AV

DO MEIO – 4.º ANO

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA – ESTUDO

Nome:____________________________________________ Data: ____/____/____

1. Completa:
concelho

-

distrito

-

freguesia

A ____________________ é a parte mais pequena da divisão administrativa do
país.
O ____________________ é formado por um conjunto de várias freguesias.
A uma divisão administrativa formada por um conjunto de concelhos dá-se o
nome de _________________________.
A minha escola fica situada na freguesia d__ __________________________
______________, que faz parte do concelho d__ ________________________________
2. Observa a imagem.
a) Legenda e completa.

Estes órgãos pertencem ao aparelho __________________
b) Refere o tempo, aproximado, que demora a digestão.
_________________________________________________________________
3. Indica o órgão representado na ilustração correspondente:
1

Estudo do Meio – Ensino Básico

.  Os terrenos férteis são ricos em matéria orgânica. Raiz aprumada formada por um feixe de pequenas raízes.  Os melhores terrenos para a prática da agricultura são os permeáveis.  Os melhores terrenos para a prática da agricultura são os arenosos. 8. 7. . ____________ 4. “A Terra é o planeta azul. sendo o local onde a planta armazena alimentos.  A composição dos solos é invariável.  A textura dos solos é muito variável. Escreve verdadeiro (V) ou falso (F). ________________________________________________________________________  A cor e cheiro dos solos são diferentes.” a) Explica o significado da frase. 2 Estudo do Meio – Ensino Básico .AV DO MEIO – 4.  Os terrenos argilosos não deixam passar facilmente a água. 6. .ao aparelho respiratório. ____________ .º ANO AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA – ESTUDO . ____________ . ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ 5. Dá exemplos de algumas utilidades das plantas. saindo dele outras raízes mais finas. muito grossa. . Diz o que distingue as plantas de folha caduca das plantas de folha persistente. Faz a ligação correta.ao aparelho urinário.ao aparelho circulatório. Raiz fasciculada Raiz tuberculosa . surge no prolongamento do tronco. .

Distingue comércio interno de comércio externo. 3 Estudo do Meio – Ensino Básico . Espécie florestal Produtos que fornece 12. _________________ e _______________. __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ 9. Escreve o nome dos planetas do sistema solar. Os turistas sentem-se atraídos pelo nosso país. 10. _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ 13.AV DO MEIO – 4. _______________. Indica motivos para essa atração.º ANO AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA – ESTUDO __________________________________________ __________________________________________ __________________________________________ b) Pinta a imagem. ______________. _______________. _______________. ________________________________ ________________________________ ________________________________ ________________________________ 11. Refere cinco espécies florestais que existem em Portugal e os produtos que fornecem. ______________. ______________. c) Distingue estrelas de planetas e dá um exemplo para cada um. Associa corretamente. tendo em atenção a frase que acabaste de ler.

º ANO sapatos  madeira  resina  verniz  leite  AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA – ESTUDO   Matéria-prima Produto final    lã  rolha de cortiça  ferro  copo  móveis 14. 4 Estudo do Meio – Ensino Básico .  As alavancas e as roldanas não facilitam o trabalho do Homem.  Um íman tem duas extremidades que se chamam polos. porque não deixa passar a luz do Sol.  A lupa tem uma lente que aumenta o tamanho daquilo que se observa.  Polos iguais de um íman atraem-se.  A lanterna e o Sol são fontes de luz natural.AV DO MEIO – 4. Assinala com X as afirmações verdadeiras.  Um lápis dentro de um copo com água é exemplo de uma refração.  A madeira é um material opaco.  O quebra-noz é um exemplo de uma alavanca.  O vidro pode ser transparente ou translúcido.

Related Interests