You are on page 1of 4

Braga, 20 de fevereiro de

2016

Agrupamento 424 – Nogueira

Com BP, na pista para Cristo
Cântico de entrada: Faz a Paz

Introdução – Luis \ Carlos
Amanhã, vais assumir um grande compromisso.
Já refletiste sobre ele?
Já pensaste em que lugar está Deus nesse
compromisso? O que te faz estar no Escutismo?
Será apenas uma caminhada divertida monte
acima ou entendes o Escutismo como algo mais?
Tu és cidadão do mundo!
Assim, deves olhar o mundo tal qual ele é… tal
como Deus o criou.
Nesta noite de vigília, junto a Cristo, Luz do Mundo,
queremos preparar-nos para o compromisso de
amanhã!
É à noite, nos acampamentos, que nos reunimos á
volta da fogueira para meditar! Também hoje e
aqui nos reunimos à volta do altar…
A noite convida os cristãos à reflexão. Hoje, todos
nós aqui presentes nesta vigília, queremos elevar o
nosso coração a Deus, para que deixe entrar nele a
sabedoria, a humildade e a paz.

Também os membros do Povo de Deus fizeram a
sua vigília quando deixaram a escravidão do Egipto
e partiram para a liberdade na Terra Prometida!
Estarás tu também, como eles, a preparar-te para
a tua caminhada?
Até Jesus Se recolheu em vigília e rezou,
preparando-se para o dia mais importante da Sua
vida… “Aquele dia em que se deu por nós”!
Estás disposto, tu também, a servir os outros,
apesar das dificuldades que irás encontrar ao longo
do teu caminho?
Estás disposto a aceitar com alegria e de coração o
teu compromisso? A honrá-lo, participando
ativamente na construção de um mundo melhor?
Se assumes esta verdade dentro do teu coração,
decerto vais praticá-la na tua vida.
Sabes que um caminho para a felicidade é
contribuir para a felicidade dos outros.
Então começou a
TUA CAMINHADA PARA A FELICIDADE!

não tem o direito de se chamar um Homem. É uma qualidade natural quotidiana em qualquer digno desse nome. Cada um terá que escolher por si próprio qual será o seu verdadeiro lema. pode estar certo de que a ida será para ele um bem muito real.(Exploradores) “Diante de cada homem. É uma questão de personalidade. Se um tipo não é capaz de se sacrificar. exprimindo da melhor maneira possível o seu amor.Ritual inicial (Padre) Saudação do assistente Oremos. Este é o conteúdo essencial da nossa promessa. Mas se se sacrifica para servir. Vós que sois Deus. Introdução (Luis \ Carlos) “Para quem opta pelo escutismo. a sua força e as suas faculdades de reprodução. para a sua passagem por esta vida: o corpo com a sua saúde. e a alma. a vida torna-se numa pista: Pista para a Felicidade verdadeira que só em Deus se consegue. para que também nós entremos em comunhão com Deus e n’Ele descubramos os caminhos da nossa vida.” Musica . na fidelidade à promessa.” Musica – Canoa 3º Passo na pista com B.P. para a Deus chegar. (José António) “Cristo deu a Sua vida para nos dar o exemplo. com o Pai. de memória e de julgamento.” Musica – Canoa . Para melhor o compreendermos. amando. nomeadamente de que devemos estar SEMPRE ALERTA – qualquer que seja o preço que tenhamos de pagar – para cumprirmos o nosso dever para com os outros” Musica . com as suas maravilhosas capacidades de raciocínio. Ámen. É assim que podem aprender que cumprir o seu dever para com Deus não significa simplesmente confiar na Sua Misericórdia.P. E é nesta Pista que as Palavras de Baden-Powell nos guiam. Visamos a prática do cristianismo na vida e nos afazeres de todos os dias e não somente aos domingos. para serem usadas ao serviço de Deus. praticando o Amor para com o próximo. na unidade do Espírito Santo.Canoa 2º Passo na pista com B. a mente. abrem-se dois caminhos: o do egoísmo ou o do Serviço. mas fazer a Sua vontade. essa parcela de Deus que o Homem traz dentro de si e especialmente o Amor. o do Serviço envolve sacrifício. O egoísmo é o mais cómodo. Senhor Jesus Cristo.Canoa 4º Passo na pista com B. que se pode desenvolver e fortalecer.P. vamos escutar alguns passos do caminho traçado e percorrido por BP. ficai connosco nesta noite de vigília. que o colocam acima do mundo animal. mediante a prática e expressão contínuas. de convicção íntima e não um verniz que se descola. que muitas vezes.P (Pioneiros) “Por religião não quero dizer a reverência domingueira prestada à divindade.(Pedro) “O jovem tem de compreender que uma parte do seu “dever para com Deus” consiste em cuidar e desenvolver como uma obrigação sagrada os talentos com que Deus o dotou. cheia de Felicidade. Ser feliz. mas a compreensão mais elevada de Deus sempre connosco e à nossa volta. nos apontam o sentido e nos oferecem uma perspetiva da vida. vos retirastes ao silêncio para orar ao Pai e descobrir os caminhos da vida.” 1º Passo na pista com B. nos Vossos dias sobre a terra.

