You are on page 1of 8

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA
COMISSÃO CONSULTIVA PARA ESCOLHA DE REITOR E VICE-REITOR DA UFRR

Edital no 001/2015-CCRV
Boa Vista-RR, 1º de setembro de 2015.
A Comissão Consultiva, nomeada pelas Portarias nº 466/2015-GR e 521/2015-GR, no uso
de suas atribuições legais e estatutárias, tendo em vista o que dispõe as Resoluções n.º
015/03–CUNI, de 29/09/03, n.º 017/03–CUNI, de 16/09/03, n.º 012/03–CUNI, de 03/12/07,
n.º 007/07 de 08/10/07– CUNI, torna público o processo para escolha do Reitor e Vicereitor da UFRR.
1 - DAS INSCRIÇÕES E HOMOLOGAÇÃO DAS CHAPAS
1.1 - Os candidatos deverão se inscrever junto à Comissão Consultiva para escolha de
Reitor e Vice-reitor, doravante denominada CCRV, nos dias 14 e 15 de setembro de
2015, das 14h00min às 20h00min, na secretaria da CCRV, na sala 338, Bloco III,
Campus Paricarana.
1.2 - No ato da inscrição os candidatos a Reitor e a Vice-reitor deverão formalizar seus
nomes em uma chapa, apresentando programa de trabalho, protótipos do material de
divulgação, orçamento de campanha detalhado e comprovante de que é servidor
docente da UFRR, com regime de trabalho de 40 horas com Dedicação Exclusiva e
título de doutor.
1.3 - A CCRV efetuará a homologação das chapas até 21 de setembro de 2015.
1.4 - Após a homologação, as chapas serão identificadas por um numeral, a partir do
1, de acordo com a ordem de inscrição.
1.5 - .Os candidatos a Reitor e Vice-reitor detentores de Cargo de Direção ou Função
Gratificada na UFRR ou Cargos Executivos na Fundação de Apoio à UFRR deverão
apresentar documento institucional à CCRV, que comprove a sua
desincompatibilização, a partir da data de inscrição da chapa até o dia 16 de
novembro de 2015.

2 - DOS INTEGRANTES DO UNIVERSO DA CONSULTA
2.1 - Constituem o universo da consulta:
a) Os docentes e técnico-administrativos em educação do quadro de pessoal da
UFRR;
b) Os estudantes dos cursos de graduação (presencial e à distância) e de pósgraduação (stricto sensu), com matrícula ativa à época da consulta;
c) Os estudantes do Colégio de Aplicação e da Escola Agrotécnica da UFRR,
com 16 anos completos e matrícula ativa à época da consulta.
d) Os docentes e técnico-administrativos em educação em gozo de férias, de
licença capacitação ou licença para tratamento de saúde.
1

Não fazem parte do universo da consulta: a) Os docentes e técnico-administrativos em educação afastados por requisição.DA DIVULGAÇÃO DO PROCESSO ELEITORAL 4. dos locais de votação. 3 . técnico-administrativos e docentes.Poderão ser utilizados para tal finalidade todos os meios de comunicação institucionais. podendo. 2 . de todos os campi e dos Polos de Ensino a Distância. servidores terceirizados e servidores em cargos comissionados não pertencentes aos quadros da UFRR. inclusive os sistemas de gestão acadêmica. 4. do universo dos votantes e regras de ponderação de votos. professores substitutos. fazer uso de editais específicos.2 . recebam as informações e orientações sobre o processo consultivo. para que todos os estudantes.2 . bem como os que estejam no exterior. b) Os estudantes de graduação e pós-graduação que estejam oficialmente em missão no exterior e alunos do Programa de Mobilidade na UFRR. c) Os alunos dos cursos de extensão da UFRR.A CCRV deverá empreender campanha de divulgação para toda a comunidade acadêmica do calendário do processo consultivo.MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA COMISSÃO CONSULTIVA PARA ESCOLHA DE REITOR E VICE-REITOR DA UFRR 2. inclusive.DO CALENDÁRIO DO PROCESSO CONSULTIVO O calendário do processo consultivo obedecerá às seguintes data: Atividade Publicação do Edital Recursos ao Edital Período de inscrição Homologação das inscrições Recursos a homologação Divulgação das propostas Consulta institucional Resultado preliminar da consulta Recursos ao resultado preliminar Resultado da análise orçamentária Recursos a análise orçamentária Resultado Final Data de realização 01/09/2015 04/09/2015 14 e 15/09/2015 21/09/2015 28/09/2015 06/10 a 03/11/2015 05/11/2015 06/11/2015 10/11/2015 11/11/2015 13/11/2015 16/11/2015 4 .1 . cessão ou para tratar de assuntos particulares.

