You are on page 1of 49

Página

1

Ciências naturais

Teoria tectónica das placas
Esta teoria diz que
_______________________________________________________
Movimento das placas litosféricas:

Foi a causa de: __________________________________________
O movimento das placas dá-se.
-

A Litosfera está dividida em :
___________________________________

Limites das placas:

 Esta teoria permite compreender fenómenos geológicos como:



A reter

Página

2

Ciências naturais

A teoria da tectónica de placas explica o movimento da

litosfera devido a correntes de convecção do manto.
A teoria da tectónica de placas foi comprovada pelo estudo do
fundo dos oceanos e pelo magnetismo preservado nas suas

rochas.
O fundo dos oceanos é constituído por uma cordilheira de
montanhas submarinas – a dorsal médio-oceânica – que se

forma a partir do rifte.
Nos riftes, ocorre o alargamento do fundo dos oceanos em


sentidos opostos – zonas de construção de nova litosfera.
Nas zonas de subducção, ocorre a destruição da litosfera.
A litosfera está dividida em sete placas principais e várias

mais pequenas.
É possível definir limites para as placas litosféricas de acordo
com o seu movimento relativo: limites convergentes, limites
divergentes e limites transformantes.

Exercícios
1. A figura seguinte representa um modelo explicativo de
formação contínua da litosfera.

1.1.Refere a designação da teoria que explica, atualmente, o
movimento da litosfera.
1.2.Faz a legenda das letras da figura.

Página

3

Ciências naturais

1.3.Associa os números da figura às afirmações que se seguem.
A. O material rochoso fundido ascende.
B. O magma do manto, situado sob a litosfera, ascende à
superfície através do rifte das dorsais.
C. A crusta oceânica mais antiga mergulha na zona de
subducção.
D. A nova litosfera arrefece e afasta-se em sentidos opostos em
direção às zonas de subducção.
2. Estabelece a correspondência correta entre os termos da coluna
I e as afirmações da coluna II.
Coluna I
1. Litosfera
2. Rifte

Coluna II
A. Zonas de destruição de material
rochoso, nas quais as duas placas
convergem.
B. Conjunto rochoso formado por rochas

3. Limites divergentes
4. Limites convergentes

de crusta terrestre e pela parte
superior do manto superior.
C. Zonas sem destruição ou construção
de material, nas quais as duas placas

5. Limites
transformantes

deslizam em sentidos opostos uma
em relação à outra
D. Abertura profunda no centro das
dorsais oceânicas por onde emerge o
magma do manto.
E. Zona de construção de nova litosfera;
as duas placas afastam-se em
F.

sentidos opostos.
Este limite está associados a sismos,
erupções vulcânicas e formação de
novo fundo oceânico

Ocorrência de falhas e dobras

Ciências naturais
Página

4

 O movimento da placas litosféricas faz com que as rochas
estejam sujeitas a forças que causam __________________ e
fazem aparecer ______________.

Assim, as rochas podem apresentar
______________
______________

Dobras
 Definição:
________________________________________________________
 Resultam:
________________________________________________________
 Tipos de dobras.


Falhas
 Definição:
________________________________________________________
 Tipos de falhas:


A reter

O movimento das placas litosféricas causa deformações nas
rochas e conduz ao aparecimento de estruturas.

As falhas são estruturas resultantes de deformações causadas por forças essencialmente do tipo compressivo ou distensivo.2.Indica as principais estruturas resultantes das deformações das rochas que formam essa cadeia montanhosa. 1. Página  Exercícios 1.Ciências naturais    5 As estruturas estão relacionadas com o comportamento que as rochas exibem que ando sujeitas a forças.As dobras são estruturas que… a) resultam de forças compressivas sem que as rochas se fraturem.Identifica o mecanismo que originou a formação da cadeia montanhosa representada nas figuras. As rochas podem apresentar um comportamento dúctil ou frágil. Observa atentamente.1. . A formação de cadeias montanhosas origina deformações das rochas da crusta terrestre.3. 1. as figuras seguintes. As dobras são estruturas resultantes de deformações irreversíveis e permanentes originadas por forças do tipo compressivo. b) resultam de forças distensivas sem que as rochas se fraturem. 1.

