CETEC 638

ANÁLISE DE VIBRAÇÃO EM
ELEVADORES EVA - 625

Índice:02

Página:1 de 17

MANUAL DO PRODUTO

ANÁLISE DE VIBRAÇÃO EM ELEVADORES
EVA - 625

Revisor
Cláudio Leone
DECA

Aprovador
Nerci Martins Oliveira
DECA

TRANSFERÊNCIA DOS ARQUIVOS GRAVADOS NO “EVA-625” PARA “PC” -----------------.7 10. MANUSEIO DO EVA .3 4.5 9.3 2.5 8. ABRIR O ARQUIVO PARA ANALISAR GRÁFICOS------------------------------------------------. Descrição ---------------------------------------------------------------------------------------------------------. TRABALHAR O ARQUIVO NO PC ----------------------------------------------------------------------. Responsabilidades----------------------------------------------------------------------------------------------.9 11. COMO ANALISAR ------------------------------------------------------------------------------------------. IMPRIMIR ARQUIVO PARA ANALISE DO LIMITES E REFERÊNCIAS ----------------------.10 12. Medições ----------------------------------------------------------------------------------------------------------. LIMITE E REFERÊNCIAS ---------------------------------------------------------------------------------.CETEC 638 ANÁLISE DE VIBRAÇÃO EM ELEVADORES EVA .15 15.12 13.3 7.625 -----------------------------------------------------------------------------------.3 3. Instalação do Programa (Software) para Windows -----------------------------------------------------.15 .625 Índice: 02 Página: 2 de 17 SUMÁRIO 1. Objetivos ----------------------------------------------------------------------------------------------------------.3 5.13 14. Configuração básica do Programa (Software) para Windows ----------------------------------------. Definições e Siglas ---------------------------------------------------------------------------------------------.3 6. TABELA COM LIMITES PADRÕES --------------------------------------------------------------------.

3. distância percorrida. O instrumento além de medir vibrações. após configure conforme quadro a seguir: . Mostrando em gráficos e tabelas os valores medidos.Abrir o programa EVA 300 6.1.1. 4. velocidade. tais como: ruído. DESCRIÇÃO O EVA-625 é um instrumento de analise de vibrações. mede também outras grandezas.Para Windows 95: Clicar com o mouse em Iniciar em seguida em Executar após digite na linha de comando a:setup 5.625 Índice: 02 Página: 3 de 17 1. seu uso é aplicado em elevadores e escadas rolantes.Depois de alguns segundos o programa solicitará o diskete 2.x: Abrir o Gerenciador de Programas clicar com mouse em Arquivo em seguida em Executar após digite na linha de comando a:setup 5. que podem ser analisadas e comparados com os padrões de qualidade ThyssenKrupp Elevadores. 5. jerk (soco).4. OBJETIVOS Este conteúdo tem como objetivo orientar aos funcionários e supervisores do Departamento de Instalação e Assistencia tecnica. 2. CONFIGURAÇÃO BÁSICA DO PROGRAMA (SOFTWARE) PARA WINDOWS 6.Para Windows 3. Aplicação do instrumento. INSTALAÇÃO DO PROGRAMA (SOFTWARE) PARA WINDOWS 5.CETEC 638 ANÁLISE DE VIBRAÇÃO EM ELEVADORES EVA . RESPONSABILIDADES DECA DEIN Divulgação para as filiais e aplicação deste conteúdo. inseri-lo e executar a instalação normal. 6. DEFINIÇÕES E SIGLAS EVA DECA DISE DEIN DTEC Elevator Vibration Analisys Departamento de Engenharia de campo Divisão de Serviços Departamento de Instalação Assistência Técnica ThyssenKrupp Elevadores 3. quanto ao uso do EVA-625 instrumento de análise de vibração.2. aceleração.Inserir disquete 1 no drive 5.2-Clicar com mouse em Settings em seguida em Set Units and Analysis.

: Caso seu computador possua outra Porta Serial disponível. após escrever na linha de comando 1 ThyssenKrupp Elevadores .Edifício .Elevador .Operador .Clicar com mouse em Settings em seguida em Set Print Hearder.Clicar com mouse em Settings em seguida em Set I/O Potr. que não seja a COM1.4.3.625 Índice: 02 Página: 4 de 17 6. após configure conforme quadro a seguir: Obs.Endereço . configure clicando com o mouse marcando a mesma. 6.DEIN conforme quadro a seguir: Em seguida escrever na linha de comando 2 o Endereço da UN conforme exemplo no quadro a seguir: 6.5.CETEC 638 ANÁLISE DE VIBRAÇÃO EM ELEVADORES EVA .Clicar com mouse em Settings em seguida em Set Report Titles.Mod/Vel - . após escrever nas linhas de comando do Report Titles: “Projeto .

