Centro Educacional Brasil Central-Ciperon

Curso: EJA – Educação de Jovens e Adultos – Ensino Médio
Disciplina: Educação Física
Aluna: (a): Alexsandro Silva de Sousa
RG: 340385
CPF: 558.648.132-49

...................... .02 II – Fundamentos do Futebol:................................................................................01 I – Um despertar para a importância das atividades física:...... ........................................15 Bibliografia:...........................................16 ..................................................................................................03 III – O inicio das competições internacionais:................Índice Introdução:.............................................. ..........................................................................................................................................................................10 Conlcusão:........................................................................................................

Já a segunda eles defendia que a atividade física. A primeira ideia ressalva que as pessoas apresentavam predisposição genética que favorecia a pratica de exercícios físicos. ou até mesmo deitado assistindo televisão. com vigor física e disposição mental. como a saúde mental e a boa aptidão física. sem pensarmos que na verdade estamos acarretando vários tipos de complicações para os nossos organismos no futuro. Nesta análise das duas ideias se observa que os dois conceitos deixam claro que. De acordo com Marcello Montti. As pesquisas mostram que no passado surgiram duas ideias que insistia de associar entre o exercício e a saúde. por meio de exercícios que envolvam movimentos corporais. com aplicação de uma ou mais aptidões físicas. nos da um esclarecimento correto de como adquirirmos um corpo saldável nos dias de hoje. No entanto os exercícios nas atividades físicas sempre foram essenciais para os seres humanos. além de atividades mental e social. para que os mesmos adquirem um corpo saudável e com menos complicações a saúde. era como um incentivo ambiental que era responsável pela ausência de alguns tipos de doenças. de modo que terá como resultados os benefícios à saúde. se nós quisermos ter um corpo saudável temos que relacionar as duas ideias e pratica-las. pois os mesmos apresentavam uma ótima saúde pelo seu desenvolvimento no dia-dia. . atividade física é definida como um conjunto de ações que um indivíduo ou grupo de pessoas pratica envolvendo gasto de energia e alterações do organismo. portanto esta ideia. Ás vezes nem damos conta que os problemas são tão fáceis de ser resolvido e para que isso aconteça nos temos que ter conhecimento do que é atividade física.Introdução Os seres humanos muitas vezes preferem passar o dia todo sentados numa cadeira de balanço.

5% (de 25 a 39 anos). Por isso é fundamental o desenvolvimento de atividades físicas desde a idade escolar. mas. Ainda segundo a pesquisa do IBGE.3% (de 40 a 59 anos) e 13. Isso vem melhorando. a proporção é de 35. é preciso praticar uma atividade física por pelo menos 150 minutos por semana.I – UM DESPERTAR PARA A IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES FISICA. É um desafio de vida para cada brasileiro e brasileira. Saúde. Lidar com a dinâmica de práticas físicas diárias e saudáveis requer uma cultura. De 18 a 24 anos. só que muitas das vezes não paramos para raciocinar. No entanto se nós pararmos de praticar certas tipos atividades físicas nós começamos a entrar em um processo do sedentarismo que é responsável por causar mais de 5 milhões de mortes por ano no mundo. nos preferimos se acomodar diante da mente cansada e os músculos doloridos após um dia de trabalho forçado e desgaste mental. segundo informações divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).3%. Essas taxas vão caindo para 25. ao lado do tabagismo. quarenta e seis em cada 100 brasileiros não fazem atividade física suficiente no lazer. para ser suficiente.6% (de 60 anos ou mais). Hoje no nosso dia-dia existem inúmeros benefícios que a prática de exercícios físicos pode trazer. O IBGE considerou na pesquisa que. no deslocamento ou no trabalho. No Brasil. No entanto sabemos que o sedentarismo está associado a uma série de doenças e precisa ser encarado como um problema de saúde pública. que tira 6 milhões de vidas. à . 18. quase metade da população vive na inércia. bem estar e a boa disposição para realizar os deveres diários. o percentual de pessoas que praticam atividades físicas no lazer vai diminuindo de acordo com a faixa etária. em sua Pesquisa Nacional de Saúde (PNS).

