You are on page 1of 16

Estado de Santa Catarina

Prefeitura Municipal de Brusque

Caderno
de Prova
Geólogo
Dia: 13 de dezembro de 2009 • Horário: das 9 às 12 h
Duração: 3 horas, incluído o tempo para o preenchimento do cartão-resposta.

  Confira o número que você obteve no ato da inscrição com o que está indicado no cartão-resposta.

Instruções

Atenção!

Para fazer a prova você usará:

ƒƒ Não é permitido qualquer tipo de consulta durante a realização
da prova.
ƒƒ Para cada questão são apresentadas 5 (cinco) alternativas diferentes de respostas (a, b, c, d, e). Apenas uma delas constitui a
resposta correta em relação ao enunciado da questão.
ƒƒ A interpretação das questões é parte integrante da prova, não
sendo permitidas perguntas aos fiscais.
ƒƒ Não destaque folhas da prova.

ƒƒ este caderno de prova;
ƒƒ um cartão-resposta que contém o seu nome, número de inscrição e espaço para assinatura.
Verifique, no caderno de prova se:
ƒƒ faltam folhas e a sequência de questões, no total de 40, está correta.
ƒƒ há imperfeições gráficas que possam causar dúvidas.
Comunique imediatamente ao fiscal qualquer irregularidade.

Ao terminar a prova, entregue ao fiscal o caderno de prova completo e o cartão-resposta devidamente preenchido e assinado. O
gabarito da prova será divulgado no site do concurso.
http://brusque.fepese.ufsc.br

www.pciconcursos.com.br

E1S14

Edital no 001/2009

www.pciconcursos.br .com.

br .Estado de Santa Catarina Conhecimentos Gerais Português (8 questões) E nisso que dá Ditaduras.R. 25 nov. eram consideradas segredo de estado. com uma circulação maior de gente. onde possam fazer desfiles e levar a passeio seus tanques de guerra — além de tornarem mais fácil a movimentação da tropa de choque da polícia. pelo mundo afora e em qualquer época. respectivamente. é mais difícil mantê-las isoladas do resto do mundo. naturalmente.  Assinale a afirmativa errada. filmes. Guzzo. sem alteração do sentido das frases em que os fragmentos se encontram. c. b. (  ) A palavra manias equivale a excentricidades. esquisitices.com. em “onde possam fazer desfiles”. no tempo em que elas existiam. e ditaduras ficam inquietas com isso. navios de outros países e muito entra e sai tendem a ser mais abertas. Desejando referir-se ao último deles. e. (  ) Há sugestão de possibilidade. em relação ao texto. (  ) As formas verbais deixavam e eram exprimem um fato com duração no passado. no tempo em que elas existiam. músicas e espetáculos oficialmente aprovados pelo governo. e essas não mudam nunca. que não gostam de portos. Há ditaduras. b. em caso de protesto público. ( X ) A palavra Já tanto pode exprimir neste momento. por Existem e existiram. a. Uma das que mais prezam é o culto sistemático à mentira. (  ) A forma verbal houve exprime um fato que aconteceu em um tempo anterior ao momento da escrita (ou fala). (  ) Há sugestões de ironia no texto. in Veja.  Assinale a alternativa correta. (  ) O pronome elas é ambíguo. e. 194 (20 questões) 1.pciconcursos. Há ditaduras que proíbem a reza do terço. porque há dois substantivos femininos no plural. porque ele tem sujeito próprio. as que determinam quais roupas ou cortes de cabelo os cidadãos podem usar e as que só permitem o acesso da população a livros. a. J. Os estilos podem variar. (  ) Em “as pessoas podem ter listas telefônicas” cabe a flexão do infinitivo. em qualquer época. d. d. (  ) Em “Há ditaduras” e “Já houve ditaduras” as formas verbais podem ser substituídas. 2. Já houve ditaduras que não deixavam as pessoas ter listas telefônicas. Outras gostam de avenidas bem largas. mas todos os regimes totalitários. Cidades com quilômetros de cais de frente para o mar. em relação a esta frase: Já houve ditaduras que não deixavam as pessoas ter listas telefônicas. Página 3 www. têm coisas essenciais em comum. de ideias e de novidades. principalmente se são grandes. 2009. têm os seus próprios usos. como antecipadamente. c. costumes e manias. por exemplo. basta substituir o pronome por outro: estas. eram consideradas segredo de estado. como em “Há ditaduras que proíbem a reza do terço”. p. ( X ) A essência dos regimes totalitários é igual em qualquer parte do mundo.

