You are on page 1of 11

ESTUDO DA ORAÇÃO AMATSU-NORITO

por JOHREI MACAPÁ, sexta, 9 de Dezembro de 2011 às 14:50
ESTUDO DA ORAÇÃO AMATSU-NORITO
A Amatsu-Norito é uma oração tradicional de caráter milenar
entoada pelo povo japonês, principalmente os seguidores do
xintoísmo (1), ao longo do tempo. Segundo o Departamento de
Teologia da Sede Geral (15/06/1971), acredita-se que Meishu-Sama
tenha adotado essa oração pela profundidade de seu sentido.
Por ser uma oração tão antiga, não há como precisar há quanto
tempo foi escrita, e nem quantas versões ela já gerou através dos
diversos dialetos existentes no Japão.
“Consta-se que vem sendo preservada como documento histórico a
partir da Era Heian (794 ~ 1192). É um importante documento que,
seja como profecia, seja como parte do folclore, da História e da
literatura japonesa, preserva o passado, integra-se no presente e
desvenda o futuro do povo japonês.” (Departamento de Teologia)
Seu significado, como já expomos é bastante divergente segundo as
diversas facções do xintoísmo, literatos e pesquisadores de costumes
japoneses antigos. Isso, porque, com o tempo, as palavras evoluíram,
a língua também mudou, fazendo com que a compreensão da
Amatsu-Norito (2) ficasse mais difícil mesmo para especialistas.
Meishu-Sama escreveu que “a oração Amatsu-Norito remonta uma
época anterior à de Jinmu, o primeiro Imperador do Japão. Foi escrita
por um deus da linhagem de Amaterassu-OOmikami (3), adorado pelo
clã Yamato (4) e por isso suas palavras possuem um espírito muito
elevado e uma ação intensa, tendo o poder de purificar o Céu e a
Terra.”
E como observamos que a essência da Oração Amatsu-Norito é a
crença no espírito da palavra, colocamos o que Meishu-Sama nos diz
sobre isso: “O espírito das palavras emitidas pelo homem exerce uma
influência muito grande sobre todas as coisas. São inumeráveis as
palavras relacionadas com o Mal, isto é, aquelas que se usam para
dizer mentiras, proferir lamúrias ou criticar o próximo. Tais palavras
geram máculas no Mundo Espiritual. Quando o acúmulo dessas
máculas ultrapassa determinado limite, surge uma espécie de toxina
nociva à vida do ser humano. Em conseqüência disso, sobrevém uma
ação purificadora natural e espontânea, que é uma Lei do Universo.”
“O Mundo Espiritual, maculado pelo Mal, pode ser purificado através
de palavras benignas , que, em forma de Luz, atuam sobre as
máculas, dissolvendo-as. Como exemplo, temos os hinos cristãos,
sutras budistas, orações xintoístas etc., cujas palavras de amor e
louvor, purificam o Mundo Espiritual.”

