♦ LEGISLAÇÃO ♦

Questão 31

Com relação a aplicação da pena de morte, nos
termos da Constituição Federal de 1988, pode-se
afirmar o seguinte:
A)
Depende de decisão do Supremo Tribunal
Federal.
B) Não haverá pena de morte, salvo em caso de
guerra declarada.
C)
Depende da aplicação da Lei de Segurança
Nacional.
D) Foi abolida totalmente pela Constituição Federal.
E) Depende de prévia autorização pelo Congresso
Nacional.
Questão 32
Com relação aos direitos dos trabalhadores urbanos
e rurais, nos termos da Constituição Federal de 1988,
assinale a opção correta.

A) Aviso prévio proporcional ao tempo de serviço,
sendo no mínimo de quarenta dias, nos termos da
lei.
B) Assistência gratuita aos filhos e dependentes
desde o nascimento até 6 (seis) anos de idade em
creches e pré-escolas.
C)
Participação nos lucros, ou resultados,
desvinculada da remuneração, e, excepcionalmente,
participação na gestão da empresa.

quanto aos créditos resultantes das relações de trabalho. com prazo prescricional de cinco anos para os trabalhadores urbanos e rurais. E) Proibição de trabalho noturno. salvo na condição de aprendiz. IV) a assembléia geral fixará a contribuição que. III) ao sindicato cabe a defesa dos direitos e interesses coletivos ou individuais da categoria. em se tratando de categoria profissional. na mesma base territorial. Questão 33 É livre a associação profissional ou sindical. inclusive em questões judiciais ou administrativas. representativa de categoria profissional ou econômica. II) é vedada a criação de mais de uma organização sindical. nos termos da Constituição Federal. em qualquer grau. para custeio do sistema . ressalvado o registro no órgão competente. sendo correto afirmar que I) a lei não poderá exigir autorização do Estado para a fundação de sindicato. a partir de doze anos. não podendo ser inferior à área de um Município. até o limite de três anos após a extinção do contrato de trabalho. perigoso ou insalubre a menores de dezoito e de qualquer trabalho a menores de quatorze anos.D) Ação. que será definida pelos trabalhadores ou empregadores interessados. vedadas ao Poder Público a interferência e a intervenção na organização sindical. será descontada em folha.

III e V estão corretas. Questão 34 Com relação a investidura em cargo ou emprego público. C) somente as opções III. de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego. na forma prevista em lei. é correto afirmar que A) a investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso público de provas ou de títulos. não ressalvadas as nomeações para cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração. . D) somente as opções II.confederativo da representação sindical respectiva. independentemente da contribuição prevista em lei. III e IV estão corretas. B) somente as opções I. de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego. E) somente as opções I. II e III estão corretas. A) todas as opções estão corretas. nos termos da Constituição Federal. ressalvadas as nomeações para cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração. IV e V estão corretas. na forma prevista em lei. B) a investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso público de provas ou de títulos. V) ninguém será obrigado a filiar-se ou a manter-se filiado a sindicato.

nos termos da Constituição Federal. na forma prevista em lei.C) a investidura em cargo e não de emprego público depende de aprovação prévia em concurso público de provas ou de provas e títulos. E) a investidura em cargo e não de emprego público depende de aprovação prévia em concurso público de provas ou de provas e títulos. de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego. ressalvadas as nomeações para cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração. assinale a opção correta. . desde que homologado pelo Ministério Público. de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego. B) Mediante sindicância inquisitorial. ressalvadas as nomeações para cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração. Questão 35 Com relação a perda do cargo pelo servidor público estável. não ressalvadas as nomeações para cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração. C) Mediante processo administrativo em que lhe seja assegurada ampla defesa. de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego. A) Em virtude de sentença judicial condenatória. pelo Poder Judiciário. D) Após recebimento de denúncia criminal. D) a investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso público de provas ou de provas e títulos. mesmo que passível de recurso. na forma prevista em lei. na forma prevista em lei.

