APRESENTAÇÃO

O presente trabalho busca trazer um esclarecimento da necessidade de se tornar a
administração pública ainda mais profissionalizada visa sua eficiência, com foco na
transparência, produzindo maior e duradoura inclusão socioeconômica do cidadão.
Desta forma o histórico das reformas administrativas empreendidas no Brasil,
vem com a abordagem do direito à qualidade dos serviços públicos, transparência,
informação e controle social e dos novos desafios para a administração pública, tais
como pensar o desenvolvimento a partir do município, políticas sociais e a
democratização do poder local, recursos subutilizados, gestão pública empreendedora e
governança pública a respeito da ideia de desenvolvimento de gestão empresarial na
busca da otimização recomendada as empresas que pretendam a defrontação da nova
fase desafiadora, a saber, inovação.
Propomos a elaboração deste projeto com o objetivo de mostrar que o planejamento
estratégico é um processo onde, a partir das condições internas e externas da empresa,
se busca estabelecer a evolução, elaborando a partir dele, os programas, as ações e as
diretrizes para que se atinjam os objetivos propostos pela organização.
No setor público, O PPA (Plano Plurianual para o município) é a principal ferramenta
para um planejamento de médio e longo prazo, que orienta e permite a elaboração dos
demais planos e programas de governo, esse instrumento é utilizado para se realizar o
planejamento das ações e investimentos que serão desenvolvidos durante os 4 anos de
mandato do Governo.
O Plano Plurianual (PPA) é um instrumento de planejamento de médio prazo da
Administração Pública. Previsto no artigo 165 da Constituição Federal - que determina
a elaboração de um PPA para os três entes federados, Governo Federal, Estadual e
Municipal, a cada quatro anos - o documento sistematiza as diretrizes, objetivos, metas
e resultados que a gestão pública pretende alcançar naquele período.
O PPA organiza as políticas públicas e as ações da gestão em programas que resultem
em bens e serviços para a população partindo de um diagnóstico da situação presente,
das diretrizes do plano de campanha do governo e garantindo a consulta popular no
processo. O plano detalha as metas físicas e financeiras, o público-alvo das ações e os
produtos que devem resultar delas.
A partir do PPA, outras duas leis orçamentárias previstas na Constituição são
elaboradas: a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual
(LOA). O conjunto desses instrumentos legais de planejamento é fundamental para a
efetividade das ações e para o monitoramento dos resultados, tanto por parte do próprio
governo como por parte da sociedade.

Verificar os recursos orçamentários disponíveis por órgão/entidade. Determinar o período abrangido pelo Plano. cultura e lazer e outros). economia. infraestrutura. Descrever de acordo com a análise da situação atual. um panorama da situação que se deseja estar ao final do período anual descrito no Plano Plurianual. pontuando as ações já em andamento e as previstas para o próximo semestre analisando o Plano Plurianual do Município. Orientação estratégica ao Prefeito e definição dos objetivos macro da administração municipal. Levantamento das ações setoriais (saúde. . educação.OBJETIVO DO LEVANTAMENTO Avaliar a situação atual do Município.