devem ser traçados arcos com 1 m de raio.15 m de raio.32 m. Por tanto em um país com oferta de grande variedade de frutas. em torno do qual se traçara uma circunferência com 9. penalidade a ser cobrada de um ponto situado a 11 m do centro do gol. Na parte central de cada linha de fundo serão colocadas traves. e o sedentarismo e a falta de informação sobre hábitos saudáveis se destacaram como os pilares para a mudança de hábitos. sendo chamadas laterais as mais longas de fundo as mais curtas. Em cada canto do retângulo deve haver uma bandeirola de no máximo 1.medida em que a gente vai envelhecendo. A grande urgência é tratar o sedentarismo e buscar uma alimentação equilibrada e para que esse processo aconteça é preciso atrair a atenção das pessoas para esses temas. II . traçadas a 5. essas medidas mudam para 110/100 m de comprimento e 75/64 m de largura. Deve ser marcado com linhas visíveis de no máximo 12 cm de largura. unidas em cima por travessão colocado a 2. por 7. que podem impactar a expectativa de vida da população e a mudança para uma vida mais saudável e ativa. por uma largura máxima de 90 m e mínima de 45 m. e ainda há o desconhecimento do brasileiro em relação a sua própria saúde. Em cada centro.50 m para dentro do campo.15 m de raio. a partir da bandeira. Outro ponto importante para a melhora do estilo de vida do brasileiro é a questão alimentar. separadas entre si. unidas então por outra linha. O centro do campo será marcado com um ponto. arcos com 9. A pesquisa não registrou muitas novidades sobre o comportamento nutricional da população.FUNDAMENTOS DO FUTEBOL Dimensões do campo O campo de jogo deve ser retangular.50 m de cada trave e avançando 5.50 m de cada trave a avançando outros 16. A grande área terá linhas semelhantes.50 m campo adentro. A pequena área será delimitada por duas linhas perpendiculares à linha de fundo. A largura . fica o desafio de ampliar a capacidade de desenvolver atividades físicas diárias. há um consumo muito baixo desses alimentos.44 m do solo. Desse ponto será traçado no exterior de cada grande área. colocadas a 16. interiormente. com um máximo de 120 m e um mínimo de 90 m de comprimento. Em partidas internacionais.50 m de altura. Essa também é a área de pênalti.

6 – 1. Número de Jogadores Uma partida será jogada por duas equipes.1 atmosferas (600 – 1100 g/cm2 ) ao nível do mar (8. . A Bola • será esférica • será de couro ou qualquer outro material adequado • terá uma circunferência não superior a 70 cm e não inferior a 68 cm • terá um peso não superior a 450 g e não inferior a 410 g no começo da partida • terá uma pressão equivalente a 0. Competições oficiais Poderão ser realizadas no máximo três substituições por equipe em qualquer partida de competição oficial organizada sob os auspícios da FIFA.7 mm. plástico ou material similar. O regulamento da competição deverá estipular quantos substitutos poderão ser relacionados.7 mm de largura. cada uma formada por no máximo 11 jogadores. Equipamento dos jogadores Nenhum jogador pode portar objeto perigoso para os demais. os cravos substituíveis. podem ser de couro. no máximo. E suas chuteiras terão de obedecer às seguintes exigências: 1. 2. de três a doze. arredondadas nas extremidades da sola. alumínio. borracha. das confederações ou das associações membro. planos e com diâmetro mínimo de 12. montados diretamente nas solas. e do lado de fora do campo elas podem ser guarnecidas por redes.6 libras). A partida não começará se uma das equipes tiver menos de 11 jogadores.ou diâmetro das traves não pode exceder 12 cm.5 a 15. as barras serão transversais e planas. com no mínimo 12. dos quais um jogará como goleiro.

