UMBANDA

Escola Iniciática do Caboclo Mata Verde

www.mataverde.org

Umbanda
Olá amigos leitores da revista Umbanda - A Revista da
Escola Iniciática do Caboclo Mata Verde.
Neste número estamos iniciando uma série de contos
do escritor Gilberto Pinheiro onde ele relata situações
envolvendo Águia Vermelha e Alma da Noite.
Gilberto comenta que “Águia Vermelha, Alma da
Noite e demais personagens, inclusive, os animais,
são criações de sua autoria, objetivando levar o amor
ao próximo,inclusive, aos animais.”
O autor já possui 30 capítulos do livro que em breve
pretende publicar.
Gilberto também publica nesta revista um texto sobre
a
e faz uma denúncia sobre o
desinteresse do estado sobre este assunto tão
importante.
Walkyria inicia um curso sobre a importância do
incenso na caminho espiritual, Leandro, faz uma
interessante reflexão "Quando nos voltamos a nós
mesmos...", Mônica continua chamando a nossa
atenção para a importância de uma alimentação
saudável.
Luiz Eduardo apresenta o texto "O Núcleo Mata
Verde, e a vanguarda histórica dos Pretos Velhos na
cidade de Santos-SP" e Marcos Paulo um texto muito
interessante sobre "Sincronicidade, do auxílio a
obsessão.
Nesta revista você terá oportunidade de acompanhar
a quarta aula do curso de doutrina umbandista do
Núcleo Mata Verde.
Lembramos
que
estamos
aguardando
os
comentários e sugestões para que possamos
melhorar ainda mais a qualidade da revista.
Abraços,

Uma publicação do Núcleo Mata Verde
Editor Responsável
Manoel Lopes

Luiz Eduardo
Marcos Paulo
Leandro Perez
Gilberto Pinheiro
Walkyria Cozzi Coimbra
Mônica Duran

O
disponibiliza desde 2006
um módulo de ensino a distância voltado a todos
os umbandistas.
Neste site você poderá fazer cursos específicos
sobre a religião de Umbanda.
Você inicia os cursos quando quiser e assiste as
aulas nos dias e horários que achar mais
conveniente.
Visite o módulo de ensino a distância e comece a
estudar agora mesmo.
www.ead.mataverde.org

Saravá Umbanda!
São Vicente, 12 de Junho de 2016
Durante o ano realizamos aqui no
muitas palestras interessantes.
Todas as palestras são filmadas e disponibilizadas
na
e na
.
Acompanhe pelos sites:
www.tvmv.com.br - TV Mata Verde
www.tvsu.com.br - TV Saravá Umbanda

Email: contato@mataverde.org
Facebook: nucleo.mataverde
Twitter: @mata_verde
www.mataverde.org

Rua Julio de mesquita, 209
Santos/SP
CEP:11075-221
(13)991274155

.

2. Aromatizar com incenso. onde as resinas de goma e resinas oleosas de árvores aromáticas foram importadas das costas da Arábia e Somália para serem usadas em cerimônias religiosas. o incenso era usualmente utilizado pelas massas. O incenso foi introduzido na China por monges budistas no ano de 200 dC. A origem do incenso vem do Antigo Egito. a brasa do incenso irá arder e liberar a fragrância. Um exemplo de queima indireta de incenso é a sua utilização no incensário com o carvão como fonte separada de calor para acendê-lo. mais do que o aroma ou cheiro que ela produz. das diferenças de cultura e com a diversidade nas razões para queimá-lo. A China foi o primeiro a introduzir incenso em forma de bastão. também conhecido como Jossstick. Segundo o Dicionário Léxico de Português. aromaterapias. Existem dois tipos de queima do incenso: chamado de "incenso não combustível". Pouco depois. A composição do incenso é um conjunto de materiais provenientes de plantas aromáticas. meditação. O incenso normalmente é composto por materiais aromáticos chamados bióticos (originado por seres vivos. para mascarar algum mau odor e ainda para repelente (no caso do incenso de citronela. O teor de um incenso refere-se à substância em si. Ação de queimar incenso em louvor ou respeito de. Exemplos de incenso de queima direta são as varas de incenso. que significa “queimar” ou “acender". para a criação de um estado de espírito. Ele é usado em cerimônias religiosas. As formas do incenso ao longo do tempo têm mudado conforme os avanços da tecnologia. cones ou pirâmides. e já não era restrito a rituais apenas médicos e espirituais. rituais de purificação. uma vez que não é capaz de queimar-se. . no caso. requer uma fonte separada de calor. por exemplo). muitas vezes combinados com óleos essenciais.Walkyria Cozzi Coimbra A palavra incenso vem do latim incendere. conhecido como "incenso combustível". é aceso diretamente por uma chama e depois se espalha. Isso ocorreu durante a Dinastia Ming 13481644. plantas) que liberam fumaça perfumada quando queimados. “incensar ” significa: 1.

Na Umbanda. Os cones de incenso foram realmente inventados pelos japoneses no final de 1800. como para limpar o terreiro antes da gira e também para ajudar no descarregamento. Isto porque para muitos incensos. com a descoberta do fogo. Os japoneses se referem a esta prática como “KohDo”. É curioso imaginar o quão precioso e útil é o incenso na Umbanda. especialmente depois de a poluição causada por. Há evidência histórica na maioria das culturas que os nossos antepassados usados queimar incenso para fins sagrados e de cura. o incenso pode ser utilizado para firmar o ponto da entidade. ervas. Outros benefícios atribuídos à queima de incenso incluía a purificação de uma área. adicionando-a a um incêndio. pois ele representa de forma singular. cone. nas suas formas mais primitivas. o cheiro de madeiras aromáticas. e obter um aroma carcterístico e único. No entanto. perfumados para os Deuses. quando se trata de incenso. sem dúvida. A humanidade tem usado incenso. a primeira consideração é o perfume. etc. aroma lance não se torna evidente até o incenso é queimado. Desde os tempos antigos. os aromas produzidos pela queima de materiais poderiam aumentar os sentidos. podiam queimar diversos materiais. um pequeno passo para dedicar produtos – os nossos antepassados. as pessoas reconheceram que. O fogo está presente para dar início à utilização do incenso e espalhar o seu conteúdo. traduzido como a forma como incenso. Tal como acontece com qualquer produto perfumado. tanto visão e olfato. ervas e folhas realizadas por heaven-alas espirais de fumo foi um prazer sensorial raro. Vejamos: Quando o homem primitivo se reunira em torno de seu fogo. o perfume vem em segundo lugar. ou seja. morte ou doença.Ele se popularizou no Japão e disparou. para mudar um humor (para facilitar a meditação ou práticas religiosas) e de limpar e desinfectar espaços vivos. os sete Reinos sagrados e muitas vezes não nos damos conta desta importância e utilidade. desde os primórdios de sua história. que também iria levar os bons desejos e orações de homens para cima no calor das chamas. por exemplo. Para muitos criadores de incenso é o item que vai abrigar o perfume. . vara. tanto que os japoneses estavam tão dedicados ao incenso que eles tinham escolas inteiras comprometidos com a criação e fabricação de incenso. A partir desta descoberta foi.

