You are on page 1of 11

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS MÉDICOS E AUXILIARES

DE DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO, EM REGIME AMBULATORIAL E
HOSPITALAR (ADAPTADO À RN N.º 54 e 71 DA ANS)
ITEM “I”
Contratante
Endereço CNPJ/MF :
Registro da Operadora na ANS:
ITEM “II”
CONTRATADA: , doravante designada simplesmente como CREDENCIADO.
NOME FANTASIA:
ENDEREÇO:
TELEFONE:
CNPJ/MF:
ITEM “III”
Horários de Atendimento:
ITEM “IV”
Especialidades Médicas / Procedimentos Contratados:
Especialidades:
Procedimentos:
ITEM “V”
Perfil Assistencial/ Padrões e Planos liberados para atendimento:
ITEM “VI”
REMUNERAÇÃO:
12

Consulta em Consultório:
Cirurgias e Procedimentos.: Tabela anexa
Retorno de Consultas:
Não se entende como consultas os retornos para reavaliação ocorridos até * dias das
consultas, bem como os atendimentos para avaliação dos exames solicitados.

ITEM “VII”
REAJUSTE

Página 01

na forma e nas condições estipuladas neste contrato. A prestação dos serviços médico-hospitalares será realizada pela CONTRATADA aos indicados da CONTRATANTE prioritariamente para: Página 02 . faz parte integrante deste instrumento. compatíveis com suas habilidades. mais especificamente no item IV do Quadro Resumo.Forma : Livre negociação entre a MEDIAL SAÚDE e o CREDENCIADO Periodicidade : Anual ITEM “VIII” FATURAMENTO Entrega de Faturas: Até o 5º dia útil do mês subsequente ao serviço dos atendimentos realizados do dia 1º ao último dia útil de cada mês. ITEM “IX” PADRÕES LIBERADOS PARA ATENDIMENTO: Padrões Enfermaria: Padrões Apartamento: ITEM “X” DADOS BANCÁRIOS PARA CRÉDITO DOS PAGAMENTOS BANCO: AGÊNCIA: CONTA CORRENTE: CLÁUSULA PRIMEIRA – DO OBJETO 1. especialidades e disponibilidades técnico-profissionais. Pagamento: Dia * do mês subsequente a entrega da nota fiscal / faturamento mensal.1. Parágrafo Primeiro. observando os padrões estabelecidos pelos órgãos de classe e instituições de fiscalização profissional em geral. Pelo presente instrumento e na melhor forma de direito. aos indicados pela CONTRATANTE os serviços de assistência médico-hospitalares. bem como as regulamentações editadas pelo Conselho de Saúde Suplementar – CONSU e pela ANS – Agência Nacional de Saúde Suplementar. a CONTRATADA se compromete a prestar. para todos os fins e efeitos jurídicos.

Lactantes. por consequência. Gestantes. V. Crianças com até 05 (cinco) anos de idade. Associados com 60 (sessenta) anos ou mais de idade.I. VI. em qualquer situação. tratamento ou prevenção de doenças. Consulta médica aos usuários da Contratante. III. vacinas. IV. Parágrafo Quarto. Encaminhamento para internação e acompanhamento hospitalar. ficará isenta de quaisquer pagamentos. Parágrafo Terceiro. Serviços de anestesiologia. Tratamento clínico ou cirúrgico experimental: é aquele que emprega fármacos. quando for o caso. Execução de procedimentos diagnósticos. mesmo que decorrentes de acidente pessoal: a. II. Casos de urgência e emergência. CLÁUSULA SEGUNDA – DOS SERVIÇOS Os serviços prestados compreendem: I. Ficam expressamente excluídos deste Contrato os serviços abaixo relacionados. Execução de serviços de urgência/ emergência. Solicitação de exames para diagnóstico. Parágrafo Segundo. eficácia e esquema de utilização ainda sejam objeto de pesquisas em fase I. Lactentes. Parágrafo Primeiro. Parágrafo Quinto. nota promissória ou quaisquer outros títulos de crédito. Fica vedado à CONTRATADA exigir dos usuários da CONTRATANTE. ou que Página 03 . realizado com padrões técnicos e de conforto material sem qualquer distinção. terapia. II. VI. caução. Todos os atendimentos prestados em desacordo com o estabelecido neste instrumento não serão reconhecidos pela CONTRATANTE que. II ou III. testes diagnósticos. no ato ou anterior à prestação do serviço. Execução de procedimentos cirúrgicos e acompanhamento pós-operatório. III. V. depósito de qualquer natureza. VII. Os serviços serão prestados pela CONTRATADA nas dependências do Centro Médico Integrado. aparelhos ou técnicas cuja segurança. Na prestação dos serviços será dispensado aos usuários do CONTRATANTE o mesmo tratamento concedido aos demais pacientes da CONTRATADA. IV.