II.Relaciona os termos da Coluna I com as afirmações da coluna II. Coluna I 1.Observa os esquemas que se seguem (não se encontram pela ordem natural dos acontecimentos). 2.Identifica o tipo de forças tectónicas que originou a deformação do esquema III. 1. Dobra 2.Ciências naturais Página 6 c) resultam de forças compressivas ocorrendo fraturas nas rochas. Falha Coluna II A. 2.1. 2.Refere o que se entende por falhas. 3. d) resultam de forças distensivas ocorrendo fraturas nas rochas. III. Estruturas que resultam de .Indica o ordem cronológica correta relativa aos esquemas I. Estruturas causadas por forças do tipo compressivo ou distensivo.2. B.4.

as rochas deformam-se sem se fraturarem. Os movimentos são provocados pela ______________________________ _____________________________. Hipocentro Sismo Epicentro - Define abalos premonitórios ou réplicas. ____________________________ . O que é um sismógrafo? .Página 7 Ciências naturais forças do tipo compressivo. devido a ___________________________ . Sismos Definição: Os sismos produzem-se nos limites das _____________________________. no entanto também podem ocorrer __________________________________. ______________________________ ou por ___________________________.

baseia-se nas observações dos efeitos causados pelos sismos e nos relatos de testemunhas. . Tem doze valores. bruscos e breves da crusta terrestre.  O epicentro é o ponto da superfície terrestre situado na vertical e mais próximo do hipocentro.  Sismógrafo é um aparelho que regista com precisão e nitidez a vibração do solo provocada pela passagem das ondas sísmicas. acabando por atingir a superficie terrestre.  A escala de Mercalli modificada é uma escala de intensidade.  A escala de Richter é uma escala aberta que determina a magnitude do sismo. que se propagam em todas as direções.  Ondas sísmicas são manifestações de energia.  Sismograma é o registo da propagação das diferentes ondas sísmicas.  O hipocentro é a região do interior da Terra onde se origina um sismo.Página 8 Ciências naturais Escalas de avaliação de sismos O que são isossistas? A reter  Sismos são movimentos vibratórios.

1. Completa o seguinte texto: O sismo da ilha de Martinica foi registado com magnitude de 7.2. cujo epicentro se localizou no mar. A 29 de Novembro de 2007. que unem pontos com igual intensidade sísmica. mas apenas uma magnitude. foram determinados valores de intensidade compreendidos entre III e VI da escala de _____________________. com forma irregular. Classifica como verdadeiro (V) ou falsa (F) cada uma das seguintes afirmações falsas. a) O epicentro do sismo referido localizou-se a 146 Km de profundidade. A partir dos relatos obtidos. na ilha de Martinica (que faz parte de um arquipélago localizado na América Central). Explica por que razão este sismo regista várias intensidades.1. . fechadas. d) O limite entre a placa norte-americana e a placa das Caraíbas é transformante. ocorreu um sismo de magnitude 7. 1. c) Quanto maior for o número de relatos obtidos. b) A uma mesma intensidade sísmica correspondem distâncias epicentrais idênticas.3.4 da escala de __________.4 com origem a 146 quilómetros de profundidade.Ciências naturais 9 Isossistas são linhas curvas. maior é o rigor do traçado das ondas sísmicas.  A Prevenção é muito importante para minorar as consequâncias de um sismo. Página  distribuídas em torno do epicentro. 1. a 42 quilómetros a nordeste da capital de Martinica. Exercícios 1.

8 na Escala de Ritcher e calcula-se o número de vítimas em cerca de 250 000 (balanço oficial).. um sismo que abalou uma área densamente povoada. b) coincide com os limites entre placas. 2. na China.Página 10 Ciências naturais 2.Refere essa escala 2.3. a 160 Km do epicentro.Quando ocorreu o sismo descrito no texto? 2. d) situa-se no inetrior da isossista de menor intensidade. Robert Muir Wood. 50 km2 de Tangshan foram arrasados. Sismos e Vulcões (adaptado) 2. a) é a zona à superfície da Terra onde o sismo é sentido com maior intensidade. Quatro intensas réplicas causaram mais prejuízos materiais e aumentaram o número de vítimas. o texto seguinte. até 2m.5. ocorreu..Menciona a magnitude do sismo referido no texto. . Violentos movimentos do soloa atiraram pessoas ao ar. Houve sérios prejuízos em Pequim. c) é o local no interior da Terra onde o sismo tem origem.4.1.2.Indica em que grandeza traduz os seus termos.5. com consequências devastadoras. 2.1. atentamente. A 28 de Julho de 1976.5.Epicentro de um sismo.Refere algumas das consequências desse sismo. 2. O sismo atingiu o grau 7. 2.2.No texto é mencionada informação que pode ser traduzida em graus de uma outra escala também muito utilizada. Lê. em Tangshan.

