Anexo II – ATA 003/2014PPGEn (06/06/2014

)

Campus de Foz do Iguaçu
Avenida Tarquínio Joslin dos Santos, 1300 – Polo Universitário – Caixa Postal 961
Fone: (045) 576-8100 – CEP 85870-650 – Foz do Iguaçu – Paraná
www.foz.unioeste.br

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ
CAMPUS DE FOZ DO IGUAÇU – CENTRO DE EDUCAÇÃO, LETRAS E SAÚDE - CELS
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM ENSINO – NÍVEL MESTRADO
ÁREA DE CONCENTRAÇÃO EM CIÊNCIAS, LINGUAGENS, TECNOLOGIAS E
CULTURA

NORMAS PARA ESTÁGIO DE DOCÊNCIA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO
STRICTO SENSU EM ENSINO – NÍVEL MESTRADO

CAPÍTULO I
DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

Art. 1º - Este regulamento normatiza o Estágio de docência do Programa de Pós-Graduação
stricto sensu em Ensino – nível de Mestrado, Área de Concentração Ciências, Linguagens,
Tecnologias e Cultura do CELS, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Campus de Foz do
Iguaçu.
Art. 2º - O Estágio de Docência do Programa constitui atividade curricular obrigatória para
alunos bolsistas e facultativa para os demais.
Parágrafo 1.º - O Programa recomenda, no entanto, que todos os alunos sem experiência no
Ensino Superior desenvolvam o Estágio de Docência.
Parágrafo 2.º – A critério do Orientador com a anuência do Colegiado, o Estágio de Docência
poderá ser realizado em outras Instituições de Ensino Superior.
Art. 3º - O Estágio de Docência é desenvolvido em Instituições de Ensino Superior, na área do
perfil de avaliação do curso pela CAPES, com acompanhamento do Orientador.
Art. 4º - É vedado aos discentes matriculados no estágio de docência assumir a totalidade das
atividades de ensino ou realizar avaliação nas disciplinas às quais estiverem vinculados ou atuarem
sem supervisão docente em sala de aula.
Art. 5º - O Estágio de Docência deve constar no histórico escolar do discente.
Art. 6º - A Supervisão do Estágio de Docência é exercida pelo Coordenador do Programa e
avaliada pela respectiva Comissão de Bolsas.

O Estágio de Docência tem carga horária de 30 horas/aula. Art. 10º . II – possibilitar ao mestrando perceber o compromisso social que permeia a futura atuação docente. Art. III – propiciar formação sólida e crítica para atuação no ensino superior.O mestrando. Art. 7º . III – avaliação do programa.O Estágio de Docência tem por finalidades: I – realização de atividades no campo educativo. 11º .O Estágio de Docência tem por objetivos: I – propiciar aos mestrandos condições de interagir com situações reais da prática profissional docente. totalizando 30 horas/aula. o Plano de Aula (Formulário II)das atividades a serem ministradas. com anuência do Orientador deverá encaminhar para aprovação ao Colegiado do Curso de Graduação onde irá estagiar. 9º . elaborado em conjunto com o professor responsável pela disciplina na qual o mestrando irá atuar. IV – alimentar a reflexão crítica do Programa no seu compromisso com a Graduação.O orientador deve requerer o Estágio de Docência ao Colegiado do Programa. 08 horas/aula de aulas ministradas e 06 horas/aula de elaboração do relatório final.º . . interagindo com a realidade do processo ensino-aprendizagem em sala de aula. aplicando métodos e técnicas adequadas ao conteúdo e à realidade escolar.Anexo II – ATA 003/2014PPGEn (06/06/2014) CAPÍTULO II DAS FINALIDADES E OBJETIVOS Art. na área de Ensino e afins. 04 horas/aula de observação. CAPÍTULO III DA ORGANIZAÇÃO Art. 12. IV – interação com situações de trabalho em equipe e discussões em grupo que contribuam para uma reflexão crítica sobre os vários espaços educativos. 06 horas/aula de preparação de aulas. 8º . distribuídas da seguinte forma: 06 horas/aula de leituras orientadas para o conteúdo. Art. II – transmissão e discussão de conhecimentos da Disciplina em sala de aula.O Estágio de docência deve ser realizado até o final do terceiro semestre do curso. anexando um Plano Geral de Atividades (Formulário I). como instrumento diagnóstico e reflexivo da ação docente.