presente o reino da terra nesta percepção. estamos registrando uma molécula física que se desconecta do seu portador e trações no ar. pode causar um enorme bem estar e é inclusive recomendado no combate à depressão. a informação é enviada através dos nervos para o epitélio olfactivo. retangular. que chega através do nariz para a membrana mucosa que tem milhões de células de receptores de odor e cílios para capturar e identificar moléculas de perfume no ar. Os dados são então transmitidos para as partes conscientes do cérebro. – Ao utilizar o fogo e queimar materiais. Isso explica o efeito imediato e impensado de aromas no sistema nervoso. É considerada a sede da memória. ou em forma de vareta. O incenso pode causar uma reação imediata. quando sentimos o cheiro de um perfume. a qual era acrescentada ao fogo e também está em grande parte dos materias a serem queimados se originaram (as plantas para existirem. seja agradável ou desagradável. o sistema nervoso para o cheiro está directamente exposta à sua fonte de estímulo. o ar é rapidamente preenchido com aromas inebriantes simplesmente jogando algumas folhas secas. e como tal é um afetador potencial do humor. ou mais precisamente. O sistema límbico é a parte mais antiga e mais primitiva do cérebro. na realidade. nossos antepassados notaram que a maioria dos materiais desprendia um aroma único e às vezes poderoso quando queimado. Nossa capacidade de aprender e de simpatia também estão localizados no sistema límbico. Além disto. Todo cheiro é molecular. Ele armazena informações sobre cada cheiro já cheirou. nossa mente está ocupada trabalhando em um nível subconsciente. e de óleos essenciais também na Aromaterapia moderna. Ou seja.dentre os materiais que começaram a ser queimados. Ao sentirmos o aroma. reforçou a crença mantida pelos nossos antepassados antigos. certa alegria. grande. seja este. Muitas das reações e decisões que tomamos estão intrinsecamente ligadas ao nosso sentido de cheiro. fome ou ainda. nada mais é do que o “pó”. redondo. Estas respostas são criadas no sistema límbico. Então. de uma maneira que nenhuma outra sensação causa. está presenta a terra. e muitas áreas da nossa saúde e relaxamento pode ser afetado positivamente pelo cheiro. novamente. médio. o qual é parte do sistema límbico no cérebro. e por definição. E uso de incenso. precisam da terra). especiarias ou galhos. a fim de decidir se nós gostamos e determinar se nós o reconhecemos. daí a ligação estreita que muitas vezes sentimentos de simpatia e antipatia têm muitas . seja este. se pensarmos com certa calma e profundidade. sono. O incenso pode causar relaxamento. pequeno. tudo que se obtém ao final da utilização de um incenso. Ao contrário dos nossos outros quatro sentidos. Não é a toa que aspirar alecrim que significa alegria. através da aromaterapia. e fornece respostas e reações a vários estímulos.. O que significa dizer que.

inspiração. em igual proporção. folhagens. ao final. como batimentos cardíacos. – É através da água que a semente plantada germina. regulação hormonal e da respiração. no seu estado líquido. galhos.. tanto a água como o óleo são utilizados para a sua fabricaçao em grande escala. era um molusco retirado do fundo do mar para ser queimado. E farás um altar para queimar o incenso. O gálbano é um arbusto que só exalava seu delicioso perfume após ser machucado. ser muito amassado (de todo folha macerada. água presente nas gotas. estas especiarias aromáticas e o incenso puro. Após a queima.” O estoraque (significa “branco” em hebraico) é o famoso e valioso bálsamo aromático da Ásia Menor. planta. A onicha por sua vez. ela produzia um cheiro agradabilíssimo. em Êxodos 30. Lembrar que o sal. obtem-se a água. nos seguintes versículos: “01. a qual faz parte de sua composição) Este exemplo prova que o incenso está ligado ao reino das águas. – Todo tipo de erva. que queimados se transformam no incenso. de madeira de acácia o farás.vezes com cheiros.. e gálbano. O sistema límbico também é responsável pela criatividade. De acordo com a Bíblia Sagrada.” “34. extraído da resina produzida por arbustos da família das Estiráceas e sai da arvore em formas de gotas. . Novamente a água de onde sai o molusco. estoraque. pertence ao reino da mata. Um bom exemplo de incenso que se relaciona com o reino da água é o incenso de sal grosso. E na industrialização do incenso. e todo o não pensamento. é água. Portanto. processos de vida automáticos. O incenso pode afetar todos esses processos corporais poderosos. onicha. Disse mais o Senhor a Moisés: Toma especiarias aromáticas.

