You are on page 1of 14

GOVERNO DO ESTADO DE PERNAMBUCO GRE – MATA NORTE

UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO – UPE
FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE NAZARÉ DA MATA – FFPNM

ESCOLA DE APLICAÇÃO PROFESSOR CHAVES – EAPC

15 anos de compromisso social e referência em educação

TESTE SELETIVO 2011
05 DE DEZEMBRO DE 2010

CADERNO DE PROVA – 6º ANO
LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA
CANDIDATO(A)

INSCRIÇÃO

LEIA COM ATENÇÃO
1. Escreva seu nome e número de inscrição neste caderno com letra legível.
2. Verifique se este caderno de prova contém 36 questões, sendo 16 de língua portuguesa e 20
de matemática, numeradas de 01 a 16 de língua portuguesa mais o tema da redação e de 17
a 36 de matemática.
3. Caso o seu caderno de provas não esteja completo, solicite ao fiscal da sala um outro caderno
de provas.
4. Nas questões, marque no cartão resposta APENAS UMA ALTERNATIVA. Duas ou mais
alternativas assinaladas anularão a sua resposta.
5. Não é permitido:
 Levantar-se sem autorização do fiscal;
 Pedir ou consultar materiais alheios;
 Portar outro tipo de material que não seja lápis (sem tabuada), borracha, caneta, cartão
de inscrição e material distribuído pelo fiscal de sala;
 Estar com equipamento eletro-eletrônico como: CELULAR, IPODE, MP3, MP4 OU
SIMILARES.
6. O candidato poderá levar o caderno de provas após as 11h.

7. O gabarito será disponibilizado nos quadros de aviso da escola de aplicação a partir das 10 h
do dia 06/12/2010;
8. Recursos das questões ou gabarito devem ser entregues na secretária da escola até as 10 h
do dia 09/12/2010. Caso o recurso seja por falha na impressão da prova, a mesma deverá ser
entregue no mesmo dia do teste à comissão do TESTE SELETIVO.

Eram várias as espécies de animais e plantas. narrar em 1ª pessoa. veja: Com base nos textos e imagens lidos. Observações:     O texto deve ser escrito em prosa. na modalidade padrão da língua portuguesa. você pode compará-la com o período do descobrimento. Atenda às seguintes condições:   O narrador deverá ser personagem. os povos que aqui viviam também foram descritos. Um funcionário do rei chamado Pero Vaz de Caminha escreveu uma carta descrevendo tudo o que havia na nova terra. Procure contar de modo detalhado como está a situação da natureza brasileira hoje. Se quiser. A redação deve ser desenvolvida na folha própria. O texto deve ter. continue a carta escrita para Pero Vaz de Caminha. quando o Brasil foi descoberto a natureza era tão preservada que a terra foi comparada a um paraíso. no mínimo. narrando como se encontra o meio ambiente brasileiro em 2010.PROPOSTA DE REDAÇÃO Em 1500. porque ao longo dos anos foi destruída pelos homens. escrita à tinta . 15 (quinze) linhas escritas. século XIX. ou seja. Veja como tudo era muito conservado e lindo: Hoje a natureza já não tem a mesma sorte. O texto não deve ser escrito em forma de poema (versos).

_______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ 10..TÍTULO: Senhor Pero Vaz de Caminha venho por meio desta. _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ 25. _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ 15. devem ser observados os seguintes aspectos: ( ) Adequação do texto ao tema e o gênero textual solicitado ( ) A estrutura do gênero solicitado ( ) A adequação da linguagem do texto ao gênero e ao interlocutor ( ) A coesão textual ( ) A coerência textual ( ) O emprego de normas gramaticais de acordo com a língua padrão. _______________________________________________________________________________________ No texto. _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ 20.. contar como se encontra._________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ 5. SÉRIE: _____ SALA: _____ NOME:______________________________________________________________ .