os quais terão suas localizações previamente comunicadas aos representantes das mesmas.DA DIVULGAÇÃO DAS CANDIDATURAS E DOS PROGRAMAS 5. em material e cor de preferência da chapa. desde que aprovados pela CCRV.As regras para os debates serão estabelecidas pela Comissão e sua operacionalização discutida com os representantes dos candidatos. cor e formato de preferência da chapa.MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA COMISSÃO CONSULTIVA PARA ESCOLHA DE REITOR E VICE-REITOR DA UFRR 5 . os seguintes instrumentos: a) Folders em papel A4.2 A Comissão determinará a retirada dos instrumentos que estiverem em desacordo com o preconizado neste edital. 3 . c) Marcador de página.6 .5. com dimensões máximas de 25 cm de comprimento por 6 cm de largura.A CCRV organizará três reuniões públicas com os candidatos.2 .As regras das reuniões com debates serão divulgadas em edital específico.1 Os instrumentos divulgados neste item não poderão ser utilizados para construção de outras peças de maiores dimensões ou formato. ou para utilização em outras funções. sem prejuízo de sanções para os responsáveis. b) Adesivos com diâmetro máximo de 12 cm. com a finalidade de apresentarem e debaterem seus programas de trabalho.A Comissão Consultiva disponibilizará espaços equitativos de divulgação para cada uma das chapas.5. 5. na gramatura.1 . 5. 5. 5.Para a divulgação das suas propostas as chapas poderão utilizar. 5.5 . em material e cor de preferência da chapa. 5.4 . A transgressão será passível de penalidades previstas neste edital.As reuniões poderão ser transmitidas pela TV e Rádio Universitária e obedecerão ao seguinte cronograma: 1ª Reunião: Local: Campus do Paricarana Data: 08/10/2015 (quinta-feira) Horário: 19h00min 2ª Reunião: Local: Campus do Paricarana Data: 13/10/2015 (terça-feira) Horário: 19h00min 3ª Reunião: Local: Campus do Paricarana Data: 21/10/2015 (quarta-feira) Horário: 19h00min 5.3 .

especificação do material de campanha utilizado com o valor. muros ou pisos. frases. ou grupos a eles vinculados. nos meios de comunicação. direta ou indiretamente. i) a utilização dos sistemas eletrônicos de gestão acadêmica e de pessoal para a divulgação eleitoral de propaganda dos candidatos ao pleito. dentro ou fora de suas dependências. devidamente comprovada. h) a utilização. e) Partidos políticos ou sindicatos. receber direta ou indiretamente doação em dinheiro. f) Centros. procedentes de: a) Empresas públicas ou privadas. cartazes. b) Entidades públicas ou entidades de direito privado. banners. c) matéria paga. g) a utilização de outdoors. e) a utilização de camisas ou camisetas padronizadas com alusões a elementos identificadores das chapas. os membros da comunidade universitária ou órgãos da UFRR. d) qualquer ato de campanha nas proximidades das Seções de consulta. 6. fixação de material de campanha fora dos espaços destinados. antes do período de campanha. f) a utilização de carros de som e similares. b) atos de campanha que danifiquem o patrimônio da UFRR. Unidades Acadêmicas e Administrativas da UFRR. símbolos e figuras divulgados pelos componentes das chapas.As despesas das campanhas serão realizadas sob a responsabilidade dos candidatos. o qual deverá conter informações detalhadas sobre todas as transações financeiras envolvidas na campanha.São vedados: a) qualquer ato de campanha desrespeitoso ou que agrida. 4 . fotocópias das notas fiscais.MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA COMISSÃO CONSULTIVA PARA ESCOLHA DE REITOR E VICE-REITOR DA UFRR 5. lista dos doadores com os respectivos CPFs. d) Entidades esportivas. placas e similares com alusões as chapas. faixas. sob quaisquer alegações. tais como pichação de paredes.3 . à chapa ou aos candidatos. j) a divulgação da campanha nas salas de aulas.7 . tais como. 6. inclusive por meio de publicidade de qualquer espécie. ou outros atos de degradação do patrimônio. 6 .2 . c) Entidades beneficentes e religiosas.A CCRV enviará um formulário próprio a cada chapa para preenchimento da prestação de contas. dentro ou fora de qualquer uma das dependências da UFRR. de jargões.1 . bandeiras de qualquer tamanho. na campanha.DA ARRECADAÇÃO E DA APLICAÇÃO DE RECURSOS NA CAMPANHA ELEITORAL 6. nos dias de votação. o nome e o CNPJ da empresa contratada para produzi-lo. em um raio de 50 metros do espaço de localização das urnas.É vedado. física ou moralmente.

