You are on page 1of 38

Curso de Questões

Comentadas – CESPE/UnB

Prof. Fernando Pestana
fernandopest@yahoo.com.br

Pronome e Verbo
CESPE/UnB – MPE/PI
MINISTERIAL – 2012

ANALISTA

- No trecho “somado aos que vinham sendo
realizados nos últimos anos”, o elemento
“aos” poderia ser corretamente substituído
por àqueles.

Pronome e Verbo
CESPE/UnB – STJ – TODOS OS CARGOS
– 2012
- A partícula “se”, em “Tratava-se então de
uma biblioteca imaginária...” e em “... o lugar
em que se encontravam centenas de
milhares de rolos...”, classifica-se como
pronome reflexivo e retoma, respectivamente,
“uma biblioteca imaginária” e “centenas de
milhares de rolos”.

. “cujos” expressa uma relação de posse..). .Na linha 7 (.Pronome e Verbo CESPE/UnB – STJ JUDICIÁRIO – 2012 – ANALISTA . biblioteca imaginária. cujos livros...

Pronome e Verbo CESPE/UnB – EBC – GESTOR ATIVIDADE JORNALÍSTICA – 2011 DE Texto 1 São Paulo. Dá-se isto: ontem me apareceu um dos redatores da Noite do Rio aqui em casa e além de me pedir uma entrevista pra tal propôs o seguinte: a Noite organiza um Mês Modernista. 18 novembro 1925. . Carlos.

Estou esperando. você e o Martins de Almeida em Minas. versos. Mário . o que a gente quiser. O artiguete poderá ser crítica. Pagam 50$ por artigo. Os escolhidos são: Manuel Bandeira e Prudente de Morais no Rio. pra eu dispor as coisas logo. Me mande com absoluta urgência uma linha sobre isto falando que aceitam. Ciao. eu e Sérgio Milliet em São Paulo. fantasia.Pronome e Verbo Durante um mês todos os dias o jornal publicará um artiguete de meia coluna assinado por um modernista qualquer.

Recebi hoje tua expressa fazendo o amável — e gostoso — convite para escrever umas besteiras na Noite. Salve. avisado. Aceito. O Martins de Almeida.Pronome e Verbo Texto 2 Belo Horizonte. 20 novembro 1925. também aceitou. pois estou certo que foi você que se lembrou do meu nome. Mário. Diga para quando é a joça. . que estamos prontos. E desde já te agradeço o reclame e os cobres.

Um abraço forte do Carlos . a posição dos pronomes átonos está de acordo com a norma culta. . a colocação é livre. no texto 2.Pronome e Verbo Depois escreverei mais longamente. alternando-se usos prescritos e não prescritos pela norma culta.Os dois textos diferem quanto à colocação dos pronomes átonos: no texto 1.

.) indica a escolha dos autores por um registro mais formal de linguagem. dado o caráter institucional do texto. representaria.Pronome e Verbo CESPE/UnB – ANALISTA DE CORREIOS (LETRAS) – 2011 . além de caracterizar desrespeito às regras gramaticais do registro padrão da linguagem. ..A colocação pronominal em “caracteriza-se” (Essa revolução caracteriza-se simultaneamente por uma série. no contexto. o emprego desse pronome antes da forma verbal. uso inadequado da linguagem.

..) e em “tornar-se” (.. o emprego dos pronomes após o verbo em “ensinou-nos” (A ciência moderna ensinou-nos. por isso. ... – 2011 . só se constitui.)..Devido à estrutura sintática em que ocorrem..Pronome e Verbo CESPE/UnB – CNPQ – ANALISTA CIÊNCIA TECNOLOGIA JR.) é obrigatório...ao tornarse. a correção gramatical do texto seria prejudicada se esses pronomes fossem utilizados como em “se constitui” (..

.Pronome e Verbo CESPE/UnB – MPU ADMINISTRATIVO – 2010 – TÉCNICO . o deslocamento do pronome "se" para imediatamente após a forma verbal "concretizar" .Na linha 10.não deverá concretizar-se não prejudicaria a correção gramatical do texto.

em "se torna" (Em termos de segurança.). .. escrevendo-se tornase. provocaria erro gramatical no texto. a frota se torna um apoio fundamental para..Pronome e Verbo CESPE/UnB – ANTAQ – TÉCNICO EM REGULAÇÃO – 2009 .O deslocamento do pronome átono para depois do verbo.

prescindindo-se de outras alterações gráficas. .Pronome e Verbo CESPE/UnB – DPF – AGENTE DA POLÍCIA FEDERAL – 2009 . o pronome átono poderia ser colocado depois da forma verbal "fazemos". sem que a correção gramatical do trecho fosse prejudicada. para se evitar a sequência "nós nos".Na linha 4.