Na figura está representada uma carta de isossistas. 3. 3. b) Noredeste de Sagres. Define isossistas.5.Observa. .3.Explica o facto das isossistas não se representarem sob a forma de circunferências.Página 11 Ciências naturais 3. a que se refere a carta de isossistas. a) Sudoeste de Sagres. c) Sudeste de Sagres. a carta de isossistas relativas aos ismo de 28 de Fevereiro de 1969.2.Indica uma cidade em que os estragos verficados tenham sido semelhantes aos observados em Castelo Branco.1. na escala de Ritcher. teve uma magnitude de 8.O sismo. 3. que afectou Portugal Continental.O epicentro do simo representado na carta localizou-se a..4.. 3. Destingue magnitude de intensidade. d) Noroeste de Sagres. atentamente. 3.

Ciências naturais Completa: Um ecossistema é … Página 12 Interações entre seres vivos Um biótipo é … Uma comunidade é … Uma espécie é … Uma população é … Um habitat é… Fatores abióticos Luz  O que é fotossíntese? .

Temperatura Página 13 Ciências naturais  Hibernação:  Estivação:  Migração: Pluviosidade: Humidade Substrato Fatores biótipos Relações interespecíficas: .

Página  Predação - 14 Ciências naturais  Competição  Parasitismo -  Cooperação -  Mutualismo -  Comensalismo -  Amensalismo - Relações intra-especifícas:  Cooperação - .

A espécie é o conjunto de seres vivos semelhantes que se   cruzam entre si e origam descendência fértil. a temperatura. A comunidade é o conjunto de todos os seres vivos de um  ecossitema. O habitat é o local onde vive uma espécie. a  pluviosidade. O fototropismo é o movimento que as plantas efectuam em direcção a uma fonte de luz ou no sentido contrário. A população é o conjunto de seres vivos pertencentes à mesma espécie que vivem numa determinada área e num  determinado momento. a humidade e o substrato (água e solo). O biótipo é o território no qual vive a comunidade de um  ecossistema. Os fatores abióticos são fatores de natureza físico-quimica que influenciam os seres vivos. Os fatores bióticos são as relações que os seres vivos  estabelecem entre si. pelo biótipo e pelas inter-relações que se  estabelecem entre eles. Os fatores do ambiente que influenciam o comportamento dos  seres vivos podem ser abióticos ou bióticos. como a luz. .Página 15 Ciências naturais  Competição  Canibalismo - A Reter  O eecossistema corresponde ao conjunto formado pela comunidade.

o mutualismo. a competição e o canibalismo. castanheiros e faias. Numa comunidade existem relações favoráveis (+). As relações interespecíficas são relações entre seres vivos de espécies diferentes. Documento 1 A floresta temperada caducifólia é constituída por árvores de folha caduca.Ciências naturais O fotoperíodo é o período de iluminação no decurso de 24  horas. As relações intra-especificas são relações entre seres vivos da mesma espécie. Exercícios 1. por exemplo. a estivação e a migração são comportamentos que alguns animais manifestam para assegurar a sua sobrivivência. como a predação. a  simbiose. como a cooperação (colónias e sociedades). Ao animais homeotérmicos são animais que matêm constante Página 16  a sua temperatura corporal independentemente da  temperatura ambiental. quando as condições ambientais  não são favoráveis. carvalhos. Numa comunidade. Estas florestas proliferam em regiões onde as estações do ano são bem Documento 2 . como. A hibernação. os seres vivos estabelecem entre si  relações interespecíficas e intra-específicas. o comensalismo e o amensalismo.  desfavoráveis (-) e de indiferença (0) entre os seres vivos.Analisa os seguintes documentos.

as caracteristicas do bioma floresta temperada caducifólia. 1. 1.17 Ciências naturais Página demarcadas. 1. Os gráficos seguintes traduzem as variações de temperatura (linha vermelha) e pluviosidade (barras azuis) ao longo dos meses do ano na floresta temperada caducifólia. muitos animais hibernam e migram. No inverno. Mas.Indica o valor de: 1.Menciona dois comportamentos dos animais para sobreviverem durante o inverno.Temperatura mais baixo.3. . estas florestas que ainda existem em pequenas manchas. O verão é ameno e o inverno é pouco frio.2.Identifica os fatores abióticos que maior influência exercem neste bioma.4.1. A chuva distribui-se de forma regular durante todo o ano. contêm uma enorme variedade de seres vivos. de acordo com as informações favorecidas.4.Refere. no verão. 1.1. no Norte de Portugal. desde o solo até às copas mais altas das árvores.

