You are on page 1of 25

- Deficientes Visuais Como lidar conosco

Deficientes Visuais: Como lidar conosco

Tipos de Deficiência Visual
O deficiente visual pode ter Visão Subnormal
(com acuidade visual entre 0,3 e 0,1) ou ser
cego.

econômica ou profissional) e nessa categoria estão os indivíduos apenas capazes de contar dedos a pouca distância e os que só vêem vultos. Próximos da cegueira total estão os indivíduos que só têm percepção e projeção de luminosidade.Deficientes Visuais: Como lidar conosco Existe a cegueira parcial (conhecida como legal. . A cegueira total (amaurose) pressupõe completa perda de visão. A visão é totalmente nula.

Isso é natural. Todos nós podemos nos sentir desconfortáveis diante do "diferente".Deficientes Visuais: Como lidar conosco Muitas pessoas sem deficiências ficam confusas quando encontram uma pessoa com deficiência. Esse desconforto diminui e pode até mesmo desaparecer quando existem muitas oportunidades de convivência entre pessoas com e sem deficiência. .

uma que você inventou. Dessa forma. você vai ignorar uma característica muito importante dela. Se você se relacionar com uma pessoa com deficiência como se ela não tivesse uma deficiência.Deficientes Visuais: Como lidar conosco Não faça de conta que a deficiência não existe. . você não estará se relacionando com ela. mas com outra pessoa. que não é real.

nem superestime as dificuldades e vice-versa. Ela existe e você precisa levá-la na sua devida consideração. .Deficientes Visuais: Como lidar conosco  Aceite a deficiência. Não subestime as possibilidades.

ao fato de tomarem o poder de suas próprias vidas. ou seja. podem e querem tomar suas próprias decisões e assumir a responsabilidade por suas escolhas. .Deficientes Visuais: Como lidar conosco As pessoas com deficiência têm o direito. A isso chamamos de empoderamento das pessoas com deficiência.

poderá ter extrema habilidade para fazer outras coisas.Deficientes Visuais: Como lidar conosco Ter uma deficiência não faz com que uma pessoa seja melhor ou pior do que uma pessoa sem deficiência. Pessoas com deficiência são iguais na diferença que as caracterizam. por outro lado. essa pessoa pode ter dificuldade para realizar algumas atividades e. . Provavelmente. por causa da deficiência.

Mas. principalmente aquelas feitas por crianças.Deficientes Visuais: Como lidar conosco A maioria das pessoas com deficiência não se importa de responder perguntas. a respeito da sua deficiência e como ela realiza algumas tarefas. se você não tem muita intimidade com a pessoa. . evite fazer muitas perguntas muito íntimas.

Deficientes Visuais: Como lidar conosco  Quando quiser alguma informação de uma pessoa com deficiência. . dirija-se diretamente a ela e não a seus acompanhantes ou intérpretes.

uma determinada atividade pode ser mais bem desenvolvida sem assistência. Sempre pergunte a forma mais adequada para fazê-lo. ofereça ajuda. Às vezes.Deficientes Visuais: Como lidar conosco Sempre que quiser ajudar. Pois. Mas não se ofenda se seu oferecimento for recusado. nem sempre as pessoas com deficiência precisam de auxílio. . Sempre espere sua oferta ser aceita antes de ajudar.

Deficientes Visuais: Como lidar conosco Se você não se sentir confortável ou seguro para fazer alguma coisa solicitada por uma pessoa com deficiência. sinta-se livre para recusar. . seria conveniente procurar outra pessoa que possa ajudar. Neste caso.

os mesmos receios. Têm os mesmos direitos. os mesmos sentimentos. os mesmos sonhos. .Deficientes Visuais: Como lidar conosco As pessoas com deficiência são pessoas como você.

Deficientes Visuais: Como lidar conosco Você não deve ter receio de fazer ou dizer alguma coisa errada. Aja com naturalidade e tudo vai dar certo. sinceridade e bom humor nunca falham. Se ocorrer alguma situação embaraçosa. uma boa dose de delicadeza. .

Deficientes Visuais: Como lidar conosco Nem sempre as pessoas cegas ou com deficiência visual precisam de ajuda. Nunca ajude sem perguntar antes como deve fazê-lo. mas se encontrar alguma que pareça estar em dificuldades. faça-a perceber que você está falando com ela e ofereça seu auxílio. identifique-se. .

É sempre bom você avisar antecipadamente a existência de degraus. coloque o seu braço ou ombro para trás. Num corredor estreito.Deficientes Visuais: Como lidar conosco Caso sua ajuda como guia seja aceita. . por onde só é possível passar uma pessoa. de modo que a pessoa cega possa continuar seguindo você. conforme a preferência da pessoa a ser guiada. buracos e obstáculos em geral durante o trajeto. Ela irá acompanhar o movimento do seu corpo enquanto você vai andando. pisos escorregadios. coloque a mão da pessoa no seu cotovelo dobrado ou em seu ombro.

você deve guiá-la até a cadeira e colocar a mão dela sobre o encosto. informando se esta tem braço ou não. . Deixe que a pessoa sente-se sozinha.Deficientes Visuais: Como lidar conosco Para ajudar uma pessoa cega a sentar-se.

seja o mais claro e específico possível. .Deficientes Visuais: Como lidar conosco Ao explicar direções para uma pessoa cega. de preferência. indique as distâncias em metros ("uns vinte metros a sua frente").

. sem perceber.Deficientes Visuais: Como lidar conosco Algumas pessoas. A menos que a pessoa tenha. não faz nenhum sentido gritar. também. uma deficiência auditiva que justifique isso. falam em tom de voz mais alto quando conversam com pessoas cegas. Fale em tom de voz normal.

Deficientes Visuais: Como lidar conosco Ao responder uma pergunta à uma pessoa cega. lembre-se sempre que a pessoa cega não está vendo seus gestos. nem mesmo aponte algum lugar com seu dedo indicador. . evite fazê-lo com gestos. levantando e abaixando a cabeça para dizer sim e mexendo para à direita e para à esquerda para negar ou dizer não.

Deficientes Visuais: Como lidar conosco O nome da bengala é bengala mesmo. palito. lápis. Mas nunca pauzinho. bengala tátil ou bengala branca. vareta. A bengala serve para o cego encontrar obstáculos. etc. nunca agarre na bengala de um cego. . balance ou faça desenhos com ela. bengala retrátil. chacoalhe.

. lembre-se de que esses cães têm a responsabilidade de guiar um dono que não enxerga. O cão nunca deve ser distraído do seu dever de guia com afagos.Deficientes Visuais: Como lidar conosco  Por mais tentador que seja acariciar um cãoguia. alimentos etc.

As pessoas cegas as usam com naturalidade.Deficientes Visuais: Como lidar conosco Fique a vontade para usar palavras como "veja" e "olhe". avise sempre o deficiente visual. pois ele pode não perceber a sua saída e continuar a falar contigo. Quando for embora. .

Deixe que elas decidam como podem ou querem participar. .Deficientes Visuais: Como lidar conosco As pessoas cegas ou com visão subnormal são como você. só que não enxergam. No convívio social ou profissional. não exclua as pessoas com deficiência visual das atividades normais. Trate-as com o mesmo respeito e consideração que você trata todas as pessoas. Proporcione às pessoas cegas ou com deficiência visual a mesma chance que você tem de ter sucesso ou de falhar.

com/lidar  Autor Marco Antônio de Queiroz.  .bengalalegal.Deficientes Visuais: Como lidar conosco Fonte e Como lidar com outros tipos de deficiência  http://www.