No trecho "e que se tornaram imperceptíveis no espaço homogêneo da escrita". . seria admissível. a colocação do pronome "se" após a forma verbal "tornaram". de acordo com o padrão escrito da língua portuguesa.Pronome e Verbo CESPE/UnB – INSTITUTO RIO BRANCO – DIPLOMATA – 2009 .

em "Tratarei a mim mesmo“ corresponde a me e. por essa razão.A função sintática exercida por "a mim mesmo".Pronome e Verbo CESPE/UnB – STF JUDICIÁRIO – 2008 – ANALISTA . . também seria gramaticalmente correta a seguinte redação: Tratarei-me.

) inferese uma compreensão da morte diferente da que estaria implícita caso tivesse sido empregada a locução verbal Venho morrendo.Pronome e Verbo CESPE/UnB – IRBr – DIPLOMATA – 2012 . flexionado no pretérito perfeito do indicativo. com a expressão adverbial “desde pequena” (Eu sei morrer. .Da combinação inusitada do verbo morrer. Morri desde pequena.

.. ia.. vieram. emprega-se o presente do indicativo com a mesma finalidade: a de realçar fatos ocorridos no passado.No segundo e no quarto parágrafos do texto (Era..... embarcou. .).Pronome e Verbo .. aceitaram..... queriam.

. que calculais. todos no imperativo afirmativo.. 9 e 33 e de verbos na segunda pessoa do plural.(...Pronome e Verbo CESPE/UnB – PF – AGENTE – 2012 Fragmento do poema Ó grandes oportunistas.. foram utilizados os seguintes recursos que permitem que a poeta se dirija diretamente a um interlocutor: emprego de vocativo nos versos 1..)/Ó personagens solenes (.)/ Ó soberbos titulares . que apresenta uma denúncia de atos de abuso de poder.No poema.. ..

eles aproveitam o tempo dos carros parados no semáforo para cumprir essa missão. ocupam a faixa de pedestres. fazem performances e brincam com os motoristas. Com cartazes educativos.Pronome e Verbo CESPE/UnB – MPE/PI MINISTERIAL – 2012 – ANALISTA Fragmento de texto Vestidos de palhaço. .

Pronome e Verbo . as formas verbais “fazem” e “brincam” poderiam ser substituídas pelas formas fazendo e brincando.Sem prejuízo semântico para o texto. . respectivamente.

Pronome e Verbo CESPE/UnB – TJ/ES – JUDICIÁRIO (LETRAS) – 2011 ANALISTA . o uso do futuro do pretérito em “viria” sugere a intenção do autor em manter distanciamento em relação à ideia da “necessidade de autoconhecimento dos indivíduos”. .Na linha 11 (A indispensabilidade da teoria política viria dessa necessidade de autoconhecimento dos indivíduos).

tinha suas fraquezas e imperfeições. mas sabia que isso não o tornava menos humano e digno) por tornasse preservaria as regras gramaticais bem como a coesão e a coerência do texto. ..A substituição da forma verbal “tornava” (.Pronome e Verbo ..

CESPE/UnB – STM JUDICIÁRIO – 2011 – ANALISTA .)... fôssemos.O emprego das formas verbais no subjuntivo “fôssemos” e “tomasse” deve-se à presença do elemento gramatical “Se” (Se nós... mais de duzentas pastas.Pronome e Verbo . apreenderem....) poderia ser corretamente substituída pela forma verbal composta terem apreendido.A forma verbal “apreenderem” (...... .. após policiais.. tomasse.

2011 . respectivamente. por formulam-se e foi privilegiada. .Estaria mantida a correção gramatical se as formas verbais “são formuladas” e “Privilegiou-se” fossem substituídas.Pronome e Verbo CESPE/UnB – CORREIOS – ANALISTA (LETRAS) .

a noção de memória coletiva poderá..) . a conjunção “Se” fosse substituída por Caso.Se.. na linha 18 (Se nos apressarmos a dizer.A locução verbal “havia imprimido” pode ser substituída por imprimira. deveria ser alterado o tempo e mantido o modo verbal empregado na oração condicional. sem prejuízo para a correção gramatical e para o sentido do texto..Pronome e Verbo . .. .

sem alteração do sentido ou da correção gramatical do texto. a forma verbal “tenha” poderia ser substituída por haja. .Pronome e Verbo CESPE/UnB – FUB – MÉDICO – 2011 .Na oração “que tenha sido completamente formada na era da Internet”.

respectivamente. .Pronome e Verbo CESPE/UnB – (DIREITO) – 2011 TJ/ES – ANALISTA .No trecho “Se Mubarak caísse. o que viria em seu lugar”. estaria mantida a correção gramatical do texto caso se substituíssem as formas verbais “caísse” e “viria” por cair e virá.

