You are on page 1of 181

Preparatório para o IBGE 2016

Professor Nélson Sartori
contato@sartorivirtual.com.br

Língua Portuguesa IBGE 2016

 1. Interpretação de texto.

Língua Portuguesa IBGE 2016

Tipologia textual
Descrição = foto textual
- Exploração dos sentidos
- Predomínio semântico dos adjetivos
Narração = filme textual
- Apresenta dinamismo e ação
- Predomínio verbal

Dissertação = tratado sobre a suposição de uma verdade
- Explora a argumentação e a retórica
- Predomínio dos substantivos

Os cães já estão com o seu legítimo dono e os rapazes já estão fora de perigo. No furgão havia dois cães dobermanns que só foram percebidos quando a porta de trás do veículo foi aberta. Marque: (A)Narração (B)Descrição (C)Dissertação 1. dois rapazes furtaram um furgão azul e verde em Itacoatiara e o levaram até a cidade de Juá.Língua Portuguesa IBGE 2016 I. Classifique os trechos abaixo. Hoje pela manhã. . Estado de São Paulo.

Língua Portuguesa IBGE 2016

2.
A vida cotidiana caminha para uma rotina
destruidora de valores morais. A pornografia desfila
livremente pelos canais livres, o vandalismo está
presente em bares, escolas e nas principais ruas da
capital e, além disso, a vulgaridade tomou conta do
vocabulário de nossos adolescentes.

Língua Portuguesa IBGE 2016

3.
Qualquer pessoa que o visse, quer
pessoalmente
ou
através
dos
meios
de
comunicação, era logo levada a sentir que dele
emanava uma serenidade e autoconfiança próprias
daqueles que vivem com sabedoria e dignidade.

4.
De decote aberto, magra, loura, mostrava uma
tatuagem provocante na área saliente do seio
esquerdo. Amorenada pelo sol carioca, a garota
exibia marcas de um biquíni que certamente pouca
guardava as imponentes curvas de seu corpo.

Língua Portuguesa IBGE 2016

5. Em virtude dos fatos mencionados, somos
levados a acreditar na possibilidade de estarmos a
caminho do nosso próprio extermínio. É desejo de
todos nós que algo possa ser feito no sentido de
conter essas diversas forças destrutivas, para
podermos sobreviver às adversidades e construir um
mundo que, por ser pacífico, será mais facilmente
habitado pelas gerações vindouras.

ela perguntou ao filho qual era o tema da brincadeira e ouviu a criança dizer que guerra não é brincadeira. dona dos soldadinhos de chumbo.Língua Portuguesa IBGE 2016 6. A criança. . Com um espírito participativo. brincava com seus heróis quando foi encontrada no quintal de casa por sua mãe. pois o espírito do combate não respeita a doçura de uma criança já que planta nela a crueldade de um mundo de dor e morte.

Língua Portuguesa IBGE 2016 Erros clássicos de interpretação de textos Extrapolação Apresenta informação que não pode ser comprovada pelo texto. como aparece no texto ou na questão. coerente. Redução A informação. Contradição O item apresentará informação contrária à do texto. está no texto. nem por dedução lógica. neste caso. mas o item não apresentará a ideia solicitada na sua totalidade. .

Já não tem jus a beijos minha boca.Língua Portuguesa IBGE 2016 Já sobre a fronte vã se me acinzenta O cabelo do jovem que perdi. não ames: Trairias-me comigo. O texto nos mostra: a) ( ) um amante que encontra uma antiga paixão. como antes. b) ( ) um amante que fica lembrando as emoções no papel e confessa que nunca a esqueceu. senão ele vai ser traído. d) ( ) um amante pedindo que o amor continue. e) ( ) a auto-descrição do amante. . assinalando: (RC) resposta correta (E) erro de extrapolação (R) erro de redução (C) erro de contradição 1. Se me ainda amas por amor. c) ( ) um amante que já está com os cabelos grisalhos em sua fronte. (Ricardo Reis/ Fernando Pessoa) Responda à questão. Meus olhos brilham menos. revelando o seu envelhecimento e sua perda de vitalidade. dos seus tempos de mocidade.

Língua Portuguesa IBGE 2016 PALAVRA-CHAVE E IDEIA-CHAVE PALAVRA-CHAVE: são as palavras de maior destaque de cada parágrafo de um texto e estabelecem referência central à ideia desenvolvida nesse momento. . IDEIA-CHAVE: é uma síntese do parágrafo em que se concentram as ideias dominantes nele expressas.

Língua Portuguesa IBGE 2016 É universalmente aceito o fato de que sai mais cara a reparação das perdas por acidentes de trabalho que o investimento em sua prevenção. ao longo de qualquer trajeto por ônibus ou por carro na cidade. a tomar por fatalidade o que é perfeitamente possível de prevenir. se não for por um conformismo cruel. evidentemente. então. fiscalização. terá sido por nosso baixo nível de organização e escasso interesse pela filiação a entidades de classe. por que eles ocorrem com tanta frequência? Falta. ou por desvio dessas de seus interesses primordiais. E quem poderia suprir as deficiências da fiscalização oficial – os sindicatos patronais ou de empregados – não o faz. . Mas. Constatar tal fato exige apenas o trabalho de observar obras de engenharia civil.

assim como da mais simples mensagem ou de um manual de instruções.Língua Portuguesa IBGE 2016 Falta também a educação básica. o fenômeno recente da terceirização.Paulo – 22 de fevereiro de 1998 – adaptado) . em vez de selecionar e de oferecer mão-deobra especializada. que contratam a primeira mão-deobra disponível. ao propiciar o surgimento e a multiplicação de empresas fantasmas de serviços. (O Estado de S. prévia a qualquer treinamento: com a baixíssima escolaridade do trabalhador brasileiro. E há. que pode estar funcionando às avessas. enfim. não há compreensão suficiente da necessidade e benefício dos equipamentos de segurança.

Língua Portuguesa IBGE 2016 Assinale a opção que apresenta as palavras-chave do texto. b) investimento em prevenção – deficiências – entidades – equipamentos. e) crescimento – conformismo – treinamento – empresas. c) falta de fiscalização – organização – benefício – mão-deobra. . d) prevenção de acidentes – fiscalização – educação – terceirização. a) aceitação universal – constatação – benefício – escolaridade.

relação harmônica.Língua Portuguesa IBGE 2016 COERÊNCIA TEXTUAL Coerência: qualidade. e que é responsável pela percepção de uma unidade de sentido.ligação ou harmonia entre situações. em um contexto específico. 2. conexão. lógica. acontecimentos ou ideias. Coerência textual é uma relação harmônica que se estabelece entre as partes de um texto. estado ou atitude de coerente. nexo. .

um carro de passeio foi parar no acostamento depois de capotar várias vezes. porque uma criança de 7 anos que estava presa no banco de trás pelo cinto de segurança conseguiu soltar-se a tempo e retirar o pai das ferragens antes que o automóvel explodisse. Após ser ultrapassado por um caminhão em alta velocidade. O acidente só não foi mais grave. Os dois foram levados ao Hospital Municipal de Mirapassoca e passam bem. .Língua Portuguesa IBGE 2016 Hoje pela manhã um acidente gravíssimo aconteceu na Rodovia dos Catacavacos.

a "amarração" na estrutura das frases. Coesão pode ser considerada a "costura" textual. União íntima das partes de um todo. dos períodos e dos parágrafos que fazemos com palavras. 2. união.Língua Portuguesa IBGE 2016 COESÃO Coesão. Harmonia. Sf 1. . Fig. concordância.

Elementos Anafóricos • Esse. São palavras referentes a outras que apareceram no texto. isso.Língua Portuguesa IBGE 2016 Elementos da coesão textual 1.. ele. essa. aquilo. isso. a fim de retomá-las ..

Língua Portuguesa IBGE 2016 .

Língua Portuguesa IBGE 2016 2. esta. tal como.. Elementos Catafóricos • Este. isto. São palavras referentes a outras que irão aparecer no texto: .. a saber.

Língua Portuguesa IBGE 2016 .

vamos relembrar alguns elementos gramaticais importantes . .Língua Portuguesa IBGE 2016 ELEMENTOS IMPORTANTES DE COESÃO E COERÊNCIA. Para continuarmos o estudo de coesão e coerência.

Língua Portuguesa IBGE 2016 PRONOMES DEMONSTRATIVOS Subclasse de palavras que. no tempo e no texto em relação às pessoas gramaticais. Variáveis Singular Plural Invariáveis Masculino Feminino Masculino Feminino este esta estes estas isto esse essa esses essas isso aquele aquela aqueles aquelas aquilo o mesmo a mesma os mesmos as mesmas o outro a outra os outros as outras o a os as tal tais . substituindo os nomes. indicam a posição dos seres e das coisas no espaço.

Língua Portuguesa IBGE 2016 Formas Combinadas ( Contrações ) Preposições Pronomes Demonstrativos este (s) esse essa aquele aquela isso aquilo de deste (s) desta (s) desse dessa daquele daquela disto disso daquilo em neste (s) nesta (s) nesse nessa naquele naquela nisto nisso naquilo àquele àquela a esta (s) isto .

(2ª pessoa) Longe dos Aquele interlocutores (3ª pessoa) Pegue aquela caneta que está diante dele.Língua Portuguesa IBGE 2016 Pronomes Demonstrativos – Relação espacial Este Perto de quem fala (1ª pessoa) Perto da pessoa com Esse Pegue esta caneta que está diante de mim. quem se fala Pegue essa caneta que está diante de ti. .

Língua Portuguesa IBGE 2016 Pronomes Demonstrativos – Relação temporal Este Presente Neste ano haverá muitos debates no país. Futuro Nesse ano haverá muitos debates no país. . Esse Aquele Passado distante Naquele ano houve muitos debates no país. Passado próximo Nesse ano houve muitos debates no país.

Língua Portuguesa IBGE 2016 .

