You are on page 1of 12

UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SAO CAETANO DO SUL

CURSO DE PSICOLOGIA

GUIA DE INFORMACÕES GERAIS

SAO CAETANO DO SUL
Maio - 2015

Estrutura e dinâmica do curso de Psicologia na USCS 8 5.2 SUMÁRIO Apresentação 3 Introdução 4 1.1. Estágios não obrigatórios 11 5.3.1.2.4.1. Objetivos do Curso de Psicologia na USCS 5 2. Estágios básicos 9 5. Estágios obrigatórios 9 5. Organização dos estágios 9 5. Organização dos seminários de pesquisa 12 7. Estágios irregulares 11 6. Estágios específicos 10 5. Projetos 12 .1.1.1. Ênfases curriculares do curso de Psicologia na USCS 7 4. Eixos Estruturantes do Curso de Psicologia na USCS 6 3.

levando-o a aproveitar amplamente seu curso de formação. Desejamos que o período letivo seja muito proveitoso e para isso estamos à disposição para quaisquer diálogos que queiram. como também. Dra.3 APRESENTAÇÃO Este guia tem o objetivo de apresentar algumas informações gerais sobre a estrutura e o funcionamento do curso de Psicologia da USCS. Profa. possam ou devam realizar. Sua leitura facilitará o conhecimento e o aproveitamento de todas as oportunidades que ele oferece para aqueles que estão começando o caminho da formação de psicólogo. A finalidade é favorecer o desenvolvimento do aluno. pois ele contém pequenas partes do seu Projeto Pedagógico completo. sua leitura com atenção é muito importante. Tânia Fator Gestora do curso de Psicologia . Para tanto. para aqueles que já estão caminhando nessa direção. incluindo o esclarecimento dos detalhes e das alternativas de escolha que estão a sua disposição.

Para que sua formação esteja completa. das atividades básicas e específicas de estágio supervisionado e da elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso. as condições de oferecimento e os procedimentos que uma Universidade precisa adotar no planejamento. para a pesquisa e para o ensino de Psicologia. a responsabilidade ética e a atualização contínua. na implantação e na avaliação deste curso. a grade curricular do curso de bacharelado em Psicologia está assentada em períodos semestrais de 400 horas/aula. assegurando que essa formação seja realizada de acordo com os princípios e compromissos propostos por essas diretrizes.” (Ministério da Educação. Assim. que ocorrem apenas no Campus Centro da USCS. seis ou sete disciplinas por semestre. perfazendo um total de 4000 horas/aula. tem como meta central a formação do psicólogo voltado para a atuação profissional. além das atividades complementares. dois processos seletivos semestrais. Isto quer dizer que. o curso de graduação bacharelada em Psicologia. Essas horas/aula estarão distribuídas entre disciplinas teóricas. a consciência crítica. para um curso ser autorizado a funcionar ele precisa seguir as orientações criadas pelo MEC sobre os princípios. promovido pela USCS. 2011). em dois períodos (matutino e noturno). a aplicabilidade nos diversos contextos humanos. Dessa maneira. o Ministério da Educação publicou as novas diretrizes curriculares para o curso de graduação bacharelada em Psicologia. distribuídas em pelo menos 18 semanas de 5 dias letivos. disciplinas teórico-práticas e disciplinas práticas. A projeção de futuro para o curso de Psicologia da USCS é a de que serão oferecidas pelo menos 70 vagas semestrais por período (um matutino e um noturno). com duas entradas anuais. a interdisciplinaridade com outras áreas do conhecimento. 2011). com cinco.4 INTRODUCAO Em marco de 2011. ou seja. os fundamentos.. a duração total do curso será de 5 (cinco) . será necessária sua participação em um curso de licenciatura com projeto pedagógico complementar e diferenciado. Para aqueles alunos que desejarem complementar sua graduação bacharelada com as atividades de formação de professor de Psicologia. o aluno do curso de bacharelado em Psicologia deve concluir dez semestres letivos. a diversidade de abordagens psicológicas. “elaborado em conformidade com a legislação que regulamenta a formação de professores no País” (Ministério da Educação. “. Assim composta. durante esse período. tais como: a cientificidade..