Diz-se que ela é filha de Izanami e Izanagui. na oração Amatsu-Norito. por curiosidade. ou “Takamo no Hara”. usadas hoje para mostrar que algo é sagrado. significa “Ka” (fogo) e “Mi” (água). ou Poder Sagrado. o Departamento de Teologia diz que “devemos nos conscientizar de que o Poder Divino(*) só se manifestará com a máxima intensidade quando houver a união das três práticas: a oração Amatsu-Norito entoada com sinceridade. são enunciados os nomes dos deuses. Quando Amaterasu saiu da caverna. os deuses do bem. o Johrei ministrado em atitude de prece e a dedicação sincera. as “shimenawa”. portava o colar. Os deuses do bem (seishin).“O nosso espírito purifica-se quando proferimos boas palavras. o mundo é envolvido em trevas eternas. mas no japonês nativo isso foi traduzido como “Kami no miti”. jogou um potro esfolado pela janela do quarto onde ela tecia. os criadores do mundo japonês. que seria o “Governo dos Céus”. depois que seu irmão Susanoo (5). o deus do mar. Acredita-se que a linhagem Imperial japonesa descenda dela. uma divindade subalterna. a deusa do sol. saísse da caverna. após essa análise. Amaterasu ofusca os deuses com a sua Luz. ou “Kan nagara no miti”. ou Xintó. o primeiro Imperador do Japão era neto de seu neto. criam uma estratégia para que Amaterasu. (2) “Oração do Céu” (3) Amaterassu ou Amaterasu. Quando nós O evocamos. No entanto. abrindo o caminho para que os deuses perversos (jashin) praticassem o mal e criassem o caos. presente de seu pai Izanagui. “Kami”. do panteão xintoísta. é o Kami Supremo. manifesta-se em seu lugar. principalmente quando pronunciamos o nome de Deus. A verdadeira força de Deus seria fruto da união dessas forças vertical e horizontalmente. Esse é o motivo pelo qual. na 1ª abertura do Portal Rocha do Céu. Quando ela desaparece. cercaram a sua entrada com cordas. Jinmu. Os deuses do mal tentaram tapeá-la usando um espelho. na definição de Meishu-Sama. ordenado em espírito e matéria (ou meio-matéria). Amaterassu se retirou para uma caverna. a fim de evitar que ela voltasse à caverna. é um nome produzido no século VI a partir da palavra chinesa “shen” (ser divino) e “tao” (caminho). mesmo que Ele não se faça presente. pois queriam que ela achasse que havia um deus mais brilhante do que ela. quando incumbiu sua filha do “Taka ama hara”.” Assim. Sua curiosidade é que ouvira risos e achou estranho. que significa o “caminho do Kami” ou o “caminho de acordo com a vontade de Kami (Deus)”. na tentativa de retorno da ordem e Luz. Trazia também a .” (1) Xintoísmo. pois no caos não haveria motivo de risos. Ao sair. Segundo a lenda.

Poder Kannon (aquele que olha os lamentos do mundo) Oriente. o governante divino. a fim de aplicar as crenças budistas e confucionistas no Japão. esses objetos fazem parte das insígnias imperiais e se encontram no santuário de Atsuta. Para divulgar o Budismo ele utilizou a arte. próximo a Nagóia. na região Sul! Com todo respeito e do fundo do coração pedimos que nos ouçam. com os ouvidos aguçados. “Por isso as belas-artes budistas daquela época eram muito intensas.” O povo Yamato tem origem no Monte Fuji e é considerado da linhagem do Sol. descendente da deusa do sol Amaterasu.espada que seria futuramente passada ao Imperador. segundo Meishu-Sama seria dia 15 de junho. pode-se dizer que o povo israelita é filho de Sussano e ele corresponde ao povo judeu. protegei-nos e concedeinos a felicidade! . ou o Poder do Messias (Cristo. seu descendente. deuses da purificação. criados por ordem do Pai e da Mãe que habitam o Céu. que ouve atento. encontra-se uma imagem onde está escrito “Kannon da Salvação do Mundo”. chamado de “Pavilhão do Sonho”. “quando o Sol nasce”. A data de nascimento de Amaterasu. protegei-nos e concedei-nos a felicidade! Oshie-Mi-Oya-Nushi-No-Ookami (o salvador). Atualmente. o Imperador foi declarado Filho do Céu. (4) O Príncipe Shotoku (573 ~ 621 d. tal como o eqüino. construindo o Pavilhão das Sete Torres. a Imperatriz Suiko. purifiquem todas as maldades. desgraças e pecados. dos judeus. A idéia central da oração Amatsu-Norito é de uma súplica partida dos homens: “Ó. (5) Susanoo ou Sussano-no-Mikoto é o ancestral da cultura material. Com a reforma. cuja leitura em japonês é “Gusse Kannon” ou “Kyussei Kannon”. portanto. em grego que significa “o escolhido” ou o “ungido”) são a mesma coisa. No Templo Horyu dedicado ao Príncipe Shotoku. chamado pelo mestre de “o povo do dia”. (*) Poder Divino. O processo foi aprofundado pela reforma Taika. juntamente com os demais deuses do Céu e da Terra. e. O poder daquele que salva a humanidade. justamente quando o deus Izanagui-no-mikoto se banhou na foz estreita de um rio coberto por árvores permanentemente frondosas. e redigiu o 17º artigo da Constituição (em 604). que começou em 645. Assim.C) atuou como regente para sua tia. Miroku Oomikami (nome de Deus) (6).

