You are on page 1of 14

Angry Birds

Nota: Este artigo é sobre a série Angry Birds. Para o jogo original, veja Angry Birds (jogo
eletrónico).
Angry Birds

Gênero(s)

Puzzle

Desenvolvedora(s) Rovio Entertainment
Criador(es)

Raine Mäki, Harro Grönberg, Mikko Häkkinen

Primeiro título

Angry Birds
10 de Dezembro de 2009[1]

Spin-off(s)

Bad Piggies, Angry Birds Go!
Rovio.com

estilo cómico e preço baixo. Symbian e Windows Phone.[5] "um dos grandes êxitos de 2010"[6] e "a aplicação móvel mais bem sucedida de sempre". o jogo lançará um filme adaptado dos ambientes e personagens do consagrado aplicativo.7 bilhões de transferências em todas as plataformas incluindo as versões especiais e padrão.[3] o que impulsionou a companhia a redesenhar versões para outros smartphones móveis de ecrã táctil. A partir dai expandiu-se para os consoles e PC.[2] Mais de 12 milhões de cópias foram compradas da Apple's App Store. número de vidas limitado e a inclusão de mais de um cenário na mesma fase.Portal de jogos eletrônicos Angry Birds é uma série de jogos desenvolvidos pela finlandesa Rovio Entertainment. Angry Birds foi muito elogiado pela combinação viciante da jogabilidade. a empresa lançou o 'Angry Birds 2'. com novos personagens (pássaro prateado). [11] {{{title}}} Os protagonistas de bom humor Desenvolvedor Rovio Ano 2009 Origem Estados Unidos Gênero Jogar Pássaros em porcos Plataformas De celular até calculadora Avaliação (oink) Idade para jogar 10 30 . Inspirado no inicio por esboços de pássaros desenhados sem asas. Com um combinado de 1. em 2016. funcionalidades (é possível escolher a ordem de cada pássaro).[7] [8] [9] Em Agosto de 2015. A sua popularidade fez com que fossem criadas versões de Angry Birds para computadores e consoles. O lançamento do filme americano deve acontecer no dia 12 de Maio de 2016.[4] já foi chamado ao jogo "um dos principais jogos do momento". o primeiro jogo foi lançado para Apple iOS em Dezembro de 2009. [10] O sucesso do Angry Birds é tão grande que. marketing com mercadoria própria com os próprios personagens e até planos para um filme e séries de televisão. incluindo os sistemas operativos Android.

Friends (no Facebook).Também disponível para PC e aplicativo para Google Chrome! Angry Birds tem 7 jogos: Angry Birds.. Seasons. a chance de esta possuir o jogo é de 99% já que este jogo é para o celular o que o Mario é para a Nintendo. marrom. um plágio do Mario Kart e também Angry Birds Epic. nele você joga um pinto vermelho em porcos verdes (como a guerra entre corinthianos e paumerences)se junta as cores vai dar cor de mer. Rio. Índice  1 Origem  2 História  3 Pássaros  4 Tipos de Porcos  5 Episódios do 1º jogo  6 Versões  7 Desenho mimado  8 Vídeos  9 Ver também . Se uma pessoa possui tablet ou smartphone. Após isso os produtores de saco cheio e resolveram criar jogos mais originais como Angry Birds Go!.. Em 2013 veio um desenho animado e com isso eles resolveram dar nominhos aos personagens para ficar mais cool. sendo todos a mesma bosta com umas toscas diferenças. outro plágio só que do Final Fantasy. Space e Star Wars.Angry Birds ou Pássaros Raivosos é aquele jogo que seu primo joga no celular enquanto está cagando no banheiro. o Halo é para o Xbox 360.