nos termos da Constituição Federal. E) somente poderão se candidatar brasileiros com nível superior de escolaridade. far-se-á nova eleição em até trinta dias após a proclamação do resultado. desistência ou impedimento legal de candidato. é correto afirmar que A) será considerado eleito Presidente o candidato que. na forma de lei complementar. obtiver a maioria absoluta de votos. Questão 37 . dentre os remanescentes. ocorrer morte. concorrendo os dois candidatos mais votados e considerando-se eleito aquele que obtiver a maioria dos votos válidos.E) Mediante procedimento de avaliação periódica de desempenho. não computados os em nulo e computados os em branco. Questão 36 Com relação à eleição do Presidente e do VicePresidente da República. B) se nenhum candidato alcançar maioria absoluta na primeira votação. o de maior votação. C) se. convocar-se-á. assegurada ampla defesa. antes de realizado o segundo turno. D) a eleição do Presidente da República não importará a do Vice-Presidente com ele registrado. registrado por partido político.

nos termos da Constituição Federal. o Presidente ou o Vice-Presidente. não tiver assumido o cargo. salvo motivo de força maior. o Presidente ou o Vice-Presidente. decorridos quinze dias da data fixada para a posse. nos termos da Constituição Federal? A) Se. não tiver assumido o cargo. este será declarado vago. decorridos vinte dias da data fixada para a posse. decorridos dez dias da data fixada para a posse. D) Se. este será declarado vago. ser declarado vago o cargo de Presidente ou VicePresidente da República. E) Se. Questão 38 Caso ocorra a vacância dos cargos de Presidente e de Vice-Presidente da República. salvo motivo de força maior. não tiver assumido o cargo. este será declarado vago. não tiver assumido o cargo. como será procedida. o Presidente ou o Vice-Presidente. este será declarado vago.Qual o prazo para. salvo motivo de força maior. B) Se. o Presidente ou o Vice-Presidente. decorridos oito dias da data fixada para a posse. salvo motivo de força maior. salvo motivo de força maior. decorridos nove dias da data fixada para a posse. a nova eleição? . o Presidente ou o Vice-Presidente. salvo motivo de força maior. este será declarado vago. C) Se. não tiver assumido o cargo.

Questão 39 Com relação a possibilidade de acumulação de períodos de férias. D) Vagando os cargos de Presidente e VicePresidente da República. . E) A hipótese de vacância dos cargos de Presidente e de Vice-Presidente da República não está contemplada pela Constituição Federal. na forma da lei. dispensada a realização de segundo turno. na forma da lei. far-se-á eleição. pelo Senado Federal. far-se-á eleição. cem dias depois de aberta a última vaga. B) Ocorrendo a vacância nos últimos dois anos do período presidencial. é correto afirmar que A) o servidor fará jus a trinta dias de férias. pelo Congresso Nacional. nos termos da Lei nº 8112/90. por sufrágio universal e secreto. que podem ser acumuladas. no caso de necessidade do serviço. C) Vagando os cargos de Presidente e VicePresidente da República. ressalvadas as hipóteses em que haja legislação específica. a eleição para ambos os cargos será feita trinta dias depois da última vaga. a eleição para ambos os cargos será feita trinta dias depois da última vaga.A) Ocorrendo a vacância nos últimos dois anos do período presidencial. até o máximo de três períodos. pela Câmara dos Deputados. cem dias depois de aberta a última vaga.

no caso de necessidade do serviço. sem limite máximo. independentemente de necessidade do serviço.B) o servidor fará jus a trinta dias de férias. ressalvadas as hipóteses em que haja legislação específica. até o máximo de dois períodos. C) o servidor fará jus a trinta dias de férias. Questão 40 Qual o prazo máximo para a aplicação da pena de suspensão. ressalvadas as hipóteses em que haja legislação específica. que podem ser acumuladas. ressalvadas as hipóteses em que haja legislação específica. nos termos da Lei nº 8112/90? A) 60 dias. que podem ser acumuladas. E) o servidor fará jus a trinta dias de férias. D) o servidor fará jus a trinta dias de férias. até o máximo de dois períodos. ressalvadas as hipóteses em que haja legislação específica. D) 120 dias. E) 50 dias. no caso de necessidade do serviço. B) não existe prazo máximo. Questão 41 . que podem ser acumuladas. C) 90 dias. que não podem ser acumuladas.

