You are on page 1of 7

1

E então chegou a primavera. ed. O urso sabia que o inverno estava chegando. Trabalharam bastante. carregando mapas enormes. binóculos e estranhos aparelhos. Depois chegaram outros homens. As folhas das árvores haviam amarelecido e começavam a cair. Frank. Quem ali chegasse não reconhecia a antiga floresta. era sinal de vento e neve. cavaram buracos e transportaram a terra retirada em gigantescos caminhões. Ele precisava arranjar uma toca para se esconder. 2 . Mudaram tudo de lugar. E foi exatamente o que ele fez. Rio de Janeiro: Ediouro. Era urso? 3. faziam cálculos e pareciam muito ocupados. Quando os gansos voavam naquela direção e as folhas caíam das árvores.TASHLIN. Era Urso? História original e ilustrações de FRANK TASHLIN Tradução de ESDRAS DO NASCIMENTO Era uma vez um urso que gostava muito de passear pela floresta. dezenas de homens entraram na floresta. Dias depois. Uma grande fábrica foi construída em cima da toca onde o urso dormia. Traziam imensas pás. Um dia ele olhou para o céu e viu um bando de gansos voando para as zonas mais quentes. Derrubaram árvores. As chaminés atravessavam a neve e soltavam fumaça para todos os lados. Andavam de um lado para o outro. 1999. tratores e serras elétricas.

O que eram aqueles enormes edifícios? E aquelas chaminés soltando fumaça? O urso fechou e abriu os olhos várias vezes. ___ Olhe aqui! Ou você vai trabalhar agora mesmo. ___ Deixe de conversa fiada e vá trabalhar! O vigia não estava brincando. não estava sonhando. com nervosismo. Olhou para os lados.O urso acordou. A escuridão era grande. Não quero gente suja aqui na fábrica. Subiu os degraus. Olhou em volta. Sou apenas um urso. Bocejou de novo e caminhou. Beliscou-se no braço. Pensou que estava sonhando. o urso viu uma luz. O que era aquilo? Onde estavam as árvores? Cadê os pássaros? E as flores? O que havia acontecido? Aquilo tudo era muito esquisito. tome banho. ou eu chamo o chefe. E levou o urso à sala do chefe: 3 . ___ Trabalhar? Eu? Por quê? Não sou operário. Ele não estava compreendendo nada. espreguiçou-se. você aí! Que está fazendo aqui no pátio? Vá trabalhar. Infelizmente aquilo tudo era verdade. Troque de roupa. Lá adiante. Ainda estava com muito sono. chegou à porta da toca e parou de repente. Não. Um vigia aproximou-se: ___ Ei. ele não podia ver quase nada. ___ Urso? Essa é muito boa! Um urso! Ora veja! O vigia soltou uma gargalhada. coçou o nariz e bocejou. Queria mesmo que o urso fosse trabalhar. faça a barba e vá trabalhar.

o gerente. Na sala do diretor as secretárias olharam com espanto para o urso. faça a barba. o senhor precisa acreditar em mim. Vá trabalhar. que é melhor. faça a barba e troque de roupa. Nasci na floresta.. tome banho e pare com essa mania de querer passar por urso. ___ Mas o senhor está enganado. O presidente sorriu: 4 . Precisamos de você lá embaixo. Mas ele está teimando que é um urso e não quer trabalhar. entraram na sala o vigia. Vá tomar banho. o diretor e o vice-presidente. É verdade ___ disse o urso. Havia cortinas nas janelas e quadros pendurados nas paredes. Não conseguiu convencê-lo de que era. O diretor levantou-se e apontou para ele: ___ Basta de brincadeira. sempre vivi por lá. Precisa trocar de roupa. A sala do presidente era muito bonita. na fábrica. um urso: ___ Deixe de conversa mole. Ele está imundo. ___ Mas eu sou um urso. ___ Mas eu sou um urso. O urso apontou para trás: ___ Eu não queria vir. mas eles me trouxeram.___ Encontrei este operário lá fora. ___ Então vamos falar com o diretor. o chefe. Atrás do urso. Troque de roupa. Vou levá-lo ao presidente. Juro que sou um urso. fazer a barba e tomar banho. de fato. Eu sou um urso de verdade. O vice-presidente já sabia da história do urso e estava furioso: ___ Você não é urso coisa nenhuma. E foi levado ao gabinete do gerente..

