1

MANUTENÇÃO PREDITIVA
13.12.11

Manutenção Preditiva: conceito
2

É aquela que indica as
condições reais de
funcionamento das
máquinas com base em
dados que informam o
seu desgaste ou processo
de degradação.
13.12.11

Manutenção Preditiva: objetivos
3

determinar,
antecipadamente, a
necessidade de
serviços de
manutenção numa
peça específica de
um equipamento;
aumentar o tempo de
disponibilidade dos
equipamentos;

eliminar
desmontagens
desnecessárias
para inspeção;
reduzir o
trabalho de
emergência não
planejado;
13.12.11

12. 13.11 .Manutenção Preditiva: objetivos 4 aproveitar a vida útil total dos componentes e de um equipamento. aumentar o grau de confiança no desempenho de um equipamento ou linha de produção. determinar previamente as interrupções de fabricação para cuidar dos equipamentos que precisam de manutenção.

11 .  AUMENTO DA PRODUTIVIDADE. 13.12.Manutenção Preditiva: objetivos 5 FINALIDADE MAIOR:  REDUÇÃO DE CUSTOS DE MANUTENÇÃO.

temperatura. capazes de registrar vários fenômenos. 13. pressão. Aceleração.Manutenção Preditiva: execução 6 Para ser executada.11 . tais como: • • • • • vibrações das máquinas.12. desempenho. a manutenção preditiva exige a utilização de aparelhos adequados.

Manutenção Preditiva 7 Procedimentos para atacar os problemas detectados Estabelecer um diagnóstico Análise de tendência da falha.12.11 . 13.

na medida do possível.12.11 . o responsável terá o encargo de estabelecer. 13.Manutenção Preditiva: diagnósticos 8 Detectada a irregularidade. um diagnóstico referente à origem e à gravidade do defeito constatado .

13.12.Manutenção Preditiva: análise de tendência da falha 9 A análise consiste em prever com antecedência a avaria ou a quebra.11 . por meio de aparelhos que exercem vigilância constante predizendo a necessidade do reparo.

10 Manutenção Preditiva: análise de tendência da falha Falha O responsável pela manutenção diagnostica o defeito e programa a MANUTENÇÃO Tendência extrapolada O defeito se desenvolve Manutenção efetuada Nível normal de funcionamento Atenção Medidas periódicas normais.12.11 . 13. Defeito se desenvolve: Tempo duração entre as medidas diminui.

12. Análise dos óleos. 13. Análise do estado das superfícies. Análises estruturais de peças.Manutenção Preditiva: métodos de investigação 11 Análise das vibrações.11 .

12.Manutenção Preditiva: métodos de investigação 12 13.11 .

e) eixos d eform ad os.11 . f) lu brificação d eficiente. c) acoplam entos d esalinhad os. b) engrenagens d efeitu osas. d) rotores d esbalancead os. 13.Manutenção Preditiva: métodos de investigação 13  Falhas detectadas pela análise de vibrações: a) rolam entos d eteriorad os.12. g) folga excessiva em bu chas.

Manutenção Preditiva: métodos de investigação 14  Aparelho utilizado para análise de vibrações: analisador de vibrações 13.11 .12.

11 .12.Manutenção Preditiva: métodos de investigação 15 13.

16 Análise dos óleos As principais propriedades: • índice de viscosidade. • índice de acidez.Manutenção Preditiva: Os objetivos da análise dos óleos: economizar lubrificantes e sanar os defeitos. • ponto de fulgor. • partículas metálicas. 13. • ponto de congelamento.12. Estudo das partículas sólidas: • resíduos de carbono.11 .

11 .12.Manutenção Preditiva: métodos de investigação 17 13.

tais como: Endoscopia.11 . desde um simples exame visual (com ou sem lupa) várias técnicas analíticas.Manutenção Preditiva: métodos de investigação 18 Análise do estado das superfícies A análise superficial abrange. Holografia. Estroboscopia.12. 13.