(______) não havia paz no mundo. levante (____) . traga-me (____) estes pacotes aqui. e) Por favor. (____) faltas que eu já vi atuar no Flamengo. (____) aquele era o maior batedor de toque de bola refinado e elegante. se necessário. use-os combinados com preposições. Este tinha um d) Zico e Sócrates eram grandes jogadores. c) Nasci em meio à segunda guerra mundial. Este carro que está aqui ao meu lado é o mais veloz da a) (____) temporada de corridas. essas crianças grudadas em b) Por que você anda sempre com (____) você? Naquela época. f) Por favor. esse cobertor que está aí do seu lado.Língua Portuguesa IBGE 2016 Complete as frases com os pronomes demonstrativos apropriados.

Língua Portuguesa IBGE 2016 .

Língua Portuguesa IBGE 2016 .

( ) 4) O jantar que você fez é repulsivo.Língua Portuguesa IBGE 2016 Diferença entre o pronome relativo “que” e a conjunção integrante “que”: (a) conjunção subordinativa integrante (b) pronome relativo 1) O fundamental é que vocês tenham coragem. ( ) 3) Estes são os obstáculos que foram superados. ( ) 5) Foram reclamar do tempero que colocaram na salada. ( ) . ( ) 6) É necessário que a obra seja concluída no tempo certo. ( ) 2) Convém que todos passem por esses problemas.

...... c) Acabei de ler o jornalista ...... nome ninguém se lembra.... ideias as crianças gostam........ e) Acabei de conhecer o cantor .... b) Gostaria de conhecer o pintor ................................. ...... regido ou não de preposição: a) Não pude ver o desenhista .....................Língua Portuguesa IBGE 2016 Treinando com o pronome relativo CUJO............. d) Comprei o novo CD do cantor ...................... trabalho a síndica se revoltou.. opiniões a crítica fez alusão................................ nome ninguém lembra.......

Língua Portuguesa IBGE 2016 1. que não apostei na Mega-Sena” (l 36) b) “coisas que a gente precisa porque precisa fazer” (l 13) c) “lugares que você deve conhecer” (l 2-3) d) “os cem pratos que você deve provar” (l 3-4) e) “terem a certeza absoluta de que você vai morrer” (l 5-6) . CESGRANRIO .Banco do Brasil – Escriturário O conector que classifica-se diferentemente do que se destaca em “coisas que você deve fazer” (l 1-2) em: a) “Eu.2014 .

4-5) (B) “a realidade do comércio ambulante em São Paulo mostra que essa atividade é uma alternativa” (. 19-21) (C) “Há políticas que reconhecem a informalidade como exceção permanente” (.” (. 45-47) 9 . IBGE 2014 .CESGRANRIO A palavra que é classificada gramaticalmente como conjunção no trecho apresentado em: (A) “entendendo de que maneira ela se relaciona com a economia formal” (. 25-26) (D) “um número ínfimo de pessoas que podem trabalhar de forma legalizada. 31-33) (E) “mas somente os que não confrontem a lógica de reprodução do capital” (.Língua Portuguesa IBGE 2016 2.

minha filha. a quem dizes amar. b) O jovem. não te ama. e) Disse-me João: "Aqui estão os trabalhos que vos pretendo entregar.Língua Portuguesa IBGE 2016 Indique os pronomes relativos e os respectivos antecedentes: a) Pedro chamou o menino que estava sobre o muro." f) É essa a casa onde você quer viver? . c) Onde você pôs aquele presente embrulhado em papel colorido que ontem lhe mostrei? d) Eis a carta cujo conteúdo você desconhecia.

Acentuação gráfica.Língua Portuguesa IBGE 2016  2. .

Língua Portuguesa IBGE 2016 Acentuação gráfica ) Oxítonas = sofá. pó. pé. pneu . bambu (última sílaba tônica) ) Paroxítonas = revólver (penúltima sílaba tônica) ) Proparoxítonas = árvore (antepenúltima sílaba tônica) ) Monossílabas tônicas = pá.

Língua Portuguesa IBGE 2016 3) Oxítonas 4) Paroxítonas 1) Proparoxítonas 2) Monossílabas tônicas ACENTUAM-SE: 1) ProparoxítonaS (TODAS) .

Língua Portuguesa IBGE 2016 3) Oxítonas ACENTUAM-SE: 4) Paroxítonas 1) Proparoxítonas 2) Monossílabas tônicas 2) Monossílabas Tônicas A (S) terminadas em: E (S) O (S) .

Língua Portuguesa IBGE 2016 3) Oxítonas 4) Paroxítonas 1) Proparoxítonas 2) Monossílabas tônicas ACENTUAM-SE: A (S) E (S) O (S) EM (ENS) 3) Oxítonas terminadas em: .

Língua Portuguesa IBGE 2016 3) Oxítonas ACENTUAM-SE: 4) Paroxítonas 1) Proparoxítonas 2) Monossílabas tônicas 4) Paroxítonas terminadas em: A (S) E (S) O (S) EM (ENS) NÃO .

Língua Portuguesa IBGE 2016 3) Oxítonas ACENTUAM-SE: 4) Paroxítonas 1) Proparoxítonas 2) Monossílabas tônicas 4) Paroxítonas terminadas em: A (S) E (S) O (S) EM (ENS) NÃO DITONGO SIM .

Língua Portuguesa IBGE 2016 ACENTUAM-SE: 1) Proparoxítonas (TODAS) 2) Monossílabas A (S) 3) Oxítonas E (S) Tônicas terminadas terminadas em: O (S) em: EM (ENS) 4) Paroxítonas termina das em: NÃO DITONGO SIM .

Língua Portuguesa IBGE 2016 5) ACENTUAM-SE OS DITONGOS ABERTOS ÉI(S). ÉU(S) anéis . céu (OXÍTONA) (OXÍTONA) (MONOSSÍLABA) heróico . herói . (PAROXÍTONA) (PAROXÍTONA) assembléia (PAROXÍTONA) . idéia . ÓI (S).

ideia .Língua Portuguesa IBGE 2016 5) ACENTUAM-SE OS DITONGOS ABERTOS ÉI(S). céu (OXÍTONA) (OXÍTONA) (MONOSSÍLABA) heroico . ÓI (S). ÉU(S) (NO FINAL DAS PALAVRAS) anéis . (PAROXÍTONA) (PAROXÍTONA) assembleia (PAROXÍTONA) . herói .

Língua Portuguesa IBGE 2016 6) Acentua-se a segunda vogal tônica do hiato em i ou u. sozinha ou acompanhada de s desde que nunca venha seguindo nh SAIR / SAÍ / SAINHA / SAÚDE FEIURA BAIUCA PIAUÍ .

mas não abdica de compostos nitrogenados e outras substâncias orgânicas. c) As raízes. não abdica de compostos nitrogenados e outras substâncias orgânicas. . b) As raízes geralmente subterrâneas. não abidicam de compostos nitrogenados e outras substâncias orgânicas. correta acentuação e pontuação de acordo com a norma-padrão: 3. CESGRANRIO a) A raiz. e) A raíz é o membro das árvores que. d) A raíz é o membro das árvores que cresce abaixo da terra. apesar de crescer abaixo da terra não abdica de compostos nitrogenados e outras substâncias orgânicas. geralmente subterrânea. crescem abaixo da superficie da terra. mas não abidicam de compostos nitrogenados e outras substâncias orgânicas.2014 – BB – Escriturário A seguinte frase está redigida com adequada grafia de palavras.Língua Portuguesa IBGE 2016 .

pelo mesmo valor.Língua Portuguesa IBGE 2016 4. IBGE – CESGRANRIO No trecho do Texto I “poderia. a palavra destacada é acentuada graficamente pelo mesmo motivo pelo qual se acentua a palavra (A) conteúdo (B) pôr (C) público (D) saída (E) pôde . 51-52). morar em um cubículo mais bem localizado” (.

Língua Portuguesa IBGE 2016  3. . Ortografia oficial.

para junto As medidas vão ao de.Língua Portuguesa IBGE 2016 Ortografia Ao encontro de a favor. . encontro dos anseios do povo. De encontro a contra As medidas vêm de encontro aos interesses do povo.

) O preço subiu. ao invés de cair. prefira em vez de.Língua Portuguesa IBGE 2016 Ao invés de ao contrário de. Em vez de em lugar de. (Se estiver em dúvida. que serve para os dois casos. . Foi ao cinema em vez de ficar em casa.

sem ágio. do dólar. no começo Estou a par do assunto. Ao par de acordo com a convenção legal.) Em princípio Em tese. em teoria A princípio No início. ações. títulos. depois. Em princípio temos os mesmos direitos. etc.achei que ele estivesse bem.Língua Portuguesa IBGE 2016 A par ciente. sem O real está ao par abatimentos (câmbio. percebi que não. A princípio. .

Equivale a “para onde” .Língua Portuguesa IBGE 2016 Onde empregado em situações estáticas (com verbos de quietação). Onde moras? Aonde empregado em situações Aonde vais? dinâmicas (com verbos de movimento).

finalidade.Língua Portuguesa IBGE 2016 Afim(de) semelhante ( afinidade) O espanhol é afim do português. Estude a fim de ser aprovado. . A fim de para.

Há dez pessoas ali. idéia de distância. =existir. Daqui a duas horas. Há duas horas.Língua Portuguesa IBGE 2016 A Há preposição verbo tempo futuro. . ocorrer e acontecer. tempo passado (=faz). Fiquei a dez metros do local. eles chegarão. choveu.

j) Estamos ______ poucos minutos do final da aula. b) Ele está fazendo isso ______ horas. ______ muitas lojas.Língua Portuguesa IBGE 2016 Complete com A ou HÁ : a) ______ poucas quadras daqui. f) Isso ocorreu ______ muitos anos. i) ______ poucos minutos o Palmeiras marcou dois goles (gois). h) A próxima cidade fica ______ duas horas daqui. . g) ______ pouco estavam todos aqui. e) ______ muito tempo já não ______ mais pessoas morando aqui. d) Ela estava ______ muitos metros do local do acidente. c) De ______ muito ele não mora mais aqui.