nem os que tenham bordas salientes. particularmente quando ocorrerem dentro da área penal. ·Quando forem cometidas faltas mais próximas do assistente que do árbitro. mas evitando punições que beneficiem o infrator. cumprindo funções de cronometrista. . e o comprimento não deve nunca exceder 19 mm. borracha. de meta ou o arremesso lateral. sem advertência a previa. decidir se a bola corresponde às exigências da regra II. · Quando se deverá sancionar a um jogador por ele estar em posição de impedimento. relevos ou adornos: 3. cravos fundidos à sola e não substituíveis devem ser de plástico. poliuretano ou material macio. a missão de indicar: · Se a bola tenha ultrapassado em sua totalidade os limites do campo de jogo. com decisões inapeláveis. o goleiro se adianta antes da bola ser chutada. cuidar da disciplina dos atletas em campo. a bola ultrapassa completamente a linha de fundo. impedir a entrada de quaisquer elementos estranhos. · Quando da cobrança dos tiros penais. com diâmetro não inferior a 10 mm. desde que o conjunto respeite as demais regras.35 mm da sola. todo jogador culpado de falta violente. com as seguintes atribuições: cuidar da aplicação das regras e resolver todos os casos duvidosos. devendo haver no mínimo dez por sola. interromper o jogo quando houver motivo valido. · Quando da cobrança dos tiros penais. anotar as ocorrências. podem ser empregadas combinações de barra e cravos. · Quando ocorre alguma falta ou outro incidente fora do campo visual do árbitro. · A que equipe corresponde efetuar os tiros de canto. Não se permitem cravos rosqueáveis em porcas pregadas á sola.A parte que forma sua base não pode sobressair mais que 6 a 6. · Quando se solicita uma substituição. Arbitragem Será designado um juiz para dirigir cada partida. nos casos em que a bola não ultrapasse a linha. Arbitragens assistentes Serão designados dois árbitros assistentes que terão. O goleiro deve usar cores que o distingam dos demais. expulsar definitivamente.

quando a partida tiver sido interrompida pelo árbitro.não poderá exceder 15 minutos. se repetirá a saída . exceto acordo em contrário. e sempre que a bola não tenha ultrapassado as linhas laterais ou de fundo. O jogador que dá a saída não poderá tocar novamente na bola antes que outro o faça. Todos os jogadores deverão estar em seu próprio campo. O inicio e reinicio do jogo Antes do início de cada partida se escolherá. A um sinal do juiz. Não se pode marcar um gol. Bola em jogo A bola está fora de jogo quando: tiver atravessado inteiramente uma linha lateral ou de fundo. com o auxílio de uma moeda.a menos que assim o autorize o árbitro . e os adversários não deverão ficar a menos de 9. cabendo a opção à equipe vencedora do sorteio. por um jogador adversário daquele que assinalou o tento. e o descanso no intervalo . A duração de cada período será prolongada para a execução de um pênalti. caso em que se marcará tiro livre indireto.15 m da bola no momento do chute inicial. e o chute inicial será dado pela adversária daquela que o fez no primeiro tempo. . diretamente de um chute inicial. Para reiniciar uma partida interrompida por causas que não as acima. e ela será considerada em jogo assim que tocar o solo. o lado do campo ou o chute inicial. em direção ao campo contrário. as equipes trocarão de lado. a partida será reiniciada da mesma forma. o jogo começará com um chute na bola parada e colocada no centro do gramado. o árbitro deixará a bola cair ao chão no local em que esta se encontrava no momento da interrupção. Depois de marcado um gol.exceto se o jogador que deu o pontapé inicial a toque novamente antes de outro. Em caso de infração a esta regra. seja por terra ou pelo ar. e o árbitro poderá acrescentar o tempo que tenha sido perdido em consequência de acidente ou outro motivo. Após o intervalo.Duração da partida As partidas terão dois tempos iguais de 45 minutos.