As doações para as campanhas terão como limites. 7. encaminhem um pedido de retificação justificado à secretaria da CCRV.1 . o qual deverá ser encaminhado à secretaria da CCRV. 6.DA ORGANIZAÇÃO DAS LISTAGENS DOS ELEITORES E DAS SEÇÕES DE CONSULTA 7. 7 . dos técnico-administrativos em educação e dos estudantes serão divulgadas pela CCRV para a conferência dos interessados que. constituirá indício de utilização de recursos públicos para beneficiar o candidato e será passível de penalidade. 8 .A CCRV poderá enviar as informações das prestações de contas das campanhas para os órgãos de fiscalização das esferas municipal. 7. caso observem incorreções. de acordo com solicitação da CCRV.As listagens dos docentes.Haverá tantas seções de consulta. sendo estas as únicas consideradas oficiais para utilização nas Seções de consulta.A votação será realizada no dia 05 de novembro de 2015. no período de 23 a 25/09/2015. sendo formalizada através de documento. 6.1 .A indicação de fiscais será feita pelos integrantes das chapas. quantas a CCRV julgar necessárias.A indicação de mesários para as seções de consulta será feita pelos dirigentes das unidades acadêmicas e administrativas da UFRR. 6.4 .MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA COMISSÃO CONSULTIVA PARA ESCOLHA DE REITOR E VICE-REITOR DA UFRR ações para arrecadação de fundos e outras informações referentes às despesas de campanha.3 .7 . das 14h00min às 20h00min.A CCRV tornará públicas as prestações de contas das campanhas apresentadas pelos candidatos. 7. 5 .4 . nos locais e horários divulgados em edital específico.Após a divulgação e prazos para questionamento.O horário de funcionamento das seções de consulta será das dez às dezenove horas.6 .6 . de acordo com solicitação da CCRV.2 . especificando dias e horários. 6.7 .O porte de material de divulgação de campanha por funcionários terceirizados durante o horário de prestação de serviços à UFRR. conforme o caso. sendo formalizada através de documento. 7. 7. estadual e federal. o qual deverá ser encaminhado à secretaria desta. as listagens referentes às três categorias serão homologadas. 7.É vedada a presença simultânea de mais de dois fiscais de uma mesma chapa em uma mesma seção de consulta.5 . das 14h00min às 20h00min. conforme subitem anterior. vigente à data da inscrição dos candidatos.DO PROCESSO DE VOTAÇÃO 8. para os docentes e técnicos administrativos em educação o valor de seus vencimentos básicos e para os discentes o valor do salário-mínimo.5 . até 48 horas após a divulgação do material.

3 . Docente/Estudante. Docente/Técnico-Administrativo em Educação/ Estudante.3 .1 .5 . técnico-administrativos em educação e estudantes votarão em seções de consulta específicas.DA APURAÇÃO 9. como segue: VÍNCULOS Docente/Técnico-Administrativo em Educação.1 . credenciado de acordo com o estabelecido neste edital. permitindo-se um revezamento.As mesas apuradoras serão compostas por um presidente e dois escrutinadores. 9. 8. 9. 10 . mediante a apresentação de documento oficial de identificação com foto.DO RESULTADO DO PROCESSO CONSULTIVO 10. 9.Os eleitores terão de identificar-se no ato da votação.O total de votos obtidos pelo candidato em cada classe será ponderado segundo as seguintes fórmulas: a) Total de Votos obtidos na classe docente (TVCDo) TVCDo = Total de votos válidos obtidospelo candidato na classe docente ×70 Total de possíveis eleitores na classe docente b) Total de Votos obtidos na classe técnico-administrativa (TVCTA) TVCTA = Total de votos válidosobtidos pelo candidato na classe técnico−administrativa ×18 Total de possíveiseleitores na classe técnico−administrativa 6 . Técnico-Administrativo em Educação/Estudante. credenciado de acordo com o estabelecido neste edital.MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA COMISSÃO CONSULTIVA PARA ESCOLHA DE REITOR E VICE-REITOR DA UFRR 8.4 .Para acompanhar os trabalhos da junta totalizadora será permitida a presença de apenas um fiscal de cada chapa.Para acompanhar os trabalhos de cada mesa apuradora será permitida a presença de apenas um fiscal de cada chapa.4 . CATEGORIA Docente Docente Docente Técnico-Administrativo em Educação 8.2 .A junta totalizadora será integrada por três membros da CCRV. de acordo com o estabelecido em edital a ser divulgado. permitindo-se revezamento.A apuração do resultado do processo de consulta será realizada na sala da CCRV e terá início após o encerramento da votação. 9 . 9. permitindo-se revezamento.2 . escolhidos entre os membros da CCRV. permitindo-se revezamento. e seu voto será considerado apenas em uma categoria especificada.O votante com mais de um vínculo com a UFRR só poderá votar uma única vez.Os docentes.