eletricista implica dedicação e amor à profissão. (  ) Eles se esqueceram de si mesmos. porque prefiro mandar a obedecer. equivale a nas quais. Quem lhe havia conhecido no colégio agora não lhe reconhece. (  ) Vai fazer oito anos do torneio de tênis em que meu vizinho foi o esportista mais bem preparado. quanto ao emprego de mesmo(s). c. b. d. (  ) continue – vir – contribui – recompõe continue – ver – contribue – recomponha continue – vir – contribui – recomponha continui – ver – contribue – recompõe continui – vir – contribue – recompõe 7. (  ) Dezesseis por cento dos candidatos não compareceram às provas. c. (  ) b. ( X ) Aquele advogado acudiu o réu e ofereceu ao mesmo todo o auxílio jurídico possível. conforme me explicaram ontem. (  ) Uma ata deve trazer em si mesma tudo que foi tratado na reunião. (  ) Nós mesmas repudiamos atitudes ditatoriais. foram empregadas para enfatizar a oposição do autor do texto a qualquer forma de ditadura.  Assinale a alternativa gramaticalmente errada. III. 4. e. em “acesso da população a livros. músicas e espetáculos”. se eu reaver o que nela investi ficarei satisfeita. b.  Analise o texto abaixo. (  ) Em “onde possam fazer desfiles” o termo sublinhado refere-se a lugar físico. (  ) c. e VI II. V. filmes. os resultados da pesquisa. 5. III. (  ) d. VI. IV e VI I. dou conta de muitos mais. ( X ) b. ( X ) Dado. IV.  Considere as afirmações abaixo. contador. I. III. Duvido que ele         a tarefa. II. mesma(s). se      que ela não          para seu sucesso pro- fissional nem          seu salário. (  ) c. d. Devo à conselho de meus pais o culto à verdades. b. (  ) O travessão (linha 11) enfatiza a informação apresentada a seguir. IV. O ditador chegou àquele ponto em que nem ele mesmo se tolera.com.Prefeitura Municipal de Brusque 3. a. IV. a. c. IV e V II. (  ) Um ditador.  Assinale a afirmativa condenável. de ideias e de novidades”. Página 4 www. Ser bibliotecário. (  ) Vinte processos é pouco para mim. a. e. ( X ) e. V. d. é um mal para seu país. 6.  Assinale a alternativa errada. V e VI a. cujas atitudes nos referíamos há pouco. O juiz. honra a magistratura catarinense. (  ) O acento gráfico em países e proíbem obedece à mesma regra gramatical.pciconcursos. por si mesmo. VI e VII II. (  ) I. a. ( X ) As vírgulas. Vossa Excelência esperava que lhe trouxéssemos a solução para seu problema? Assinale a alternativa que indica as afirmativas gramaticalmente corretas. VII. Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente os espaços. (  ) Em “é mais difícil mantê-las isoladas do resto do mundo” o pronome refere-se a “circulação maior de gente. para ajudar o próximo. III.br . (  ) O motivo por que estou aborrecido é que houve muita pressão para eu sair daquele grupo de trabalho. e. (  ) d. (  ) e. engenheiro. Sempre aspirei a um cargo de chefia.

