FACULDADE NOVOS HORIZONTES

Engenharia de Produção

O PAPEL DA ENGENHARIA DE PRODUÇÃO NA SOCIEDADE:
Produção ambientalmente sustentável
Ana Carolina Alvim Avelino
Camila Ferreira de Souza
Tiago Aguiar de Matos Almeida
Vicente Menezes Pereira

BELO HORIZONTE
2015
Ana Carolina Alvim Avelino
Camila Ferreira de Souza
Tiago Aguiar de Matos Almeida
Vicente Menezes Pereira

O PAPEL DA ENGENHARIA DE PRODUÇÃO NA SOCIEDADE:

A importância de uma produção ambientalmente sustentável é muito ampla atualmente. capital financeiro. implementação e melhoria de sistemas produtivos integrando bens e serviços envolvendo pessoas. informação. a indústria é uma das principais responsáveis pelos problemas ao meio ambiente e sua gestão é um ponto de sobrevivência relevante tanto para a humanidade como para o ramo empresarial. A consciência sustentável e da conservação do meio ambiente se faz necessário. além de resultar nos processos produtivos das organizações. a percepção entre mercado e meio ambiente depende da otimização do uso dos recursos naturais. Orientador: Prof.° Luiz Carlos Pontes BELO HORIZONTE 2015 1 INTRODUÇÃO A Engenharia de Produção com relação a outras engenharias é um ramo novo e que tem um papel de ampla importância no desenvolvimento da nossa sociedade. para obtenção de pontos no 1° período. minimização de custos de produção e da geração de resíduos.2001) a Engenharia de Produção se destina a formulação.produção ambientalmente sustentável Projeto Interdisciplinar apresentado ao curso de Engenharia de Produção da Faculdade Novos Horizontes. tecnologia e energia prevendo e avaliando seus resultados para o meio ambiente e a sociedade. materiais. Segundo a Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO . .

o presente trabalho tem como objetivo geral verificar a importância e a consciência de uma organização em incorporar a produção ambientalmente sustentável. c) Definir os objetivos e metas estabelecidos pela organização. sem comprometer as gerações futuras. O Projeto Interdisciplinar será elaborado em cinco etapas. meios para que a produção possa contribuir com o meio ambiente e os beneficiários indiretos é toda sua cadeia de suprimentos e a sociedade. Segundo Braga (2005) o desenvolvimento da sociedade urbana e indústria. sem haver um planejamento. abordado os . Sendo Relevante ressaltar que o beneficiário direto da presente pesquisa é a Patrus Transportes Urgentes e a comunidade acadêmica que terá a oportunidade de contextualizar e identificar pela pesquisa que será apresentada. o problema de pesquisa e o objetivo geral e especifico. o presente projeto interdisciplinar se justifica por contribuir com a importância de uma produção ambientalmente sustentável. Diante deste contexto. assim causando impactos negativos relevantes deixando em risco a saúde humana e a qualidade do ar. alcançando uma produção mais limpa. ocorreram sem limites de forma desordenada. para assim propor soluções para uma produção ambientalmente sustentável. além de se preocupar em satisfazer as necessidades da sociedade. Portanto. Sendo a primeira etapa a Introdução. a pergunta que norteia esta pesquisa é: Será que as organizações têm consciência do quanto suas decisões o impactam na sociedade em que vivemos atualmente e nas próximas gerações? Desta forma. Desta maneira. tendo em vista a importância da conscientização das organizações com o meio ambiente e os ganhos que traz tanto para as próprias organizações como para a sociedade. definimos como objetivos específicos: a) Identificar as vantagens que uma produção ambientalmente sustentável traz para o cenário econômico e social na organização.Devemos nos preocupar em controlar a poluição agindo preventivamente. onde se apresenta o tema e a contextualização com o subtema. sua justificativa. A segunda etapa apresenta o referencial teórico com uma fundação em autores. gerando elevada degradação e poluição do meio ambiente. b) Verificar os benefícios que trarão para o meio ambiente e a sociedade na implantação de uma produção ambientalmente nas organizações.

a gestão ambiental e a produção ambientalmente sustentável. Na terceira etapa será descrita a metodologia utilizada no projeto. A quarta etapa apresentara a analise de dados coletada na organização Patrus Transportes Urgentes. . tanto os tipos e métodos de pesquisas.conceitos dos temas sobre o desenvolvimento sustentável. e finalmente na quinta etapa serão apresentadas as considerações finais e as soluções propostas para uma produção ambientalmente sustentável. e a pesquisa realizada.

1. sustentabilidade significa a possibilidade de se obterem continuamente condições iguais ou superiores de vida para um grupo de pessoas e seus sucessores em dado ecossistema. p. 2006. Controle dos processos culturais.. Basicamente. que deve buscar conscientizar seus cidadãos à procura de um equilíbrio e da preservação do meio ambiente. do nosso governo. Deve. mostrar aos seus cidadãos o mal causado pela ganância na busca do poder e da desenfreada relação de consumo. buscando conscientizar a população para ser cada vez mais objetivo em suas necessidades de consumo. PEREIRA. EBOLE. 2. (ANTUNES. econômicos e sociais vitais.2 REFERENCIAL TEORICO 2. deixa bem claro que o exemplo deve vim das políticas.] o desenvolvimento sustentável tem o imperativo da eliminação do desperdício e da existência de uma economia racional com base no controle interno. 2006) “Transformações amplas devem operar nas relações políticas e econômicas do Estado. através dos quais os seres humanos sobrevivem. Devem adotar medidas relacionadas com a diminuição de despejos sólidos e produtos químicos que afetam a saúde e apoiar os processos de uso sustentável dos recursos naturais incluindo o bom manejo da água. Desenvolvimento sustentável o Consumo e Desenvolvimento Sustentável. ou seja. Tal conceito equivale à idéia de manutenção de nosso sistema de suporte da vida. (Silva. também. entendem que depende de todos nos o consumo racional dos produtos. por ser um tema bem amplo Segundo Cavalcanti (2003).” o Consumo e Desenvolvimento Sustentável toda população humana e sua futura geração deveriam ter as mesmas condições ou superiores de vida. [. trata-se do reconhecimento do que é biofisicamente possível em uma perspectiva de longo prazo.2 Gestão Ambiental As indústrias devem considerar a gestão ambiental como uma de suas grandes prioridades e gerir de maneira ética as atividades produtivas. prazeres e sim consumirmos que é necessidade. devemos parar de consumir por cultura. 2014) (CALGARO e GIRON..211) .