ou não reconhecidos pelas autoridades competentes. Ao CONTRATANTE é assegurado o direito de solicitar. por escrito. fora do perfil assistencial estipulado ou prestado a usuários diversos. IV . Os serviços serão prestados pelo (a) CONTRATADO (A) no (especificar o(s) local(is) de atendimento). Fornecimento de medicamentos e produtos para a saúde importados não nacionalizados: medicamentos e produtos para a saúde importados não nacionalizados são aqueles produzidos fora do território nacional e sem registro vigente na Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA.utilizem medicamentos ou produtos para a saúde não registrados no país. Consultas domiciliares ou em estabelecimentos hospitalares de saúde. nos horários e situações abaixo relacionadas: I . Parágrafo Primeiro. Parágrafo Sexto. Página 04 .Característica da agenda e prioridades (marcação prévia. fora do (s) especificado (s) como endereço de atendimento. na forma de relatório médico. a qualquer tempo. informações complementares sobre a condição clínica do paciente. Tratamentos ilícitos ou antiéticos. hora de chegada). somente será remunerado pelo CONTRATANTE se estiver por ela devidamente autorizado. ou pela emissão de guias ou liberação. poderão ser realizados. assim definidos sob o aspecto médico.Atendimento hospitalar eletivo. mediante autorização da CONTRATANTE e contraprestação específica. etc. c.DO LOCAL DA PRESTAÇÃO DOS SERVIÇOS. II . III . cujos valores serão acordados entre o Contratante e as partes. laudo de exames.Identificar horários e dias da semana. Todo e qualquer serviço e/ou procedimento não objetivado no item IV do Quadro Resumo. Parágrafo Sétimo. bem como aqueles considerados experimentais pelo Conselho Federal de Medicina – CFM.Atendimento hospitalar emergencial. b. bem como atendimentos de urgência ou emergência. CLAUSULA TERCEIRA . ou o tratamento a base de medicamentos com indicações que não constem da bula registrada na Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA.