O correto.Estado de Santa Catarina 8.  Assinale a alternativa com a justificativa errada para a frase apresentada. (  ) Maiores informações sobre educação podem ser obtidas na Secretaria de Educação. em Santa Catarina o governador do Estado e o presidente da República pretendiam homenagear Floriano Peixoto com a inauguração de uma estátua. para operacionalizarmos o que havíamos combinado. (  ) Durante as celebrações do centenário da proclamação da República. sindicalistas e taxistas protestaram com violência nas ruas de Florianópolis. foram anistiados antes do julgamento. para realizarmos o que havíamos combinado. ( X ) Eles inicializaram a reunião. (  ) Os confrontos nas ruas de Florianópolis entre os críticos e simpatizantes do regime militar resultaram em ferimentos e mortes. c. ameaçados pela Lei de Segurança Nacional. preciso falar com a senhora (com você/contigo) agora. o desemprego e o achatamento salarial promovido durante o governo do general Ernesto Geisel. Uma informação não pode ser maior ou menor.br . os gastos públicos e os aumentos abusivos dos combustíveis. Estudos Sociais a. é Mais informações… c. além de denunciar a repressão política. de modo especial. donas de casa e taxistas. (  ) Diretora. b. empregar. de Santa Catarina. (  ) Encontramos a colega. O correto é Recusou-se a informar a ela… d. embora revelem desconhecimento do vocabulário de nossa língua. (  ) O Diretório Central de Estudantes da Universidade Federal de Santa Catarina distribuiu nas ruas de Florianópolis uma Carta à População na qual. Página 5 www. e. 9.com. iniciar e realizar: Eles iniciaram a reunião. (7 questões) No dia 30 de novembro de 2009. (  ) Foi uma manifestação popular nas ruas de Florianópolis contra a inflação. onde dá idéia de tempo. O correto é Diretora. ( X ) Quando o presidente do Brasil visitou a Capital de Santa Catarina para assinar convênios e contratos para obras de infraestruturas e participar das festividades dos noventa anos da Proclamação da República. nesses casos. Estudantes.pciconcursos. isto é. (  ) Recusou-se à informar à ela o que debatemos na reunião. portanto. Sobre a Novembrada é correto afirmar: a. O pronome consigo é reflexivo. e. Jamais ocorre crase antes de verbos e de pronomes pessoais. As formas inicializar e operacionalizar. d. houve manifestações de protestos da parte dos estudantes. já são aceitas pela norma culta. deveria ter sido empregado quando. onde perguntamos por você. num gesto de conciliação do presidente da República. pregava a luta armada. Nessa frase. preciso falar consigo agora. respectivamente.  Leia com atenção o texto. Os presos. autor da expressão “anistia geral e irrestrita”. somente pode referir-se ao sujeito da oração. b. Ficaria incorreto. data em que os acontecimentos históricos que deram origem à Novembrada completaram 30 anos. esses acontecimentos foram relembrados pela imprensa do Brasil e.