Para a recarga da bateria utilizar o carregador bi-volts.1Cuidados gerais: ATENÇÃO! A bateria do Eva-625 é de 12 volts e nunca deve ser descarregada abaixo de 10. marcar com o mouse a linha de comando N° 2 conforme segue: 7. evitando movimentos bruscos.4. Sempre carregue o Eva-625 com a tampa aberta e desligado. O Microfone deve ser posicionado mais ou menos a um metro do piso da cabina. conforme explicado nos itens a seguir. MANUSEIO DO EVA . no quadro Field to Display.Comentários .2.5 volts. Obs.3. conforme quadro a seguir e.CETEC 638 ANÁLISE DE VIBRAÇÃO EM ELEVADORES EVA . pois o equipamento e muito sensível e isto pode interferir nos valores. que acompanha o Eva-625.Ligar o Eva-625 na chave ON/OFF 8.: É recomendado que quando for executar as medições com o Eva-625.625 7. gravando-as separadamente. somente o operador do equipamento permaneça dentro da cabina. Antes de executar as medições confirmar: a fixação correta e segura do sensor de movimento através dos dois parafusos allen.Após alguns segundos o Eva-625 apresentará a seguinte TELA DE MENU PRINCIPAL: → MAIN MENU MEASURE RIDE DOOR TRAVEL CONFIGURE CHECK BATTERY 8. a plugação correta do microfone no plug Mic. pois isto pode danificar a mesma. fixado inicialmente na tampa do equipamento. MAIN MENU → MEASURE RIDE DOOR TRAVEL CONFIGURE CHECK BATTERY . 8. 8. Realizar uma viagem de subida de extremo a extremo e uma viagem de descida de extremo a extremo.625 Índice: 02 Página: 5 de 17 Início/Fim .Com a “tecla ” deslocar o cursor até CONFIGURE pressionar a “tecla ENT”. MEDIÇÕES Posicionar o Eva-625 exatamente no centro da cabina de frente para a porta do elevador com sua tampa aberta. a colocação dos pés na parte inferior do Eva-625.Comentários e Conceito”.

Após voltar ao menu principal e selecionar MEASURE RIDE pressionar a tecla ENTER → MAIN MENU MEASURE RIDE DOOR TRAVEL CONFIGURE CHECK BATTERY 8.CETEC 638 ANÁLISE DE VIBRAÇÃO EM ELEVADORES EVA .625 Índice: 02 Página: 6 de 17 No menu CONFIGURE. selecionar ELEVATOR e pressionar ENT → MEASURE RIDE ELEVATOR ESCALATOR REAL TIME MODE . assim estará sendo selecionado o início e fim da gravação manualmente. É recomendado selecionar sempre no tempo máximo (120 segundos) e fazer o disparo e travamento da gravação manualmente (item 8.Em seguida entrará no menu SET SAMPLE RATE selecionar o “256 SPS” e digitar ENTER SET SAMPLE RATE 256 SPS 512 SPS → Em seguida entrará no menu SET RECORD TIME com as teclas “ total de gravação que pode ser de 10 a 120 segundos.Voltar ao menu CONFIGURE.No menu MEASURE RIDE. Em seguida entrará no menu SET TRIGGER MODE selecionar MANUAL. SET ou ”selecionar o tempo RECORD TIME 120 SECOND ( S ) Obs:.7. deslocar o cursor até SET DATE & TIME pressionar a “tecla ENT” para acertar a data e hora no EVA-625. deslocar o cursor até SET OPERATIONS pressionar a “tecla ENT” para selecionar a operação. 8. 8.9). SET → TRIGGER MODE MANUAL LEVEL Após selecionar o menu manual o cursor voltará para a tela de menu principal. CONFIGURE SET OPERATIONS SET DATE & TIME CLEAR MEMORY → 8.11.10. CONFIGURE SET OPERATIONS SET DATE & TIME CLEAR MEMORY → Após acertar a data e hora o cursor voltará para a tela de menu principal.6.

