânea. 93. acoplamento .Manobra de perfuração : qualquer operação referida ao translado do material de perfuração . galeria ou câmara de maiores dimensões. 77.Mina : .Hidrogel : papila explosiva constituída por uma solução aquosa de NA sensibilizada por um combustível e espaçada com aditivos gelitificantes .Linha de fogo 89. geralmente contendo minerio. 85. 83.Explosor sequencial : explosor que dispõe de diversos canais em que a descarga de corrente se procede com determinados milissegundos. retirada desde a limpeza do furo.Fratura : Descontinuidade que aparece isoladamente em uma massa rochosa.Martelo perfurador : equipamento acionado pneumático e hidraulicamente usado para perfuar furos.Malha: 91.Limpeza : 87. 78. 94.Inserto : peça de metal duro que se usa nas broças de perfuração 84. 82. 71.Fumos : .Juntas : Fratura que atravessa uma rocha e não apresenta nenhum deslocamento perceptível de um lado da fratura em relação ao outro 86. a pressão exercida é enorme até chegar ao ponto de ruptura.Furo: 76. 75.ângulo formado pela direção do terreno e a vertical 81.Fragmentação : é um processo de quebra relacionado à partição de fragmentos. detonadores .Inclinação: . 70. com grande onda de choque. previa a execução do túnel .Iniciação : ato de detonar um explosivo por meio de um inicador ou qualquer outro acessório .Linha: 88.Os gases tóxicos produzidos pelo explosivo. 69. 96. se estiverem num espaço pequeno. de significado distinto de cominuição (FUJIMURA. reles e etc.espaço de tempo. 95.Galeria piloto : escavação de seção reduzida . Com o calor.Matacões : pedaços de rochas em tamanho e volume maior com relação ao tamanho pretendido no desmonte . os gases se expandem e. 1999) ou È a liberação ou quebra dos blocos que compõem a massa rochosa 72.Frente : superfície livre em um furo 74.Iniciador : acessório de jateamento empregado para fazer detonar um explosivo .Luvas 90. transmitindo a energia em forma de ondas de choque .Microesferas : pequenas esferas de vidro e plástico que se adicionam aos explisivos .Galeria: escavação subterrânea linear .

Sapateiras : . túnel ou câmara. Projeção: materiais utilizados para controlar as apericiones de roca 119.Onda Aérea : pressão do ar que ocorre durante uma explosão 100. 108. Ou propriedade diretamente relacionada a . Também peitoril em últimos casos. Potencia : capacidade do explosivo para fazer trabalho útil 112. Pé de banco : 103. Pedreira 104. mas não tem projétil. PETN pentrita (Tetranitrato de pentaeritritol ): explosivo de alta potencia empregado nos cordões detonantes e como carga base dos detonadores . 101.NG Nitroglicerinado : 98.97. Pó de perfuração : partículas de rochas . Pressão de detonação : a pressão atrás da frente de detonação no plano de Chpaman-Jouquet. 111. Onda de detonação: onda de choque que se propaga pela carga do explosivo . calhau. Recorte: jateamento do contorno . Rocha Solta : fragmento de rocha dura. A pressão de detonação do iniciador deve exceder a do explosivo. 102.Nonel : sistema de iniciação dos detonadores em que a energia se transmite a estes por meio de uma onda de choque que viaja por um interior de um tubo plástico. formado por furos próximos e cargas suaves disparada despoes de se distroçar para melhor ter uma terminação 121. Pressão de Morte : pressão que faz com que a densidade do explosivo . 109. Pilha de material : conjunto de rocha desmontada . provenientes de um furo 110. Paiol : Depósito de pólvora e outros petrechos bélicos.Náutica Compartimento do navio onde se guardam pólvora. Proteção: lançamento dos fragmentos de rochas 120. Perfuração especifica : metros de diâmetro e volume perfurado por T/m cubico de rocha desmontada 105. Prill : pequena esfera porsosa de nitrita de amônio 118. 99. depois de jateamento . Pré-Desmonte : 114. seixo. rebo. com uma velocidade superior a do som neste meio . Pré-corte : jateamento de contorno constituída por furos dispara antes do jateamento de destroço e que cria um corte o plano de fissuração das rcohas 113. capacidade do explosivo em romper seu invólucro (“brizância”) 115.alcançada perda sensibilidade para detonar 117. Repé parte das rochas e dos maciços rochosos que aparecem as zonas inferiores dos bancos sem fragmentar 122. munições. 106. Poço Pólvora : Carga explosiva que provoca ruído. 124. Piso : supercie inferior em um banco . bagagens. mantimentos. Pressão de furo : pressão em que os gasses quentes da detonação exercem sobre as paredes dos furos 116. Retacado : zonas de 123. Pilar 107.

TNT Trinitrotolueno 133. 128. Ou propriedade de iniciação por outra carga explosiva. 136. Tricone : broca para perfuração rotativa por trituração e garras constituída por três cones com dentes de aço ou carbeto de metal duro. ao passo de uma onda elástica. 138. responsável por preparar o minério para lavra. Sismógrafo : é um aparelho que detecta os movimentos do solo. Tubo ômega : tubo de plástico aberto por uma geratriz . 140. 131. Sensibilidade à iniciação e à propagação. normalmente dentro do corpo do minério. Talude : Superfície inclinada que delimita a cava ou – Inclinação ou declive nas paredes de uma escavação. 139.125. que serve para prepara carga com cartuchos. Túnel : escavação subterrânea linear 137. . Sensibilizante : ingrediente usado nos explosivos para aumentar a facilidade de iniciação e propagação das reações 127. 132. Sobreperfuração : longitude de diâmetro perfurado por debaixo do nível de começo projetado 130. Subnivel : Galeria horizontal ou sub-horizontal. incluindo os gerados pelas ondas sísmicas. Trialeta: broca para perfuração rotativa formada por corte em forma de mandril e peças de metal e com diamantes nas suas bordas 134. 126. Velocidade de partícula : velicidade em que a partícula do terreno se move desde sua posição de repouso. Vibração : movimento oscilante do um meio solido . Sensibilidade : sensibilidade de explosivos secundários à detonação provocada pelo acessório. Velocidade de propagação : Este índice é muito utilizado para identificar zonas de fraturamento ou alterações em minas subterrâneas 141. Velocidade de detonação : a explosão é uma reação química rápida que se inicia em um ponto da massa do explosivo e se propaga por essa massa produzindo luz. 135. calor e gases a pressão é muito elevada. Velocidade de perfuração : ritmo médio de perfuração de furos inclinados em tempos produtivos. Sobre-escavação : começo da escavação de rochas produzido fora do limite teórico de atuação do jateamento 129.