II. (  ) d. IV e V são corretas. No início do século XX. Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas. a. que trouxeram consigo técnicas de tecelagem. Somente as afirmativas I. Somente as afirmativas I. Somente as afirmativas I e III são corretas. V.Prefeitura Municipal de Brusque 10. III. identificada neste ano em vários os continentes. analise as afirmativas abaixo. quando 55 imigrantes alemães fundaram a Colônia Itajahy. (  ) b.66 km² e.br . (  ) c. fora do corpo de hospedeiros parece inanimado. Somente as afirmativas II. teve início em 1860. Apesar do nome Gripe Suína. ( X ) d. uma população de 102. cidade localizada no Vale do Itajaí-Mirim. ( X ) e. (  ) e. Somente as afirmativas II e V são corretas. III. II.pciconcursos. I. III e IV são corretas. O processo de colonização de Brusque. V. aeroportos e repartições públicas. em homenagem a Francisco Carlos de Araújo Brusque.com. impediram a transmissão e propagação do vírus da Gripe no Brasil. o vírus da Influenza A/H1N12009 não é transmitido pelos porcos e é um novo vírus humano. III. Possui uma área de 280. no interior de hospedeiros adequados. Imigrantes italianos tornaram-se vizinhos dos alemães fundadores da Colônia. (  ) Somente a afirmativa III é correta. IV. 11. fez com que a Organização Mundial da Saúde declarasse a existência de uma pandemia. procedimentos aparentemente simples adotados nos bancos. II. Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas. Somente as afirmativas II e V são corretas. III e V são corretas. (  ) c. e V são corretas. II. a. A Gripe Suína.000 habitantes. Mais tarde chegaram os poloneses. a Colônia Itajahy passou a ser chamada de Brusque. O uso de máscaras e a lavagem das mãos. Somente as afirmativas I. (  ) Somente a afirmativa III é correta. Descobriu-se em 2009 que o vírus da Gripe Suína circulava nos mais diferentes continentes e que sua transmissão ocorria através do consumo de derivados da carne dos suínos.  Em relação ao Município de Brusque. pode ser considerado o mais perfeito parasita da natureza. IV. presidente da Província de Santa Catarina. Os cientistas afirmam que o vírus da Gripe Suína. III e IV são corretas. segundo estimativa do ano de 2009. (  ) b. Somente as afirmativas II. analise as afirmativas abaixo. O Santuário de Nossa Senhora de Azambuja recebe todos os anos milhares de devotos e a cidade de Brusque é conhecida como Capital Catarinense do Turismo Religioso. porém. Página 6 www.  Em relação ao vírus da Influenza A/H1N12009. I.

(  ) As taxas de desemprego subiram em todo o mundo. o dinamismo da economia. a Região Centro-Oeste é a que mais atrai as populações migrantes de outras regiões. ou que polui menos. A energia              é aquela que não polui. a qualidade dos empregos aumentou. é correto afirmar: A poluição dos mares.  Sobre os fluxos migratórios no Brasil. 14. (  ) No Brasil. e. b. de modo especial. termoelétrica termoelétrica . limpa eólica .Estado de Santa Catarina 12.  Analise o texto abaixo. termoelétrica termoelétrica . (  ) O processo de interiorização industrial ocorrido nos últimos anos provocou migrações intrarregionais­e o deslocamento maior de pessoas para o interior dos Estados da Região Sul. (  ) d. (  ) O corte de vagas nos empregos atingiu. c. (  ) limpa . b. (  ) e. (  ) Apesar da instalação de grandes empresas mineradoras na Região Norte. Página 7 www. não sofreu os abalos da crise.com.              e solar. d. adicionada às suas potencialidades exportadoras e à oferta de mão-de-obra.pciconcursos. conseguiu manter o processo de recuperação do nível de emprego dos anos anteriores à crise. (  ) A China. ( X ) A queda do PIB do último trimestre de 2008 e a retração da economia em 2009 expressam os efeitos da crise da economia mundial no Brasil.  Sobre a crise que atingiu a economia mundial no último ano é correto afirmar que: a. (  ) Mesmo com a descentralização industrial ocorrida no Brasil nos últimos anos. ( X ) b. pela forte base financeira que ostenta. os trabalhadores mais qualificados e que percebiam os maiores salários. Atualmente. a. impulsionado pelos incentivos fiscais. (  ) Os incentivos fiscais para instalação de indústrias nos Estados do Nordeste e as grandes obras públicas transformarão esta na região que atrai o maior número de migrantes. eólica limpa . a Região Sudeste continua a atrair o maior número de migrantes de outras regiões. d.br . sustentável a. o saldo migratório dos Estados daquela região continua sendo negativo. e. c. rios e da atmosfera tem levado as autoridades mundiais a buscar novas alternativas energéticas. ( X ) Durante o século XX houve uma forte migração para a Região Sudeste. 13. (  ) c. porém. Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto. Os exemplos mais conhecidos desse tipo de energia são a energia hidroelétrica­. pois combustíveis fósseis respondem por mais de 80% da matriz energética mundial.