que significa gravando RECORD RIDE PRESS ESC TO EXIT 8.Para finalizar a gravação basta repetir a operação de início de gravação. conforme mostra a seguir RECORD RIDE PRESS ENT OR START SWITCH TO BEGIN PRESS ESC TO EXIT 8. o aparelho pode ser desligado. 9.15. pressionar um dos botões ou a tecla ENT.14. SET ID Índice: 02 ou Página: 7 de 17 ” selecionar o numero da # # 0001 8. pressionando a tecla ESC por uma vez o cursor voltará para o menu MEASURE RIDE (item 8.13. SAVING FILE PLEASE WAIT 8. WAITING FOR TRIGGER PRESS ESC TO EXIT Obs.3). pois os dados não serão perdidos. que deverá ser executado mais ou menos 1(um) segundo antes do elevador iniciar o fechamento de porta.17. aparecerá uma tela com valores congelados. Pressionando a tecla ESC duas vezes o cursor voltará a tela de menu principal (item 8.CETEC 638 ANÁLISE DE VIBRAÇÃO EM ELEVADORES EVA . no final da abertura de porta de cabina.: O disparo para início da gravação pode se feito de três maneira: Pressionando a tecla ENT Pressionando o botão situado abaixo da alça do Eva-625 Pressionando o botão de disparo que vem com rabicho para ligar no plug abaixo da alça do Eva-625. aparecerá a tela SAVING FILE.11) .Pressionar a tecla ENT mais uma vez e o Eva-625 ira para outra tela WAITING FOR TRIGGER e aguardará o disparo para inicia da gravação. O final de gravação deve ocorrer quando o elevador estiver parado. TRANSFERÊNCIA DOS ARQUIVOS GRAVADOS NO “EVA-625” PARA “PC” Para extrair os arquivos gravados no Eva-625 proceder da seguinte maneira: .Após disparado o início da gravação aparecerá a tela RECORD RIDE.podendo assim ser feita nova medição.12.Em seguida entrará no menu SET ID # com as teclas “ memória para armazenar medição a ser realizada. 8. significa que o Eva-625 está salvando o arquivo ( a medição ) gravada.625 8.16. Uma vez gravados os arquivo.Pressionar a tecla ENT até ir para aproxima tela.Após terminar a gravação do arquivo.

Interligar o Eva-625 a um PC através do cabo serial que acompanha o equipamento.Para extrair os arquivos do Eva-625 existem duas possibilidades dentro do menu Retrieve Data: Para extrair um arquivo de cada vez.: O Eva-625 deve estar na tela de menu principal (item 8.1. marcar o arquivo e clicar com mouse na opção Retrieve One Para extrair todos os arquivo de uma só vez. 9.Com o mouse clicar no menu EVA Communications e em seguida em Retrieve Data. 9. no PC.: Recomendamos extrair os arquivos na opção Retrieve One.CETEC 638 ANÁLISE DE VIBRAÇÃO EM ELEVADORES EVA . onde serão depositados os arquivos extraídos do Eva-625 como mostra o quadro a seguir. para identificar a saída serial do PC consulte o manual. 9. No Eva-625 a saída serial está identificada com “I/O”. caso contrário o PC abrirá uma quadro que acusará erro de comunicação.4.3).6) preenchido. . clicar com mouse na opção Retrieve All Obs.5.Abrir o programa EVA 300 no PC e ligar o Eva-625 9. assim o PC iniciará a comunicação com o Eva-625 demostrando um quadro com os arquivo gravados no Eva-625.3.625 Índice: 02 Página: 8 de 17 9.Após escolher uma da opções definir um diretório. pois extraindo um arquivo de cada vez é possível transferi-los com o Report (item 9.2. Obs.

. 10.1-Clicar no menu File e em seguida em SELECT FILE selecionando o arquivo a ser alterado.Extraídos os arquivos. podendo também desligar o Eva-625. pois os arquivos já estão no PC.CETEC 638 ANÁLISE DE VIBRAÇÃO EM ELEVADORES EVA .625 Índice: 02 Página: 9 de 17 9.Em seguida aparecerá o quadro Enter Report Data onde serão colocados os dados do elevador. 9. TRABALHAR O ARQUIVO NO PC Acessar ao Report de um arquivo para preenchimento ou alteração.7. finalizar a operação através da opção Finish. 10.6.

que está sendo extraído.Clicar no menu File e em seguida em Enter Report Data assim abrirá o quadro do Report do arquivo selecionado.2. .: Na linha 6 onde está identificado Mod/Vel vai aparecer um número. Obs. Após identificada a gravação.CETEC 638 ANÁLISE DE VIBRAÇÃO EM ELEVADORES EVA . conforme exemplo abaixo. ABRIR O ARQUIVO PARA ANALISAR GRÁFICOS 11.625 Índice: 02 Página: 10 de 17 10.1.Clicar no menu File e em seguida em SELECT FILE selecionando o arquivo a ser analisado. preencher esta linha com o modelo e a velocidade do elevador medido. 11. para a alteração Conforme exemplo abaixo. Este número corresponde a memória (ID) que identificará o arquivo gravado no Eva-625.