O incenso assume muitas formas: ervas são ou amarrados em feixes chamados "paus manchas". que teria aprendido de seu uso ao entrar em contato com as nações orientais. particularmente na área península árabe de Omã. O comércio de olíbano floresceu durante séculos. literalmente. e também por causa dos impostos exorbitantes cobrados ao longo das rotas de comércio estritamente controladas. Em quase todas as religiões. pois. com pico no auge do Império Romano. portanto. meditação e contemplação. Incenso foi usado em grandes quantidades pelos antigos egípcios. ou o mais longo. sua aplicação e resultados terapêuticos influenciam diretamente a sensibilidade e saúde das pessoas. o "manchas" ou queima de ervas e resinas foi e continua a ser uma prática sagrada realizada por muitas culturas tradicionais. persas e assírios. quando utilizado. calma. Por muitos anos. folhas e pós foram consideradas um presente dos deuses. preparar a mente eo corpo para a oração. simbólico da graça divina. o que se esta fazendo é aproximando as entidades do plano espiritual ao do plano material que é o terreno. ervas e especiarias que produziram o melhor incenso foram negociados como mercadorias altamente desejáveis. calma e ajuda a reduzir a ansiedade. pelos romanos.Vários milhares de anos antes do advento do cristianismo. O incenso também pode ajudar a limpar a atmosfera. e seu uso pode ser rastreado até o reinado da Rainha de Sabá. estresse e medo. as ervas podem ser trançados . se busca a espiritualide acima de tudo. pode-se notar que o incenso com seu alto poder aromático e espiritual de cura. foi tanto de natureza principesca dos presentes quanto de seu significado simbólico. O comércio só diminuiu devido à redução da demanda. Tal como acontece com os seus homólogos do Leste. ele reflete ações significativas. que reinou sobre a Hadramut Unido que incluiu Omã. após a queda do Império Romano. revitalizar. ao necessitar de relaxamento. e meditacação. O incenso era um presente caro. incenso e mirra para o Menino Jesus. menos ansiedade. óleos aromáticos. – ao acender um incenso. O comércio de olíbano floresceu por mil e quinhentos anos. que também queimaram misturas de fumaça de ervas em purificação cerimonial e rituais de cura para milhares de anos. Um exemplo bem antigo é dos nativos norteamericanos. vigor. estimular e renovar energia. Pelos exemplos citados em epígrafe. as plantas. em toda a humanidade. olíbano da Península Arábica foi realmente uma moeda mais valiosa do que o ouro ou prata. – A importância da crença de que os três homens sábios trouxeram ouro. e através deles. aliviar a insônia.

Ao acender o incenso. incenso simboliza o zelo dos fiéis. a busca da visão e suor. É interessante notar que a Igreja Católica Romana agora compartilha uma devoção a rituais que envolvem incenso com o número crescente de praticantes pagãos e wiccanos. o que se solidifica é o encontro do mundo dos vivos com o mundo dos mortos. o incenso também pode ajudar a acelerar a cicatrização. Por um período o uso do incenso foi interrompido na Igreja do Ocidente por causa de sua estreita associação com o culto pagão. Além disso. Portanto o incenso tem mais uma vez confirmada a relacao direta com os reinos do fogo. cria uma nuvem de incenso. não só para aumentar a solenidade de seus serviços. Os incensos neste formato continuam até hoje como parte integrante de rituais de purificação nativos americanos e são parte integrante de outras cerimônias importantes. com o sistema sanguíneo e com a água existente em nosso organismo. "uma ação ou objeto de origem eclesiástica que serve para expressar ou aumentar a devoção". Além do exposto. como reuniões de roda da medicina. quando queimados. independente de religião. e sua fumaça simboliza a ascensão de orações para o céu. Na igreja Católica Romana e igrejas orientais. São evocados os espíritos de plantas sagradas para afastar energias negativas e restaurar o equilíbrio. O uso do incenso na religião organizada continua como um aspecto relevante e importante de várias religiões confirmadas. A Igreja Católica Romana sempre reconheceu o valor dos ritos e observâncias cerimoniais. sua doce fragrância ecoa o "odor de santidade". incenso é um sacramental. isto é.em "cordas". Por sua queima. sendo usado para preparar a congregação para oração e ritual. emitem um cheiro doce de fumaça. Os significados místicos atribuídos a incenso pela igreja dificilmente difere das de nossos ancestrais. os próprios grupos que procuraram dissociar-se. mas para despertar um espírito de devoção naqueles que ministro para eles e aqueles que o freqüentam. mas sempre foi usado na Igreja Oriental. O processo de cicatrização é uma regeneração celular. O incenso usado hoje é pó ou grãos de resina ou de produtos hortícolas gengivas ou outras substâncias que. tem ligação com nossa pele. água e almas. Acredita-se que emana de santos e mártires. É membro do Núcleo Mata Verde Abá Guassu . que é outro símbolo de piedade.