Relaciona.1.3.Pluviosidade mais elevado.5.Valores de temperatura mais elevados e menor índice de pluviosidade. 1.Refere os meses do ano em que se verificam: 1.Pliviosidade mais baixo. 1.2.4. 2. correctamente.5. 1.4. as imagens que se seguem com os números da chave e os conceitos descritos.4. 1.4.5.Temperatura mais elevado.2.Página 18 Ciências naturais 1. Chave I – Biótopo II – Comunidade III – Ecossistema IV – População Conceitos .Valores de temperatura baixos e maior índice de pluviosidade.

3. 3. 4. 2.Analisa. Conjunto da comunidade. Conjunto de todos os organismos de um ecossistema. as seguintes figuras. Território onde vivem os seres vivos de um ecossistema. do biótopo e as inter-relações que estabelecem entre eles. . Conjunto de todos os seres vivos pertencentes à mesma espécie que vivem numa determinada área e num determinado período de tempo.Página 19 Ciências naturais 1. atentamente.

1.3 e 4.4.1.4. utilizando as seguintes expressões: 3.1. carateriza as interações 1 e 4. 3.1.Explica o significado da legenda da figura 2. Explica em que consiste o fotoperíodo.Agrupa as imagens.3.Fator abiótico. 0. 3. 4.1. 3.1.2. 3.Página 20 Ciências naturais 3.Identifica as interacções representadas nas figuras 1.2.3. 3.Relações interespecíficas. .Relação intra-especifica. -). 3.Fator biótico.Utilizando a simbologia (+.

Página 21 Ciências naturais Fluxo de energia Os seres vivos dividem-se em duas categorias:  Autotróficos:  Heterotróficos: O que é a fotossíntese? A matéria orgânica engloba .

Ciências naturais Página 22 O que é uma cadeia alimentar? Categorias dos seres Vivos nas cadeias alimentares O que são teias alimentares? Fluxo de energia: Dentro de uma cadeia ou teia alimentar existe um fluxo de energia que passa por todos os níveis tróficos. Essa energia é usada pelos seres vivos em: __________________________________ Essa energia. enquanto passa pelos vários nóveis tróficos vai ___________________ ___________________________________________. é que as cadeias ou teias não têm muito mais de ___________________________________________________. por isso. . Só 10% da energia passa de um nível para outro.

Este tipo de ciclo é um ciclo _________________________________. Heterotróficos são seres vivos que precisam de consumir  matéria orgânica para obter energia e nutrientes. Um conjunto de seres vivos de uma comunidade que se alimentam e servem de alimento uns aos outros constitui uma  cadeia alimentar. realizam transferências de energia e de matéria. da matéria orgânica produzida pelos produtores. a energia luminosa. Ciclo da matéria A matéria circula de forma _____________________ e _____________________. Consumidores são seres vivos que se alimentam. Autotróficos são seres vivos capazes de produzir a sua própria matéria orgânica a partir dos constituintes inorgânicos ( matéria mineral. água e dióxido de carbono) que existem no meio ambiente. quando se alimentam e servem de alimento uns  aos outros. Produtores são seres vivos capazes de produzir o seu próprio  alimento.Ciências naturais Página 23 Este fluxo é _______________________. . A Reter  A energia necessária à vida na Terra provém. directa ou indiretamente. constituídas por carbono. oxigénio. Os seres vivos. na sua  grande maioria. Matéria orgânica engloba um conjunto de moléculas fabricadas pelos seres vivos. utilizando como forma de energia externa. azoto e outros elementos quimicos.  hidrogénio. praticamente  toda do Sol.

em matéria mineral.2. Exercícios 1. de que se alimentam. passando do estado orgânico ao estado mineral e vice-versa. 1. Várias cadeias alimentares interligadas constituem uma rede  ou teia alimentar.Ciências naturais Decompositores são seres vivos capazes de transformar a  matéria orgânica. a figura seguinte que representa uma cadeia limentar. Ciclos bioquimicos representam um conjunto de processos Página 24  que asseguram a reciclagem permanente a relativamente rápida da matéria.1. O fluxo de energia tem um percurso unidireccional nos   ecossistemas.Identifica quantos níveis tróficos constituem a cadeia alimentar representada. . atentamente. O percurso da matéria nos ecossistemas é ciclico.Define cadeia alimentar.Observa. 1.