com isso aparecerá no quadro superior o gráfico da velocidade. Para marcar o gráfico. e após confirmar com a tecla Enter. para marcar no gráfico. conforme indica figura a seguir. clicar em ISO na barra de ferramenta. para isto devemos proceder da seguinte maneira: Abrir o gráfico da obra conforme itens 11. somente vamos analisar a velocidade nominal. . posicionar o mouse no início da velocidade nominal.2. assim teremos os gráficos filtrado conforme indicado pela norma. após confirmar com a tecle Enter. Como vamos analisar vibrações não podemos levar em consideração o momento de aceleração e frenagem pois nestes momentos surgem outras forças.Selecionando o gráfico para análise de vibração. Com o mouse. 11. repetir o procedimento confirmando o numero 2 no mesmo lugar onde anteriormente marcamos o número 1. onde antes estava o gráfico do Som.3. Clicar em Vel na barra de ferramenta. quando na seta do mouse aparecer o símbolo da mão clicar e após confirmar clicando no número1. Clicar em Mark.1 e 11. repetir o mesmo procedimento para marcar o número 3 e 4 somente com a diferença que estes serão marcados no final da velocidade nominal. a velocidade nominal do elevador.CETEC 638 ANÁLISE DE VIBRAÇÃO EM ELEVADORES EVA . assim teremos 1e2 no início da velocidade nominal e 3 e 4 no final da velocidade nominal.625 Índice: 02 Página: 11 de 17 Clicar no menu Analysis e em seguida em Elevator Vibration Analysis Tolls assim abrirá arquivo selecionado mostrando os gráficos de vibrações e uma série de opções de trabalho.

1. 12. Obs.: Para selecionar o arquiva a ser impresso é necessário clicar com o mouse por duas vezes na linha do arquivo.Após aparecerá o quadro que deve se configurado conforme mostra a seguir . surgira uma marca no lado direito conforme figura a seguir.CETEC 638 ANÁLISE DE VIBRAÇÃO EM ELEVADORES EVA . 12. IMPRIMIR ARQUIVO PARA ANALISE DO LIMITES E REFERÊNCIAS Obs. Só assim o arquivo estará selecionado. com isto.0.Clicar no menu File e em seguida em EVA Print selecionando o arquivo a ser impresso para analisado. Poderão ser selecionados mais de um arquivo para impressão.2.625 Índice: 02 Página: 12 de 17 12. basta marcá-los .: Antes de imprimir o arquivo para analise consultar o item 13.

9. de acordo com a tabela do item 13.LIMITE PARA O NÍVEL DE SOM . o programa abrirá os quadros de limites e referências conforme seqüência mostrada a seguir: LIMITE DE VIBRAÇÃO HORIZONTAL (PICO A PICO) Obs.Após configurado. de acordo com a tabela do item 13.9.: Preencher conforme valor do ISO H. 13.CETEC 638 ANÁLISE DE VIBRAÇÃO EM ELEVADORES EVA .2. 13.: Preencher conforme valor do ISO V.3. com o mouse clicar no botão Print . em alguns minutos saíra o arquivo impresso.625 Índice: 02 Página: 13 de 17 12.3. LIMITE E REFERÊNCIAS Clicar com mouse em Settings em seguida em Set Global Reference Limits. 13.LIMITE DE VIBRAÇÃO VERTICAL (PICO A PICO) Obs.

13.9.CETEC 638 ANÁLISE DE VIBRAÇÃO EM ELEVADORES EVA .6.LIMITE PARA A ACELERAÇÃO Obs. 13.9.: Preencher conforme valor do Acel.5.8.: Preencher sempre conforme a velocidade do elevador a ser medido.7.: Não é necessário preencher este item pois não usamos para medições.LIMITE DE VELOCIDADE Obs. 13.9. de acordo com a tabela do item 13.: Preencher conforme o valor do som full run de acordo com a tabela do item 13.LIMITE DE VIBRAÇÃO HORIZONTAL (RMS) Obs.: Preencher conforme valor do jerk de acordo com a tabela do item 13. 13.LIMITE PARA O JERK Obs. .: Não é necessário preencher este item pois não usamos para medições. 13.4.625 Índice: 02 Página: 14 de 17 Obs.LIMITE DE VIBRAÇÃO VERTICAL (RMS) Obs.