.Sem prejuízo gramatical ou alteração de sentido.. .) poderia ser substituído por no qual. o pronome “onde” (.Pronome e Verbo CESPE/UnB – MI – ADMINISTRADOR – 2013 ... entre o Espírito Santo e Santa Catarina onde estão depositados petróleo e gás.

mas não o seu sentido. . ainda.. que o Estado tem condições de honrar o pagamento da dívida pública. pratica boas políticas fiscais e arrecada mais do que gasta. . respectivamente..Caso as formas verbais flexionadas “pratica” e “arrecada” fossem substituídas pelas formas nominais praticar e arrecadar.Pronome e Verbo Fragmento de texto Mostra. a correção do texto seria mantida.

fosse flexionado no pretérito imperfeito do mesmo modo verbal (subjuntivo): permitisse.Pronome e Verbo CESPE/UnB – SERPRO – ANALISTA – 2013 .A correção gramatical do texto seria preservada caso o verbo permitir. no segmento “o que exige o desenvolvimento de um novo quadro conceitual e analítico que permita captar”. .

embora não prejudique a correção gramatical do texto.Pronome e Verbo CESPE/UnB – IBAMA AMBIENTAL – 2013 – ANALISTA . altera as relações sintáticas e o sentido original do período.A substituição do trecho “foi finalmente criado o Ministério do Meio Ambiente” por finalmente o Ministério do Meio Ambiente criou-se. .

No último período do texto. sem prejuízo para a correção do texto. .Pronome e Verbo CESPE/UnB – MPU – ANALISTA – 2013 . a palavra “atribuições” está subentendida logo após o vocábulo “as” (as atribuições do Ministério Público brasileiro são muito mais extensas do que as dos Ministérios Públicos desses países). que poderia ser substituído por aquelas.

Não haveria prejuízo para o sentido original nem para a correção gramatical do texto caso se inserisse quando ou se for imediatamente antes de “executada” (Essa blasfêmia contra a razão e a fé.Pronome e Verbo . . é a filosofia da miséria. contra a civilização e a humanidade. executada. não faria senão inaugurar a organização da miséria).

5 milhões de casos) por Foram identificados.Prejudica-se a correção gramatical do texto ao se substituir “Identificaram-se” (Identificaram-se quase 4. .Pronome e Verbo CESPE/UnB – MPU – TÉCNICO – 2013 .

caso a mesma forma de colocação do pronome “se” no segmento “Há. portanto.A correção gramatical do texto seria mantida. .Pronome e Verbo CESPE/UnB – MPU – ANALISTA – 2013 . que se fazer esforço” — anteposição à forma verbal — fosse empregada em “aumenta-se”. “notam-se” e “Destacam-se”.

... não era necessário acampar na porta do tribunal. em textos que requerem o emprego da norma padrão escrita. de onde ninguém podia.) e “de onde” (. por no qual e da qual.. respectivamente.. no texto. é próprio da linguagem oral informal.O emprego dos elementos “onde” (O que tanta gente foi fazer do lado de fora do tribunal onde foi julgado.).Pronome e Verbo CESPE/UnB – PF – ESCRIVÃO – 2013 . razão por que devem ser substituídos.. .

caso o pronome “os”.Seriam mantidas a correção gramatical e a coesão do texto.Pronome e Verbo . em “não os haveria de ter”. fosse deslocado para imediatamente depois da forma verbal “ter”. . escrevendo-se tê-los.

C / 22.C .C / 25.E / 27.C / 21.C / 20.E / 33.E / 11.E / 10.E / 15.E / 31.C / 19.E / 14.E / 18.E / 6.E / 3.C / 5.C / 23.C / 17.C / 2.C / 30.E / 28.C / 13.E / 32.E / 26.Pronome e Verbo 1.C / 4.E / 12.E / 7.C / 29.C / 16.E / 34.C / 24.C / 8E / 9.