You are on page 1of 11

PREFEITURA MUNICIPAL DE

FRONTEIRA - MG
NOVA RAZÃO SOCIAL:

Concurso Público nº 01/2016

CADERNO DE PROVAS
Preencha com seu nome completo

Cargo Pretendido
AGENTE DE COMBATE A ENDEMIAS
Senhor(a) Candidato(a),

SÓ ABRA QUANDO AUTORIZADO.
Antes de iniciar a prova, leia com atenção as instruções abaixo:
1. Atenção: se você não assinou a lista de presença na entrada da sala, faça isso antes de iniciar a prova;
2. TODOS os seus pertences, inclusive bolsa, deverão ficar debaixo da sua mesa. Celular desligado,
carteira, chaves, moedas e relógio deverão ser acondicionados no envelope plástico fornecido na
entrada.
Deverá ficar sobre a mesa apenas LÁPIS, BORRACHA, CANETAS E DOCUMENTO DE
IDENTIDADE;
3. Confira se este caderno de provas se refere ao cargo de sua inscrição;
4. A Folha de Respostas será entregue durante a realização da Prova e deverá ser imediatamente
assinada, na presença do fiscal, com apresentação do documento de identidade;
5. Se houver alguma divergência nas informações da sua folha de respostas, informe ao fiscal;
6. Durante a prova, evite qualquer espécie de comentário, sendo vedado consultas ou utilização de
calculadoras, telefones celulares, aparelhos eletrônicos, boné, chapéu ou óculos com lente escura;
7. Fique atento à sua prova e evite exposição à visão dos demais candidatos.
8. Não mexa ou utilize qualquer pertence durante a prova sem autorização do fiscal de sala;
9. Caso necessite ir ao banheiro, levante a mão e aguarde o fiscal de sala;
10. Ao se dirigir ao banheiro durante a prova você poderá ser chamado a passar pelo detector de metais;
11. Ao terminar a Prova, transcreva as respostas assinaladas neste Caderno para sua Folha de Rascunho
e depois para a Folha de Respostas Oficial, sempre à caneta azul ou preta;
12. Recomendamos máxima atenção nas marcações da Folha de Respostas Oficial, pois NÃO haverá 2ª
via;
13. Não dobre, não amasse e não rasure a Folha de Respostas, ela é a sua prova;
14. Será anulada a questão que contiver rasuras, emenda, mais de 1(uma) resposta assinalada, nenhuma
resposta assinalada ou resposta não assinalada à caneta, na Folha de Respostas;
15. Ao final da prova deverão ser devolvidos ao Fiscal de Provas a Folha de Respostas e este
Caderno, levando consigo a folha de rascunho, para futuras conferências.
16. Esta prova terá duração máxima de 3 (três) horas.
17. O candidato só poderá sair de sala após 60 minutos do início da prova;
18. Os três últimos candidatos deverão sair juntos da sala, por medida de segurança;
19. Será dado um aviso quando estiver faltando 30 minutos para o término do horário de prova;
20. Qualquer dúvida ou necessidade dirija-se direta e exclusivamente ao Fiscal de Provas;
21. O gabarito bem como cópia deste caderno de provas estarão disponíveis no site da empresa a partir das 15
horas do dia 23/05/16;
22. Atenção ao sair, não se esquecer dos seus pertences pessoais.

A MB Gestão Pública Ltda. deseja a você uma BOA PROVA!
Prova de Agente de Combate a Endemias
Concurso Público n.º 01/2016 – Prefeitura Municipal de Fronteira - MG.