2°) Na folha do REPORT. analisaremos os “Max Horizontal Vib.0 75.0 75. “Max Vertical Vib. da tabela acima.5 3. ISO (mili(g))”.0 4.0 75. m/s^3 3.0 15.: Os valores de velocidade.0 4. ISO Y .0 30.0 15. Obs.5 15.5 10. onde os valores da tabela Analysis não poderão ultrapassar os valores da tabela de limites e padrões. deverá ser dado o conceito de ACEITÁVEL ou NÃO ACEITÁVEL.5 e 13. ISO X e Sound(dBA) (conforme exemplo 3 a seguir).500 1.: Os valores da tabela acima serão ajustado de tempo em tempo até atingir os padrões internacionais.0 ISO V. desconsiderar a medição de ruído através do “Max Sound Level dB(A)”. na área demarcada pelas linhas verticais.9). em cada gráfico aparecem linhas horizontais e verticais pontilhada. (conforme exemplo 2 a seguir).0 4.600 SOM ISO H.0 4.700 1.0 15. porém devemos colocar seus limites conforme itens 13. devidamente preenchido na folha de REPORT no campo destinado para conceito. dB 75.5 m/min^2 1. Obs.500 1. através da tabela ISO Ride Quality (mili(g))* analisaremos o “Average Pk to Pk” em X.CETEC 638 ANÁLISE DE VIBRAÇÃO EM ELEVADORES EVA . COMO ANALISAR Após imprimir os gráficos do EVA-625 devemos analisar e comparar seus valores com os valores limites máximos da tabela (item 13. 4°) Após a analise dos valores em cada elevador.0 7.3). onde as linhas horizontais são os valores máximos de som e vibração.0 10. e compararemos com os valores máximos de ISO H. e compararemos com os valores máximos de X.0 3. Os picos máximos de som e vibração não poderão ultrapassar as linhas horizontais. respectivamente. X Y Z AvePk/Pk AvePk/Pk AvePk/Pk mili(g)s mili(g)s mili(g)s mili(g)s mili(g)s 15.0 20.5 2.: Caso a obra possua ruídos externos ao elevador muito elevado.100 1.0 30. 15.0 35. ISO (mili(g))”. e “Max Sound Level dB(A)”(ruído). colocar na folha do REPORT no campo de Comentários e.0 15. da seguinte maneiras: 1°) Na folha do REPORT. através da tabela Analysis. Y e Z da tabela acima.0 35.5 3.0 4. e as linhas verticais selecionam a velocidade nominal do elevador (item 11.0 15. 13.0 5.0 Obs. Y e Z (conforme exemplo 1 a seguir). 3°) Na folha onde constam os valores de ISO Z .100 1. para possíveis análises futuras.6 respectivamente. TABELA COM LIMITES PADRÕES MODELO/VELOCIDADE m/min SDN-FDNG 120 150 180 SDN-FDN-OMICRON 105 90 75 SDN-FDN-OMICROM 45 60 AC-2 45 AC-2 60 HIDRO 30 45 60 jerk Acel.0 2. (conforme exemplo 4 a seguir).625 Índice: 02 Página: 15 de 17 14.4. jerk e aceleração inicialmente não serão avaliados.0 15.0 75.0 4.0 15.0 5. .0 15.0 3.5 3.0 7.0 30. ISO V e som.0 75. onde os valores da tabela ISO Ride Quality (mili(g))* não poderão ultrapassar os valores da tabela de limites e padrões.

625 FOLHA DO REPORT Índice: 02 Página: 16 de 17 .CETEC 638 ANÁLISE DE VIBRAÇÃO EM ELEVADORES EVA .

CETEC 638 ANÁLISE DE VIBRAÇÃO EM ELEVADORES EVA . por isto no gráfico este valores correspondem a metade dos valores da tabela. ISO X.: No gráfico os valores de vibrações são expressos de “zero a pico. Valor máximo de pico de som (ruído). .625 Índice: 02 Página: 17 de 17 FOLHA DOS GRÁFICOS ( ISO Z. na tabela de limites e padrões são expressos de “pico a pico”. Valores máximos de zero a pico de vibrações. Sound Db(A) ) EXEMPLO 3 DICAS DO GRÁFICO ACIMA ÍNDICE Linhas horizontais pontilhadas marcam os valores máximos de pico a pico de vibração e som (ruído). ISO Y. Obs. pontos de picos máximos de vibração e som(ruído). Linhas verticais pontilhadas marcam a velocidade nominal do elevador.