You are on page 1of 17

A Geometria do Tangram

09/12/2010
Autor e Coautor(es)
Autor: GUILHERME ERWIN HARTUNG

PETROPOLIS - RJ CE EMBAIXADOR JOSE BONIFACIO
Coautor(es):
Rita Meirelles

Estrutura
Curricular

Ensino Fundamental Final

Componente
Curricular
Matemática

Ensino Fundamental Final

Matemática

Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos - 2º
ciclo
Ensino Fundamental Inicial
Dados da
Aula

Matemática

Modalidade / Nível de Ensino

Matemática
Matemática

Tema
Espaço e forma
Grandezas e
medidas
Geometria
Grandezas e
medidas
Espaço e forma

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Criar um Tangram
Identificar algumas formas geométricas presentes no Tangram
Trabalhar com área e perímetro tendo como "pano de fundo" o Tangram
Duração das atividades

3 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimentos básicos de geometria;

Mas o seu uso pode ir além de simplesmente reconhecer formas.clipart.Noções de álgebra elementar. Com ele é possível montar mais de 1000 formas.clipartist. 1 quadrado e 1 paralelogramo).net/openclipart/clipart/shapes/tangram_erwan_01_xxl. Disponível em: (http://www.png) Esta questão foi retirada da prova do Enem de 2008 . Estratégias e recursos da aula O Tangram é um quebra-cabeça chinês composto por sete peças (5 triângulos. O uso deste quebra cabeças é bastante frequente nas aulas de matemática para trabalhar as formas geométricas.

Retirada da Prova do ENEM 2008 Esta questão pode ser resolvida da seguinte forma: Com o Tangram podemos trabalhar temas como perímetros. Veja esse vídeo: (http://www. ângulos. Além disso. o quebra-cabeça tem um lado lúdico muito interessante para ser usado como elemento motivador para seus alunos.youtube.com/watch?v=nZhGesNJEK0) . áreas.

de um molde de Tangram a partir de uma folha A4.Como primeira atividade sugiro a construção. Veja o passo a passo: ilustração do autor 1) Pegue uma folha A4. 2) Dobre-a como mostra a figura. Esta atividade pode ser feita de modo individual. 3) Veja as marcas das dobraduras. Este molde servirá para criarmos tangram mais resistentes de papelão e até mesmo madeira. Explore esta etapa para criar questionamentos como: Que figuras foram formadas pelas dobraduras? Quais são as condições necessárias e suficientes para definirmos cada figura? Que tipos de triângulos (quanto aos lados e quanto aos ângulos) surgiram? Quanto vale os ângulos presentes? Faça questionamentos deste tipo após cada etapa dessa atividade. . pelos alunos.

.4) Recorte o retângulo sobressalente.

.

levando em conta os ângulos.htm) A lista de figuras geométricas planas da Wikipédia (em inglês): (http://en.wikipedia. Este material poderá ser disponibilizado pelo professor ou criado pelos alunos. 10) Desdobre.com.br/matematica/geometria/geomelem/geometr.ilustração do autor 5) Pegue o quadrado. uma revisão das figuras geométricas planas.mec. antes de iniciar esta atividade. 9) Dobre. O professor precisará de um conjunto de tangram para cada grupo. cabe ao professor decidir a melhor estratégia. Para isso sugiro o link: (http://pessoal. 7) Dobre a ponta inferior direita de forma que a mesma coincida com o meio do quadrado. Agora é só usar este molde sobre um papelão para criar um Tangram mais resistente. as arestas e a relação entre elas (Quantas vezes a área de uma é maior que a outra? Qual a razão entre uma aresta e outra?). de modo que a borda da folha coincida com o meio do quadrado. . como na figura.sercomtel. Finalize a atividade fazendo uma ampla discussão sobre todas as figuras que compõe o tangram. 8) Desdobre e observe as marcas das dobraduras.gov.br/handle/mec/10469) Esta atividade está planejada para ser realizada em grupos de quatro ou cinco alunos. Todas as marcas necessárias para o molde do Tangram já estão feitas. 6) Dobre pelas diagonais. 13) Trace com uma caneta conforme a figura. Cabe. 12) Desdobre.org/wiki/Geometric_Shapes) E o Jogo da Memória: (http://objetoseducacionais2. 11) Dobre a ponta superior direita de forma que a mesma coincida com o meio do quadrado. 14) Recorte de acordo com os traços separando as 7 figuras do Tangram.

O grupo que conseguir cumprir a tarefa primeiro. onde o professor lançará "tarefas relâmpago" (Façam um triângulo retângulo isósceles com 4 peças. pontua na gincana. por exemplo). . ilustração do autor Vá aumentando a complexidade gradativamente ilustração do autor Ainda com quadrados é possível lançar esses desafios: 1) Monte um quadrado com quatro peças usando apenas triângulos. 2) Monte agora outro quadrado com a mesma área do quadrado anterior.Sugiro que essa atividade seja uma gincana.

aborde os paralelogramos . o isósceles e o retângulo ilustração do autor Ainda em quadriláteros.Inclua os retângulos ilustração do autor Trabalhe com os dois trapézios.

ilustração do autor os Pentágonos. ilustração do autor hexágonos .

ilustração do autor ilustração do autor E até mesmo heptágonos .

Veja a solução sugerida abaixo: . Peça para os alunos comentarem as estratégias usadas por eles para desenvolver a solução do problema.ilustração do autor Este tipo de atividade é empolgante. Veja: Será que as peças vão se encontrar perfeitamente de modo que a base maior do trapézio (composto do paralelogramo e do triângulo médio) coincida com a hipotenusa do triângulo maior? Demonstre. deixo questionamentos mais complexos e podem ser feitos de forma individual. Sucesso garantido na aula! Como terceira atividade.

ilustração do autor Outro questionamento para ser proposto: Se considerarmos o lado do quadrado retirado como 1 cm. qual é a área do Tangram que restou? .

Discuta com seus alunos outras formas de resolvê-los. .ilustração do autor Novamente discuta com os alunos estratégias para responder o problema. Veja uma sugestão para a solução do problema: Mais um problema: Que ângulo obtuso é esse? Existem diversas maneiras de resolver esses problemas.

ilustração do autor professor pode elaborar diversos problemas como esses. .

asp) .br/news/reorienta%C3%A7%C3%A3o %20curricular%20matematica%20ensino%20fundamental%20-%20volume%20i/) Ou no link abaixo (versão colorida): (http://www.gov.br/storage/recursos/11056/Tangran/tangran.ufrj.br/tangram. Recursos Complementares Se o professor preferir pode usar o Tangram digital disponível em: (http://portaldoprofessor.jogos.html) Este link explora a história do Tangram: (http://www. ilustração do autor A atividade detalhada está no documento (a partir da página 51) disponível em: (http://materialguilherme.nom.pdf) A utilização do Tangram é sempre muito bem aceita pelos alunos.projetofundao.webnode.com.Outra atividade bastante interessante é o Dominó com Tangram para trabalhar frações.antigos. Aproveite esta receptividade para trabalhar a geometria de forma lúdica.mec.br/matematica/atividades/portaldoprofessor/pdf/Domino DasFracoesComTangram.

.E neste.com. desafios de Tangram: (http://rachacuca.br/jogos/tangram/) Avaliação A avaliação pode ser feita durante a gincana e durante a aplicação dos exercícios da atividade 3.