Liderança: no trabalho em equipe multiprofissional. sempre tendo em vista o bem-estar da comunidade. gestores.Administração e gerenciamento: os profissionais devem estar aptos a tomar iniciativas.Tomada de decisões: o trabalho dos profissionais deve estar fundamentado na capacidade de avaliar. 2011). II . e de ter responsabilidade e compromisso com a sua educação e o treinamento das futuras gerações de profissionais. dos recursos físicos e materiais e de informação. Objetivos do Curso de Psicologia na USCS O curso de Psicologia na USCS tem por objetivo geral formar profissionais capacitados para a atuação profissional. proteção e reabilitação da saúde psicológica e psicossocial.Comunicação: os profissionais devem ser acessíveis e devem manter os princípios éticos no uso das informações a eles confiadas. promoção. tais como: I . IV .Educação permanente: os profissionais devem ser capazes de aprender continuamente. contemplando o desenvolvimento das competências e habilidades indicadas pelas suas Diretrizes Curriculares (Ministério da Educação. tanto na sua formação. estimulando e desenvolvendo a mobilidade acadêmica e profissional. 1. baseadas em evidências científicas. na interação com outros profissionais de saúde e o público em geral. III . VI . fazer o gerenciamento e a administração da força de trabalho. a formação e a cooperação através de redes nacionais e internacionais. Essas competências referem-se aos desempenhos e às atuações requeridas para aqueles que se formarem em Psicologia e elas precisam garantir ao profissional o domínio básico de . da mesma forma que devem estar aptos a serem empreendedores. bem como a realizar seus serviços dentro dos mais altos padrões de qualidade e dos princípios da ética e da bioética. para a pesquisa e para o ensino de Psicologia. sistematizar e decidir as condutas mais adequadas.5 anos. os profissionais deverão estar aptos a assumirem posições de liderança. empregadores ou líderes nas equipes de trabalho. quanto na sua prática. sendo que o tempo máximo para integralização será de 7 (sete) anos ou 14 (quatorze) meses. tanto em nível individual quanto coletivo.Atenção à saúde: os profissionais devem estar aptos a desenvolver ações de prevenção. V .

Práticas profissionais voltadas para assegurar um núcleo básico de competências que permitam a atuação profissional e a inserção do graduado em diferentes contextos institucionais e sociais.Fundamentos epistemológicos e históricos que permitam ao formando o conhecimento das bases epistemológicas presentes na construção do saber psicológico. Eixos Estruturantes do Curso de Psicologia na USCS Ainda segundo as Diretrizes Curriculares dos cursos de Psicologia (Ministério da Educação. assim como seu desenvolvimento recente. como os que se seguem: I . de forma articulada com profissionais de áreas afins. II . da análise. humanos e sociais.Fundamentos teórico-metodológicos que garantam a apropriação crítica do conhecimento disponível. III . faz-se necessário que a estrutura do curso seja distribuída em 6 (seis) eixos estruturantes de currículo. questões conceituais e modelos explicativos construídos no campo. assegurando uma compreensão integral e contextualizada dos fenômenos e processos psicológicos. 2011). da prevenção e da atuação em processos psicológicos e psicossociais e na promoção da qualidade de vida (Ministério da Educação.6 conhecimentos psicológicos e a capacidade de utilizá-los em diferentes contextos que necessitem da investigação. 2011). avaliá-los e adequá-los a problemas e contextos específicos de investigação e ação profissional. .Fenômenos e processos psicológicos que constituem classicamente objeto de investigação e atuação no domínio da Psicologia.Interfaces com campos afins do conhecimento para demarcar a natureza e a especificidade do fenômeno psicológico e percebê-lo em sua interação com fenômenos biológicos. V . VI . assegurando uma visão abrangente dos diferentes métodos e estratégias de produção do conhecimento científico em Psicologia. IV . para que as competências acima referidas possam ser desenvolvidas plenamente. de forma a garantir tanto o domínio de instrumentos e estratégias de avaliação e de intervenção quanto a competência para selecioná-los. da avaliação. 2. desenvolvendo a capacidade para avaliar criticamente as linhas de pensamento em Psicologia.Procedimentos para a investigação científica e a prática profissional. de forma a propiciar amplo conhecimento de suas características.

