UMBANDA

Escola Iniciática do Caboclo Mata Verde

www.mataverde.org

Umbanda
Estimados leitores,
Este número sofreu um atraso devido as várias
atividades desenvolvidas aqui no Núcleo Mata Verde.
Até o final deste ano vamos ter muitos compromissos
e infelizmente não teremos como manter a
periodicidade da revista.
Em função disso passaremos a publicar a revista
bimestralmente.
As revistas serão publicadas nos meses de AGOSTO,
OUTUBRO E DEZEMBRO.
Iremos divulgar todas as atividades do Núcleo Mata
Verde aqui na revista e continuaremos publicando os
cursos e demais artigos regulares.

Uma publicação do Núcleo Mata Verde
Editor Responsável
Manoel Lopes

Luiz Eduardo
Marcos Paulo
Leandro Perez
Gilberto Pinheiro
Walkyria Cozzi Coimbra
Mônica Duran

Saravá Umbanda!
São Vicente, 2 de Agosto de 2016

O
disponibiliza desde 2006
um módulo de ensino a distância voltado a todos
os umbandistas.
Neste site você poderá fazer cursos específicos
sobre a religião de Umbanda.
Você inicia os cursos quando quiser e assiste as
aulas nos dias e horários que achar mais
conveniente.
Visite o módulo de ensino a distância e comece a
estudar agora mesmo.
www.ead.mataverde.org

Durante o ano realizamos aqui no
muitas palestras interessantes.
Todas as palestras são filmadas e disponibilizadas
na
e na
.
Acompanhe pelos sites:
www.tvmv.com.br - TV Mata Verde
www.tvsu.com.br - TV Saravá Umbanda

Email: contato@mataverde.org
Facebook: nucleo.mataverde
Twitter: @mata_verde
www.mataverde.org

Rua Julio de mesquita, 209
Santos/SP
CEP:11075-221
(13)991274155

Éter. Entre os transmutar as energias dos ambientes e das hindus. fumaça se ergue aos céus ela representa muitas vezes os pedidos que chegam ao seu destino e aprovação por uma entidade divina. incenso acompanha praticamente todas pessoas. riqueza. por excelência. A sua utilização no Egito Antigo se estende para o resto do mundo. deve-se considerar o uso de alguns aromas recomendados. e paus. energizar e a meditação em seus altares pessoais. Neopagãos e wiccanos condutores de vibrações. O incenso é relativamente barato e está A queima de incenso muitas vezes acompanha disponível em várias formas. cristianismo. os cinco elementos de utilização presentes no incenso são: . funcionam bem para a cura. O cheiro de incenso também pode trazer sobre a consciência sensual elevada e consciência para o usuário. amor. O incenso é utilizado em muitas religiões. O incenso também tem seu crédito por ter propriedades que dissipam a energia negativa. atuando nos locais e empregar o uso de incenso em seus rituais nos indivíduos onde são usados. hinduísmo e neopaganismo para citar alguns. não havendo . São. incluindo o budismo. magias e feitiços. invocações. purificadores e as formas de adoração. Eles também De acordo com o padrão utilizado pelos monges budistas. orações. Perfumam os frequentemente para representar os elementos ambientes e renovam a carga energética e criar uma atmosfera conducente à magia e a estagnada presença de divindades. abundância e dinheiro. Como a rochas.Walkyria Cozzi Coimbra guiados intuitivamente o que é melhor para nós. quando se trabalha para um objetivo específico. No entanto. Água. positividade. Terra e/ou raízes. Fogo e Ar. Queimar sábio ou "manchas" para purificar e limpar um quarto é um exemplo. como cones. Os budistas costumam usar incenso em seus templos e para Os incensos têm como objetivo. para induzir sonhos. Muitas vezes somos qualquer contraindicação (exceto para os e/ou negativa.

O uso inadvertido ou pouco conhecido de determinados instrumentos destinados. corpo astral. da Terra. que leva consigo. O incenso deve ser sempre dirigido a alguma causa. pó. pois essas formas-pensamentos que ambientes ou sem causa porque sempre estaria acompanham seus criadores. todos os tipos de emoções. mental). negativo e especial. coletam durante o e uma essência específica a ser utilizada para dia no seu contato social (pensamentos. tem força de ritual e de alimento em vaso de barro (neutro). precisam de um ritual toda espécie e dos dois planos. produto da nos terreiros de umbanda: baixa qualidade de pensamentos e desejos. pode ser geral a rituais. é principalmente pela sua função aromática. tem força de rejeição ou de atração irritar as pessoas. estipulado o incenso certo para acompanhar e houver sua necessidade solicitada. projeta-se uma força capaz de desagregar miasmas astrais que dominam a A defumação é essencial para qualquer trabalho maioria dos ambientes humanos. por exemplo. regra Uma boa defumação. erva-doce. . a função é além da fumaça leve dependendo do patamar alcançado e da que deve estar acima da cabeça das pessoas situação especial de quem as acende. A fumaça não pode também. queimadas positivo. nunca em demasia. forma um grupo com variados deve ser usado tão somente para perfumar problemas. Pois Todo incenso deve ser usado com cautela. do consagrações. Assim. grande de evocação espiritual e astral e não toda a carga. além dos próprios elementos constitutivos das ervas. serem colhidas na lua certa. da energia dos raios de sol. cantado adequado a situação. influenciam todo o sistema aurico e podem causar bloqueios. causando altas densidades. motivos. palitos. cargas negativas. liberamos em alguns nas deve minutos de defumação todo o poder energético acompanhar será o de maior correspondência aglutinado em meses ou anos absorvido do solo com o orixá/guardião. canela em pau. Quando se tratar de oferendas e já não estiver feita dos fundos acompanhada com um para ponto frente. adentram o centro alcançando uma egrégora qualquer com a espiritual. da lua. etc. sempre . Existe um tipo etérico. estas pessoas todas se dirigem ao terreiro. consagrações e outros tantos feita com cravo.alérgicos aos aromas). A preparação para as ervas a O incenso tem o condão de atrair energia de serem queimadas. Seu campo de atuação O corpo físico e seus agregados sutis (duplo ativa também nossa sensibilidade. bem como Ao queimarmos as ervas. pois mantém um poder Essa concentração de pessoas. vibração que provoca e que está quieta em seu A defumação tem a função de desagregar essas lugar. cada necessidade. que se grudam no duplo etérico formas: em pastilhas. agindo com leveza sem poluir o ambiente. o incenso que ar. ambientes). cargas Os incensos são encontrados em diversas que estão no ar.