atingir ou tentar atingir um adversário. atacar violenta ou perigosamente um adversário. no local onde se cometeu a falta. sem que tenha sido lançada. Se não houver gols. derrubar ou tentar derrubá-lo. enquanto não se toma uma decisão sobre uma suposta infração às regras. atacar por trás um adversário que não lhe fez obstrução. carregar. porém. usando a perna ou agachando-se atrás ou à sua frente. estiver recebendo a bola de um tiro de meta. quando dentro de sua própria área de pênalti.exceto o goleiro. saltar sobre um adversário. Impedimento Todo jogador é considerado impedido se estiver mais perto da linha de fundo adversária do que a bola . Se qualquer dessas faltas for cometida por um defensor dentro de sua grande área. entre as traves e por baixo do travessão. empurrá-lo. um escanteio. a partida terminará empatada. levada ou golpeada com a mão ou o braço de um jogador da equipe atacante . ou as bandeirinhas de corner. . se considerará gol quando a bola ultrapassar totalmente a linha de fundo. O gol Ressalvadas as exceções previstas nas regras. houver pelo menos dois adversários entre ele e a linha de fundo. Nenhum jogador impedido. será punido se o juiz considerar que ele não influiu no jogo perturbou um adversário ou tentou obter vantagem da posição.A bola estará em jogo: se permanecer em campo depois de chocar-se com as traves.exceto se: estiver em seu próprio campo. segurá-lo com a mão ou o braço. o juiz ou os fiscais de linha. golpear ou arremessar a bola com a mão ou o braço. será punido com um pênalti. cobrado do local onde ocorreu: chutar ou tentar chutar um adversário. Por toda infração a esta regra se concederá um tiro livre indireto à equipe adversária. Faltas e conduta irregular Um jogador que cometa intencionalmente uma das nove faltas seguintes será punido com tiro livre direto. um arremesso lateral ou bola ao chão. mesmo que estejam na mesma linha. A equipe que marcar maior número de gols ganhará o jogo.

que não o mesmo que cobra o pênalti. caso este não resulte em gol. e o gol valerá mesmo que o goleiro a toque antes de ultrapassar a linha de meta. será marcado um tiro livre indireto a favor da equipe adversária. será repetida a cobrança do pênalti. Se for cometida pela equipe defensora. O cobrador da penalidade deverá bater diretamente para a frente. salvo se se encontrarem entre as traves do gol. todos os adversários devem estar fora da área de pênalti e no mínimo a 9. O goleiro não poderá receber a bola em suas mãos com o objetivo de colocá-la em jogo.à exceção do que vai batê-lo . O goleiro adversário deverá permanecer sobre sua própria linha de meta. um tiro indireto será concedido à equipe adversária. além daquele que cobro o tiro). que entrará em jogo assim que percorrer uma distância igual à sua circunferência e tiver saído da grande área. um gol só será válido se a bola for tocada também por outro atleta. se ela não for atirada diretamente para fora da grande área a cobrança devera ser repetida. O jogador que cobra o tiro não poderá tocar na bola antes que outro o faça . até que a bola seja chutada.15 m da bola. cometida por um atacante. os adversários também devem estar a 9. Para toda infração a estas regras haverá uma penalidade. se isso acontecer. resultará em anulação de um eventual gol e na repetição da cobrança. . sem mover os pés. se o infrator for o mesmo que cobrou o pênalti.15 m da bola.e.15 m da bola. e não poderá tocar novamente a bola antes que outro o faça. e o fizer depois que a bola estiver em jogo. Num tiro livre cobrado dentro da própria área de jogo do atleta. Pênalti O pênalti será cobrado de seu ponto pré-assinalado. A bola será considerada em jogo assim que percorrer uma distância igual à sua circunferência. Se um jogador cobra um tiro livre fora de sua área de pênalti.Tiros livres Os tiros livres podem ser diretos (nos quais é permitido chutar diretamente a bola para o gol adversário) ou indiretos (nestes.colocados fora da grande área e no mínimo a 9. com todos os jogadores .