O CONTRATADO poderá desmarcar a consulta. Fornecer identificação ao usuário/pacientes a fim de que possa se valer dos direitos ora contratados junto ao CONTRATADO. desde que comunique o fato ao beneficiário/paciente. sem que.DAS OBRIGAÇÕES DO (A) CONTRATADO (A). Zelar para que os serviços ora contratados sejam executados com diligência e perfeição. Parágrafo Terceiro. Fica caracterizada como “retorno” e. O (A) CONTRATADO (A) fica obrigado (a) a: Página 05 . O beneficiário/paciente também poderá reagendar seu atendimento de acordo com a disponibilidade do CONTRATADO. interfira na relação médico-paciente. Parágrafo Quarto. caso se refira a mesma patologia em tratamento ou para avaliação de exames complementares solicitados. V. portanto. II. Dar conhecimento aos usuários/pacientes das obrigações e responsabilidades que lhes cabem acerca dos serviços objeto deste contrato. não será cobrada a consulta realizada em prazo menor do que *** dias da consulta antecedente. caso não possa atender naquele dia e/ou horário. adiando-a ou antecipando-a. bem como na conduta diagnóstica e/ou na proposta terapêutica adotadas pelo CONTRATADO (A). VI. desde que consentâneos com a ética e o saber científico preconizado na atualidade. com isso. cumprindo rigorosamente o estabelecido neste contrato.DAS OBRIGAÇÕES DA CONTRATANTE. III. O CONTRATANTE fica obrigado a: I. CLÁUSULA QUARTA . Informar previamente ao (a) CONTRATADO (A) sobre toda e qualquer anormalidade que possa influir no atendimento dos usuários.Parágrafo Segundo. A responsabilidade pelo atendimento médico estabelecido no presente contrato fica restrito ao dia e horário comunicado por escrito ao CONTRATANTE. IV. CLÁUSULA QUINTA . Pagar os serviços prestados nas formas e condições ajustadas neste instrumento. Zelar para que o CONTRATADO (A) atenda o usuário da CONTRATANTE dentro das normas impostas pelo exercício da profissão.

observadas as coberturas de cada plano ou modalidade. observadas as questões éticas e o sigilo profissional. apresentar informações sobre a produção assistencial. Atender os usuários/ pacientes dos serviços da CONTRATANTE com observância de suas necessidades. Os valores ora pactuados serão reajustados anualmente. as gestantes. Caso a ANS requisite. privilegiando os casos de emergência ou urgência. III. REAJUSTES E DESCONTOS Pelos serviços avençados neste CONTRATO. considerando 12 (doze) meses da data de assinatura do presente contrato. quando requisitados pela ANS. assim como as pessoas com mais de sessenta e cinco anos de idade. Agência Nacional de Saúde Suplementar e Conselho Federal de Medicina. conforme negociação entre o Contratante e o Contratado.AUSÊNCIA DE EXCLUSIVIDADE Página 06 . Observar como retorno de consulta o prazo máximo de *** dias a partir de quando poderá ser cobrada nova consulta. lactentes e crianças de até cinco anos. Atender os usuários da CONTRATANTE de acordo com as normas gerais editadas pelo Ministério da Saúde. inclusive o CID 10. a CONTRATANTE pagará à CONTRATADA os valores estabelecidos no ANEXO I (incluir possível tabela de preços que distingam determinados serviços). ou seja. CLÁUSULA OITAVA . V. II. O retorno de consulta para a mesma especialidade médica será de ** (***) dias. CLÁUSULA SEXTA – DAS REMUNERAÇÕES. CLÁUSULA SÉTIMA – DA AUSÊNCIA DE VÍNCULO O CONTRATADO não manterá qualquer tipo de vínculo hierárquico ou empregatício com o CONTRATANTE e tampouco com seus representantes legais. O CONTRATADO deverá. os dados assistenciais dos atendimentos prestados aos usuários. disponibilizar ao CONTRATANTE.I. IV. observadas as questões éticas e o sigilo profissional. para efeitos de informação da produção assistencial. Observar com rigor os preceitos éticos editados pelo Conselho Federal de Medicina e constantes do Código de Ética Médica. VI. lactantes. Parágrafo Primeiro. sendo que no pronto atendimento não há retorno de consulta. os dados assistenciais dos atendimentos prestados aos usuários. Parágrafo Segundo.