531. permitindo-lhe o desenvolvimento integral. ao lazer. assim como muitas cidades brasileiras. garantindolhes acesso à educação. à dignidade. de modo que se faça cumprir os direitos a estes previstos na legislação vigente. Escola Integradora. à alimentação.ENSAIO A análise dos dados levantados é uma fase importante do processo para se chegar ao objetivo do trabalho. mas enfrenta a dificuldade de uma boa gestão. c) preferência na formulação e na execução das políticas sociais públicas. à cultura. Vila Aurora. Quantidade de Funcionários: aproximadamente 4500 funcionários entre efetivos. ao respeito. da sociedade em geral e do poder público assegurar. Rondonópolis é um município brasileiro do estado de Mato Grosso. com absoluta prioridade. Rondonópolis possui grande potencial de crescimento econômico. ao Esporte e ao Lazer é um baluarte do movimento dos direitos humanos na medida em que garante à criança e ao (à) adolescente o acesso ao conhecimento histórica e culturalmente construído.MT/ Localização: Rua Duque de Caxias. Setores: Administrativo. à liberdade e à convivência familiar e comunitária. apresenta significativos focos de vulnerabilidade social e necessita. a efetivação dos direitos referentes à vida. Os dados previstos no Plano Plurianual trazem satisfatórios índices. a garantia de prioridade compreende: a) primazia de receber proteção e socorro em quaisquer circunstâncias. Coordenação Pedagógica. à Cultura. comissionados e contratados.000 habitantes. É dever da família. à educação. em especial. ao esporte. O primeiro ponto a investir é na educação e integração das crianças. O Direito à Educação. Educação de Jovens e Adultos.476 habitantes e em 2016 aproximadamente 210. Razão Social do Órgão: PREFEITURA DE RONDONÓPOLIS . Mas o que tem se tem na lei não parece estar condizente com a realidade fática do Município. Transporte Escolar. Rondonópolis. b) precedência de atendimento nos serviços públicos ou de relevância pública. ao esporte e ao lazer. da comunidade. à profissionalização. à saúde. Apoio Técnico Pedagógico Situação atual do Município: O município de Rondonópolis. d) destinação privilegiada de recursos públicos nas áreas relacionadas com a proteção à infância e à juventude. . as crianças e jovens. MT. urgentemente. da intervenção governamental na efetivação de leis e projetos que tratem de atender e proteger toda a população e. Vale ressaltar que. Sua população estimada em 2010 era de 195.

Para prestar conta desses impactos. ou que façam valer os dados apontados no plano plurianual. contribuindo de forma considerável para um mundo mais limpo. fazer parte do empreendimento pelo vislumbre dos benefícios que a implantação que colabore com uma qualidade na governança do Município. . O Município precisa dar uma atenção especial para a questão da educação e lazer. precisa-se desenvolver programas que vinculem a parte jovem. pois surge uma esperança de contribuir para novos projetos. serão apresentados dados concretos de como ficará o novo processo produtivo da empresa.CONSIDERAÇÕES FINAIS Ao concluir esta etapa (parcial) deste Projeto. Na próxima fase (final). temos conosco um espírito motivador para a próxima etapa. trazendo novos horizontes. agora ambientalmente amigável.

br/sistemas_web/aprendex/default/ index/popup/id/281.REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ANAN Junior. PINHEIRO. Disponível em http://www. Esporte e educação não formal: as atividades esportivas como fator de inclusão social para jovens em situação de risco.mdic. Campo Grande. Coordenação – Cursos Superiores de Tecnologia EaD. Campinas. Editora Alínea. Acesso em 18/10/2014. do PROINTER III. Disponível em HTTP://www. 2ª Série. 2ª Ed. J. 2014.br/retalhos-detecidosno-lugar-do-desperdicio-negocios-sustentaveis/. Edição Especial. São Paulo: Aquariana.html. M. Gestão Ambiental na Empresa. Noções básicas acerca do Direito Empresarial.br/index. 2013. SP. Campinas. Denis. 2013/2. – São Paulo: Atlas. SP. MANUAL DE ELABORAÇÃO DOS RELATÓRIOS: PARCIAL E FINAL. Moises Miguel Cazela. Editora Alínea. BOLETIM Sebrae. . Direito Empresarial e tributário: para cursos de administração. TECNOLOGIA e ferramenta de gestão / organizadores Décio Henrique Franco. Sistema Integrado de Gestão Ambiental. Adriano Martins. 2005. Brasil. JUNIOR. Acesso em 21/10/2014. Edição Especial. Acesso em: 18 outubro 2014.mct. 1998. 1999. WELLER. Pedro.sebraemercados.com. MINISTÉRIO da Ciência e Tecnologia.php/content/view/7880. Edna de Almeida Rodrigues. Viterbo Ênio. contabilidade e economia.gov.gov. DONAIRE. UNICAMP. Disponível em http://www.