No Ideb (Indice da Educação Básica) de 2009 a EAPC conseguiu a 10º melhor colocação do Brasil e a segunda melhor de Pernambuco com a nota de 6.] “No Ideb (Índice da Educação Básica) de 2009 a EAPC conseguiu a 10º melhor colocação do Brasil e a segunda melhor de Pernambuco com a nota de 6. ganhando prêmios que comprovam isso”. graças a sua eficiência educacional. singular. os termos destacados são substantivos. assinale a correta: (A) simples.wikipedia. . (B) coletivo. responda às questões de 01 a 03. singular.8. E quanto a flexão de número os substantivos acima destacados. Questão 02. Graças ao empenho de um grupo de professores empenhados numa escola pública de qualidade. composto. composto e próprio. quanto a classificação dos mesmos. singular. Sobre o texto acima só não se pode afirmar que: (A) a EAPC é uma instituição que já ganhou muitos prêmios. Disponível em: http://pt. coordenado pelo então diretor da Faculdade Prof. alcançou seu 1º lugar no SAEPE. singular. respectivamente.334 de 30 de Janeiro de 1995. respectivamente. 18. (E) a EAPC tem conseguido alcançar prêmios. (D) comum.8..” . (E) próprio. (C) fala como estão sendo os preparativos para a festa dos 15 anos da EAPC. Em abril de 2002 ganhou um prêmio por ter alcançado o primeiro lugar do SAEPE.8 no Ideb 2009. comum e coletivo.. Em 2005. que a frente da instituição desenvolveu grandes projetos em benefício da educação em toda região da mata norte do Estado de Pernambuco. singular. plural. singular.PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA TEXTO 01 A Escola de Aplicação Professor Chaves foi criada através do Decreto N°. (E) singular. ganhando prêmios que comprovam isso. plural. singular. [. estão. Nos trechos: “Desde de 1995 até hoje a EAPC vem se mostrando uma eficiente instituição educacional. na Zona da Mata Norte. (D) quando a EAPC completou seus 7 anos.. (D) plural. Desde de 1995 até hoje a EAPC vem se mostrando uma eficiente instituição educacional. plural. no: (A) singular. (B) tanto no Brasil quanto em Pernambuco a EAPC ficou com a nota 6. grupo este. comum e próprio. comum. Interaminense. Isso mostra que os alunos da EAPC devem ter orgulho de sua escola e que todos devem participar dos seus 15 anos. ganhou um troféu pela participação na Olimpíada de Matemática. Questão 01. na Zona da Mata Norte do Estado.org/wiki/Escola_de_Aplica%C3%A7%C3%A3o_Professor_Chaves(adaptado) INSTRUÇÃO: De acordo com o texto acima. inaugurada em 31 de Janeiro de 1995 e instalada oficialmente em 21 de fevereiro do mesmo ano. (C) simples. (C) plural. Questão 03. (B) singular. comum e coletivo.

] Uma boa festa de aniversário deve ter guaraná morno e show de mágica ruim. depois de cantarem o “Parabéns a você”. Há um grupo brincando de pegar. as crianças estarão participando ativamente de cada truque. A mãe do aniversariante deve contratar o mágico na certeza de que. — Crianças! Por favor. Apalpa um joelho. espiando para dentro da manga... [. meu bem? — Cândida. as crianças não terão mais o que fazer. E o padrinho do aniversariante. — Crianças. perderão o interesse e a festa será um fracasso. Para vocês não ficarem sem o que fazer. fugir de casa ou rolar pelo tapete dando gargalhadas histéricas. que vem de longe especialmente para o aniversário e é ignorado pelo afilhado? [. [. É preciso um show para entretê-las. um terceiro improvisando um renhido futebol com balões e a Cândida que prepara-se para amarrar uma jarra caríssima no rabo do cachorro. E então ouve. e fica indecisa entre chorar.. atenção! Uma surpresa para vocês! Dona Carminha não consegue atrair a atenção das crianças. que no dia seguinte mudará de profissão.. a voz do marido: — Carminha. depois que todos foram embora. comerem a torta de chocolate e beberem o guaraná morno. descobrindo todos os compartimentos secretos e desmoralizando por completo o mágico.TEXTO 02 Festa de aniversário (adaptado) (questões 04 a 09) Luis Fernando Veríssimo Os ingredientes são: uma porção de caos. É indispensável que no fim da festa sobre uma criança que ninguém sabe como foi parar embaixo do sofá. — Como é seu nome. Desiste de rolar pelo tapete porque o tapete está coberto de restos de comida.] Boa festa de aniversário é aquela em que. duas de confusão e uma pobre mãe exausta — tudo misturado com um cão latindo e balões estourando. . Será que o inconsciente não sabe que ela teve que correr o dia inteiro? Que encheu os balões com seus próprios pulmões? Que fez a torta de chocolate com a sua própria receita? Que por pouco não estrangulou vinte crianças com suas próprias mãos? Boa festa de aniversário é a que acaba com a mãe do aniversariante querendo estrangular o próprio marido.... outro brincando de cabra-cega. O mágico deve ser arranjado à última hora e não pode ser bom. silêncio! Parem imediatamente tudo o que estão fazendo. vamos apresentar um show de mágicas! Deve ser uma luta para reunir as crianças em torno do mágico. [. a mãe do aniversariante examina os destroços com o mesmo olhar que um zelador lança sobre o pátio da escola depois do recreio. incrédula. para ver se a perna ainda está lá. quando o último pai sai arrastando a última criança. Fantástico: está... Antes que o espetáculo acabe.] Uma boa festa de aniversário deve terminar depois da meia-noite. traz mais uma cerveja para o doutor Ariel..] A mãe do aniversariante não sente mais as pernas.