. (D) Nas cidades planejadas. (B) Os ambientalistas procuram há décadas uma solução definitiva. as zonas residenciais devem ficar a dez km do centro comercial. (E) Em alguns países.Língua Portuguesa IBGE 2016 5.CESGRANRIO A palavra em destaque está grafada de acordo com a normapadrão. há excesso de veículos nas ruas. (C) O desinteresse pelos automóveis passou a despertar a atenção dos estudiosos. EXCETO em: (A) Os carros vêm poluindo as cidades a muito tempo. IBGE .

a respeito de. . Há cerca de faz ou existe(m) aproximadamente. Falou acerca de alguma coisa.Língua Portuguesa IBGE 2016 Acerca de sobre. (cerca de) A cerca de (aproximadamente) distância ou tempo futuro aproximados. Trabalha há cerca de cinco anos. Mora a cerca de dez quadras do centro da cidade.

também não Não estuda. Tão pouco muito pouco tampouco Ele estuda tão pouco! . trabalha.Língua Portuguesa IBGE 2016 Tampouco nem.

irei embora. a não ser Não faz outra coisa senão reclamar. mas sim Não tive a intenção de exigir. se não vier.Língua Portuguesa IBGE 2016 Senão Se não do contrário Saia daí senão vai se molhar. senão de pedir. . caso não Esperarei mais um pouco.

Língua Portuguesa IBGE 2016

Por ora

por enquanto

Por hora a cada hora

Por ora não estou preocupada com
isso.

Aqui passam dez carros por hora.

Língua Portuguesa IBGE 2016

Sublinhe a forma que completa adequadamente
as frases a seguir:
a) Falamos (a cerca de / acerca de) teatro.
b) (Há cerca de / a cerca de) três quilômetros fica o
posto.
c) (Há cerca de / a cerca de) duas horas choveu
bastante.
d) Ele não estuda (tampouco / tão pouco) você.
e) Ele estuda (tão pouco / tampouco) que não
será aprovado.

Língua Portuguesa IBGE 2016

Complete as frases com uma das palavras entre
parênteses:
a) Os jogadores ...................... , não estão preocupados com o
campeonato mundial. (por ora - por hora)
b) Quantos carros passam ..................... no pedágio ?
(por ora - por hora)
c) A situação estava calma ............................................. . Duas
semanas depois, porém, começaram as brigas e discussões.
(a princípio - em princípio)
d) ..............., todas as pessoas têm os mesmos direitos.
(A princípio - Em princípio)
e) Fui ...................................................... de meus colegas.
(ao encontro - de encontro)
f) Seu carro foi ...................................................... ao muro.
(ao encontro - de encontro)

Língua Portuguesa IBGE 2016 O emprego dos porquês POR QUE = ( O RESTO ) O EMPREGO DOS PORQUÊS PORQUE = POIS (CONJUNÇÃO) POR QUÊ = FINAL DE EXPRESSÃO PORQUÊ = MOTIVO (SUBSTANTIVO) ( ( Para pergunta direta ou indireta Substitui as expressões: pela qual / pelo qual Acompanhado das palavras razão ou motivo .

e) Você sabe _______________ ele disse isso ? Disse _______________ estava zangado. d) Este é o caminho _______________ passo para ir à escola. complete com POR QUE / PORQUE / POR QUÊ (RESTO ) (POIS ) / PORQUÊ (FINAL DE FRASE ) (MOTIVO) a) _______________você fez isso ? Fiz _______________eu quis. f) _______________será que ninguém sabe o_____________ dessa crise ? .Língua Portuguesa IBGE 2016 Agora. b) Você não foi à aula ? _______________? c) Não fui _______________não estava muito bem. c) Deve haver um _______________para tudo isso.

mas deve haver um _______________.Língua Portuguesa IBGE 2016 complete com POR QUE / PORQUE / (RESTO ) (POIS ) POR QUÊ / PORQUÊ (FINAL DE FRASE ) (MOTIVO) g) Ele está deprimido sem saber _______________. i) _______________ você trabalha tanto? j) Essa é a razão _______________ me empenho tanto. Não será _______________ foi reprovado no teste ? h) Eles não vieram à aula ontem _______________ ? Não sei _______________ não vieram. .

Língua Portuguesa IBGE 2016 6.Transpetro . e) Por quê o marciano se desintegrou? . b) O marciano desintegrou-se porquê? c) Não se sabe por que o marciano se desintegrou.Médico do trabalho O elemento em destaque está grafado de acordo com a normapadrão em: a) O marciano desintegrou-se por que era necessário. d) O marciano desintegrou-se. e não se sabe o porque.2012 . CESGRANRIO .

IBGE 2014 – CESGRANRIO De acordo com a norma-padrão. 54-55) poderá ser substituído pela palavra aonde. se o verbo estar for substituído por (A) ficar (B) chegar (C) trabalhar (D) abrigar-se (E) estabelecer-se .Língua Portuguesa IBGE 2016 7. o pronome onde em “A demarcação de terras onde eles podem estar”(.

Flexão nominal e verbal .Língua Portuguesa IBGE 2016  5.

Língua Portuguesa IBGE 2016 Função morfossintática das palavras Os Aqueles dois velhos soldadinhos de chumbo eram da antiguidade. . As Aquelas duas velhas bonequinhas de chumbo eram da antiguidade.

Língua Portuguesa IBGE 2016 .

Emprego das classes de palavras .Língua Portuguesa IBGE 2016  4.

Língua Portuguesa IBGE 2016 PRONOMES: palavra variável que substitui ou acompanha um substantivo. Enquanto o pronome adjetivo é aquele que acompanha um substantivo. Diferenciamos então os pronomes em duas categorias pronome substantivo e pronome adjetivo. 73 . O pronome substantivo é aquele que substitui um substantivo. determinando-o. representando-o.

Língua Portuguesa IBGE 2016 CLASSIFICAÇÃO DOS PRONOMES 74 .

Língua Portuguesa IBGE 2016 PRONOMES PESSOAIS .

i) Disse para (_____) mim j) Ele revoltou-se contra você e (_____) mim ler isso é muito divertido. eu tomar conta das crianças. f) Não vá embora sem (_____) eu g) Essa comida é para (_____) fazer ? h) Sem você e (_____) mim não deixarão o trabalho prosseguir. d) Devolvam logo o livro para (_____) mim e) Não vá embora sem (_____) eu mandar. .Língua Portuguesa IBGE 2016 FIXAÇÃO 1. l) Para (_____). Complete as frases abaixo com EU ou MIM: mim a) Não vá ao supermercado sem (_____) mim b) Compraram os doces para (_____) c) Essa é uma discussão entre ela e (_____) mim eu ler.

Hoje a verei por mais tempo. MESÓCLISE EXEMPLO Com o verbo no futuro Vender-se-ia mais com menos (do presente ou do perdas. Vistam-se com roupas apropriadas.Língua Portuguesa IBGE 2016 COLOCAÇÃO PRONOMINAL :Pronomes Oblíquos Átonos CASO CONDIÇÃO ÊNCLISE quando o verbo inicia Alugam-se salas neste prédio. pretérito) Comprá-lo-ei de você sem pechinchar. a oração. .

pronome relativo Quanto se pode pegar? pronome indefinido Alguém me perguntou as horas. como. pronome interrogativo ou advérbio interrogativo Quem me busca a esta hora tardia? Por que te assustas cada vez? Como a julgariam os pais se conhecessem sua vida? . se.. quando. conjunção subordinativa (que. embora.) É ridícula embora se vista bem.Língua Portuguesa IBGE 2016 PRÓCLISE quando há atratividade por: palavra negativa Não se deve jogar lixo no rio. para Virei quando me convier. que . Quero que te cuides. advérbio Ela descuidadamente se machucou.. pronome relativo Quanto coisa se pode pegar.

Língua Portuguesa IBGE 2016 orações iniciadas por palavras exclamativas. bem como nas orações que exprimem desejo (optativas) Que o vento te leve meus recados de saudade. há de se ganhar experiência! . Que Deus o abençoe! Bons olhos o vejam! em + gerúndio Em se perdendo tempo.

2-Ênclise com verbo no futuro: Encontrarei-o amanhã. . 3-Pronome oblíquo átono depois de particípio: Tinha encontrado-o na escola.Língua Portuguesa IBGE 2016 OBSERVAÇÃO 1 Não se admite na norma culta: 1-Iniciar oração com pronome oblíquo átono: Me diga o que aconteceu.

→ Espero não encontrá-lo. Observe: Eu lhe obedeço. → Eu obedeço-lhe. Vim para te apoiar. Locuções verbais: O professor me vai elogiar. (O professor vai-me elogiar) O professor vai elogiar-me. → Vim para apoiar-te. O professor vai me elogiar. Espero não o encontrar. .Língua Portuguesa IBGE 2016 OBSERVAÇÃO 2 Há casos em que a colocação é facultativa.

2.Língua Portuguesa IBGE 2016 1. c) Hoje me informaram os verdadeiros números de morte. e) Não devolver-te-ão os trabalhos. e) Não entendi as culpas que atribuiram-nos. d) Devolver-te-ão os trabalhos corrigidos. d) Isso convenceu-nos da realidade. . Assinale a alternativa correta: a) Quem informou-o daquela calúnia? b) Quanto custa-me compreender as razões! c) Deus proteja-te. Assinale a alternativa correta: a) Me disseram as reais razões de sua rejeição na escola. b) Nunca enganar-te-ia desse jeito.

Língua Portuguesa IBGE 2016  6. Emprego de tempos e modos verbais .

existir alteração em seu radical e cujas desinências são as mesmas do padrão verbal de conjugação IRREGULARES são verbos que sofrem alterações em seu mediar. um estado.Língua Portuguesa IBGE 2016 VERBO. remediar. extorquir. ansiar. banir. puir. afastando-se do padrão verbal a que odiar pertencem ANÔMALOS são verbos que apresentam profundas ser. abolir. ruir. incendiar. bramir. esculpir. . CLASSIFICAÇÃO CONCEITO EXEMPLO REGULARES são aqueles verbos que não sofrem amar. radical ou em suas desinências. uma mudança de estado ou um fenômeno da natureza. É a palavra variável que exprime uma ação. explodir. demolir. colorir. pessoas. falir. carpir. ir e vir irregularidades DEFECTIVOS não são conjugados em determinadas adequar. bater. feder. etc. tempo ou modo reaver.