2008) A P+L pode ser adotada em qualquer setor e porte de atividade a partir de uma análise técnica. o uso desse tipo de indicador acaba criando maior conscientização entre as pessoas e traz uma nova visão para os ganhos alcançados para o meio ambiente e para a sociedade (DUARTE et al.As normas da ISO 14000. é parte da gestão pela qualidade de total. observadas as expectativas das partes interessadas. para fazer reaproveita de matérias primas e com isso vem aumentando os lucros da empresas.FRACETO. EBOLE. Desta forma. p. PEREIRA. A Produção Mais Limpa é uma das principais variáveis do Desenvolvimento Sustentável que trata da utilização de indicadores de sustentabilidade e tem sido reconhecida como um importante passo para operacionalização dos conceitos de gestão ambiental.. (VITERBO. assim como um Programa de "Produção Mais Limpa" são ferramentas valiosas de gestão ambiental para as empresas que querem competir responsavelmente. p. 2012.. (ANTUNES.3 Produção ambientalmente sustentável Produção ambientalmente sustentável é uma maneira de causar o mínimo de impacto no meio ambiente. GIANNETTI et al. (ROSA. circunscrita pelo desenvolvimento sustentável.376) A forma como uma organização administra as relações entre suas atividades e o meio ambiente que as abriga. percebemos que muitas empresas estão investindo pesado.51) 2. Ou seja. 2007. Estas normas ou programas são de aplicações voluntárias permitindo a organização formularem sua política e objetivos levando em consideração os requisitos legais e a informação referente aos impactos ambientais significativos que podem ser controlados pela organização. . 1998. p. como resultado da necessidade de adequação a essa nova forma de pensar em desenvolvimento e produção de bens de consumo. CARLOS. VAN BERKEL. econômica e ambiental detalhada do processo produtivo. 2005. E no dias atuais.211) É uma pratica que vem se desenvolvendo de forma considerável nas ultima décadas. 2006.

Inovações estas de todo o tipo. MEDEIROS) “.objetivando a identificação de oportunidades que possibilitem melhorar a eficiência. quer sejam organizacionais. utopia da sustentabilidade demanda inovações para concretizar-se. (BONILLA. tecnológicas ou até no modo de vida pessoal e de interação social”. sem acréscimo de custos para a empresa (SILVA.. 2007) . gerenciais..

p. Fonseca (2002. Como os dados obtidos na pesquisa de campo. 46) como “a técnica de coleta de dados em que o pesquisador usa o roteiro como referência para a entrevista que transcorre de . O tipo de pesquisa. possibilitando o processamento e coleta de informação. compreendendo e avaliando os vários métodos e técnicas de pesquisa. A entrevista semiestruturada é definida por Reis (2009. p. visando à resolução de problemas e/ou questões de investigação para a elaboração da pesquisa acadêmica. explicando-os segundo suas diferenças e similaridades. quanto à forma de abordagem utilizado à pesquisa qualitativa. com o recurso de diferentes tipos de pesquisa”. se realiza coleta de dados junto a pessoas. assume a forma de pesquisa bibliográfica e estudo de caso”. A técnica utilizada para a coleta de dados foi à entrevista semi-estruturada que pode ser definida. Pode envolver levantamento bibliográfico. quando o pesquisador usa um roteiro. É muito utilizado na pesquisa social”. p.32) caracteriza a pesquisa de campo “pelas investigações em que. p.14) Metodologia por ser entendida estudando. onde foram coletados dados com o objetivo de criticar e observar a realidade da própria organização. além da pesquisa bibliográfica e/ou documental.3) a pesquisa exploratória “proporcionar maior familiaridade com o problema (explicitá-lo). p. assim pondo em prática a teoria.1) “compreende um conjunto de diferentes técnicas interpretativas que visam a descrever e a decodificar os componentes de um sistema complexo de significados”. Geralmente. Segundo Gil (2008.3 METODOLOGIA Segundo Prodanov e Freitas (2013. Na análise de dados foi utilizado o método comparativo que segundo Souza (2009. entrevistas com pessoas experientes no problema pesquisado. podendo ser mais livre com o objetivo de colher informações sobre determinado assunto. serão identificados e analisados com relação ao tema do projeto interdisciplinar para verificar diferenças ou similaridades. como uma aplicação de técnicas e procedimentos para a construção do conhecimento. quanto os objetivos utilizado à pesquisa exploratória. Segundo Neves (1996. 14) “investiga coisas ou fatos. p. Foi realizada uma pesquisa de campo. O tipo de pesquisa.

tal como uma conversa entre entrevistador e entrevistado sobre os temas de interesse de pesquisa”. A entrevista foi realizada dia X de Outubro de 2015. Foram entrevistados fulando cargo .forma mais livre. A pesquisa foi realizada com o gerente do setor de produção da organização Patrus Transportes Urgentes. . cilano cargo.