You are on page 1of 19

Antropologia Cultural

Profª Camila Cabello
Encontro 1

"razão"/"pensamento"/ "discurso"/"estudo". .do grego anthropos.Antropologia Antropologia . e logos. "homem".

só nasceu em tempos modernos. mas.Antropologia Exposição sistemática dos conhecimentos que se têm a respeito do homem. como disciplina específica e relativamente autônoma. a Antropologia fez e faz parte da filosofia. . Nesse sentido geral.

Antropologia Distingue-se da sociologia na medida em que tende a ser uma ciência social do observado. pensam e se comportam os indivíduos de um grupo. . ao passo que a sociologia tende a ser a ciência social do observador. Nessa estrutura estão dispostos os sistemas simbólicos compostos de sinais onde se pode “ler” como sentem.

distinto das humanidades.Ciências sociais Ciências sociais são um ramo da ciência. . a vida social de indivíduos e grupos humanos. ou seja. que estuda os aspectos sociais do mundo humano.

ela explora todas as estruturas sociais.Ciências sociais É uma ciência que estuda todos os símbolos culturais que os seres humanos criam e usam para interagir e organizar a sociedade. e busca entender as transformações que esses processos provocam na cultura e na estrutura social. . que fluem através da ordem estabelecida socialmente.

Ciências sociais A Política é a habilidade para tratar das relações humanas com o objetivo de obter os resultados desejados. é a forma como os seres humanos se organizam e como o poder é distribuído entre eles. .

.Ciências sociais A Política é a habilidade para tratar das relações humanas com o objetivo de obter os resultados desejados. monarquia. etc. é a forma como os seres humanos se organizam e como o poder é distribuído entre eles.. . parlamentarismo. ditadura. Há vários sistemas políticos: democracia.

Caracteriza-se pela liberdade do ato eleitoral. Monarquia: forma de governo no qual o chefe de Estado é o monarca. . pela divisão dos poderes e pelo controle da autoridade. O poder é transmitido ao longo da linha sucessória. observados os princípios básicos de he.víduo ou de um grupo. Regime de governo que cerceia as liberdades individuais.Sistemas políticos • • • Democracia: forma de governo no qual o poder de tomar importantes decisões políticas está com o povo.reditariedade e vitaliciedade. Ditadura: forma de governo em que todos os poderes estão na mão de um indi.

que através dele governa a nação. eleitos pelo povo. constituído pelos ministros de Estado. “Estado Máximo”).Sistemas políticos • • • • Parlamentarismo: forma de governo em que o gabinete. por tempo determinado. . Sociocracia: forma de governo teórica. exercem o poder supremo. em que o poder cabe à sociedade como um todo. Pode ser resultado da incorporação do Estado por um Partido (único e centralizador) ou da extensão natural das instituições estatais. Totalitarismo: forma de governo baseada na extensão do poder do Estado a todos os níveis e aspectos da sociedade (“Estado Total”. é responsável perante o parlamento. República: forma de governo em que um ou vários indivíduos.

Sistemas políticos Os sistemas políticos se desenvolvem em torno de ideologias políticas que disseminam suas mensagens a fim de buscar a hegemonia destes sistemas. .

aumento do desemprego. visa o lucro e o acúmulo de riquezas. Redução de custos e preços. baseado na livre concorrência. alta produtividade em vista do lucro e em detrimento da qualidade de vida dos trabalhadores. .Ideologias políticas Capitalismo: Ligada ao desenvolvimento da burguesia.

conceito de raça pura. .Ideologias políticas Fascismo: Sistema político. perseguia as minorias étnicas e opositores ideológicos. econômico e social de cunho capitalista em que o Estado exercia forte controle da sociedade. Suas principais características são: estado forte (ditadura).

. o fim da propriedade particular.Ideologias políticas Comunismo: Visa a implantação de um sistema de igualdade. tornando-se públicos. minas. sem classes sociais. os meios de produção (fábricas. etc.) deixariam de ser privados. fazendas.

de sindicatos. de partidos e etc.. . seria necessário antes instaurar o socialismo. a não ser para seu próprio sustento. fase em que um governo de trabalhadores assumiria o poder do Estado e que o Estado assumiria o controle de todas as propriedades até que se pudesse chegar ao comunismo real em que o ser humano seria absolutamente livre e não trabalharia para dar lucro a ninguém.Ideologias políticas Comunismo: para se chegar à abolição total de governos.

econômica. . sociais e culturais que defende o fim de qualquer forma de autoridade e dominação política.Ideologias políticas Anarquismo: conjunto de princípios políticos. social e religiosa. porém responsável. Sociedade baseada na liberdade total.

Envolve o fim do sistema capitalista. da propriedade privada e do Estado. coexistência harmoniosa.Ideologias políticas Anarquismo: é contrário à existência de governo. autodisciplina e forma de governo baseada na autogestão. . so. casamento. polícia. propriedade coletiva dos meios de produção. baseada na liberdade dos indivíduos.dicional e qualquer tipo de instituição que envolva relação de autoridade. escola tra.lidariedade.

Lênin! http://m.youtube.com/watch?v=KtLmXKv4AIY .com/watch?v=i5Zm2pje29Y  http://m.Adeus.youtube.

Obrigada! Bom dia! .