no canto correspondente à metade do campo por onde saiu a bola. por terra ou pelo ar. A bola entra em jogo no momento em que é chutada. fazendo-o do ponto onde ela saiu. Não se pode marcar um gol diretamente de um lateral. tendo sido tocada por um jogador da equipe defensora.Arremesso lateral Quando a bola ultrapassar a linha lateral. A bandeirinha não poderá ser afastada. Um gol pode ser marcado diretamente a partir de um tiro de meta.15 m da bola amenos que ela entre em jogo. e se este for executado irregularmente reverterá em lateral para a equipe adversária. lançando a bola sobre a cabeça com as duas mãos. O cobrador de arremesso lateral deverá estar de frente para o campo. e é possível assinalar um gol diretamente de uma cobrança de escanteio na qual os adversários não deverão estar a menos de 9. excluída a parte entre as traves. será posta em jogo por um adversário daquele que a tocou por último. Escanteio e o tiro de meta Quando a bola transpuser totalmente a linha de fundo. A bola deve ser colocada em qualquer lugar dentro da pequena área defensiva. O tiro de meta é um dos métodos para reiniciar a partida. será cobrado um tiro de canto. . tendo sido tocada por último por um jogador atacante adversário. O jogador que cobrar o escanteio só poderá tocar novamente na bola depois que outro o fizer. A infração a esta regra será punida com tiro livre indireto favorável à equipe contraria. A bola entrará em jogo assim que penetrar em campo. A bola será colocada no interior do quarto de circulo. mas apenas contra o lado do adversário. com os dois pés sobre a linha lateral ou fora de campo. devendo ser tocada primeiro por outro jogador que não aquele que a arremessou. cobrado do local onde se cometeu a irregularidade. Deve ser feito pela equipe defensiva quando a bola sair completamente do campo pela linha de fundo sem que um gol tenha sido marcado. Todos os jogadores adversários têm que se encontrar fora da grande área até que a bola esteja em jogo.

quatro da Europa e duas da América do Norte. Na final. Nas edições de 1924 e 1928 da competição. foi quem organizou o evento. The Football Association. A competição tornou-se cada vez mais importante em toda a década de 1920. a Suécia. Sediada no Uruguai. A Grã-Bretanha conquistou a primeira de duas medalhas de ouro consecutivas em Olimpíadas. a Hungria e a Boêmia (os dois últimos desistiram antes do início do torneio). sendo duas delas da França. o país-sede e favorito Uruguai bateu a Argentina por 4 a 2 e se tornou a primeira nação a vencer uma Copa do Mundo. embora essa década testemunhasse um mau momento na história do movimento olímpico. o movimento olímpico foi dado um impulso poderoso. Oito equipes se inscreveram na competição. que foi construído especialmente para o torneio. a Tchecoslováquia saiu do campo de jogo em protesto contra a arbitragem de John Lewis e o clima militarizado dentro do estádio na Antuérpia. pois o país celebraria o centenário de sua independência e a Seleção Uruguaia vinha de dois títulos olímpicos.III – O INICIO DAS COMPETIÇÕES INTERNACIONAIS Durante os Jogos Olímpicos de Verão de 1908 foi realizado oficialmente pela primeira vez o torneio de futebol em Jogos Olímpicos. a Grã-Bretanha. quando. Não houve eliminatórias e apenas treze nações se inscreveram: sete da América do Sul. O futebol havia estado presente nas duas edições anteriores. As duas primeiras partidas da história da Copa do Mundo ocorreram simultaneamente e foram vencidas pela França e pelos Estados Unidos. Poucas equipes europeias decidiram participar por causa dos custos e da duração da viagem. que bateram respectivamente o México por 4 a 1 e a Bélgica por 3 a 0. recorde em torneios olímpicos. entre 19 e 24 de outubro. O dinamarquês Sophus Nielsen marcou 10 gols na goleada da Dinamarca sobre a França por 17 a 1. mas apenas como esporte de demonstração. durante a final dos Jogos de 1920. a maioria no Estádio Centenário. os Países Baixos. Todas as partidas foram disputadas na capital Montevidéu. . com a entrada do Uruguai e Argentina. a Dinamarca. A Copa do Mundo de 1930 foi à primeira edição da Copa do Mundo de Futebol. A federação inglesa da modalidade. A FIFA escolheu o Uruguai como país sede numa conferência em Barcelona em 18 de maio de 1929. a competição ocorreu entre 13 e 30 de julho envolvendo 13 seleções.