observe com cuidado! A luz do sol está se esvaecendo. estamos prontos para ver aquilo que muitos não veem.Águia Vermelha. veja o que está dentro de seu coração. disse Alma da Noite: -meu amor. emocionada. meu eterno amor.F inal de tarde. Quando amadurecemos. Há um espaço pequeno entre elas e a luz do sol torna-se visível. pois nem sempre o que é belo é fácil de ser observado e atingido. eu não sei o que seria sem você! Um beijo selou a forte emoção e ela percebeu que. ensinando-lhes sobre o respeito ao próximo. na vida precisamos ser observadores atentos. Portanto. tendo à frente 8 batedores e também Mantonegro. Mantovan e o mais recente amigo. Aí surge a sabedoria. Se não conseguir na primeira vez.. dispensou os guerreiros. a luz do sol é visível quando você se esforça para vê-la. Ele insistiu: . disse ela! Observe entre as folhas largas desta árvore neste galho.Águia Vermelha. está fraca porque ele está se despedindo e logo a lua surgirá. -Olhe uma vez mais com atenção! Ela respondeu novamente: . um tanto preocupada. . Alma da Noite? Parece pensativa! Ela. Mas. Ela. vem chegando na aldeia. Por que será que mesmo motivada não consigo encontrar as palavras certas para orientá-las? As atitudes falam mais que as palavras mas preciso saber conversar com elas de forma simples. estou preocupada sim! Queria tanto poder ajudar as crianças da aldeia. É assim que acontece com nossa vida. de cabeça baixa. Disse Alma da Noite : . Nariz de Ferro. Não desista nunca de enxergar o que é nobre em seus sentimentos e ensine ao próximo o que eles não conseguem alcançar e ver sozinhos. na verdade.sorriu para ele! . meu amor. Ela olhou e . Veja aquela fruta que ainda está verde naquele árvore pouco distante de nós. mais bonita.o que houve. não consigo ver! Ele olhou fixo para ela e apontou para o alto: . que passou a conviver com os Cheyennes. na proteção aos animais. Convidou-a para olhar para o sol entre os galhos de árvore e folhas. Águia Vermelha e um grupo de Cheyennes. na verdade.nada lhe faltava para falar de amor à natureza às crianças de sua tribo. Em breve você a verá de outra cor.vê aquele galho na parte mais alta? Consegue ver? Sim.índio apache. o amor aos animais. Atauack. É preciso estar preparado para isso! Se você quer ser uma boa professora para as crianças. Indagou: . mistura de alegria com lágrimas. levantou os olhos e disselhe: meu amor. apeou do cavalo e viu Alma da Noite apreensiva. além de longo e sincero sorriso. abraçou-a e beijou suas faces carinhosamente. Mas.É verdade. sinto que me falta ainda alguma coisa que não encontro resposta. você é sábio! Ele sorriu e concluiu: . Ao chegar. não sei o que me falta! Por que me angustio se tenho boa-vontade em promover o bem e me falta ainda alguma coisa que não descobri? Águia Vermelha pegou-a pelo braço e com ela sentou-se embaixo de frondosa e imensa árvore. Ela não conseguia perceber esta luz. ver nos espaços pequenos a beleza que a vida pode lhe oferecer. mas madura. Ele está em você! Veja dentro de sua alma aquilo que já nasceu e está pronto para ser revelado. vindo da inspeção em suas terras. Este conhecimento que você diz estar lhe faltando. mesmo timidamente. setembro de 1870.. você não soube encontrálo. Pena Verde. o abraçou e beijou-lhe carinhosamente. estou vendo! Feliz. insista até ver o que você imaginar ser impossível. mais evidente.Minha Alma da Noite.. Aproximou-se dela. eu vejo. a preservação da natureza.

o sapo. integrante da CPDA/OAB . a coruja. Por isso. seccional Rio de Janeiro . o falcão. comemorando o desfecho feliz.Comissão de Proteção e Defesa Dos Animais da Ordem dos Advogados do Brasil. Vento. todos amigos do casal. Precisamos ver aquilo que somente o bondoso coração consegue enxergar. palestrante em escolas. seu cavalo e Pablito. seu cão.A Águia. fizeram um barulho incrível. Ventania. universidades sobre a senciência dos animais. inclusive. este amor incondicional do casal e o respeito e também amor aos seus animais. O bem tem várias faces. é preciso saber enxergar a beleza que vem de Deus e dela falar ao próximo! jornalista.

pedindo-me apenas que não revelassem seus nomes. o Estado não colabora absolutamente com esse tipo de trabalho educativo. dizendo-me. disse que sim. pois a verba para a Educação fora drasticamente reduzida. uma vez que as leis protetivas são brandas. Concluindo. sabemos que o mundo ainda caminha a passos curtos para tal objetivo. dia 15 de maio. Infelizmente. essa conceituação discriminatória aos animais amparada no antropocentrismo ainda tem raízes robustas e fincadas na indiferença humana. além das dificuldades naturais que os protetores encontram em virtude do especismo predominante. A citada lei não está sendo cumprida. Somos persistentes e não sou exceção . Depois de longa conversa. que são 1740 escolas com 70 mil alunos e que as palestras teriam que ser GRATUITAS. Lá estive e conversei com algumas representantes dessa secretaria.A Declaração Universal dos Direitos dos Animais é um documento de caráter normativo e foi proclamado e promulgado pela UNESCO . em nosso país. Fiquei pasmado. para fins de orientar as nações sobre a imperiosa necessidade de leis protetivas à fauna em sua ampla diversidade. afinal. devem se preocupar com essas vidas. tantas dificuldades para desenvolver um profícuo e indispensável trabalho de conscientização de alunos. aguardo o chamamento. sem remuneração. Jamais consegui ministrar palestra nas escolas públicas do Rio de Janeiro. às escolas e Para que o ilustre amigo e amiga tenha melhor ideia sobre o assunto. Portanto. principalmente. não há interesse algum por parte dos responsáveis pela Educação no Rio de Janeiro. encontrando imensas barreiras e inconteste má vontade.inclusive.uma vez que indaguei a alguns professores do município e disseram-me que não existe palestra alguma sobre o referido tema. A Lei Municipal 5852/2015.Organização das Nações Unidas para a Educação. Sendo uma excepcionalidade. do vereador Carlo Caiado (Carlo sem s) determina as escolas do Rio de Janeiro trabalho de conscientização sobre a proteção animal e imaginei que teria apoio para tal fim. por exemplo. além das palestras em salas de aula. pagar-me um DAS ou um salário de um professor específico no assunto não abalaria de forma alguma as finanças dessa secretaria. Na verdade. A soberba ainda predomina em muitos segmentos da sociedade mundial. Bruxelas. editando leis e princípios que concedam direito à vida animal distante do sofrimento ou quaisquer tipos de maus-tratos e crueldade. Alerta que os países signatários como o Brasil. desde o ensino fundamental ao superior. em novembro de 2014 fui convidado pela Secretaria Municipal de Educação que ficou ciente do meu trabalho e por ele se interessou. As autoridades governamentais no país ainda não se sensibilizaram e. Todavia. . Disseram-me que oficializariam o convite . por isso. As palestras se resumem universidades particulares. propuseram-se o seguinte: gostaríamos que o senhor ministrasse palestra para 11 professores. a Ciência e a Cultura em 27 de janeiro de 1978. tornando-os multiplicadores dos seus estudos e GRATUITAMENTE. houve interesse em minhas palestras.o meu entusiasmo em defesa dos animais obriga-me a estudar diariamente para escrever e ter embasamento jurídico e científico.até hoje. pois o meu objetivo é nobre e seria uma singular oportunidade de mostrar minha capacidade.

