You are on page 1of 6

Documento de Apresentação do Projeto

FOJe – Fórum Olhanense de Juventude
Rumo a Uma Juventude Participativa

Cofinanciado Por:

Ação Chave 3: Apoio às Reformas das Políticas
Diálogo entre os jovens e os decisores políticos

MOJU ASSOCIAÇÃO MOVIMENTO JUVENIL EM OLHÃO | www.mojuolhao.com |

associacaomoju
Associação Juvenil inscrita no Registo Nacional das Associações Juvenis
ONG Sem Fins Lucrativos, com Estatuto de Utilidade Pública
moju@mojuolhao.com | Tel. +351 289 713 065 / Mob. +351 931 406 587 | Apartado 400 EC 8701-913
Olhão | Portugal | 2015

nacional e internacional. viu reconhecida a sua ação através da obtenção do Estatuto de Utilidade Pública por parte da Presidência da República A MOJU apresenta como móbil condutor da sua atividade o estímulo à participação ativa. visando o desenvolvimento dos propósitos anteriores. educativo. sem fins lucrativos. regional. da FNAJ . recreativo e ambiental que visem o desenvolvimento global dos jovens do concelho de Olhão. social. iii) Promover o debate e a difusão de informações acerca das necessidades e aspirações da juventude do concelho de Olhão. Promovido por: Cofinanciado por: . apartidária e não sindical. crítica e construtiva dos jovens olhanenses. direta ou indiretamente. no sentido de contribuir para o desenvolvimento e implementação de políticas locais adequadas. e após 7 anos de atividade. a participação ativa dos jovens na sociedade. desportivo. iv) Colaborar com entidades públicas e privadas. a nível local. Em 2014. constituída por um grupo de jovens crentes da importância da participação dos jovens na construção da sociedade. ii) Desenvolver atividades de caráter inter(cultural). prosseguindo para tal os seguintes objetivos: i) Estimular.FOJe – Fórum Olhanense de Juventude: Rumo a Uma Juventude Participativa Apresentação da Entidade Promotora A MOJU é uma associação juvenil de âmbito local mas com atividade a nível regional e internacional. É uma Organização Não Governamental. inscrita no Registo Nacional das Associações Juvenis. membro da FAJAlg – Federação das Associações Juvenis do Algarve.Federação Nacional das Associações Juvenis e da YEU – Youth for Exchange and Understanding (uma organização internacional que pretende promover o diálogo intercultural e a mobilidade de jovens a nível europeu).

tanto a nível local como a nível regional. particularmente no que concerne às políticas de juventude locais. Assim surgiu a ideia de criar um espaço onde os jovens possam participar de forma ativa e produzir posições em relação às políticas de juventude do concelho. Com a promoção do presente projeto. particularmente. surge de uma dinâmica entre diversas organizações nacionais e internacionais. pretendemos contribuir para o desenvolvimento de um espaço onde os jovens possam exprimir as suas opiniões e participar nos processos de tomada de decisão de forma ativa e sustentável. Este envolvimento deve ser visto numa dimensão mais ampla. no rumo das políticas de juventude do seu concelho. A juventude de hoje vive numa sociedade bastante ambígua e exigente. e até mesmo nacional. Consideramos que o envolvimento dos jovens no desenvolvimento das políticas de juventude e nos processos de tomada de decisão é fundamental para aumentar o sentimento de pertença e para promover uma cidadania ativa dos jovens nas suas comunidades e regiões.FOJe – Fórum Olhanense de Juventude: Rumo a Uma Juventude Participativa Enquadramento do Projeto O Projeto FOJe . na sequência da participação da MOJU em alguns projetos anteriores e da realização de várias sessões com jovens. onde a juventude tem um papel ativo e é um ator fundamental no desenvolvimento da comunidade. Este envolvimento não deve ser visto apenas como o apoio das nossas autoridades locais para atividades voltadas para os jovens. num extremo temos uma promoção crescente da importância de ter a juventude representada e participando ativamente.rumo a uma juventude participativa. de onde tem ressaltado a necessidade da criação de espaços onde os jovens possam ter voz em diversas áreas e. mas no outro temos uma sociedade que incentiva cada vez mais individualismo e competitividade. Promovido por: Cofinanciado por: .