www.pciconcursos.com.br

-1-

350/06. a) São doenças que surgem com impacto significativo sobre o ser humano. b) São doenças bastante conhecidas que estavam controladas e voltaram a aparecer numa determinada população. Assinale a alternativa abaixo que conceitua o que são doenças emergentes. Portaria GM/MS 11350/09 e 3252/09.MG. www. Agente de vigilância ambiental.º 01/2016 – Prefeitura Municipal de Fronteira . Lei 3.pciconcursos. 2. 4. O conceito de “Saúde como direito de todos e dever do Estado. Portaria GM/MS 1399/99 e 3252/09. voltam a aparecer.br -2- . c) Doenças que associadas a fatores demográficos. a) b) c) d) Portaria GM/MS 3252/09 e 1007/10. Constituição federal de 1948. Agente de controle ambiental. d) Doenças que são transmitidas ao homem por vetores. 5. Agente de vigilância em saúde. Constituição Federal de 1988. garantido mediante políticas sociais e econômicas que vise a redução do risco de doenças e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para a sua promoção.252/07. Lei 1. proteção e recuperação” está previsto em qual legislação Brasileira? a) b) c) d) Lei 8.PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS 1. Portaria GM/MS 1350/06 e 1007/10.com. 3. a) b) c) d) Agente de controle de endemias. Lei 8. Lei 11.399/99.350/98. ecológicos e ambientais.143/09. Não constitui nome dado aos trabalhadores contratados pelos municípios destinados ao combate a endemias dado a aposentadoria e afastamento dos profissionais com vínculo federal.080/09. Documentos legais com os quais se inicia a incorporação do Agente de Combate a Endemias à Equipe de Saúde da Família com a consequente integração dos processos de trabalho destes com os Agentes Comunitários de Saúde. Prova de Agente de Combate a Endemias Concurso Público n. Lei que desencadeou a descentralização das ações de epidemiologia e combate a endemias no Brasil: a) b) c) d) Lei 1.

Cólera. O combate do Aedes aegypti constitui um grave problema de saúde pública. Fábricas de perfume.pciconcursos. Vigilância ambiental. Coordenar o sistema estadual de vigilância sanitária. c) Os ovos não são capazes de resistir à dessecação. Doença típica de regiões que sofrem problemas de abastecimento de água tratada e que causou pandemia na Índia e outros países da Ásia. 8. Sobre as fases da evolução do mosquito. 7. Constitui competência da Vigilância Sanitária no município: a) b) c) d) Gerenciar o sistema de informação em vigilância sanitária. por isso se recomenda colocar terra no pratinho dos vasos de plantas. tórax e abdome e possui um sifão para a sua respiração. d) Na fase ―larva‖ o Aedes permanece na superfície da água e esta fase dura cerca de 3 dias. é CORRETO afirmar: a) Na fase ―pupa‖ ocorre alimentação e o crescimento e acontece nos recipientes com água que se transformam em criadouros. b) A larva é composta de cabeça. Monitorar e avaliar o processo de descentralização das ações de vigilância sanitária. 9. EXCETO: a) b) c) d) Saneamento básico. Prova de Agente de Combate a Endemias Concurso Público n. Locais públicos como praças e parques.com. coordenados pela Agência Nacional de Vigilância (ANVISA) atuam diretamente ligados ao Ministério da Saúde nas seguintes áreas. Vigilância epidemiológica. Legislar em caráter suplementar.6. www.º 01/2016 – Prefeitura Municipal de Fronteira . necessitando vir à superfície da água para respirar. Vigilância sanitária. Locais de produção e comercialização de alimentos. 10. Conjunto de ações capazes de eliminar. da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse à saúde constitui o conceito de: a) b) c) d) Vigilância em saúde.br -3- . diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente. Um conjunto de órgãos que compõem o Sistema Nacional de Vigilância (SNVS).MG. chegando até o norte da África em 1817 a 1823: a) b) c) d) Peste. Malária. Filariose.

