You are on page 1of 11

UNIVERSIDADE DE UBERABA – UNIUBE

MARCOS VINICIUS SOUSA DAMASCENO

CAPITALISMO E LIBERALISMO

UBERABA - MINAS GERAIS
2015

politicos e economicos.UNIVERSIDADE DE UBERABA – UNIUBE MARCOS VINICIUS SOUSA DAMASCENO CAPITALISMO E LIBERALISMO Trabalho apresentado à disciplina de Procesos sociais. Sobre orientação da professora Maria UBERABA .MINAS GERAIS 2015 .

SOCIEDADE E CAPITALISMO 1. 1. Alemanha. metalismo (riqueza através de ouro e prata). Espanha. Estes países colonizaram e exploraram colônias. Um dos exemplos foi a exploração feita por Portugal em sua principal colônia. Sua gestação começou no Renascimento Comercial dos séculos XIII e XIV. Porém. Pacto Colonial (relações comerciais exclusivas entre Metrópole e Colônia) e a balança comercial favorável (mais exportações do que importações). As grandes navegações e conquistas marítimas dos séculos XV e XVI foram de fundamental importância para o desenvolvimento do capitalismo neste momento. ➢ Uso de mão de obra escrava de origem africana. protecionismo alfandegário. Capitalismo Comercial O Capitalismo Comercial é conhecido como a primeira fase do Capitalismo. Inglaterra e Países Baixos. social e político da burguesia comercial. Portugal. ➢ Impulso comercial através das conquistas de territórios na África e América.1 Principais características ➢ Os locais onde o capitalismo comercial mais se desenvolveu foram: cidades italianas de Gênova e Veneza. o Brasil ➢ Grande poder econômico. retirando recursos naturais (principalmente ouro). ➢ Mercantilismo: política econômica que priorizava o acúmulo primitivo de capital. principalmente nas colônias portuguesas e espanholas. ➢ Desenvolvimento do sistema bancário que favoreceu o avanço do capitalismo comercial. ➢ O mercantilismo era a politica econômica desse sistema . principalmente por Portugal e Espanha. o Capitalismo Comercial ganhou força no início no século XV com o desenvolvimento da burguesia comercial europeia. França.

2 Enfraquecimento O capitalismo comercial perdeu força no século XVIII com a Revolução Industrial e o surgimento do capitalismo industrial. ➢ Desenvolvimento de meios de transporte (locomotivas e navios a vapor) rápidos e de longas distâncias para atender a logística. Vale dizer que o comércio (relações comerciais) não deixou de ter importância. porém as atividades industriais passaram a ganhar mais relevância econômica a partir de meados do século XVIII. avançando até o século XIX com a Segunda Revolução Industrial. 2. Capitalismo Industrial O capitalismo Industrial foi a segunda fase do desenvolvimento do capitalismo. ➢ Uso nas indústrias de mão de obra assalariada. ➢ Uso do carvão como fonte de energia e ferro como principal matéria-prima.1 Principais características Atividades industriais como principal fonte de negócio e lucros. ➢ Evolução nos meios de produção com a invenção e uso de máquinas a vapor. .1. A Inglaterra é considerada o berço desta fase do capitalismo. pois os lucros ficavam quase integralmente com os donos de indústrias que pagavam salários muito baixos para os operários. Destaque para a indústria ➢ têxtil. Aumento da produção com custo mais baixo. ➢ Concentração de renda nas mãos da burguesia industrial (grandes donos de indústrias). ➢ Alta desigualdade social. Teve início com a Primeira Revolução Industrial do século XVIII. pois foi neste país que teve início o processo de revolução industrial. 2.

Ocorreu neste contexto. Além de impor o modo de vida europeu nas regiões colonizadas. França. O capitalismo financeiro está presente na economia mundial até os dias de hoje. Holanda. Foi uma forma de expandir o capitalismo no século XIX. produtos financeiros.saída de trabalhadores do campo para buscar empregos nas indústrias das cidades. derivativos e mercado de câmbio). ➢ Crescimento desordenado das cidades industriais europeias com piora na qualidade de vida e surgimento de problemas sociais. poucos direitos trabalhistas e exploração de mão de obra infantil. o capitalismo industrial cresceu em outros países como. Alemanha.➢ Salários baixos. Obs: O socialismo surgiu no século XIX como oposição ao capitalismo industrial. os europeus vendiam seus produtos e exploravam recursos minerais e vegetais nestes países.2 Neocapitalismo e Imperialismo Como forma de ampliar o mercado consumidor e obter novas fontes de matérias-primas. Capitalismo Financeiro O capitalismo financeiro é um sistema econômico. com o controle dos meios de produção realizado pelos trabalhadores das fábricas. Karl Marx foi o principal representante do socialismo. que surgiu no começo do século XX e apresenta como característica principal a subordinação dos meios de produção para a acumulação de dinheiro e obtenção de lucros através do mercado financeiro (ações. Bélgica. por exemplo. ➢ No final do século XIX começou a surgir as empresas multinacionais com a união do capital industrial com o financeiro (principalmente bancos). a formação de monopólios em vários setores da economia. Os socialistas propunham uma modelo econômico e social baseado na igualdade social. Grande parte dos operários vivia em péssimas condições sociais. . subtipo do capitalismo. ➢ A partir da segunda metade do século XIX. Estados Unidos e Japão. 3. organizados e mantidos pelas grandes indústrias. títulos. 2. as principais potências econômicas europeias conquistaram países na Ásia e África. ➢ Êxodo rural .