PRONOMINAIS possuem pronomes pessoais átonos suicidar-se.tenho/hei particípio. ser. que se tornam partes integrantes queixar-se. apiedar-se. arrepender-se.Língua Portuguesa IBGE 2016 ABUNDANTES apresentam mais de uma forma para aceito/aceitado. haver. orgulhar-se. devendo-se usar o aceitado ≠ é/está aceito particípio regular com ter e haver e o irregular com ser e estar AUXILIARES juntam-se ao verbo ampliando sua significação principal ter. uma mesma flexão. Mais frequente no acendido/aceso . dignar-se. deles apaixonar-se. estar. queixar-se .

terminação →ar Falar 2ª . imperativo (ordem. pedido) Fale (você) .Língua Portuguesa IBGE 2016 CONJUGAÇÕES. subjuntivo (hipótese) Se eu falasse . TEMPOS.terminação →ir Indicativo (certeza) partir Eu falo.terminação →er Atender 3ª . MODOS E FORMAS NOMINAIS CONJUGAÇÕES MODOS 1ª .

Língua Portuguesa IBGE 2016  8. Regência nominal e verbal .

Língua Portuguesa IBGE 2016 Regência Nominal Regência Nominal é o nome da relação existente entre um nome (substantivo. . adjetivo ou advérbio) e os termos regidos por esse nome. Essa relação é sempre intermediada por uma preposição.

e) Estamos habituados __________ falar da vida alheia. f) Sua educação é incompatível __________ o ambiente. d) Ela parecia descontente __________ a crítica recebida. g) A esposa era liberal __________ o marido. b) Este processo é análogo __________ outro. j) O tribunal está situado __________ Avenida 23 de Maio.Língua Portuguesa IBGE 2016 Complete com a preposição adequada. se necessário: a) Este programa é acessível __________ todos os usuários. i) Muitos cantores são versados __________ música. h) Este produto agrícola é nocivo __________ animais. c) Meu escritório é contíguo __________ seu. .

Língua Portuguesa IBGE 2016 Regência Verbal - Características do verbo .

(VS ) b) A professora continuou irritada. ( VS ) e) Ela estava em casa ontem à tarde. ( VL ) h) Você vai permanecer em nossa cidade? ( VS ) . (VS ) f) Nós estávamos preocupados com sua demora.Língua Portuguesa IBGE 2016 Coloque nos parênteses: VS – verbo significativo VL – verbo de ligação a) A professora continuou a leitura. ( VL ) g) Ele permaneceu calado durante toda a reunião. ( VL ) d) O pobre velhinho andava muito devagar. ( VL ) c) O pobre velhinho andava muito triste.

Deram-me um carro novo. z) no . em. Deram-lhe um carro novo. Deram-no ao meu filho. am) OBJETO INDIRETO lhe OBJETO DIRETO OU INDIRETO me te se nos vos Deram um carro novo ao meu filho. na ( com verbos terminados em ão. la ( com verbos terminados em r. a lo .Língua Portuguesa IBGE 2016 Regência dos pronomes oblíquos OBJETO DIRETO o. õe. s. Deram-me ao carrasco .

( OI ) g) Entreguei nossas reivindicações ao presidente da comissão. ( OI )(OD) e) Paguei todas as minhas dívidas.(OD) ( OI ) . (OD) d) A todos os presentes comunico meu afastamento do cargo de diretor.Língua Portuguesa IBGE 2016 Indique a função sintática do termo destacado de acordo com o código: OD – objeto direto / OI – objeto indireto a) Faltou patriotismo aos membros do Parlamento. ( OD ) f) Paguei a todos os meus credores. ( OI ) b) Muitos estudantes queriam efetivar sua cidadania. (OD) c) Adoro música popular brasileira.

( OI ) g) Telefone-me assim que puder. ( OD) c) Você não me viu na escola ? (OD) d) Ele não me entregou a encomenda.Língua Portuguesa IBGE 2016 Classifique as palavras grifadas abaixo usando este código: (OD) = objeto direto . ( OI ) . (OI) = objeto indireto a) Vou esperá-lo à saída do cinema. ( OD) b) Não nos avisaram do perigo. ( OI ) e) Mandei-lhe um recado ontem. ( OI ) f) Entregue-nos a encomenda.

Língua Portuguesa IBGE 2016 Chegar chegar chegar Regência de alguns verbos a/de um lugar em/de meio de transporte Assinale certo (C) ou errado (E): a) ( ) Ele chegou em Brasília. Ir Ir para um lugar (definitivamente) Ir a um lugar (temporariamente) Ir em/de Assinale certo (C) ou errado (E): a) ( ) Ele foi de ônibus. b) ( ) Ele chegou a Paris. b) ( ) Ontem fui em Petrópolis. c) ( ) Vocês chegaram no último ônibus. d) ( ) Chegaram de ônibus. c) ( ) Ele foi na carroça do amigo. d) ( ) Hoje vamos todos no cinema. meio de transporte .

15) – Falta-o ainda .BB – Escriturário A substituição do termo destacado pelo pronome oblíquo adequado está de acordo com a norma-padrão em: (A) “Arranje uma dessas listas” (.Língua Portuguesa IBGE 2016 11. 31-32) – fica-o aqui (C) “listando as cem coisas” (.2014 . 6-7) – Encarar-lhe (E) “Falta muito ainda” (. 1) – Listando-as (D) “Eu prefiro encarar a morte” (. 32-33) – Arranje-lhes (B) “fica aqui um convite” (. CESGRANRIO .

dono do estabelecimento sito à Avenida Paulista. (o / ao) .. (o / ao) b) Já podemos pagar _______ Banco agora que recebemos. cidade. praça. rua. (o / ao) c) A seguradora _________ pagamos o seguro do carro não nos atendeu quando precisamos......Língua Portuguesa IBGE 2016 Morar. nº. morar em residir em situar-se em uma casa. b) ( ).. (o / ao) e) Já paguei ____ casaco que comprei. na Rua. residir. Pagar pagar algo ao credor a) Tivemos dificuldades para pagar _________ empréstimo. (a que / que) d) Ainda não paguei _________ dentista. estabelecer-se em Assinale certo (C) ou errado (E): a) ( ) Ele mora à Rua do Cais.. c) ( ) João morava em Recife.

(..) ... algo ter implicância algo envolver-se algo acarretar Complete as lacunas: a) A desatenção do motorista implicou _____ acidente grave... (em/com/..) b) Devem ser profundamente analisadas as consequências _____ que essas medidas implicarão.Língua Portuguesa IBGE 2016 Implicar implicar com implicar-se em implicar .. (em/. (em/com.. /em) c) O ex-presidente implicou-se ________ tráfico de influência.) d) Uma coisa implica _____ outra...

Língua Portuguesa IBGE 2016 Assistir assistir a algo Presenciar* assistir . (ao /o) c) Foi muito bom o filme _____ que assistimos.) d) Esta cena. (a /. / a alguém dar assistência assistir a alguém caber direito assistir em algum lugar morar * Nesse sentido.... (a ela / nela) b) Assiste ______ cidadão o direito de escolher seus representantes. A ELA (S) Complete as lacunas: a) Tenho minha própria casa e__________ assisto. não aceita LHE . já assistimos _________ (lhe /a ela) .. apenas A ELE (S) .

b) Estou aqui para informar__________ do horário. g) Posso informar_________________ que todos estão cientes do assunto. f) Posso informar______________ de que todos estão cientes do assunto. A e LHE: algo a alguém alguém de / sobre algo a) Vim certificar ___________o horário das provas. lembrar. e) Nós__________________ avisamos do ocorrido. ..Língua Portuguesa IBGE 2016 Informar. d) É bom lembrar_____ de que não virei amanhã. c) É bom lembrar______ que nada ocorreu de grave.. i) Eu não_______________ apresentei aos convidados. informar avisar lembrar Preencha as lacunas com O. h) Eu não________________ apresentei os convidados. avisar.

h) Não havia feira de amostras _________ ele não fosse.com que .Língua Portuguesa IBGE 2016 Agora. ________ não simpatizava.em cujo .em que . g) São insuficientes os dados _____________ dispomos. . d) Às vezes temos de executar tarefas ________ não gostamos.de que . __________ centro se ergue o museu. f) O preso _________ intercedi junto ao ministro fora condenado injustamente.com quem a) A mesa _________ nos sentamos mal comportava quatro pessoas. i) Como vocês tratam as pessoas __________ lidam? j) Percorremos o grande bosque. c) Ele ofendeu a secretária.por quem . b) O barco _________ estávamos comportava poucas pessoas. escolha na relação abaixo os conjuntos adequados e complete as orações: a que . e) O grau de segurança ________ chegou a navegação aérea ainda não satisfaz.

". IBGE ." d) "Outras ganham fôlego no início.que o sucesso de ontem não nos garante o sucesso de amanhã.Língua Portuguesa IBGE 2016 12. qual verbo em destaque apresenta transitividade igual à do verbo destacado acima? a) "'a gente leva da vida a vida que a gente leva..'" b) "A visão pessoal tem o poder de dar sentido às coisas..CESGRANRIO Observe o trecho a seguir." Das passagens transcritas abaixo." c) "afinal para quem não sabe aonde vai qualquer caminho serve." ." e) "Mas é assim que a vida segue. mas acabam desistindo.

Crase .Língua Portuguesa IBGE 2016  9.

Língua Portuguesa IBGE 2016 CRASE .

Língua Portuguesa IBGE 2016 .