tinha posição e é hierarquicamente superior à primeira forma. ou seja.” (6) Mikoto tem duas formas. Izanagui-no-Mikoto é considerado por MeishuSama. Antes de aparecer nos ensinamentos essa versão. que a expressão designava “o melhor local de qualquer lugar. a sílaba “ro” é apenas para facilitar a entonação e “gui” (ki) e “mi” identificam. esquerda e direita. A Segunda forma de Mikoto é colocada no ser humano. havia referências aos deuses Takami-Mussubi e Kamumi-Mussubi. “Kamurogui Kamuromi no Mikoto” “Kamu” como “Kami” significam deus. Segundo Meishu-Sama. Portanto. nobre e sagrado do Mundo Divino. Um exemplo dessa última forma é Susanoo-no-Mikoto. positivo e negativo. espírito e matéria. aumentai a bem aventurança de nossas almas. “Taka ama hara” é o local mais elevado. e lá se orasse. homem e mulher. o mais sagrado. Ookami trata-se do Deus Supremo (Miroku Oomikami. Ensinou o mestre. sendo um tratamento de respeito ao deus ancestral.” Seria talvez. “Sume mi oya Kamu Izanagui-no-Mikoto” A palavra “Sume” significa sagrado. respectivamente os sexos masculino e feminino. seria o “tokonoma” (altura de um degrau em determinado cômodo da casa). o mais puro. Pode-se dizer que formam um casal. que são os ancestrais do povo japonês. o Senhor da vida e da humanidade.De acordo com a Vossa vontade. A primeira corresponde ao ser humano mais elevado e normalmente coloca-se esse título após a morte. o ancestral mais puro e mais sagrado. pois o espírito da palavra “maga” não era muito bom. Doravante eles serão identificados com os deuses Izanagui e Izanami. Numa casa típica japonesa. “Taka ama hara” Era costume dizer “Taka maga hara”. mas Meishu-Sama aconselhou “Taka ama hara”. que em vida. o que nós chamamos de Céu. Izunome Ookami) e Kami é um deus comum. A lenda de Izanagui e Izanami é uma das mais importantes encontradas na coletânea sagrada chamada “Kojiki”. os deuses Kamurogui e Kamuromi simbolizam Pai e Mãe. Se nesse cômodo houvesse o altar da Luz Divina. Quando um deus nasce sob a forma humana também usa Mikoto. o tokonoma passaria a ser o Céu desta casa. .

Assim. a deusa esposa virou para direita e o mundo não foi bem. mas pode significar também. bem como a vários deuses. Izanami morre. marido e mulher e deram à luz as ilhas do Japão. ou o rio deságua no mar ou a água do mar sobe rio acima. Curar com o Johrei é agir para a esquerda como Izanagui-no-Mikoto. a deusa do sol. Izanagui. pelo movimento de entrada e saída da água. mas ele escapa. ao parar. portanto. “Missogui harai” “Missogui” significa purificação pela água. que corresponde ao nosso forte carvalho. É um local muito agitado. e a água salgada que dele pingou. Izanagui e Izanami. formando a primeira ilha. Izanagui mergulhou o seu arpão do céu dentro do oceano e depois o retirou. Izanagui lava o seu olho esquerdo. girando a favor da cultura material (sendo. É. após cortar o deus do fogo em cinco pedaços. “missossogui” / lavar o corpo ou “mizu-sossogui” /despejar água sobre. Os dois se tornaram então. Inicialmente Izanami. e quando lava o seu olho direito nasce a deusa da lua. onde formam ondas. Ilha do sul do Japão. uma prática que consiste na limpeza dos . Ao dar à luz o deus do fogo. nascendo Amaterasu. ou seja. a sua foz. que a expressão “lavar o olho” refere-se ao ato de verter lágrimas pela tristeza da perda definitiva da amante Izanami). Aí. chamadas awagui. na minha opinião. a última das sete gerações de deuses. foram mandados pelas divindades celestiais para “completar e solidificar a terra à deriva”. Girar para direita é colocar a matéria diante do espírito e girar para a esquerda o contrário. Izanagui a repreendeu e girou o mundo para a esquerda. “Tsukushi no himuka no tati hana no odo” Meishu-Sama diz que “trata-se de um topônimo e refere-se a Kyushu. (Tenho a impressão. Onogoro-jima. A palavra “odo” designa o local em que o rio desemboca no mar. das montanhas e do fogo. entre eles os do vento.De acordo com a lenda. “Awagui hara” É um campo onde crescem árvores sempre verdes e frondosas. Havia falhado. a razão dela ter ido ao Inferno). vai encontrá-la no inferno. abreviação de aohagui. Izanami sente-se ofendida por ter sido seguida e ordena aos deuses que o persigam. Pode ser também o antigo nome da árvore chamada Kashi. Existe uma frase no Kojiki que diz que a Coluna do Céu foi virada por ambos os deuses. coagulou-se.

