You are on page 1of 5

UEMG-Universidade do Estado de Minas Gerais

Escola de Música

A casaca

Gustavo Henrique Ferreira da Silva

Professora: Sônia Cristina
Disciplina: Construção de Instrumentos Alternativos

Belo Horizonte
2016

Casaco. Originalmente é feito em um pedaço de madeira ou bambu com sulcos transversais. No Espírito Santo é denominado de Casaca. Ganzá. como capitães do mato e maus senhores. Reque-reque. Cassaca. É um instrumento de percussão da classe dos idiofones (instrumentos que o som é provocado pela sua vibração). reco-reco ou reco-reco de cabeça. Ganzá.Casaca: características e história do instrumento O reco-reco possui vários nomes: Na Bahia. A casaca é basicamente um reco-reco com cabeça e pescoço. Canzaca. Os sulcos feitos na madeira lembram as costelas de uma pessoa. que são friccionados com uma hoste de madeira. que simula o corpo de uma pessoa. no Amazonas. Canzá. Segundo historiadores a Casaca foi criada por índios Tupiniquins. Caracaxá. A memória oral de alguns velhos congueiros afirma que o esculpido na Casaca era alguém odiado pelo grupo. catacá ou caraxá. Esta forma humanizada do reco-reco só existe no estado do Espírito Santo. Desenho de uma Cassaca feita pelo imperador Dom Pedro II em visita à Nova Almeida . Toca-se a Casaca agarrando o pescoço porque era uma forma de satirizar esses maus homens. Cansaca.

Mestre Manoel de Ibiraçu e Mestre Laércio de Conceição da Barra utilizam outras madeiras disponíveis e bambu na produção da casaca. nas Congo.Prática Musical e influências no folclore capixaba A Casaca está presente. aprenderam esse saber e já produzem e comercializam casacas. . permitindo assim que a madeira seja retirada para a produção das casacas sem prejuízo para os recursos naturais. No município da Serra. Mestre Domingão produz a casaca com a madeira tradicionalmente usada na produção desse instrumento. na maioria dos Bandas de casos. a casaca reflete a influência africana na música e no ritmo das bandas de congo do Espírito Santo. Junto aos demais instrumentos da banda de congo. que se encontra em risco de extinção. Os Mestres Artesãos Fernando e Expedito. feito no início da década de 50. como os Jongos ou Caxambus. a tagibubuia. o mestre realiza o manejo da tagibubuia. mas também pode aparecer em outras manifestações. que é plantada e colhida de forma sistematizada. em uma cidade do interior do Espírito Santo. da presença da Casaca em um rito fúnebre denominado “Encomendação das Almas”. Esse saber vem sendo transmitido por gerações e a produção é individual. Para minimizar essa perda. também do município da Serra. Existe um registo.

a fim de dar a o diâmetro correto para inserção no bambu. sendo comercializado nas residências dos mestres e nos locais voltados para o congo. Pintar a bola de isopor para se assemelhar a uma cabeça humana.As casacas são adquiridas como instrumentos para as bandas de congo e outros grupos musicais. Muitas das vezes estas espécies de madeiras estão em extinção ou não possuímos em nossa região. ou como souvenires. Materiais Utilizados  Um Pedaço de Bambu  Uma Bola de Isopor  Dois Espetos de Churrasco  Fita Crepe  Tintas para Artesanato Modo de construção 1. o que causa certa dificuldade na construção. 5. Inserir na parte inferior da cabeça um dos espetos de churrasco. Passar a fita crepe na base da cabeça. Proposta de construção para a Educação Musical Como vimos. 4. 3. . tradicionalmente a casaca é construída talhando um pedaço inteiro de madeira. 2. o que representa a sustentação financeira dos artesões locais. Levando em consideração estas dificuldades. Decorar o Instrumento com a tinta para artesanato. proponho o uso de matérias que poderão ser obtidos com maior facilidade. Com ajuda de ferramentas adequadas fazer sulcos no Bambu. O fato de a casaca ser esculpida também é uma importante dificuldade para a construção do instrumento para o uso na Educação Musical.

br/2015/04/a-casaca-um-instrumentomusical.wikipedia.Referências Bibliográficas  <http://cantorasueligushi.blogspot.com.com.org/wiki/Casaca_(instrumento)> Disponível em 03/07/2016  <http://www.br/2012/04/o-reco-reco-casaca-catacacaracaxa-ou.turismocapixaba.br/cultura-e-diversao/acasaca#.html?view=classic> Disponível em 03/07/2016 .V3nAubgrLIU> Disponível em 03/07/2016  <http://tudodepercussao.html> Disponível em 03/07/2016  <https://pt.com.blogspot.