o planejamento e o uso de procedimentos e técnicas específicas voltadas para analisar criticamente e aprimorar os processos de gestão organizacional. que abarca a concentração em competências definidas no núcleo comum da formação para o diagnóstico. por meio dos diversos instrumentos disponíveis para realizar pesquisas e atendimento assistencial. de forma ética e coerente com referenciais teóricos. que compreende a concentração nas competências para diagnosticar necessidades. planejar condições e realizar procedimentos que envolvam o processo de educação e de ensino-aprendizagem através do desenvolvimento de conhecimentos. c) Psicologia e processos de prevenção e promoção da saúde. b) Psicologia e processos de gestão. Para o curso de Psicologia na USCS as seguintes ênfases curriculares foram determinadas e estarão à disposição para escolha dos alunos. grupos. instituições e comunidades para protegerem e promoverem a saúde e a qualidade de vida. frente a questões e demandas de ordem psicológica. voltadas à capacitação de indivíduos. em distintas organizações e instituições. atitudes e valores de indivíduos e grupos em distintos contextos institucionais em que tais necessidades sejam detectadas. apresentadas por indivíduos ou grupos em distintos contextos. valendo-se de processos psicodiagnósticos.7 3. capacitando-os para avaliações e intervenções neuropsicológicas. que consiste na concentração em competências que garantam ações de caráter preventivo. . d) Psicologia e processos clínicos. e) Neuropsicologia. que envolve a concentração em competências para atuar. em nível individual e coletivo. Ênfases curriculares do curso de Psicologia na USCS Ênfases curriculares são áreas de concentração de conhecimento que podem ser compreendidas como conjuntos delimitados e articulados de competências e habilidades em algum aspecto de domínio da Psicologia. habilidades. no desenrolar do curso: a) Psicologia e processos educativos. de aconselhamento. em diferentes contextos em que tais ações possam ser demandadas. A indicação dessas ênfases é necessária dada a grande e extensa diversidade teórica e metodológica da ciência psicológica (Ministério da Educação. que consiste na concentração de competências que favoreçam as ações dos psicólogos relacionadas às diversas patologias que afetam direta e indiretamente o Sistema Nervoso Central. 2011). psicoterapia e outras estratégias clínicas.

Em outras palavras. e que acontecem em paralelo à grade curricular oficial do curso. integradas a diferentes áreas pertencentes à USCS. estão distribuídas ao longo dos 10 semestres de duração do curso. na qual existe a interação entre teoria e prática. sem que essas competências representem momentos estanques do processo de formação. permitindo que o aluno participe da produção de conhecimentos em todas as interconexões possíveis (conforme quadro 2). a formação profissional da (o) psicóloga (o) na USCS está alinhada às mais contemporâneas áreas de intervenção. podendo se concretizar em atividades de Iniciação Científica. a outra parte delas estará descrita em documentos complementares. o currículo do curso de Psicologia da USCS se sustenta na perspectiva de uma formação generalista. garantindo a interdisciplinaridade entre o conhecimento sobre o constructo psicológico humano com os diferentes conhecimentos científicos. de acordo com as demandas da realidade social brasileira e dos avanços internacionais da produção de conhecimento. Tais atividades envolvem grupos de alunos e professores de diferentes semestres e. em alguns casos. Do mesmo modo. de participação em eventos científicos ou em outros cursos etc. As atividades de estágio supervisionado e as atividades de formação de professores de Psicologia estão contempladas. Estrutura e dinâmica do curso de Psicologia na USCS O curso de Psicologia na USCS está estruturado de maneira a garantir o desenvolvimento das competências estabelecidas pelo núcleo comum sugerido pelas Diretrizes Curriculares. por essa estrutura matricial. Existem também nesta organização curricular as Atividades Complementares previstas nas Diretrizes Curriculares. de onde surgem as disciplinas e as atividades que deverão ser cursadas pelos alunos. . Nesse sentido. Por serem atividades que requerem ações especificas para esses fins. de Monitoria. integradas com as competências diferenciadas pelas ênfases curriculares.8 4. que se constituem em ações práticas de reflexão e de análises de temas transversais da Psicologia. a grade curricular do curso de Psicologia na USCS está representada por uma estrutura matricial (conforme quadro 1) formada pelas interconexões existentes entre os eixos estruturantes e as ênfases curriculares. de Extensão. Tais disciplinas e atividades por sua vez. em parte.