invejas. que penetram nesses ambientes e espalham fluídos negativos. Existem para produzirem seu funcionamento normal. que se encarregarão Existem dois tipos de defumação: de abrir seus caminhos. antigos Magos. A defumação serve para afastar seres do baixo VAMOS DEFUMAR FILHOS DE FÉ (BIS) .como raiva. Além disso. 2 . preocupações.Defumação Lustral: Além de afastar alguns r esquícios que por ventura tenham ficado depois da defumação de descarrego. graças ao seu conhecimento e Comece varrendo o lar ou o local de trabalho. mental e a aura. astral. associadas. Caboclos. existem diferentes tipos de ervas. orgulho. pois harmonizar pessoas e ambientes. inveja. E vegetais cujas auras são agressivas. comece a defumar o local da porta intrusos ou que tencionavam atrapalhar o dos fundos para a porta da rua. e Pretos Velhos. quais. queimá-las. um ambiente. levando em uma das mãos um copo traçavam barreiras intransponíveis aos espíritos com água. mágoa. começar a defumar sua casa ou o seu local de trabalho. seriam usadas para destruir tais fluídos e alguns desencarnados de vibração inferior. Os afastar estes espíritos. Deus entregou a Ossãe as ervas picantes ou corrosivas e que põem em fuga que. ela atrai para estes ambientes. e dissipar larvas astrais que impregnam etc. ou seja. produzem reações agradáveis ou tornando-os novamente "libertos" de tal peso desagradáveis no mundo invisível. pois ao interpenetra os campos astral. e experiência incomuns. correntes positivas dos Orixás. Tudo isso atrai ou produz certas formas-pensamento que se aderem à nossa aura e ao nosso corpo astral. tornando-o pesado e de difícil Para cada objetivo que se tem ao fazer-se uma convivência para as pessoas que nele habitam. etc. ervas de emanações tão poderosas. que Depois. por esse motivo. espíritos BEIJOIM E ALFAZEMA atrasados. as Ela tem o poder de desagregar estas cargas. defumação. vingança.Acender uma vela para o seu anjo de guarda. permitem energizar trabalho de magia. sabiam combinar certas acendendo uma vela para o seu anjo de guarda. os DEFUMA COM AS ERVAS DA JUREMA lares e os locais de trabalho podem ser alvos de DEFUMA COM ARRUDA E GUINÉ ALECRIM. Alguns pontos de defumação utilizados no Núcleo de Estudos Mata Verde são: bloqueando sutis comunicações e transmissões energéticas entre os ditos corpos. pensamentos e ambientes de vibração pesada. rancores. Não esqueça que a defumação lustral deverá ser feita depois do descarrego. repulsivas. da porta da rua para dentro. e através dos elementos que a compõe. Levar um copo com água e Certas cargas pesadas se agregam ao nosso corpo astral durante nossa vivência cotidiana.

A CASA DO BOM JESUS DA LAPA. ESTOU DEFUMANDO ALFAZEMA. ALECRIM E ESTOU INCENSANDO. MEU PAI OXOSSI ME DÁ LICENÇA PRÁ DEFUMAR EU DEFUMO. DEFUMAR FILHOS DE FÉ COM AS ERVAS DA JUREMA.CORRE GIRA PAI OGUM FILHOS QUEREM SE NOSSA SENHORA INCENSOU A JESUS CRISTO DEFUMAR JESUS CRISTO INCENSOU OS FILHOS SEUS A UMBANDA TEM FUNDAMENTO É PRECISO EU INCENSO EU INCENSO ESSA CASA PREPARAR NA FÉ DE OXOSSI DE OGUM E OXALÁ COM INCENSO E BENJOIM. EU DEFUMO ESTA ALDEIA REAL .

prosperidade e proteção. . felicidade. questões financeiras. é importante conhecer as suas propriedades por tipo de aroma correspondente. afasta a depressão. Também usado para proteção e amor. aumenta a criatividade. eleva o astral e transmite tranqüilidade. segurança. favorece a clarividência. aumenta a proteção. Usada em curas. traz sorte. assim como a intuição. atrai a boa sorte. prosperidade. aumenta a sorte e o sucesso. sucesso com as vendas. seja em trabalhos artísticos ou escritos. a fim de utilizá-los corretamente. melhora as finanças e acalma emocionalmente. aumente a força física. e eleva o nível de pensamentos. traz o equilíbrio emocional necessário para a tomada de decisões. tranqüiliza o ambiente. aumenta a concentração. A Essência dos Maçons. atrai vibrações de harmonia. a firmeza e o equilíbrio. elimina a depressão e confere um sono tranqüilo. A seguir.11 – INCENSOS E SUAS PROPRIEDADES Dentro do estudo dos incensos. evita pesadelos e transmite um sono tranqüilo. prosperidade e fortuna. uma lista de alguns tipos de incenso e suas propriedades: proteção espiritual. purifica o local em questão. elimina energias negativas e facilita a purificação. faz aflorar a clarividência. realização emocional e profissional e elimina energia negativa. Protege as mulheres.

promove o encontro de verdadeiro amor. eficaz no "olho gordo".. meditação. limpeza energética. soluções para problemas práticos.com>. destrói as energias negativas.html>. a ordem e a consciência ecológica.). Curso de Liturgia Romana. favore as boas vendas. da maneira justa e merecida. Merriam Webster.B. usada pra descarrego.com. <http://www. Lopes. Dom António (O. Tomo II. Webster. Margaret. protege o comércio. estimula a intuição. The History of Incense. purificar o ambiente de trabalho. <http://umbandadejesus. ajuda a espantar as energias negativas. anula as energias negativas.S. Uma Breve História de Incenso. atrai proteção e aumenta a fertilidade. 4. renova as energias. Núcleo Mata Verde. devoção. a decisão.blogspot. Umbanda – os Sete Reinos Sagrados. elimina brigas dentro de casa. atrai dinheiro e boa sorte. 2. Ícone. 1. atrai dinheiro.br/2011/01/incenso-dos-orixas. reativa a fertilidade e traz proteção. alegra o ambiente e atrai dinheiro. oração. Caderno de Pontos. limpa as energias maléficas. 6. acalma quem esta ao redor do ambiente. atraindo dinheiro e a boa sorte. Acalma o ambiente. traz abundância. 5. Ed. aumenta a resistência física e melhora os negócios.naturesgardencandles. ajuda no desenvolvimento e expansão da intuição. esfria o ambiente. 7. McGoverne. favorece a compreensão. Coelho. correntes de cura e contato com nosso Ser Divino. 3. Dicionário on-line.abre os caminhos. Manoel. como também promove a harmonia paz. . confere felicidade e sucesso.

Dentro da doutrina dos Sete Reinos da Umbanda. um pedido que fazemos para que nossos protetores estejam sempre olhando por nós. não poderia ser diferente. que possuem diversas atribuições. entretanto não se deve abusar. a louvação como forma de expressão do amor a Deus. com cadência própria. prejudicando a aproximação das falanges e até mesmo perturbando o ambiente. Um ponto mal cantado ou “tirado”. Entidades e Guias da Umbanda. dos quais. o ponto representa uma oração. Cante sempre os seus pontos em harmonia. pois essas falanges não estão sendo chamadas como deveriam ser. muitas vezes impróprios para o momento. fora do seu âmbito. a Umbanda usa os seus pontos cantados. dentro da Umbanda. há uma liturgia. um dos mais importantes fundamentos é o ponto cantado. porque a harmonia dos sons é uma das partes mais importantes da magia e dela depende. Em primeiro lugar. Como a maioria das religiões. onde existem os pontos cantados. como passaremos a explicar. na verdadeira construção dos trabalhos que se processarão dentro dos rituais. Estes pontos são como mantras que evocam e movimentam determinadas energias através do som. pois eles representam as forças falangistas que se aproximam dos terreiros ou centros. sem exageros. Mas preste bem atenção: nunca deturpe os pontos com excesso de cantos. Assim. os pontos cantados são a forma pela qual saudamos os Orixás. a vinda dos guias e protetores espirituais. sejam de magia. cantigas em louvor aos Orixás e as linhas de entidades trabalhadoras. para os trabalhos. e na Umbanda. que formam uma das maiores forças mágicas da Umbanda. Na Umbanda. para darem a luz necessária. encontramos o cântico.Nas diversas religiões existentes e que já existiram desde a antiguidade. abençoando-nos e nos livrando dos males. . o reino do ar é o meio de transmissão. na qual a música tem fundamental importância. impostos pelas preces em forma de canto. de descarrego ou de desenvolvimento de médiuns. não produzirá o efeito desejado.