constitui o sentido fundamental da Amatsu-Norito. estar de acordo com a sua Vontade. que “Kan nagara tamati hae masse” são palavras muito boas. A obtenção da purificação por meio da sagrada “missogui harai”. O “harai” é uma tradição xintoísta. “Missogui” pode ser considerado também “injetar espírito”. “Kunitsu Kami”. pois traz tranquilidade ao espírito. podendo deslocar-se para qualquer lugar e utilizar-se livremente de “ryujin” (dragão). portanto. Essa prática é muito antiga segundo a História da religiosidade humana. Os quatro deuses da purificação “haraido” são: SeoritsuHimeno-Okami. “Kan nagara tamati hae masse” Meishu-Sama em seus ensinamentos explica a expressão “Kan nagara” como obedecer a Deus. o espírito enfraquecido. “Haraido no Okami tati” “Nessa época nasceram quatro deuses que promovem purificação em conjunto. tem grandes resultados. aprender e seguir as Suas Leis. realizada anualmente nos meses de junho e dezembro. Diz também. na atualidade. base do xintoísmo.pecados e das máculas da matéria e do espírito através da água. No xintoísmo encontramos a expressão “Mitamano fuyu o sakihae tamae” que significa “multiplicai a felicidade da alma”. São deuses que habitam o “Amatsu Shinkai” (Mundo dos Deuses Celestiais) e o Kunitsu Shinkai (Mundo dos Deuses Terrestres). referese à nação ou os “Deuses da Pátria”. O hábito xintoísta de entregar tudo nas mãos de Deus. dizendo: “De acordo com o grande caminho da Sua Vontade” ou “De acordo com a Vontade Divina”. revitaliza. Ambas as expressões possuem o mesmo sentido. Eles não têm hierarquia. deuses da limpeza”. pois Deus é um espírito e por isso Ele concede bênçãos espirituais. Com a penetração da Luz Espiritual de Deus no corpo físico e espiritual. “Amatsu Kami Kunitsu Kami” Significa “deuses do Céu e da Terra”. Ibukido-Nushino-Okami e Hayassassura-Himeno-Okami. O PODER DO KOTOTAMA . explica Meishu-Sama. “Harai” significa purificação pela explanação ou limpar o espírito. Hayaakitsu-Himeno-Okami. São.