1. c) O percurso da energia no planeta é ciclíco.3. assinala as verdadeiras e as falsas.4. b) O ciclo de matéria é unidireccional.3.Produtores: Página 1.3.Decompositores: 1.Consumidores de 1ª ordem: 1.Explica a função dos fungos presentes na figura.3. a) Os seres vivos que se alimentam e servem de alimento uns aos outros realizam transferências de energia e de matéria.2.1.1. .5.6.5.Refere o nível trófico do consumidor de 2ª ordem. 2.Menciona os seres: 1.4.5. Das afirmações seguintes.Autotróficos: 1.Heterotróficos: 1.Indica os seres: 25 Ciências naturais 1.2.Consumidores de 3ª ordem: 1.3.3.1.

4. de acordo com a chave. 3. Matéria que se obtém da transformação de matéria orgânica. É produzida pelos seres fotossintéticos. 11. 5. Alimentam-se directamente de fitoplâncton. 10. 8.1. . Processo através do qual alguns seres vivos fabricam o seu próprio alimento. Alimenta-se de outros seres vivos. Animais que se alimentam de vegetais. 13. e) O ciclo da matéria e o fluxo de energia estão interligados e são indespensáveis à vida. Chave 1. Cadeias alimentares interligadas.Corrige as afirmações que assinalaste como falsas. 9. nos ecossistemas. 3. transformam a matéria orgânica em matéria mineral. 6. Alimenta-se de outros animais. 7. por acção dos decompositores. 12.Resolve o crucigrama. É a base das cadeias alimentares marinhas. Percurso de matéria nos ecossistemas. São a fonte de energia dos seres heterotróficos. Tem um percurso unidireccional. 2.Ciências naturais Página 26 d) O ciclo da água é um exemplo de ciclo bioquimico. 2.

16.27 Ciências naturais Página 14. 15. 1 C 2 3 A D 4 E 5 I 6 A 7 8 A 9 L 1 I 0 1 M 1 1 2 1 E N 3 1 4 T . Seres vivos capazes de produzir a sua própria matéria orgânica a partir dos constituintes inorgânicos. Seres vivos que precisam de consumir matéria orgânica para produzirem a sua própria matéria. Exemplo de um ciclo de matéria.

28 Ciências naturais Página 1 5 1 A R 6 Recursos naturais Diz o que é desenvolvimento sustentável. ___________________. O que são recursos naturais? Podem ser classificados em _____________________. Podem ser Recursos minerais Definição: Podem ser Recursos Biológicos . __________________ e ________________________.

Página Definição: 29 Ciências naturais Podem ser explorados através Recursos hídricos Definição: Utiliza-se água na Recursos energéticos Definição: combustíveis fósseis Não renováveis .

30 Ciências naturais Página Consequências do seu uso: Renováveis A reter  Desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento que satisfaz as necessidades da presente geração sem comprometer a capacidade das gerações futuras satisfazem as suas próprias  necessidades. Os recursos naturais renováveis são recursos que não se esgotam com grande facilidade. Recursos minerais são acumulações ou concentrações de  matéri-prima mineral na crusta terrestre. Recurso natural é tudo o que existe na natureza e serve para  satisfazer as necessidades da Humanidade. Os recursos naturais não renováveis são recursos que se esgotam a uma velocidade  superior à da sua renovação. A extração de recursos minerais da crusta terrestre é feita através de vários processos dos quais se salienta a actividade mineira. Jazidas minerais são acumulações de rochas ou minerais com  interesse económico rentável para o Homem. . Os recursos naturais podem ser renováveis ou nao renováveis.

Os recursos energéticos são recursos a partir dos quais se  pode obter energia. Os combustiveis fósseis são o carvão. A falta de água potável e a falta de saneamento básico representam os principais fatores de propagação de doenças e  transporte de substâncias Substâncias tóxicas. A água. a aquacultura e a  exploração florestal. 31  Página alterando profundamente a paisagem da região onde está  inserida.Ciências naturais A exploração mineira é causadora de poluição ambiental. o petróleo e o gás natural. A qualidade da água doce está ameaçada pelas atividades humanas – esgotos domésticos. a pesca. Os recursos biológicos são renováveis. a sua  sobre-exploração pode levar à sua exaustão. ou seja. Designa-se água potável a água qe não causa prejuízo à saúde humana. na agricultura e nas atividades  industriais. Recursos hídricos representam a quantidade de água doce  superficial e bubterrânea que está à disposição do Homem. Os recursos biológicos são um conjunto de materiais e  energiaque o Homem pode obter a partir de outros seres vivos. Quanto maior o consumo. no entanto. maiores serão os riscos da qualidade  da água diminuir. A perda da biodiversidade é a principal consequência da  exploração dos recursos biológicos. que não contém microrganismos  patogénicos nem substâncias capazes de provocar doenças. apesar de ser considerada como um recurso natural  renovável. A água doce do planeta é utilizada com grande desperdício no consumo doméstico. é um recurso limitado. . a pecuária. a caça. poluição industrial e resíduos  de fertelizantes e de pesticidas. As principais formas de obtenção dos recursos biológicos são a agricultura.

