Press Release

julho 2008

30 anos de ABS - Histórico
Prevenir o travamento das rodas tem sido o objetivo de pesquisas
desde o início do século 20 – não apenas em carros, mas também em
veículos de ferrovia e até mesmo aviões. A Bosch teve a sua primeira
patente em 1936. Todas as versões anteriores para veículos a motor
tinham os mesmos problemas: eram muito complexas, suscetíveis a
falhas e com funcionamento lento.
Em 1964, a Teldix começou um trabalho de desenvolvimento do
primeiro

sistema

de

controle

completamente

eletrônico;

seus

engenheiros registraram o primeiro resultado de sucesso apenas dois
anos depois. Com veículos de teste equipados com ABS foi possível
alcançar uma distância de frenagem menor, com preservação da
dirigibilidade e estabilidade do veículo. A estrutura básica do design,
conhecido como ABS 1, pode ser encontrada hoje em quase todos os
ABS. Mas o sistema continha mais de mil componentes e switches
analógicos, tornando-o pouco confiável e vulnerável a falhas, portanto,
não era suficientemente confiável para iniciar a produção.
Em 1975, a Bosch adquiriu a Teldix e assumiu desenvolvimento do ABS.
O know-how dos engenheiros da Bosch, juntamente com as crescentes
possibilidades de tecnologias digitais, incluindo circuitos integrados,
permitiu reduzir o número de componentes para 140. Depois de longos
14 anos de desenvolvimento, em 1978, tudo se encaixou nos seus
devidos lugares: o sistema, conhecido com ABS 2, foi para a produção
Robert Bosch Ltda

E-Mail bosch.imprensa@br.bosch.com

Relações Corporativas

Rod. Anhanguera, Km 98 Telefone ++ 55 19 2103-2325

Gerente: Carlos Abdalla

CEP: 13065-900

Telefone ++ 55 19 2103-1218

www.bosch.com.br

Campinas-SP

Telefax ++ 55 19 2103-2260

Austrália. Usando novas válvulas solenóides. como a distribuição eletrônica da pressão de frenagem. anteriormente presente do eixo traseiro. Em 1986. os engenheiros da Bosch criaram a geração 5. que permite que os mais diferentes graus de complexidade do sistema de controle de frenagem – ABS. que desde então foi modificada e melhorada por diversas vezes. o Página 2 on 4 .0. Estado Unidos. Na sua versão mais compacta ele pesa apenas 1. Em 2001. China ou Brasil. Isto possibilita a otimização de sinergias de desenvolvimento e fabricação. A geração 8 tem um design modular. Os sistemas produzidos pela Bosch em todo o mundo são fabricados com o mesmo controle de qualidade por meio de uma rede internacional de desenvolvimento e fabricação. Já em 1995 a Bosch lançou o primeiro ESP® . seja na Alemanha. primeiramente como equipamento opcional na MercedesBenz Classe S e logo depois na BMW série 7. Ele melhora a estabilidade não apenas em frenagens e aceleração.4 kg – com apenas 14 componentes altamente integrados na unidade de controle e 256 kbytes de memória. Japão.sejam fabricados de maneira muito similar. França. Em 1989.7. permitindo que o carro seja controlado de forma mais previsível e estável em superfícies escorregadias.3 e 5. o sistema aumenta a estabilidade reduzindo a força do motor. que previne o giro em falso das rodas. Se o veículo entra com velocidade muito alta em uma curva.Sistema de Controle de Tração. que substituiu a válvula mecânica de corte da pressão hidráulica. Com o crescente progresso técnico. e nos anos seguintes as versões 5.em série. ABS – melhorias no sistema e funções adicionais Durante os anos seguintes. TCS e ESP® . o design compacto da unidade de comando eletrônico permitiu que a mesma fosse montada diretamente no modulador hidráulico. por exemplo.Sistema de Controle de Estabilidade. os engenheiros trabalharam para simplificar ainda mais o sistema. a Bosch começou a produção em série do TCS. Isto significa que a maioria dos sistemas ABS produzidos globalmente é fornecida na região onde a montadora está localizada. em 1993. a escala e número de funções também aumentaram. Isto diminuiu drasticamente o peso total do ABS geração 2E. Os principais benefícios novamente foram a redução de peso e a incorporação de funções adicionais. a Bosch iniciou a produção da geração 8 do ABS. mas em todas as situações de dirigibilidade. Se há o risco do veículo derrapar.

2007: Bosch inicia a produção do ABS Geração 8 em Campinas . Nos próximos anos. 1970: Protótipo ABS 1 funcionou com todos as funções desejadas.Sistema de Controle de Tração para carros de passeio.ESP® diminui a força do motor e. 1978: Produção em série do primeiro sistema de frenagem antitravamento. 1995: Produção em série do ABS 5. de 30% a 50% de todos os acidentes fatais de veículos de passageiro podem ser evitados com ESP®. 2004: ABS é equipamento de série em todos os 15 países membros da União Européia. instalados em carros feitos pela Mercedes-Benz e.3. Cada vez mais novas funções estarão integradas a outros sistemas. logo após. 2001: Produção em série do ABS 8. 1993: Produção em série do ABS 5.0 da Bosch. 1986: Um milhão de ABS produzidos pela Bosch. sejam eles de segurança ativa ou passiva.beduti@inpresspni. De acordo com estudos. 1998: Bosch começa a produção do ABS 5. 2003: 100 milhões de sistema ABS Bosch. 2008: Aniversário de 30 anos da produção em série do ABS.Sistema de Controle de Estabilidade. em carros da BMW. 1985: ABS Bosch é instalado nos veículos dos Estados Unidos pela primeira vez. o sistema passa a equipar também veículos comerciais. 30 anos de ABS Bosch – Linha do tempo 1936: Bosch registra a patente para “o mecanismo que previne o travamento das rodas em veículo a motor”. simultaneamente. 1989: O ABS 2E é o primeiro com a unidade de controle eletrônica montada diretamente no módulo hidráulico (unidade integrada).7. 1981: Bosch fabrica o ABS número 100 mil.com. In Press Porter Novelli Assessoria de Comunicação Atendimento: Cíntia Beduti tel. 1992: Bosch atinge a produção de 10 milhões de sistemas ABS. os engenheiros irão trabalhar em tornar estes sistemas ainda mais compactos e eficientes. ABS 2. Introdução do ESP® . fornece pressão de frenagem individualmente para as rodas. 1999: 50 milhões de sistemas ABS Bosch.br Página 3 on 4 .: (19) 2103-1218 e-mail: cintia. 1987: Começa a produção em série do TCS . contudo a durabilidade e confiança do sistema não eram suficientes.SP.

br Coordenadora: Lia Mara Sacon tel.Karolina Ramos tel.com.br Página 4 on 4 .3779 e-mail: karolina.: (11) 3323-3783 e-mail: lia.: (11) 3323.com.ramos@inpresspni.sacon@inpresspni.