O som do mau Kototama é agradável para o espírito secundário. O bom Kototama diminui as máculas no mundo espiritual. as aumenta. exerce uma grande influência no mundo espiritual. Como sempre digo. o espírito secundário. A oração também reduz as nuvens da mente e livra o homem dos sofrimentos. o espírito animal. No mundo espiritual ressoa o grande Kototama – o Kototama das 75 vozes. onde se origina a consciência do homem. Se. entretanto. Esse efeito tão admirável deve-se ao enorme poder do Kototama (espírito das palavras). Portanto. bem e beleza. quanto mais densas forem as máculas da mente. Devo aprofundar-me um pouco mais nesse assunto. O homem mau. Essas vozes silenciosas enchem o mundo espiritual. teremos uma sensação desagradável ou mesmo insuportável. Quem prefere um bom diálogo. Naturalmente. O bom Kototama faz a alma vibrar. No entanto. . O mau Kototama. o espírito secundário. por exemplo. como provam os fatos. é porque este tem uma ressonância agradável para a sua alma. ao contrário. E. que encobre a alma. O mau espírito da palavra. não consegue penetrar até a alma. Quem prefere o mau Kototama é porque proporciona um intenso prazer ao seu espírito secundário. o homem passa a não gostar do mal. entretanto. porque penetra até a alma. assim. Dependendo da ordem da colocação das 75 vozes do Kototama. compraz-se nesse tipo de conversa. o espírito das palavras da oração ZENGUEN-SANDJI é extremamente bom e belo. mais forte será a capacidade do espírito secundário. debilita-se ou se afasta. atingindo apenas o nível da mente. enfraquecendo o espírito secundário. isto é. Em conseqüência desse enfraquecimento. quando o grande Kototama é pronunciado pelo homem. levando o homem a comprazer-se na prática do mal. só influencia o domínio da mente. Conseqüentemente aumenta a luz da alma e diminui as nuvens da mente. através da oração ZENGUENSANDJI. As palavras do bem têm uma vibração bela e pura. A grafia dos vocábulos do Kototama belo e puro contém verdade. ter-se-á o bom espírito da palavra ou o mau espírito da palavra. mas não são perceptíveis ao ouvido humano. porque bloqueia a luz da alma que é a consciência.As orações AMATSU-NORITO e ZENGUEN-SANDJI têm um efeito maravilhoso sobre as doenças e outros sofrimentos. Isto é perigoso. que atormentava o homem. ouvirmos malfeitores conversando a respeito de coisas malévolas. soa de modo agradável para o ouvido humano. Acima de tudo.

Quer dizer. Esses mesmos veementes sons. mais poderosa será a força do Kototama. embora não seja perceptível ao ouvido humano. O PODER DO “GUEN-REI” Guen-rei é um vocábulo japonês composto de "Guen". impregnando todo o mundo espiritual. espírito da palavra cujo poder exerce uma enorme influência sobre as orações em geral. e "rei". dotadas de sonoridade altamente pura. que significa palavra. A oração Zenguen-Sandji foi criada por Meishu-Sama com base no Sutra do Lótus Branco (antigo texto do budismo Mahayana. é frequente o emprego de mantras que. de modo decisivo. e “tama” (espírito). as 75 vozes deverão estar colocadas em harmoniosa ordem. Os sons emitem uma vibração (positiva ou negativa) que influi de modo decisivo na criação do ambiente espiritual. o mau espírito da palavra. Portanto. tem sido um dos mais influentes textos religiosos do Japão desde o Século VII). MEISHU-SAMA Kototama: vocábulo japonês composto de “Koto” (palavra). purificam o ambiente. o grande Guen-rei das 75 vozes. quando o rezamos. Mas há um ponto especialmente importante. O Kototama depende muito da pureza do espírito do homem que o pronuncia. ressoa. pois os sons emitem vibrações que determinam.A oração ZENGUEN-SANDJI. Caso contrário. Assim é importante saber: termos que expressam coisas boas têm uma vibração bela e pura. Soam agradavelmente ao ouvido humano. espírito. apenas. Também aqui está a justificativa para o emprego de tantos mantras nas orações orientais: são emissões sonoras com poder de purificar o ambiente. purifica enormemente a atmosfera espiritual do ambiente em que nos encontramos. Quanto mais pura for a alma da pessoa. porque o seu nível espiritual é superior. traduzem verdade e beleza e penetram na alma onde se encontra a origem da consciência . como conseqüência. nas orações orientais. Então. ter-se-á. Além disso. a criação de um estado espiritual positivo ou negativo. eliminando máculas. em conseqüência da pureza que deixam fluir. têm um efeito extraordinário sobre as doenças e outros sofrimentos humanos. portanto. por sua mera emissão sonora. os adeptos devem polir continuamente as suas almas e aperfeiçoar o Kototama para se tornarem possuidores de almas elevadas. Por isto. É por essa razão que as preces Amatsu-Norito e Zenguen-Sandji. também geram transformações marcantes nos planos material e espiritual. se forem bem pronunciados ou aumentando-as quando mal expressos. para que o grande Guen-rei produza resultados positivos. ao serem emitidos pelos homens.

