You are on page 1of 17

Igualdade de Género

Dimensão Pessoal e Familiar
Ana Ildefonso | maio 2014

Dimensão Pessoal e Familiar Ana Ildefonso | maio 2014 2 .  Durante milhares de anos a sociedade esteve organizada em torno de uma divisão rígida dos papéis sociais.  IG .Dimensão Pessoal e Familiar Todas as sociedades estão organizadas em torno de um contrato social.

Dimensão Pessoal e Familiar Às mulheres cabia ficar em casa. ser o ganha-pão do núcleo familiar.Dimensão Pessoal e Familiar Ana Ildefonso | maio 2014 3 . IG .  Aos homens cabia garantir o sustento. dos idosos e dos doentes e fazer todo o trabalho doméstico. cuidar das crianças.

 Mas deverão estas diferenças manter-se na sociedade actual? Visionamento do filme: “A diferença entre homens e mulheres” http://www.Dimensão Pessoal e Familiar Ana Ildefonso | maio 2014 4 .com/watch?v=9RSdfIaqL2w IG .Dimensão Pessoal e Familiar  As diferenças entre homens e mulheres existem. são inquestionáveis e estão presentes no nosso quotidiano.youtube.

O acesso à contracepção que lhes permite controlar o número de filhos. A sua crescente participação no mercado de trabalho. Vai mudando a pouco e pouco o contrato social que estava implícito à mulher… IG .Dimensão Pessoal e Familiar Ana Ildefonso | maio 2014 5 .Dimensão Pessoal e Familiar Ao longo do Século XX e. nas últimas décadas:    A conquista do direito de voto por parte das mulheres. particularmente.

Dimensão Pessoal e Familiar  As mulheres não querem mais ser relegadas para a esfera privada.  A luta pelos direitos de igualdade e a evolução da sociedade denunciou e tornou caduco este contrato social implícito. IG .Dimensão Pessoal e Familiar Ana Ildefonso | maio 2014 6 .

Dimensão Pessoal e Familiar Ana Ildefonso | maio 2014 7 . IG .  Uma das maiores dificuldades que as jovens mulheres ainda encontram na Europa. os estereótipos e a clássica divisão de tarefas ainda estão muito vivos.Dimensão Pessoal e Familiar  Se as relações de género mudaram verdadeiramente nos últimos 30 anos. é a de conciliar as suas vidas familiar e profissional devido à persistente distribuição desigual de tarefas na sociedade e em casa. mesmo entre os jovens casais. hoje em dia.

Situação actual nesta transformação de papéis sociais  A taxa de fertilidade diminuiu. IG .Dimensão Pessoal e Familiar Ana Ildefonso | maio 2014 8 .  A responsabilidade pelo cuidado das pessoas dependentes ainda constitui um obstáculo à plena participação e progresso das mulheres no mercado de trabalho e na vida pública.

 A grande maioria das famílias monoparentais é composta por mulheres (cerca de 9 em cada 10).Situação actual nesta transformação de papeis sociais  Mantém-se um desequilíbrio de género em toda a abordagem à assistência. com o pressuposto persistente de que os cuidados são da responsabilidade das mulheres. IG .Dimensão Pessoal e Familiar Ana Ildefonso | maio 2014 9 . Isto está intimamente ligado com o aumento da proporção de pais divorciados. separados e pais solteiros que nunca casaram.

IG . mas para algumas mulheres não é uma opção.Dimensão Pessoal e Familiar Ana Ildefonso | maio 2014 10 . e à falta de compromisso de partilha por parte do parceiro. mas é a única possibilidade que têm devido à falta de infra-estruturas de cuidados com as crianças.Situação actual nesta transformação de papeis sociais  O trabalho em part-time é frequentemente considerado como um meio de conciliar as vidas profissional e familiar.

porque a perda de salário para a família é menor.Situação actual nesta transformação de papeis sociais  A utilização da licença parental pelos homens ainda é muito baixa. ou serem menos pagas pelo mesmo trabalho que os homens.Dimensão Pessoal e Familiar Ana Ildefonso | maio 2014 11 . são elas que têm de desistir dos seus empregos.  Por esta razão. Esta situação está relacionada com o facto de as mulheres terem geralmente trabalhos menos bem pagos. IG .

e não somente as necessidades de um ou do outro. ou seja. IG .O que pode ser feito para alterar esta situação?  Educar para um novo contrato de género. tendo em consideração todas as questões relacionadas com o ciclo de vida tanto das mulheres como dos homens.Dimensão Pessoal e Familiar Ana Ildefonso | maio 2014 12 . promovendo a Igualdade de Género. uma nova definição dos papéis em sociedade.

IG . desta forma dando voz e oportunidade à integração dos talentos e competências das mulheres no processo político.O que pode ser feito para alterar esta situação?  Com base na Igualdade de género aceitar a participação das mulheres nos processos de decisão. tanto quantitativa como qualitativamente.Dimensão Pessoal e Familiar Ana Ildefonso | maio 2014 13 .

O que pode ser feito para alterar esta situação?  Apoiar e estabelecer um conjunto de medidas que facilitem a conciliação das responsabilidades profissionais e da prestação de cuidados. incluindo as relacionadas com o tempo. como licenças a serem igualmente partilhadas por mulheres e homens.Dimensão Pessoal e Familiar Ana Ildefonso | maio 2014 14 . IG . assim como horários de trabalho reduzidos.

O que pode ser feito para alterar esta situação?  As infra-estruturas de cuidados para com as crianças e idosos de boa qualidade. IG .  Pôr em execução medidas destinadas a prevenir a gravidez adolescente. acessíveis e suficientes.Dimensão Pessoal e Familiar Ana Ildefonso | maio 2014 15 . são uma responsabilidade da sociedade e deviam ser totalmente suportadas pelos Governos.  Promover uma educação sexual não estereotipada nas escolas.

Dimensão Pessoal e Familiar Ana Ildefonso | maio 2014 16 . nomeadamente através do reconhecimento do valor económico do trabalho desenvolvido pelas mulheres em casa. Tornar visível o trabalho "invisível" das mulheres. com todas as consequências desse reconhecimento (benefícios fiscais.  IG . segurança social…). direito à reforma.Dimensão Pessoal e Familiar Em síntese… Com base na Igualdade e género devemos:  Dar o direito de opção à mulher/homem na sua dimensão pessoal e familiar.

com/watch?v=vexpy_VrXhw Obrigado pela vossa atenção! IG .Igualdad de Género” http://www.Dimensão Pessoal e Familiar Em síntese… Visionamento do filme: “INVISIBLES .youtube.Dimensão Pessoal e Familiar Ana Ildefonso | maio 2014 17 .