contados da data do recebimento da notificação. a CONTRATADA obriga-se a manter a internação prestando atendimento até que haja substituto na mesma especialidade para dar efetivo acompanhamento.Informar no prazo de 10 (dez) dias. Parágrafo Segundo.Disponibilizar as informações necessárias à continuidade do tratamento com outro profissional de saúde.Caso a rescisão ocorra durante período de internação de usuário da CONTRATANTE. dissolução ou liquidação. . b) Descumprimento de qualquer cláusula e/ou condição contratual. Na hipótese de rescisão do presente instrumento por qualquer das partes contratantes. II – A CONTRATANTE obrigada a: . contados a partir de sua assinatura. mediante prévia notificação a parte contrária. ou mesmo ser rescindo. O presente contrato.O CONTRATADO obrigado a: . de acordo com a vontade das partes ou de uma parte ou prorrogado. os recursos assistenciais disponíveis para a continuidade de seu tratamento.Comunicar os pacientes identificados pela CONTRATADA. desde que requisitado pelo paciente. nos casos a seguir enumerados. também. sem qualquer multa em favor da parte contrária. poderá ser rescindido de pleno direito. insolvência. . pacientes particulares. CLÁUSULA NONA – DA VIGÊNCIA A vigência do presente contrato será de 12 meses. na forma do item I. CLÁUSULA DÉCIMA – DAS PENALIDADES Página 07 . a relação dos pacientes que estão em tratamento continuado. pré-natal. sem prejuízo de outros previstos em lei ou no presente contrato: a) Falência. fica: I . na forma que melhor lhe convier. pré-operatório ou que necessitam de atenção especial. podendo ser revisado. bem como beneficiários de outras operadoras de planos de saúde e outros convênios públicos ou privados. mediante notificação expressa à parte contrária com 60 (sessenta) dias de antecedência.O presente contrato não é gravado com cláusula de exclusividade ficando livre o CONTRATADO para continuar a atender em seu domicílio profissional. Parágrafo Primeiro.

observar as normas Página 08 . podendo. independentemente de sua natureza jurídica constitutiva. d) Examinar toda e qualquer documentação que possa servir como comprovação do exato cumprimento das cláusulas e condições estabelecidas no presente contrato. será considerada como mera liberalidade e não constituirá perdão. em fornecer todas as informações solicitadas. 2. 4. Parágrafo Primeiro. A CONTRATANTE deverá respeitar a autonomia técnica da Contratada. Fica a CONTRATANTE autorizada a proceder à auditoria prévia dos prontuários médicos de seus conveniados in loco devendo. As partes se comprometem. nem novação de quaisquer direitos ou obrigações. quando requisitado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). a qualquer tempo.Havendo o descumprimento de qualquer cláusula ou dispositivo deste Instrumento. renúncia. podendo a parte tolerante. sempre observando as questões éticas e de sigilo profissional. O atraso no pagamento acarretará em multa de 2% (dois por cento) e juros de 1% (um por cento) ao mês. CLÁUSULA DÉCIMA SEGUNDA . CLÁUSULA DÉCIMA PRIMEIRA – DO PAGAMENTO O pagamento será efetuado pela CONTRATANTE Até o 10º (décimo) dia útil do mês subsequente ao serviço dos atendimentos realizados do dia 1º ao último dia útil de cada mês. em relação a qualquer cláusula ou outra obrigação contemplada pelo presente contrato. b) Fiscalizar suas instalações e equipamentos. calculados “pro-rata-die”. a parte infratora pagará à parte contrária. impor contratos de exclusividade ou de restrição à atividade profissional. Fica expressamente vedado às partes. c) Verificar a realização dos serviços prestados. Eventual tolerância de uma das partes em relação a qualquer infração ou inadimplência cometida pela outra parte. exigir da outra o fiel cumprimento das obrigações aqui assumidas pela outra parte. contudo: a) Indicar auditor para constatação dos procedimentos a serem realizados. multa equivalente a 10% (dez por cento) do valor médio considerando os três últimos faturamentos. entretanto.DAS DISPOSIÇÕES GERAIS 1. 3. nem tampouco alteração tácita do presente instrumento. Parágrafo Único.