Língua Portuguesa IBGE 2016

Língua Portuguesa IBGE 2016

Complete, usando A, À, AS, ÀS :
a) Retorne depois ____ escola.
b) Fomos ____ grande cidade de Santos.
c) Os meninos assistiram ____ partida com muita torcida.
d) Não encontramos ____ bota do boiadeiro.
e) ____ pombas estão recolhidas no pombal.
f) ____ pombas não resta outra alternativa.
g) Sua posição era semelhante ____ que defendi ontem.
h) Faz anos que não vou ____ corridas.
i) Faz anos que não vou ____ competições do Palmeiras.
j) Para ir ____ competição vou comprar um agasalho novo.
l) Não chegaram ____ conclusão alguma.
m) Não chegaram ____ conclusão desejada.

Língua Portuguesa IBGE 2016

Complete, usando aquele, aquela, àquele, àquela:

a2) Entreguei o bilhete____________________ homem.
b2) O livro de que preciso está sobre__________ mesa.
c2) Deram emprego______________________ senhora.
d2) Não pertenço_____________________________ grupo.
e2) Assistiram____________________________ novela.
f2) Não viram____________________________ pessoa.
g2) Referiram-se___________________________ filme.

h2) Todos conhecem________________________ livro.

Língua Portuguesa IBGE 2016

Agora, complete com A ou À:

a) Depois de irem_____ Itália, foram_______ Viena.
b) Indo___________ Santa Catarina, não deixe de ir_______
Blumenau.
c) Ele não conhecia ________ Bahia, mas conhecia
______velha Curitiba.
d) Fomos_________ Roma antiga, mas não fomos
_______velha Curitiba.

e) Não vou________ Portugal. Vou________ Espanha.

. f) A loja estava quase sem clientes quando chegamos.à tona – à cata de . d) Tente se manter na superfície. c) Ando em busca de inspiração. e) Vários policiais em traje civil observavam a manifestação.à paisana a) Não sei por que lembrar essas velhas desavenças.trazer à baila . b) Vou-lhe contar algo em segredo.Língua Portuguesa IBGE 2016 Substitua os segmentos destacados nas frases abaixo pelas expressões colocadas no quadro abaixo: às moscas .à boca pequena .

. c) Faça a lição à lápis. a) Andávamos a cavalo.Língua Portuguesa IBGE 2016 Considere as observações abaixo e marque certo (C) ou errado (E): Não ocorre crase antes de substantivos masculinos. b) Fizemos compras a prazo. e) Nada posso dizer-lhe a respeito disso. d) Isto cheira a vinho.

d) Ainda temos muito a dizer sobre esse assunto. a) Não tenho nada a declarar. b) Temos muitas contas à pagar. c) Estamos dispostos a estudar mais.Língua Portuguesa IBGE 2016 Não ocorre crase diante de verbos. . e) Infelizmente não há mais nada a fazer aqui.

e) Não é trabalho para se fazer de supetão. d) Percorri o país de ponta à ponta. . a) Tomei o remédio gota a gota. mas dia a dia. c) Seguiu as instruções do professor passo a passo.Língua Portuguesa IBGE 2016 Não ocorre crase nas expressões formadas por palavras repetidas. b) Ficou cara a cara com o bandido.

j) Este é o autor a cuja obra me referi. d) Já encaminhei o relatório a Sua Excelência. e) Refiro-me a mesma pessoa.Língua Portuguesa IBGE 2016 Não ocorre crase diante da maioria dos pronomes. f) Estou me referindo a própria Luísa. b) Isso não diz respeito a ninguém. g) Comunique o ocorrido a Senhora Garcia. . i) Esta é a cidade a qual irei. a) Diga isso a ela. c) Pretendo falar a essas pessoas. h) Esta é a cidade a que irei.

uma estátua que (___) séculos foi erigida em homenagem (___) deusa da floresta. logo (___) entrada do grande bosque. c) Estou (___) seu dispor (___) qualquer hora (___) menos que surja algum imprevisto. mas punhase (___) gesticular. b) Não se dirigia (___) ninguém em particular. ÀS ou HÁ: a) A infeliz anda (___) toa (___) percorrer (___) ruas. cumprimento-a. ela não responde. AS. À. o viajante encontrará. (___) vezes. e) Daqui (___) vinte quilômetros. d) (___) poucos quilômetros da capital (___) uma vila que (___) quintas-feiras promove uma festa folclórica em homenagem (___) seus artesãos.Língua Portuguesa IBGE 2016 Complete com A. . rindo muito (___) vontade. mas. Todas (___) vezes que (___) vejo.

(D) A prefeitura ainda será chamada à cumprir suas obrigações constitucionais. IBGE 2014 .CESGRANRID O emprego do acento grave indicando crase NÃO está de acordo com a norma-padrão em: (A) O funcionário estava habituado a chegar sempre às nove. em suas reuniões de trabalho. (E) Enquanto assistiam às remoções. (B) Os trabalhadores realizam sua atividade à custa de muito esforço. os moradores iam ficando mais indignados.Língua Portuguesa IBGE 2016 13. . (C) Ela preferia uma discussão às claras.

IBGE .] levou à paralisia do trânsito” (. de acordo com os preceitos da norma-padrão da Língua Portuguesa. na atualidade. 2-5). o sinal indicativo da crase foi utilizado obrigatoriamente. assim como deve ser empregado em (A) A Confederação Nacional da Indústria defende a criação de um fundo de desenvolvimento para as cidades resolverem os problemas do trânsito. está disposta a usar meios de transporte que não poluam.CESGRANRIO No trecho do Texto II “A opção pelo automóvel [.. (D) A motivação principal para a redução da perda de tempo nas empresas é a questão da mobilidade urbana.Língua Portuguesa IBGE 2016 14.. . X(E) A opção pelo trabalho tradicional das pequenas indústrias devese a mentalidade dos proprietários das empresas. (C) A perda de tempo no deslocamento entre o trabalho e a casa estimulou as empresas a adotarem alternativas para os empregados. (B) A maior parte da população.

.CESGRANRIO De acordo com a norma culta da língua. Assinale-a. (B) Chegaram rapidamente no cinema. (E) Este é o filme que lhe falei.Língua Portuguesa IBGE 2016 15. (D) Ela namorava com o jovem no computador. (C) Esqueci-me o nome do filme vencedor do festival. apenas uma das opções está correta quanto à regência verbal. IBGE . (A) Os jovens anseiam por novidades tecnológicas.

(B) Referia-se a legenda do filme. (E) Estava frente a frente com o problema.CESGRANRIO Em qual opção o a deve levar o acento indicativo de crase? (A) Dirigiu a você algumas palavras. (D) Deu ciência a todos de sua decisão. (C) Foi para a praia e leu um livro. . IBGE .Língua Portuguesa IBGE 2016 16.

Língua Portuguesa IBGE 2016  Concordância nominal .

(próprio) e) O diretor quer falar com eles (________) (próprio) f) Estavam (________) ao processo as provas do crime. (anexo) h) Vai (________) à presente a relação dos livros solicitados. observando a concordância: a) Ela (________) avisou-me da ocorrência. (mesmo) c) Quero falar com elas (________) (mesmo) d) Foram elas (________) que me trouxeram a notícia. (anexo) g) (________) seguiram os documentos oficiais. (mesmo) b) Nós (________) faremos o trabalho. (anexo) .Língua Portuguesa IBGE 2016 Concordância Nominal 1. Complete os espaços com a palavra entre parênteses.

Língua Portuguesa IBGE 2016 i) Vão (________) os comprovantes dos débitos quitados. (incluso) m) O documento vai (________) (incluso) n) Os documentos vão (________) (incluso) . (anexo) j) Eu estou (________) com a tesouraria. Vocês também estão (_______) ? (quite) l) Vai (________) à carta minha fotografia.

Complete os espaços com a palavra entre parênteses.O adjetivo pode ficar no plural (se os gêneros forem diferentes. prevalece o masculino) ou concordar com o substantivo mais _____________________________ . + SUBST. . observando a concordância: a) Comprei livro e apostilas _________________(ilustrado) b) Comprei livro e apostila __________________ (ilustrado) c) Comprei apostilas e livros ________________ (ilustrado) d) Comprei apostila e livro __________________(ilustrado) e) Comprei revista e apostila ________________ (ilustrado) Conclusão: SUBST. + ADJETIVO .Língua Portuguesa IBGE 2016 02.

(ótimo) e) Ele fez ________________ trabalhos e provas. (ótimo) d) Ele fez ________________ provas e trabalhos. Obs. (ótimo) Conclusão: ADJETIVO + SUBST. (bom) c) Ele fez __________________ prova e trabalho.Língua Portuguesa IBGE 2016 03. . o plural é obrigatório: As belas Natália e Giulia são notáveis atrizes. (bom) b) Ela tem _________________ talento e memória.O adjetivo concorda com o elemento mais ___________________________.: Se o adjetivo se referir a nomes de pessoas. + SUBST. . Complete os espaços com a palavra entre parênteses. observando a concordância: a) Ela tem __________________memória e talento.

Língua Portuguesa IBGE 2016 04. Observe a concordância e marque (A) aconselhável – com paralelismo . ( ) b) A atitude prejudicou os comércios francês e italiano.( ) c) A atitude prejudicou o comércio francês e o italiano.ou e (D) desaconselhável – sem paralelismo a) A atitude prejudicou o comércio francês e italiano. ( ) .

. + ADJETIVO + ADJ.. – com paralelismo (forma aconselhável). ( ) e) No congresso foi apresentada a teoria americana e francesa. ( ) Conclusão: SUBST. a.Se o substantivo estiver no singular: Usa-se _____________ a partir do segundo adjetivo.Língua Portuguesa IBGE 2016 d) No congresso foram apresentadas as teorias americana e francesa. . b.( ) f) No congresso foi apresentada a teoria americana e a francesa. .Se o substantivo estiver no plural: Não se usa _______________antes dos adjetivos.

b) Vossa Excelência conhece vossos amigos. Conclusão: Pronome de tratamento: concordância na ____________ pessoa. ( = você) .Língua Portuguesa IBGE 2016 05. c) Vossas Excelências pareceis preocupados com vossos ministros. Assinale certo (C) ou errado (E): a) Vossa Eminência conhece vossos problemas.