Constituem medidas básicas e simples para a prevenção e o combate à dengue.º 01/2016 – Prefeitura Municipal de Fronteira . o encontro de focos do mosquito transmissor. www. Usar repelente como único meio de proteção contra o mosquito. São atribuições deste profissional relativo ao combate do vetor da Zika vírus. Colocar areia nos pratos de vasos e flores e mantê-los secos. mobilização comunitária com a finalidade de prevenir e combater endemias. Melhoral. b) Orientar a população com relação ao controle da temperatura corporal e uso de medicamentos. 13. d) Transmite o vírus da dengue. Prova de Agente de Combate a Endemias Concurso Público n. O agente de combate a endemias executa um trabalho fundamental no desenvolvimento de ações como educação em saúde. EXCETO: a) b) c) d) Furar recipientes plásticos antes de serem descartados. b) Podem viver de 30 a 35 dias na natureza com mortalidade de 1% ao dia. Dipirona. Buscopan. vetor da dengue e outras doenças graves para o homem. por exemplo. EXCETO: a) Realizar pesquisa larvária em imóveis para levantamento de índices. idosas e grávidas. 12. Zika e Chikungunya. Manter lixeiras tampadas.MG. c) Executar tratamento focal em recipientes que não podem ser eliminados. A dispersão do Aedes aegypti a grandes distâncias se dá geralmente pelo transporte dos ovos e larvas nos recipientes tidos como criadouros. assim como a frequência de avaliações do paciente com suspeita da doença pelo médico da equipe de saúde.pciconcursos. d) Repassar as informações coletadas em seu trabalho de campo para seu supervisor. Nas visitas domiciliares feitas pelo agente de combate a endemias. Nos casos graves de dengue pode ocorrer a febre hemorrágica. pode alertar quanto ao uso do seguinte medicamento: a) b) c) d) Paracetamol.br -4- . Sobre a vida do mosquito adulto do aedes aegypti é correto afirmar. especialmente para os grupos mais vulneráveis.11. como crianças.com. 14. este profissional poderá alertar ao morador que esteja atento a certos sinais e sintomas e no caso de encontrar alguma pessoa com dor. diante de uma situação de suspeita da doença devido a.. EXCETO: a) Permanece em repouso na superfície interna do recipiente criadouro cerca de 24 horas até o endurecimento do esqueleto externo e das asas. c) Podem viver meses em laboratório. É fundamental a participação da população na prevenção e controle do Aedes aegypty.

17. Febre amarela. 18. b) Ocorre a transmissão por transfusão de sangue ou hemocomponentes ou transplante de órgãos de doadores infectados a receptores sadios. foi um dos principais flagelos da humanidade e atualmente cerca de 300 milhões de pessoas contraem a doença por ano em todo o mundo. não contagiosa. Assinale a alternativa INCORRETA sobre estas formas de transmissão. Doença da água. sendo que o Brasil abriga importantes áreas endêmicas. De acordo com o enunciado. imunoprevenível cuja primeira epidemia no Brasil ocorreu em Recife – Pernambuco e que se mantém endêmica em várias regiões do Brasil.º 01/2016 – Prefeitura Municipal de Fronteira . segundo a Organização Mundial Pan Americana da Saúde. a) Vetorialmente ocorre por meio da saliva dos barbeiros ou ―chupões‖ após o repasto sanguíneo. assinale a resposta CORRETA: a) b) c) d) Doença de chagas. Prova de Agente de Combate a Endemias Concurso Público n.MG. O barbeiro. c) Sua incidência vem aumentando a partir dos anos 70 e quase 100% da transmissão se encontra na região sul do Brasil. Dengue. c) A transmissão congênita ocorre da mulher infectada para o bebê durante a gravidez. São nomes dados popularmente à doença. Xistosa. 16.15. www. vetor da doença de chagas tem hábito noturno e se alimenta exclusivamente do sangue de animais vertebrados. Doença infecciosa. d) Sua transmissão é feita por um mosquito do gênero Anopheles. d) A transmissão oral ocorre através da ingestão de alimentos contaminados com parasitas provenientes de barbeiros infectados. EXCETO: a) b) c) d) Barriga d’água. A malária. b) Sua transmissão se dá pelo mosquito Aedes aegypti. África e na América do Sul. Assinale a resposta CORRETA sobre a transmissão da doença: a) 90% da transmissão da malária no Brasil concentram-se no estado de Goiás.com. Estima-se que no Brasil seis milhões de indivíduos estejam infectados pela esquistossomose e que vinte e cinco milhões estejam expostos a contrair a doença. A transmissão do Trypanossoma cruzi para o ser humano pode ocorrer por diversas formas.br -5- .pciconcursos. Leishmaniose. desde a antiguidade. Originou-se provavelmente no Egito e atualmente encontrada na Ásia. Doença do caramujo.