.FOJe – Fórum Olhanense de Juventude: Rumo a Uma Juventude Participativa Objetivos do Projeto Acreditamos que a criação de uma participação efetiva e sustentável dos jovens no processo de tomada de decisões em cooperação com as autoridades locais. exige disposição e compromissos de ambas partes.Refletir sobre os desafios e a mais-valia de se desenvolverem estruturas juvenis e mecanismos que permitam um maior envolvimento da juventude no processo de tomada de decisão a nível local. Promovido por: Cofinanciado por: . a nível local.Promover e desenvolver estratégias que permitam gerar uma estrutura de diálogo juvenil efetiva a nível local. mas também o desenvolvimento de conhecimento. líderes juvenis. Neste sentido. os objetivos gerais do Projeto FOJe são os seguintes: . Isto exige o desenvolvimento de estratégias. técnicos na área da juventude e autoridades locais possam desenvolver as suas competências de forma a implementar a participação juvenil na tomada de decisão a nível local. .Desenvolver um espaço onde os jovens. partilha e discussão sobre políticas locais de juventude. partilha de experiências e ferramentas para criar e desenvolver estes espaços de tomada de decisões partilhadas. .Criar um espaço de aprendizagem. . de construção de estruturas e relações de confiança e cooperação entre os diversos atores.Efetuar uma consulta com jovens no sentido de averiguar as suas necessidades em termos participação na vida democrática.

sendo que grupos de trabalho e métodos ativos serão. De entre as atividades do FOJe destacam-se as seguintes: encontros de preparação e capacitação dos participantes. implementação e avaliação). criação de um documento de recomendações para políticas locais de juventude. o projeto será estruturado com uma combinação equilibrada de introdução de discussões plenárias. Esta estrutura terá o objetivo de criar um espaço de aprendizagem. órgãos públicos locais e entidades com responsabilidades em matéria de juventude. e a realização de um Encontro Municipal de Juventude Olhanense. e será fundamental para o desenvolvimento das várias atividades previstas no âmbito do FOJe. juntamente com jovens. organizações que trabalham com e para jovens. A utilização de metodologias de educação não-formal pretende garantir a participação ativa de todos os indivíduos envolvidos. sessões locais de levantamento das necessidades dos jovens. partilha e discussão de políticas para a juventude de Olhão. Promovido por: Cofinanciado por: . Em termos de metodologia de trabalho. No sentido de assegurar a concretização e efetividade das ações propostas será criada uma Comissão Impulsionadora que pretende reunir 30 participantes provenientes de organizações juvenis. realização de um inquérito online para recolha de contributos dos jovens. também.FOJe – Fórum Olhanense de Juventude: Rumo a Uma Juventude Participativa Implementação do Projeto Claramente enquadrado no tema da participação ativa dos jovens na sociedade. atividades promocionais do projeto e do Programa Erasmus+. usados para criar um ambiente que incentive um envolvimento dinâmico de todos os participantes. o projeto será executado durante 24 meses (2015-2016) e prevê um conjunto de atividades devidamente enquadradas e estruturadas em três fases principais (preparação. mesas redondas e grupos de trabalho apoiados por diferentes especialistas convidados nos campos abordados.

Incorporação das propostas dos parceiros e participantes .Lançamento de um Inquérito Online (em paralelo com as sessões locais) .Fecho do plano de atividades e definição da estratégia de comunicação 2) Fase de Execução/Implementação das Atividades .º trimestre de 2016) .1.Sessões locais de levantamento das necessidades dos jovens. ao longo de todo o Projeto) .ª Reunião da Comissão Impulsionadora (para balanço e planeamento das sessões de levantamento de necessidades.3. 12 sessões distribuídas pelas sedes de escolas do concelho (7).ª Reunião da Comissão Impulsionadora (para avaliação do projeto e análise do seu seguimento. no inicio do 4. pelas freguesias (4) e pelo município (1) .Roadshow local sobre o Programa Erasmus+ (em paralelo com as sessões locais) .Tratamento das necessidades recolhidas (6.Encontro Municipal de Juventude Olhanense (2.Estabelecimento de parcerias (para formação da Comissão Impulsionadora do FOJe) . a realizar ao longo do 1.Disseminação dos resultados (ao longo 4.º trimestre) .º trimestre de 2015) . no decurso do 2.Encontros de preparação e capacitação (no seio da Comissão Impulsionadora.º semestre de 2016) .ª Reunião da Comissão Impulsionadora (para lançamento e apresentação pública do projeto.2.FOJe – Fórum Olhanense de Juventude: Rumo a Uma Juventude Participativa Cronograma do Projeto 1) Fase de Preparação . no final do 1.º semestre de 2016.º semestre de 2015) .º semestre de 2016) .Criação do documento de recomendações para políticas locais de juventude locais (em resultado do tratamento dos dados recolhidos) . no 4.º trimestre de 2016) Promovido por: Cofinanciado por: .4.Atividades promocionais e produção de material de divulgação (ao longo de toda a fase de execução) 3) Fase de Avaliação .ª Reunião da Comissão Impulsionadora (para balanço e definição da estratégia de tratamento dos dados recolhidos.