( ) c) Tinha dois lindos ternos vinho. ( ) Conclusão: Substantivo empregado como adjetivo fica __________________________. Assinale certo (C) ou errado (E) : a) Tinha em casa duas garrafas pérolas. ( ) b) Comprou duas blusas cinzas. .Língua Portuguesa IBGE 2016 06.

ADJETIVO + ADJETIVO Regra: Varia apenas o último (em gênero e número) 7.Língua Portuguesa IBGE 2016 7. Flexão dos adjetivos compostos Caso 1 . Complete: uma camisa verde-clara / duas camisas _________________ um terno amarelo-claro / dois ternos ____________________ .1.

Língua Portuguesa IBGE 2016 um conflito sino-russo-americano / dois conflitos _______________________________________ uma questão analítico-expositiva / duas questões _______________________________________ o deputado democrata-cristão / os deputados _______________________________________ .

2.3. Complete: uma caixa verde-abacate / duas caixas _________________ .ADJETIVO + SUBSTANTIVO Regra: invariável 7. Complete terno verde-claro/ camisa __________________________ sapato marrom-escuro / camisa _____________________ casaco amarelo-escuro / saia _______________________ Caso 2 .Língua Portuguesa IBGE 2016 7.

Complete: tecido verde-musgo / saia ____________________________ terno amarelo-ouro / camisa __________________________ terno verde-limão / blusa _____________________________ Observações: 1.surdo-mudo → variam os dois elementos ( meninos surdos-mudos / meninas surdas-mudas) .Língua Portuguesa IBGE 2016 um sapato marrom-café / dois sapatos _________________ uma camisa verde-garrafa / duas camisas _______________ 7.azul-marinho e azul-celeste →invariáveis 2.4.

2. Complete: a) (NECESSÁRIO) 1. 2.. Água potável é _______________________ao homem. Esta água potável é ______________________ à cidade. É _______________________ a entrada de estranhos. A água potável é _____________________ ao homem. Conclusão: É BOM / É PROIBIDO / É NECESSÁRIO. É ______________________ entrada de estranhos. b)SUJEITO não determinado por artigo ou pronome demonstrativo: o predicativo fica _____________________. a)SUJEITO determinado por artigo ou pronome: O PREDICATIVO concorda com ele em ______________e ____________. . 3.Língua Portuguesa IBGE 2016 08.. b) (PROIBIDO) 1.

Língua Portuguesa IBGE 2016 09. Faça a concordância com a palavra entre parênteses: a) Havia _______________ razões para ele faltar. (meio) e) Ela estava _____________________ aborrecida. (bastante) b) ______________ motivos obrigaram-no a faltar. (bastante) c) Ele faltou _____________________ vezes. (meio) . (bastante) d) Ela andava _______ preocupada com o resultado.

Quando são palavras adjetivas variam em ________________e __________________ b. (meio) g) _____________ porta se encontrava aberta.. (meio) h) São pessoas _______________ agradáveis. (bastante) i) Aqueles relógios custaram muito _____________ (caro) j) Acho que essa viagem não sairá _____________ (caro) k) Paguei ________________ estas camisetas. a . permanecem _________________________ . (barato) Conclusão: MEIO/MUITO/BASTANTE/CARO/BARATO .Língua Portuguesa IBGE 2016 f) A porta se encontrava ________________ aberta.Quando são advérbios..

Língua Portuguesa IBGE 2016  Concordância verbal .

(está / estão) g) Sempre que (________) problemas. pretendo adotá-los. na década passada.O verbo concorda com ele em _________ e _________ .(existir / existirem) h) (________). (bastaria / bastariam) e) Não nos (________) os benefícios que a lei concedia. (ocorreu / ocorreram) b) Não creio que lhe (________) tais pormenores. (surgiu / surgiram) i) (________) vindo os funcionários. novos gêneros de música popular. avise-me. (coube / couberam) f) Para a composição da chapa. (________) mais estímulos por parte do governo federal. (interesse / interessem) c) (________) aparecer métodos mais eficazes do que este. (vai / vão) d) Para que a medida se concretizasse. (________) faltando apenas dois nomes. (surja / surjam) Conclusão: SUJEITO SIMPLES .Língua Portuguesa IBGE 2016 Concordância Verbal Complete com uma das formas verbais colocadas entre parênteses: a) (________) nos meses de agosto e setembro sérias crises econômicas. (vem / vêm) j) Tão logo (________) métodos mais modernos.

. utilizando as formas verbais sugeridas entre parênteses: a) O guarda e o delegado (________) o assaltante. (prendeu / prenderam) b) Os dias e as noites (________) bastante agradáveis. (era/eram) c) (________) a prisão o detetive e o guarda do banco. (era /eram) Conclusão: SUJEITO COMPOSTO a.Língua Portuguesa IBGE 2016 Complete as frases abaixo.(Realizou / Realizaram) d) Bastante agradáveis (________) os dias e as noites.anteposto: verbo fica no (________) b.posposto: verbo fica no (________) ou concorda com o (________) mais próximo.

Vê-se. (as cenas) 2. a tragédia dos desmoronamentos das favelas. (poucas vendas) Conclusão: VTD + SE (pronome apassivador) + sujeito = (voz passiva sintética) o verbo fica no SINGULAR se o sujeito for ______ . (documentos) 3. Os terminais rodoviários são os locais onde mais se perde documento. .Língua Portuguesa IBGE 2016 Substitua as palavras sublinhadas pelas palavras entre parênteses e observe o comportamento do verbo: 1. paga-se ao trabalhador da construção civil um salário mínimo. Pode-se observar uma nítida queda de vendas durante as férias. todos os dias. (dois salários) 4. vai para o ______ se o sujeito for PLURAL. Em geral.

(discordar) f) ________ -se em discos voadores.(obedecer) e) ________ -se de suas opiniões. conforme o modelo: a) Desconfia-se dos mentirosos.Língua Portuguesa IBGE 2016 Os verbos dos parênteses abaixo são TRANSITIVOS INDIRETOS. Complete as orações com suas formas de presente do indicativo. (modelo) b) ________ -se de datilógrafos.(precisar) c) ________ -se de pedreiros.(necessitar) d) ________ -se às leis.(acreditar) Conclusão: VTI + SE (índice de indeterminação do sujeito)+ termo preposicionado (objeto indireto) = (sujeito indeterminado): o verbo deverá permanecer na 3ª pessoa do __________ .

pessoas morando na Lua. (________) Conclusão: O verbo HAVER. (________) e) Podem ocorrer novos deslizamentos de terra naquela cidade. quando usado com sentido de EXISTIR. mantendo o mesmo tempo e modo: a) Existirão. (________) c) Hão de existir soluções inteligentes para a crise. . (________) d) Deverão existir muitos inscritos no próximo concurso. (________) b) Não existiam mais problemas raciais naquele país. OCORRER.Língua Portuguesa IBGE 2016 Substitua o verbo grifado por HAVER. (________) f) Aconteceram sérias desavenças entre os políticos. no futuro. ACONTECER é ______ e deve ser usado apenas na _____ pessoa do _________ = (sujeito inexistente).

indicando “tempo decorrido” ou “clima” é verbo impessoal e deve. . (Faz/Fazem) e) Ontem ________ duas semanas que cessaram as buscas ao avião perdido.. (fez/fizeram) f) Embora já _________ cinco dias que não como. (faça/façam) Conclusão: O verbo FAZER. GAROAR. permanecer sempre na _________do singular = (sujeito inexistente). (Vai/Vão) c) ___________ fazer dois anos que regressaram. VENTAR . utilizando as formas verbais sugeridas entre parênteses: a) _________ dez anos que não estudo. não sinto fome. (Faz/Fazem) b) _______ fazer três anos que não vejo minha amiga. NEVAR.Língua Portuguesa IBGE 2016 Complete as frases abaixo.. portanto. NOTA: Também ocorre sujeito inexistente com verbos que indicam fenômenos da natureza: CHOVER. (Deve/Devem) d) ______verões incríveis no Rio de Janeiro.

HORAS e DISTÂNCIA. f) (_______________) 4 horas da tarde. “hora” ou a “distância”. b) Ontem (_______________) 10 de maio. o verbo SER concorda com a expressão numérica que indica a “data”. d) (_______________) meio-dia e meia. e) Já (_______________) meia-noite. Complete os espaços com o verbo ser no singular ou plural: a) Ontem (_______________) 1.Língua Portuguesa IBGE 2016 Na determinação de DATAS. g) Daqui a Santos (_______________) 70 quilômetros . c) Amanhã (_______________) 25 de dezembro.º de maio.

(participou/participaram) Conclusão: UM DOS QUE / UMA DAS QUE : Verbo no (_______________) ou (_______________) . (ganhou/ganharam) b) Essa equipe é uma das que (_______________) do campeonato.Língua Portuguesa IBGE 2016 Complete com uma das formas verbais entre parênteses: a) O Brasil é um dos países que mais (_______________) títulos no futebol.

(aplaudiu/aplaudiram) d) A multidão de torcedores (__________) o jogador.(tem/têm) Conclusão: -Sujeito é expressão de sentido coletivo: verbo no (___________) -Sujeito é expressão de sentido coletivo com adjunto no plural: verbo no (___________) ou (___________) . (jogava/jogavam) f) A maioria das pessoas (___________) suas frustrações. utilizando as formas verbais sugeridas entre parênteses: a) A maioria (___________) sucesso.Língua Portuguesa IBGE 2016 Complete as frases abaixo. (conseguiu/conseguiram) c) A multidão (___________) o jogador. (conseguiu/conseguiram) b) A maioria dos candidatos (_________) sucesso. uma porção de moleques (___________) futebol.(aplaudiu/aplaudiram) e) Sob um sol escaldante.