VI – participar das reuniões. 15º . IV – promover avaliação contínua das atividades de Estágio de Docência. para estabelecer convênio ou termo de cooperação técnica que formalize as condições básicas para a realização do estágio. em conjunto com o orientando. IV – elaborar o Plano de Aula a ser desenvolvido. quanto ao seu projeto político-pedagógico. com base nisso.Anexo II – ATA 003/2014PPGEn (06/06/2014) CAPÍTULO IV DAS ATRIBUIÇÕES Art. anexando a documentação utilizada para o desenvolvimento das atividades. Relatório Final (Formulário III) contendo a descrição das atividades e avaliação do trabalho desenvolvido no Estágio de Docência. elaborar seu Plano de Aula.Ao Mestrando compete: I – elaborar o Plano Geral de Atividades (Formulário I) do campo de estágio. com anuência do orientador.À Supervisão do Estágio de Docência compete: I – encaminhar aos Coordenadores dos Colegiados de graduação. 13º . III – buscar compreender as determinações internas /externas ao Curso de Graduação. dentre outros e. envolvendo alunos e professores orientadores. II – planejar e desenvolver atividades no campo de estágio. II – subsidiar e acompanhar presencialmente as atividades do estágio de docência avaliando o desempenho do mestrando. buscando compreender e articular os pressupostos teórico-metodológicos da ação docente. V – apresentar. emitindo parecer circunstanciado. III – elaborar e cumprir. ofício solicitando desenvolvimento do estágio. . cronograma de atividades relacionadas ao Plano Geral de Atividades (Formulário I) do Estágio de Docência. o cronograma de atividades de Estágio de Docência. nos quais os mestrandos realizarão o estágio. Art. Art. IV – avaliar o Relatório Final (Formulário III) das atividades desenvolvidas pelo orientando. limites e possibilidades da ação docente. II – supervisionar o Plano de Aula (Formulário II) vinculado ao Plano de Ensino do professor em cuja disciplina ocorrerá o Estágio de Docência. 14 – Ao Docente Orientador de Estágio de Docência compete: I – elaborar e cumprir. ao término da atividade. em conjunto com os docentes orientadores da disciplina. II – estabelecer contato com as instituições de ensino onde serão desenvolvidas as atividades de Estágio de Docência. seminários e demais atividades relativas ao estágio.

Ao aluno bolsista são aplicadas as exigências dos órgãos de fomento. III – atuação no campo de estágio nas diversas atividades planejadas. . 20º . conforme as seguintes diretrizes: I – freqüência. 17º . sob forma de estágio supervisionado. 19º . do Plano de Aula e do Relatório Final. Art.A avaliação é realizada de forma individual. VI – outras.A avaliação das atividades de Estágio de docência. CAPÍTULO VII DISPOSIÇÕES FINAIS Art. V – participação nas reuniões com o docente orientador de estágio. conforme critérios do Orientador. além das previstas neste Regulamento..As atividades do Estágio de Docência devem ser compatíveis com a área de pesquisa do programa de pós-graduação. é concomitante ao desenvolvimento do Mestrado. 18º .Os casos omissos serão analisados e apreciados pelo Colegiado. Art. Art. com base nas normas e regulamentos internos da instituição e na legislação aplicável. IV – elaboração do Plano Geral de Atividades. CAPÍTULO VI DISPOSIÇÕES GERAIS Art.O discente que atua na docência do ensino superior pode ser dispensado do Estágio de Docência.Anexo II – ATA 003/2014PPGEn (06/06/2014) CAPÍTULO V DA AVALIAÇÃO Art. a critério do Colegiado do Programa. de forma sistemática e contínua. II – participação dos momentos de reflexão acerca da temática da docência. 21º . 16º .

2. ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS NA GRADUAÇÃO: 2.º__________. Coordenador do Programa: Assinatura FORMULÁRIO II – PLANO DE AULA – 08 HORAS/AULA (aprovação pelo Colegiado do Curso de Graduação) 1. IDENTIFICAÇÃO: Nome do Mestrando: Nome do Orientador: Centro: Disciplina: Curso: Campus Série: Campus: 2.1. Preparação das Aulas – 06 horas/aula Período: Conteúdo/Material: 2. COLEGIADO DO PROGRAMA (aprovação): Ata n. Relatório Final – 06 horas/aula Período: Descrição do Relatório: Data:____/____/_____ Assinatura do Mestrando: 3. Unidade a ser Assistida – 04 horas/aula Datas: Descrição do Conteúdo: 2. de _____/_____/______. IDENTIFICAÇÃO: Nome do Mestrando: Nome do Orientador: Período do Estágio: Curso: Centro: Campus: Seríe: Turno: .4.5.3. Unidades a serem ministradas – 08 horas/aula Conteúdo Aula 1 Aula 2 Aula 3 Aula 4 Referências Bibliográficas: Carga Horária Data 2. Leituras Orientadas para o Conteúdo – 06 horas/aula Período: Descrição do Conteúdo/Bibliografia: 2.Anexo II – ATA 003/2014PPGEn (06/06/2014) FORMULÁRIO I – PLANO GERAL DE ATIVIDADES – 30 HORAS/AULA (aprovação pelo Colegiado do Programa) 1.

Anexo II – ATA 003/2014PPGEn (06/06/2014) 2. OBJETIVOS: Objetivo Geral: Objetivos Específicos (conforme a respectiva aula): 5. de _____/_____/______. notas. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: Carga Horária Data Aula 1 Aula 2 Aula 3 Aula 4 4. METODOLOGIA: 6. pesos. Coordenador do Curso: Assinatura FORMULÁRIO III – RELATÓRIO FINAL DO ESTÁGIO (aprovação pelo Colegiado do Programa) 1. IDENTIFICAÇÃO: Nome do Mestrando: Nome do Orientador: Período do Estágio: Curso: Centro: Turma: Disciplina: . BIBLIOGRAFIA BÁSICA: Data:____/____/____ Assinatura do Mestrando: 8. AVALIAÇÃO (critérios. instrumentos e periodicidade): 7. procedimentos. EMENTA (a mesma do PPP do Curso de Graduação): 3.º__________. COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO (aprovação): Ata n.

7. Avaliação Geral do Estágio: 2.1. Anexos: 2.2.1. Outros documentos pertinentes Local: _______________________________________________________________Data:____/_____/_____ Assinatura do Mestrando: Assinatura do Orientador: 3.6. Coordenador do Programa: _____________________________________ Assinatura .7.5.Anexo II – ATA 003/2014PPGEn (06/06/2014) Campus: 2. Plano de aula 2. de _____/_____/______. Preparação das Aulas: 2.4. Unidades Ministradas: (especificar datas.2.º__________.3.7. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NA GRADUAÇÃO 2. Unidades Observadas: 2. COLEGIADO DO PROGRAMA (aprovação): Ata n. Parecer do Orientador: 2. Leituras Orientadas: (descrição e análise) 2. horários e conteúdos) 2.

Anexo II – ATA 003/2014PPGEn (06/06/2014) REQUERIMENTO DE ESTÁGIO DE DOCÊNCIA 1. IDENTIFICAÇÃO: Nome do discente: Nome do orientador: Bolsista: ( ) Sim ( ) Não Ano de Ingresso: .

Assinatura do orientador: ( ) ciente e de acordo com a proposta Assinatura do coordenador do PPGSCF: ( ) Homologado ( ) Não Homologado . DISCIPLINA PRETENDIDA AO ESTÁGIO DE DOCÊNCIA (quando for o caso): N0 de Alunos: Nome da disciplina: Nome do professor responsável pela disciplina: Curso: Instituição: 6. Tecnologias e Cultura 2. LINHA DE PESQUISA ( ) Ensino em Linguagens e Tecnologias ( ) Ensino em Ciências e Matemática. Linguagens. ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: Ciências. 3. ___de_________ de 20___. DISCIPLINAS CURSADAS: 13579- 246810- 5. ASSINATURAS: Assinatura do discente: Foz do Iguaçu. DISSERTAÇÃO: Título: 4.Anexo II – ATA 003/2014PPGEn (06/06/2014) 2.1.