desde os anos de 1970 seus traços foram sendo modificados até surgirem na forma que hoje se apresentam(ignore isso tb): pequenos pássaros sem asas e animais que imitam armas. História Um bando de porcos verdes roubam os ovos dos pássaros raivosos (pra fazer omelete). mas.Origem Sobre seu surgimento ainda não há muito conhecimento mas dizem as lendas maias(ignore essa baboseira) que o Angry Birds. Em que ponto ele terá que sofrer essa pressão para atingir o porco?" e um universitário de ciências da computação (pessoa anormal é claro) lê sua prova de física tem uma ideia fantástica da qual mudaria sua vida (que vida?) criar um jogo! porque não?!! afinal é só nisso que um nerd (digo fanático por jogos) pensa...3) que será arremessado em uma curva com força de 30N ele precisa atingir um porco verde que está no ponto (15. O local onde tudo começou ainda é incerta. surgiu de uma seção de tortura também conhecida como prova de física. Como muitos sabem os professores de exatas costumam contextualizar tudo. e acho q foi depois dessa prova que surgiu o Angry Birds A origem remota do desenho ainda não foi descoberta. porém em um certo ponto do trajeto ele sofre uma pressão x e sua função deixa de ser exponencial.4). nem sempre de uma bela forma afinal você tem que ser ninja pra lidar com exatas. teve uma ideia pra outra questão de sua prova que era a seguinte: "Suponhamos que existe um passarinho amarelo no ponto (2.. e isso ocasionou essa guerra infinita Pássaros Red quando virou travesti caiu num sutiã . os matando e se matando no processo também. e um belo dia este professor depois de muitos dias sem ver a luz do sol por estar apenas em casa fazendo calculos. e para salvar a espécie eles se jogam contra os inimigos.

 Vermelho grandão/Big Brother/Terence: um grandão muito foda que destrói muita coisa. ele não aparece no Space. o público vaiou ele quando estava de passagem pelo carnaval no Rio e ele fugiu pro quinto dos infernos. E no Space. Vermelho ou Red: O pássaro principal do jogo é também o único que não tem nenhum poder especial. então você só vai querer usar ele quando não tem paredes de pedra ou similares. aí os azuizinhos vão lá e detonam tdinho. além de ser grande ele explode destruindo metade da fase junto. mas aí ele melhora pq ele pode transformar tudo que toca em gelo. ele parece simplesmente inútil. Assim como o azul.  Preto ou Bomb: O melhor pássaro do jogo. só que de capacete. mas as vezes. tem gente que pensa que ele vira um cubo de gelo gigante que caga gelo. mas como já era grande ele não cresce. a gente pode pensar que ele sofre uma experiência com soro de supersoldado que dá errado e vira o hulk. mas ele é util porque ele pode destruir áreas enfraquecidas pelos outros passarinhos No Angry Birds Space.que quando é ouvido por um porco faz com que dê um pulo de alegria . por ser tão odiado pela maioria dos jogaddores. eles fazem a mesma coisa. no fim das contas. mas eles são tão pequenos que não causam quase dano nenhum e por um minuto você pensa que entrou em rage. tudo que faz é soltar um grito tosco. O único problema é que ele é tão raro quanto o bloco "I" do tetris e só aparece nas fases que realmente são fodas. mas é útil tendo como poder voltar como um bumerangue no ar quando você toca na tela. Por causa desse ato covarde. Parece que.só que na verdade é o vermelho um pouco mais forte.(no meio do espaço onde o som não se propaga).no Space.  Azuis: Quando você toca de novo na tela ele se multiplica em três passarinhos pequenos o que é útil contra vidro. algumas vezes é melhor jogar o pássaro com tudo do que fazer ele botar o ovo. .  Amarelo ou Chuck: Quando você dá um toque na tela ele fica mais rápido. No Space ele dá uma melhorada. só que ele fica mais fraco (isso é pra ele parar de se achar só porque tá usando uma máscara). Por algum motivo.  Verde/Tucano/Hal: O segundo pássaro mais legal do jogo. E no Space. não sofre mudanças no Space. porque você pode mirá-lo onde quiser.e você está usando estratégia porquê ele pode quebrar um montão de tábua de madeira.  Branco ou Matilda: Ele bota um ovo explosivo quando você toca na tela. só fica verde. as chances de você acertar alguma coisa são infimas. gelo e neve. ele aparece em pé na construção dos porcos olhando seus colegas terroristas com cara de boboca débil mental. que é útil em ângulos estranhos e cantos frágeis. uma fase antes de entrar no jogo. mas o dano que ele causa é tão pequeno quanto o dos pássaros azuis. e quando isso acontece você tem que resetar a fase mil vezes até conseguir fazer algo de útil com ele.