Toda a responsabilidade civil e criminal decorrente dos atendimentos prestados aos beneficiários da CONTRATANTE caberá exclusivamente a CONTRATADA desde que comprovada sua culpa. sendo que sua validade dependerá da anuência expressa de ambas as partes. 13. em face da CONTRATADA. por quaisquer indenizações ou pagamentos que lhe venha a ser impostos. desde já. 12. 5. os termos do presente contrato. Fica expressamente vedado às partes transferir a terceiros. A CONTRATADA compromete-se a manter sua situação fiscal regular perante todos os órgãos públicos federais. O CONTRATADO autoriza. as normas e rotinas que venham a ser editadas. 10. estaduais e municipais. bem como. durante o período de vigência deste Contrato. A CONTRATADA. Qualquer alteração das cláusulas estipuladas neste contrato somente poderá ser efetivada mediante Aditivo Contratual. 8. 9. 6. em seu Manual de Usuário e outros meios que julgar necessário. expressamente. A CONTRATADA deverá respeitar e obedecer ao Regulamento Interno da Contratante.editadas pelo Conselho Federal de Medicina em relação à análise dos documentos. despesas processuais e honorários advocatícios. autoriza a divulgação de seu nome e dos seus serviços pela CONTRATANTE. 7. 15. sem prejuízo dela CONTRATANTE requerer indenização pelos danos causados ao seu nome e à sua imagem. A CONTRATADA atenderá os usuários indicados pela CONTRATANTE conforme horário de atendimento. o CONTRATANTE a examinar e auditar o prontuário médico dos usuários verificando os fornecimentos e a Página 09 . nos termos da lei. Caso a CONTRATANTE venha a ser acionada judicialmente em decorrência de qualquer desses atendimentos. Para o cumprimento do ora avençado. inclusive por custas. fica-lhe assegurado o direito de regresso. sigilo médico e procedimentos adotados pelos seus auditores. a CONTRATANTE se obriga a utilizar pessoal legalmente habilitado. desde que não conflitantes com os termos e condições do presente contrato. descrito no item III do Quadro de Resumo. 14. total ou parcialmente. ainda. 11. As partes se obrigam a respeitar e cumprir o Código de Ética Médica e as Resoluções emanadas dos Conselhos Federal e Regionais de Medicina.

O usuário/paciente deve ser atendido dentro da melhor técnica médica. este último fica obrigado a prestar esclarecimentos. 17. 19. Na Hipótese de haver queixas de usuários/pacientes quanto ao atendimento prestado pelo CONTRATADO. Página 010 . por escrito. no prazo máximo de 05 (cinco) dias a contar da data de recebimento da notificação pelo CONTRATANTE. O CONTRATADO terá 30 (trinta) dias para análise de discussão das divergências apontadas pelo CONTRATANTE. Os casos omissos serão regulados pela legislação em vigor pertinente à natureza da presente avença.DAS DIVERGÊNCIAS As divergências apontadas pela CONTRATANTE serão descontadas do pagamento referente à competência em que ocorreram. O presente instrumento não gera qualquer direito de exclusividade entre o CONTRATANTE e o CONTRATADO. Parágrafo único. CLÁUSULA DÉCIMA QUARTA – DO FORO As partes elegem o Foro da Capital de Arapiraca-AL. CLÁUSULA DÉCIMA TERCEIRA . 16. quanto ao serviço prestado. para dirimir quaisquer dúvidas oriundas do presente contrato. renunciando previamente a qualquer outro. 18.realização dos serviços médicos e técnicos e de toda e qualquer documentação que possa comprovar o exato cumprimento das cláusulas e condições estabelecidas no presente contrato. por mais privilegiado que possa ser.

em 02 (duas) vias de igual teor e forma. Arapiraca-AL. 28 de Abril de 2016. ____________________________________________________________ CONTRATANTE ____________________________________________________________ CONTRATADO Testemunhas: _________________________________________________ _________________________________________________ Página 011 .E. firmam as partes o presente instrumento. na presença de 02 (duas) testemunhas. por estarem assim justas e contratadas.