CENTRO NOVAS OPORTUNIDADES D.

MANUEL I DE BEJA

NEWSLETTER
Maio/Junho 2010

Volume 1, Edição 5

SUMÁRIO > Cerimónia de Entrega de Exames > Participação na 27ª Edição da OVIBEJA > Auto-Avaliação do Centro Novas Oportunidades D. Manuel I de Beja > Tempo de Solidão , um Conto de Manuel da Fonseca visto por um adulto em Processo de RVCC > O Centro Novas Oportunidades D. Manuel I de Beja no Facebook

CERIMÓNIA DE ENTREGA DE DIPLOMAS
al como previsto no plano de actividades do Centro Novas Oportunidades D. Manuel I de Beja para 2010, realizou-se no passado dia 19 de Maio, no Pátio das Descobertas da Escola Secundária com 3º Ciclo D. Manuel I de Beja, uma Sessão de Entrega de Diplomas aos adultos que viram validadas as suas competências no nível básico ao longo dos últimos meses de existência do Centro. Foi com um enorme prazer e uma grande honra que se contou com a presença da Drª. Maria de Deus Coordenadora Deus, da Equipa de Apoio às Escolas do Alentejo Sul, que sublinhou a importância das aprendizagens ao longo da vida em todos os contextos e felicitou os presentes. Para além destas palavras, a Directora e o Coordenador do Centro Novas Oportunidades D. Manuel I acrescentaram que o Centro está e estará sempre à disposição de todos para encontrar respostas adequadas às suas situações, caso entendam continuar a sua formação e dar seguimento aos seus Planos de Desenvolvimento Pessoal.

T

Nesta cerimónia, na qual foram entregues trinta diplomas, estiveram também presentes vários familiares, a convite dos próprios adultos, bem como toda a equipa técnico-pedagógica do Centro que acompanhou os adultos no decorrer dos seus processos. Após a entrega dos Diplomas, a cerimónia foi abrilhantada pela leitura por parte da Profissional de RVC, Susana Fragoso de alguns excertos Fragoso, dos Portefólios de Adultos que integraram os grupos por ela dinamizados. Fez parte também da animação uma pequena mostra de Danças de Salão por parte de um adulto que viu validadas as suas competências no Centro Novas Oportunidades D. Manuel I, Floriberto Duarte Duarte. Paralelamente, a equipa ofereceu aos adultos um pequeno beberete, proporcionando a todos alguns momentos de franco convívio e de (re)encontros. Em nome de toda a equipa, o Centro agradece a todos os colaboradores e a todos os adultos que participaram na cerimónia.

> Sessões de Júri de Certificação

Visite-nos na Web em: http://esdmi.spaces.live.com/

PARTICIPAÇÃO NA 27ª EDIÇÃO DA OVIBEJA

F

oi durante os dias 28, 29 e 30 de Abril e 1 e 2 de Maio que se realizou no Parque de Exposições de Beja a 27ª edição da OVIBEJA. Como já vai sendo habitual, o Centro Novas Oportunidades D. Manuel I de Beja, em conjugação com a Escola Secundária com 3º Ciclo D. Manuel I de Beja, esteve presente no certame procedendo à divulgação da Oferta Formativa da escola e da Iniciativa Novas Oportunidades. Para além da exibição permanente de um filme documentando algumas das actividades levadas a cabo pelo Centro, decorreu a 2ª edição do concurso “Páginas de Saberes”, no âmbito das actividades do projecto Novas Oportunidades a LER+ Compensa. O balanço da participação do Centro no certame deste ano foi bastante positivo, pois durante este período inscreveram-se 12 adultos e promoveu-se a imagem do Centro junto de um vasto público, distribuindo-se alguns brindes junto dos visitantes da feira.

AUTO-AVALIAÇÃO DO CENTRO NOVAS OPORTUNIDADES D. MANUEL I DE BEJA

O

Centro Novas Oportunidades D. Manuel I de Beja esteve presente, na pessoa do seu Coordenador e de um formador, numa reunião de apresentação do projecto de Auto-Avaliação, segundo o modelo CAf para os Centros Novas Oportunidades, monitorizado pela Universidade Católica Portuguesa, realizada nas instalações dessa universidade no passado dia 12 de Maio. À semelhança do que já acontece com a maioria dos Centros que integram a rede há mais tempo, o Centro Novas Oportunidades D. Manuel I de Beja e todos os restantes criados em 2008 vão adoptar este modelo para se auto-avaliarem. Aguardamos, assim, com alguma expectativa a definição do consultor que será responsável pelo Cluster a que pertencerá o Centro, assim como a marcação de uma reunião para darmos início ao processo.

Participe no Blog Ler+ Compensa: http://cnoesdmilercompensa.blogspot.com/

NOTAS FINAIS
O CENTRO NOVAS D. MANUEL I DE FACEBOOK OPORTUNIDADES BEJA NO

TEMPO DE SOLIDÃO, UM CONTO DE MANUEL DA FONSECA VISTO POR UM ADULTO EM PROCESSO DE RVCC

O

O

conto “Tempo de Solidão” do escritor Manuel da Fonseca, retrata bem o que é a azáfama que se vive nos dias de hoje, principalmente nas grandes cidades.

Centro já está no Facebook. Estão todos convidados a tornarem-se “amigos” e a seguirem as nossas novidades através deste meio de comunicação.

Está bem ilustrada a forma de vida que as pessoas levam no seu dia-a-dia, referindo-se à loucura que se vive nas estações de comboio, assim como nas ruas em hora de ponta. Mas acima de tudo o que este conto nos deixa bem elucidados, é a solidão que as pessoas sentem. É real que uma família, como o exemplo do conto, passa a maior parte do tempo separada sem comunicar, sem viver uma vida que lhes permita desfrutar uns dos outros. Achei o conto muito interessante, podemos desfrutar de uma leitura agradável, pois a história é interessante e pode ser muito real para muita gente. Fiquei surpreendida como passados tantos anos desde que foi escrito o conto (1973), o homem continua a comportar-se de forma muito semelhante. É um conto que nos convida a reflectir sobre este assunto e tentar melhorar alguns dos aspectos menos positivos do nosso dia-adia e dos que nos rodeiam.
Texto de Cristina Botelho, B3, publicado no Blogue Ler+ Compensa http://cnoesdmilercompensa.blogspot.com/

SESSÕES DE JÚRI CERTIFICAÇÃO

DE

E

stá prevista para o próximo dia 2 de Junho mais uma sessão de certificação de competências que contará com a presença do Doutor Paulo Godinho, como Avaliador Externo. Nesta sessão deverão ser presentes a júri um grupo de adultos do nível de básico e outro de nível secundário.