e quem não toma a sua cruz e vem após mim não é digno de mim.

Quem acha a sua vida perdê-la-á; quem, todavia, perde a vida por minha causa achá-la-á Mateus 10:37-39

Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim não é digno de mim; quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim não é digno de mim;

Igreja de Cristo Vila Guilherme

O Semeador
Av. Conceição, 1400 - Vila Guilherme

Boletim Informativo

Jesus já pagou o preço para que possamos passar pela estrada que conduz ao céu

SEM PEDÁGIO

Em 2008 a rodovia Fernão Dias foi privatizada. Como resultado disso em breve teremos cobrança de pedágio. Em contrapartida a empresa vencedora da licitação tem que fazer obras de melhoria na estrada antes da cobrança pelo serviço. Estas obras já começaram e nunca aquela rodovia tão bem conservada como desta última vez que fomos visitar os parentes em Minas Gerais. Lá em Contagem, cidade integrante da Grande Belo Horizonte, mora uma das muitas irmãs da Teca. Ela realmente é uma pessoa muito especial. Hospitalidade deve ser, pelo menos, o nome do meio dela. Ela é tão hospitaleira que ficou com a incumbência os cuidados com d. Rita, sua mãe. D. Rita está fisicamente saudável, mas vive deitada numa cama e não controla mais as suas faculdades pois há alguns anos atrás começou o doloroso processo da alzheimer, doença neurológica caracterizada pela perda de memória impedindo o desempenho das atividades diárias. Gigita, como ela é chamada pela família, cuida da d. Rita há alguns anos, arcando com, praticamente todas as resposabilidades. Como se não bastasse toda essa grande responsabilidade, ela também cuida do irmão que quando criança teve paralisia.

Eu tenho uma mensagem de ânimo para a minha cunhada. Enquanto tanta gente procura o segredo para uma vida longe e feliz aqui na terra, Gigita já encontrou. O segredo não está nos livros de filosofia, religião ou medicina. Todos estes livros estão ultrapassados ou logo serão esquecidos. Muitos daqueles livros chegam até a desacreditar ou desqualificar a verdadeira fonte da longevidade e sucesso. Inclusive se você pegar um livro de medicina (uma das mais importantes ciências humanas) dos anos 50 e aplicar hoje pode ser acusado até de crime. A fonte de uma vida longa e feliz está na Bíblia, um livro que foi escrito há milhares de anos e sempre será atual. A Bíblia diz: “Honra a teu pai e a tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa), para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra” (Ef 6:2, 3). Esta é a minha mensagem, querida cunhada, tenha esperança naquele que fez a promessa, pois só Ele pode cumprir. Acredito que minha cunhada vai viver bastante e bem, mas ainda lhe falta uma coisa para que tenha vida em abundância. Para que não cheguem os anos nos quais irá

“Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.” - João 14:6 -

!2!

Continua na pág. 06

POR QUE
NÃO “FICAR”?
Quem de nós já não caiu num erro? Mas, ao encontrar Jesus, nunca é tarde pra parar e mudar: "…eu tão pouco te condeno; vai, e não peques mais" (João 8.11), disse Jesus para uma mulher apanhada em pecado sexual.

FICAR NÃO É A VONTADE DE DEUS

ficando, agora eu também fico. Fico com a minha avó

O pecado sexual é uma coisa séria, a Bíblia diz que todo pecado é fora do corpo, mas aquele que pratica imoralidade peca contra o santuário do Espírito Santo (Leia com mais detalhes 1 Co 6:12-20). Pecar contra o corpo é pecar contra algo que entregamos a Deus; o nosso corpo pertence a Deus, o nosso corpo é algo que não nos pertence mais. Meus pais começaram Muitas vezes nos machucamos com o mal uso do nosso coração. Pior que isso é ofender a Deus: "Horrível coisa é cair nas mãos do Deus vivo" (Hb 10.31).