d) Para o controle legal do vetor da dengue o agente de combate a endemias pode se servir das leis e portarias municipais. 20.com. A educação em saúde é parte de uma proposta de ação voltada à prevenção de doenças. NÃO é correto afirmar: a) No controle mecânico do Aedes aegypyti o agente de combate de endemias destrói os criadouros temporários. Constituem atribuições do agente de combate a endemias na equipe de trabalho com a população no território de saúde. por meio de mudanças de comportamentos ou de esclarecimentos do que venha a ser um risco para a saúde de uma população e atua ainda no controle de doenças por meio da orientação do uso adequado dos serviços de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS). parasitas ou patógenos.pciconcursos. Prova de Agente de Combate a Endemias Concurso Público n. www. b) O controle biológico é feito utilizando predadores. EXCETO: a) É de responsabilidade do agente de combate a endemias a visita a pacientes acamados com a finalidade terapêutica como a busca ativa nos casos de abandono do tratamento da Zyka vírus.19. d) Usar equipamentos de proteção individual sempre que trabalhar no combate aos vetores. O agente de combate a endemias atua como um verdadeiro educador durante as suas visitas domiciliares. parasitas ou reservatórios de agentes causadores de doenças.br -6- . c) Executar trabalho de pesquisa das larvas do aedes Aegipyti para combater a transmissão da dengue. Zyka e Chikungunya.MG. Tendo em vista o controle do vetor da dengue.º 01/2016 – Prefeitura Municipal de Fronteira . c) Para o controle químico do vetor o agente de combate a endemias orienta a utilização do repelente para matar os mosquitos. b) Conhecer todas as atividades do programa de zoonoses.

PROVA DE PORTUGUÊS Perguntas de um trabalhador que lê Quem construiu a Tebas de sete portas? Nos livros estão nomes de reis: Arrastaram eles os blocos de pedra? E a Babilônia várias vezes destruída Quem a reconstruiu tantas vezes? Em que casas da Lima dourada moravam os construtores? Para onde foram os pedreiros. O poema é constituído por uma série de perguntas e termina dizendo “tantas questões”. Sozinho? César bateu os gauleses. Bertolt Brecht 21. Quem venceu além dele? Cada página uma vitória. chegar sozinho à resposta. Quem pagava a conta? Tantas histórias. c) As questões não ficam sem respostas. por meio dos exemplos apresentados. responde a todas elas. Ninguém mais chorou? Frederico II venceu a Guerra dos Sete Anos. pois trata-se de um recurso do autor para fazer o leitor pensar . pois o eu lírico. d) As questões não ficam sem repostas. Só NÃO se pode afirmar: a) Essas questões ficam sem respostas. o leitor fica conhecendo a resposta dada pelo o eu poético. Prova de Agente de Combate a Endemias Concurso Público n. Tantas questões. b) Essas questões não ficam sem repostas. na noite em que a Muralha da China ficou pronta? A grande Roma está cheia de arcos do triunfo: Quem os ergueu? Sobre quem triunfaram os Césares? A decantada Bizâncio Tinha somente palácios para os seus habitantes? Mesmo na lendária Atlântida Os que se afogavam gritaram por seus escravos Na noite em que o mar a tragou? O jovem Alexandre conquistou a Índia.com. quando sua Armada naufragou. pois o eu poético se limita a apresentar várias perguntas. sem dar nenhuma resposta. Quem cozinhava o banquete? A cada dez anos um grande Homem. o que deixa implícito que não há respostas para elas.º 01/2016 – Prefeitura Municipal de Fronteira .br -7- . Não levava sequer um cozinheiro? Filipe da Espanha chorou. www.pciconcursos. embora as respostas não apareçam explícitas.MG.