o que você diria a ela? Perceba que este é um encontro de você consigo mesmo. não existe falha. matamos e morremos. Estamos condicionados a agir e pensar desta forma. se ela pudesse enxergar seus medos e inseguranças. nenhum mal permanece para sempre. Sei que é muito difícil se manter acordado num mundo onde existem tantas ilusões. tão distantes de nós mesmos. saiba que tem algo muito valioso. é a sua consciência em plenitude. sem julgamento. O desinteresse pela causa animal é flagrante. não existe medo.Esse é o retrato do Brasil.. E se por alguma razão não lhe veio nada em mente..um dia passarão e outros ocuparão espaço. que você a . existe amor. nos guiamos por medo e nos mantemos por culpa. tantos preconceitos e aparências.. jamais desistirei de meus nobres objetivos pois é compromisso espiritual e os que detêm algum poder. universidades sobre a senciência dos animais. jornalista. Quando você se encontra não existe dor. sofremos e fazemos sofrer e tudo isso para quê? Qual o sentido da vida? Acho que agimos assim porque estamos muito distantes de nós mesmos. nossas mentes sempre preocupadas. mas que você não se deu conta ainda. apenas sentindo algo que somente Deus é capaz de criar. permissiva e tolerante. É um reencontro com as diversas experiências já vividas. exigimo-nos cada vez mais. Por isso. espelhado no Rio de Janeiro. é a lucidez que nos faz agir e reconhecer o amor que existe em nós. Lutarei muito por isso e conseguirei. Se observarmos cuidadosamente a legislação protetiva dos animais veremos o quanto é branda. palestrante em escolas. afinal. suas falhas e arrependimentos. integrante da CPDA/OAB Comissão de Proteção e Defesa Dos Animais da Ordem dos Aonde você está agora? Quais são os seus medos? Quem é você? A ndamos todos tão apressados. mais um dia se passa. O que te faz levantar todas as manhãs? Aposto que agora você direcionou seu pensamento a boas lembranças. é essa criança que eles enxergam e eles querem muito que você a veja. você tem que ir a lugares que não gosta. Quando um caboclo ou um preto velho olha para você. nossas energias gastas sem que nem ao menos percebamos e assim. onde para ser aceito. esquecemos da criança que existe em nós. Por quantas existências já estamos agindo desta maneira. dizer coisas que não sente e aparentar ser quem jamais foi. E se caso ela aparecesse diante de você e pudesse ver dentro de sua alma. Estou sempre motivado para ser útil à causa que amo e não abro mão. Mas. sempre insistirei na imperiosa necessidade de a disciplina " A Senciência e Direitos dos Animais" faça parte do currículo escolar NÃO apenas no Rio de Janeiro mas em todo o Brasil.

É membro do Núcleo Mata Verde Abá Guassú Alimentação Natural Mônica Duran “ Buda O meu convite será constante nessa coluna. Acredito que a maioria dos leitores trazem uma boa lembrança. um sorriso inocente e cheio de alegria no rosto. você acolhe essa criança e uma lucidez e força infinitas invadem o seu ser. café com leite. bombear o sangue. medos ou culpa. A maior doçura da vida está na liberdade de nos modificarmos. você adquire uma compreensão maior sobre o sentido da vida. inexplicavelmente você sente paz e por vezes lágrimas caem de seus olhos. Mas nosso tema é traçarmos um caminho. a informação está mais acessível e temos outra consciência sobre os alimentos. vez ou outra uma mamãozinho ou um bolo amanhecido da tarde anterior. mas a parte negativa dessa bela história está no condicionamento. para tristezas.. depende de cada um. como respirar. suco de limão e até mesmo água para preparar o corpo a essa 1ª e importante refeição. às vezes o tempo nos deixa marcas.após 8 horas de sono aproximadamente. e a cada leitor eu desejo a audácia de experimentar sair da “zona de conforto”. quando suas falas chegam mansas em seus ouvidos. Quando você se reconhece.. você é essa criança. com uma esperança e leveza em seu espírito. Somos todos crianças. Só de lembrar me recordo do cheiro. Passados 20 a 30 minutos torna-se um organismo hidratado e limpo para melhor absorção desse “café da manhã”. é que eles lhe aproximam de sua criança. você sempre carrega consigo essa criança. mesmo porque. Frizo que sempre que possível faça uma visita ao médico e conheça seu corpo e suas fragilidades. O que faz bem ou mal nesse desjejum é muito relativo. quando eles olham em seus olhos e tocam o seu coração. de cada superação atingida. Não existe mais espaço para magoas. nos alegrarmos nas conquistas de cada dia. do barulhinho da casquinha de pão e do carinho dos meus pais. Na minha infância (nos anos 70) era de costume ter a mesa pão francês fresquinho com manteiga. digerir. é muito importante! .sinta. nos aquecer. eles voltam a sua atenção a você mesmo. de cada opção acertada.carece de delicadeza e atenção. Algumas pessoas utilizam sucos verdes. quando você enxerga a si mesmo quando criança. com roupas simples... nosso organismo que utilizou a energia para o corpo manter as funções básicas. a oferta de variedades é extremamente maior. Vou sublinhar o desjejum. de sua essência. mas não se engane. que pode ser diferente se você quiser e experimentar.

A aveia é um cereal muito nutritivo. Você pode adiquirir muitos minerais e vitaminas no suco verde. barato. Você sabia que aquele velho café com leite aumenta o risco a osteosporose? Muito bem.. e saboroso. vitamina B12. vou ensinar já já.. pois estão relacionadas a um bom funcionamento intestinal. É importante que coe para que não sobrecarregue de fibras o organismo aumentando o trabalho do intestino. rápido. que é mais simples.. Como toda receita vc pode modificar adequando ao seu prazer e paladar. vitaminas (especialmente do grupo B e E). Leite sem lactose.. sem lactose. ferro. carboidratos e fibras. eu me pergunto sempre por que modificar um alimento assim? Será necessário o leite na nossa alimentação? Ou estamos condicionados a utilizá-lo? Tenho pesquisado muito sobre absorção de ferro. ou utilizar um paninho furadinho como achar melhor. . que possui cálcio. de amêndoas. proteínas. mas uso diariamente o leite de aveia. tudo bem também. calcio. Eu já experimentei leite de linhaça. mas se preferir o suco de limão com um pouco de água (sem açúcar) ou simplesmente água. mas é mais demorado. Dentre tantas substâncias positivas para a saúde. 2 folhas de couve manteiga Suco de um limão 1 pepino japonês Folhinhas de hortelã Raminhos de cheiro verde 1 fatia de abacaxi 1/2 maçã Bata todos os ingredientes no liquidificador ou centrífuga e coe na “panela furada” (um paninho utilizado para expremer o suco separando o sumo). à diminuição na absorção de colesterol total e LDL-colesterol e sua manutenção em níveis adequados.enriquecidos e o mais interessante. pode se usar peneirinha. de castanhas.Há nas prateleiras dos supermercados e afins uma maior variação de leites. as fibras solúveis merecem destaque. existem leites que você pode fazer e utilizar em diversas receitas.

