You are on page 1of 18

Audio e Vídeo

FISIOLOGIA DA AUDIÇÃO E VISÃO

Som: Sensação produzida pela incidência de ondas mecânicas de pressão no ouvido. . Imagem: Sensação produzida pela incidência de ondas eletromagnéticas na retina.

Audição ESTRUTURA DO OUVIDO .

.

Visão ESTRUTURA DO OLHO .

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

(Ex: A nota musical A “lá” possui a frequência fundamental de 440 Hz) ◦ Intensidade: Relacionado à amplitude da onda. (Ex: Um violino e um violão tocando a mesma nota musical geram sons com a mesma altura. é a potência transmitida da onda.Resumo Audição O som é a sensação produzida pela incidência das ondas mecânicas de pressão no ouvido. pois possuem timbres diferentes . Possui certas propriedades de acordo com as suas características. sendo as principais: ◦ Altura (ou tom): Relacionada com a frequência (ciclos por segundo) na qual a onda sonora vibra. mas é possível distinguir a origem do som. sendo proporcional ao quadrado da amplitude. ◦ Timbre: Relacionado à construção do aparelho usado na geração do som. já que depende das harmônicas adicionais ao modo fundamental de vibração.

magenta. etc) é obtida ou pela incidência de uma onda eletromagnética com uma frequência específica. os bastonetes respondem aos tons de cinza e movimentos. que relaciona a cor ao espectro (em termos de comprimento de onda. enquanto que os bastonetes são encontrados em maior número conforme se distancia da fóvea. Esta combinação é o Espaço de Cor. Estes estímulos são gerados pelas células presentes na retina. ou pela combinação de ondas com a frequência destas cores combinadas de acordo com sua intensidade. Ou seja. e as cores em função das ondas de frequência específica podem ser vistas na próxima figura. onde se dá o foco das imagens). Portanto. Os cones possuem uma maior densidade no centro da retina (chamada de Fovea. Vermelho e Verde. Enquanto os cones são responsáveis pela detecção de cores e detalhes estáticos. chamadas de cones e bastonetes. ao invés de frequência) . que detectam predominantemente as cores Azul. a sensação no sistema nervoso das outras cores (ex: amarelo. é possível de se obter a mesma sensação (cor) para combinações diferentes de espectro das ondas incidentes.Resumo Visão A visão é o fenômeno no qual o sistema nervoso responde de forma diferente aos estímulos das ondas eletromagnéticas na retina. Os cones possuem três variações.

? ??????????? = ? = ? Velocidade da Luz Frequência da onda .