só teve a participação de quatro seleções. a Itália bateu o Uruguai por 3–2 na disputa por pênaltis após empate por 2–2 no tempo normal. em homenagem ao monarca que comandou a Arábia Saudita por duas décadas. O primeiro torneio. Copa do Mundo . A Argentina foi a campeã ao bater a Arábia Saudita na decisão por 3 a 1.Já nos jogos olímpicos de 1984 oficialmente Jogos da XXIII Olimpíada foram os Jogos Olímpicos realizados na cidade de Los Angeles. sendo o terceiro consecutivo. Disputavam a competição os campeões continentais e os sauditas. em retaliação ao boicote liderado pelos norteamericanos aos Jogos de Moscou. assim como a anterior. Benim e a República Popular do Congo e as então neutras República Popular da China e Iugoslávia. em 1992. O Futebol Sub-23. Ao todo. Na disputa pelo terceiro lugar. incluindo também o último campeão mundial na disputa. O Campeonato Mundial de Futebol Sub-17 ou Copa do Mundo de Futebol Sub-17 é o campeonato mundial de futebol para jogadores até os 17 anos de idade. após vencer as edições de 1997. que participaram dos jogos olímpicos de 1984. 2005 e 2009. a Copa das Confederações era chamada de Copa Rei Fahd. Esta edição. O Campeonato Mundial de Futebol Sub-20 é o campeonato mundial de futebol para jogadores até a idade de vinte anos e é organizado pela Federação Internacional de Futebol (FIFA). organizado pela Federação Internacional de Futebol(FIFA). Em 1997. é a seleção brasileira de futebol formada por jogadores com idade inferior a 23 anos. Dos países do antigo bloco socialista somente Romênia. Copa das Confederações Inicialmente. também sofreu com um boicote. mas desta vez dos países do antigo bloco socialista. realizados quatro anos antes. EUA. Em 1999. a disputa sai pela primeira vez da Arábia e é sediada no México. a Fifa passa a assumir o torneio e decide rebatizá-lo como Copa das Confederações. 29 seleções já disputaram o torneio. O Brasil derrotou a Espanha na final por 3–0 e conquistou seu quarto título da Copa das Confederações. entre 28 de julho e 12 de agosto de 1984.

depois das eliminatórias. Esta Copa do Mundo foi à primeira à qual as equipes tiveram de se classificar para participar. 32 nações entraram para a competição e. a Federação Internacional de Futebol desejava ressuscitar a competição assim que possível. Houve dois critérios: primeiro. anunciou que criaria um torneio à parte. Por causa da Segunda Guerra Mundial. A Itália se tornou a segunda campeã mundial. Além disso. e começaram a planejar a próxima copa. escolheu o Uruguai como sede. a maior parte do continente europeu estava em ruínas. O então campeão Uruguai não se classificou. o campeonato mundial entre seleções masculinas de futebol. a Federação Internacional de Futebol teve algumas dificuldades em encontrar algum país interessado em sediar o evento. Em 1938 foi a terceira Copa do Mundo disputada e foi sediada na França entre 4 e 19 de junho. as Copas do Mundo de 1942 e 1946 foram canceladas. 16 seleções participaram do torneio definitivo. o francês Jules Rimet. Esta Copa do Mundo foi a primeira à qual as equipes tiveram de se classificar para participar. A Itália manteve o título e foi bicampeão. uma vez que muitos governos acreditavam que o cenário mundial não favorecia uma celebração esportiva e também que era mais importante que os recursos que seriam investidos na Copa do Mundo não fossem extraídos de outras fontes mais urgentes. em 1950 tivemos uma surpresa combinando chutes precisos e arrancadas sensacionais com a bola. 16 seleções participaram do torneio definitivo. Já em 1934 foi à segunda Copa do Mundo FIFA. derrotando a Checoslováquia por 2 a 1 na final. o pernambucano Ademir Marques de . a Celeste vinha de dois títulos olímpicos seguidos. em uma reunião em Barcelona. a Copa do Mundo não vinha sendo disputada desde1938. No pós-guerra. em 1928. derrotando a Checoslováquia por 2 a 1 na final. depois das eliminatórias. Como resultado.Temo um dos eventos realizados no mundo dos esportes que mais se destacam. o fato de 1930 ser o ano do centenário da independência do país. presidente da entidade máxima do esporte. O então campeão o Uruguai não se classificou. No ano seguinte. em 1924 e 1928. a Copa do Mundo e quando ela foi criada a Fifa reconhecia o país medalha de ouro de futebol nos Jogos Olímpicos como o campeão mundial. A Itália se tornou a segunda campeã mundial. derrotando a Hungria por 4x2 na final. 32 nações entraram para a competição e. Numa conferência em Amsterdã. Após não ter realizado o evento 1942 e 1946. Após a guerra. Teve lugar na Itália de 27 de maio a 10 de junho.