os assuntos de interesse dos malfeitores geram uma sensação de desconforto. Para o homem mau. mais força de ação terá o espírito secundário. Então. Portanto. todavia. contudo. quanto maior número de máculas houver nesse nível. Portanto. atormentam os seres humanos. cujo espírito da palavra é extremamente perfeito. Há. ele consegue bloquear a luz da alma. Noções Messiânicas 1. não conseguem ir além do nível mental que recobre a alma. Quanto mais pureza apresentar. bem como ficar atento à maneira pela qual são transmitidas idéias ou impressões a respeito dos fatos.: O símbolo projeta o plano de Deus de construção do Paraíso Terrestre ou Reino dos Céus na Terra. É por isso que o som do mau Guen-rei traz muita satisfação ao espírito secundário. de um modo geral. Daí o cuidado que se deve ter para nunca emiti-lo. processa-se uma intensa purificação do ambiente onde a oração está sendo feita. é motivo de satisfação. CÍRCULO DOURADO – no centro . Normalmente para os bons. E também debilita o espírito secundário e afasta entidades negativas que. Um bom diálogo ressoa agradável à alma. Representa. para se tornarem possuidores de um Guen-rei de alta vibração positiva. membros e freqüentadores devem estar polindo constantemente as suas almas. pois. bom e belo depende essencialmente da alma de cada um.Representa a Luz . um outro ponto básico ao qual se deve dar maior importância: a emissão de um Guen-rei harmonioso. 1. Conversas maldosas. ouvir comentários a respeito de coisas malévolas. o movimento e o infinito da Perfeição Divina. O que significa o símbolo da Igreja Messiânica Mundial? R. Assim as nuvens da mente se reduzem e os sofrimentos diminuem consideravelmente. belo e poderoso. Aprofundando um pouco mais esta minha explicação e para maior entendimento de todos. o que representa um grande perigo. Já. ao se rezar a oração Zenguen-Sandji. Noções messiânicas 1. na sua forma circular. Desse modo. só se deve praticar o bom Guen-rei que aumenta a luz da alma e diminui as nuvens da mente. ainda. maior o poder do espírito das palavras que forem pronunciadas. levando cada pessoa a abominar a prática do mal. conversas de teor negativo só poderão proporcionar prazer ao espírito secundário. levando o homem a comprazer-se na prática do mal. assim.humana. quero me deter num ponto fundamental: o espírito secundário só exerce influência sobre o domínio da mente.

projeta beleza e harmonia. o Mundo Espiritual é o mundo do pensamento. à frente da imagem de Deus. de onde se irradia a Luz Divina. do espírito e da matéria. É um local sagrado. 2. do sentimento e da vontade. LINHAS OBLÍQUAS – Significam que. No centro do Altar. Que significado tem o Altar da Igreja Messiânica Mundial? R. evidenciando a missão das flores. DAI (Grande) KO (Luz) MYO (Claridade do Dia) SHIN (Verdadeiro) SHIN (Deus). À Direita da imagem de Deus encontra-se uma IKEBANA – arranjo floral do estilo SANGUETSU (montanha e lua). 2. essa cultura foi revelada por Deus para concretizar na terra um mundo espiritual e materialmente evoluído. Esse arranjo. da água e da terra cria e projeta a energia vital. Messias). a atuação conjunta das culturas do Oriente e do Ocidente. que é a origem da água. Essa Luz é a manifestação do próprio Deus. a união do fogo. O Mundo Divino é o mundo de Deus. na ordem ideal em que estão distribuídos. presente na Sua Criação. o homem purifica e eleva o seu espírito pelo contato com o Belo. reverenciar o Mundo Material é pedir permissão a Deus para agir de acordo com a Sua Vontade de concretizar na Terra o Reino dos Céus. formando uma cruz equilibrada. Criador do Universo. O centro da fé messiânica é o Supremo Deus. CÍRCULO VERMELHO – Representa o Sol. 3. sendo que a parte vertical é representativa do espírito e a parte horizontal é representativa da matéria. elemento negativo (Yin) da Luz de Deus. Significa. considerando-se a existência dos três mundos e a relação de ordem que existe entre eles: o Mundo Divino. CRUZ VERDE – Representa a Terra. Isso porque o cruzamento do progresso espiritual com o progresso material dá origem à cultura cruzada da trilogia Verdade – Bem – Belo. reverenciar o Mundo Divino é pedir permissão a Deus para compreender a Sua Vontade. que é a origem de tudo. 4.: O altar é o local onde estão entronizadas as imagens de Deus e Meishu-Sama. Portanto. quando se dá o cruzamento equilibrado das partes vertical e horizontal da cruz. encontra-se a fotografia de Meishu-Sama (Senhor da Luz. Qual o significado das reverências e das três palmas perante o Altar? R. de quem recebemos as orientações sobre o Plano de Deus – a construção do Paraíso Terrestre – e a permissão de ministrar o JOHREI (Luz Divina). CÍRCULO BRANCO – sob a cruz verde – Representa a Lua. o Mundo Espiritual e o Mundo Material. Em contato com essa forma harmônica e bela. No altar. reverenciar o Mundo Espiritual é pedir permissão a Deus para pensar. Qual o significado da oração Amatsu-Norito e por que ela é rezada em japonês? R. o Mundo Material é o mundo da ação material. expandindo a Luz de Deus em todas as direções. À esquerda da imagem de Deus. Essa oração é rezada em japonês em função do alto poder vibratório dos seus fonemas.: Significam o humilde pedido do homem para aproximar-se de Deus. Meishu-Sama ensina . existem suportes de madeira denominados “HASSOKU”. sobre os quais são colocadas bandejas onde se depositam as oferendas e os pedidos de prece que vão ao Altar. a extensão das linhas vertical (espírito) e horizontal (matéria) é a mesma.: A oração milenar Amatsu-Norito (Prece do Céu) é uma oração de grande poder purificador. Ele está representado por cinco ideogramas japoneses: 2. que é a origem do fogo.de Deus. sentir e ter vontade de agir de acordo com a Sua Vontade. Significa MIROKU OOMIKAMI (Deus Verdadeiro da Grande Luz do Dia). elemento positivo (Yang) da Luz de Deus. também. No símbolo da Igreja Messiânica.

