ORÇAMENTO PÚBLICO

FLÁVIO ASSIS

. foi vincular os processos de planejamento ao de orçamento.2. O principal arcabouço legal do processo de planejamento e de orçamento está inscrito nos arts. a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA). 165 a 169 da Constituição Federal1 e tem como expoente formal três documentos interdependentes. a saber: a Lei do Plano Plurianual (PPA). ao aprovar essas normas. A preocupação central dos Constituintes de 88. AS LEIS ORÇAMENTÁRIAS – PPA/LDO E LOA O texto constitucional promulgado em 1988 trouxe inovações significativas na sistemática de elaboração e de apreciação dos instrumentos que compõem o chamado “modelo orçamentário”.

QUESTÃO DE PROVA 29-(CESPE . julgue o item seguinte.Técnico Judiciário .CNJ – 2013) A respeito de orçamento público. . Os esforços para a integração entre planejamento. programação e orçamentação marcam a evolução da integração do planejamento no orçamento público.

2.Os planos e programas nacionais..1. da CF.O PLANO PLURIANUAL A CF/88 no art. § 4º. regionais e setoriais previstos nesta Constituição serão elaborados em consonância com o plano plurianual e apreciados pelo Congresso Nacional”. . determina que “.. 165.

. de forma regionalizada. sob pena de crime de responsabilidade”. editada a cada quatro anos e. segundo dispõe o § 1º do art. estabelece que “.Nenhum investimento cuja execução ultrapasse um exercício financeiro poderá ser iniciado sem prévia inclusão no plano plurianual..Adicionalmente. objetivos e metas da administração pública federal para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de duração continuada”.. 165 do texto constitucional. A Lei do Plano Plurianual é uma lei ordinária.estabelecerá. 167.. “. o § 1º do art. . ou sem lei que autorize a sua inclusão. as diretrizes.

além do valor das despesas de capital (construção de edificações públicas. também as metas físicas a serem atingidas por tipo de programa e ação. sendo coordenado pela Secretaria de Planejamento e Investimentos Estratégicos do Ministério do Planejamento. Comparativamente ao seu antecessor. Esse projeto deve ser enviado ao Congresso Nacional até 31 de agosto do primeiro ano de cada mandato presidencial e tem validade para um período de quatro exercícios financeiros. bem como lista as despesas de duração continuada (benefícios previdenciários). O PPA veio substituir o antigo Orçamento Plurianual de Investimentos. Orçamento e Gestão (SPI/MPO). estradas etc. A sua execução inicia-se no segundo ano do mandato presidencial e encerra-se no primeiro ano do mandato presidencial subseqüente. o PPA apresenta. que abrangia apenas três exercícios.).A elaboração do projeto de lei do PPA inicia-se no Poder Executivo. condicionando toda a programação do orçamento ao planejamento de longo prazo. .

Para que os resultados previstos no Plano sejam alcançados.Plano Plurianual . O processo de gestão do PPA é composto pelas etapas de elaboração. por meio de uma ação decididamente voltada para resultados . . avaliação e revisão dos programas . implementação.Gestão do Plano A gestão do PPA tem por objetivo viabilizar os compromissos assumidos com a sociedade. monitoramento. o que requer o desenvolvimento de competência gerencial para a implementação dos programas e das ações pelos órgãos setoriais. é necessária a gestão eficiente dos programas.

.Essas etapas formam o ciclo de gestão do PPA representado na figura abaixo.