“E não sejais cúmplices nas obras infrutíferas das trevas; antes, porém, reprovaias. Porque o que eles fazem em oculto, o só referir é vergonha. Mas todas as coisas, quando reprovadas pela luz, se tornam manifestas; porque tudo que se manifesta é luz” - Efésios 5:11-13 -

“Pois esta é a vontade de Deus: a VOSSA SANTIFICAÇÃO, que vos abstenhais da prostituição; que cada um de vós SAIBA POSSUIR O PRÓPRIO CORPO EM SANTIFICAÇÃO E HONRA, não com o desejo de lascívia, como os gentios que não conhecem a Deus; e que, nesta matéria, NINGUÉM OFENDA NEM DEFRAUDE A SEU IRMÃO; porque o Senhor, contra todas estas coisas, como antes vos avisamos e testificamos claramente, É O VINGADOR, porquanto Deus não nos chamou para a impureza, e sim para a santificação. Dessarte, QUEM REJEITA ESTAS COISAS NÃO REJEITA O HOMEM, E SIM A DEUS, que também vos dá o seu Espírito Santo”

(1 Ts 4:3-8) O jovem discípulo é livre, livre da carne e suas paixões, pois anda no Espírito (Gl 5.24-26). Todas as coisas lhe são lícitas, mas nem todas convêm. O jovem discípulo não se deixa dominar por coisas, pois sabe que nem todas edificam (1 Co 6.12; 10.23). O jovem discípulo sabe que o pecado vem pela sua cobiça (Tg 1.14,15), mas mesmo sendo tentado, é neste momento de tentação que tira forças para ser livre de obedecer às paixões (1 Co 10.13). O jovem discípulo sabe que é livre do império das trevas (CIl.13). O jovem discípulo não dá ocasião para difamarem ao seu Senhor, pois pratica o bem e não toma sua liberdade por pretexto da malícia (1 Pe 2.15, 16).
Então, como você classificaria esta palavra que na gíria diz "Ficar": (assinale e reflita na opção escolhida)

! O Obra da carne ... ! O Fruto do Espírito ...
Precisamos reconhecer que namoramos também por causa do sexo, caso contrário não faria diferença o gênero, porém podemos e devemos usá-lo bem, esta é nossa provação de que somos de Jesus e não pecamos contra o que é d'Ele, isto é, nosso corpo. Namorar é uma intenção de um compromisso com Deus através do meu corpo; "ficar" é dar lugar às paixões sem compromisso.

Artigo do Boletim Crescendo (Igreja do Jabaquara) de Novembro de 1997

Continua na próxima página

!3!

Continuação da página anterior…
Lí uma reportagem na "Revista da Folha, 25 de Maio de 1997" sobre este assunto. A reportagem foi escrita omitindo os verdadeiros nomes dos jovens (precisaria omitir os nomes se não fosse vergonhoso?), a opinião da psicóloga era de pessimismo pela precocidade da nova geração. A reportagem revela o que todos sabem mas não admitem para não serem impedidos de obedecer ao pecado (livres para pecar ou escravos do pecado?). "Num sábado, cerca de 300 adolescentes de 12-17 anos, dançam ao som de música techno, envoltos em fumaça e luz negra (Mt 5.13-16; 6.23). Parecia noite, mas eram 18:30 hs na matinê da danceteria ONU. Meninas com roupas justas e maquiadas parecem mais velhas, a maioria não tem 15 anos. Os meninos calças largas e tênis, disfarçam menos a idade. Todos tomam Coca-Cola e muitos fumam. São quase sempre diretos: 'Oi meu nome é fulano. Você quer ficar comigo?' Se ela aceita começam os beijos e, minutos depois, o casal vai para os sofás, espalhados pelos cantos mais escuros. Ali "rolam os amassos", carícias íntimas ... (Ef 5.8-21) Às 22 hs acaba a matinê, e eles vão pra porta esperar os pais. Só há troca de telefone "se a menina for muito legal" Este é apenas um pequeno retrato da expressão "ficar". Este é um anuncio do futuro promíscuo para o qual estão caminhando nossos jovens do Brasil e dentre eles, muitos da igreja. Meditemos e coloquemos em prática um conselho que Paulo deu falando para os que contradizem a ressurreição: "Não vos enganeis: as más conversações corrompem o bom costume" (1 Co 15.33).

Frases

“Cuida-te quando fazes chorar uma mulher, pois Deus conta as suas Lágrimas. A mulher foi feita da costela do homem. Não dos pés para ser pisada, nem da cabeça para ser superior, mas sim do lado para ser igual... de baixo do braço para ser protegida e do lado do coração para ser amada.” (Talmud) Colaboração: Beto

“Milho de pipoca que não passa pelo fogo continua a ser milho para sempre.“

"O verdadeiro pacificador esquece as coisas ruins, mas, divulga bastante as coisas boas que ouve".