onde se exprimiam o respeito. os cânticos foram incluídos nos rituais. harmonização e dinamização de forças astrais sempre presentes em nossas vidas. sua forma de atuação. se entoadas com conhecimento. o homem materialista mais ligado aos aspectos físicos. sua relação com os Orixás. sendo uma verdadeira força mágica na Umbanda. os Pontos Cantados são verdadeiros mantras. rogativas. utilizamos os pontos cantados para entrarmos em sintonia com as forças do astral. Na verdade. Em outras palavras. Em virtude da necessidade de se religar com o Criador. Uma das formas encontrada para a reaproximação com o Divino foi através da música. temos os Pontos Cantados na Umbanda. para atuarem diretamente sobre os trabalhos que estão sendo realizados. O Ponto Cantado é uma prece. um chamamento de um filho que procura ajuda ou proteção. Assim. nós umbandistas. onde cada uma delas. Antigamente. . sendo comum a todas as religiões. exteriorizavam sua adoração. conseguimos buscar as forças espirituais das entidades. Eles são muito mais que cantigas de Umbanda. através das ondas sonoras. contando quem é o Guia e/ou Orixá. que dinamizam forças da natureza e nos fazem entrar em contato íntimo com as Potências Espirituais que nos regem. como já vimos em textos anteriores. provocam. em forma de pequenas histórias cantadas ou orações. amor. um dos mais importantes fundamentos é o Ponto Cantado. os mantras indianos. coesão. ou invocação das diferentes Falanges para as atividades ritualísticas no Centro de Umbanda. preces. Os Pontos Cantados são evocações. resgatar a história. necessárias para os trabalhos. pois gera uma vibração que facilita a vinda das Entidades de Luz.Em resumo. os Cantos Gregorianos da Igreja Católica. sua força diante das dificuldades. Existe toda uma magia e ciência por trás dos Pontos Cantados que. Vamos novamente. Desta forma. A harmonia dos sons é muito importante. Na Umbanda. a obediência e o amor ao Pai Maior. entre outras colocações de festividade e manifestação de fé. através dos pontos cantados. fé e racionalidade. ou os Cantos de Louvor ao Deus dos Protestantes. com suas características próprias. devoção e servidão aos desígnios do Plano Astral Superior. buscou diferentes formas de contato. são cantigas em louvor aos Orixás e as linhas das Entidades trabalhadoras. a atração. O Ponto Cantado é um dos fundamentos mais importantes para a harmonização e eficácia dos trabalhos dentro de um Templo Umbandista. buscou entender a verdadeira finalidade de sua existência.

as folhas. pois é através do seu toque correto que chamamos os espíritos atuantes na Umbanda. a água. tal fato não desmerece aquele terreiro que usa o atabaque ou o que segue somente com as palmas o acompanhamento dos pontos cantados. sendo que com o tempo. A Umbanda mais tradicional. são frequentes as utilizações dos elementos que estas entidades utilizam em seus trabalhos.a pedreira. O essencial e importante no culto à Umbanda é verdadeiramente a prática da caridade e a assistência aos consulentes que batem às suas portas atrás de solução e amparo para seus problemas cotidianos e espirituais. é fazer descarregar e fluir as emoções dos médiuns em vibrações relacionadas com seus Guias e/ou seus Orixás. permitindo assim. o fogo. ou machado. Por isso. o ar. ao serem cantados. ou aquela iniciada com o Caboclo das Sete Encruzilhadas. quando se louvavam os deuses e orixás. desde os primórdios da Umbanda. . os atabaques foram introduzidos na percussão associando o ritmo com os toques das nações de Angola. Iemanjá – o mar. como por exemplo. O atabaque é um instrumento que possui grande respeito na Umbanda. que os fortalecem. traz os pontos cantados acompanhados pelo som das palmas dos médiuns e assistentes das giras.Outra função dos Pontos. Tem sua origem nos tambores das festas das tribos indígenas e das aldeias africanas. Oxóssi – a mata. dependendo da Linha que identifica a entidade: Xangô . a terra. e assim por diante. Ketu. as flechas. mas mesmo que tenha havido essa fusão de ritmos. Os pontos mais tradicionais são cantados há um século. Jejê ou Nagô. um perfeito entrosamento e equilíbrio dos médiuns em seu trabalho. as ondas. representantes da força dos Orixás e de Zambi. trazidos pelas entidades e falanges.

são como um acesso ao plano espiritual. e o Lê o terceiro atabaque utilizado pelos ogãs principiantes ou em aprendizado. afoxé. em seus trabalhos. tendo suas obrigações a serem feitas. .O som produzido pelos atabaques representam verdadeiros códigos de chamada das entidades e guias. que deve responder ao Rum. em conjunto de três. pandeiro. triângulo. devendo os Ogãs respeitar também todo um preceito e fundamento para poderem tocá-los durante as giras de Umbanda. Os instrumentos mais comuns dentro do ritual umbandista são os atabaques. O Rum é o atabaque maior. agogô. já que ao atabaque corresponde um Orixá. o segundo atabaque maior. formando um elo energético entre a falange e a gira do terreiro onde se chama por ela. adijá e o berimbau. Rumpi e Lê. ganzá. onde chegam. consagrado e firmado pelos Orixás e guias. o Rumpi. Os atabaques têm importância fundamental para os terreiros de Umbanda. maracas. sendo instrumento sagrado. Os atabaques são de três tipos diferentes: Rum.