Carlos Alberto Torres e Gerson. que ocorreu de 10 de junho até 29 de junho de 1958. o Brasil não disputou as eliminatórias. porém. Com este resultado. Já em 1970 o Brasil bateu facilmente a Itália por 4 a 1. que havia eliminado o Chile e a Inglaterra. As envolventes trocas de passes entre Zizinho. Inglaterra. Aos 24 minutos do segundo tempo. Ademir e Jair resultavam em goleadas. A preparação da equipe e a definição dos 22 jogadores que iriam à França foram feitas durante jogos amistosos. e o Brasil. Estádio Nacional do Chile. Amarildo empata o jogo. A partida foi realizada em 17 de junho às 14h30min. O capitão Mauro Ramos de Oliveira ergueu a taça Jules Rimet e o segundo título do Brasil com Copas do Mundo. Eskilstuna. Paris de Gales) e 4 americanas (Argentina. no Azteca. e o título parecia inevitável. Gotemburgo. tendo partidas realizadas nas cidades de Borås. Embora tenha perdido o título. ele marcou no total 9 gols . no entanto. no entanto temos a seleção Uruguaia campeã em 1950.Brasil. A copa de 1994. foi o maior artilheiro da Copa de 1950. para a Itália. em que a bola desviou em Parra antes de entrar. França. Uddevalla e Västerås. sem o . 9 minutos depois. O placar da partida foi construído por Jairzinho. Cerca de 200 mil pessoas. A Copa do Mundo de 1962 foi disputada na final pela Tchecoslováquia. Hungria. Lembranças do "campeão" eram vendidas como água na porta do estádio. que termina o primeiro tempo no 1 a 1. Helsingborg. Áustria. e Boninsegna.recorde de um brasileiro na mesma Copa que persiste até hoje. 2 minutos depois. Josef Masopust abriu o placar aos 15 minutos. Sandviken. Alemanha Ocidental. Os jornais brasileiros davam a vitória como certa. o "Queixada". viram a inesperada derrota brasileira no Maracanã. A Copa do Mundo de 1958 foi a sexta edição da Copa do Mundo FIFA de Futebol. Dezesseis seleções nacionais foram qualificadas para participar desta edição do campeonato.Halmstad. valendo pela Fase Final. Sob o apito do árbitro soviético Nikolay Latyshev. com um público estimado em 68 679 pessoas. O evento foi sediado na Suécia. Escócia. Norrköping. União Soviética. México e Paraguai). Iugoslávia. Tchecoslováquia. Pelé. amplia a diferença.Irlanda do Norte. sendo 12 delas europeias (Suécia. o Brasil faturou o campeonato. o Brasil foi o grande time da Copa. Zito vira o jogo para a equipe brasileira e Vavá. Malmö.Menezes. Solna. que havia eliminado a Iugoslávia e a Hungria. Örebro. para o Brasil. Com o primeiro do Brasil na vitória sobre a Espanha. fechando o placar em 3 x 1.