vá retirando os industrializados do seu carrinho e certifique-se da higienie desses estabelecimentos. comer commel e canela. É membro do Núcleo Mata Verde Abaré Ybytu ( 3º Grau) Vegetariana . coar num paninho tipo voal. que se usa para coar qualquer tipo de leite. muito bom! Espero que goste dessas dicas e que continue se aventurando na culinária não convencional. eu utilizo garrafa de vidro para armazenar e tampo com plástico filme. ou utilizar como máscara facial ou para os pés. Visite as lojas que vendem produtos a granel. deixa a pele lisinha. por pelo menos 3 horas. levar ao liquidificador com a água e a essência.150 grs de flocos de aveia 1 colher (sobremesa) essência de bauniha 1 litro de água potável Colocar a aveia de molho numa vasilha (preferência de vidro ou louça) c água suficiente para cobrir. ou bolinho salgado de verduras e legumes. experimentando e melhorando o funcionamento do seu organismo. escoar a água. A aveia que fica no pano vc pode utilizar fazendo cookies. pode ser conservado na geladeira por até 3 dias.

P.Luiz Eduardo H á pouco mais de um século. Há uns sete anos antes da abolição da escravatura.. há um fato curioso na história brasileira. e da cidade de Santos.. nas proximidades onde o Núcleo Mata Verde – Templo de Umbanda está inserido atualmente. que nos chama atenção: de acordo com os historiadores. e próximo do bairro Jabaquara. Apesar do Núcleo Mata Verde ser uma “casa de Caboclos”. no bairro da Vila Mathias. o município abrigou duas das maiores colônias de fugitivos da escravidão: . a região abrigou dois importantes quilombos na época da escravatura no Brasil. a cidade de Santos-S.

*Abrindo um parênteses para melhor compreensão do texto. meu Pai! Saravá a corrente dos Pretos-Velhos! Atrás do Hospital Santa Casa da Misericórdia de Santos. na medicina. aqui se instalou. nos museus. fundada pelo médico provedor do município. na escravidão. O quilombo se organizou em torno da casa do abolicionista. fundos do hospital. mistérios. túmulos. e se manifesta na natureza pela magia. pela transcendência. O Quilombo do Jabaquara.Claudio Luiz da Costa. por bairro do Jabaquara. manicômios. percebemos a grande influência do Reino das Almas atuando sobre a região. Em homenagem ao quilombo. como era conhecido. funciona a empresa C. umas praticamente unidas às outras. Para manter a ordem dentro do quilombo. dentro da Doutrina Umbandista . na velhice. cortada por vários riachos. e de alguns comerciantes de Santos. no cruzeiro das almas. Tudo o que tem a cor preta ou roxa. uma vez que os africanos chefiados por ele. a corrente dos Pretos-Velhos. A cor representativa desse reino é o preto. Essa região permaneceu como quilombo alguns anos depois da abolição da escravatura. cujo teve a ideia de ceder uma de suas propriedades para abrigar os refugiados. na expiação. nos cemitérios.Umbanda os Sete Reinos Sagrados. . e os escravos erguiam seus barracos com o dinheiro recebido do trabalho.836) (Casa de Quintino de Lacerda – Quilombo) Próximo a encosta do morro Monte Serrat. (Companhia de Engenharia de Tráfego). etc. e algumas abrigavam armazéns. transformação. A característica principal desse Reino é a espiritualidade.E. em 4 de setembro de 1836. necrotérios. inclusive pela saúde! A qualidade desse reino também está presente nos hospitais. na lama. pertence ao Reino das Almas. o último reino sagrado dentro da Doutrina que seguimos no terreiro. situava-se o Quilombo do Pai Felipe. Atualmente nesse local.* Voltando aos fatos históricos. mudança forçada. cura de doenças. (Santa Casa por volta de 1. um ex-escravo. foi fixada uma placa de identificação e homenagem ao Rei Batuqueiro. pela morte. foi dado o comando à Quintino de Lacerda. que abasteciam os negros de alimentos e outros produtos. no brejo. Composto por muitas casas. sabedoria. Tem como orixá regente Obaluaê. sendo reconhecida como hospital no trato de tuberculosos. O local era formado por uma extensa área de mata virgem e várzea.T. apresentavam-se para o público tocando atabaque. Dr. uma vez que o Núcleo Mata Verde encontra-se situado bem próximo dos antigos quilombos santistas! Atotô. convém lembrar que: no Núcleo Mata Verde – Templo de Umbanda. possui a vibração do Reino das Almas atuando sobre ela. dando origem ao que conhecemos hoje. vulgo a época da colonização denominada “Casa de Todos os Santos”. que trabalhava para o senhor Mathias da Costa – um dos santistas abolicionistas. presídios.

o sítio das Neves é explorado como pedreira. Pai Felipe instalou-se com seus comandados no Jabaquara. promovendo abrigos e lutas constantes pela libertação dos escravos. resolveu criar o seu próprio quilombo no sopé do Monte Serrat. mas como não se submetia as ordens de Quintino de Lacerda. A cidade de Santos-S. Atualmente. das Neves) No início.P na época da escravidão no Brasil.Pai Felipe era líder de um grupo de escravos foragidos do Engenho de Nossa Senhora das Neves (Rodovia Piaçaguera – Guarujá).S. ficou conhecida por dominar a conscientização unânime do ideal abolicionista. (Pedreira Guarujá – Antigo Engenho N. .

e a Escola Politécnica da USP.T de Santos. É membro do Núcleo Mata Verde Abaré Anga (7ºGrau) . Atualmente. n. e mudou-se para a Rua 13 de Maio. Depois a casa foi crescendo. bem próximo do antigo Quilombo do Pai Felipe. Santos-S.E. em frente a C.P. o terreiro continua na mesma região da Vila Mathias.º 209.Abençoado seja o Núcleo de Estudos Espirituais Mata Verde – Templo de Umbanda! Teve seu inicio na Rua Euclides da Cunha. mas localizado na Rua Júlio de Mesquita.