obter empréstimos e financiamentos. ➢ Surgimento de empresas multinacionais (transnacionais). ➢ Integração do capital industrial ao bancário. através da negociação de ações. ➢ Surgimento e valorização de profissões voltadas para o mercado financeiro. corretoras de seguros e corretoras que operam com ações nas bolsas de valores. Dependência para pagar contas. na primeira metade do século XX. ➢ Aumento da importância dos bancos na vida das empresas e pessoas. de empresas (indústrias. moedas.3.1 Principais características Forte presença. Crises . financeiras. ➢ Aumento da especulação financeira nos mercados. investimentos e outras atividades financeiras. uso e dependência de sistemas tecnológicos nas operações financeiras. Fortalecimento do sistema de empréstimos e financiamentos para aquisição de bens ➢ (imóveis. carros e outros produtos). ➢ Busca de lucros expressivos no mercado financeiro. derivativos e outros produtos financeiros. ➢ Fortalecimento das bolsas de valores. ➢ Surgimento. ➢ Aumento dos lucros dos bancos. comércios e ➢ finanças) monopolizadoras.

A primeira delas ocorreu em 1929 com a Quebra da Bolsa de Valores de Nova Iorque. Muitas empresas foram a falência e a crise se espalhou pelos países capitalistas do mundo todo. Já no século XVIII. A crise gerou falências. Neste sentido. Na década de 1970 surgiu o neoliberalismo. os liberais são contrários ao forte controle do Estado na economia e na vida das pessoas. ➢ Mínima participação do Estado nos assuntos econômicos da nação (governo limitado). ➢ Liberdade econômica (livre mercado).1 Origem O pensamento liberal teve sua origem no século XVII. A outra crise foi recente e ainda espalha pelo mundo suas consequências negativas. através dos trabalhos sobre política publicados pelo filósofo inglês John Locke. 4. com o estouro da bolha imobiliária e a desvalorização de produtos financeiros presentes nas carteiras de diversos bancos norte-americanos e europeus. em 2008. 4. além de diminuir o crescimento econômico em diversos países e aumentar o desemprego nos EUA e na Europa.3. que é a aplicação dos princípios liberais numa realidade econômica pautada pela globalização e por novos paradigmas do capitalismo. Liberalismo Liberalismo pode ser definido como um conjunto de princípios e teorias políticas. A desvalorização das ações das empresas norte-americanas ocorreu de forma rápida e significativa. o liberalismo econômico ganhou força com as idéias defendidas pelo filósofo e economista escocês Adam Smith. que apresenta como ponto principal a defesa da liberdade política e econômica. Surgiu nos Estados Unidos. .2 O capitalismo financeiro já enfrentou duas fortes crises. ➢ Igualdade perante a lei (estado de direito).2 Princípios Básicos ➢ Defesa da propriedade privada. 4.

deve haver total liberdade de comércio (livre mercado). ➢ desburocratização do estado: leis e regras econômicas mais simplificadas para facilitar o funcionamento das atividades econômicas. como uma solução para a crise que atingiu a economia mundial em 1973. 5. ➢ Abertura da economia para a entrada de multinacionais. através da Escola Monetarista do economista Milton Friedman. De acordo com esta doutrina. ➢ diminuição do tamanho do estado.1 Características do Neoliberalismo ➢ Mínima participação estatal nos rumos da economia de um país. Surgiu na década de 1970. provocada pelo aumento excessivo no preço do petróleo. ➢ Livre circulação de capitais internacionais e ênfase na globalização. Neoliberalismo Podemos definir o neoliberalismo como um conjunto de ideias políticas e econômicas capitalistas que defende a não participação do estado na economia. como objetivo básico para atingir o desenvolvimento econômico .5. ➢ Pouca intervenção do governo no mercado de trabalho. pois este princípio garante o crescimento econômico e o desenvolvimento social de um país. ➢ Política de privatização de empresas estatais. tornando-o mais eficiente ➢ posição contrária aos impostos e tributos excessivos ➢ aumento da produção. ➢ Adoção de medidas contra o protecionismo econômico.