"Nunca haverá uma guerra boa ou uma paz má." Benjamin Franklin

"Crença é uma verdade aceita por sua mente. Fé é o fogo mantido em seu coração." Joseph Newton

!4!

DEUS SABE O QUE FAZ
Por: João Cruz

o Talmude relata a seguinte história: O rabino Okiba teve de abandonar sua terra por motivos particulares, e, assim, peregrinou por regiões inóspitas. Levava consigo um candeeiro para estudar a Lei à noite; um galo que lhe servia de despertador; e para não andar a pé ia montado em um burrinho. Chegando a uma pequena vila; procurou lugar lo é para repousar mas ninguém deu abrigo a um estranho. Desolado, o rabi procurou pousada em um bosque dos arredores, debaixo de uma frondosa árvore; acendeu o candeeiro, fez suas preces e iniciou a leitura da Lei, mas um vento forte apagou o candeeiro. Que fazer? Deus sabe o que faz, e assim procurou dormir. Ao amanhecer, verificou, compungido, que, durante a noite um lobo devorara o galo, e um leão, o jumentinho. "Deus sabe o que faz ... ", balbuciou o rabino. Dirigiu-se então à aldeia que lhe recusara hospedagem para ver se arranjaria alguma coisa; mas, que horror! Ali não havia ninguém. Tudo fora saqueado, com corpos estendidos por toda parte. Que teria acontecido? Ah! uma tribo inimiga descera das montanhas e durante a noite assaltara e liquidara a vila. Então pensou Okiba: "Se eu tivesse dormido na vila, teria momo com os outros; se o candeeiro tivesse ficado aceso durante a noite, terme-iam achado; se o galo tivesse cantado, ou o burro zurrado, eles revelariam a minha presença. E a esta hora estaria morto. Portanto, Deus sabe o que faz".

Quantas vezes as luzes se apagam com as tempestades? Quantas vezes perdemos a hora porque o lobo devora o galo? Quantas vezes andamos cansativas distâncias porque o leão devorou nosso jumento? E mesmo assim, quantas vezes pensamos: "Deus sabe o que faz?” (Romanos 8:28).
Este artigo apareceu pela primeira vez no boletim da Igreja de Cristo no Centro de Curitiba em Dezembro de 1991.

Jesus orou a Deus pedindo para não morrer: "Meu Pai, se é possível, passe de mim este cálice!". Porém nunca devemos esquecer a segunda parte desta oração: "Todavia, não seja como eu quero, e sim como tu queres." (Mt 26.39b). Deus fez a sua vontade em Jesus, porque Jesus estava pronto para obedecê-lo. Jesus entendia que Deus sabe o que faz sempre. Sendo assim, ele não desviou-se da cruz. O que teria acontecido se Jesus não tivesse morrido na cruz? Teria também desviado-se das bênçãos que ele, morrendo na cruz, recebeu. Quer como Jesus receber posição de honra? Tenha o mesmo sentimento que ele teve, e seja obediente até a morte, mesmo que seja morte de cruz (Fp 2.5-11). Faça ainda o que Hebreus 12.2 ensina: "olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava pro.posta. suportou a cruz. não fazendo caso da ignomínia (vergonha), e está sentado a direita de Deus". Jesus confiou em Deus, confie você também, pois "Deus sabe o que faz ... "

“Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito” - Romanos 8:28 -

!5!

Continuação da pág. 02 dizer que não tem prazer neles (Ec 12). Só o que ainda lhe falta não é estranho: falta conhecer Jesus pessoalmente. Até agora você ouviu falar dele, te apresentaram intermediários que cobram pedágio e não te levam até Ele. Algumas coisas você já sabe: Só Ele vai suprir tudo o que uma vida longa precisa. Só com Ele é que podemos dizer que a pessoa realmente tem sucesso. Eu sei que de vez em quando você fica cansada, eu sei que fazer o bem às vezes é decepcionante, então Jesus convida: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve” (Mt 11:28-30). Ele pessoalmente está batendo à sua porta, abra e deixe Ele entrar na sua vida. A promessa para quem honra os pais é para esta vida. Para a vida eterna, a promessa está escondida em Jesus. Ele melhora até mesmo esta vida e ainda assim, não dá pra comparar com a vida porvir. Acho que a rodovia Fernão Dias nunca mais será a mesma, espero que seja sempre melhor, mesmo que eu tenha que pagar os pedágios até chegar em BH. Quanto ao caminho para o céu, Jesus preparou a estrada, pavimentou com seus passos para que possamos seguir, pagou com seu sangue derramado lá na cruz por nós e preparou a morada eterna para cada um de nós dar o primeiro passo para chegar até lá onde Deus está. Quem está com Jesus, não fica pagando pedágio para chegar até o céu: “Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim” (Jo 14:6).