portanto.Os pontos cantados são de fundamental importância para estabelecer o padrão vibratório dos terreiros durante as giras. . É muito importante. Afinal. A curimba geralmente é composta de: Ogãs Curimbeiros (somente canto). são formadas as curimbas nos terreiros de Umbanda. saber distinguir rapidamente uma entidade de outra. deve desenvolver um trabalho altamente sério e bem intencionado. vamos cantar com muito amor e devoção. em razão disso. protetores e orixás. também. Devemos analisar a letra e a melodia. que significa em nossa língua “Senhor da minha casa”. saber o nome de todas as entidades espirituais que trabalham em seu terreiro. conhecer os diversos ritmos dos pontos e o momento certo de cantá-los. A curimba é responsável pela preparação do ambiente. e cantar com muito respeito e emoção. pois todo o andamento dos trabalhos (gira) é ligado diretamente a curimba. sem gritaria e sem brincadeiras. na ponta da língua. da nossa querida Umbanda. ou por outro lado. que a palavra “Ogã”. a curimba deve ser encarada como uma função de grande honra e importância. podem destruí-lo. e saber sempre. tanto pelos Ogãs. Para entoar as melodias dos pontos cantados. Vale também lembrar. É obrigação de todo Ogã. o ponto é uma prece. A curimba de um terreiro exerce uma função de suma importância e. já que sua força é tanta que responde pela firmeza da casa espiritual. é de origem Yorubá. Muito se ouve dizer que pontos cantados com firmeza e responsabilidade são responsáveis por manter um terreiro. tornando-o propício e harmonizado com o plano espiritual. Portanto. quanto pelos demais integrantes do corpo mediúnico. para quem dela participa diretamente. Devem. devendo ser realizados com responsabilidade e respeito. que o ponto seja cantado de forma correta. todas as saudações destinadas aos guias. Ogãs Atabaqueiros (somente percussão) e Ogãs Curimbeiros e Atabaqueiros (canta e toca percussão).

estamos dizendo que. uma poderosa ferramenta para a concentração necessária dos médiuns e da assistência do ritual. pois é através da firmeza dos responsáveis pela curimba que a gira transcorre normalmente ou pode virar. pois cada tipo de ponto serve para um determinado fim. também. uma simetria. pois o calor agrupa as moléculas do couro. uma afinação entre os instrumentos de couro. podemos expressar nossas emoções e a satisfação em ver uma entidade espiritual em terra. onde o frio faz com que o couro se torne úmido e mole. . é através do chamado dos ogãs. também estão incorporadas nos rituais umbandistas. pois também é uma forma de comunicação com o plano astral. dentro da curimba. à medida que são tocados.É costume dizer que a curimba é responsável pela segurança do terreiro. ou em momentos em que algum elemento esteja sendo energizado no terreiro. Quanto à finalidade. coisa que não acontece no inverno. para que seja invocada a falange durante as giras nos terreiros. os instrumentos de metal e a voz humana. Devemos tocar os instrumentos ritualísticos e não bater de forma desordenada. São cantados para atrair a vibração de um determinado Orixá ou Guia para os trabalhos do terreiro Para serem usados apenas durante a defumação. É. Os instrumentos devem ser afinados conforme as condições de tempo (temperatura) e espaço físico. fazendo com que os mesmo fiquem mais apertados. Os pontos cantados são divididos conforme suas caraterísticas. os Pontos Cantados podem ser: São cantados para a incorporação e desincorporação das entidades nos médiuns. São cantados quando se fazem descarregos. Quando falamos em virar a gira. que as entidades positivas ou negativas atuam diretamente sobre os rituais que estão sendo realizados. Por exemplo: no verão devemos deixar o couro dos atabaques um pouco mais folgados. As palmas. forma um elo para a chamada dos falangeiros dos Orixás e demais entidades. Com a utilização do atabaque. pois através delas. Deve existir uma harmonia. São cantados durante os passes.

amor e sintonia para que as ondas sonoras produzidas sejam capazes de evocar a entidade. São cantados para homenagear os Orixás e Guias. São cantados no início e no final das sessões. nossos chacras. Os pontos cantados mudam de ritmo e mesmo de frequência de acordo com as vibrações espirituais: · Oxalá: são sons místicos. É por isso de fundamental importância que as “curimbas” sejam louvadas com concentração. Costuma-se definir. quando o mesmo julgue necessário. . os pontos cantados como verdadeiros mantras entoados em preces e louvação que evocam os espíritos superiores. para início da sessão. com objetivo de que trabalhem em conjunto. e que o responsável pela curimba tenha conhecimento do fundamento esotérico (oculto) da canção. espíritos vingativos ou perversos aos quais estejam ligados. Os principais pontos utilizados no ritual Umbandista são: ponto de abertura. ponto de encerramento e hino da umbanda. falange ou linha espiritual que se requisita no terreiro. capaz de dissipar as energias nocivas e miasmas inferiores e de livrar.São cantados apenas quando solicitados pelo guia incorporado. São cantados com objetivo de fortalecer um trabalho que esteja sendo realizado no terreiro. formando juntamente com a egrégora de espíritos superiores presentes nos terreiros durante as giras um ambiente de luz. caso deseje. São cantados no momento em que o terreiro está sendo cruzado. muitas vezes. São cantados para homenagear os Orixás e Guias responsáveis pela Direção da casa espiritual. fortalecendo os centros de energia. São cantados para saudar o dirigente de outra casa que esteja presente à sessão. a “mironga” da entidade que o trouxe. fé. ponto de chamada (entoados para evocação das Entidades). predispondo à paz e a elevação espiritual. Servem para atrair mais de uma vibração ao mesmo tempo. e para convidá-lo a adentrar o terreiro. São cantados quando um espírito sofredor está sendo encaminhado. os encarnados da perseguição de obsessores. ponto de defumação. São cantados com objetivo de fortalecer a corrente contra as más influências antes de algum trabalho a ser realizado. Por trás de todo ponto cantado existe a magia. ainda.

trazem força aos . mais acelerados. É necessária a concentração de todos os participantes para a sintonia vibratória. · Iemanjá. Ativam uma linguagem espiritual referente aos sons que o ponto emite. Às vezes. para que as entidades possam encontrar um ambiente propício ao trabalho a ser realizado durante a gira. · Oxóssi: sons que lembram a harmonia da natureza. chegando algumas a denegrirem os reais valores umbandistas.· Ogum: são sons vibrantes. Oxum: sons suaves. ou seja. emotivos. vibrantes. com frases ingênuas e sem nenhum nexo. porém. destituídas de fundamento. Os pontos cantados têm a função de abrir. · Iansã: sons vibrantes. direcionando forças para os mais diversos fins (sempre positivos). estabelecendo uma conexão vibratória entre o plano físico e o plano espiritual. quando não tristeza. que os trazem dos Planos Superiores onde habitam. · Ibeji: sons alegres. com palavras colocadas em correlação exata. estimulantes. desenvolver e encerrar os trabalhos da corrente mediúnica. Juntamente com os demais componentes da ritualística da Umbanda. do trabalho espiritual. São composições "sem pé nem cabeça". os pontos cantados classificam-se em: · : são aqueles ditados pelas entidades. · Xangô: sons graves e cantados em tom baixo. Quanto à origem. pois se constituem em termos harmoniosa e metricamente organizados. sendo aceitos pelos Guias e Entidades desde que providos de razão e bom senso. fazendo dele sua chamada particular ou da falange que integra. Tais pontos jamais podem ser modificados. uma falange ou determinada entidade. que fazem abrir determinados canais de interação físico-astral. nos deparamos com pontos criados pelos encarnados que nos causam verdadeiro espanto. · : São os pontos criados pelos encarnados para homenagear o Orixá.