durante o período de seis meses. é correto afirmar o seguinte: I) em 5 (cinco) anos. com causa justificada. durante o período de doze meses. por setenta dias. durante o período de doze meses. por sessenta dias. sem causa justificada. nos termos da Lei nº 8112/90. interpoladamente. por sessenta dias. E) Entende-se por inassiduidade habitual a falta ao serviço. quanto às infrações puníveis com cassação de aposentadoria. durante o período de seis meses. interpoladamente. durante o período de doze meses. a inassiduidade habitual a falta ao serviço? A) Entende-se por inassiduidade habitual a falta ao serviço. interpoladamente. quanto às infrações puníveis com demissão e destituição de cargo em comissão. sem causa justificada. . sem causa justificada. interpoladamente. por setenta dias. por sessenta dias.Como se caracteriza. com causa justificada. B) Entende-se por inassiduidade habitual a falta ao serviço. interpoladamente. D) Entende-se por inassiduidade habitual a falta ao serviço. II) em 4 (quatro) anos. Questão 42 Com relação ao prazo prescricional do processo disciplinar. C) Entende-se por inassiduidade habitual a falta ao serviço. nos termos da Lei nº 8112/90.

nos termos da Lei nº 8112/90. B) não cabe a aplicação de penalidade após uma sindicância. tendo sido respeitado os princípios constitucionais do devido processo legal e ampla defesa. IV) em 2 (dois) anos. III e IV estão corretas. IV e V estão corretas. C) Apenas as opções I. (cento e oitenta) dias. a . E) Todas as opções estão corretas. C) uma sindicância somente penalidade de advertência. B) Apenas as opções II. E) a legislação é omissa acerca da questão.III) em 3 (três) anos. quanto às infrações puníveis com a cassação da disponibilidade. quanto à suspensão. pode aplicar D) a pena é possível de ser aplicada. pela aplicação da penalidade de suspensão de 45 dias. Ao apreciar a proposta da Comissão Processante. III e V estão corretas. quanto à A) Apenas as opções I. devidamente publicada. pode-se afirmar o seguinte: A) a pena ultrapassa o teto estipulado na Lei. D) Apenas as opções II. Questão 43 Instaurado processo de sindicância. entendeu a Comissão Processante. através de portaria. V) em 180 advertência. IV e V estão corretas.

dolosa ou culposa. ou. desvio. se inválida. ou enteados. malbaratamento ou dilapidação dos bens ou haveres. nos termos da Lei nº 8429/92. até 21 (vinte e um) anos. se inválidos. D) a pessoa designada que viva na dependência econômica do servidor. nos termos da Lei nº 8112/90. maior de 60 (sessenta) anos e a pessoa portadora de deficiência. C) o irmão órfão. B) os filhos. apropriação. e o inválido. até 18 (dezoito) anos. mesmo que não comprovem dependência econômica do servidor. Assinale a alternativa que representa esse ato. E) a pessoa designada. até 21 (vinte e um) anos de idade. enquanto durar a invalidez. . que vivam sob a dependência econômica do servidor. enquanto durar a invalidez. Questão 45 Considera-se a ato de improbidade administrativa que causa lesão ao erário qualquer ação ou omissão. que enseje perda patrimonial.Questão 44 Podem ser beneficiários de pensão temporária. A) o menor sob guarda ou tutela até 18 (anos) de idade. ou. enquanto durar a invalidez.

D) Usar. equipamentos ou material de qualquer natureza. E) Conceder benefício administrativo ou fiscal sem a observância das formalidades legais ou regulamentares aplicáveis à espécie. empregados ou terceiros contratados por essas entidades. Questão 46 Comissão de Processo Administrativo Disciplinar ao se deparar com fundados indícios que possam implicar na ocorrência de improbidade administrativa. máquinas. B) Ao Ministério Público e ao Tribunal ou Conselho de Contas. em obra ou serviço particular. a que autoridades? A) Somente ao Ministério Público. nos termos da lei nº 8429/92. de propriedade ou à disposição de qualquer das entidades mencionadas no art. bens. B) Negar publicidade aos atos oficiais. 1° desta lei. .A) Revelar fato ou circunstância de que tem ciência em razão das atribuições e que deva permanecer em segredo. C) Utilizar. bem como o trabalho de servidores públicos. deve dar conhecimento do procedimento. em proveito próprio. verbas ou valores integrantes do acervo patrimonial das entidades mencionadas na Lei nº 8429/92. veículos. rendas.

