1.

SOLDAGEM COM ELETRODO REVESTIDO
1.1. Local de realização da prática
A prática de soldagem será realizada na oficina mecânica da Universidade
Tecnológica Federal do Paraná campus Cornélio Procópio, para a solda de eletrodo
revestido a oficina dispõe de 5 bancadas equipadas com proteção lateral, gerador e
demais acessórios necessários. A área possui exaustores para circulação do ar com
a finalidade de renovar ar diminuindo a concentração de gases nocivos produzidos
pela solda, e também ventiladores não voltados diretamente a área da soldagem, já
que isso acabaria por destruindo o gás de proteção da solda.

1.2. Princípio de funcionamento da solda
A solda com eletrodo revestido é realizada através de um arco elétrico, uma
descarga elétrica mantida por meio de um gás ionizado, o arco é formado pelo fluxo
de elétrons entre catodo e o anodo, e o calor gerado por esse arco elétrico é
responsável pela deposição do metal de adição na peça a ser soldada.

Esquema básico do funcionamento do processo de soldagem com eletrodo revestido.

Qual polo representa o potencial de solda depende da opção do tipo de eletrodo revestido. a posição que a solda irá ser realizada e as propriedades da solda desejada. com transformadores de solda simples. e o conector da outra extremidade. que tem as funções principais de conduzir a corrente elétrica e fornecer metal de adição para a junta.O calor do arco voltaico funde o núcleo do arame do eletrodo revestido. fixado ao conector da fonte de solda. que é a matéria-prima básica. A ligação à terra é feita através do cabo terra. e o revestimento. Assim. sem retificador de tensão. com o grampo terra fixado à peça a soldar. incluindo o material a ser soldado. O eletrodo revestido é a peça consumível do processo de solda e a mais importante. enquanto eletrodos básicos encontram uma aplicação principalmente no pólo positivo. a resistência e a tenacidade do material a soldar são mantidas. Eletrodos rutílicos normalmente são conectados no pólo negativo da fonte de solda. Esquematização da montagem do equipamento para o funcionamento. Eletrodos revestidos para aços carbono consistem em dois elementos: a alma metálica. Eletrodos rutílicos também são próprios para a soldagem de corrente alternada. Simultaneamente. O eletrodo revestido é conectado a um polo da fonte de solda através do cabo de soldagem e do suporte do eletrodo. o revestimento do eletrodo libera uma bolha de gás e uma camada de escórias para proteção da superfície aquecida da peça de trabalho contra reações químicas com o ar ambiente. uma mistura de . a escolha do eletrodo correto depende de uma série de fatores.

Escória solidificada 1.metal chamado de fluxo. .Revestimento de Fluxo 2. Diagrama Soldagem a arco elétrico com eletrodo revestido 1. Fonte de energia. Cabos.Metal base 6.3.Vareta (Alma) 3.Poça de fusão 5. Equipamentos envolvido O equipamento necessário para realização da pratica de soldagem com eletrodo revestido é:     Transformador ou transformador-retificador.Gás de proteção 4. uma vez que se decompõe para evitar a contaminação da solda. Gerador.Metal de solda 7. que emite gases.

Picadeira. Eletrodos revestidos.      Porta-eletrodo. Equipamentos de proteção individuais e coletivos. Grampos para fixação da peça. Eletrodos revestidos.4. Escova de aço. escova de aço e porta eletrodo. picadeira. Equipamento de proteção . 1. Transformador bantam 250S.

por isso exitem alguns equipamento primordiais quando se fala em soldar. Mascara de solda Luvas de raspa Avental ou casaco de raspa Perneiras de raspa 1.5. o forte brilho da solda precisa ser filtrado por lentes de proteção e a grande energia do arco eletrico produz um calor perigoso á saude do soldador. os gases da solda precisam circular. os EPI’S. Procedimento para realização da soldagem Primeiramente é preciso se equipar com todos os EPI’S necessários. verificar as condições dos equipamentos a serem utilizados e preparar a peça a ser soldada. Os EPI’S necessarios para a solda de eltrodo revisto são:      Óculos de proteção. .O processo de soldagem é muito agressivo.

como o titânio.Soldagem: processos e metalurgia . Metais de baixo ponto de fusão como chumbo.cfm .br/br/pt/education/blog/processo_soldagem_eletrodo_revestido _mma_smaw.6. aço inoxidável. molibdênio e nióbio não são soldáveis por este processo. Emílio . enquanto se puxa o eletrodo sentido ao seu corpo formando o cordão de solda é preciso descê-lo em direção a peça já que o eletrodo é consumido durante o processo. média liga e alta liga. o eletrodo deve ser colocado no porta eletrodo. se a distância entre o eletrodo (polo negativo) e a mesa (polo negativo) crescer muito o arco elétrico irá se desfazer piorando a qualidade da solda devido a perda da continuidade.com. níquel e ligas destes.preparado a peça deve-se prender a mesma na bancada de solda se necessário.Editora Edgard Blucher – 1992 http://www. a peça deve resfriar antes do manuseio. REFERENCIAS WAINER. Pode ser usada em grande número de materiais. alumínio. Aplicação prática da solda de eletrodo revestido A soldagem com eletrodo revestido é usada na fabricação e montagem de diferentes equipamentos e estruturas. A picadeira é então utilizada para retirar a escória do cordão de solda. e pode ser retirada da bancada. como aços baixo carbono. estanho e zinco e metais muito refratários ou muito reativos. cobre. sendo particularmente interessante neste último caso.esab. Com o transformador já ligada o operador deve abrir o arco elétrico na bancada e então começar a soldar sua peça. tanto em oficinas como no campo. baixa liga. então é ligado o polo negativo na bancada de solda e o polo positivo no porta eletrodo. ferro fundido. 1. zircônio. Diferentes combinações de metais também podem ser soldadas com eletrodo revestido.

http://www.htm#principio http://soldasoresdovale.fronius.pt/historia/soldagem-a-arco-eletrico-com-eletrodorevestido/ .xsl/40_2389.webnode.com/cps/rde/xchg/SID-0F471A25069961E8/fronius_brasil/hs.