a lei da oferta e demanda é suficiente para regular os preços ➢ a base da economia deve ser formada por empresas privadas ➢ defesa dos princípios econômicos do capitalismo. . proporciona o desenvolvimento tecnológico e. 5. 5. são apontadas como causas do neoliberalismo: desemprego. facilitando as relações culturais e econômicas de forma rápida e eficiente.2 Críticas ao neoliberalismo Os críticos ao sistema afirmam que a economia neoliberal só beneficia as grandes potências econômicas e as empresas multinacionais. as pessoas. que deixam as distâncias cada vez mais curtas. ou seja. realizam transações financeiras e comerciais e espalham aspectos culturais pelos quatro cantos do planeta. aumento das diferenças sociais e dependência do capital internacional. através da livre concorrência. Defendem que o neoliberalismo deixa a economia mais competitiva. O conceito de Aldeia Global se encaixa neste contexto. Os países pobres ou em processo de desenvolvimento sofrem com os resultados de uma política neoliberal. Através deste processo. Nestes países. Globalização Podemos dizer que é um processo econômico e social que estabelece uma integração entre os países e as pessoas do mundo todo.3 Pontos positivos Os defensores do neoliberalismo acreditam que este sistema é capaz de proporcionar o desenvolvimento econômico e social de um país. 6. pois está relacionado com a criação de uma rede de conexões. faz os preços e a inflação caírem. os governos e as empresas trocam idéias. baixos salários.➢ contra o controle de preços dos produtos e serviços por parte do estado.

Cingapura e Coreia do Sul) são países que souberam usufruir dos benefícios da globalização. impulsionou o processo de globalização econômica. conseguiram baratear custos de produção e agregar tecnologias aos produtos. produzem suas mercadorias em vários países com o objetivo de reduzir os custos. Atualmente. Muitas delas. Com os mercados internos saturados. Neste contexto. muitas empresas multinacionais buscaram conquistar novos mercados consumidores. Estes blocos se fortalecem cada vez mais e já se relacionam entre si. de conhecer aspectos culturais e sociais de várias . O neoliberalismo. até mesmo. cada país. Neste contexto. Desta forma. das redes de computadores. surgiram a União Européia. por exemplo. Porém. e comercializado em diversos países do mundo. entra a utilização da Internet. o NAFTA. ao fazer parte de um bloco econômico. Os Tigres Asiáticos (Hong Kong. logo após a queda do socialismo no leste europeu e na União Soviética. pode ser projetado nos Estados Unidos. Como resultado. que ganhou força na década de 1970.1 Origens da Globalização e suas Características Muitos historiadores afirmam que este processo teve início nos séculos XV e XVI com as Grandes Navegações e Descobertas Marítimas. o Pacto Andino e a Apec. com matéria-prima do Brasil. o Mercosul. cujo objetivo principal é aumentar as relações comerciais entre os membros. produzido na China. Neste contexto histórico. Taiwan. principalmente dos países recém saídos do socialismo. a Comecom. 6. A concorrência fez com que as empresas utilizassem cada vez mais recursos tecnológicos para baratear os preços e também para estabelecerem contatos comerciais e financeiros de forma rápida e eficiente. muitos países se juntaram e formaram blocos econômicos. a globalização extrapola as relações comerciais e financeiras. Investiram muito em tecnologia e educação nas décadas de 1980 e 1990. Um tênis. são grandes exportadores e apresentam ótimos índices de desenvolvimento econômico e social.2 Blocos Econômicos e Globalização Dentro deste processo econômico. estabelecendo relações comerciais e culturais. As pessoas estão cada vez mais descobrindo na Internet uma maneira rápida e eficiente de entrar em contato com pessoas de outros países ou. Como dissemos.6. Optam por países onde a mão de obra. consegue mais força nas relações comerciais internacionais. a matéria-prima e a energia são mais baratas. Uma outra característica importante da globalização é a busca pelo barateamento do processo produtivo pelas indústrias. o homem europeu entrou em contato com povos de outros continentes. dos meios de comunicação via satélite etc. a globalização efetivou-se no final do século XX.

formando assim uma grande Aldeia Global. Junto com a televisão. ligando as pessoas e espalhando as idéias. Saber ler.partes do planeta. a rede mundial de computadores quebra barreiras e vai. . falar e entender a língua inglesa torna-se fundamental dentro deste contexto. pois é o idioma universal e o instrumento pelo qual as pessoas podem se comunicar. cada vez mais.