A energia obtida a partir dos combustíveis fósseis e a  energia nuclear são exemplos de energias não renováveis.Estabelece a correpondência entre as figuras e a chave. dos mares e do hidrogénio são exemplos de energias renováveis. eólica. Os combustíveis fósseis são a matéria-prima para uma série de  materiais do nosso quatidiano. A energia hidroelétrica. Exercícios 1. Os derrames de hidrocarbonetos nos mares. os combustíveis fósseis formam-se na ausência 32  Página de oxigénio a partir da decomposição de restos orgânicos. 1. o impacte ambiental resultante da exploração de jazidas fósseis e as alterações climáticas são as principais consequências  ambientais da utilização dos combustíveis fósseis.Observa as imagens seguintes. .  sujeitos a elevadas pressões e temperaturas.1. geotérmica. solar.Ciências naturais Na natureza. da biomassa.

. c) A água doce é utilizada no consumo doméstico. 97. a)Define recurso natural. assinala as verdadeiras e as falsas. o consumo de água doce tem vindo a diminuir. o primeiro mineral a ser utilixado pelo Homem.5% é salgada e os restantes 2.Página 33 Ciências naturais I – Recurso renovável II – Recurso não renovável 1. e) A irrigação não controlada tem contribuido para um aumento acentuado do consumo de água doce.2.Das afirmações seguintes. b)Explica a importância dos recursos minerais. d) Nas zonas urbanas. 2.5% representam água doce.A pirite é um recurso natural de onde se pode extrair cobre. na evolução da humanidade. b) De toda a água existente na Terra. a) Os recursos hídricos representam a quantidade de água salgada que existe nos oceanos e nos mares. na agricultura e nas atividades industriais.

corretamente. 4.2. IV – O ______________________ é um hidrocarboneto líquido. 4.países industrialmente avançados .Refere qual o significado de combustível fóssil. as seguintes afirmações com os conceitos Página carvão.paíse em desenvolvimento 4. encontra-se no topo das jazidas petroliferas.países industrialmente avançados. das exigências energéticas dos: 4.1.1.Completa.1. petróleo e gás natural.1. III – O _______________________ forma-se em zonas alagadas devido à compactação e alteração química de restos de vegetais.O gráfico seguinte mostra a evolução das exigências energéticas mundiais desde 1971 até 2030.2.Indica o valor da percentagem de exigências energéticas em 2000 nos: 4.Refere a percentagem estimada em 2030.2. 3.Ciências naturais 34 3. I – O ____________________ e o ___________________ formam-se em ambientes onde a matéria orgânica é transformada em hidrocarbonetos. II – O _______________________ é menos denso que o petróleo e. por essa razão. 4.1.

14.Combustível fóssil.Energia do interior da Terra. 24.Justifica o aumento das exigências energéticas dos países em desenvolvimento desde 1971. obter produtos marinhos.Deve fazer-se em relação aos Humanidade. 2. 5. rentáveis para o Homem. 4. humana.Energia proveniente de transformação 5. 20. planeta.Energia obtida a partir de minerais 7. incandescência. 26.Água indispensável à ou mais elementos de forma rentável. 16.Capacidade para produzir trabalho.Energia inesgotável à escala da vida 3. 23.Mátodo mais utilizado pelo Homem para 11.Recursos de onde se obtém energia 6.Minerais de onde se podem extrair um 10.3. sobrevivência do Ser Humano.Água destinada ao tratamento ou prevenção de doenças.Direito comum a todas as espécies do tecnológico.Resolve o crucigrama 1.Consequência negativa do avanço 21.Combustível fóssil. 12. 25. .2.Ciências naturais Página 35 4.Existem na natureza.Acumulações de rochas ou minerais 19.Mineral utilizado no fabrico de 15. 18. 17. 8. radioactivos. 9.Energia obtida em barragens lâmpadas eléctricas de construídas em cursos de água.países em desenvolvimento 4.Grande variedade e diversidade de seres vivos.2.Criação de animais em cativeiro.Lençóis de água subterrâneos.Recursos que o Homem pode obter de produtos animais e vegetais de outros seres vivos. recursos renováveis.Criação de peixes em viveiros. 22.Formas de energia renováveis.Principal fonte de alimento da 13.