não considerando as manifestações apresentadas capazes de comprovar a improcedência da improbidade. após Questão 47 Proposta ação pelo Ministério Público. determina o Juiz que os réus apresentem manifestação por escrito. Ministerial a que estiver D) Ao Poder Legislativo. B) Apelação. D) Mandado de injunção. C) Agravo de instrumento. E) Somente procederá ao conhecimento. determinou o Juiz o prosseguimento do feito. elaboração de relatório final condenatório. Qual o recurso que o réu pode apresentar. determinando a citação dos réus.C) A autoridade subordinado. A) Mandado de segurança. E) Não cabe a apresentação de recurso. Questão 48 . Apresentada a manifestação por escrito. para fins de responsabilizar agentes públicos que cometeram ato de improbidade administrativa.

o zelo. Questão 49 Com relação ao Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal. B) constitui ato discricionário da Administração.A dignidade. a eficácia e a consciência dos princípios morais são primados maiores que devem nortear o servidor público. é correto afirmar o seguinte: A) é obrigatória. E) está condicionada a existência desta hipótese no edital de concurso público para a investidura no respectivo cargo. o decoro. já que refletirá o exercício da vocação do próprio poder estatal. para a realização de cursos de Mestrado e Doutorado. é correto afirmar. ou fora dele.No tocante a liberação de servidor. D) está condicionada ao resultado favorável na avaliação de desempenho. na medida em que a qualificação do profissional é objetivo maior da legislação. comportamentos e atitudes serão direcionados para a preservação da honra e da tradição dos serviços públicos. . nos termos do Decreto nº 1171/94. nos termos da Lei nº 11091/2005. seja no exercício do cargo ou função. Seus atos. I. C) os critérios para a aprovação serão estabelecidos em Portaria Conjunta dos Ministros de Estado da Educação e da Fazenda.

como conseqüência.A remuneração do servidor público é custeada pelos tributos pagos direta ou indiretamente por todos. O equilíbrio entre a legalidade e a finalidade. III e IV estão corretas. portanto. A) Apenas as afirmativas I. em fator de legalidade. C) Apenas as afirmativas III. B) Apenas as afirmativas II. os fatos e atos verificados na conduta do dia-a-dia em sua vida privada não poderão acrescer ou diminuir o seu bom conceito na vida funcional. E) Todas as afirmativas estão corretas.A moralidade da Administração Pública não se limita à distinção entre o bem e o mal. III. não se integra na vida particular de cada servidor público. Questão 50 . III e V estão corretas. até por ele próprio. V . IV e V estão corretas. como contrapartida. na conduta do servidor público.O trabalho desenvolvido pelo servidor público perante a comunidade não deve ser entendido como acréscimo ao seu próprio bem-estar. IV . II e III estão corretas. é que poderá consolidar a moralidade do ato administrativo. que a moralidade administrativa se integre no Direito. devendo ser acrescida da idéia de que o fim é sempre o bem comum.II . como elemento indissociável de sua aplicação e de sua finalidade. erigindo-se.A função pública deve ser tida como exercício profissional e. Assim. e por isso se exige. D) Apenas as afirmativas II.

. preconiza-se A) resistir moderadamente a todas as pressões de superiores hierárquicos. de exercer sua função. de contratantes. C) abster-se.Com relação a deveres fundamentais do servidor público. mesmo que observando as formalidades legais e não cometendo qualquer violação expressa à lei. B) participar dos movimentos e estudos que se relacionem com a melhoria do exercício de suas funções. tendo por escopo a realização do bem comum. D) comunicar quando possível a seus superiores todo e qualquer ato ou fato contrário ao interesse público. poder ou autoridade com finalidade estranha ao interesse público. ilegais ou aéticas e denunciá-las. nos termos do Decreto nº 1171/94. de forma relativa. exigindo as providências cabíveis. benesses ou vantagens indevidas em decorrência de ações imorais. E) deixar de utilizar os avanços técnicos e científicos ao seu alcance ou do seu conhecimento para atendimento do seu mister. interessados e outros que visem obter quaisquer favores.