Questão 04: O autor inicia o texto com uma lista de ingredientes. . A que se compara uma boa festa de aniversário? (A) a uma sala repleta de crianças (B) a um show de mágica (C) a um “Forte Apache” (D) a um presente inesperado (E) a um pátio de escola após o recreio Questão 06: “A mãe do aniversariante não sente mais as pernas.” A expressão em destaque traduz o estado em que dona Carminha se encontra. Qual é ele? (A) feliz (B) chateada (C) cansada (D) desanimada (E) doente INSTRUÇÃO: Leia a charge a baixo para responder às questões 07 a 09. Que tipo de texto costuma trazer lista de ingredientes? (A) (B) (C) (D) (E) bilhete convite receita notícia cartão Questão 05: Releia o segundo parágrafo do texto.

Questão 10: O que propõe o autor do texto? (A) Investigação (B) Análise (C) Degradação (D) Questionamento (E) Mudança . Vamos ser conscientes. problemas sociais e políticos. (C) o sujeito eleitor não está concordando em número e pessoa com o verbo confia. (B) aluno. Questão 08. com humor. pode-se considerar correto afirmar que: (A) o verbo confia vem antes do sujeito honestidade.com) O aluno José Horácio participou da I Conferência Estadual Infanto-juvenil pelo Meio Ambiente que reuniu. As charges denunciam. Na oração escrita pela professora no quadro: “O eleitor confia na honestidade dos políticos. provocando sérios problemas ambientais. Infelizmente. constituindo assim. (B) o sujeito eleitor está concordando em número e pessoa com o verbo confia. Questão 09. os bichos resgatar.” Produção: José Horácio Escola: Escola de Aplicação Professor Chaves Cidade: Nazaré da Mata (Em: HTTP://delegadosdaconferencia. em 2009.. as florestas reflorestar. (D) o verbo confia está concordando em número e pessoa com o sujeito honestidade. (D) mané.”. O planeta devemos salvar. preservar e lutar. 145 estudantes da Rede Estadual. (E) eleitor. (D) é um substantivo simples e quanto à tonicidade é paroxítona.Questão 07. (E) é um substantivo próprio e quanto à tonicidade é oxítona. (E) o verbo confia não está concordando em número e pessoa com o sujeito políticos. Leia o texto a seguir que nos convoca a agir para contornar as situações que ameaçam a vida no planeta. TEXTO 03 (questões 10 a 13) “Vamos cuidar do meio ambiente. (C) é um substantivo simples e quanto à tonicidade é proparoxítona. (B) é um substantivo comum e quanto à tonicidade é oxítona. (C) políticos. o ser humano tem agredido a natureza. como se não fizesse parte dela. Assinale a alternativa que analisa corretamente a palavra eleitor: (A) é um substantivo comum e quanto à tonicidade é paroxítona. vamos o planeta ajudar. galera.. um poderoso instrumento de reflexão e formação de consciência crítica.blogspot. A charge acima faz uma crítica em relação a postura política do(a)(s): (A) professora.