Tipos de Porcos  Porco Pequeno: O mais fácil de derrubar.Introduz os pássaros principais do jogo: o vermelho. Episódios do 1º jogo  Poached Eggs . No mínimo 2 passarinhos bombas  Porco Gordo: Esse porco é tão foda quanto o Porco rei. qualquer merdinha acaba com ele também  Porco de Capacete: Ele é muito forte. apenas um passarinho preto pode derrotá-lo ou um bloco maior do que a bunda da mulher melancia  Porco Rei: Ele é o porco mais fodudo do jogo. o azul. o rapidinho. só os blocos grandes podem derrubá-lo. ele é tão grande que se compara com a Sua Mãe. Basta cair um bloquinho menor do que uma bactéria para destruí-lo  Porco Grande: Ele é só um pouquinho mais forte do que o anterior. No desenho animado ele passa a aderir o movimento emo ao usar o capacete pra cobrir os olhos. o bomba e o caga-ovos. Laranja ou Bubbles: Se incha como um balão de aniversário e só é útil se você conseguir fazer ele atravessar uma tábua de madeira e entrar no meio da construção dos porcos. Nem um passarinho bomba pode derrotá-lo. .  Mighty Hoax .Fase inútil que não introduz uma única bosta. Só aparece no Space  Chef Porco: Inútil que só aparece no desenho animado e é um dos protagonistas dele. Angry Birds iniciando a dominação mundial  Rosa ou Stella:Uma passarinha que tem a útil habilidade de assoprar bolhas fazendo os porcos cantarem "I believe i can fly" após caírem cantarem "I believe i can fall" a "namoradinha" do vermelho que não faz porra nenhuma.  Porco Bigodudo: Ele é muito foda.

 Surf And Turf .  Bad Piggies . o passarinho bexiga e celebra o 2º.Celebra o 5º aniversário do jogo e introduz fases baseadas nos fãs.  Flock Favorites .  The Big Setup .Introduz o pássaro cor-de-vinho baleia. e o 4º aniversários do Angry Birds.  Short Fuse .Faz uma promoção do Bad Piggies. nada.Introduz a Grande Águia(Mais foda do que o Terence) e fases do facebook.  Ham 'em High .Introduz a passarinha cor de rosa.Introduz novas fases com o visual dos episódios favoritos dos fãs.  Red's Mighty Feathers .  Mine and Dine . as sementes de crescimento(Que vai fortalecer o ataque dos pássaros).introduz um poder novo pro Red (o que vai ajudar a torná-lo mais útil) e o modo defensor do ovo onde os porcos com seus veículos quase inspirados nas invenções de Leonardo da Vinci fazem de tudo para roubar UM mísero ovo e quando conseguem ainda dão uma risada HIHIHEHEHAHA! semelhante a de um personagem de um certo anime.  BirdDay Party .  BirdDay 5 . Danger Above . que são boas.Serve de depósito pra guardar os ovos que o jogador achar durante o jogo e introduz o nível do Porco Rei.Outra fase inútil que introduções. .Introduz o pássaro bumerangue.Introduz um poder novo pro Bomb e poções (que vão ajudar os pássaros a detonar os verdinhos). mas conhecido como Hal. o terremoto(que vai dar uma folguinha pros piu-pius antes do primeiro lançamento) e o estilingue do rei(que vai fazer o pássaro chegar na casa dos porcos mais rápido). um spin-off do angry birds.  Golden Eggs .Introduz uma luneta(que vai ajudar o jogador a decidir onde o penoso vai cair). o 3º.

e como os pássaros estavam drogados. E ainda tem aqueles que usam a desculpa de que "senão seria impossível . e na favela encontraram um monte de traficantes de pássaros e provaram a maconha deles e quiseram mais. eles fazem a mesma promessa se fossem re-libertos. Então agora os pássaros viajaram para o espaço para detê-los. como o próprio nome dessa versão diz. Aí os angry birds vão lá e capturam eles de volta. No fim. onde eles têm os seus ovos roubados por porcos verdes e enfrentam eles numa área de obras infinitas  Seasons: Os porcos roubaram os ovos de novo porque continuam querendo fazer omelete. quando os pássaros conseguem fugir rápido o bastante pros angry birds não conseguirem alcançar eles de novo. detonavam as gaiolas facilmente. é a versão mais gay do jogo. como dá pra ver quando eles fogem das gaiolas. aí os porcos foram lá e abduziram os ovos dos pássaros enquanto eles caçavam maconha no Rio.Versões Nem Hal Jordan escapou dos ataques destes pássaros. porque em vez de ter dragões e robôs gigantes lutando. SURPRESA!!! Eles estavam mentindo de novo.  Normal: O primeiro jogo dos pássaros. e os passarinhos vão atrás deles porque continuam querendo fazer costeletas no Japão. por isso as mesmas aves aparecem presas de novo na fase seguinte. E esse ciclo vai sendo seguido até a última fase. já que quando você tá mirando o piu-piu dá pra ver a rota que ele vai seguir. Mas.  Space: Lembra na descrição da versão Seasons.  Rio: Em comemoração ao sucesso da missão na versão Seasons. quando eu falei que os pássaros mandaram os porcos pro espaço? Literalmente. os pássaros derrotam os porcos e mandam eles pro espaço. aí os pássaros aprisionados pelos traficantes prometeram mostrá-los onde encontrar mais se fossem libertos. isso aconteceu. mas se perderam e foram parar no Rio. Claro que os pássaros que estavam aprisionados mentiram. tem só florzinhas. coelhinhos e xícaras de chá. eles foram passear no Caribe. com um figurino muito mais ria versão favorita de 96% dos jogadores. só porque é pura apelação. aí.