A vitória por 2 a 1 sobre a Alemanha. Já a Itália e França terminaram no empate (1 a 1). deu a impressão de que o time estava no caminho certo. Nesta partida. Na disputa dos pênaltis. no Olímpico de Berlim. o Brasil conquistou o título. Países campeões das Copas do Mundo de Futebol (1930) URUGUAI / (1934) ITÁLIA / (1938) ITÁLIA / (1950) URUGUAI / (1954) ALEMANHA / (1958) BRASIL / (1962) BRASIL / (1966) INGLATERRA / (1970) BRASIL / (1974) ALEMANHA / (1978) ARGENTINA / (1982) ITÁLIA / (1986) ARGENTINA / (1990) ALEMANHA / (1994) BRASIL / (1998) FRANÇA / ( 2002) BRASIL / (2006) ITÁLIA / (2010) ESPANHA / (2014) ALEMANHA. o resultado foi 5 a 3 para a Itália. Entre os seus títulos. A seleção espanhola é organizada pela Real Federação Espanhola de Futebol. a Itália faturou o campeonato. É uma das confederações fundadoras da FIFA e um dos países com mais participações em Copas do Mundo. . os campeonatos europeus de futebol de 1964. O Brasil venceu a partida contra a Alemanha pelo placar de 2 a 0. fora de casa. Materazzi (Itália) e Zinedine Zidane (França) construíram o placar. além de outras duas de prata em 2000 e 1920. Um mês depois. Um jogador foi expulso: Zinedine Zidane da França. O Brasil foi o que mais títulos conquistou (cinco campeonatos conquistados). no Yokohama Internacional. porém. a derrota para a Argentina em pleno Maracanã abalou a confiança da torcida.ritmo de uma competição. 2008 e 2012 e a medalha de ouro nas Olimpíadas de 1992. O placar foi construído por Ronaldo (2). valendo pela Fase Final da Copa do Mundo 2006. Nesta partida. somente 8 países foram campeões mundiais de futebol. na Fase da Copa do Mundo 2002. destacam-se a Copa do Mundo FIFA de 2010. Até 2014.

que pratique um esporte ou algum tipo de treinamento deve fazer rotineiramente um aquecimento de acordo com seu organismo. . sua idade e sua atividade. Verificamos nesta pesquisa que a atividade física Qualquer pessoa que faça uma atividade física.Conclusão Com o desenvolvimento das pesquisas notou-se. que atividade física pode trazer a uma pessoa que é sedentária ou possui obesidade uma vida saudável e que é possível ter uma boa condição física se souber associar atividade física com alimentação.

O que é Atividade Física. Marcello.shtml http://ahau. que o aumento de suas batidas. o coração. como lesões no músculo. bom funcionamento dos órgãos e um que é o principal.. transpiração para limpeza dos poros.. Qualquer atividade física sempre ajuda no bom funcionamento do organismo. 1997. em seu trabalho de bombear o sangue. Os benefícios são inúmeros. tendões. que irá determinar qual atividade é a mais adequada. Mas. deve ser avaliada por médicos. reforça os músculos e com isso o torna mais forte.br/brasil/noticias/sedentarismo-e-a-maior-causa-de-problemas-desaude-no-brasil . etc.monografias. Bibliografia: MONTTI.org/a-importancia-da-atividade-fisica/ http://exame.com.com/trabalhos3/trabalho-de-cultura-fisica/trabalho-de-culturafisica.Lembrando também das probabilidades que a baixa temperatura do corpo pode causar. no tecido conjuntivo. musculação. Qualidade de vida. circulação. que vai desde a melhor oxigenação das células.abril. http://br. qualquer atividade física.

htm .com.br/regras-oficiais.testonline.http://www.com.br/futebol.com/rf_lateral.pdf http://gigadicas.html http://www.esporteclube2014.