atua no mundo . seguida Só lembrando. Exu está muito. Entendemos que o . e traçando um paralelo com a pelo o dia 13 de Junho. A . daí a associação e o sincretismo religioso. e Exu o profundo entendedor do sentimentalismo e materialismo do ser humano. residências e locais de trabalho. mas muito distante de todo esse folclore criado ao seu redor ao longo dos anos. como umbandista falarei sobre Exu na Umbanda. o que veremos adiante.No Brasil. quebrando demandas mais pesadas e magias negras. da mesma forma que os outros Orixás. e não trata Exu como Orixá. e são completamente diferentes entre si! chegou até a religião de Umbanda através dos cultos de Nação. Convém salientar que no . e é comemorado em muitas regiões no dia . assim como também é o responsável pela segurança dos seus médiuns. Por se tratar de um assunto polêmico e complexo. Logo. Reza a lenda o fato de Santo Antonio ser o Santo Casamenteiro. entidade protetora das fronteiras do templo. mas sim como / . é uma entidade espiritual que atua nas áreas mais densas do astral. não se faz uso do Sincretismo Religioso... está duplamente sobre a vibração de Oxalá. é uma coisa. Trata-se de uma divindade do panteão nagô e em algumas situações é interpretado como o “serviçal” dos Orixás. para cada Orixá Primordial. temos um Exu intermediador. o . templos. foi sincretizado com (Santo Católico). dos cultos de matizes africanos. é outra. e dos médiuns. que após compreender os seus erros e desvios que cometeu em face da Lei Divina enquanto encarnado. nada mais é do que um ser humano desencarnado. A Entidade Espiritual e é outro também. ou o intermediário entre os Orixás e os seres humanos. da casa.

assim torna-se o executor da Lei. É a falta do conhecimento e do estudo. pois isso não se trata de Exus de Umbanda. são as dançarinas de cabarés! Elas podem até terem sido. Luz. com homens e mulheres alcoolizados. O exagero é tanto. nem de rabinho e Para nós do casco de bode! Isso foi uma consequência que infelizmente ganhou notoriedade em meados de 1. não sendo nem bom. quero ressaltar alguns pontos sobre Exu. intitulado “Exu”. carregados dos mais diversos tipos de exageros que nada tem a ver com a linha de trabalho dos Guardiões. já se desprendeu das amarras . resolveu escrever um livro. com a tamanha falta de respeito. que passam dos limites do bom senso. Exu não é o capeta vermelho de chifres. percepção. causando desconforto a quem não conhece essa linha de trabalho. alguém teve uma vida leviana. nem mau. com os nomes dos Exus da Umbanda.950.dos espíritos trabalhando a serviço da Luz e da Caridade Maior. Não são prostitutas e Ressaltando ainda que. e ao preconceito de fanáticos religiosos que se aproveitaram da situação para desmoralizar a religião umbandista. quando o médium desequilibrado relacionando toda a hierarquia de demônios da Goécia. vemos trabalhos de Exu carregados de vaidade dos seus médiuns. e a Umbanda passou a ser perseguida até hoje devido a falta de estudo e esclarecimento de alguns. se em vida regressa pela Terra. estando a partir de certo momento condicionado a missão de corrigir seus erros trabalhando a serviço da Luz e de Deus. em algumas casas. . mas há de se enxergar que. o ser desencarnado e com Luz. a linha feminina de Exu. pois foi a partir desta época que em muitos locais se adotou o uso de estatuetas de demônios. promovendo um verdadeiro espetáculo de horrores. ao desencarnar ganhou conhecimento. para melhor compreensão do amigo leitor: Infelizmente. quase pelados de fio dental. justamente devido a esse livro. São essas pessoas despreparadas que envergonham os dirigentes dos templos sérios de Umbanda. Portanto.. que agora o compreende. o que gerou um enorme reboliço dentro da religião. apenas justo. e as pessoas que erroneamente o seguiram: . e nem nunca será o trabalho sério de Exu Guardião dentro da Umbanda! O Umbandista em pleno século XXI ainda sofre perseguição e preconceito de outras religiões. Antes de tudo.. isso não é. Lamentavelmente.

mistificadores e charlatões. na Itália. A Lei do Amor não é promiscuidade! Sensualidade. mas ao entrar na Ordem dos Franciscanos.. Foi discípulo de São Francisco. trocou seu nome para Antônio (que significa “ ”) e deixando as coisas mundanas. E tanto Exu. era Fernando. Sempre defendeu os desamparados e a igualdade de todos. e nem a quem os faz! Se lembrarmos dos provérbios do Evangelho do Mestre Jesus. há uma passagem que diz: “ ”. quanto Pombas-Gira. e viveu para ajudar aos pobres e desamparados. Trabalhos de amarração no amor. foi viver no mosteiro de São Vicente. aos 39 anos. nasceu em Lisboa. menos de UMBANDA! trabalham dentro do sentimentalismo. nem a quem os pede. Infelizmente como nada é perfeito. não é vulgaridade! Podem ser de qualquer outra coisa. em 1208. se intitulando como “trabalhadores de Umbanda”. Portugal. muitos se ”. . Desencarnou precocemente. ou qualquer outra entidade de Umbanda. paixão. trabalhos para prejudicar a vida de semelhantes. desfez-se de todos os seus bens materiais. evoluiu! Nada tem a ver com os absurdos e devaneios encontrados em alguns lugares. feminilidade. da boa educação. e desencarnou em Pádua. e de firmes propósitos. do amor puro.terrenas. Seu nome na verdade. devido às privações e jejuns prolongados. não pertencem a seres evoluídos espiritualmente. e são esses tipos de “ imagem da religião de Umbanda: . e como ele. trabalha acima de tudo respeitando o livre-arbítrio de cada um. que denigrem a esquecem disso.. e das leis de Deus.

e salvou o próprio pai da prisão. Encostou-se no púlpito e naquela mesma hora apareceu em Lisboa. Como todos os que seguem os desígnios simples e puros. .Segundo fatos históricos. muitas vezes os Homens profanos não lhes davam ouvidos. beijou-lhe respeitosamente a mão e no mesmo instante recomeçava em Milão o sermão interrompido. então Antônio isolava-se na Natureza. foi um dos poucos encarnados onde se comprovou o fenômeno de bilocação (mediunidade de desdobramento). conversando com as aves e os pássaros. Depois abraçou o pai. quando soube que naquele momento estava o seu pai diante dos juízes. diante do tribunal. Estava ele pregando numa Praça em Milão. com ar severo censurou os mentirosos que negavam ter recebido o dinheiro: “ ”. Os culpados confessaram que haviam mentido e o Santo ainda conseguiu dos juízes que fossem perdoados. Saudou os juízes e depois.