Os indivíduos que tenham características que favorecem a sua sobrevivência viverão até a idade de reprodução e poderão transmitir aos seus descendentes as variações que favorecem a sobrevivência. b. contém as teorias evolucionistas. a. Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas. (  ) Distritos são as porções contínuas e contíguas do território do Município. Os indivíduos da mesma espécie são idênticos. não podendo a lei estabelecer outros símbolos.Prefeitura Municipal de Brusque 15. assinale a alternativa correta. Página 8 www. e reforça as bases do Criacionismo. II. (  ) Constituem símbolos do Município de Brusque a bandeira.  É correto afirmar acerca “Dos Orçamentos”. I. (  ) O plano plurianual.com.pciconcursos. do ponto de vista anatômico e fisiológico. Somente as afirmativas III e V são corretas. e transmitem suas características de uma geração a outra. Somente as afirmativas I. as diretrizes orçamentárias e os orçamentos anuais serão estabelecidos em leis de iniciativa do poder Legislativo. Somente as afirmativas II e V são corretas. a. Darwin identificava mudanças graduais num grupo de indivíduos e a possibilidade de surgimento de uma nova espécie. ( X ) e. b. d. conforme disposto na Lei Orgânica do Município de Brusque: a. o Legislativo. analise as afirmativas abaixo. o Judiciário e o Executivo. (  ) O plano plurianual compreenderá as orientações para a elaboração da lei orçamentária anual. Somente as afirmativas I e III são corretas. III e IV são corretas. e. Na repetição do mecanismo de herança e adaptação ao ambiente. (  ) As diretrizes orçamentárias compreenderão os gastos com a execução de programas de duração continuada. IV. ( X ) O exercício do poder sempre pressupõe a legalidade. sofrido durante várias gerações. (  ) Somente a afirmativa II é correta. o hino e o brasão. V. c. pois considerava que as alterações genéticas resultavam da degeneração das mesmas. a moralidade e a discussão democrática. d. (  ) b. (  ) São poderes do Município. (  ) c. c. (  ) O Município de Brusque integra a República Federativa do Brasil e tem como fundamento a participação popular. (  ) d. representando meras divisões geográficas deste. ( X ) É vedada a realização de despesas ou assunção de obrigações diretas que excedam os créditos orçamentários originais ou adicionais. e. Legislação Municipal (5 questões) 16. III. publicado há 150 anos e fundado em pesquisas no arquipélago das ilhas Galápagos.br . independentes e harmônicos entre si. 17.  Com relação ao livro de Charles Darwin A Origem das Espécies e as ideias do autor. Charles Darwin negava a possibilidade de alterações aleatórias no processo evolutivo das espécies. (  ) O orçamento anual compreenderá as alterações na legislação tributária. II. O livro.  De acordo com a Lei Orgânica do Município de Brusque.

  Dispõe o artigo 96 da Lei Orgânica Municipal: “O Prefeito poderá realizar consultas populares para decidir sobre assuntos de interesse específico do Município. bairro ou distrito. e. (  ) Serão realizadas no máximo 4 (quatro) consultas por ano. d. b. 19. é correto afirmar: a. (  ) A consulta popular será realizada mediante proposta da maioria absoluta dos membros da Câmara ou pelo menos 10% (dez por cento) do eleitorado do Município. (  ) Aplica-se subsidiariamente ao processo disciplinar o Código Penal. assinale a alternativa correta acerca “Do Processo Disciplinar”: a. ( X ) Da revisão do processo não poderá resultar agravamento da penalidade aplicada. e.br . ( X ) O Prefeito proclamará o resultado da consulta popular quando aprovada pelo voto da maioria dos eleitores. quanto à suspensão. (  ) c. (  ) em três anos. cujas medidas deverão ser tomadas diretamente pela administração municipal”. quanto à advertência. quanto à censura.pciconcursos. contados da data de publicação do ato de instauração do processo. em um ano.Estado de Santa Catarina 18. 20. Sobre as “consultas populares”. (  ) A juntada de documentos realizar-se-á necessariamente dentro do prazo de apresentação da defesa. quanto às infrações puníveis com cassação da aposentadoria. d.  De acordo com o disposto na Lei Complementar no 147. b. de bairro ou de distrito. exigida a manifestação de pelo menos 50% (cinquenta por cento) dos eleitores envolvidos. com a participação do Poder Executivo. (  ) O prazo para conclusão da instrução não excederá 120 (cento e vinte dias). e. quanto às infrações puníveis com demissão. proibida a defesa pela própria parte interessada.  Conforme o Regime Jurídico dos Servidores Públicos do Município de Brusque. em três anos.com. (  ) A votação será organizada pela Câmara Municipal no prazo de 2 (dois) meses após apresentação da proposta. Página 9 www. c. (  ) d. o direito de a Administração Municipal promover ação disciplinar prescreverá: a. de 25 de setembro de 2009. (  ) em seis meses. c. em três meses. (  ) A defesa do acusado poderá ser promovida por advogado constituído ou por defensor público ou dativo. (  ) É vedada a realização de consultas populares nos 3 (três) meses que antecederem as eleições para qualquer nível de governo. ( X ) b.

