You are on page 1of 6

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

FACULDADE DE ARQUITETURA, ENGENHARIA E TECNOLOGIA – ENGENHARIA CIVIL
DISCIPLINA: FENÔMENOS DE TRANSPORTE

MEDIÇÃO DE VAZÃO COM TUBO DE VENTURI

PROF. MSc.

CUIABÁ - MT
2016

além de ser imprecindivel nos processos industriais. nos quais seriam dificilmente controlados ou operados de forma segura e eficiente. tais como precisão desejada. Como existem vários modelos de medidores de vazão. por fim.1. depois o tubo converge. Os primeiros dispositivos práticos surgiram a partir dos trabalhos dos pesquisadores Bernoulli e Pitot. O tubo de Venturi é composto por quatro partes: a primeira região é um tubo de diâmetro igual ao do tubo de entrada. Pode-se encontrar em inúmeras aplicações para os medidorres de vazão tais como como os vários modelos de hidrômetro. a seção final do tubo é constante e igual ao do tubo inicial. Objetivo Determinar a vazão em duas seções de diferente diametros. no momento da escolha do modelo. tipo de fluido faixa de pressão e temperatura. bem como precisar a velocidade e o fluxo de escoamento. . Para este trabalho foi testado na pratica a medição de vazão utilizando o tubo de Venturi. em estações de tratamento. 2. avaliar vários fatores. em uma terceira região o diâmetro diverge e. é preciso. Introdução Existem muitos modelos de medidores de vazão que meçam de forma direta ou indireta o volume de fluido que passa através de uma seção de escoamento por unidade de tempo. e em bombas de combustível.

 Tubulação com redução de diâmetro. O sistema estava composto por:  Bomba hidráulica.  Dois manômetros graduados em mmHg.  Válvula de controle de vazão. Figura 1 . Materiais e métodos Para realização deste ensaio foi utilizado o laboratório de hidraulica da FAET e uma estrutura preparada especificamente para este experimento como mostra as figuras 1 e 2.3.

Figura 2 .

porém desta vez em alturas piezométricas diferentes: Primeiramente com a seção em uma altura piezométrica inferior a da segunda seção. Resultado e Discuções Os resultados aproximados de cada medição seguem na tabela abaixo: Cálculos: . 5.  Logo outra medição com a altura piezométrica da primeira seção superior a da segunda seção. Procedimento Para determinação da vazão procedeu-se simplesmente na tomada das pressões em cada seção:  Primeiramente aferiram-se as pressões em uma mesma altura piezométrica.  Novamente foram tomadas as pressões em cada seção.4.

Referências . Conclusões 7.6.