É CORRETO o que se afirma a respeito do emprego do verbo “ler” nesse contexto: a) Está no seu sentido denotativo. Olhem desconfiados! Perguntem Se é necessário. por favor. Prova de Agente de Combate a Endemias Concurso Público n. no título. d) Não haveria diferença de sentido. indicando a possibilidade de entender os códigos verbais.MG. A frase abaixo que expressa a tese defendida no poema é: a) A história da humanidade é reflexo do talento de homens ilustres e onipotentes.br -8- .22.º 01/2016 – Prefeitura Municipal de Fronteira . mas sim por um trabalhador. porém exemplificando a capacidade daqueles que são letrados. d) A história da humanidade é escrita somente por reis. b) Está no seu sentido mais amplo. não achem natural O que acontece e torna a acontecer Não se deve dizer que nada é natural! Numa época de confusão e sangue. indicando estritamente a decodificação de textos verbais. simples na aparência. mas sim de uma ação participativa de pessoas que contribuem para a construção de nossa sociedade. d) Está no seu sentido mais amplo. c) Está no seu sentido denotativo. 23. pela preposição “a”: a) Obtém-se uma diferença de sentido. arbítrio de propósito. Humanidade desumanizada Para que imutável não se considere Nada. c) Obtém-se uma diferença de sentido. pois não é resultado de sujeitos individuais. a começar do mais comum! E. pois nos dois casos a pergunta seria destinada a um trabalhador. líderes e grandes nomes que deixam suas marcas nos livros. c) O que define a história da humanidade são as ações específicas de reis e governantes.com. Desordem ordenada. b) A história contada não é a mesma que se deu. apenas ocorreria uma transgressão na norma culta. mas sim para um trabalhador. 24. Leia agora outro texto do mesmo autor para responder as questões 25. www. 26 e 27. Até o mínimo gesto.pciconcursos. pois as perguntas do poema não seriam feitas para um trabalhador. b) Não haveria diferença de sentido. pois não cabe o emprego da preposição ―a‖ depois do substantivo ―perguntas‖. indicando a busca pelo entendimento da realidade em que se vive e os questionamentos às explicações dadas. pois as perguntas do poema não seriam feitas por um trabalhador. Trocando a preposição “de”. O eu lírico se coloca no lugar de “um trabalhador que lê”.

trazendo ao texto coerência. Mau – portanto – esta. www. Apenas a I e II. Só NÃO se fundamenta à tese do poeta: a) b) c) d) Não se deve considerar a realidade como imutável. Ambos os poemas convidam o leitor a não aceitar o que é dado como coisa natural.D.R. normal.pciconcursos. comandada pelo vilão Caveira Vermelha. 26. Mal – então – essa. simples na aparência. Prova de Agente de Combate a Endemias Concurso Público n. não sendo possíveis quaisquer interferências.I. Ambos os poemas de Bertolt Brecht dizem que a aparência e realidade são muito diferentes. ________. II. Quanto à oração destacada: a) b) c) d) É uma oração subordinada que estabelece uma relação de condição. participa como voluntário de testes com um soro radioativo.com. Ele é Steve Rogers. Capitão América encara no cinema uma batalha contra o _____ e enfrenta um terrível vilão. Numa aventura cheia de ação. “Até o mínimo gesto. Ele.br -9- . É uma oração subordinada que exerce função de objeto da oração principal. a começar do mais comum!‖ 27. eles também podem modifica-las. É uma oração coordenada que estabelece uma relação de possibilidade. Olhem desconfiados! Perguntem Se é necessário. Todas as situações vividas pela humanidade podem ser mudadas pela ação humana.25. respectivamente. Atente-se para as afirmativas abaixo. vira o supersoldado Capitão América. Dotado de grande força e armado com seu indestrutível escudo. são: a) b) c) d) Mau – no entanto – essa. Apenas a II e III. O homem constrói sua história através de suas ações. um jovem que. I. É uma oração subordinada que exerce função de adjunto adverbial.A. Ambos afirmam que se são os homens comuns que escrevem a História. durante a Segunda Guerra Mundial.º 01/2016 – Prefeitura Municipal de Fronteira . Estão corretas: a) b) c) d) Todas as afirmativas. Mal – porém – esta. Tudo já é predestinado. As palavras que completam os espaços.MG. Apenas a I. III. ele passa a ajudar o exército a combater a maligna organização H. _______ batalha não vai ser nada fácil! 28. E acredite.