E o mesmo fizeram com Santo Igreja Católica. No Brasil. era realizado acendendo grandes fogueiras. Na África. o “Casamenteiro”. Ou seja.Durante a época da colonização no Brasil. E para não perderem o vínculo com os seus cultos tradicionais religiosos. tornou-se Como em algumas nações africanas. Assim foi popularmente absorvido por diversos cultos espiritualistas. dado a sua história e características. e ter como representatividade um falo. inclusive por alguns terreiros de Umbanda. A este fato damos o nome de “ Antonio. o Orixá Exu é representado por um falo na terra . A simbologia do fogo das paixões. caracterizando-o como algo “anormal”. e o agente das forças mágicas da Umbanda. da alegria e do amor. os escravos trazidos da África. relacionaram-no com o Orixá Exu. com a crença que é o mensageiro das palavras do Bem e de Jesus. rezavam para a divindade africana perante a imagem daquele Santo da . fora do padrão. foi associada pelos escravos ao . vigor . de modo que para muitos. ou seja. o dono do fogo é o Orixá Exu. astuto e brincalhão segundo as lendas. ele se chama “ ”. tal fato foi mal visto pela Igreja na época.sinal de vitalidade. relacionaram cada Santo Católico com um Orixá do panteão africano. E por ser provocador. o agente de Exu. assim como também sobreviverem. o “ ” por parte dos escravos. desamarrando as demandas nos trabalhos de . fertilidade e prosperidade. Razão esta em que a Igreja Católica fez de tudo para que o culto fosse proibido. com muita festividade e alegria. foram obrigados a professar a religião católica. como “coisa do satanás”. e rende homenagens na data de .

. Crianças. escreve-se: ”. possuindo alguns assentamentos. Já os atuam na . atuam os Caboclos. . Algumas casas. Antes de qualquer coisa. são fechados ao público. etc. Na ortografia Iorubá. Mesmo que as quebras de demanda sejam feitas por espíritos da Direita. o termo na linguagem Iorubá significa . a letra . do qual chamamos de “ ”. Dentro da visão umbandista. Todo terreiro de Umbanda tem esse ponto de força inicial e proteção logo na entrada. Pretos Velhos. Pois bem caro leitor. o responsável por fazer a “triagem inicial” daqueles que adentram na casa. .. responsáveis por trabalhar a polaridade positiva dos Orixás Primordiais Co-Criadores do Planeta Terra. sendo No destinados apenas ao descarrego dos médiuns e do templo. no . e sempre agindo em prol da Caridade e da segurança de ambos. além da Tronqueira. de auxilio e de socorro aos necessitados. e isso varia de um terreiro para outro. Portanto não entraremos no mérito da questão. inclusive os Exus. aos quais representam. podemos dizer que quando falamos em . protegendo as pessoas dos espíritos malignos e também trazendo de volta o que já estava perdido se esse fosse merecedor.. trabalham pela Lei Maior. quebrando demandas e desmanchando magias negativas. . estamos falando em . “invisivelmente” falando. Linhas de trabalho que são habitadas por espíritos de diversas origens. . Na . e são responsáveis por a negatividade que atinge a nós encarnados. No entanto. que é a Lei de Deus. é através dos Exus Guardiões que esses seres de pouca Luz são amarrados e presos. e consequentemente também em . dos quais já estão prontos para iniciarem num caminho novo. e posteriormente encaminhados.desobsessão. suas vibrações. existem também nos fundos o . aonde são realizados alguns trabalhos reservados e fechados. de Luz e esclarecimento. trabalhando a polaridade negativa de todas essas linhas. logo todos os seus trabalhadores espirituais. tem em sua pronúncia Iorubá o som de “ ” ou “ ”. os trabalhos da .

e se fazem passar por entidades esclarecidas! Com estes devemos ter cuidados redobrados.Enquanto a Umbanda trabalha gratuitamente com Exus e Pombas Giras de Lei em prol da Caridade. Mal sabem com o que estão divulgando coisas impossíveis: “ lidando em troca de dinheiro. e por aí vai. podem apresentar-se com uma roupagem fluídica diferente em cada situação. sempre ”. sendo constantemente enganado. em fé em Deus e na vida. iludindo e prejudicando pessoas em seu livre-arbítrio. aos seus devidos locais no mundo espiritual. outros cultos trabalham com os Exus Pagãos. São trabalhadores espirituais como outros quaisquer. . Tudo é uma questão de sintonia. são espíritos compromissados com a espiritualidade maior. São possuidores de grande astúcia e perspicácia.. assim o farão em defesa do bem e da justiça divina! Quanto mais denso o ambiente. Há também os que adoram se passar por entidades de Caboclos e Pretos-Velhos da Umbanda. Se os Exus Guardiões tiverem que lidar com malfeitores. encontram-se espalhados nos mais variados anúncios pelos jornais ou ruas da cidade. mais extrovertido e ligado a outros Reinos e qualidades. é como se fosse uma couraça de proteção de um soldado indo à guerra. realizando qualquer tipo de trabalho. É o “ ” ou o “ ”. ou tem afinidade com este tipo de sintonia. desde que se pague o que se prometeu. espíritos trevosos. pois fazem do médium um altar de vaidades e o levam ao fundo do poço. Diríamos que é o mesmo trabalho da Polícia Militar que defende o cidadão de bem. . lei de ação e reação. São espíritos enganadores. de acordo com a Lei Maior de Deus e com o seu merecimento. os responsáveis por encaminhar os espíritos sofredores que atormentam os encarnados.. são o povo da rua. que quando não é dentro do terreiro. De um modo muito simples. podemos dizer que são mais . que se afinam com magias negativas. mais roupagem fluídica. falando sempre em perdão. e isso nada tem a ver com “malandragem”. Se o médium está desequilibrado.. Se tiverem que usar a força bruta. No entanto.. ou para o mal. dos mistérios e da magia.. seja para o bem. enviando flores ou caixas de bombons. literalmente falando. Dependendo da sua área de atuação.. e as ”. Já os de encruzilhada. fazendo da caridade o seu princípio para todos os fins. torna-se um alvo fácil para este tipo de vibração. pois estão mais ligados as sérios e mais calados do que qualidades do Reino das Almas. sabendo identificar perfeitamente os pontos fracos dos seres humanos nas suas mais variadas fraquezas. trevosos. em ambos os casos. com certeza não serão recitando poemas. e isso também não é Umbanda! Os são considerados a “ ”.

ao invés de riqueza. “ ”. entre a luz e a escuridão. ao invés de luz. médiuns vaidosos. sem pedir licença aos donos do local. entopem-se de bebidas ácoolicas. sempre na linha divisória que separa um ambiente do outro. Para ativar a força antagônica de Exu. proferem a torto e a direita palavras de baixo calão. ou despreparados tendem mais a exibir o seu lado ” do que deixar a entidade Exu / Pomba-Gira trabalhar. ao invés do amor. é necessário no mínimo conhecimento. vida e morte. entre o bem e o mal. . Logo. nos cemitérios. o certo e o errado. cuidado com “ Com Exu não se brinca. na entrada dos terreiros de umbanda. o umbandista quando entra numa mata. por essa razão. nos comércios. na beira da praia e o mar. daí vira um festival anímico – seu “ de horrores. na porta da sua casa. nas linhas divisórias entre um terreno e outro. obterá pobreza. e depois o dono do local – Oxóssi. bem em cima da “linha divisória” de algum lugar ou situação. pobreza e riqueza. Por isso. no inicio de uma trilha para uma mata fechada. Afloram o seu eu-interior. nas encruzilhadas. entre a verdade e a mentira. sempre muito respeitosamente. querem prever o futuro. deve primeiro saudar o Guardião das Matas. ” para Exu. Por exemplo: entre o mundo material “ayê” e o espiritual “orum”. recomendo acessar a internet nos seguintes endereços: . entre a calçada e a areia da praia. médiuns novatos. inclusive na porta da Igreja e de outros templos religiosos. fazer a mesma coisa. seguida pelo Núcleo de Estudos Espirituais Mata Verde.. não é verdade? Sendo assim. ódio. ou até mesmo “ ”.. dentro da visão umbandista da Doutrina dos Sete Reinos Sagrados. ninguém com boa educação entra na casa dos outros. entre um reino sagrado e outro na Doutrina dos Sete Reinos Sagrados. frio e quente. assim como qualquer outra entidade espiritual! Se quiserem saber mais sobre Exu.e são seres muito próximos a Terra e ao cotidiano das pessoas. ou seja. E ao sair. poderá obter o desequilíbrio. saúde e doença. existe a “energia” Exu. sem nada a acrescentar durante a gira de trabalho. dançam o tempo inteiro exageradamente. terá trevas. em todos os limites de uma cidade. pois ao invés de obter o equilíbrio das polaridades. uma vez que: A“ . entre o amor e a guerra. e consequentemente um Guardião tomando conta daquele lugar.