hoje eu não disponho mais desta quantidade.Você precisa pagar a conta de energia. Você precisa replantar novamente! 5. Vocês pescaram todos? Onde estão? Bom. Precisam verificar que cores estranhas estão no céu! Não vejo o azul! 7. mas tudo tem um limite. 3. Porque alguns na casa comem o suficiente e outros morrem de fome se o quintal é tão grande? Se cuidar da terra vai ter alimento para todos! 4. existem alguns pontos fundamentais que precisamos acertar. Você cortou as árvores que dão sombra. Como é que você gasta tanto? 2. Antes eu fornecia água em abundância. hein? Encontrei objetos estranhos no caminho! Isopor. porém. Por falar em lixo. 8. Você pode mudar? Aguardo resposta e atitudes. Caso afirmativo. 6. Todos os bichos e plantas do imenso jardim devem ser cuidados e preservados. Qual das sugestões seguintes sintetiza o tema central do texto? (A) (B) (C) (D) (E) Os indígenas e a natureza Descrição ambiental A importância da água O meio ambiente pede socorro Reciclar é preciso Questão 13: Os verbos do texto referem-se a que pessoa gramatical? (A) 1ª pessoa do singular (B) 2ª pessoa do singular (C) 1ª pessoa do plural (D) 2ª pessoa do plural (E) 3ª pessoa do plural TEXTO 04 Carta ao inquilino Senhor morador.. já era hora de nós conversarmos. ar e equilíbrio. De acordo com o texto acima. Preciso saber se você quer morar ainda aqui. Sei que quando aluguei a casa eles existiam. Precisamos renegociar o uso. que sujeira. responda às questões de 14 a 16. Gostaria de informar que o contrato de aluguel que acordamos a bilhões de anos está vencendo e precisamos renová-lo. 1. Sua casa – A Terra.Questão 11: Que palavra representa melhor o sentimento do autor em seu apelo? (A) (B) (C) (D) (E) surpresa preocupação descaso ansiedade dúvida Questão 12: Você deve ter percebido que o texto lido não tem título. o que você pode fazer pra cumprir o contrato?Gostaria de ter você sempre comigo. pneus.. plásticos. Procurei alguns animais e não encontrei. está muito alta. . O sol está quente e o calor aumentou. Não vi os peixes que estavam nos rios e lagos.

(E) usa-se m antes de encontros consonantais. quando o motorista optar por usar ETANOL(álcool). Segundo especialistas para que seja viável. (B) aquelas pessoas com renda alta. financeiramente já que ecologicamente é o recomendável.Questão 14. Além de preservar o meio ambiente. Observe as seguintes palavras do texto: alimento. (E) são os famintos. Num posto de combustível o litro da gasolina custa R$ 2. O carro bicombustível é um ótimo exemplo de como a tecnologia pode ajuda nesse processo. (E) 2/3/5/1/4. Questão 15. Questão 16. então é melhor abastecer com o etanol. (C) são os milionários. 18 19 e 20 a seguir. já os outros são os famintos. já os outros são os que têm quintais grandes. Porém nem sempre o motorista faz a opção pelo etanol. cumprir. a troca o etanol pela gasolina o consumidor deverá dividir o preço do etanol pelo preço da gasolina caso o resultado seja inferior a 0.55 e do etanol R$ 1. se for superior a 0. (D) são os que têm boas casas. Relacione as colunas de acordo com o assunto apresentado pelo texto.85. estimula a economia automobilística. quem seriam esses alguns e outros. e os outros seriam os que tem condições financeiras básicas. o calor aumentou” (2) “Procurei os animais não os encontrei” (3) “Já não consigo ver o azul (do céu)” (4) “encontrei tantos objetos estranhos pelo caminho” (5) “Você cortou as árvores” ( ( ( ( ( ) extinção dos animais ) desmatamento ) poluição do ar ) o lixo ) efeito estufa A associação correta seria. respectivamente: (A) 2/4/3/5/1 (B)2/5/4/3/1 (C) 2/5/1/4/3 (D) 2/5/3/4/1. justifica-se o emprego do m: (A) usa-se m nas palavras oxítonas.7. sombra.7 é indiferente. enquanto os outros são que têm comida em abundância. precisamos cada vez mais valorizar boas idéias. (1) “O sol queima mais. abundância. enquanto os outros seriam as pessoas sem renda suficiente para sobreviver. (C) usa-se m antes de p e b. PROVA DE MATEMÁTICA Em tempos de defesa do meio ambiente. (B) usa-se m nas palavras dissílabas. Baseado nas informações apresentadas responda as questões 17.7 gasolina é a melhor opção e se o resultado for exatamente 0. química e agrícola. estimular bons hábitos e alterarmos certas culturas. respectivamente: (A) aqueles que têm condições financeiras. (D) usa-se m antes de todas as consoantes. No trecho: “Porque alguns na casa comem o suficiente e outros morrem de fome se o quintal é tão grande?”. .