Mas se se sacrifica para servir.º O Escuta é amigo de todos e irmão de todos os outros Escutas 5. nesta noite de Vigília. Se um individuo não é capaz de sacrificar.º O Escuta é delicado e respeitador 6. O Lobito é asseado 4.5º Passo na pista com B. há sinais de orientação: são os princípios que norteiam o caminhar e os valores a respeitar. pode estar certo de que a vida será para ele um bem muito real – cheia de Felicidade. nas palavras e nas ações . bem como das Máximas e dos Princípios. Procurai deixar o mundo um pouco melhor do que o encontrastes.O Lobito pensa primeiro no seu semelhante 2. quando orientado pela Pista do Ideal Escutista. a dizer que se torna cada vez mais claro o caminho da vida.(Eduarda) “A felicidade não vem da riqueza nem dos prazeres. O egoísmo é o mais comodo.º O Escuta tem sempre boa disposição de espírito 9. exprimindo da melhor maneira possível o seu amor.º O Escuta é obediente 8. O melhor meio para alcançar a felicidade é: contribuir para a felicidade dos outros.º O Lobito não se escuta a si próprio Lei do Escuteiro (Exploradores – 1 ao 7 | Pioneiros – 8 ao 10) 1.º O Escuta é útil e pratica diariamente uma Boa Ação 4. proclama-los com solenidade.º O Escuta é leal 3.º . É este o sentido da Lei do Lobito e do Escuteiro. vamos acender uma vela.º O Escuta protege as plantas e os animais 7. não tem direito de se chamar Homem. Não são restrições ou impedimentos à Liberdade. Cada um terá que escolher por si próprio qual será o verdadeiro lema. o Serviço envolve sacrifício. abrem-se dois caminhos: o do egoísmo ou o do serviço.” Musica – Canoa _____________________________________________________________________________ Proclamação da lei e dos princípios do escutismo Introdução (Carlos) “Na pista em que a vida se torna para quem se quer fazer Escuteiro.º O Lobito sabe ver e ouvir 3º.º A honra do Escuta inspira confiança 2.P. económico e respeitador do bem alheio 10. Por isso vamos. mas sim ideais a atingir livremente por cada Escuteiro e por todos em conjunto.º O Escuta é sóbrio. E por cada um.º O Escuta é puro nos pensamentos.” Máximas do lobito 1. O Lobito escuta Àquelà 2.º O Lobito é alegre 5.º O Lobito diz sempre a verdade Lei do Lobito 1º.” Texto BP (Susana Gomes) “Diante de cada Homem.

C. .Abençoe-vos Deus Todo o Poderoso. Musica – No meu peito levo uma cruz . o ponto de chegada de todos os Homens.J. cumprindo com fidelidade e perseverança a sua Promessa e testemunhando o Vosso reino entre os homens. como entrega livre e amorosa ao Vosso projeto de salvação.Ele está no meio de nós.S. .º O dever do Escuta começa em casa Musica – Promessa Bênção das insígnias Assistente: Ó Deus. hoje. escutai a oração que vos apresentamos: sobre estas insígnias derramai a vossa bênção (+) para que aqueles que as vão usar. . no cumprimento da lei nova do Amor.Ámen.Princípios do escutismo (Pioneiros) 1. Por N. Por Nosso Senhor Jesus Cristo. . Vosso Filho que é Deus convosco na unidade do Espirito Santo. Todos: Ámen Introdução Momento da Palavra (Carlos) “Deus é o destino. como sinal da adesão ao ideal escutista.O senhor esteja convosco. nós Vos pedimos por estes jovens que vão fazer a sua promessa: enchei-os do Vosso Espírito para que sejam fiéis ao que vão prometer e dai-lhes generosidade e amor para o serviço a Vós e ao próximo. . a Sua Palavra.º O Escuta é filho de Portugal e bom cidadão 3. fonte de toda a santidade.” Evangelho (Padre) Homilia (Padre) Musica – Pai Nosso Oração Final Ó Deus. Por isso vamos ouvir. cada vez mais.º O Escuta orgulha-se da sua Fé e por ela orienta toda a sua vida 2. Ide em paz e o Senhor vos Acompanhe. Vosso Filho que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. -Ámen. Pai.. Filho e Espírito Santo. sejam. que no Vosso Filho nos oferecestes um modelo de todo o verdadeiro serviço. dar sentido à nossa oração e abrir os horizontes na Pista por onde queremos seguir. homens novos em Jesus Cristo.Graças a Deus.