Por essa razão. no Plano de Deus. são veículos de misteriosas forças espirituais. seja rezada em idiomas diferentes. Por ela. nada impede que. 5. de alto poder vibratório. pois as palavras. de natureza espiritual. Contudo. 3. a humanidade. além de transmitirem os pensamentos. Conhecer e praticar essa trilogia é tarefa do homem que deseja servir como instrumento de Deus na concretização de um mundo espiritual e materialmente evoluído. o bem praticado e o belo projetado em forma de harmonia e arte na vida humana. prosperidade e paz. O conhecimento da verdade parcial deu origem à prática do bem parcial e à projeção do belo parcial. Por ela Meishu-Sama se qualificou para compreender e corrigir a falha da cultura contemporânea. 3. concretizará um mundo de completa saúde.que existe o Reino das Palavras no Mundo Espiritual e que de lá ecoam 75 fonemas espirituais que compõem o espírito das palavras. com base nesse entendimento. chegou o momento de conhecer a verdade plena. desde que preservado seu alto poder vibratório. vem sendo mantida no seu estado original. que vem impedindo o homem de conquistar a completa felicidade. A combinação desses sons forma os demais sons de todas as palavras do bem e do mal. finalmente. Essa verdade é conhecida apenas através das suas realidades visível e perceptível. Meishu-Sama ensina que. criando a chamada “CULTURA MATERIALISTA”. da cultura espiritualista que surgirá. . penetrando-se no conhecimento da sua realidade invisível.: É a cultura espiritualista revelada por Deus para concretizar na Terra o Reino dos Céus ou Paraíso Terrestre. Um mundo onde a completa verdade será conhecida. ela não foi nem é capaz de promover o seu progresso espiritual ou a completa harmonia da vida humana. de natureza espiritual. desconhecendo-se a sua realidade invisível. Essa cultura será fundamental para o desenvolvimento do progresso espiritual e material do Plano Divino. Do conhecimento da verdade plena surgirá a prática do Bem pleno e à projeção do Belo pleno. A falha dessa cultura encontra-se no conhecimento da verdade parcial. no futuro. a oração Amatsu-Norito. o Paraíso Terrestre. Entretanto. As palavras do homem exercem forte influência nesse reino. O que significa cultura da trilogia VERDADE – BEM – BELO ensinada por Meishu-Sama? R. Essa cultura foi necessária e importante para desenvolver o progresso material do paraíso Terrestre. de natureza material. devendo ser proferida corretamente.

Related Interests