então? ___ Mas eu sou um urso! Entraram todos no carro do presidente e foram ao jardim zoológico. meu filho. equilibrou-se lá em cima e gritou: ___ Ele precisa deixar de ser bobo e parar com essa mania. Continuando a pedalar a bicicleta. que estava aprendendo a fazer acrobacias na bicicleta. com a gente. ___ Mas eu sou um urso! O presidente fechou a cara: ___ Deixe de bobagem. Um ursinho. Sei que você não é um urso. Troque de roupa e vá trabalhar. Por que vocês não dão um banho nele? 5 . tome banho. um filhote de urso aproximou-se das grades e gritou: ___ Você precisa de um banho. E eu posso provar. Você não é um urso coisa nenhuma. troque de roupa e vá trabalhar. Faça a barba. ___ Ele é o não é um urso? ___ perguntou o presidente aos animais do circo. não vivem? Pois. um deles respondeu: ___ Mas é claro que não. Se ele fosse um urso estaria aqui dentro do picadeiro e não aí fora nas arquibancadas. Os ursos vivem nos circos e zoológicos. O urso reclamou: ___ Mas eu sou um urso! Então. Quando cegaram perto da jaula dos ursos. vagabundo! O presidente botou todo mundo no carro outra vez e foram para a pracinha onde havia um circo. Você está muito nervoso. Se ele fosse urso estaria aqui dentro. Não precisa esconder nada.___ Calma. o presidente apontou para o urso e perguntou: ___ Ele é um urso ou não? Um urso que estava dentro de uma jaula respondeu: ___ Claro que não.

O urso sabia que os gansos voavam naquela direção e as folhas caíam das árvores apenas quando o inverno se aproximava. fazer a barba e trocar de roupa”. 6 .. então para o céu. E vários meses se passaram. Mas quando chegou perto. Os operários foram para casa. o vice-presidente. mulher. Não sou urso. Estava na hora de procurar uma toca para se enfurnar. o presidente. que precisa tomar banho. O urso pensou em esconder-se por lá. pensou: “Eu não posso entrar nessa toca..O urso. até se cansar. ao lado dos operários. Olhou. Sou apenas um homem preguiçoso. Lá adiante havia um buraco entre as raízes de uma grossa árvore. As folhas das árvores começavam a cair. E viu um bando de gansos voando para os trópicos. O urso não tinha casa. o gerente. Mas um dia a fábrica fechou. e não sabia para onde ir. Caminhou horas e horas sem destino. o chefe e o vigia saíram do circo e voltaram à fábrica. nem filhos. o diretor. E puseram o urso a trabalhar numa grande máquina.

”. pensou. O urso ficou triste. A neve cobriu tudo. 7 .. dormiu e sonhou. que precisava tomar banho. assustado. Sozinho no meio da neve e do gelo. O frio aumentou.. que era um urso. Tudo tão quentinho. A neve começou a virar gelo.. “Como está gostoso aqui dentro. E agora?” Deitou-se outra vez de costas. lembrou-se do vigia.Veio o inverno.. do chefe.. O urso deitou-se no fundo da toca. ele se lembrou com saudade do tempo em que trabalhava fábrica: “Como era bom lá dentro. . bocejou. do gerente. o urso batia o queixo e se encolhia.. Sentado no chão. fazer a barba e trocar de roupa. do diretor. espreguiçou-se. do vice-presidente e do presidente: “Todos eles diziam que eu não era um urso.. coçou a barriga. Lá na certa haveria calor. Achavam que eu era apenas um preguiçoso. A floresta desapareceu embaixo dos flocos brancos.. Com dificuldade entrou na toca. “Seu eu fosse um urso. afastou a neve em redor e caminhou para a toca.” O frio foi piorando cada vez mais.. cochilou. O urso tremia de frio. O urso levantou-se com dificuldade..” De repente.

Related Interests