13. tubulação de ar. o pistão.Manutenção Preditiva: Endoscopia 19 Endoscopia é usada para visualização e inspeção em locais de difícil acesso ao olho humano. engrenagens. etc. correias.12. e também pode ser utilizado para visualização do bloco do motor. Utiliza uma haste de fibra óptica. flexível com iluminação na ponta.11 . Na área automotiva é possível verificar através do furo da vela de ignição: a câmara de explosão. válvulas.

podendo-se.Manutenção Preditiva: Holografia 20 É usada para gerar uma imagem tridimensional com grande profundidade de campo e menores distorções. Defeito superficial em uma barra de alumínio 13. Um deles ilumina diretamente o objeto a ser holografado. enquanto que o outro percurso ilumina o detector holográfico. Consiste de uma fonte de um laser que é dividido em dois percursos. avaliar com melhor precisão defeitos como: corrosão.12. trincas e porosidades superficiais. servindo de referência. etc.11 .

12. Coincidindo a frequência da iluminação com a do movimento. teares.11 . etc. resultando numa aparente imobilidade do corpo em rotação. cada feixe de luz ilumina a mesma fase do movimento. 13. sejam unidades de impressão.Manutenção Preditiva: Estroboscopia 21 Permite focalizar a luz incidente oriunda de LEDs sobre dispositivos moventes em alta rotação.

11 .Manutenção Preditiva: métodos de investigação 22 13.12.

Magnetoscopia. Ultra-Sonografia.Manutenção Preditiva: métodos de investigação 23 Análise estruturais de peças: Detecta-se a existência de fissuras.11 . Gamagrafia. Radiografia e.12. As técnicas utilizadas são: Ensaios por Líquido Penetrante. . 13. trincas e bolhas nas peças das máquinas.

poros e fissuras.12.Manutenção Preditiva: Líquido Penetrante 24 Utilizado para detecção de descontinuidades como trincas. Em seguida aplica-se o revelador que mostrará as descontinuidades. É aplicado com pincel. pistola ou lata de aerosol. 13. Efetua-se a remoção do líquido penetrante da superfície por meio de lavagem com Água ou solvente.11 .

13.12. É gerado um pulso ultrasônico transmitido através de um transdutor especial encostado ou acoplado ao material. O resultado é mostrado em um monitor.Manutenção Preditiva: Método Ultra-sonografia 25 Reflexão de ondas acústicas quando encontram obstáculos à sua propagação dentro do material.11 .

) 13.Manutenção Preditiva: Magnetoscopia 26 Aplicação de partículas magnéticas sobre a área a inspecionar.11 .12. etc. Usa o princípio de que linhas de força magnética são distorcidas pela presença de um defeito (trincas.

porém. Raios X e gama impressionam (escurecem) filmes fotográficos 13.11 .Manutenção Preditiva: Radiografia e Gamagrafia 27 Radiografia: filme radiográfico com gerador de Raio-X. São utilizados para a obtenção de uma imagem.12. Gamagrafia: Mesma técnica. a fonte geraraios gama.

12. meios materiais colocados à disposição para a execução dos serviços. duração da utilização da instalação. 13. número de pontos de medição estabelecidos. caráter “estratégico” das máquinas instaladas.11 .Manutenção Preditiva: 28 Periodicidade dos controles: É determinada de acordo com os seguintes fatores: • • • • • número de máquinas a serem controladas.

11 .Manutenção Preditiva: 29 Exemplo de um programa básico de vigilância 13.12.

Motivação do pessoal de manutenção.) e melhor gerenciamento. Controle dos materiais (peças. Credibilidade do serviço oferecido. Melhoria da segurança. componentes. Limitação da quantidade de peças de reposição. Diminuição dos estoques de produção. Melhoria da produtividade da empresa.11 do fornecedor. . assegurando o renome13. partes etc. Diminuição dos custos nos reparos.12.Manutenção Preditiva: Vantagens 30 Aumento da vida útil do equipamento. Boa imagem do serviço após a venda.