fiscaliza e registra os estágios. Os estágios obrigatórios devem ser organizados em dois níveis: os básicos e os específicos e eles podem ser realizados a partir do 4º. sendo distribuídas ao longo dos semestres e das diferentes modalidades.9 5. o desenvolvimento de competências e . “O estágio é a etapa inicial do exercício profissional com supervisão.1. Para todos (as) os (as) alunos (as) da USCS. tanto a instituição formadora quanto o órgão regulador do exercício profissional são igualmente responsáveis pelo continuum entre a formação e o exercício profissional. 2013). Dessa forma. No curso de Psicologia da USCS. portanto. e finalizarão com a elaboração de laudos e relatórios.” (Conselho Federal de Psicologia. ele (a) deverá se encaminhar em primeiro lugar para o Setor de Atendimento ao aluno ou para a CIDAP. é. 5. Assim. os estágios básicos terão como atividade inicial a observação e a pesquisa de causas do fenômeno psicológico e da sua relação com a teoria. regulares e irregulares. os estágios podem ser realizados em diferentes modalidades: obrigatórios e não obrigatórios. de qualquer curso. proporcionando a compreensão dos diferentes campos de atuação profissional específicos da Psicologia.1 Estágios básicos: No curso de Psicologia da USCS. a carga horária total de estágios a serem concluídos pelos alunos é de 600 horas. Estágios obrigatórios São aqueles previstos no projeto pedagógico do curso e que devem ser cumpridos em sua totalidade de horas sob pena de o aluno não se formar.1. 5. e. sempre que um (a) aluno (a) precisar de alguma orientação ou então. semestre do curso. Seguindo as orientações dos documentos anteriores citados. os estágios devem ser sempre supervisionados por profissionais psicólogas (os) que estejam em condição regular de vínculo com o CRP além de serem celebrados por meio de um termo de compromisso de estágio. necessitar de algum documento para formalizar seu estágio. básicos e específicos. bem como. é a oportunidade do aprendizado na prática. a CIDAP é o setor que orienta.788/2008. internos e externos. o principal elo do exercício profissional com a formação. Organização dos estágios De acordo com as Diretrizes Curriculares do curso de Psicologia publicadas pelo Ministério da Educação em 2011 e com a Lei 11.

Semestre – Estágio básico II – diagnóstico e prognóstico 6º. Semestre .10 habilidades básicas. formando grupos de trabalho e de estudos temáticos. com supervisão no local do estágio e no CESEP-USCS. os estágios específicos II. IV e V se organizarão em núcleos de atividades supervisionadas de Prática profissional. Jurídica.Estágio básico I – observação e pesquisa de causas 5º. com a finalidade de serem espaços de . tanto no local do estágio quanto no CESEP. Semestre – Estágio básico IV – prática e intervenção 8º. com entrega de relatório. e os alunos farão todas as atividades com supervisão de psicólogos. associados às experiências do corpo docente da USCS. Semestre do curso. previstas no núcleo comum das Diretrizes Curriculares (Ministério da Educação. III. e que poderão ser escolhidos pelos alunos. e a partir do 8º. os estágios básicos serão desenvolvidos em qualquer um dos campos da Psicologia. No curso de Psicologia da USCS.Estágio básico III – análise de casos 7º. que ocorrerá no oitavo semestre. Assim. Semestre – Estágio básico V – laudo e relatório 5. o desenvolvimento das práticas integrativas poderá se relacionar com os grandes contextos multidisciplinares representativos da atuação psicológica na atualidade e seus campos específicos. proporcionando a compreensão e o desenvolvimento de competências e habilidades básicas. Estágios específicos: Os Estágios específicos serão realizados por meio de experiências práticas. sendo operacionalizados da seguinte maneira: 4º. em preparação dos resultados para a elaboração e a apresentação do TCC. Semestre .2.1. 2011). quais sejam: Psicologia do Trânsito. do Esporte. Ambiental e Comunitária (emergências e desastres). O estágio específico I se relaciona com a disciplina Psicologias de campos específicos e com as duas disciplinas de Seminários de Pesquisa. os estágios básicos ocorrerão um por semestre a partir do 4º. Os dois últimos semestres. No estágio específico I. com entrega de relatório comentado. Semestre do curso.