Ciências naturais 36 1 2 Página 3 4 5 6 7 8 9 1 1 R E C U R S U T I L I Z A Ç Ã O 0 O S N A T U R A 1 1 E 2 1 3 1 C 4 1 O 5 1 N 6 1 S 7 1 E 8 1 Q 9 2 U 0 2 Ê 1 2 N 2 2 C 3 2 I 4 2 A I S .

5 S Página 2 37 Ciências naturais 6 Reprodução humana O que é a sexualidade? O que são caracteres sexuais primários? Homens: Mulheres: O que é a adoslescência? O que são caracteres sexuais secundários? Raparigas Rapazes .

O objectivo deste sistema é ____________________________________________ Os espermatozóides são __________________________________________________. 6. 7. 2. 5. . 4. 3.Ciências naturais Página 38               Sistema reprodutor masculino Legenda: 1.

Tudo junto forma o _______________________. cada um liberta de . Os testículos também produzem a _____________________. dentro dos ____________ e amadurecem nos _____________________.Ciências naturais Página ________________. 4. O objetivo deste sistema é ____________________________________________. 5. Para os espermatozóides poderem sair misturam-se com o ______________________ que é formado nas ________________________ e na ______________________. por isso. 2. 39 Constituídos por ____________________. Os óvulos formam-se nos ______________________. 6. Sistema reprodutor feminino Legenda 1. hormona masculina. Para sair passam pelos _________________________ e saiem pela _______________. _______________________ e Estes formam-se nos _______________________________. Os ovários funcionam alternadamente. 3.

Esta dividese em:      Ciclo sexual feminino Ciclo ovárico:   Fases Ciclo uterino:   Fases Fecundação  Definição: . A partir exterior da vagina chama-se ___________________. para as _________________________ um óvulo.Ciências naturais 40 __________________. A isto Página dá-se o nome de _________________. Se o óvulo não é fecundado dá-se a _____________________.

 Quando o espermatozóide se funde com o óvumo dá-se a __________________.Ciências naturais 41  Os espermatozóides são liobertados atrvés da Página ____________________.  Após a fecundação. Gestação  Depois da nidação o embrião divide-se em três estruturas  Definição:  Etapas do parto Métodos contraceptivos .  Desta fusão resulta o _____________ ou __________________. num processo chamado ____________________. Quando chegam à vagina nadam para o ______________ e depois para as ____________________________. que desce para as trompas até chegar ao útero.  Quando isto ocorro o ovo passa a chamar-se ____________________. o ovo começa a dividir-se formando o __________________.

segundo a OMS. Corresponde ao início da  adolescência. os secundários são constituídos por cada uma das características físicas que se  desenvolvem ou surgem na puberdade. relacionadas com a meturação sexual e a produção de gâmetas. A sexualidade é. . psicológica e social no desejo de contacto. a energia que encontra a sua expressão física.Página  Naturais 42 Ciências naturais  Artificiais reversíveis  Artificiais irreversíveis A reter  Os caracteres sexuais primários são os órgãos reprodutores presentes no ser humano desde o desenvolvimento embrionário. ternura e amor. A puberdade é o período em que ocorrem alterações físicas e psicológicas.

e a progesterona. fase  proliferativa e fase secretora. As hormonas sexuais femininas que regulam o ciclo sexual feminino são: os estrogénios. útero e vagina. vias genitais – trompas de falópio. e órgãos genitais externos –  vulva. produzida pelo corpo amarelo. vias genitais – epidídimos. O ciclo sexual feminino tem a duração aproximada de 28 dias e é formado por: ciclo ovárico – fase folicular. canais deferentes e uretra. e órgãos  genitais externos – pénis e escroto. seguida da nidação (implantação e fixação do blastocisto no endométrio) e do  desenvolvimento do feto até ao nascimento. testosterona. que produzem os óvulos e as hormonas sexuais femininas.Ciências naturais O sistema reprodutor masculino é constituído por: 43  Página gónadas masculinas – testículos. é  produzida nos testículos. A gestação (período de desenvolvimento do novo ser) começa após a fecundação (formação do ovo por fusão de um espermatozóide com um óvulo). e ciclo uterino – fase menstrual. que produzem os espermatozóides e as hormonas sexuais masculinas. O sistema reprodutor feminino é constituído por: gónadas femininas – ovários. glândulas anexas – vesícula seminal e próstata. A hormona sexual masculina. ovulação e fase luteínica. de . em que a probabilidade de ocorrer fecundação é  maior. O planemaento familiar é um conjunto de medidas de saúde que permitem controlar a ocorrência de uma gravidez. produzidos pelas células foliculares. Pode ser feito através de métodos contraceptivos – métodos e técnicas que permitem evitar uma gravidez. O período fértil é o período de dez dias compreendidos entre os cinco dias anteriores e os cinco dias posteriores à ovulação.