resumindo:mais ou menos útil.mas que dura menos de 0.muito machu.passar das fases com planetas com gravidade".  Stella:Mais uma crianção da geniosa Rovio Entertainment.Stella(a passarinha cor de rosa)que solta minusculas bolhas nos porquinhos.que destrói facilmente gelo.Nesta aventura.que com o mesmo objetivo você tem que segurar a tela do seu merdaphone e esperar o local desejado para fuder atacar.mas se torna inútil quando não é gelo. Poppy:Uma das amigas de Stella.q desta vez tentem roubar um ovo dourado.ela se enrola toda(forma uma bola)e começa a rodopiar esperando voce soltá-la.a mais foda.que com a mesma coisa tem que segurar na tela e soltar pra mirar.segundo.Poppy é uma cacatua amarela com bochechas cor de rosa. Luca:um amigo de Stella.um mini birdy. Dahila:a mais fodástica do jogo.  Epic: Os porcos resolveram fazer revanche nos pássaros roubando os ovos de novo e os pássaros vão recuperar ao estilo Final Fantasy.não sopra mais bolhas como antigamente..o mais fofucho do jogo.com o mesmo objetivo tem que segurar na tela e mirar. personagens: Stella:a clássica passarinha cor de rosa. mas eles adoram saber por onde os bichos vão seguir após o lançamento.pode das 2 batidas.  Transformers : uma combinação muito foda e ptosa de Angry Birds e Transformers.com a diferença de voce ir pro lado do rabinhos enrolados de araque  Go(corrida):eles participam de uma corrida para conseguir um bolo (sério?).se juntou a mais 4 amigos que apareceram misteriosamente no jogo(talvez tenham vindo do Rio Grande do Sul)se junta a eles para dar uma lição á aqueles porquinhos bagunçeiros.tornando o inútil.essa passarinha é uma verdadeira .ele solta uma onda de GRITOS..mas as chances dela quebrar apenas 1 bloco de pedra são de 1 em 10000000000.ela cria um tornado que destrói tudo..ela tem um raio de flash que você tem que segurar a tela e mirar nas coisas.a melhor..agora. os viados vão para o bar e depois vão pra estrela da morte fuder os porcos  Star Wars 2:o mesmo que o outro.1.  Star Wars: depois do espaço. a segunda é mais forte já que solta um tipo de bomba junto.a primeira é muito fraca e não derruba tanta coisa.cado!!! Willow(Pronuncia-se "Willa"):amiguinha tímida de stella.azulzinho como algodão doce.que usa uma touca na cabeça e adora pintar(uiiiiiiii).

já que 90% dos episódios são protagonizados pelos Porcos e o resto pelos pássaros fazendo com que eles pareçam não serem os protagonistas deste desenho.ela tipo que se teletransporta para uma construção de porcos e da uma pirueta soltando uma bufa que ela criou nas aulas de ciencia.mas só é útil quando está no meio das construções. Porém o desenho não ficou tão bom.gosta de ciências.nerd. o desenho fez sucesso e já tem um gibi e ainda vai ganhar um filme!! .com o mesmo objetivo tem que segurar e mirar. Felizmente. Desenho mimado Depois de muito tempo o criador deste jogo que não sei quem é tava querendo faturar mais um dinheirinho e disso fazendo que nem Pokémon fez um anime desenho baseado nestes carinhas aqui.