Exemplos: segue sendo um caso único em minha experiência. noite ele compra um bilhete de entrada ao teatro. mas sim num padrão subjacente ou dinâmico que é expresso através de eventos ou relações significativas. pois não implica somente na aleatoriedade das circunstâncias. a saber. de mais ou encontrar menos um pé (30 cm) de comprimento. ouvi de trás de mim um ruído como se algo em frente à minha casa. sobre a um em nossas escarabeídeo latitudes. que vi que foi um inseto voador que chocava contra ela. me mostrou do metrô ou do trem. ao empregar esta série em um trabalho Enquanto ela me contava o sonho." "Na manhã do dia 1º de abril de 1949 eu transcrevera uma inscrição referente a uma figura que era metade homem. ao que parece. eu me dirigi a um local à beira do lago.”. eu estava maior. Alguns meses presenteavam com um escaravelho de ouro. Como ninguém pôde estar lá. e tendo encerrado justamente a sua sentado de costas à janela fechada. De tarde. contendo esse mesmo número. depois. ele algumas figuras impressionantes de peixe. De repente. metade peixe.” Na manhã seguinte. costumes habituais. representando um monstro marinho. mas nem sempre percebemos. Chegando a casa.O que é sincronicidade? depois disso. A sincronicidade difere da coincidência. (crisomélido). Ao almoço houve peixe. naquela mesma manhã. Alguém nos lembrou do costume do "Peixe em Abril" (primeiro de “Pode ocorrer que alguém casualmente tenha a abril). Abri-a e o apanhei. bem cedo. redação. se via na necessidade de entrar em uma sala escura precisamente Essas coincidências significativas acontecem naquele momento. Tenho que dizer que não me com todos. a . De recebe um telefonema e a pessoa do outro lado noite. em um momento vez depois de dez anos. que sua atenção despertada pelo número do bilhete eu já não via por vários meses. Era a analogia mais próxima a um escaravelho de ouro que se pode Desta vez encontrei um peixe morto. uma antiga paciente minha. onde já estivera diversas golpeasse suavemente a janela. que. eu vi outra antiga paciente. ao contrário de amurada do lago. alguém me mostrou uma peça de da linha diz um número igual ao do bilhete. que veio me visitar pela primeira "Uma jovem paciente sonhou. havia ocorrido algo semelhante nem antes nem porém à medida que vamos nos tornando mais . não tenho ideia de como o peixe foi parar ali. Na noite anterior ela decisivo lhe sonhara com um grande peixe. Dei meia volta e vezes. e que o sonho daquela paciente é também referida por Carl Gustav Jung de "coincidência significativa". À bordado. de seu tratamento.

sensitivos a percepção aumenta e a Infinitos casos acontecem constantemente. Muitos povos antigos consideravam que as principais doenças que acometem o ser humano tinham como causa a presença de espíritos maléficos. deles nada escondemos e quando prática do exorcismo na antiguidade era algo querem nos passar algum sinal. exemplo ao escutarmos duas pessoas conversando e determinada palavra mexe conosco gerando o caso de sincronicidade. essa música ou comercial pode ter Transtorno de Ansiedade e até mesmo quadros alguma frase que gere o caso de sincronicidade. de Psicose podem ter sido inflamados por acontece ainda de se utilizarem da intuição de espíritos negativos. evoluídos e os menos evoluídos. podem . é justamente todos os estruturais que são formados através dos espíritos. como se involuntariamente estivéssemos enviando ordens ao Universo. acontece a sincronicidade. Transtornos mentais como o para ou Pânico. com o Universo. trabalhando em Os campos estruturais são mantidos pela vontade do desencarnado) espírito através (encarnado das ondas ou conjunto. De acordo com da nossa certas tradições. Os espíritos que estão mais apegados a matéria podem influenciar os encarnados de diversas formas. “A obsessão espiritual é um dos maiores males da humanidade”. que venham a prejudicar o encarnado. podem se utilizar muito comum e corriqueiro. emoções onde retrata muito bem o mal da obsessão. ou mesmo estivéssemos criando o nosso destino. exemplo: seres humanos tanto doenças físicas como para que sintonizemos uma estação de rádio moléstias psíquicas. assim como a isso em muitas obsessões complexas também influência de espíritos. mento- emocionais (pensamentos e emoções). essas criações mentais ou campos estruturais geram alguns casos de sincronicidade. coincidências significativas. A intenções. os espíritos podem gerar nos percepção em determinada situação. organizações trevosas que levam uma pessoa até a loucura. pois em muitos casos se trata de falanges de espíritos. No Novo Testamento por diversas vezes Jesus expulsou Os espíritos conhecem os nossos pensamentos e diversos demônios dos enfermos e possessos. Quando dissemos “Os espíritos conhecem os A sincronicidade tem a influência de campos nossos pensamentos”. Eles podem sugerir ideias negativas. a angústia persistente. Há Extrai um trecho do texto do Hugo Lapa de sua sempre uma conexão entre os pensamentos e página do facebook: Espiritualidade é Amor. por pensamentos da própria pessoa. constantemente. sincronicidade passa a acontecer com maior basta estarmos atento aos sinais. o comercial. frequência. nossa intuição escutarmos aumentando determinada a música qualquer pessoa para nos tocar de alguma maneira. a Depressão.