11.Das decisões da CCRV. 11. obedecidos os prazos e formalidades estabelecidos por este Edital e/ou outros complementares. inclusive do Resultado Final. 12 . que decidirá à luz deste Edital e/ou outros complementares.5 .O desempate dos candidatos com o mesmo total de votos (TVC) obedecerá aos critérios de desempate do parágrafo único.DOS RECURSOS 11. caberá recurso à própria CCRV e.1 . imediatamente. 11. que os julgará e dará conhecimento da decisão. ao CUni.3 .3 . b) Cassação da inscrição.4 . e serão julgados pela CCRV.MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA COMISSÃO CONSULTIVA PARA ESCOLHA DE REITOR E VICE-REITOR DA UFRR c) Total de votos obtidos na classe discente (TVCDi) TVCDi Total devotos válidosobtidos pelo candidato na classe discente ×12 Total de possíveiseleitores na classediscente 10. do art. 11 . e encaminhada à Presidência da CCRV.Os candidatos com inscrições homologadas que comprovadamente descumprirem as normas que regem o processo consultivo para escolha de Reitor e Vice-Reitor da UFRR estarão sujeitos às seguintes penalidades: a) Advertência.2 . 10. pela CCRV. 11.1 .DAS PENALIDADES 12. 7 . 45 da Resolução 015/2003-CUni. segundo a seguinte formula: Total de votos obtidos pelo candidato (TVC) = TVCDo + TVCTA + TVCDi 10.2 .A ordem decrescente de colocação será definida de acordo com o total de votos obtidos pelo candidato (TVC).6 .4 .Os recursos referentes à impugnação de urnas deverão ser interpostos antes da apuração dos seus votos e serão apreciados.Os recursos referentes ao resultado da apuração deverão ser encaminhados a CCRV no prazo constante neste Edital. urnas ou quaisquer atos referentes à consulta obedecerão às normas e procedimentos estabelecidos por este Edital e/ou outros complementares.Os recursos referentes à impugnação de candidaturas. 11.O total de votos obtidos pelo candidato (TVC) será a soma dos totais ponderados obtidos por ele em cada classe.A interposição de recursos deverá ser formalizada por escrito pelo próprio candidato ou seu procurador. em segunda instância.Os recursos referentes ao indeferimento de candidaturas deverão ser interpostos e apreciados pela CCRV.

Terá sua inscrição cassada o candidato que reincidir.7 deste edital.7 . 12. 12.Qualquer denúncia sobre descumprimento das regras do processo consultivo deve ser encaminhada à CCRV.A análise das denúncias e a decisão sobre a aplicação das penalidades é de responsabilidade da CCRV.Poderá ter sua inscrição cassada o candidato que comprovadamente cometer ato caracterizado pela letra a) do item 5.8 .10 . 12. que será tornada pública. 12. e pelo Conselho Universitário. 12.Os casos omissos serão decididos pela CCRV. descumprindo a mesma regra duas vezes.Das decisões sobre penalidades caberá recurso à própria comissão que deverá ser interposto num prazo de 24 horas a partir da notificação do candidato. 12.MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA COMISSÃO CONSULTIVA PARA ESCOLHA DE REITOR E VICE-REITOR DA UFRR 12. bem como na legislação vigente deverão ser comunicados por escrito à CCRV. 12.2 . 13 . em grau de recurso.5 .DISPOSIÇÕES GERAIS 13.2 .O candidato que comprovadamente descumprir qualquer regra do processo consultivo receberá como punição uma advertência. em primeira instância.Terá sua inscrição cassada o candidato que receber três advertências motivadas por atos de naturezas diversas.6 .9. ________________________________ João Carlos Jarochinski Silva Presidente da CCRV 8 .A CCRV terá 72 horas para se manifestar sobre os recursos tratados no item 12.4 . 13.1 .Terá sua inscrição cassada o candidato cuja prestação de contas não for aprovada. acompanhada de elementos probatórios.3 . 12.9 .Quaisquer fatos relacionados ao não cumprimento das normas estabelecidas por este edital e/ou outros complementares.