que o jogo já vai começar. todas as palavras foram grafadas corretamente. EXCETO: a) b) c) d) Enxoval – enxaqueca – luxação. a) b) c) d) Chegue rápido. subs-ti-tu-ir. www. Porém. qua-is-quer.º 01/2016 – Prefeitura Municipal de Fronteira . No entanto. nas-ci-men-to.10 - . Qual dos itens abaixo apresentam duas palavras com divisão silábica INADEQUADA? a) b) c) d) Sa-guão. Reeducar e desentupir. Sub-lo-car.MG.‖ Todas as conjunções completam o espaço acima. denominado dífono. a) b) c) d) Exame – exaltação – exímio – exato. ―Muitas situações da vida são imprevisíveis. Mas.29. Extraordinário – exceção – exterior – próximo.com. A alegria era tanta que a respiração dele estava ofegante. Enxame – enxurrada – faxina – vexame. Prova de Agente de Combate a Endemias Concurso Público n. 34. Enxovalhar – rouxinol – mexerica. _____ isso não quer dizer que devemos agir sem diligência. Leia as sequências de palavras a seguir e assinale aquela em que a letra x possui dois fonemas. 33. Inutilizar e desinformado. Percebi o barulho que veio do final do corredor. ra-i-nha. A letra h permanece nos vocábulos compostos unidos por meio de hífen. Coercivo e inabalável. Inchar – chibata – espichar. 32. af-ta. essa letra é eliminada como em: a) b) c) d) Desonesto e reaver. U-su-á-rio. Assinale a alternativa em que o “que” é uma conjunção integrante. É provável que ela não participe do evento.br . Nas sequências abaixo. psi-co-lo-gia. Tóxico – reflexo – fixar – sexagenário.pciconcursos. Ál-co-ol. ex-tra-or-di-ná-rio. 30. EXCETO: a) b) c) d) Logo. Encharcar – enchente – enchotar. 31. Já em vocábulos compostos sem hífen. co-or-de-na-ção.

assinale aquela em que o termo destacado é um predicativo do objeto. desde que o sujeito não esteja explícito.35. Identifique a alternativa em que a palavra destacada exerce função de sujeito. Bem-humorado.MG. Um adjetivo. observávamos de longe. A palavra também no texto é: a) b) c) d) Um advérbio. Com você quero compartilhar meus melhores momentos. 36. Ansioso. Você tem de ser um grande profissional. mas chegou você. Uma das formas do verbo no sujeito indeterminado é na 3ª pessoa do plural. O mundo voava livre e louco. a) b) c) d) Você. Tudo ainda estava por arrumar. Identifique a alternativa em que o predicado da oração difere dos demais. Eu a vi aflita durante a divulgação do resultado. 38. o visitante considerou o café bem saboroso. o menino queria encontrar os amigos prontos para a viagem. Sempre reforçam a segurança em dias de jogo. O valor semântico da palavra “também” nesse contexto é: a) b) c) d) Comparação. Um substantivo. Praticaram atitudes ilícitas no congresso. Regras são regras. 37. Leia o texto abaixo para responder as questões 39 e 40 ―— Meu Deus. Nada fizeram por ele. A você deixo todos os meus livros de coleção.º 01/2016 – Prefeitura Municipal de Fronteira . a) b) c) d) A bola era um mundo de cores.com. Das orações abaixo.br . a) b) c) d) A mãe ficou preocupada quando viu seu filho triste. Uma interjeição. www. Ênfase.11 - . Oposição. Inclusão. Prova de Agente de Combate a Endemias Concurso Público n.pciconcursos. A única alternativa em que o sujeito NÃO é indeterminado é: a) b) c) d) Aconteceram vários manifestos no dia da votação. 40. de onde vem tanta mediocridade? — Tá falando da TV? — Também!‖ 39.