(  ) d. Estágio embrionário.  Estágio onde a crosta oceânica desaparece e as massas continentais colidem: a. e.com. (  ) d.  O cisalhamento que apresenta gradiente de máximo deslocamento na zona central. 23. ( X ) d. Ponto topográfico. Restituição fotogramétrica. Superfície de referência. 26. (  ) b. decrescendo em direção às margens. NBR14166/98. (  ) Elemento textural. (  ) NBR5425/85. Estágio de geosutura. ( X ) e.  A micro-cataclase é caracterizada por: 22. NBR10647/89.  A menor superfície contínua e homogênea distinguível na imagem fotográfica e possível de repetição. desenvolvida por micro-fissuras.  Norma técnica da Associação Brasileira de Normas Técnicas que versa sobre a “Construção de poço para captação de água subterrânea: a.  A inclinação dos extratos geológicos em relação a um plano horizontal é chamado de: a. ( X ) 25. c. ( X ) Fragmentação dos grãos minerais. (  ) e. (  ) c. Rúptil. Método da cunha de paralaxe. 24. (  ) e. (  ) d. com formas e dimensões definidas: a.Prefeitura Municipal de Brusque Conhecimentos Específicos 21. (  ) c. (  ) e. Estágio de senilidade. (  ) b. (  ) b.br . (  ) e. (  ) d. (  ) Estágio terminal. (  ) b. Tectônico. (  ) c. Estágio juvenil. resultando geometria sigmoidal às feições planares: a. b. d. Superfície equipotencial. NBR8403/84. (  ) Envolver a transferência de elementos através dos grãos. (  ) c. (  ) Dúctil. Método lógico-sistemático.  Qual o método que se baseia na separação de faixas ou zonas homólogas com posterior interpretação de suas propriedades? a. Zonas homólogas. Orientação. (  ) d. (  ) c. ( X ) b. NBR12244/92. 27. (  ) Deslocamentos ao longo de planos reticulares.pciconcursos. De Kelvin. (  ) Reambulação. ( X ) c. Profundidade. a. Megascópico. Mergulho. Página 10 www. Método da radiação eletromagnética. ( X ) b. (  ) Ocorre ao longo das superfícies de contato entre os grãos. (  ) Descoloração de minerais pela exposição ao tempo. (20 questões) Direção. Expessura. (  ) e.