(se entreolhou /se entreolharam) Conclusão: MAIS DE UM : -Verbo no (_________) -Se houver repetição ou reciprocidade. utilizando as formas verbais sugeridas entre parênteses: a) Mais de um ministro (_________) o presidente. (perdeu/perderam) d) Mais de um aluno. (participou /participaram) c) Mais de um alpinista já (_________) a vida nesta montanha. o verbo vai para o (_________) . (apoiou/apoiaram) b) Sabia-se que mais de um funcionário (_________) da negociata. mais de um professor (_________) faltou / faltaram) e) Mais de um político (_________) (agrediu-se/agrediram-se) f) Mais de um congressista (_________) com espanto.Língua Portuguesa IBGE 2016 Complete as frases abaixo.

(orgulha-se/orgulham-se) c) O Amazonas (_________) nos Andes. (possui / possuem) b) Santos (_________) de suas praias. utilizando as formas verbais sugeridas entre parênteses: a) Campinas (_________) um bom movimento artístico.(chegou/ chegaram) e) Os Andes (_________) toda a América do Sul. sem artigo ou com artigo singular.(atravessam/atravessa) Conclusão: Sujeito = NOME PRÓPRIO NO PLURAL: com artigo plural. .Língua Portuguesa IBGE 2016 Complete as frases abaixo.(nasce/nascem) d) Os Estados Unidos (_________) a Marte. verbo no___________________________. verbo no _________.

(é /são) d) O gerente ou a secretária (_________) assinar esse documento.Língua Portuguesa IBGE 2016 Complete as frases abaixo. (ganhará /ganharão) b) Ricardo ou Alexandre (_________) com Luísa.(casará /casarão) c) Fortaleza ou Recife (_________) bons lugares para as férias.Verbo concorda com o núcleo mais próximo se “ou” indicar (_________) ou (_________) b-Verbo no plural se “ou” indicar (_________) . (pode/podem) e) O deputado ou os deputados (_________) contra o projeto do governador. (votou /votaram) f) O ladrão ou os ladrões não (_________) nenhum vestígio. utilizando as formas verbais sugeridas entre parênteses: a) O Brasil ou a Argentina (_________) o campeonato mundial. (deixou/deixaram) Conclusão: Sujeito ligado por “OU”: a.

(Espera-se / Esperam-se) d) Ainda (_______) comprar três apostilas.(convinha/convinham) i) Abandonei as amizades que não me (_______) manter. (falta / faltam) f) (_______) resolver todos os testes antes da prova. utilizando as formas verbais sugeridas entre parênteses: a) (_______) resolver todos os exercícios até amanhã.br .(Convém / Convêm) g) Estes testes nos (_______) .Língua Portuguesa IBGE 2016 Complete as frases abaixo.com. (convém / convêm) h) Abandonei as amizades que não me (_______) . (Espera-se / Esperam-se) c) (_______) que todos sejam aprovados. (falta / faltam) e) Ainda (_______) três apostilas. Professor Nélson Sartori contato@sartorivirtual. (convinha/convinham) Conclusão: Sujeito oracional (tem como núcleo um verbo ou uma oração): -Verbo fica na (_______) pessoa do singular.(Espera-se / Esperam-se) b) (_______) todos os exercícios até amanhã.

(E) Antes haviam políticas que buscavam solucionar o problema do comércio ambulante.Língua Portuguesa IBGE 2016 17. . (B) Nunca se assistem a ações afirmativas nesses casos. (C) Em poucas cidades. apresentam-se soluções adequadas para o comércio ambulante. IBGE 2014 – CESGRANRIO A concordância verbal está de acordo com a norma-padrão em: (A) Tratam-se de problemas nunca resolvidos. (D) A situação dos moradores de habitações precárias são as piores.

tudo foi abreviado. conversas. (D) Existe certamente entre vocês outras opiniões. em qual frase há INCORREÇÃO? (A) Nem o amor-próprio nem nosso discernimento foram poupados. ócio.Língua Portuguesa IBGE 2016 18. . (B) Legendas. (E) Desapareceram as vogais das palavras. (C) Faz meses que não vê filmes com legendas. IBGE – CESGRANRID Quanto à concordância verbal.

Pontuação.Língua Portuguesa IBGE 2016  11. .

: Ele saiu.: Sei exatamente o que aconteceu.. V.Língua Portuguesa TJ/ SP 2014 1. Ex. c) nas abreviaturas Ex. ) a) indicar o final de uma frase declarativa.: Av. Não voltou mais. b) separar períodos entre si. Ex. Trancou a porta.ª .PONTO ( . Ex.

Parta agora. enumerações ou sequência de palavras que explicam.DOIS-PONTOS ( : ) a) iniciar a fala dos personagens: Ex. c) antes de citação Ex. mas que seja infinito enquanto dure.: Então o padre respondeu: . Rodrigo e Gilberto. resumem ideias anteriores.” .Língua Portuguesa TJ/ SP 2014 2. b) antes de apostos ou orações apositivas. Ex.: Meus amigos são poucos: Fátima.: Como já dizia Vinícius de Morais: “Que o amor não seja eterno posto que é chama.

: “Sua tez.) menos a felicidade..: Sabe.Agora não se encontra..Língua Portuguesa TJ/ SP 2014 3..José de Alencar) d) indicar supressão de palavra numa frase transcrita..” (Cecília...: .esquece.Alô! João está? .” (Canteiros...Raimundo Fagner) . Ex.. tingia-se nas faces duns longes cor-de-rosa. Ex.: “Quando penso em você (.. ) a) indicar dúvidas ou hesitação do falante. Ex.. b) interrupção de uma frase deixada gramaticalmente incompleta Ex.RETICÊNCIAS ( .. c) ao fim de uma frase gramaticalmente completa com a intenção de sugerir prolongamento de ideia.eu queria te dizer que. alva e pura como um foco de algodão. Quem sabe se ligar mais tarde.

Ex. frases intercaladas de caráter explicativo e datas. acordara depois duma grande tormenta no fim do verão. “ (O milagre das chuvas no nordeste . ocorreram inúmeras perdas humanas.Graça Aranha) Dica : Os parênteses também podem substituir a vírgula ou o travessão. "Uma manhã lá no Cajapió ( Joca lembrava-se como se fora na véspera). .PARÊNTESES ( ) a) isolar palavras.: Na 2ª Guerra Mundial (1939-1945).Língua Portuguesa TJ/ SP 2014 4.

: Que pena! .: Ufa! Ai! d) Após palavras ou frases que denotem caráter emocional Ex.PONTO DE EXCLAMAÇÃO ( ! ) a) Após vocativo Ex.: “Meu filho.Língua Portuguesa TJ/ SP 2014 5 .: Cale-se! c) Após interjeição Ex. não faça assim!” b) Após imperativo Ex.

: .Quem ganhou na loteria? .com.Você?! Professor Nélson Sartori contato@sartorivirtual.: Como você se chama? b) Às vezes.Língua Portuguesa TJ/ SP 2014 6 . Ex.br . juntamente com o ponto de exclamação Ex.PONTO DE INTERROGAÇÃO ( ? ) a) Em perguntas diretas.

Dica Podemos concluir que. não se pode separá-los por meio de vírgula.Língua Portuguesa TJ/ SP 2014 7. quando há uma relação sintática entre termos da oração. .: Lúcia.VÍRGULA ( . esposa de João. foi a ganhadora única da Sena. apesar de participarem da mesma frase ou oração. Ex. ) É usada para marcar uma pausa do enunciado com a finalidade de nos indicar que os termos por ela separados. não formam uma unidade sintática.

d) adjunto adnominal de nome. antes de oração subordinada adverbial consecutiva do tipo: Choveu tanto ontem que o rio transbordou.Língua Portuguesa TJ/ SP 2014 Não se separam por vírgula: a) sujeito de verbo. . c) objeto de verbo. g) oração principal da subordinada substantiva (exceto no caso da apositiva) h) em geral. quando a vírgula pode aparecer. e) complemento nominal de nome. f) predicativo do objeto do objeto. b) predicado de sujeito. mas nunca entre o sujeito e o verbo ou entre o verbo e o objeto direto. Observação Exceto nos casos de ordem inversa ou de intercalação.

traga-me uma xícara de café. Ex. As pessoas. muitas vezes. .: Valdete.Língua Portuguesa TJ/ SP 2014 A vírgula no interior da oração É utilizada nas seguintes situações: a) separar o vocativo. A educação. meus amigos. b) separar alguns apostos. Ex. esteve aqui ontem.: Chegando de viagem. procurarei por você. são falsas. minha antiga empregada. Ex. especialmente os longos. c) separar o adjunto adverbial antecipado ou intercalado.: Maria. é fundamental para o progresso do país.

nada me importa.: Amanhã. motivo para tanta raiva. serventes. depois de amanhã podemos nos encontrar para acertar a viagem.: Não havia. Ex. Ex. f) separar conjunções coordenativas intercaladas. porém.Língua Portuguesa TJ/ SP 2014 d) separar elementos de uma enumeração. ou melhor. Ex. g) separar o complemento pleonástico antecipado.: Precisa-se de pedreiros.: A mim. . Ex. mestre-de-obras. e) isolar expressões de caráter explicativo ou retificativo.

e eu. Ex.: Belo Horizonte.. Ex. lua. revistas.: Ela prefere ler jornais." (Caetano Veloso) j) marcar a omissão de um termo (normalmente é o verbo).. 26 de janeiro de 2001. por um momento meu canto contigo compactua. i) separar termos coordenados assindéticos. lua. (omissão do verbo preferir) .: "Lua. lua. Ex.Língua Portuguesa TJ/ SP 2014 h) isolar o nome de lugar na indicação de datas.