7. (E) Gasolina.10 O valor é insuficiente para pagar o combustível. pois a divisão deu superior a 0.7 exatamente.Durante uma palestra acerca do Respeito à diversidade em uma sala de aula da EAPC as cadeiras foram organizadas em 7 fileiras contendo 12 cadeiras cada uma. a EAPC resolveu fazer uma reforma no piso da quadra da escola.90 Questão 19 – Baseado na questão anterior. qual é a melhor opção de abastecimento? (A) Gasolina. coloca-se 8 litros de gasolina e 13 litros de álcool. Quanto custará essa reforma a escola? (A) R$ 560.30 5 6 7 8 9 Questão 21.50 pelo m².Questão 17 – Neste posto.50 R$ 8.7. pois a divisão deu superior a 0.20 R$ 9.00 R$ 15. Quantos litros de gasolina foram colocados no tanque de sua moto? (A) (B) (C) (D) (E) R$ 50.80 R$ 50. Quanto ele receberia de troco? (A) (B) (C) (D) (E) R$ 29.00 (B) R$ 600.00 (E) R$ 650.00 Questão 22. se o motorista desse ao frentista uma cédula de para pagar o combustível. pois a divisão deu inferior a 0. (C) Tanto faz.Como recompensa aos alunos pela conquista. abasteceu sua moto com gasolina e pagou pelo combustível. A quadra da escola possui 80 m² e a empresa contratada para realizar a reforma cobrou R$ 7. Quanto ele iria pagar por isso? (A) (B) (C) (D) (E) R$ 40. Quantas pessoas caberão sentadas na sala de aula? (A) 70 (B) 94 (C) 82 (D) 84 (E) 74 .60 R$ 29.50 R$ 20. pois a divisão deu inferior a 0. do campeonato infantil em 2009 e este ano do campeonato pré-mirim na fase regional. Questão 20 – Um motoqueiro parou nesse posto.40 R$ 41.90 R$ 20. (D) Etanol. nos jogos escolares de Pernambuco.00 (D) R$ 480.00 (C) R$ 640. pois a divisão dá 0. (B) Etanol.7.7. Questão 18 – Se um motorista resolvesse fazer um abastecimento misto.

000 votos.Sabendo que o horário de votação nessas eleições se inicia às 8 horas e se encerra às 17 horas. quantos minutos dura o horário de votação? (A) (B) (C) (D) (E) 480 600 540 500 580 Questão 26.200 m² (E) 120.Como parte das comemorações dos 15 anos da EAPC a escola realizou uma belíssima apresentação no desfile cívico deste ano. Quantos alunos do 7º ano praticam esporte com bola? 4 (A) 8 2 (B) 4 (C) (D) (E) 1 2 5 8 4 6 Questão 27. Qual o percentual dos votos obtidos por esse candidato? (A) 30% (B) 32% (C) 28% (D) 50% (E) 31% Questão 24.No 7º ano da EAPC 3 8 alunos praticam futebol. 1 4 praticam vôlei e os demais preferem correr ou caminhar.600 g de papel reciclado. Dos candidatos que concorreram ao cargo de governador o segundo mais votado obteve 45.000 metros e a altura media 6 metros.000 m² (B) 12. Como se preocupa com a preservação ambiental a escola utilizou em uma das placas 3. cujo tema homenageou os 15 anos da EAPC. Quantos kg de papel reciclado foram utilizados nessa placa? (A) 36 kg (B) 360 kg (C) 3.6 kg (D) 3600 kg (E) 0.000 m³ (C) 12.36 kg Questão 25.Durante o desfile cívico.Questão 23.000 m (D) 1.No estado de Quixeramobim o total de votos válidos nas eleições realizadas este ano foi de 150.000 m² . a escola preencheu uma área retangular cuja base media 2.000 votos. Qual a área do retângulo preenchido pela escola? (A) 12.