como smartphones e tablets. cresceram convivendo com a tecnologia de maneira ampla – computadores. que o professor consiga fazer uso dessas ferramentas para se comunicar com os estudantes e integrá-las ao ensino do que simplesmente proibir seu uso. Com relação ao uso que dão para estes aparelhos.3. e é papel do educador trazer à tona uma reflexão crítica sobre as tecnologias e o âmbito que as permeia. aproximando amigos e família. Squire [2003] aponta que existem contextos sócio culturais muito ricos que envolvem o “jogar videogame”. Estes usuários não são apenas os adultos. vê-se ocorrer gradualmente a interferência direta da existência “virtual” na “real” e viceversa. Gostam de processos paralelos e . ao mesmo tempo em que acessam redes sociais. etc. A utilização de dispositivos móveis está cada vez mais calcada na constituição social. celulares. que diz que em 77% das vezes em que a criança utiliza o tablet é para jogar games e 57% para acessar aplicativos educacionais. portanto. e a pesquisa nessa área revela diversos padrões de como os humanos interagem com a tecnologia. mas como meio para aprender. os nativos digitais. aprenderam a processar as informações recebidas de maneira totalmente diferente. videogames. mandam mensagens de texto. – por toda sua vida. referindo-se às mudanças causadas no âmbito social nas novas gerações. gravam ou digitam as informações comunicadas em aula. com isso. sabes e que 90% dos usuários de smartphone jogam algum tipo de mobile game pelo menos uma vez por semana [Crosett 2011]. Dispositivos móveis em sala de aula Com a popularização de dispositivos móveis. fazem tudo isso simultaneamente). escutam música. até desaparecer a divisão entre essas existências. que utilizam os aparelhos de seus pais não apenas como diversão. tentando não serem vistos pelo professor. mas também crianças. jogos (em alguns casos. e. Isso pode ser comprovado quando nos deparamos com a pesquisa realizada pela Nielsen Company [2012]. Educação. criando uma única identidade sem fronteiras. ao invés de copiá-las no caderno. Entender essas dinâmicas pode ser bastante útil para criar ambientes de aprendizagem interativos. Os jovens da atualidade. jogos e nativos digitais Prensky [2001] criou os termos “nativos digitais” e “imigrantes digitais” como maneira de designar a relação das pessoas com a tecnologia. Os dispositivos móveis se tornam onipresentes – estudantes fotografam. É mais proveitoso.

Nesse caso. que utilizam os aparelhos de seus pais não apenas como diversão. É mais proveitoso. sua alteridade. para o olhar do ego. 212]. para o sujeito. ao invés de copiá-las no caderno.] uma onda crescente de pânico moral. portanto.. Como o nome indica. Os dispositivos móveis se tornam onipresentes – estudantes fotografam. ao mesmo tempo em que acessam redes sociais. e a pesquisa nessa área revela diversos padrões de como os humanos interagem com a tecnologia. 2002.multitarefa. sabes e que 90% dos usuários de smartphone jogam algum tipo de mobile game pelo menos uma vez por semana [Crosett 2011]. visto que essa nova maneira de processamento de informações torna a comunicação difícil (por vezes. e o sistema educacional atual está totalmente baseado nos métodos tradicionais/clássicos de comunicação do conhecimento. mas. procuram a diversão ao invés do “trabalho sério” e estão acostumados a receber informações de maneira muito rápida. mandam mensagens de texto. mas também crianças. existe um conflito entre essas gerações. Green e Bigum [2002] também utilizam uma terminologia específica para se referir a essa diferença entre as gerações na sala de aula: os “alienígenas”. . nos Estados Unidos. e é papel do educador trazer à tona uma reflexão crítica sobre as tecnologias e o âmbito que as permeia. Entender essas dinâmicas pode ser bastante útil para criar ambientes de aprendizagem interativos. escutam música. mas mais de 10 mil horas jogando videogames. “tem havido [. que diz que em 77% das vezes em que a criança utiliza o tablet é para jogar games e 57% para acessar aplicativos educacionais. p. quase impossível) entre esses dois públicos. gravam ou digitam as informações comunicadas em aula. Isso pode ser comprovado quando nos deparamos com a pesquisa realizada pela Nielsen Company [2012]. tentando não serem vistos pelo professor. que o professor consiga fazer uso dessas ferramentas para se comunicar com os estudantes e integrá-las ao ensino do que simplesmente proibir seu uso. a ameaça que isso apresenta para o/a observador/a. de seus pontos de vista. Com relação ao uso que dão para estes aparelhos. para o eu” [Green e Bigum.. jogos (em alguns casos. outros menos. fazem tudo isso simultaneamente). enxergam o outro como um alienígena. Conforme os autores. mais radicalmente. estudantes na faculdade passaram menos de 5 mil horas de suas vidas lendo. cujo foco é o suposto desvio da juventude contemporânea – não apenas sua diversidade ou diferença. Squire [2003] aponta que existem contextos sócioculturais muito ricos que envolvem o “jogar videogame”. estão os imigrantes digitais: as gerações que precisaram se acostumar com a presença da tecnologia como existe hoje. são imigrantes. mas como meio para aprender. o que o torna defasado e ineficiente para a nova geração [PRENSKI 2001]. Segundo o autor. Segundo Prensky. aproximando amigos e família. Do outro lado. tanto os educadores quanto os estudantes. Estes usuários não são apenas os adultos. e os graus de adaptação a essa nova realidade variam – alguns se adaptam mais facilmente. A utilização de dispositivos móveis está cada vez mais calcada na constituição social.