Quem lê o boletim?
Mês passado, no meio de um aviso na última página do boletim, foram oferecidas três camisetas para quem simplesmente as reclamasse primeiro. Ninguém veio pedir a sua camiseta. Quem, afinal, lê o boletim? O boletim é um meio de comunicação entre os irmãos, entre os evangelistas e a igreja, entre a informação e o crescimento espiritual. O boletim é um instrumento, precisa ser usado para que não seja inútil. Se você é um dos que lê o boletim, neste mês ainda tem uma camiseta disponível, ela pode ser sua. Peça sua camiseta para o João Cruz.

!6!

asam C
Foto: Rafael Nardi

BELA ia imôn CerDE ento

Cartoon sobre Casamento
Homenagem ao Fábio e Edna

! Na noite do último sábado de Maio os nossos irmãos Fábio e Edna casaram-se numa bela cerimônia realizada no prédio da igreja na Vila Maria realizada por Bryan Bost da igreja no lar no Butantã. ! Os irmãos Fábio e Edna agradecem a todos os irmãos que tanto se empenharam e ajudaram de todas as formas para que esta cerimônia fosse realizada com tanto sucesso quanto foi. ! Oremos para que Deus os abençoe!

Quando você está casada por um longo tempo, você já até conhece o que a outra pessoa pensa.

Não conhece, não.

“Meu marido me deu um abraço no meu aniversário e disse que 2 braços e 10 dedos contam como 12 presentes”

“Eu preciso de você querida. Você me completa.”

!7!

Avisos & Orações
Casamento Fábio e Edna Fábio expressou que não tem como agradecer aos irmãos por toda a ajuda que eles receberam. Ainda eles precisam de muita ajuda de todos os irmãos através das nossas orações podemos ajuda-los muito. Lembrou deles? Ore por eles! Orações Relevantes: Saúde Oremos pela saúde uns dos outros principalmente quando o inverno está chegando para que todos tenhamos saúde para servir melhor ao Senhor através do corpo. Família Todos nós temos família e as nossas famílias têm necessidades. A principal necessidade deles é de ter Jesus no coração. Ore para que todos abram o coração para o evangelho. Trabalho Por causa do trabalho de cada irmão é que temos as possibilidades de realização e também de fazer o bem para aqueles que ainda não têm uma oportunidade para abençoar os outros. O trabalho é importante em nossas vidas para que possamos servir melhor a Deus. Segurança Antigamente ouvíamos falar sobre a violência. Hoje ela está perto de nós e acontecendo com pessoas que conhecemos. Oremos para que possamos ter dias tranqüilos. Ore para que nossas autoridades tenham vontade e poder para ajudar o povo. A Bíblia ensina: “ Se o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o SENHOR não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela” (Sl Encontros Bíblicos Os encontros Bíblicos acontecem todas as Quartas às 20:30hs no prédio de reuniões da igreja e às Sextas também 20:30hs na casa do João e Teca. Faça um esforço para ter comunhão com os irmãos durante a semana e para ser bem alimentado espiritualmente. Anúncio no Jornal Em Maio fizemos dois anúncios em jornais da cidade para ter mais alunos estudando a Bíblia conosco. Neste período cerca de 8 pessoas entraram em contato ou começaram a estudar. Ore pelos evangelistas para que eles apresentem a Cristo como o devem fazer. Traga você também uma pessoa pelo menos para estudar a Bíblia e conhecer Jesus pessoalmente. Reunião de Oração Nossa próxima reunião de oração será no dia 06 e 27 de Julho. Adiamos o encontro do mês passado para o dia 06 e no dia 27 será o encontro já programado para o mês. 127:1). Então, confie no Senhor para que Ele seja sua segurança. Crescimento Espiritual Se não tivermos crescimento espiritual individual, dificilmente vamos crescer como corpo de Cristo. Oremos por nosso crescimento espiritual e também pelo crescimento dos nossos irmãos.

!8!