O professor de biologia em uma de suas aulas falou a cerca das focas cinza que são mamíferos que vivem no Pólo Norte e passam a maior parte do tempo na água.Ano passado na OBMEP dentre outras questões foi colocado. 8 e 6 nos simulados de matemática.Qual das figuras abaixo representa um trapézio? (A) (D) (B) (C) (E) Questão 29. para os alunos da EAPC. O gráfico indica quanto devem pesar as focas cinzentas nos primeiros 20 dias de vida: Quantos quilos uma foca cinza pesará quando tiver 15 dias de vida? (A) 10 kg (B) 42 kg (C) 25 kg (D) 42 kg (E) 32 kg Questão 30. as focas pesam aproximadamente 10 kg. Ao nascer.Questão 28. o seguinte problema: Qual o resultado da soma dos divisores do número 18? A resposta correta é? (A) 39 (B) 21 (C) 38 (D) 20 (E) 40 Questão 31. Qual a média aritmética das notas que ele obteve no simulado de matemática? (A) 6 (B) 8 (C) 7 (D) 5 (E) 9 .O aluno Leovergildo realizou três simulados enquanto se preparava para o vestibular da UPE no ano de 2009 e obteve as notas 7.

cilindro e paralelepípedo. 1- 2- 3- 4- (A) Cilindro. receberão esse e-mail? (A) 48 (B) 64 (C) 55 (D) 56 (E) 57 Questão 35. nesta ordem.25 (C) R$ 38. pirâmide.00 com condução. pirâmide. (E) Cilindro.Edneuza mora na cidade de Tracunhaém e estuda na EAPC. Questão 33.As figuras sólidas estão presentes em várias situações quotidianas.00 (D) R$ 40. Para ir e voltar da escola ela gasta por dia R$ 4.Questão 32. (B) Cone. quantas pessoas. (C) Cilindro. pirâmide. cilindro e cubo. incluindo os professores. pirâmide e cubo.Durante uma visita a reserva de Alcaparra os alunos resolveram levar mudas de arvores nativas para plantar na reserva.50 por dia.50 (B) R$ 37. Quanto Edneuza vai gastar por semana sabendo que ela estuda de segunda à sexta? (A) R$ 37.00 (E) R$ 37. Qual o volume da caixa onde os alunos levaram as plantinhas? (A) 1 m² (B) 1 m (C) 3 m³ (D) 1 m³ (E) 3 m Questão 34. Se todos atenderem seu pedido e ninguém receber o e-mail duas vezes. pirâmide. abaixo vemos alguns exemplos disto. dos sólidos geométricos que se assemelhas com as imagens mostradas abaixo. Qual é o nome. cone e cubo. Na escola ela lancha e gasta R$ 3.O professor Márcio Marinho enviou um e-mail contendo a programação das festividades de aniversário da EAPC a 8 professores e pediu que cada um deles enviassem o mesmo e-mail a mais 7 pessoas diferentes. cone. As mudas foram colocadas em uma caixa com formato de cubo e a aresta desta caixa media 100 centímetros. (D) Cone.00 . cone e paralelepípedo.

Questão 36.5 cm. (E) Figura 2 e seu perímetro mede 19. (B) Figura 2 e seu perímetro mede 13 cm.5 centímetros. (C) Figura 3 e seu perímetro mede 19. 3- . (D) Figura 5 e seu perímetro mede 19 cm.Identifique dentre as figuras abaixo a que representa um triângulo equilátero e calcule o seu perímetro sabendo que um de seus lados mede 6.5 cm. 1- 2- 4- 5- (A) Figura 1 e seu perímetro mede 12 cm.

Related Interests