É um jogo casual de popularidade muito alta: em maio desse ano. A Figura 1. Ridley [2011] coloca que prever trajetórias de parábolas é algo que parece intrigar os humanos (como também pode se ver no caso do golfe. Existem vantagens de adaptar um jogo não-educacional a propósitos educativos. compila algumas das imagens utilizadas por Burk. y e velocidade dos pássaros lançados. ele fez uma experiência com seus alunos adaptando Angry Birds com o propósito de abordar esse conteúdo. Ele aponta que o lançamento de projéteis para caça pode ter sido um diferencial na evolução do ser humano. Para melhorar essa situação. o jogo se expandiu para diversas outras plataformas mobile e também com versões para computador. 3. pois envolve diversas variáveis. e uma das mais “traumáticas”. a redução de custos com a produção de jogos educativos específicos para um conteúdo e a garantia de que um jogo já conhecido vai ser atrativo e divertido. gravidade. faz com que venha sendo bastante aproveitado para ensinar esses conteúdos. como equações cinemáticas. que são derrubadas. criado para o ensino de física. futebol. A seguir. Mesmo com essa atração natural. com o objetivo de destruir todos os porcos da fase. Apesar de ser um jogo sem propósito educativo. vetores e motricidade de projéteis. baseada nos princípios da física de lançamento de projéteis. como poder explorar um jogo já conhecido pelo seu público em outro contexto. Burk [2011] fala que o ensino de lançamentos de projéteis é uma das áreas da física que são mais complicadas de se ensinar. que foi desenvolvido pela Rovio e lançado inicialmente para o sistema mobile da Apple. foi anunciada a marca de um bilhão de downloads de Angry Birds e suas continuações. Utilizando o Tracker. Desde lá. posicionados em estruturas. dentre outros jogos). a seguir. cricket. e assim ele gerou vários gráficos das funções representando o deslocamento em x. inclusive integradas a redes sociais. foi feito um rastreio dos personagens em movimento no jogo.1 Jogo 1: Angry Birds Angry Birds [ROVIO 2009] é um jogo de puzzle e estratégia. em 2009. os jogadores usam um estilingue para lançar passarinhos em porcos. serão abordados jogos adaptados com sucesso para o ensino em sala de aula. No jogo. e novos pássaros com habilidades diferentes vão sendo liberados à medida que se evolui no andamento do jogo. atrito e colisões.Adaptar jogos já existentes é um dos caminhos que podem ser seguidos. sua dinâmica. . um programa de análise de vídeo e ferramenta de modelagem.

Fonte: [BURK 2011]. De acordo com ele. foram de que em 30 minutos de discussão. .Figura 1: Imagens utilizadas na adaptação de Angry Birds para o ensino de física. ambos os conceitos foram tão bem entendidos que os estudantes se consideraram capazes de resolver a maioria dos problemas de física nessa área [Burk 2011]. Os resultados. os estudantes conseguiram descobrir e entender as duas ideias principais da motricidade de projéteis: que o componente horizontal do movimento é a velocidade constante. segundo Burk. enquanto que o componente vertical é a aceleração constante.