: Acordei.Língua Portuguesa TJ/ SP 2014 A vírgula entre orações É utilizada nas seguintes situações: a) separar as orações subordinadas adjetivas explicativas. comi algo e saí para o trabalho. mas não foi aprovado no exame. Ex. .: Meu pai. tomei meu banho. de quem guardo amargas lembranças. mora no Rio de Janeiro. Estudou muito. Ex. b) separar as orações coordenadas sindéticas e assindéticas (exceto as iniciadas pela conjunção e ).

cada vez mais pobres. Ex. 3) quando a conjunção e assumir valores distintos que não seja da adição (adversidade. e ri. 2) quando a conjunção e vier repetida com a finalidade de dar ênfase (polissíndeto).: E chora. e pula de alegria. e ainda assim não foi aprovada. e grita. Ex. e os pobres.: Coitada! Estudou muito.Língua Portuguesa TJ/ SP 2014 Observação Há três casos em que se usa a vírgula antes da conjunção e: 1) quando as orações coordenadas aditivas tiverem sujeitos diferentes.: Os ricos estão cada vez mais ricos. por exemplo) Ex. . consequência.

Ex.José de Alencar) Observação Na ordem direta.“ ( O selvagem . .: "No momento em que o tigre se lançava. curvou-se ainda mais. a vírgula é facultativa para separar as orações subordinadas adverbiais da principal. em ordem inversa ou intercaladas.Língua Portuguesa TJ/ SP 2014 c) separar orações subordinadas adverbiais (desenvolvidas ou reduzidas). e fugindo com o corpo apresentou o gancho.

Língua Portuguesa TJ/ SP 2014 d) separar as orações intercaladas.. Ex.Senhor.." .: ".disse o velho – tenho grandes contentamentos em a estar plantando.: "Senhor .. disse o velho.. tenho grandes contentamentos em a estar plantando. Ex." Dica Essas orações poderão ter suas vírgulas substituídas por duplo travessão.

V. III.demissão. II.cassação de aposentadoria ou disponibilidade. de uma petição. Ex. VI.destituição de cargo em comissão.Língua Portuguesa TJ/ SP 2014 8.suspensão.PONTO-E-VÍRGULA ( .advertência. de um decreto. ) a) separar os itens de uma lei. V das penalidades Direito Administrativo) . IV.: Art. ( cap. de uma sequência. etc.destituição de função comissionada. 127 – São penalidades disciplinares: I.

) " (O visconde de Inhomerim . o inferior um tanto tenso (. Ex.: “O rosto de tez amarelenta e feições inexpressivas. os lábios grossos. quando a bronquite crônica de que sofria desde moço se foi transformando em opressora asma cardíaca.Visconde de Taunay) . numa quietude apática.Língua Portuguesa TJ/ SP 2014 b) separar orações coordenadas muito extensas ou orações coordenadas nas quais já tenha sido utilizada a vírgula. o que mais se acentuava no fim da vida... era pronunciadamente vultuoso.

quando começarão as aulas? b) indicar mudança do interlocutor nos diálogos . Dica Também pode ser usado em substituição à virgula em expressões ou frases explicativas Ex.: Xuxa – a rainha dos baixinhos – será mãe. É só tomar um antibiótico e estará bom c) unir grupos de palavras que indicam itinerário Ex.Doutor.Pai. .) a) dar início à fala de um personagem Ex. é uma simples infecção.Língua Portuguesa TJ/ SP 2014 9.TRAVESSÃO ( .: O filho perguntou: .: A rodovia Belém-Brasília está em péssimo estado. o que tenho é grave? .Não se preocupe.

estrangeirismos. palavrões. elas deverão ser simples. ( O prazer de viajar Eça de Queirós) Dica Se. ( ' ' ) . bufando. com todo o sangue na face.ASPAS ( “ ” ) a) isolar palavras ou expressões que fogem à norma culta.: “Ia viajar! Viajei. A festa na casa de Lúcio estava “chocante”.: Maria ganhou um apaixonado “ósculo” do seu admirador. dei a ele um “feedback” do serviço a mim requerido. se fizer necessária a utilização de novas aspas. neologismos. Conversando com meu superior. Trinta e quatro vezes. b) indicar uma citação textual Ex. como gírias. arcaísmos e expressões populares. às pressas. Ex.Língua Portuguesa TJ/ SP 2014 10. dentro de um trecho já destacado por aspas. desfiz e refiz a mala”.

a lista pode aumentar. cartões de crédito.Língua Portuguesa IBGE 2016 20. de dinheiro e de tempo?” (D) “Se dinheiro não for um empecilho.” (B) “Certamente o kit essencial inclui peças de roupas. O trecho do Texto I que exemplifica esse tipo de uso é (A) “Minimalismo é viver com o essencial. IBGE . celular. mas muitas vezes acabamos reféns” . um dos empregos da vírgula é a separação de uma expressão ou oração adverbial antecipada.” (E) “Nosso objetivo é tornar a vida mais fácil e confortável.CESGRANRID De acordo com as regras de pontuação da Língua Portuguesa. móveis” (C) “quantas não são apenas desperdícios de espaço. e cada pessoa decide o que é essencial para si.

mas de olhos bem abertos” (B) “necessidades de consumo que já não os convencem e. doenças respiratórias. IBGE . estão sonhando.” (C) “uma das principais montadoras de automóvel do mundo. atropelamentos e falta de espaço para as pessoas nas cidades” . o ideal de liberdade.CESGRANRIO No trecho do Texto III “hoje Facebook. Twitter.Língua Portuguesa IBGE 2016 21. pretende desenvolver estratégias” (D) “Há poucas décadas. o carro representava.”. assim como em: (A) “jovens que também já mudaram e. Orkut e mensagens de texto permitem que os adolescentes e jovens de 20 e poucos anos se conectem sem rodas.” (E) “com ruas congestionadas. para muitas gerações. agora. para reconquistar prestígio com o pessoal de 20 e poucos anos. muito menos. os satisfazem. as vírgulas são empregadas para separar elementos de uma enumeração.

Língua Portuguesa IBGE 2016 Professor Nélson Sartori .

) é (A) vírgula ( .Língua Portuguesa IBGE 2016 22. voltei o olhar para cima. vasculhei as frondes das árvores e não precisei procurar muito.” (L. Passei pelo portão apreensivo quanto ao que meus sentidos me mostravam.” 1. BB/Escriturário/2010 CESGRANRIO “Mas não havia engano. o sinal de pontuação que NÃO pode substituir o ponto (. ) .. ) (C) dois pontos ( : ) (D) travessão ( – ) (E) reticências ( . Em “Mas não havia engano.. 25). ) (B) ponto e vírgula ( .

CESGRANRIO O sinal indicativo da crase deve ser aplicado em qual das sentenças abaixo? (A) Ele é um cavalheiro a moda antiga. (B) Estarei na ilha a partir de amanhã. (D) Daqui a uma hora se iniciará o recital. (C) O sabiá é admirado devido a seu belo canto. BB/Escriturário/2010 .Língua Portuguesa IBGE 2016 23. (E) O pomar fica próximo a uma horta. .

(D) Você sabe mesmo falar cinco idiomas fluentemente? (E) Ele ficou tão feliz com a notícia que pensou mesmo em sair dançando. (B) Mesmo sabendo que a proposta não seria aceita. 14).Língua Portuguesa IBGE 2016 24. na seguinte frase: (A) O diretor preferiu ele mesmo entregar o relatório ao conselho. ele a enviou. . (C) Fui atendido pelo mesmo vendedor que o atendeu anteriormente. BB/Escriturário/2012 CESGRANRID A palavra mesmo está sendo empregada com o sentido igual ao que se verifica em “o Brasil foi campeão mesmo” (_.

Língua Portuguesa IBGE 2016 25. (E) Às dez horas em ponto. . BB/Escriturário/2012 CESGRANRIB 4. estarei à sua casa. A frase em que a presença ou ausência da preposição está de acordo com a norma-padrão é: (A) A certeza que a sorte chegará para mim é grande. (B) Preciso de que me arranjem um emprego. (C) Convidei à Maria para vir ao escritório. (D) A necessidade que ele viesse me ajudar me fez chamá-lo.

(florir) (D) Eu me precavejo dos resfriados com boa alimentação. (brandir) (C) Os jardins florem na primavera. BB/Escriturário/2012 CESGRANRIO 5. (falir) (B) O príncipe branda a sua espada às margens do rio. . O verbo entre parênteses está conjugado de acordo com a norma-padrão em: (A) Desse jeito. ele fale a loja do pai. (precaver) (E) Nós reouvemos os objetos roubados na rua. (reaver).Língua Portuguesa IBGE 2016 26.

as novas diretrizes da direção em nada alteram as antigas. (D) O cuidado com a saúde — meta prioritária do governo. na seguinte frase: (A) O artigo sobre o “processo de desregulamentação” foi publicado na Follha de São Paulo. (C) “Mutatis mutandis”. (E) — O diretor disse: Demita-se o funcionário. que deve ser observada em uma correspondência oficial. BB/Escriturário/2012 CESGRANRIO O uso de sinais (aspas e travessão) está adequado à normapadrão. (B) As chuvas de verão — fenômenos que se repetem desde há muito tempo podem ser previstas. será ainda maior. .Língua Portuguesa IBGE 2016 27.

(C) Nas cidades que pretendem garantir a mobilidade urbana. como a circulação com alternância de placas. se superem necessidades de consumo prejudiciais aos seres vivos. niveladas. EXCETO em: (A) Nos últimos anos. . o verbo difundir deve ser utilizado no plural. de acordo com os preceitos da norma-padrão. votaram-se leis para reduzir a poluição provocada pelo excesso de veículos. IBGE – 2014 /Agente de Pesquisas e Mapeamento / CESGRANRIO No trecho do Texto II “É preciso que se difundam boas práticas de transportes coletivos integrados”. (E) A única solução é que se dirijam aos jovens uma estratégia publicitária que reverta a tendência de substituir o carro pela bicicleta. demandamse calçadas confortáveis. (D) É essencial que se reduzam os roncos dos motores e a poluição atmosférica que prejudicam a vida nos grandes centros urbanos. sem buracos e obstáculos.Língua Portuguesa IBGE 2016 28. Esse mesmo procedimento é obrigatório nas formas verbais destacadas. por meio da educação ambiental. (B) A esperança é que.