e. 5. a segunda é que eles devem ser remunerados. 5. ou seja. Estágios não obrigatórios Os estágios não obrigatórios devem seguir todas as orientações da Lei no. assim como as que são necessárias para o estagio obrigatório. e que estão em consonância com as Diretrizes Curriculares do curso de Psicologia e com a Lei do estágio. 5. ou seja.3. dependendo do lugar onde ele for realizado.788/2008.2. Tanto para os estágios internos quanto para os internos é obrigatória a existência de um (a) supervisor (a) habilitado (a) e da assinatura de um termo de compromisso de estágio. Já. 11. Estágios internos e externos Qualquer um dos estágios praticados pelos alunos do curso de Psicologia da USCS pode ser do tipo interno ou do tipo externo.788/2008. os estágios internos serão praticados junto ao CESEP-USCS. 11. ele não comporão a carga horária prevista para o curso regular de Psicologia da USCS. Ou seja.4. garantindo a construção das competências e das habilidades necessárias para o exercício da profissão.11 aprofundamento da formação para o aluno. Duas diferenças podem ser apontadas para sua realização: a primeira é que por não serem obrigatórios. Os dois últimos semestres serão coordenados em dois níveis de ação e em pelo menos duas ênfases escolhidas pelo(a) aluno(a) dentre as cinco ênfases oferecidas pelo curso. aqueles realizados fora da USCS serão necessárias mais duas providências: celebrar um termo de compromisso de estágio supervisionado. Lei no. . conforme prevê a referida Lei. Estágios regulares e irregulares O estágio irregular é todo estágio que não seguiu as obrigatoriedades anteriormente descritas. 11.788/2008 e indicar um (a) supervisor (a) de estágio que seja psicólogo empregado na instituição onde o estágio será realizado. os estágios externos serão praticados em outras instituições que não sejam a USCS. em acordo com a Lei no. A diferença é que para os estágios externos.

No 8º.Projetos As disciplinas de projetos estão planejadas para serem desenvolvidas no 10º semestre com o objetivo de complementar a formação do (a) psicólogo (a). Ambiental e Comunitáriaemergências e desastres).12 6. Semestres. professores convidados. que deverá ser realizado no campo específico em que o TCC tenha sido desenvolvido. 7. contando com a participação de profissionais de mercado. e 8º. Semestre. associando-se à disciplina teórica de Psicologias de campos específicos. Esporte. Jurídica. Durante esse semestre. . professores titulares e alunos. a disciplina Seminários de pesquisa em Psicologia Geral pretende fundamentar os conhecimentos dos (as) alunos (as) com os aspectos de metodologia cientifica das ações necessárias para o inicio da elaboração do TCC. aproveitando-se da realização do estágio específico I. a disciplina Seminários de pesquisa em Psicologia Específica pretende fundamentar a finalização e apresentação do TCC. os alunos serão organizados em grupos de estudos sobre o desenvolvimento de pesquisas em pelo menos uma área de aplicação específica da Psicologia (Trânsito. Seminários de pesquisa e apresentação de TCC (trabalho de conclusão de curso) As duas disciplinas intituladas Seminários de Pesquisa estão planejadas para serem as fomentadoras da elaboração e da apresentação dos TCC pelos alunos no 7º. Semestre. por meio de metodologia interativa e integrativa. No 7º.