org/archives/1064 http://www.mataverde.http://www.blog.mataverde.org/archives/1360 http://www.org/archives/1131 .mataverde.blog.blog.

Se teu coração está apertado . a beleza de suas matas. ela ajuda. perceba que junto a ti tem um caboclo sempre a te proteger. somente o amor e a caridade. ela acolhe.A Umbanda não julga. Se estiveres se sentindo só em meio a multidão. A Umbanda não impõe. sempre firme. o balançar de suas folhas. Quando as forças lhe faltarem e o medo lhe abater. pois ali vibra mais intensamente a força dos orixás. A Umbanda não escolhe. vá de encontro à natureza. ela se dispõe. Quando você se sentir fraco diante do mal não desanime pois tem um guardião junto a você. Lá te encontrarás. o brilho de suas águas. A Umbanda não pratica a maldade. saibas que tens um preto velho que jamais lhe deixará sozinho. sinta seus aromas. Quando a tristeza lhe tirar a esperança e a desilusão lhe fizer perder o sentido. escute sua canção.

dentro de simples casas. tendas e terreiros onde trabalham grandes sábios e guerreiros. por um instante. na humilde forma de caboclos e pretos velhos. muitas vezes em lugares pouco observados. porque eles sempre estarão junto à ti. pessoas de bem. quebrando nossos medos e culpas. Se estiveres se sentindo perdido. ajudando aos que fazem essa busca também. siga com a fé de quem não está só.e sentes a necessidade de um conselho. de um amparo. ajudando-nos a seguir nos caminhos até então incertos. eles estão ao seu lado lhe guiando. para que nos tornemos consciências lúcidas. lhe amparando. saibas que existem pontos de luz espalhados. logo se sentirá melhor. não tenha medo do que está por vir. feche os olhos e respire. medite. mantenha-se consigo. Leandro Perez Freire 19/06/2016 .

aos poucos vai se adaptar e compreender melhor. mas essa semente maravilhosa é delicada e oxida com maior facilidade. ajudam a regular o intestino e a eliminar a gordura do corpo. não pense. Quando combinados. Nem sempre as verduras e legumes são plantados e colhidos na região onde mora. triture na hora de come la. simplesmente faça. então sejamos mais certeiros em nossas escolhas. e gostaria de destacar a sua atenção para os industrializados. mais de um transporte e locais de distribuição. Recebo muitas dicas de receitas e produtos. tenho muito cuidado na escolha das palavras e informações dessa coluna. vitaminas e fibras. até chegar a sua mesa terá. Na receita original dessa sopa havia farinha de linhaça. Ricos em nutrientes. Ainda mais sabendo que. Um selo de vegetariano ou vegano na embalagem não necessariamente se intitula saudável. o efeito detox está garantido. Prezo a simplicidade. coloque a para acordar (pelo menos 5 horas em água potável na proporção de 1 para 2) Como toda receita detox. esta sopa é feita com uma combinação natural de vegetais e sementes. se for usar a farinha. com estes ingredientes. cuidado! Escolha produtos frescos. estes alimentos possuem um grande poder de purificação do organismo. caso queira facilitar. Se comprar esses produtos na intenção de deixá los na geladeira por mais dias não terá tanto sabor e nutrientes que você imagina. o que melhora a saúde de um modo geral – e ainda promovem o emagrecimento. muitas vezes.. e isso não acontece de uma hora pra outra. pois a correria é de todos e todos os dias. embora muitas vezes exija um pouco de organização e planejamento para que sejam mais fáceis de serem incluídas na rotina.Mário Quintana Olá.. A funcionabilidade está no planejamento. quando sua ida as farmácias forem diminuindo. . organize sua semana com compras que vá realmente utilizar.

ela vai externar a mucilagem da semente com todos os benefícios contidos nela. a sopa ganha volume. Ao levantar fervura. Sirva no prato e acrescente o tomilho e alecrim triturados. coloque o gengibre. Quando o inhame estiver macio. Quanto à linhaça. até as folhas amolecerem. Adicione o espinafre e ferva por mais dois minutos. S : 1 cebola 1 dente de alho 1 colher de azeite 1 abobrinha picada 1 chuchu cortado em fatias 1 colher de sopa de manjericão 2 folhas de couve 1 pitada de sal Água. Com o inhame. Sopa detox de inhame com espinafre Ingredientes 5 inhames médios sem casca 1 colher (café) de gengibre em cubos (opcional) 1 cebola média picada 2 dentes de alho 1 xícara (chá) de espinafre picado 1 colher (sopa) linhaça (pode ser marron ou dourada) 200 ml de água 1 colher (chá) de tomilho e alecrim triturados Pimenta-do-reino a gosto Modo de preparo Deixe a linhaça num copo com o dobro da quantidade em água potável para “acordar”por 5 horas. amasse-o com a concha. Acrescente a água. esta semente rica em fibras também ajuda a saciar e estimula o intestino a trabalhar melhor. que passa a eliminar toxinas de maneira mais eficiente. Refogue o alho e a cebola na panela. melhoram o funcionamento do fígado.Folhas verde-escuras. . como o espinafre. o que ajuda a saciar a fome sem elevar os níveis de glicose no sangue. além dos benefícios do ômega-3. Junte o inhame e a linhaça junto a mucilagem (pode ser batida no liquidificador com mais um copo de agua) Tempere com pimenta-do-reino a gosto.

Em uma panela grande refogue a cebola e o alho picados no azeite. O prato ajuda a da pele. Despeje na panela e aqueça. os açúcares e alguns componentes de conservação encontrados em comidas industrializadas. Toxinas são as substâncias que produzem a morte precoce das células do corpo. Acrescente a couve crua picada e o sal. espere que a sopa esfrie e leve ao liquidificador. Quando pronta. nos rins e no intestino. Deixe que cozinhem por aproximadamente 40 minutos. Acrescente os legumes e o manjericão e despeje água suficiente para cobri-los. . como a gordura. dos cabelos e previne doenças como o diabetes e a hipertensão. Bata até que forme um creme. das unhas. dificultando seu funcionamento. Misture e sirva. Esses elementos se alojam no fígado.