Arenito. e. Comumente associado à altimetria. (  ) Modelo geoidal. ( X ) d. ( X ) Vale. Identificação. granito. SAD69 e WGS84. De depressão. (  ) e. (  ) Zenital. (  ) e. ao longo do qual corre.com. (  ) d. (  ) d. com a esfera celeste: 29. Xisto. b. siltito. Reambulação. UGGI67 e Hayford. argilito. um rio ou um riacho: a. ( X ) d. (  ) e. (  ) b. (  ) d. gnaisse. (  ) b. abaixo do horizonte. (  ) b. ou propriedades do solo ou subsolo. ( X ) Associações vulcano–sedimentares e predominantemente epiclásticas. Espigão. (  ) e.  Extensão de terreno entre morros ou serras. siltito. Modelo dinâmico do terreno. ( X ) e. Geocampo. Azimutal. (  ) b. (  ) a. c. Nadiral. a. (  ) c.  Faz(em) parte do complexo metamórfico Brusque: 31. ( X ) e. Cumeada. (  ) c. Geo-objeto.Estado de Santa Catarina 28. ( X ) b. (  ) c. Controle. basalto siltito. em campo. Baixada. (  ) 33. Bessel e SIRGAS2000. como aeromagnetismo: a. (  ) Associação cálcico-silicatada. Cadastro. (  ) c. geralmente. ( X ) c. Poligonação. (  ) c. Modelo racional do terreno. (  ) b. (  ) e. SIRGAS2000 e WGS84.  São sistemas geodésicos de referência geocêntricos: a.  São rochas sedimentares: 30. (  ) c. Modelo numérico do terreno.br . a. Basalto. (  ) d. definido pela interseção do prolongamento da direção do fio de prumo. também pode ser utilizado para modelar unidades geológicas.  É utilizado para denotar a representação quantitativa de uma grandeza que varia continuamente no espaço. (  ) b.  Processo de verificação e identificação. Objeto não espacial. (  ) Associação milonito-gnaisse. 35. Modelo elipsoidal. (  ) Associações metamórfico-sedimentares. Horizontal. Ardósia. Córrego Alegre e SAD69. 34. como teor de minerais.  Ângulo que se origina no lugar geométrico da esfera celeste. (  ) Associação sedimentar intermediária. d. argilito. gabro. (  ) d. Geovetor. (  ) Granito. (  ) 32. A localização pretende ser exata e o objeto é distinguível de seu entorno: a.pciconcursos.  É um elemento único que possui atributos nãoespaciais e está associado a múltiplas localizações geográficas. Página 11 www. Objeto raster. arenito. de detalhes fotográficos que não puderam ser interpretados na restituição: a. Talvegue.

Aquífero regional. ( X ) d. ( X ) b. Flancos. (  ) d. em geral. (  ) c. ao se referir a feições planares das rochas metamórficas: a. Página 12 www.com. ( X ) Sinclinal. 38.  Termo genérico que se aplica. Anticlinal. Gliptogênese. (  ) Rosa de cálcio. (  ) d. 40. (  ) e. Eletromagnéticos e de Young. (  ) e. (  ) Epirogenia. Agulhas de raiz. (  ) b. (  ) c. Flores de aragonita.  Espeleotemas raros encontrados na Caverna de Botuverá: a. (  ) d. Aquífero freático.  Qual é o aquífero que contém água sob pressão? a. Polarização induzida e resistividade. (  ) d. (  ) e. (  ) b. Resistividade e de Young.Prefeitura Municipal de Brusque 36. (  ) Aquífero artesiano. Orogênese. (  ) Tensão e resistividade. 37. Pirogenia. ( X ) e. produzidas pelo diastrofismo (falhas e ou dobras) em zonas de subducção: a. Ondas de Rayleigh e polarização induzida.  Conjunto de fenômenos que levam à formação de cadeias de montanhas. Cladogênese.pciconcursos. (  ) b. Aquífero guarani. Simetria. Leite de vaca. Helectites de flúor.  São métodos elétricos de prospecção mineral: a. (  ) c. (  ) c. 39. (  ) b. ( X ) e. Aquífero local. (  ) c.br . Foliação.

com.br .Página em Branco.pciconcursos. (rascunho) www.

pciconcursos.Página em Branco.com. (rascunho) www.br .

com.br .www.pciconcursos.

com.fepese.ufsc.br .FEPESE • Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos Campus Universitário • UFSC 88040-900 • Florianópolis • SC Fone/Fax: (48) 3953-1000 http://www.pciconcursos.br www.