Pêlos que surgem na puberdade em 4. Exercícios 1.Fazendo análises sanguíneas antes de se engravidar.Caracter sexual secundário masculino. . 7.Período da adolescência em que existem muitas alterações hormonais e se inicia a produção de gâmetas. 2. 6.Inflamação da pele comum na maturação sexual e adquiriu um sistema puberdade. 8. As Infecções sexualmente transmissíveis (IST) são as infecções que se transmitem principalmente por contacto sexual. 1 2 4 5 3 6 .Ciências naturais 44 uma forma natural ou artificial e de forma reversível ou Página  irreversível.Não partilhando seringas e objectos cortantes.Caracteres sexuais constituídos pelos ambos os sexos órgãos reprodutores. surgem apenas durante a puberdade. .Caracteres que se desenvolvem ou 5.Indivíduo que já completou a sua 3. Podem ser prevenidas: . de valores.Completa o crucigrama a partir das definições seguintes.Consultando um médico regularmente e sempre que existam dúvidas.Não partilhando objectos íntimos e roupas interiores. Verticais Horizontais 1.Utilizando o preservativo. . Caracter sexual secundário feminino. .

Quando se dá a __________________.Que fase ou fases do ciclo uterino não acontecem durante agravidez. um dos .4. ou seja. 3.2. pode acontecer a ___________________ .1.Observa com atenção a figura. que representa esquematicamente o ciclo sexual feminino e a variação hormonal que ocorre durante este ciclo. o óvulo sai para a ________________________ e mantém-se vivo durante cerca de 24 horas.Descreve o que se passa em cada uma das fases do ciclo uterino.Completa o texto substituindo as letras por termos que o completem corretamente. 2. 2.Página 7 45 Ciências naturais 8 2. Se houver cópula.Em que altura do ciclo sexual se dá a ovulação? 2.

passa a denominar-se __________________. 8. Sistema digestivo 1. ou zigoto. passa a chamar-se embrião e. Quando se dá a _________________. 2.Ciências naturais 46 _____________________ pode encontrar o óvulo e dar origem ao Página _____________________. 3. 10. 7. 9. 5. 4. no final do segundo mês da gravidez. que percorre a trompa até chegar ao útero. 6. .

47 Ciências naturais Página 11. 12. Transformações Processos:  Ingestão:  Mastigação:  Propulsão:  Secreção:  Digestão:  Absorção:  Defecação: .

No sistema digestivo ocorrem os seguintes processos: . fígado e pâncreas. esófago. A bilis é produzida no _________________ e fica armazenada no _______________________. A absorção nos intestinos é realizado pelas _________________________ que possuem ________________________. estômago. Dentro das velosidades existe:   No intestino Grosso existem __________________________. faringe. O suco pancreático tem _____________________.Página 48 Ciências naturais O que é o Bolo alimentar? O que é o suco gástrico?  Este forma o ____________________________ No intestino delgado forma-se o _______________________ Este começa a sua disgestão no __________________________. intestino delgado e intestino grosso – e por glândulas anexas – glândulas salivares. que servem para:    A reter O sistema digestivo é composto pelo tubo digestivo – boca.

Absorção: passagem dos nutrientes do intestino delgado para o sistema circulatório e linfático. . o suco pancreático e o suco intestinal – que actuam quimicamente sobre os alimentos e nutrientes. O bolo alimentar é o produto da digestação realizada na boca. .Digestão: redução dos alimentos e dos nutrientes às suas formas mais simples. permitindo que sejam absorvidos e cheguem a todas as células. que forma o bolo alimentar. .Ciências naturais 49 .secreção: produção de sucos – a saliva. a bílis. . o quilo é o produto final da digestão. o quimo é o produto da disgestão no estomâgo. o suco gástrico. .deglutição: ato voluntário de engolir o bolo alimentar. . .mastigação: trituração e ensalivação dos alimentos.ingestão: ato de introduzir alimentos no tubo digestivo através Página da boca.propulsão: deslocação dos alimentos e nutrientes através de movimentos peristálticos e movimentos de massa ao longo do tubo digestivo.