.

por causa de tantos compromissos.você também vive dentro de minha alma . a sinceridade não pode faltar numa relação amorosa. entendo perfeitamente você. pois ele cavalgaria com Alma da Noite durante este tempo.meu amor. Águia Vermelha percebeu que a sua mulher estava triste e resolveu conversar com ela sinceramente. Mantonegro acatou a determinação de seu chefe e o abraçou. retornassem à aldeia. descansaram perto de um . assim como a Alma da Noite.em virtude da chegada dos 'casacos azuis' (soldados americanos) em terras indígenas. Mas. determinando-lhe que comandasse a aldeia por uma semana. pois preciso preservar a paz e defender a vida de nossos irmãos Cheyennes e a dos nossos irmãos animais. Tenho preocupações demais. Ambos selaram seus cavalos e lá foi o jovem casal apaixonado a caminhar sem rumo pelas pradarias em Minessota. Galoparam a tarde toda e. sempre resolvendo questões difíceis. Mantonegro precavido. Ela sorriu e disse . Águia Vermelha chamou Mantonegro. afinal. linda e delicada. sem deixarem-se ver por eles e. sei que está triste. procure entender o que ocorre. dedicandose totalmente a ela. determinou a quinze batedores que seguissem o casal. tento me conformar. Sinto muito sua falta. mantendo contato permanente com outras tribos irmãs. Todavia. Assim foi feito! Águia Vermelha e Alma da Noite foram passear. com olhos marejados. abraçou sua mulher amada. concluiu .vai em paz. pois estará sempre em meu coração. com receio que eles fossem atacados por índios inimigos. que reclamava mansamente a ausência do marido. Ele sorriu e disse-lhe que a amava muito. distantes das preocupações diárias. E. Duas semanas depois. o grande líder Cheyenne. mas quando entendo que luta por nobres ideais que é a defesa da vida dos Cheyennes e dos animais. no caso. cavalgando pelas pradarias e terras Cheyennes.Alma da Noite. entre ele e ela. Ele sorriu. não tinha muito tempo a dedicar à família. perto do Mississipi. beijando-lhe carinhosamente o rosto.Por Gilberto Pinheiro Alma da Noite sentia-se um tanto desprestigiada por Águia Vermelha que estava sempre preocupado com os rumos da tribo.. Portanto. meu amor. pois não tenho tido muito tempo para dedicar-me a você. desejando-lhe muita paz. em especial à sua jovem esposa. falando com ele. à noite. qualquer iminência de perigo. mesmo sofrendo. Ela de cabeça baixa ouvia-o atentamente e. Disse a ela: .querido. disse-lhe: .

falava baixinho enquanto ele cantava . Ensaiou até uns poemas. Felizes. Não levava muito jeito para cantar.ele cantou uma canção indígena que enaltecia a natureza. sua encantadora mulher.meu amigo e irmão sereno. disse para toda a irmã natureza: . Não poderiam deixar o amigo e a amiga sozinhos. E a coruja de longe parecia estranhar. na liderança dos índios. Mas. Admirava-o cada vez mais . Ela ria muito e não parava de admirá-lo. Na verdade. mas seu falcão.. amoroso? Isso a encantava e se apaixonava cada vez mais por ele. Até a lua sorriu quando ele desafinou e as estrelas chamaram sua atenção delicadamente. não deve ser nada fácil! Os dias e noites se seguiram e. pelo vento que soprou suavemente as folhas verdes de todas as árvores e vegetação.cantar para ela. mas tentava agradar sua mulher. obrigado. Obrigado pelo cantar dos grilhos. se esforçava. meu imenso e eterno amor. a atração que sentiram um pelo outro e o guerreiro valente se curvou à doçura dos beijos de Alma da Noite. um homem de suavidade na alma. o mais valente de todos existentes entre todas as tribos. muito feliz. coisa rara no índio e ela ria muito com sua ingenuidade e vontade de agradá-la. em alguns momentos desafinou. minha irmã natureza. A cada instante revelava-se um grande conquistador e ela sorria muito com isso. minhas irmãs estrelas.irmã lua. Tentou mesmo cantar e. embora fosse pacifista. dócil. sua águia e seu cão de nome Vento. Só entrava em ação se fosse atacado.eu amo você. rememoraram histórias engraçadas de suas vidas. Noutro dia. na última noite.. Obrigado por eu estar aqui em sua morada.minha irmã querida. pois seu desejo era agradar sua mulher do coração e ele mesmo ria dos erros musicais. Ficava pensando . mas estava tão bem intencionado.como podia um homem tão valente ser tão gentil. Sentia-se segura. por esta noite encantadora de intensa paz ao lado de minha doce mulher que tanto merecia um momento como este. um belo e cinzento lobo os espreitavam bem perto sem eles perceberem. Pela primeira vez.neste instante poetico. . dos meus irmãos sapos que cantarolaram comigo. ele resolveu . assobiando a minha canção predileta..riacho e se amaram como há tempos não se amavam. pois ele era líder nato e guerreiro imbatível. no topo da montanha em noite de límpido luar. Obrigado. com os olhos marejados. a mesma saudável rotina. um valente e temido guerreiro. Ela não tinha jeito para recitar poemas. Águia da Noite cantou para sua amada que. Ambos sorriram e ele. a mesma coisa. Eles também queriam protegê-los. das noites bem e mal-dormidas. do seu desentrosamento musical. Amor vigiado. Águia Vermelha não percebeu. Lembraram com saudades dos tempos em que se conheceram. protegida. Ninguém jamais o venceu num embate. ao lado do meu imenso amor que é Alma da Noite.

nossos eternos amigos. desejando-lhe felicidades e dizendo-lhes:. na manhã seguinte. seguiram o caminho de volta ao lar. Ambos derramaram lágrimas de felicidade e passaram o restante da noite se amando. pelo amor por sua mulher. agradeceu a Manitu pela saúde.Águia Vermelha. Uma semana de intenso amor e um recomeço de paz. O falcão em seu ombro. beijando-o carinhosamente. A família estava completa. famílias inteiras e Mantonegro novamente abraçou a ambos. Ao chegarem à aldeia. Águia Vermelha e Alma da Noite surpresos com a presença deles. de pé. com os braços abertos. Seus animais presentes. Águia Vermelha convidou sua mulher para viajar em sua garupa e o cavalo dela seguia a ambos. E tudo correu bem e a vida seguiu sua rotina. seguia à frente. jogou-se nos braços dele. pela paz e por estes momentos de sublimidade. soltando os cabelos. A felicidade havia chegado para eles. juntamente com seus animais. A paz e a luz voltaram ao lar! . foram saudados por todos os guerreiros. seguindoos buscando protegê-los e saudaram Águia Vermelha que acenou para eles simulando um assobio semelhante ao piar da águia. Passaram a noite juntos e. Os batedores mantiveram distância de aproximadamente 200 metros.sejam bem-vindos e nós precisamos de vocês. a águia sobrevoando os dois e Vento. o cão-lobo do casal. arregalaram os olhos e se manifestaram. acariciando os animais com o amor mais puro que possa existir. saudando os dois amigos considerados pais deles. olhando fixo para a lua. riram muito e logo os chamaram para perto de si. Alma da Noite levantou-se lentamente e.