durante a noite. É como deixar uma Todos os Espíritos geram esta onda. sua percepção é influência pode nos afetar apenas no caso de através dos pensamentos e emoções. mas sempre uma contra nós ou nós contra outros. é preciso deixar claro que toda visão. para e desencarnados. Por isso. ou como deixar as chaves de um carro na ignição.insuflar pensamentos obsessivos. encontrar nossa consciência aberta. as emoções. qualquer ladrão nela penetrar livremente. audição. uma consciência aberta e predisposta a Os caboclos e pretos velhos em consulta influências diversas pode ser a porta de entrada recuperam a autoestima do consulente. paladar e olfato. podem nos via de mão dupla. uma predisposição a certas ideias. emoções: campo emocional. como vícios e obsessão vamos entender como funciona as sexualidade degradante. facilita a ação dos espíritos. nossas energias nos deixando cansados e sem Muitos sentem essas influências e para explicar a interesse de seguir em frente. num beco escuro. uma afinidade com o espírito. que ficam e único responsável pelas obsessões são os martelando persistentemente em nossa cabeça. Não há obsessão para aqueles excitar emoções negativas diversas. ou àqueles estão em em nossa vida. no plano espiritual existe as ondas Isso significa que sempre há em nós algo que mento-emocionais. dentre outros tipos de ONDAS MENTO-EMOCIONAIS influência. vibração mento-emocional. feridas e traumas do Pensamentos: campo mental. passado. o maior . os pensamentos ou o campo Da mesma forma que essas atitudes podem emocional. encarnados casa com a porta aberta. tato. próprios encarnados. No entanto. Portanto. nosso campo mental. Quando estamos obsidiados houve sintonia de com a porta aberta. podem ainda nos melhor forma de se prevenir ou se livrar da suscitar paixões e desejos impuros. Os Espíritos não possuem os 5 sentidos. ou seja. facilitar o trabalho dos ladrões de casas e carros. podem sugar ou vampirizar um nível de vibração mais elevado”. podem nos que não deixam os portais de sua consciência propor escolhas que serão nocivas e destrutivas abertos a essas influências. estão em desequilíbrio. uma fraqueza emocional e psicológica. a para muitos tipos de obsessão. A obsessão espiritual podem também influenciar outras pessoas nunca é uma via de mão única. etc.

facebook. Muitas vezes.com/EspiritualidadeEAmor/posts/1164229766962280 Umbanda Os Sete Reinos Sagrados. dificultando a sintonia com as baixas vibrações e os obsessores. quando o consulente necessita de maior atenção e cuidados. mudar hábitos e costumes. elevando a sua vibração mento-emocional e aconselhando a oração e vigiar os pensamentos. melhora o estado de humor e alegria. pois ao se realizar exercícios é liberada pelo cérebro uma substância chamada endorfina. portanto geramos ondas mento-emocionais em vibrações mais elevadas. Jung É membro do Núcleo Mata Verde Abaré Tatá (1ºGrau) .confiança. G. Manoel Lopes Sincronicidade A dinâmica do inconsciente C. Quando estamos mais alegres nossos pensamentos e emoções são mais harmônicos. orar. Praticar esportes também ajuda. A obsessão tem cura. Fontes: https://pt. que estimula a sensação de bem-estar. conforto. assim como tratamento médico.org/wiki/Sincronicidade https://www. em casos mais graves é aconselhado o tratamento psicológico. Já dizia o Mestre Jesus orar e vigiar.wikipedia. mas é preciso vigiar.

os pensamentos. O elétron é definido como uma partícula (física tradicional e não a quântica) que possui carga elétrica. o espírito também está). notaremos a manifestação de uma força de repulsão entre as duas partículas. Neste universo seus elementos não possuem formas físicas definidas. Acreditamos que todos tenham entendido a diferença existente entre as duas dimensões – a material e a espiritual. as emoções e sentimentos. Neste universo se manifesta a inteligência. É neste universo que “vive” o espírito. perceba que seus pensamentos não se encontram presos ao “Presente” do universo material. a dimensão física e a extrafísica. e este espírito possui a característica (qualidade) de gerar (criar) os pensamentos que por sua vez geram o que chamaremos de “campo mental” do espírito. O elemento “principal” do universo espiritual é o que chamamos de espírito. Podemos em espírito. que existe ao redor da partícula denominada elétron. viaje pelo passado e pelo futuro. o Aiyê e o Orun. Num instante nos deslocamos da Terra ao Sol. os princípios de eletricidade e das partículas elementares: elétrons e prótons. O termo “campo” é emprestado da física moderna. um campo . facilmente viajar no tempo. as informações etc. Faça uma experiência com seus pensamentos (podemos dizer que onde o pensamento está. ou seja. Para que todos entendam de uma maneira bem simples o conceito de campo. se colocarmos ao seu redor outro elétron.formação do universo.… É o que podemos chamar de universo das idéias e emoções. vamos comentar rapidamente sobre o campo elétrico. como no universo material. também estas manifestações não se encontram presas ao tempo. não existem barreiras para as manifestações neste universo. A maioria de nós já estudou nos cursos básicos. N o universo espiritual encontramos os espíritos. ou do momento presente até a época da Afirmamos então.

Se por um momento o espírito parar de pensar e/ou manter-se livre das emoções. pois todos nós somos espíritos presos a matéria (encarnados na linguagem espírita) e possuímos a capacidade de pensar e de se emocionar. em algumas ocasiões isto é possível. Encontramos por exemplo: campo elétrico. voltamos nossa atenção ao espírito. campo sonoro. É obvio que uma pedra.elétrico. etc. Estas duas manifestações.. Por hoje é só. não pensa e nem se emociona. não são consideradas manifestações materiais e sim espirituais. uma mesa.. Além dos pensamentos que geram o campo mental. nosso espírito não se cansa de pensar e de se emocionar. . Após esta breve descrição do conceito de campo. portanto pertencentes ao universo espiritual. campo gravitacional.. campo visual etc. onde o espírito estaria gerando um campo mental e emocional estático (sem alterações). sofrerá a ação de uma força. onde qualquer partícula que possua carga elétrica. teríamos uma situação peculiar. mês que vem continuamos… Até lá! . ele também possui a característica de gerar emoções e sentimentos e respectivamente um “campo emocional”. campo magnético. Mas a realidade é bem diferente. Citamos estas duas características do espírito.. O campo sempre é definido em função de uma característica da matéria. colocada dentro deste campo. uma cadeira.